SóProvas



Questões de Karl Marx e as Classes Sociais


ID
6892
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo o pensamento de Karl Marx (O Capital) há duas divisões do trabalho inteiramente diversas: primeiro, existe a divisão social do trabalho, entendida como o sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho que são levadas a cabo, independentemente umas das outras, por produtores privados; segundo, há a divisão de trabalho entre trabalhadores, cada um dos quais executa uma operação parcial de um conjunto de operações que são, todas, executadas simultaneamente e cujo resultado é o produto social do trabalho coletivo. Baseado nesses pressupostos teóricos, assinale a opção falsa.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente "a divisão do trabalho no seio da produção"  requer propriedade privada. Ex.: cooperativas, etc. 
  • Em relação à letra d achei este texto na internet (http://www.gestrado.org/?pg=dicionario-verbetes&id=238)
    "Há duas divisões de trabalho inteiramente diversas a serem consideradas:

    1) a divisão social do trabalho entendida como o sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho. Ou seja, no caso do capitalismo, uma divisão do trabalho que se dá na troca entre capitalistas individuais e independentes que competem uns com os outros.
    2) A divisão do trabalho entre trabalhadores, onde cada um executa uma operação parcial de um conjunto de operações, cujo resultado é o trabalho coletivo.
    Ou seja, há uma divisão do trabalho na troca e uma divisão do trabalho na produção.
    São mutuamente relacionadas, porém, suas origens e seu desenvolvimento são diferentes: a) a divisão do trabalho na sociedade (na troca) requer uma distribuição ampla dos meios de produção entre grande número de produtores independentes; b) A divisão do trabalho no seio da produção pressupõe a concentração dos meios de produção como propriedade privada exclusiva dos capitalistas."
    Acho que o erro está na palavra distribuição, enquanto que o certo é concentração


ID
6898
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conceito de processo de trabalho foi desenvolvido por Karl Marx em O Capital (Volume I, Parte Terceira, Cap. V). Segundo esse autor, os elementos componentes do processo de trabalho são: (1) o trabalho propriamente dito, uma atividade adequada a um fim; (2) o objeto de trabalho, a matéria sobre a qual se aplica o trabalho; e (3) os meios de trabalho. Baseado nessa formulação teórica, assinale a opção falsa.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão não ficou clara para mim. Gostaria de saber o quê, exatamente, está errado nessa afirmativa. Seria a energia mental? Eu sei que energia fisica e espiritual está correto, pois no livro O Capital está assim: "Além do esforço dos órgãos que trabalham, é exigida
    a vontade orientada a um fim, que se manifesta como atenção durante
    todo o tempo de trabalho, e isso tanto mais quanto menos esse trabalho,
    pelo próprio conteúdo e pela espécie e modo de sua execução, atrai o
    trabalhador, portanto, quanto menos ele o aproveita, como jogo de suas
    próprias forças físicas e espirituais."
  • Creio que esteja com o gabarito errado. Marquei o item C porque ao final deveria constar matéria transformada ou manufaturada e não matéria-prima.
  • Colegas, segundo o professor Jefferson Mendes o item b é falso pois as energias espirituais não são condicionantes para a teoria.

  • Essa questão foi anulada pela banca.
  • Essa questão foi anulada pela banca.


ID
89242
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na acepção de Marx e Engels em A Ideologia Alemã, datada de 1845-6, o processo de divisão técnica do trabalho na manufatura, incluindo-se a divisão entre trabalho manual e intelectual é, essencialmente, divisão entre classes sociais, burguesia e proletariado, isto é, relação entre capital e trabalho, a base da exploração e da dominação social.
(Rubini Liedke, Elida, "Trabalho".In: Cattani, Antonio David, Trabalho e Tecnologia, Dicionário Crítico, Petrópolis: Vozes; Porto Alegre: Ed. Universidade, 1997, p. 268).

A partir desse pressuposto teórico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Achei que fosse para marcar a alternativa correta e não a incorreta, pois no trecho não diz nada sobre trabalho livre.
  • Por favor, alguém poderia esclarecer esta questão. Fiquei sem entender...
  • A resposta do gabarito é a C, mas na verdade conclui que é a menos errada 

    Os erros das outras são

    A) não ocorre uma troca equivalente, segundo Marx a força de trabalho gera mais valor do que ele mesmo custa, este excedente é chamado de MAIS-VALIA, que fica retido com o capitalista na forma LUCRO.

    B) Marx afirma que na sociedade capitalista o trabalhador se torna a força de trabalho apenas isto, uma mera engranagem da maquina produtiva.

    D) Na verdade não foi uma critica de Marx, mas uma abordagem que ele fez sobre a relações de produção capitalista, e também acrescentou com a produção de valores de troca

    E) Na verdade segundo Marx, a força de trabalho é a única alternativa que o trabalhador possui para garantir, por meio do salário, sua sobrevivência.


    Foi isso que conclui lendo varios artigos sobre Marx.

    Att
  • Na acepção de Marx e Engels, conforme a abstração concebida, a expressão "trabalho livre" significa separação entre a força de trabalho e a propriedade dos meios de produção, pois, a partir desse momento o trabalhador não é mais o detentor único do ciclo produtivo do trabalho. Ele passa a assumir apenas um papel dentro do ciclo de produção, como um desdobramento natural do processo de divisão técnica do trabalho na manufatura, incluindo-se a divisão entre trabalho manual e intelectual e, essencialmente, pela divisão entre classes sociais, burguesia e proletariado, isto é, relação entre capital e trabalho, a base da exploração e da dominação social.



