SóProvas



Prova UFU-MG - 2017 - UFU-MG - Técnico de Laboratório - Veterinária


ID
2449912
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (COPSIA) da UFU recebeu denúncia anônima, segundo a qual determinado servidor estava se valendo do cargo para obter vantagem financeira ilícita. Diante de tal situação, e conforme a Lei do Processo Administrativo no âmbito federal, a COPSIA

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas

    a)  não poderá, em hipótese alguma, abrir Procedimento Administrativo Disciplinar, posto que, conforme o art. 5º, inciso IV da Constituição Federal, é vedado o anonimato. não poderá abrir Procedimento Administrativo Disciplinar, visto que a UFU não tem competência para investigar seus servidores

    "Erradão"

     

     

    b) poderá abrir Procedimento Administrativo Disciplinar, com base exclusivamente no requerimento exposto na denúncia anônima.

    Esse exclusivamente deixa a questão errada!

     

     

    d) não poderá abrir Procedimento Administrativo Disciplinar, visto que a UFU não tem competência para investigar seus servidores.

    A UFU tem competência!

     

  • O art. 5º da CF/88 veda o animato:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; 

    O art. 144 da Lei 8.112/90 estabelece que a denúncia deve ser identificada:

     Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    No entanto, o Supremo Tribunal Federal tem adotado o entendimento de que é possível a abertura de processo administrativo decorrente de denúncia anônima, entretanto com a realização de apuração prévia. É importante destacar parte do voto da ministra relatora Cármen Lúcia, no RMS 29.198/DF, julgado em 30 de outubro de 2012.

    “Não pode a Administração, como é óbvio, instaurar o processo administrativo disciplinar contra servidor com base única e exclusiva nas imputações feitas em denúncias anônimas, sendo exigível, no entanto, conforme enfatizado, a realização de um procedimento preliminar que apure os fatos narrados e a eventual procedência da denúncia”.

    Nesse sentido, também no Superior Tribunal de Justiça há entendimento favorável para abertura de processo administrativo baseado em denúncia anônima, desde que com apuração prévia dessa, conforme os precedentes: MS 10.419/DF; MS 7.415/DF e REsp 867.666/DF.

  • Correta, C

    Tenham em mente:

    A denuncia anônoma, por sí só, não pode ser meio hábil a ''abrir'' processo administrativo, ou outro meio de investigação, como o inquérito polícial, por exemplo. Todavia, se, com base na denuncia anônima, for apurado os fatos por ela informados e, caso haja resquícios de autoria;indicios; materialidade etc, esta poderá ter o condão de ser apta a dar instauração aos meios de investigação aqui expostos.
     

  • Comentário perfeito, Patrulheiro! 

  • A adminstração publica não poderá se esquivar de averigar qualquer denúncia mesmo sendo anônima, pois prevalece o interesse maior de todos em detrimento do interesse particular.

  • Resolvi tendo em mente o art 5 pode iniciar-se tanto de ofício ou a pedido de interessado. A própria adm pode ver os atos ainda mais se tiver outros fatos para isso.

  • Para  os  Tribunais  Superiores,  mesmo  que  a  denúncia  seja  anônima,  será possível a apuração dos fatos. Segundo o STJ, “é possível que ela [denúncia anônima] venha a ser considerada, devendo a autoridade proceder com maior cautela, de modo a evitar danos ao denunciado eventualmente inocente” (MS 7.069).  Da  mesma  forma,  o  STF  entende  que  o  Poder  Público  pode  ser provocado por “delação anônima”, desde que adote medidas complementares de apuração (HC 100.042/MC/RO). 

  • O STJ vem decidindo que não há nulidade na instauração de Processo Administrativo Disciplinar instaurado após a realização de investigação preliminar para averiguar o conteúdo de denúncia anônima, na medida em que, na forma do art. 143 da Lei 8.112/1990, a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, como ocorreu o presente casu. Precedente: MS 18.664/DF, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, Primeira Seção do STJ, julgado em 23/04/2014, DJe 30/04/2014.

  • Gabarito :  c)poderá abrir Procedimento Administrativo Disciplinar, se entender haver indícios suficientes para tanto. 

    Para explicar o gabarito, recorri ao site da própria banca: a UFU

    representação é formulada por servidor público e submetida à autoridade competente quando se tem conhecimento de irregularidade cometida. A representação consiste, assim, em obrigação do servidor.

    denúncia, por sua vez, em linhas gerais pode ser encaminhada por qualquer pessoa, sendo admitida, inclusive, a denúncia anônima em conformidade com o Enunciado n.º 03 da CGU, que elucida: "A delação anônima é apta a deflagrar apuração preliminar no âmbito da Administração Pública, devendo ser colhidos outros elementos que a comprovem.".

    Já o artigo 144 da Lei n.º 8.112 preconiza o seguinte:

    Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    Fonte:http://www.copsia.ufu.br/node/13

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Disciplinar da lei 8.112/90 e apresentou uma situação de denúncia anônima sobre servidor que estava se valendo do cargo para obter vantagem financeira ilícita, questionando se nesse caso seria possível a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD):

    A) ERRADA. Em que pese o art. 5º, IV da Constituição Federal realmente vedar o anonimato (“é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”), isto não impede a abertura de PAD, existindo inclusive uma súmula contendo tal permissivo. É a Súmula 611 do STJ, aprovada em 09/05/2018 e publicada em 14/05/2018: “Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, É PERMITIDA A INSTAURAÇÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR COM BASE EM DENÚNCIA ANÔNIMA, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração.”

