SóProvas


ID
5193289
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

A MENSAGEM NO ATO DA COMUNICA HYPERLINK

(1º§) A mensagem é um elemento fundamental da comunicação e transmitida por algum meio. A análise de uma comunicação é complexa, uma vez que existe a participação de vários elementos: o emissor, o receptor, o canal, código, o contexto e a mensagem. Cada um desses elementos tem suas peculiaridades, funções e variáveis. Entretanto, o processo global é sintetizado e resumido em algo muito específico: a mensagem.
(2º§) A finalidade de uma mensagem é dar a oportunidade de conhecer algo. A forma e o fundo são fatores determinantes, pelas palavras empregadas, pela abordagem em função da intenção do emissor. Neste sentido, adaptar o tipo de mensagem ao contexto é provavelmente a chave para alcançar o objetivo na comunicação. (...)
(3º§) Compreender a mensagem, compreender-se na mensagem, compreender-se pela mensagem - eis aí os três propósitos fundamentais da leitura, que em muito ultrapassam quaisquer aspectos utilitários ou meramente "livrescos", da comunicação leitor-texto. Ler é, em última instância, não só uma ponte para a tomada de consciência, mas também um modo de existir no qual o indivíduo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo.

(Silva (2002, p. 45) - (https://conceitos.com/mensagem/)

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.

(__)O termo "mensagem" representa o foco temático textual.

(__)A palavra "complexa" é trissílaba, paroxítona, está escrita com encontro consonantal e um dífono (letra com duplo som).

(__)O primeiro período do (1º§) apresenta um substantivo e um adjetivo com encontro consonantal pronunciado sem ser gráfico.

(__)A última palavra do período: "A análise de uma comunicação é complexa" exerce função sintática de objeto direto.

(__)O período: "Entretanto, o processo global é sintetizado e resumido em algo muito específico: a mensagem". - está escrito com hipérbato; a vírgula está usada para separar um elemento coesivo conjuntivo coordenativo com ideia de oposição; os dois pontos servem para apontar o elemento referido no parágrafo.

Após análise, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA das assertivas acima: 

Alternativas
Comentários
  • PEDIR Explicação ao professor qc

  • "A análise de uma comunicação é complexa."

    Complexa é predicativo do sujeito e não objeto direto.

    Questão anulável.

  • " COMPLEXA " é predicativo do sujeito
  • (_V_)O termo "mensagem" representa o foco temático textual.

    (_V_)A palavra "complexa" é trissílaba, paroxítona, está escrita com encontro consonantal e um dífono (letra com duplo som).

    (_V_)O primeiro período do (1º§) apresenta um substantivo e um adjetivo com encontro consonantal pronunciado sem ser gráfico.

    (_F_)A última palavra do período: "A análise de uma comunicação é complexa" exerce função sintática de objeto direto.

    (_V_)O período: "Entretanto, o processo global é sintetizado e resumido em algo muito específico: a mensagem". - está escrito com hipérbato; a vírgula está usada para separar um elemento coesivo conjuntivo coordenativo com ideia de oposição; os dois pontos servem para apontar o elemento referido no parágrafo.

    GAB. C

    ACHO QUE PESSOAL ESTÃO RESPONDENDO NA ORDEM ERRADA!

  • A análise de uma comunicação é complexa

    Ser é um verbo de ligação e está ligando uma qualidade "complexa" à análise. Logo complexa é uma predicativo do sujeito e não um Objeto Direto.

    A analise é complexa.

  • A análise de uma comunicação é complexa

    Ser é um verbo de ligação e está ligando uma qualidade "complexa" à análise. Logo complexa é uma predicativo do sujeito e não um Objeto Direto.

    A analise é complexa.

  • Que questão ruim hein

  • não entendi o hipérbato da última afirmativa. Pois não está fora de ordem...