ID
104302
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo que NÃO corresponde ao arcabouço metodológico da abordagem dialética é

Alternativas

ID
104308
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizava de fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho.
(Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250)

A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de

Alternativas
Comentários
  • Karl Marx chama a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro: estender a duração da jornada de trabalho mantendo o salário constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mais-valia


    Bons Estudos!!!


ID
104320
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quando analisa a mercadoria, Karl Marx enfatiza o duplo caráter do trabalho nela materializado, considerando-o em sua relação com o valor de uso e com o valor de troca. As categorias do trabalho estão respectivamente relacionadas com essas duas formas do valor:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    O trabalho considerado na economia de troca, sob o ponto de vista do gasto de energia humana, chama-se  abstracto , o trabalho considerado sob o ponto de vista da forma como se gasta a energia chama-se  concreto.  O trabalho abstracto cria o valor, o trabalho concreto cria valor de uso.

    Fonte: marxists.org


ID
104326
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação à sociologia do conhecimento presente em Marx, Weber e Durkheim, a associação adequada entre, de um lado, a forma de entendimento do mundo empírico (princípio de realidade) e a sua transposição para o modelo conceitual (princípio de conhecimento) é:

Alternativas
Comentários
  • Não entendo por que não ser a letra A. As noções de luta de classes e consciência de classe, respectivamente, se adéquam perfeitamente a esse esquema.

  • IDENTIDADE = WEBER


ID
104332
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere ao espaço urbano, segundo o paradigma estrutural-funcional marxista, é correto afirmar:

Alternativas

ID
235141
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com base no materialismo histórico de Karl Marx, o estudo da sociedade deve ter como ponto de partida

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Esse texto esclarece bem: http://www.coladaweb.com/filosofia/materialismo-historico

  • Materialismo histórico p/ Marx: relação homem/natureza e relação homem/produção

  •  Relações do homem com a natureza, por um lado, e entre homens na atividade produtiva, por outro


ID
235144
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A concepção de Ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra E: Desenvolve-se de forma independente das relações sociais.
  • GABARITO - E  (pede-se a alternativa errada)
    A - a ideloliga representa as ideias de uma classe dominante - correto, pois quem detem o poder impõe a sua ideologia
    B - está subordinada às condições materiais de existência - correto, Marx defendia o materialismo histórico, as condições materiais de existência determinavam a forma de existir e de pensar de uma sociedade.
    C - é concebida como falsa consciência da realidade - correto, está vinculada à idéia de alienação, já que o trabalhador não se identifica no produto de seu trabalho.
    D - pertence ao campo da superestrutura - correto, para Marx a estrutura era a a base econômica, todas as outras questões, política, ideologia, direito, pertencem à superestrutura.
    E - desenvolve-se de forma independente das relações sociais - errado - a ideologia depende das condições materiais de existência e das relações sociais de produção.
    Bons estudos!
  • Na ideologia de Karl Marx, é fundamental o convívio social para que se possa surtir o efeito da luta de classes entre a classe dominante e a classe dominada, sendo totalmente dependente das relações sociais.

    Gabarito: Letra E


ID
336085
Banca
IPAD
Órgão
COREN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Marx criou sua leitura sobre classes sociais no século XIX, numa Inglaterra povoada por desigualdades e problemas sociais. Apesar da distância espacial e temporal, as análises de Marx continuam válidas, já que hoje ainda vivemos problemas semelhantes. Assim, qual das alternativas abaixo não apresenta um fator que contribuiu para as desigualdades de classe?

Alternativas
Comentários
  • rs

  • Gabarito Letra: B

  • ( D ) Má qualidade do atendimento na saúde pública , no meu entender , a saúde publica e para todos, independente de classe social .


ID
479983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

O funcionalismo sustenta que a sociedade é um sistema complexo cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade. De acordo com essa abordagem, a sociologia deveria investigar a relação das partes da sociedade umas com as outras e com a sociedade como um todo. Estudar a função de uma prática ou instituição social é analisar a contribuição que essa prática ou instituição dá para a continuação da sociedade. Com freqüência, os funcionalistas, incluindo Durkheim, usaram uma analogia orgânica para comparar a operação da sociedade àquela de um organismo vivo.

Alternativas

ID
479989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

O funcionalismo enfatiza a importância do consenso moral para se manter a ordem e a estabilidade da sociedade. O consenso moral existe quando a maioria das pessoas na sociedade compartilha os mesmos valores.

Alternativas

ID
479995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

A teoria crítica visa oferecer um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e a cultura, apresentando uma proposta política de reorganização da sociedade de modo a superar o que eles chamavam de crise da razão. Eles entendiam que a razão era o elemento de conformidade e de manutenção do status quo, propondo, então, uma reflexão sobre esta racionalidade.

Alternativas

ID
480001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

A questão da mudança social, segundo Karl Marx, estava fundada no que ele denomina concepção materialista da história. De acordo com essa concepção, as idéias e os valores são as principais fontes de mudança social.

Alternativas

ID
480004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

No campo da sociologia da educação, destaca-se a presença dos clássicos Durkheim, Marx e Weber que contemplaram em suas análises os sistemas educacionais. Durkheim, por exemplo, comparou a educação alemã àquela dos literati chineses e Weber estuda o sistema educacional francês.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    Weber é quem estuda os letrados chineses.

  •  Durkheim estudou o sistema educacional francês e buscava um sistema laico e Webe fez análises detalhadas sobre a educação ministrada pelos mandarins na China imperial (exemplo de pedagogia tradicional) e estudou a correlação entre educação e grupos religiosos (protestantes e católicos) na Alemanha no primeiro capítulo de seu estudo intitulado A ética protestante e o espírito do capitalismo.