    B) ERRADA. Embora seja possível a abertura de PAD com base em denúncia anônima, esta não pode ser o fundamento EXCLUSIVO do processo, sendo necessária apuração prévia, nos termos da Súmula 611 do STJ: DESDE QUE DEVIDAMENTE MOTIVADA E COM AMPARO EM INVESTIGAÇÃO OU SINDICÂNCIA, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração.”

    C) CERTA. É A RESPOSTA. É possível a abertura de PAD nesse caso por força do que dispõe o art. 143 da lei 8.112/90: “A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público É OBRIGADA A PROMOVER A SUA APURAÇÃO IMEDIATA, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.”

    D) ERRADA. A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) é uma fundação pública, integrante da Administração Federal Indireta e vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Por isso mesmo, possui competência para investigar seus servidores, sendo aplicável aos mesmos as disposições da lei 8.112/90.

    GABARITO: LETRA “C”

  • Segundo Súmula nº 611, do STJ:

    "Súmula 611: Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à administração".

    Ainda, a jurisprudência do STF é no mesmo sentido.

  • Vejamos as opções lançadas pela Banca:

    a) Errado:

    A despeito de o anonimato, realmente, ser vedado pela Constituição, a teor de seu art. 5º, IV, a jurisprudência pátria, inclusive do STF, possui compreensão firmada no sentido de que a Administração pode instaurar processo administrativo, baseado em denúncia anônima, acaso existam elementos suficientes que legitimem a apuração dos fatos, bem como se a denúncia for previamente comprovada mediante procedimento investigativo preliminar ou sindicância apuratória, o que tem esteio no poder de autotutela administrativo.

    Sobre o tema, confira-se o seguinte julgado do STF:

    "AGRAVO INTERNO NO RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR – PAD. DENÚNCIA ANÔNIMA. PRÉVIA SINDICÂNCIA. POSSIBILIDADE. DEVER DA AUTORIDADE PÚBLICA DE APURAR IRREGULARIDADES. ARTIGO 143 DA LEI 8.112/1990. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ENRIQUECIMENTO ILÍCITO. ARTIGO 9º, VII, DA LEI 8.429/1992. CARACTERIZAÇÃO DO ILÍCITO ADMINISTRATIVO. SINDICÂNCIA PATRIMONIAL QUE CONSTATA DESPROPORCIONALIDADE NA EVOLUÇÃO PATRIMONIAL DO AGENTE PÚBLICO. INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. PRESUNÇÃO RELATIVA DE ATO ILÍCITO. INEXIGIBILIDADE DE COMPROVAÇÃO DE PREJUÍZO AO ERÁRIO. PENA DE CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA. ART. 134 DA LEI 8.112/1990. CONSTITUCIONALIDADE. AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO ESPECÍFICA DOS FUNDAMENTOS DA DECISÃO AGRAVADA. AGRAVO INTERNO NÃO CONHECIDO. 1. O agravo interno deve impugnar especificadamente os fundamentos da decisão agravada, sob pena de não conhecimento do recurso, nos termos do artigo 932, III, c/c 1.021, § 1º, do CPC/2015. 2. O princípio da dialeticidade recursal impõe ao recorrente o ônus de evidenciar os motivos de fato e de direito suficientes à reforma da decisão objurgada, trazendo à baila argumentações capazes de infirmar todos os fundamentos do decisum que se pretende modificar. 3. In casu, o agravante não impugnou os fundamentos da decisão atacada, limitando-se a repisar as alegações veiculadas no recurso ordinário em mandado de segurança. 4. Agravo interno NÃO CONHECIDO.
    (RMS-AgR 34694, rel. Ministro LUIZ FUX, Primeira Turma, Sessão Virtual de 25.10.2019 a 4.11.2019)

    O STJ, ademais, possui entendimento sumulado acerca do tema, conforme se vê do teor de seu Enunciado n.º 611, que a seguir colaciono:

    "Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração."

    b) Errado:

    É equivocado sustentar que o processo administrativo possa ser aberto com base exclusivamente no requerimento exposto em denúncia anônima, tendo em vista a necessidade de que haja elementos probatórios mínimos que deem respaldo à instauração do processo.

    c) Certo:

    Esta assertiva revela-se em linha com a compreensão jurisprudencial acima exposta, de modo que inexistem equívocos a serem apontados.

    d) Errado:

    Em se tratando a UFU - Universidade Federal de Uberlândia de uma fundação pública federal, aos seus servidores aplicam-se as disposições da Lei 8.112/90, de maneira que a entidade administrativa ostenta, sim, competência para a instauração de processo administrativa disciplinar contra seus servidores, consoante art. 143 de tal diploma legal.


    Gabarito do professor: C


ID
2449915
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmações a seguir, relacionadas ao uso do sistema operacional Windows 7, e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Backup Incremental e diferencial são diferentes.

    Ambos copiam apenas os arquivos novos ou que foram alterados desde o último backup. Porém:

    - o increMental Marca que o backup foi realizado (atributo arquivo é selecionado);

    - o difereNcial Não marca que o backup foi realizado.

  • O erro da letra B foi a inversão de conceitos quanto à complexidade de restauração de arquivos dos backups. 

