SóProvas


ID
5259748
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

COMUNICAÇÃO: AFINAL, PARA QUE SERVE ISSO?

(1o§) A comunicação e a educação estão intimamente ligadas. A comunicação é a forma de expressar o que se quer dizer, com um determinado conhecimento, para alguém que quer compreender a mensagem a ser dita. Já a educação, por meio de um processo de formação, torna o indivíduo apto a organizar as ideias e, a partir daí, comunicar-se de forma eficiente.

(2o§) Nós só vamos nos comunicar bem se organizarmos nossas ideias de forma clara e direta, com um aprendizado que nos dê conhecimento sobre o que queremos expressar, utilizando uma linguagem adequada. No caso específico da radiodifusão comunitária, o papel do rádio e a defesa do direito à transmissão por radiofrequência têm uma importância central para o avanço das identidades populares.

(3o§) Este veículo sempre teve o potencial para cumprir este papel, sendo por diversas vezes instrumentalizado por governos. E mesmo sob estes controles, o que se verificou foi a manifestação da cultura popular, ainda que emaranhada com o chamado populismo.

(4o§) São protagonistas da comunicação social aqueles que exercem o direito de se comunicar. Partindo da lógica da relação emissor-receptor, observamos que os comunicadores comunitários ocupam o papel de encurtar a distância no processo comunicacional.

(5o§) Esta capacidade atua em todas as esferas da vida. A rádio e a produção integrada de audiovisual de baixo custo potencializam os empreendimentos econômicos da região sob cobertura da emissora comunitária. Muitas vezes, uma iniciativa de economia dentro da mais plena informalidade, mas com muitos frequentadores de uma região metropolitana periférica, ganha legitimação quando anunciada em uma rádio comunitária. hha.pddf) ebresearch.files.wordpress.com/2009/07/cartilha.pdf)

http://webresearch.files.wordpress.com/2009/07/cartilha.pdf

Sobre os componentes textuais, analise as assertivas seguintes:

I.Na composição textual, identificamos predominância de narração e descrições, além de vícios de linguagem, comprovado pelo uso do coloquialismo (livre pronunciação).

II.O fato de o (4o§) não apresentar os termos essenciais da oração dispostos na ordem direta, comprova o uso da figura de linguagem conhecida por hipérbato.

III.No trecho: "aqueles que exercem o direito de se comunicar", identificamos: pronome demonstrativo; pronome relativo; verbo bitransitivo de segunda conjugação.

IV.Dentre os componentes linguísticos do segundo período do (4o§), comprovamos: verbo na forma nominal do gerúndio; contração prepositiva imposta pela regência verbal; conjunção subordinativa integrante usada para introduzir oração subordinativa substantiva objetiva direta; termos derivados por sufixação relacionados à comunicação.

V.O segundo período do (5o§) inicia com oração construída com sujeito composto, justificando oi uso do verbo "potencializam" concordando com a terceira pessoa do plural do presente do modo indicativo.

VI.Os termos: "região", "produção" e "legitimação" são todos ambíguos; são todos oxítonos, mostrando a importância do til para marcar e justificar a tonicidade da última sílaba em qualquer palavra que tenha vogal nasalizada.

Estão CORRETAS, apenas:

Alternativas
Comentários
  • gab. C p/ banca → II, III, IV e V

    Porém o certo seria → II, IV e V, ou seja, SEM GABARITO

    Questão extremamente CANSATIVA.

    I. Na composição textual, identificamos predominância de narração e descrições , além de vícios de linguagem, comprovado pelo uso do coloquialismo (livre pronunciação). INCORRETA

    Texto DISSERTATIVO.

    Respost nosso colega e Ilustre prof. Ivan Lucas:

    III) Incorreto. A banca comete erro grosseiro ao afirmar que o verbo "exercer" é bitransitivo. Inconcebível pensarmos em uma transitividade em que "alguém exerça algo de alguma coisa".

    O verbo em questão é transitivo direto, e a construção "...de se comunicar", oração subordinada substantiva completiva nominal do substantivo "direito".

    O verbo "exercer" será bitransitivo apenas quando no sentido de "exercer algo em alguém".

    VI. Os termos: "região", "produção" e "legitimação" são todos ambíguos; são todos oxítonos, mostrando a importância do til para marcar e justificar a tonicidade da última sílaba em qualquer palavra que tenha vogal nasalizada.

    INCORRETA

    Os termos:

    "região", "produção" e "legitimação" NÃO tem nada a ver com ambiguidade.

    Além do mais o Til (~) é um sinal gráfico e não um acento. Ele serve para indicar a nasalidade e, na língua portuguesa, apenas pode acompanhar as vogais a e o.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA

  • Calma senhora .... É uma questão ou um livro ?

  • Questão bem cansativa, passei bons minutos fazendo e analisando pra no final ainda marcar a incorreta kkkkkk

  • O verbo "exercer" é bitransitivo no contexto apresentado ou seria transitivo direto, isto é, "exercem (VTD) o direito(OD) de se exercitar (Oração subordinada substantiva completiva nominal reduzida de infinitivo)? Realmente tive dúvida nessa classificação sintática.

    Obrigado.

  • CUIDADO

    Não há gabarito na questão

    I) Incorreto. O texto é dissertativo e não apresenta vícios de linguagem causados por uso coloquial.

    II) Correto. Há inversão dos termos essenciais da oração, caracterizando aludida figura de construção.

    III) Incorreto. A banca comete erro grosseiro ao afirmar que o verbo "exercer" é bitransitivo. Inconcebível pensarmos em uma transitividade em que "alguém exerça algo de alguma coisa".