  • Também não lembro de Marx ter feito análises sobre sistemas educacionais. 


ID
480013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

Marx, Durkheim e Weber perceberam que a posição da educação na estrutura social e sua relação com outras instituições eram as chaves para compreender a dinâmica da mudança educacional. Embora somente Marx tenha teorizado profundamente sobre os reais mecanismos de desenvolvimento educacional, nenhum deles deixou dúvida de que esta deveria ser uma parte integrante de suas macroteorias — para Marx, a mudança educacional nasceu do jogo dialético entre infra-estrutura e superestrutura; para Weber, ela estava associada à dinâmica da burocratização; para Durkheim, ela estaria, e deveria estar, unida a ação política e, desse modo, ao desenvolvimento de uma sociedade orgânica, integrada e normativa.

Alternativas
Comentários
  • Karl Marx faz referência a educação nos documentos Manifesto do Partido Comunista (1848), e entre progressão das riquezas e miséria crescente da maioria) conduzirão à crise ..... Embora somente Durkheim tenha teorizado profundamente sobre os reais mecanismos de desenvolvimento educacional. https://id.scribd.com/document/332533988/Educacao-Sociologia-Da-Educacao-e-Teorias


ID
480073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

Marxismo é uma doutrina filosófica, econômica, política e social formulada pelos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels. Para Marx, as mudanças mais importantes estavam estreitamente relacionadas ao capitalismo. O capitalismo foi por ele concebido como um sistema de produção que contrasta radicalmente com os sistemas anteriores, já que envolve a produção de mercadorias e de serviços vendidos a uma ampla faixa de consumidores.

Alternativas

ID
480076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

Na concepção marxista, os fatores econômicos são importantes, mas as idéias e os valores têm exatamente o mesmo impacto na mudança social.

Alternativas

ID
480079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

Na perspectiva marxista, as estruturas na sociedade eram formadas por uma complexa interação de ações individuais, e a tarefa da sociologia era compreender o significado por trás daquelas ações.

Alternativas
Comentários
  • Max Weber é quem segue e inaugura a corrente sociológica compreensiva.


ID
480085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

O pensamento de Marx é uma interpretação do caráter contraditório ou antagônico da sociedade capitalista. Seus estudos podem ser considerados como um esforço destinado a demonstrar que não era o crescimento dos meios de produção que contribuíram para a pauperização e proletarização do nível de vida dos trabalhadores.

Alternativas

ID
480169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos
da sociologia.

Weber procurou compreender a essência do capitalismo. As instituições capitalismo, como a grande empresa, constituíam, para ele, uma clara demonstração de organização racional que desenvolvia suas atividades dentro de um padrão de precisão e eficiência. E, assim como Marx, Weber considerava o capitalismo como um sistema injusto, irracional e anárquico.

Alternativas
Comentários
  •  

    O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém, segundo Max Weber, o monopólio da violência legítima (coerção,  especialmente a legal). O Estado pode também ser definido em termos de condições internas, especificamente (conforme descreveu Max Weber, entre outros) no que diz respeito à instituição do monopólio do uso da violência.

     

    Fonte: http://eds2012-eds2012.blogspot.com.br/2012/04/4-como-weber-define-estado.html

  • o capitalismo é racional acho q pode ser uma das coisas q determinou o erro da questão.

  • O erro da questão está na afirmação de que Weber considerava "o capitalismo como um sistema injusto, irracional e anárquico." Ele analisa o capitalismo, o processo de racionalização e burocratização. No entanto, não se posiciona politicamento no sentido apresentado pela questão.

  • Segundo Marx Weber, ele analisa que o capitalismo tem uma racionalidade a partir do surgimento da ética Luteriana, tem uma organização politica através da burocratização. Por isso que é incoerente dizer que é irracional ,anárquico e injusto..


ID
509446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre as grandes preocupações da Sociologia contemporânea, estão a pobreza, as minorias e a violência humana. Acerca desses fenômenos sociais, julgue os próximos itens.

Marx sustentava que o desenvolvimento do modo de produção capitalista conduziria a uma constante e irreversível concentração de riquezas, monopolizada por poucos, deixando a maior parcela da população mundial em nível econômico de subsistência.

Alternativas
Comentários
  • Marx sustentava que o desenvolvimento do modo de produção capitalista conduziria a uma constante e irreversível concentração de riquezas, monopolizada por poucos. Isso é verdade. Porém, Marx não chega a dizer que, por causa disso, a maior parcela da população mundial seria deixada em nível econômico de subsistência. A desigualdade de classe é relativa: existir uma classe cada vez mais rica não implica na existência oposta de uma classe extremamente pobre. Ambas as claases evoluem economicamente de um modo geral e desigualmente. A economia não é nem estática e nem um jogo de soma 0. Como brilhante economista que foi, Marx sabia disso.

ID
509455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre as grandes preocupações da Sociologia contemporânea, estão a pobreza, as minorias e a violência humana. Acerca desses fenômenos sociais, julgue os próximos itens.

De acordo com Marx, a população desempregada e a subempregada representam um tipo de força virtuosa na relação constante entre o trabalho e o capital.

Alternativas
Comentários
  • A população desempregada e subempregada constituem uma força, não virtuosa, no sentido de qualificar como positiva a relação constante entre trabalho e capital, mas deficiente. O subemprego e o desemprego são sinais de uma economia em frangalhos, que precisa utilizar-se de subterfúgios para manter-se competitiva (subemprego) e que não consegue incoporar a maioria da população (desemprego).