    O mais básico e completo tipo de backup é o full
    . Como o próprio nome diz, o backup full faz cópias de todos dados para outro conjunto de mídia, que pode ser fita, disco, um DVD ou CD. Se uma organização possui a política de realizar backup todos os dias, todos os dados serão copiados diariamente, independente de terem sido modificados ou não. A principal vantagem de realizar um backup completo durante cada operação é que uma cópia completa de todos os dados está disponível em um único conjunto de mídia. Isso resulta em uma possibilidade maior recuperar os dados íntegros, menor complexidade da operação de recuperação e o menor tempo para recuperar os dados.
    O backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup de qualquer tipo. O ultimo backup pode ser um backup full, diferencial ou incremental. Um backup full é realizado inicialmente e nos backups subsequentes são copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup. O benefício de um backup incremental é que será copiada uma menor quantidade de dados do que um completo. Assim, esse backup será realizado mais rápido e necessitará menos espaço de armazenamento. Por outro lado, a recuperação dos dados envolve um procedimento mais complexo e potencialmente mais lento

  • Gabarito B

     

    Definições de Back up

     

    Cópia de segurança de dados

    Evita perda permanente de dados

    Permite recuperar dados / arquivos perdidos

    A restauração de back up não necessita de conexão com a rede

    Não aconselhável back up de binários (reinstalação de malwares)

    Aconselhável back up de forma automatizada

    Garante a disponibilidade

     

    Mídias de armazenamento: 

    Duráveis, fáceis de organizar, resistem campos magnéticos

    DVD / CD /  DISCO RÍGIDO / CÓPIA EXTERNA / PEN DRIVE

     

    Forma de Back up

    QUENTE: sistema em execução enquanto é realizada as cópias de segurança

    FRIO: o sistema precisa ficar OFF LINE

  • Dizer que o  Windows 7 emprega backup do tipo normal é um ERRO também, não?

  • Tipos de Backup:

    Backup Completo (Full)  - É a cópia completa de todos os arquivos.

    Backup Diferencial -          Faz a cópia apenas das últimas modificações relativas ao último backup completo(full).

    Backup Incremental -        Faz a cópia das últimas alterações relativas ao útlimo backup

  • é 3 ou 4 tipos de backup e não dois.

  • Tipos de Backup.

    Prof. Rodrigo Schaeffer:

    https://www.youtube.com/watch?v=NIqInobRLIs

  • Backup completo / normal .

    Também chamado de backup total , é aquele em que todos  0s dados são salvos em uma única cópia de segurança . Ele é indicado para ser feito com menor frequência , pois é o mais demorado para ser processado , como também para ser recuperado . Contudo localizar um arquivo fica mais fácil , pois ele tem apenas uma cópia dos dados .

    fonte : alfacon

    Espero ter ajudado , bons estudos.

     

  • Para entender melhor a letra C vale a pena ver este vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=DGqT9DOkfqQ


ID
2449927
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS Word 2007 suporta o uso de marcas d'água, que são imagens ou textos colocados atrás do texto no documento. Podem-se inserir marcas d'água personalizadas ou fazer uso da galeria de marcas d'água. Assinale a alternativa que apresenta um modo de exibição em que as marcas d'água podem ser visualizadas na tela do computador.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Na guia Layout da Página, no grupo Plano de Fundo da Página, escolha Marca d'água.

     

    Escolha um das marcas d'água internas da galeria de marcas d'água. Clique em uma versão diagonal ou horizontal de Confidencial, Não Copiar, Rascunho, ASAP, Exemplo ou Urgente.

     

     

    FONTE:

    https://support.office.com/pt-br/article/Inserir-uma-marca-d-%C3%A1gua-no-Word-f90f26a5-2101-4a75-bbfe-f27ef05002de#ID0EAABAAA=2010,_2007

  • Gabarito A

     

    Importante atentar-se ao WORD 2013 / 2016 que é diferente do 2007:

     

    Guia Design, no grupo Plano de Fundo da Página, clique em Marca-d'água

  • Não seria Layout da Página?

    A questão coloca Layout de Impressão. 

  • Gabarito Letra A.

    Everton, a pergunta diz qual o modo de exibição em que as marcas d´agua podem ser visualizadas.

    O modo de exibição Layout de Impressão nada mais é que a página convencional onde trabalhamos no word, e nesse modo é possível visualizar a marca d´água, caso exista.

    Se a pergunta fosse como Inserir marca d agua no texto, então voce procuraria a guia Layout da Página - grupo Plano de Fundo da página - Marca D´agua.

    Eu fiquei em dúvida se na opção Leitura em Tela Inteira também seria possível tal visualização, mas confirmei que nesse modo não é possível visializar a Marca D´agua, caso exista. 

     

  • agora me digam: quem consegue decorar isso?

  • Gente, estou muito em dúvida aqui, utilizo o Word 2007, e aqui o grupo Plano de Fundo aparece na guia Design, quem pode me esclarecer?

  • Olá Simone. Confirme se o seu computador tem realmente a versão 2007 do word.

    Pelo que pesquisei, até a versão 2007 o grupo "Plano de Fundo da Página" ficava na guia "Layout da Página". A partir da versão 2013 esse grupo passou a integrar a guia "Design".

     

    Com relação a questão:

    O gabarito é mesmo a letra A.       

    Testei aqui, e confirmei que nos modos de exibição: Estrutura de Tópicos; Rascunho e Leitura em Tela Inteira a "Marca D'água" não aparece.

     

  • gente, atenção: a questão não pergunta em qual guia está a função marca d'água.

    Ela pergunta em qual MODO DE EXIBIÇÃO DA PÁGINA a marca d'água aparece! 