    O verbo em questão é transitivo direto, e a construção "...de se comunicar", oração subordinada substantiva completiva nominal do substantivo "direito".

    O verbo "exercer" será bitransitivo apenas quando no sentido de "exercer algo em alguém".

    IV) Correto. Respectivamente: "Partindo da lógica da relação emissor-receptor, observamos que os comunicadores comunitários ocupam o papel de encurtar a distância no processo comunicacional."

    V) Correto. O Sujeito é: "A rádio e a produção integrada de audiovisual de baixo custo..."

    VI) Incorreto. Não há ambiguidade, bem como o 'til" não marca tonicidade.

    Gabarito da banca na alternativa C

    Gabarito correto ausente

  • Esta questão requer uma leitura muito atente por parte do candidato, e explora conhecimentos relacionados às tipologias textuais, aos termos essenciais da oração e a outros elementos. Exercícios dessa natureza possuem um nível de exigência bastante alto.

     

    Nossa tarefa é apontar qual (ou quais) afirmativa(s) está (ou estão) errada(s). Vejamos cada uma delas:

     

    I. Na composição textual, identificamos predominância de narração e descrições, além de vícios de linguagem, comprovado pelo uso do coloquialismo (livre pronunciação).

     

    Esta aqui é bastante simples e é óbvio que está errada. Não se trata de um texto narrativo, tampouco há vícios de linguagem.

     

    II. O fato de o (4o§) não apresentar os termos essenciais da oração dispostos na ordem direta, comprova o uso da figura de linguagem conhecida por hipérbato.

     

    Esta afirmativa está correta. Vejamos o primeiro período do quarto parágrafo:

     

    “São protagonistas da comunicação social aqueles que exercem o direito de se comunicar".

     

    Temos aqui a presença do hipérbato, que é uma figura de linguagem marcada pela inversão dos termos da oração ou da frase com vistas a um efeito estético. Na nossa língua a ordem usual é sujeito + complementos + adjuntos adverbiais, porém, no hipérbato, a coisa muda um pouco.

     

    Exemplo: “Tão fatigada vinhas e tão cansada" (Olavo Bilac). A ordem usual desta frase seria “Vinhas tão fatigada e tão cansada".

     

    Voltando à primeira do quarto parágrafo percebemos que o elemento que inicia a frase é o verbo (são) e não o sujeito (aqueles). Vejam:

     

    “São protagonistas da comunicação social aqueles que exercem o direito de se comunicar" – hipérbato.

     

    A ordem usual desta frase seria: “Aqueles que exercem o direito de se comunicar são os protagonistas da comunicação social".

     

    III. No trecho: "aqueles que exercem o direito de se comunicar", identificamos: pronome demonstrativo; pronome relativo; verbo bitransitivo de segunda conjugação.

     

    Esta afirmação é verdadeira. O pronome demonstrativo (usado para apontar a posição espacial de um elemento em relação às pessoas do discurso) é aqueles (pronome demonstrativo de 3ª pessoa). O pronome relativo (que) retoma um elemento anterior da oração (aqueles). O verbo bitransitivo é exercem. Verbos bitransitivos ou verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles nos quais, em um predicado verbal, a ação verbal se transmite para o complemento direta e indiretamente ao mesmo tempo. Vejamos:

     

    (...) exercem (verbo bitransitivo).

    (...) o direito (objeto direto).

    (...) de se comunicar (objeto indireto).

     

    O verbo é de segunda conjugação porque exercer termina em er. Todos os verbos terminados em er pertencem à segunda conjugação.

     

    IV) Dentre os componentes linguísticos do segundo período do (4o§), comprovamos: verbo na forma nominal do gerúndio; contração prepositiva imposta pela regência verbal; conjunção subordinativa integrante usada para introduzir oração subordinativa substantiva objetiva direta; termos derivados por sufixação relacionados à comunicação.

     

    Esta afirmativa é verdadeira. Vejamos o fragmento do segundo período do quarto parágrafo:

     

    “Partindo da lógica da relação emissor-receptor, observamos que os comunicadores comunitários ocupam o papel de encurtar a distância no processo comunicacional".

     

    Aqui, temos:

     

    Verbo na forma nominal do gerúndio (Partindo); contratação prepositiva imposta pela regência verbal (da – preposição de + artigo a); conjunção subordinativa integrante (que); termos derivados por prefixação (encurtar – palavra formada derivada de curto, à qual se unem o prefixo en e a sufixo ar).

     

    V. O segundo período do (5o§) inicia com oração construída com sujeito composto, justificando o uso do verbo "potencializam" concordando com a terceira pessoa do plural do presente do modo indicativo.

     

    Esta afirmativa está correta. O segundo período do quinto parágrafo é “A rádio e a produção integrada de audiovisual de baixo custo potencializam (...)". Como temos um sujeito composto por dois núcleos (rádio e produção) o verbo potencializar precisa ficar no plural (3ª pessoa).

     

    VI. Os termos: "região", "produção" e "legitimação" são todos ambíguos; são todos oxítonos, mostrando a importância do til para marcar e justificar a tonicidade da última sílaba em qualquer palavra que tenha vogal nasalizada.

     

    Esta afirmativa, evidentemente, está incorreta. Nenhuma das palavras destacadas é ambígua.

     

    Resumindo, nossa sequência de afirmativas corretas ficou II, III, IV e V.

     

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Emissor-receptor não parece sufixação não. É uma composição por justaposição. Não há sufixo, nem prefixo, mas sim dois radicais.