ID
588922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Karl Marx, fetiche consiste

Alternativas
Comentários
  • Marx chamava de “objetificação” a desvalorização do trabalhador enquanto ser humano, em oposição à supervalorização do produto de seu trabalho, este último chamado por ele de fetichismo.
    Segundo Marx, o fetichismo leva à personificação das coisas, exatamente como disse a questão em outras palavras, ou seja: fetiche consiste na projeção de supostas características e propriedades a um ojbeto que aparentemente conferem a ele vida própria.
  • Marx desenvolve o conceito de fetichismo no livro O capítal volume I. Nesse caso, o autor constrói uma tese da alienação através do fetichismo da mercadoria, que ocorre quando a mercadoria perde sua relação com o trabalho e parece ganhar vida própria. Tem-se com isso não somente a alienação referente ao processo de produção, a qual enconbre as relações de trabalho, mas também confere as coisas características próprias.


ID
597607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação a metodologias de pesquisa em ciências sociais, julgue os próximos itens.

No que se refere aos objetivos das pesquisas que realizam, os pesquisadores adeptos do positivismo interessam-se, sobretudo, em testar teorias, os do estruturalismo, em identificar estrutura e fenômenos, e os do materialismo dialético, em compreender a essência dos fenômenos.

Alternativas

ID
597616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação a metodologias de pesquisa em ciências sociais, julgue os próximos itens.

O materialismo dialético é a corrente que mais influência exerce na pesquisa social nos Estados Unidos da América.

Alternativas
Comentários
  • Materialismo Dialético= Marx.

    Por uma questão de bom senso é dificil imaginar a terra do liberalismo como tendo o materialismo dialetico como guia da sua produçao sociologica.


ID
597667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem à luz da escola de pensamento marxista.

O modo de produção é caracterizado, fundamentalmente, pelas formas de apropriação e controle do excedente da produção.

Alternativas

ID
597670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem à luz da escola de pensamento marxista.

Um período de revolução social pode ocorrer quando as relações de produção entram em contradição com as forças produtivas de uma dada infraestrutura societária.

Alternativas
Comentários
  • Para o Socialismo Marxista, a tensão existente na mais-valia promoveria uma união da classe proletária que, em busca de uma sociedade mais igualitária, tomaria posse dos meios de produção e os passaria ao controle do Estado, encarregado de representar a coletividade. Seria o contexto de uma Revolução Socialista. Com o tempo, o próprio Estado não seria mais necessário, levando-se em consideração que não haveria mais dominação de uma classe sobre outra, resultando no que é, para Karl Marx, a etapa mais desenvolvida das relações humanas, uma sociedade comunista. https://www.infoescola.com/politica/socialismo-marxista-cientifico/ 


ID
597676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem à luz da escola de pensamento marxista.

As características da superestrutura determinam as condições econômicas de produção de uma dada sociedade.

Alternativas
Comentários
  • A superestrutura de uma sociedade inclui a cultura, instituições, estruturas de poder político, papel social, rituais e o Estado. Essa determinará as condições econômicas de produção de uma dada sociedade, pois esses fatores contribuirão para o desenvolvimento das condições econômicas. Ex.: A Inglaterra e a Revolução Industrial o país detinha uma boa infraestrutura e uma superestrutura capaz de acompanhar as mudanças. (Obs: o exemplo eu que criei apenas para facilitar a interpretação).  


ID
597679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem à luz da escola de pensamento marxista.

As condições materiais de existência do homem determinam sua consciência.

Alternativas
Comentários
  • Na dialética marxista, é a partir das condições materiais de existência que os homens se organizam, criam leis e costumes, estabelecendo relações em torno da noção de trabalho. A produção de meios materiais permitiu e permite que os homens continuem a existir, satisfazendo suas necessidades. Essa produção, enquanto fato histórico, é o que determina, segundo Marx, a interação dos homens com a natureza, bem como com os outros indivíduos, reproduzindo os processos de produção e transmitindo-os para assegurar a manutenção da existência social. https://www.infoescola.com/politica/socialismo-marxista-cientifico/

  • A quetão pode ser assinalada como no gabarito, entretanto, o uso da palavra determinam na questão, está mal colocada, melhor seria consdicionam, pois de outra forma, jamais haveria a hipótese da "tomada de consciência de classe" e a luta de classe seria uma questão abstrata e filosófica. 

  • Outra questão Cebraspe: Conforme a teoria clássica marxista, a consciência dos homens é que determina a realidade material, e não a realidade material que determina a consciência dos homens. >> ERRADO

    Realidade material seria o mesmo que "condições materiais de existência".

    Cuidado, pessoal!


ID
597682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com referência aos conceitos de estrutura, classe e status, julgue os itens subsequentes.

A concepção estritamente econômica de classe afirma que todos aqueles que possuem as mesmas possibilidades objetivas de acesso aos bens escassos do mercado pertencem a uma mesma classe.

Alternativas

ID
648460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os Estados Unidos da América (EUA) são uma grande
e velha república onde ainda se aplica a pena de morte. Na prática
judiciária, esse recurso põe a descoberto todas as injustiças e
mazelas da sociedade: a desigualdade social, uma vez que são os
menos favorecidos e os mais marginalizados que povoam os
pavilhões da morte nas prisões americanas; a desigualdade
financeira, pois, no sistema judiciário americano, somente os ricos
ou mafiosos têm os meios de aceder a serviços de advogados
especializados, capazes de enfrentar um ministério público
poderoso e uma polícia eficiente; a desigualdade racial, já que,
nos casos hediondos — em que o horror do crime provoca, no
público e em alguns jurados, pulsão de ódio e de vingança —, o
racismo, que, no cotidiano, se disfarça, pode, ali, manifestar-se.
Não é irrelevante o fato de que, nos pavilhões da morte, o número
de negros ou de latinos é proporcionalmente bem superior à sua
representação na população americana.