      

    Os modos de exibição são aqueles que ficam no canto direito da página, ao lado do zoom, e são exatamente esses (pelo menos no Word 2007):

     

    - RASCUNHO

    - ESTRUTURA DE TÓPICOS

    - LAYOUT DA WEB

    - LEITURA EM TELA INTEIRA

    - LAYOUT DE IMPRESSAO (esse é o modo mais usual de exibição, aquele que já abre direto no word)

     


ID
2455780
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Conforme o Código de Ética Profissional no Serviço Público, a moralidade da Administração Pública

Alternativas
Comentários
  •  

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - CAPÍTULO I - Seção I - Das Regras Deontológicas

    ... III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • a) relaciona-se exclusivamente com os conceitos de legalidade e ilegalidade. 

     b) consolida-se pelo equilíbrio entre a legalidade e a finalidade. 

     c) limita-se à distinção entre o bem e o mal.

     d) não necessariamente redunda na ideia de que o fim é sempre o bem comum.

  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    GABARITO: B

  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

     


    GABARITO -> [B]

  • GABARITO: LETRA B

    Das Regras Deontológicas

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • a) Como já sabemos, tendo em vista o princípio constitucional da moralidade, um ato administrativo para ter validade não basta cumprir as formalidades legais, ele também precisa ser moral. ITEM INCORRETO.

    b) Ora, se um ato precisa ser moral além de legal, estamos dizendo, em outras palavras, que precisa haver um cotejamento entre a legalidade e o fim do ato administrativo, que é o bem da sociedade. ITEM CORRETO.

    c) Não se limita à distinção entre o bem e o mal. ITEM INCORRETO.

    d) O bem comum é o fim da administração pública. ITEM INCORRETO.

    Gabarito: B


ID
2455783
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Configura-se improbidade administrativa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d).

     

     

    a) Para que ocorra improbidade administrativa, não é imprescindível o dano ao erário, pois os atos que atentam contra os princípios da Administração Pública ou importem enriquecimento ilícito podem ser concretizados sem a lesão ao erário.

     

    * DICA: RESOLVER A Q484645.

     

     

    b) Para que ocorra improbidade administrativa, não é imprescindível o enriquecimento ilícito, pois os atos que atentam contra os princípios da Administração Pública ou causem prejuízo ao erário podem ser concretizados sem a o enriquecimento ilícito.

     

     

    c) Há outros atos de improbidade administrativa independentemente de retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. Logo, a expressão "somente" torna a assertiva errada.

     

     

    d) "Para que o terceiro seja responsabilizado pelas sanções da Lei n.°8.429/92 é  indispensável que seja identificado algum agente público como autor da prática do ato de improbidade. Assim, não é possível a propositura de ação de improbidade exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda."

     

    * Portanto, a presença do agente público é requisito indispensável para a caracterização de ato de improbidade administrativa. Sem a sua participação, não há ato de improbidade administrativa.

     

    Fonte: http://www.dizerodireito.com.br/2014/03/nao-e-possivel-ajuizar-acao-de.html

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Correta,D

    A; B e C estão erradas, pois são 4 modalidades presentes na lei 8429 que configuram improbidade administrativa, quais sejam:

    Atos de Improbidade Administrativa que importam em Enriquecimento Ilicito; (somente conduta DOLOSA)
    Atos de Improbidade Administrativa que Causem Prejuízos ao Erário; (conduta DOLOSA OUUUU CULPOSA)
    Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública (somente conduta DOLOSA)
     Atos de Improbidade Administrativa Decorrentes de Concessão ou Aplicação Indevida de Benefício Financeiro ou Tributário (atenção: incluido recentemente)

    Sobre a letra D, breve apontamento:

    É possível a responsabilização de qualquer pessoa, ainda que não seja considerada agente público, quando induzir ou concorrer para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficiar de forma direta ou indireta (pessoas físicas e jurídicas). 

  • Gabarito: C

     

    Segundo o STJ, não é possível a propositura de ação de improbidade exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda (STJ, REsp 1.171.017/PA, 25/2/2014, Info 535).

  • ALTERNATIVA CORRETA - LETRA "D"

     

     

     

    Primeiramente como bem destacou o colega "André Berro"  não é possível a propositura da devida ação de improbidade exclusivamente contra o particular, sem haver de forma concorrente a atuação de agente público. 

     

    O ato de improbidade administrativa é a conduta desonesta com a "coisa pública", sendo um ilícito de natureza civil. Assim sendo, A IMPROBIDADE EM SI, NÃO É CRIME, MAS UM ILÍCITO DE ORDEM CIVIL - POLÍTICA. Nesse sentido entendem Maria Sylvia Zanella Di Pietro e Cyonil Borges. Contudo não é demasiado lembrar que além da ação civil de improbidade administrativa, o agente poderá ser responsabilizado penalmente.

     

    Outrossim, a caracterização de um ato de improbidade administrativa NÃO DEPENDE DA OCORRÊNCIA DE PREJUÍZO EFETIVO AOS COFRES PÚBLICOS (salvo no caso de dever ressarcir o erário, art. 21, I, da Lei 8.429/92), bastando, por exemplo, o mero descumprimento de princípios da Administração Pública.

     

    Pro fim, é interessante observar que PODE SER SUJEITO ATIVO DE ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ATÉ MESMO PESSOAS JURÍDICAS, AINDA QUE DESACOMPANHADAS DE SEUS SÓCIOS, conforme o STJ (REsp 1127143/RS). Já para o nobre doutrinador José dos Santos Carvalho Filho, o sujeito ativo de tais atos seriam somente as pessoas físicas.