  • Gabarito C

    Hipérbato é uma figura de linguagem caracterizada pela inversão da ordem direta dos elementos de uma oração ou período. Assim, a anástrofe e a sínquise são dois tipos específicos de hipérbato.

    a mensagem é um processo global sintetizado e resumido em algo muito específico:

  • Essa deve ser aquela banca do tipo que quer impressionar com termos e conhecimentos, mas redige umas coisas que pelo amor de deus...

  • Da pra resolver pela penúltima acertiva

  • não lembrei o que era hipérbato. o que me salvou foi a penúltima. sabia que não era objeto.

  • Essa é uma questão que não foca em um só assunto, e sua resolução deveria ser feita de acordo com as afirmações trazidas pela banca do enunciado, as quais o candidato deveria classificar como verdadeiras ou falsas para descobrir a opção a ser marcada. Porém, essa é uma questão problemática por motivos que serão explicitados em breve. Vamos à análise das assertivas!

    A primeira afirmação feita é absolutamente correta, haja vista que a discussão do texto, nos três parágrafos, gira essencialmente em torno da mensagem. Essa é a questão pensada pelo autor, o foco temático que inicia o texto, de cuja finalidade trata o segundo parágrafo e cujos propósitos são discutidos no terceiro.

    No segundo enunciado, a palavra “complexa", de fato, é trissílaba (possui três sílabas – com-ple-xa) e é paroxítona pelo fato de ter na penúltima sílaba (-ple) a tônica, a mais forte na entonação da fala. Além disso, também é correto dizer que ela foi escrita com encontro consonantal (complexo) e com um dífono, que é o xis, aqui realizando os sons de “cs".

    Na terceira afirmação começam os problemas, já que é afirmado que “O primeiro período do primeiro parágrafo apresenta um substantivo e um adjetivo com encontro consonantal pronunciado sem ser gráfico". Ora, isso não se encontra no tal período, haja vista o fato de que todos os substantivos ali presentes que apresentam encontro consonantal mostram ele graficamente (mensagem / elemento) assim como os adjetivos (fundamental / transmitida).

    No quarto enunciado, temos também um equívoco, já que a palavra “complexa", naquela oração, exerce a função de predicativo do sujeito, haja vista ser complemento de um verbo de ligação (A análise de uma comunicação [sujeito] é [verbo de ligação] complexa [pred. do suj.]). Assim, não há objeto direto nesse período.

    Por fim, temos outra assertiva problemática, pois, na última afirmação, a banca diz que o período "Entretanto, o processo global é sintetizado e resumido em algo muito específico: a mensagem" está escrito com hipérbato. Ora, hipérbato é a inversão sintática de um termo na oração para fora da ordem direta (caracterizada pelos elementos sintáticos na ordem sujeito -> verbo -> objetos/complementos verbais). Aqui, não há parte em que se possa encontrar o fenômeno do citado hipérbato e vamos elucidar isso calmamente a seguir.

    A conjunção "entretanto" iniciando o período fazendo oposição ao que vinha sendo dito no período anterior não é inversão, pois se remete justamente ao que já vinha sendo dito. Ali é seu lugar correto enquanto elemento de coesão sequencial. Depois disso, a ordem direta é obedecida – o processo global (sujeito) é (verbo de ligação) sintetizado e resumido em algo muito específico (aqui, sintetizado e resumido são os predicativos do sujeito e "em algo muito específico" serve de complemento nominal tanto para "sintetizado" como para "resumido", já que ambos adjetivos são sinônimos e se regem pela preposição "em". Em seguida, os dois pontos só anunciam a especificação desse algo específico a que é sintetizado e resumido o processo global, que é a mensagem. Sendo assim, cadê o hipérbato? Onde está a inversão da ordem direta? Simplesmente, ela não ocorre nesse período.

     O que tudo isso significa, então? Pois é: que a questão deveria ter sido anulada, já que não apenas uma, mas duas das afirmativas consideradas corretas pelo gabarito da banca estão equivocadas. A sequência correta seria V,V,F,F,F, a qual não é contemplada em nenhuma das opções.


    Gabarito da Banca: Letra C.
    Gabarito do professor: Nenhuma das alternativas. A questão deveria ter sido anulada.