Robert Badinter. Contre la peine de mort. Écrits 1970-2006.
Paris: Fayard, 2006, p. 19-21 (tradução com adaptações).

Tendo o texto acima como referência e considerando os múltiplos
aspectos que ele suscita, julgue os próximos itens.

A pena de morte é um mecanismo de controle social que materializa o conceito marxista de Estado como locus da violência institucionalizada.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    A pena de morte é um mecanismo de controle social que materializa o conceito weberiano de Estado como locus da violência institucionalizada

    O Estado Moderno, sob a perspectiva weberiana, é um estado racional que detém o monopólio do uso legítimo da força física dentro do território que controla. O Estado é, para Weber, dotado de legitimidade e dominação legal (condições que possibilita sua manutenção).

    - Caracterizado pelo uso legítimo da força ou violência física.


ID
686407
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito aos pensadores clássicos da Sociologia, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
686419
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Hegel, prosseguindo na árdua tarefa de unificar o dualismo de Kant, substituiu o eu de Fichte e o absoluto de Schelling por outra entidade: a ideia. A ideia, para Hegel, deve ser submetida necessariamente a um processo de evolução dialética, regido pela marcha triádica da

Alternativas

ID
793888
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das análises que Karl Marx fez sobre o capitalismo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    Operários e Empresários não são sinônimo de Proletariado x Burguesia, este é um conceito bem mais abrangente e a questão está simplista demais ao colocar alternativa C como a correta...
  • Assim como outros importantes autores da Sociologia, como Émile Durkheim e Max Weber, Karl Marx também estava interessado em compreender as transformações pelas quais passava a sociedade moderna, principalmente após a Revolução Industrial. Para Marx, essas mudanças estavam diretamente associadas ao desenvolvimento do capitalismo, caracterizado por ele como um modo de produção que alterou de forma significativa as relações dos homens em sociedade. Para compreender esse modo de produção, esse autor identificou a existência de duas classes sociais: a burguesia, que é classe dos grandes capitalistas detentores da propriedade de todos os meios de consumo, de matérias-primas, e instrumentos necessários para a produção, e o proletariado, que vende sua força de trabalho para os capitalistas, e ao mesmo tempo é considerado por Marx como a classe do futuro, visto que ela realizaria a destruição do capitalismo e a transição para uma sociedade socialista. Tendo em vista o que foi exposto, a opção “a” está incorreta, visto que as classes não podem ser definidas a partir do status social e nem por meio do poder de compra, e sim pela posição dos indivíduos frente à propriedade privada dos meios de produção. As opções “b” e “d” também estão incorretas, visto que Marx enfatiza a existência de um conflito entre as classes, e não a cooperação entre elas. A opção “e” está incorreta, porque, embora Marx tenha se distinguido de fato dos positivistas, essa diferença não se deve à identificação daquelas sociedades que seriam científicas, e sim pelo método que ele utilizou em seus estudos para compreender a sociedade capitalista.

    A opção correta, portanto, é a “c”. 



ID
793909
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o trabalho, Karl Marx (1989) observa que o homem “atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica a sua própria natureza”. A partir de uma reflexão sobre essa declaração e a respeito dos estudos referentes a trabalho, assinale V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.

( ) O trabalho caracteriza-se por ser uma atividade realizada por seres vivos, que modificam a natureza visando satisfazer às suas necessidades.

( ) A formação da “classe operária” foi, na sua essência, um fato apenas econômico resultante do sistema fabril e das novas condições de trabalho.

( ) O surgimento da “classe operária” decorreu do crescimento da consciência de identidade de interesses entre todos os diversos grupos de trabalhadores que se manifestavam contra os interesses da burguesia.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • A categoria trabalho é fundamental nos escritos de Karl Marx. Em primeiro lugar, este afirma que o trabalho distingue os homens dos animais, na medida em que aqueles produzem seus próprios meios de vida. Em segundo lugar, é por meio do trabalho e da interação com a natureza, transformando-a, que os indivíduos desenvolvem sua subjetividade, constroem relações sociais, e modificam o ambiente onde vivem. Tendo isso em vista, a primeira afirmação é verdadeira, na medida em que a centralidade que a categoria trabalho tem na obra de Marx também diz respeito ao fato de ele afirmar que a própria história seria um processo de criação e satisfação das necessidades humanas, por meio de suas atividades produtivas. A segunda afirmação está incorreta, posto que, embora a definição de classe tenha relação com a posição dos indivíduos frente à propriedade privada dos meios de produção – isto é, os burgueses são aqueles que dominam esses meios, enquanto os trabalhadores só possuem sua própria força de trabalho para vender –, a formação dessas classes não é apenas um fator econômico, mas supõe também relações sociais específicas construídas no modo de produção capitalista. A última afirmação está correta, considerando que Marx afirmava que, embora um grupo de indivíduos tenha se transformado em trabalhadores com interesses em comum, constituindo, portanto, uma classe, eles ainda não se enxergariam imediatamente como classe, necessitando tomar consciência dessa posição.

    A resposta correta, portanto, é a letra “a”. 

  • Pensei q era falsa a primeira afirmação. Por que ? Porque, ao ler pensei de forma específica, pensei q estava se referindo apenas à aquela afirmação do trabalho satisfazer a vontade do indivíduo. Se tivesse palavras restritivas como apenas, sempre..... seria errada.