  • Conforme Alexandre Mazza, "[o] art. 3º estende as penas previstas na LIA àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma, direta ou indireta. As pessoas jurídicas também poderão figurar como sujeito ativo do ato de improbidade na condição de terceira beneficiada (STJ: Resp 1127143). Assim, admite-se a sujeição de particulares às penalidades da LIA, desde que induzam, concorram ou se beneficiem dos atos de improbidade. Sem estar enquadrado nessa condição de “colaborador” com a conduta ímproba de agente público, o particular, agindo separadamente, nunca está submetido às penas da LIA (STJ: Resp 1155992).


    Gab a



ID
2455792
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmações a seguir, relacionadas com o Sistema Operacional Windows e seus componentes.


I. Grupo de usuários é uma coleção de contas de usuário que possuem os mesmos direitos de segurança. Os dois grupos de usuários mais comuns são o padrão e o administrativo, mas existem outros. No entanto, uma conta de usuário não pode ser membro de mais de um grupo.

II. O perfil de usuário é uma coleção de configurações que fazem o Windows ter a aparência e funcionar da maneira que você deseja. Ele contém suas configurações de planos de fundo da área de trabalho, protetores de tela, preferências de ponteiro, configurações de som e outros recursos. No entanto, um perfil de usuário é diferente de uma conta de usuário.

III. O Windows pode não permitir a alteração de uma configuração do sistema, caso o usuário com privilégios de administrador do sistema tenha desabilitado ou até removido determinadas configurações usando o recurso de Diretiva de Grupo.

IV. Uma conta administrador é uma conta de usuário que permite fazer alterações que afetem outros usuários. Os administradores podem alterar configurações de segurança, instalar software e hardware e acessar todos os arquivos do computador. No entanto, cada sistema poderá ter somente uma conta com privilégios de administrador.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: C

     

  • eu sei que a alternativa IV está incorreta, mas
    Por que a alternativa I está incorreta?

  • Contas de usuário:

    Administrador
    Padrão
    Convidado

     Pode ter diversas contas com privilégios de Administrador, mas apenas uma conta de Convidado.

    Copiei os trechos acima da questão Q257731 do Jayme Oliveira

  • Anderson Santana, o administrador é o usuário padrão, e além dele há o convidado

  • Lembrando que no Windows 10 não há mais a conta "convidado".

  • GABARITO C

    I -Quando uma conta é criada o usuário pertencerá a um tipo de grupo local padrão, o que podemos chamar de tipo de conta. No Windows existem 3 tipos básicos de contas: Administrador, Conta Padrão (Usuários) e Convidado, porém existem outros tipos de contas que a maioria nem se quer ouviram falar. Penso que o erro da questão está na parte final: "No entanto, uma conta de usuário não pode ser membro de mais de um grupo."

    II - Segundo a definição da Microsoft, uma conta de usuário no Windows é uma coleção de dados que informa ao sistema operacional quais arquivos e pastas você pode acessar, quais alterações pode fazer no computador e quais são suas preferências pessoais, como plano de fundo da área de trabalho ou proteção de tela. As contas de usuário permitem que você compartilhe um computador com várias pessoas, enquanto mantém seus próprios arquivos e configurações. Cada pessoa acessa a sua conta com um nome de usuário e uma senha(embora é possível deixar sem senha).

    III - A conta de Administrador está desabilitada por padrão, mas você pode habilitá-la. Quando habilitada, a conta de Administrador tem controle total do computador e pode atribuir direitos do usuário e permissões de controle de acesso a usuários conforme necessário. FONTE: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753450(v=ws.11).aspx

    IV - O primeiro usuário cadastrado pós-instalação do Windows sempre terá o perfil de Administrador, com isso este usuário terá privilégios administrativos do sistema podendo instalar, desinstalar, configurar, excluir, modificar, consultar, enfim, terá o domínio completo da máquina. Este tipo de conta é indicado para o usuário com experiência em configuração, instalação e gerenciamento do Windows, como um profissional do suporte técnico por exemplo. (...) Um usuário que pertence ao grupo Administradores pode gerenciar sua própria conta e as demais contas de qualquer grupo, portanto pense bem na hora de atribuir o “poder” para este usuário. A Microsoft recomenda que sempre crie novas contas como usuário padrão e não como administrador, afinal ter vários administradores em um único computador não é uma boa ideia quando se pensa em manter a ordem e o bom funcionamento.

    FONTE: http://www.socialbits.com.br/software/perfil-do-usuario-windows/

     

  • Vi muitos comentários confusos sobre o item I. Este item não está falando dos tipos de contas de usuários e sim dos tipos de Grupos.

    Existem dois tipos de grupos no Windows 7.

    Grupos Internos (Built-in groups): grupos criados durante a instalação do Windows 7.

    Grupos criados pelos usuários: grupos criados pelos próprios usuários.

    Fonte: https://www.juliobattisti.com.br/artigos/windows7/capitulo06/cap06_16.asp


ID
2455795
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as afirmações a seguir, relacionadas com o uso de serviços de correio eletrônico, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente não entendi bulhufas porque a Letra B está incorreta.  

  • Gabarito: B.

     

    O POP3 transfere as mensagens ao usuário e as apaga do servidor - o protocolo que mantém essa cópia no servidor é o IMAP.

  • Miguel entendo o seguinte:

    pop: ele recebe a mensagem e baixa no seu pc.

    imap: nao baixa no pc, o que garante que voce possa ler em qualquer lugar, no celular por exemplo.

    o erro da questão C é em dizer que o pop é remoto, isso não é verdade. 

  • Alternativa correta: B.


    O POP não mantém cópias das mensagens no servidor, ele as apaga depois de baixá-las para o computador. Quem mantém cópias é o IMAP.


ID
2455804
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, sobre segurança de dados na Internet.