ID
800284
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos temas mais comuns da Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de

Alternativas
Comentários
  • CORRETA A LETRA A
    Karl Marx tratou de analisar a luta de classes como transformadora da história. Tratou da mais-valia, a diferença entre o que o trabalhador necessitava produzir para pagar o seu salário e o que efetivamente produzia, que era incorporada ao capital. Esse acúmulo, segundo ele, só era visto na economia capitalista, já que a força de trabalho era a mercadoria que produzia mais mercadoria e gerava mais valor para o detentor dos meios de produção.
  • O nascimento da Sociologia está relacionado com as transformações sociais ocorridas após a Revolução Industrial e ao impulso que o capitalismo tomou a partir desse momento. Um dos autores que atentou para as mudanças sociais ocorridas nessa época foi Karl Marx (1818-1883). Suas investigações se concentraram no modo de produção capitalista e nas transformações que ele impôs na forma de os homens se relacionarem. Cabe destacar, por exemplo, a importância do conceito de classe na sua teoria, quando ele divide a sociedade em dois grandes grupos: de um lado a burguesia, que seria um segmento dos capitalistas detentores dos meios de produção; de outro, o proletariado, cuja única fonte de recurso seria a venda da sua força de trabalho. De acordo com Marx, seria o pertencimento a uma dessas classes que definiria, em grande medida, os indivíduos e sua posição na sociedade. Essa concepção de classe foi, e ainda é, muito discutida na Sociologia, o que confere um lugar destacado a Marx como um dos autores clássicos dessa disciplina.


    Tendo em vista o papel de Marx na análise do desenvolvimento do capitalismo e das classes sociais, a opção correta é a “a”. 


ID
800293
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com as análises de Karl Marx, a divisão social do trabalho revela duas classes que se contrapõem.


Na produção capitalista, as duas classes antagônicas são as indicadas em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Para fundamentar a questão, cito um trecho do livro "O manifesto comunista" de Marx:

    À medida que cresce a burguesia, quer dizer, o Capital, desenvolve-se também o proletariado, a classe dos operários modernos, que não vivem senão na condição de encontrarem trabalho e que só o encontram se o seu trabalho aumentar o capital. Estes operários, obrigados a vender-se dia a dia, são uma mercadoria, um artigo de comércio como qualquer outro, sujeito, portanto, a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado.





     
  • O termo divisão do trabalho, em termos genéricos, diz respeito à forma como os seres humanos produzem e reproduzem a vida. No livro Ideologia Alemã, Karl Marx analisa a divisão do trabalho como uma condição fundamental para o desenvolvimento do capitalismo e para a separação dos indivíduos em classes. De acordo com esse autor, nas sociedades de organização mais simples, a divisão do trabalho é mínima, com uma separação das tarefas de acordo com o gênero. No modo de produção capitalista, porém, o trabalho torna-se cada vez mais especializado, em que cada trabalhador passa a executar apenas uma tarefa do processo produtivo. Outra característica da divisão social do trabalho no capitalismo é que ela contribuiu para a acumulação do excedente de produção por uma minoria, isto é, pela burguesia que passa a monopolizar os meios de produção. De outro lado, uma maioria tem apenas sua própria força de trabalho para colocar à disposição no mercado, constituindo a classe que Marx vai definir como proletariado. Considerando a formação dessas duas classes, a burguesia e o proletariado, na origem da divisão social do trabalho descrito por Marx, a resposta correta é a opção “e”.   



ID
834661
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia as afirmações a seguir:

I. O nascimento do direito moderno é produto da racionalização da sociedade ocidental e do Estado

II. O direito moderno é reflexo do modo de produção capitalista.

III. A evolução do direito é resultado da divisão social do trabalho.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA dos autores.

Alternativas
Comentários
  • Falou em racionalização (pode vir também "desencantamento do mundo"), burocracia, tipo ideal, dominação, certamente é Weber.

     

    Falou em capitalismo (capital + mão de obra em assalariada), comunismo, materialismo histórico (ou "concepção materialista da história"), luta de classes e ideologia, certamente é Marx.

     

    Falou em divisão social do trabalho ou divisão do trabalho social (que acho a forma mais correta, enfim...), fato social, coisificação do fato social, solidariedade (orgânica e mecânica), anomia, certamente é Durkheim.

     

    Coloco "certamente", pois temas como "capitalismo" também foram objetos de estudo desses três pensadores, no alverecer dos impactos sócio-econômicos da Revolução Industrial, trazendo consigo o surgimento de uma "nova" sociedade (capitalista, pós-industrial, pós-moderna etc.).

     

    [ ]s

  • Excelente cometário do colega, Gills Vilar-Lopes!

  • Excelente!!!!


ID
863173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de alguns aspectos de teorias sociológicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Nas análises sociológicas realizadas na atualidade, os estilos de vida são dissociados dos componentes definidores da classe social. ERRADA! ➡️ Nas análises sociológicas, tanto atuais quanto passadas, por óbvio, os estilos de vida não podem ser apartados das classes sociais, simplesmente porque aqueles são condicionados a estas, isto é, a forma como uma pessoa vive está ligada à sua posição na sociedade e, por conseguinte, a elementos como posses, renda, títulos, poder de consumo, etc.

    B) De acordo com Max Weber, a religião exerceu forte influência no estabelecimento de desigualdades econômicas entre alguns países europeus no período de estruturação da sociedade capitalista. CORRETA! ➡️ Segundo Weber, a ética protestante/puritana/calvinista promoveu uma ressignificação do trabalho e do acúmulo de riquezas, associando-os à salvação ao mesmo tempo em que defendia a renúncia aos prazeres mundanos proporcionados pelo dinheiro. Assim, os países ligados a ela, como a Alemanha, o Reino Unido, os Países Baixos e a Suíça, tiveram um enorme acúmulo de capital e desenvolveram-se melhor em meio à sociedade capitalista. Os países católicos, em contrapartida, como Portugal, Espanha e Itália, viam a Igreja Católica demonizar o acúmulo de riquezas, retardando seu desenvolvimento capitalista.

    C) O alvo central das críticas empreendias por Karl Marx ao capitalismo é o fato de, no sistema capitalista, apenas alguns serem proprietários de sua força de trabalho e todos serem proprietários dos meios de produção. ERRADA! ➡️ Nem todos são proprietários dos meios de produção. Aliás, tais meios são, em geral, para Marx, limitados a uma elite econômica que, a despeito de ser minoritária, é muito poderosa.

    D) O principal conflito do sistema capitalista se dá, segundo Karl Marx, entre duas classes sociais fundamentais: a burguesia urbana e os latifundiários. ERRADA! ➡️ Burguesia urbana e proletários!!

    E) Define-se instituição, em termos gerais, como um conjunto de valores, normas e usos de um indivíduo. ERRADA! ➡️ a MORAL é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes e valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.


ID
1085482
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere ao método dialético, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1085488
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os itens abaixo se referem a alguns termos utilizados na discussão sobre construção do objeto no interior da sociologia.

Termos Utilizados

I. Sínteses imediatas e confusas da sensação às análises pacientes e esclarecedoras da razão.
II. Sociologia Espontânea; Crítica Lógica.
III. Aparência; Essência.
IV. Axiológico; Empírico.

A correspondência correta entre autor e termos utilizados ocorre em:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão me pareceu confusa e a afirmação I foi a que mais encontrei dificuldades de compreensão, o que me fez desconfiar da sua coerência e sentido. 

  • Gabarito: E

     

    I- Durkheim: “Uma ciência feita assim só pode satisfazer os espíritos que gostam de pensar com sua sensibilidade e não com seu entendimento, que preferem as sínteses imediatas e confusas da sensação às análises pacientes e luminosas da razão. O sentimento é objeto de ciência, não o critério da verdade científica”

    Fonte: DURKHEIM, É. As Regras do Método Sociológico. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 34-35.

     

    II- Bourdieu:

    Sociologia espontânea : " O conhecimento da sociedade e de suas instituições, elaborado por profissionais da sociologia ou não, que utiliza a linguagem e as técnicas da sociologia para reafirmar o saber imediato." 

    Técnicas de ruptura: "crítica lógica, estatística, lexicológica – As técnicas de ruptura são formas desenvolvidas e sistematizadas – e, portanto, possíveis de serem usados de modo consciente e controlado -, de se romper com os consensos óbvios, dados e garantidos pelo puro senso comum e pelas prenoções."

    Fonte: http://www.fflch.usp.br/sociologia/asag/

     

    III-Marx: é um pouco mais complicado, mas é possível pensar ambos ao tratar das mercadorias, mais valor, fetiche da mercadoria.

     

    IV- Weber:

    " A neutralidade axiológica  é empregada para assegurar ao cientista o máximo possível de ‘objetividade’ empírica na explicação e compreensão dos objetos das denominadas ciências do espírito."

    Fonte: https://grupocriticaedialetica.files.wordpress.com/2013/05/weber-neutralidade.pdf

     

     


ID
1085497
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A correspondência correta entre as três temáticas e o autor ocorre APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • I - Para Weber, o poder é configurado em três ordens hierárquicas distintas, quais sejam, a econômica, a política e a social.

    II- Weber é um nominalista, portanto o pesquisador será partícipe da construção desta "identidade".

    III - Remete à questão da legítimidade do poder de violência.

     

  • As alternativas parecem que foram montadas a partir de uma cópia de um livro ou apostila. Assim, qual será a fonte? Outro detalhe: mesmo eu tendo acertado, confesso que o nível é difícil para dificílima, uma vez que exige comparação dos teóricos e deciframento dos termos. Assim, se outro especilalista pudesse comentar e ampliar, isso seria de ajuda para quem estuda os construtores da sociologia contemporânea. 

  • Muitos doutores em sociologia errariam essa questão espinhosa!


ID
1196242
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação ao objeto e métodos empregados pela sociologia clássica leia as afirmativas abaixo:

I. Karl Marx tem como objeto da sociologia as classes sociais e utiliza o método dialético.

II. Emile Durkheim tem como objeto da sociologia os fatos sociais e utiliza o método da explicação.

III. Max Weber utiliza como objeto da sociologia a ação social e como método a compreensão social

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Não sei se seria adequado afirmar que Marx pensou um objeto para "a Sociologia". 


ID
1196245
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na obra Ideologia Alemã de Marx e Engels consta a afirmação de que o desenvolvimento do comércio e navegação ocorreu mais rápido que a manufatura e transformou as “colônias em grandes consumidores”. A partir desse momento e sob o controle de algumas nações, o triunfo da liberdade de comércio valeu-se de acordos diplomáticos que previam “tarifas, proibições e tratados” ou, ainda, guerras, em especial, as guerras marítimas. Desse modo, segundo os autores, “o coroamento desse período se deu com o “nascimento do comércio, do dinheiro, dos bancos, das dívidas do Estado, do papel-moeda, das especulações sobre os fundos e as ações, da agiotagem sobre todos os artigos, do desenvolvimento do sistema monetário em geral”.”

Com base no texto acima, é possível afirmar corretamente em relação ao momento histórico que originou os acontecimentos econômicos e políticos em questão:

Alternativas

ID
1196248
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Apesar de Marx e Engels não terem se preocupado em fundar a Sociologia como uma disciplina específica, nem estabelecerem fronteiras rígidas entre áreas do conhecimento, forneceram uma importante contribuição às Ciências Sociais.