I. Ferramenta que tem a função de, propositalmente, simular falhas de segurança de um sistema e colher informações sobre o invasor. É uma espécie de armadilha para invasores.

II. É um tipo específico de phishing que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System).

III. Técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, podendo ser utilizada de forma legítima ou maliciosa.


As afirmativas descrevem, respectivamente, conceitos de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    https://www.cert.br/docs/palestras/nbso-ssi2003-mchnets.pdf 

     

     

  • Gabarito letra E

     

    HONEY POT (pote de mel). Cria-se um ambiente fragilizado similar ao que se deseja proteger. Na prática, facilita-se a invasão para saber como funciona as técnicas do invasor, tecnologias empregadas, modus operandi, etc.

     

    PHARMING = contaminação do DNS para direcionar o acesso que seria legítimo para uma página falsa. Assim, o computador da vítima é infectado (cache de DNS), para que, por exemplo, quando for digitado na barra de endereços o site de uma instituição financeira, seja direcinado para o site falso.

     

    SNIFFING (farejador, cachorrinho) = utilizado para "farejar" a rede em busca de pacotes de dados. Como diz o enunciado, pode ser usado para o bem ou para o mal.

     

     

  •  Trojan Horse  (cavalo de tróia) é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC.

     

     Pharming é o termo atribuído ao ataque baseado na técnica DNS cache poisoning (envenenamento de cache DNS) que, consiste em corromper o DNS (Sistema de Nomes de Domínio ou Domain Name System) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos)

     

     Scan  é o ato de escanear algo usando software ou hardware e pode ser relacionado com: digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador usando um digitalizador (inglês: scanner).

     

    HONEY POT: É uma ferramenta que tem como função simular falhas em um sistema para colher informações sobre possíveis invasões, é um tipo de armadilha para invasores. (Ela não oferece nenhuma proteção.)

     

    Sniffing: Sniff, em inglês, quer dizer, entre outros significados, farejar. Sniffing é a prática que, utilizando uma ferramenta genericamente chamada sniffer, intercepta e registra tráfego de dados e é capaz de decodificar o conteúdo trocado entre computadores de uma rede. Essa captura de informações pode ser feita pelo administrador de rede para checar se uma network está operando eficientemente através da monitoração do fluxo de informações.

    Mas também pode haver casos recheados de más intenções. Por exemplo, quando invasores capturam tráfego de dados visando obter cópias de arquivos de seu interesse ou mesmo senhas pessoais ou informações bancárias.

     

    Spyware é um tipo de malware que é difícil de se detectar. Ele coleta informações sobre seus hábitos online, histórico de navegação ou informações pessoais (como números de cartão de crédito), e geralmente usa a internet para passar estas informações a terceiros sem você saber. Keyloggers são um tipo de spyware que monitora as teclas do seu teclado.

     

    GABARITO:  

     d) Honey Pot, Pharming, Sniffing. 

    I. Ferramenta que tem a função de, propositalmente, simular falhas de segurança de um sistema e colher informações sobre o invasor. É uma espécie de armadilha para invasores.

    II. É um tipo específico de phishing que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System).

    III. Técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, podendo ser utilizada de forma legítima ou maliciosa.

     

     

     

     

     

     

     

     

  • HoneyPot (tradução livre para o português, Pote de Mel) é uma ferramenta que tem a função de propositalmente simular falhas de segurança de um sistema e colher informações sobre o invasor. É um espécie de armadilha para invasores. O HoneyPot não oferece nenhum tipo de proteção.

    Pharming é o termo atribuído ao ataque baseado na técnica DNS cache poisoning (envenenamento de cache DNS) que, consiste em corromper o DNS (Sistema de Nomes de Domínio ou Domain Name System) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos) de um site passe a apontar para um servidor diferente do original. Ao digitar a URL (endereço) do site que deseja acessar, um banco por exemplo, o servidor DNS converte o endereço em um número IP, correspondente ao do servidor do banco. Se o servidor DNS estiver vulnerável a um ataque de Pharming, o endereço poderá apontar para uma página falsa hospedada em outro servidor com outro endereço IP, que esteja sob controle de um golpista.

    Sniffers são programas que, como o próprio nome diz, “farejam”o que passa pela rede. Eles são usados freqüentemente por administradores de rede para identificarem pacotes estranhos “passeando” pela rede ou por pessoas má intencionadas para tentar descobrir informações importantes, especialmente senhas.

    Gabarito Letra D!

  • Honey Pot= pote de mel !!


ID
2455807
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A contenção física bem realizada nos animais domésticos tem o objetivo de auxiliar o exame clínico realizado pelo médico veterinário, além de prover segurança tanto ao examinador como ao animal. Qual das alternativas abaixo está correta, ao se considerar a contenção física nos equídeos?

Alternativas

ID
2455810
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No exame clínico dos bovinos é importante uma eficiente contenção física. Em relação à contenção nesta espécie, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455813
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A inspeção inicial da dentição de caninos pode revelar informações importantes quanto a sua saúde geral e do sistema digestório. Em relação à dentição dos cães, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455816
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Apesar de se verificar certa resistência por parte dos proprietários, a contenção física de cães e gatos é de extrema importância e deve ser feita no atendimento ou coleta de material para exames complementares. Em relação à contenção física de cães e gatos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455819
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A avaliação da dentição dos bovinos pode ser feita com o intuito de saber a idade aproximada do animal. Em relação à dentição dos bovinos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455822
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação aos processos de esterilização e desinfecção em ambientes hospitalares, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • -Desinfecção é a inativação de todos os microrganismos patogênicos de objetos não vivos. 
    -Antissepsia é a destruição de alguns dos microrganismos patogênicos em objetos (não vivos). 

    -A esterilização é a destruição de todos os microrganismos (bactérias, vírus, esporos) e geralmente refere-se a objetos como instrumental cirúrgico, cateteres e agulhas. 

    -O processo de esterilização é fundamentado na produção de altas temperaturas em ambientes utilizando meios químicos e/ou físicos.

  • Gabarito: alternativa C.

  • Assepsia: é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de microorganismos num ambiente que logicamente não os tem, logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção.

    Antissepsia: é o conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de microorganismos ou removê-los de um determinado ambiente, podendo ou não destruí-los e para tal fim utilizamos antissépticos ou desinfetantes.

    Degermação: Vem do inglês degermation, ou desinquimação, e significa a diminuição do número de microorganismos patogênicos ou não, após a escovação da pele com água e sabão.

    Fumigação: é a dispersão sob forma de partículas, de agentes desinfectantes como gases, líquidos ou sólidos.

    Desinfecção: é o processo pelo qual se destroem particularmente os germes patogênicos e/ou se inativa sua toxina ou se inibe o seu desenvolvimento. Os esporos não são necessariamente destruídos.

    Esterilização: é processo de destruição de todas as formas de vida microbiana (bactérias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus) mediante a aplicação de agentes físicos e ou químicos, Toda esterilização deve ser precedida de lavagem e enxaguadura do artigo para remoção de detritos.

    Esterilizantes: são meios físicos (calor, filtração, radiações, etc) capazes de matar os esporos e a forma vegetativa, isto é, destruir todas as formas microscópicas de vida. Esterilização: o conceito de esterilização é absoluto. O material é esterilizado ou é contaminado, não existe meio termo.

    Germicidas: são meios químicos utilizados para destruir todas as formas microscópicas de vida e são designados pelos sufixos "cida" ou "lise", como por exemplo, bactericida, fungicida, virucida, bacteriólise etc.


    MORIYA, Takachi; MÓDENA, José Luiz Pimenta. Assepsia e Antissepsia: Técnicas de Esterilização. Medicina, Ribeirão Preto. v. 41, n. 3, 2008. Disponível em <http://revista.fmrp.usp.br>. Acesso em 21 de out. de 2010.


ID
2455825
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O uso de indicadores de esterilização auxilia no processo de esterilização. Sobre os indicadores, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455828
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação aos produtos utilizados na antissepsia e desinfecção, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455831
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O setor de cirurgia em um hospital veterinário requer atenção especial quanto aos procedimentos de biossegurança para evitar infecções hospitalares e garantir a segurança do paciente e funcionários. Assinale a alternativa correta em relação aos procedimentos dentro de um setor de cirurgia.

Alternativas

ID
2455834
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à contenção química para a avaliação dos pacientes no Hospital Veterinário, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455837
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Alguns fatores devem ser considerados para o uso da contenção química, sendo divididos em fatores intrínsecos e extrínsecos. Assinale a alternativa correta que contém os fatores intrínsecos a serem considerados.

Alternativas

ID
2455840
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação às vias de aplicação mais utilizadas na contenção química, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455843
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação às vias de administração de fármacos e suas caraterísticas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455846
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa correta que contém as informações úteis obtidas por meio da observação do animal em uma consulta clínica.

Alternativas

ID
2455849
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Apresentou-se para atendimento em um Hospital Veterinário um canino com histórico de atropelamento há 30 minutos. Em relação à observação inicial (inspeção) desse paciente, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455852
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A postura do animal, ou seja, o posicionamento que assume quando em posição quadrupedal, em decúbito ou durante sua locomoção, varia de acordo com a espécie envolvida. No atendimento clínico, a postura pode indicar anormalidades. Assim, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2455855
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O conhecimento dos parâmetros vitais é de fundamental importância em todas as espécies, pois pode indicar o comprometimento de outro sistema que não tenha sido abordado ou mencionado pelo proprietário. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455858
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação aos parâmetros vitais, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455861
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O estudo da variação térmica, ou termometria, é de fundamental importância para se avaliar o estado geral do paciente e nunca deve ser desprezado pelo observador. Em relação à técnica de aferição da temperatura corporal, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455864
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que contém as principais causas de hipertermia.

Alternativas

ID
2455867
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à coleta de urina para exame laboratorial, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455870
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A observação macroscópica da coloração, aspecto, odor e volume da urina pode ser verificada pelos proprietários e examinadores, podendo revelar alterações importantes no trato urinário do paciente. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • c


ID
2455873
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Apresentou-se, para atendimento no Hospital Veterinário, um felino, da raça Siamês, macho, pesando 3kg, com queixa de anúria há 3 dias. Durante o exame físico, observou-se prostração e distensão da vesícula urinária. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455876
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A coleta de sangue é um dos procedimentos mais frequentemente realizados na prática clínica. A acurácia das contagens sanguíneas completas, dos perfis bioquímicos, das análises de gases sanguíneos e da sorologia depende da obtenção de uma amostra de qualidade. Em relação aos procedimentos para a coleta de material para exame laboratorial, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455879
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A escolha dos tubos de coleta de amostras sanguíneas varia de acordo com os testes diagnósticos a serem realizados. Em relação aos tubos de coleta para amostras de sangue, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    Bons estudos ;)


ID
2455882
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A administração de medicamentos é comum na prática clínica veterinária, e requer atenção e técnicas apropriadas para minimizar a dor ou o desconforto do paciente. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455885
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No pré-operatório para cães adultos e jovens deve ser efetuado restrição alimentar com prevenção de complicações pós-operatórias.

Alternativas

ID
2455888
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Como a maioria dos bovinos (aptidão corte e leite) pode ser consumida como alimento, há recomendações para minimizar os danos musculares causados pela administração de medicamentos e, dessa forma, melhorar a qualidade da carcaça. Sobre a administração de medicamentos em bovinos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455891
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A sonda nasoesofágica é indicada para cães e gatos portadores de anorexia com distúrbios da cavidade oral ou faringe e para anoréticos com sistema gastrointestinal intacto distal ao esôfago, sendo que

Alternativas

ID
2455894
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação às técnicas de sondagem nasogástrica em equinos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455897
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre a sondagem nasogástrica, uma importante técnica que auxilia o diagnóstico de afecções no sistema gastrointestinal, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455900
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As afecções do sistema locomotor representam uma parcela importante na rotina ambulatorial de pequenos animais, sendo frequentes os casos de fraturas ósseas, por exemplo. Neste cenário, o conhecimento da anatomia torna-se essencial, principalmente para a identificação das estruturas envolvidas. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455903
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A maneira pela qual dois ou mais ossos se juntam é chamada de articulação. Essa estrutura modifica-se morfologicamente para desempenhar várias funções, todas elas relacionadas, direta ou indiretamente, com sustentação de peso, locomoção e estabilidade. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455906
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação à espécie canina, o adestramento com finalidade de ataque e guarda, quando iniciado de maneira precoce, é uma das principais causas de problemas articulares coxofemorais e umeroradioulnares, podendo também acelerar a manifestação clínica de doenças congênitas, tais como osteocondrite dissecante da cabeça do úmero, displasia coxofemoral, fragmentação do processo coronoide medial e falta de união do processo ancôneo, em animais predispostos. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2455909
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Alterações de volume e simetria nos membros dos animais domésticos são facilmente observadas pelo proprietário, bem como pelo examinador, e podem revelar alterações importantes envolvendo o sistema locomotor. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2459182
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Manoel é Técnico em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, devidamente efetivado após a aprovação no estágio probatório. Manoela, sua esposa, que se dedicava integralmente a cuidar da casa e dos filhos, fora aprovada em concurso público para o Ministério da Defesa em Brasília-DF, no qual fora regularmente empossada e onde ocupa o atinente cargo de Técnico Administrativo e respectivas funções. Assim, visando a trabalhar na mesma Instituição que sua cônjuge, Manoel poderá:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A) Erros em negrito.

    a)prestar concurso para o Ministério da Defesa e, se aprovado e classificado dentro do número de vagas oferecidas, pedir remoção.

    b)prestar concurso para a UFRJ e, somente se aprovado e classificado dentro do número de vagas oferecidas, pedir redistribuição - nada haver ne galera ele precisa presta concurso para o ministerio da defesa se quiser realmente trabalhar la(invejoso rsrs).

    c)pedir remoção junto ao Ministério da Defesa, independentemente de prestar concurso, para acompanhar Manoela, dado que sua esposa fora deslocada para tal Instituição. Pensa cmgo, msm q ele pudesse pedir remocao, ele deveria pedir a instituicao onde ele trabalha(UFU) para q essa avaliasse o pedido.

    d)pedir redistribuição para o Ministério da Defesa. Redistribuicao e qndo ha deslocamento de cargo dentro do cargo do ocupante, ou seja, se ele ja trabalhasse la e adm determinasse que o cargo dele iria ser redistribuido para outra cidade.

    Espero ter ajudado, qualquer erro ou atualizacao me avisem por favor, e ignorem os erros de portugues rsrs.

  • Pessoal, fiquei com uma dúvida:

    Se ele prestar concurso e for aprovado, por que vai precisar pedir remoção?

    Agradeço a quem me esclarecer sobre isto.

  • eu também  tive a mesma dúvida do Francisco, não entendi esta questãõ . Pra mim a resposta certa era letra D

  • Pede remoção para o caso de não sendo aprovado em estágio probatório , no novo concurso, possa vir a pedir sua recondução ao cargo anterior.

  • Francisco, se o servidor for aprovado em concurso público, ele não precisa pedir redistribuição. A questão foi anulada pela banca organizadora por não ter resposta correta.

    Márcia, o servidor estável tem direito de ser reconduzido a cargo anterior pela não aprovação em estágio probatório de qualquer maneira, mesmo sem ter sido redistribuído.

  • Nem quem fez a questão sabe o que perguntou. :s

  • Remove o servidor.

    Redistribui o cargo.

    DEUS É FIEL.

    BONS ESTUDOS.

  • Não existe pedir redistribuição! Redistribuição ocorre SOMENTE de ofício. Portanto, já cai fora as alternativas B e D. Na C, diz que ela foi desocada,mas no enunciado não fala em nenhum momento que ela tenha sido deslocada, apenas tomou posse.Então a alternativa correta Letra A.

  • A questão foi anulada, na letra A, não existe pedir remoção ao passar para outro cargo, no máximo ele poderia pedir vacância e assumir o novo cargo.

     

    Ou uma segunda opção que não consta, seria pedir licença para acompanhar o cônjuge e pedir exercício provisório em um orgão federal da região.

  • Mas que questão psico, ainda bem que foi anullada ! Sempre tem os fodões pra dar explicação e aceitar uma questão dessa..

  • Têm questões que parece que o examinador NUNCA leu a lei. kkkkkkk

  • Questão ANULADA no Gabarito oficial. estava marcando no gab. preliminar a letra "D".