I. O estudo da sociedade deve partir de sua base material.

II. A divisão do trabalho acarreta um aumento da solidariedade e cooperação entre os trabalhadores. A falta de regras é que ocasiona os conflitos nas relações.

III. Os fatos econômicos são a base sobre a qual se apóiam outros níveis da realidade, como a política e a religião, por exemplo.

IV. O capitalismo representava a expressão da modernização e a racionalização do homem ocidental

Com base na análise feita, é correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • 4


ID
1196251
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Dentre os autores clássicos da sociologia que estudaram a relação individuo e sociedade, é correto afirmar :

Alternativas

ID
1235503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas sociologias.

Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,
Brasiliense, 1986 (texto com adaptações).

De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a seguir.

Na abordagem marxista não se concebe o espaço de liberdade às racionalidades individuais, uma vez que as estruturas sociais determinam as superestruturas sociais e condicionam as mentalidades individuais

Alternativas
Comentários
  • Uma vulgarização grosseira do pensamento marxista. Mais correto seria dizer que "determina em última instância" e "condiciona as possibilidades de desenvolvimento". A influência da infraestrutura é indireta. Também é um raciocínio rasteiro dizer que não há espaço para a razão individual. Ela se manifesta por meio das classes, mas não é inexistente, do contrário Marx sequer teria escrito um livro como o Manifesto, já que sua ação individual não teria a acrescentar a sua causa política. Esses reducionismos pra mim fazem da questão errada. Se fosse um aluno de ensino médio, tudo bem, mas uma prova de concurso para cargo de sociólogo não pode ser leviana assim. Enfim, gabarito dado como CERTO 

  • Concordo plenamento com o Thiago!!!

  • Thiago, errei essa questão justamente por esse motivo! Quem acertou essa questão, acredito que precise ler um pouco mais das obras clássicas.

  • Mais uma questão que vc tem de raciocinar "por baixo", buscando responder a questão na forma mais vulgar possivel.

  • Em outras palavras, Comunismo.


ID
1235563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando a produção intelectual de Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, julgue os itens a seguir.

Em A Ideologia Alemã, Karl Marx e Friedrich Engels consideram que o ser humano possui necessidades biológicas constantes e claramente definidas.

Alternativas
Comentários
  • (...) com a divisão do trabalho está dada, ao mesmo tempo, a contradição entre o interesse de cada um dos indivíduos ou de cada uma das famílias e o interesse comunitário de todos os indivíduos que mantêm intercâmbio uns com os outros; e a verdade é que este interesse comunitário de modo nenhum existe meramente na representação, como "universal", mas antes de mais na realidade, como dependência recíproca dos indivíduos entre os quais o trabalho está dividido. Interpreta-se que não fica tão clara assim essas necessidades dos indivíduos seja elas biológicas ou não.

    É possível perceber que a obra não propõe esclarcer necessidade biológica alguma:

    E é precisamente por esta contradição do interesse particular e do interesse comunitário que o interesse comunitário assume uma forma autónoma como Estado, separado dos interesses reais dos indivíduos e do todo, e ao mesmo tempo como comunidade ilusória, mas sempre sobre a base real [realen Basis] dos laços existentes em todos os conglomerados de famílias e tribais — como de carne e sangue, de língua, de divisão do trabalho numa escala maior, e demais interesses -, e especialmente, como mais tarde desenvolveremos, das classes desde logo condicionadas pela divisão do trabalho e que se diferenciam em todas essas massas de homens, e das quais uma domina todas as outras. Daqui resulta que todas as lutas no seio do Estado, a luta entre a democracia, a aristocracia e a monarquia, a luta pelo direito de voto, etc., etc., não são mais do que as formas ilusórias em que são travadas as lutas reais das diferentes classes entre si (disto os teóricos alemães não percebem uma sílaba, apesar de se lhes ter dado para isso indicações suficientes nos Deutsch-Französische Jahrbücher [N13] e em A Sagrada Família); e também que todas as classes que aspiram ao domínio, mesmo quando o seu domínio, como é o caso com o proletariado, condiciona a superação de toda a forma velha da sociedade e da dominação em geral, têm primeiro de conquistar o poder político, para por sua vez representarem o seu interesse como o interesse geral, coisa que no primeiro momento são obrigadas a fazer.

    Tudo é tratado como um "interesse geral":

    Precisamente porque os indivíduos procuram apenas o seu interesse particular, o qual para eles não coincide com o seu interesse comunitário — a verdade é que o geral é a forma ilusória da existência na comunidade -, este é feito valer como um interesse que lhes é "alheio" [18] e "independente" deles, como um interesse "geral" que é também ele, por seu turno, particular e peculiar, ou eles próprios têm de se mover (39) nesta discórdia, como na democracia. Por outro lado, também a luta prática destes interesses particulares, que realmente se opõem constantemente aos interesses comunitários e aos interesses comunitários ilusórios, torna necessários a intervenção e o refreamento práticos pelo interesse "geral" ilusório como Estado (40).

    https://www.marxists.org/portugues/marx/1845/ideologia-alema-oe/cap2.htm

  • Para Marx e Engels, o homem é um ser histórico. Isso quer dizer que suas necessidades, tanto biológicas, como de outros tipos, longe de serem fixas e constantes, são mutáveis segundo circunstâncias temporais e espaciais.

ID
1235566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando a produção intelectual de Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, julgue os itens a seguir.

De acordo com Karl Marx e Friedrich Engels, após a ascensão da forma social capitalista, as mudanças e os conflitos sociais levaram à existência de apenas duas classes sociais: a burguesia e o proletariado.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim, esse gabarito tá equivocado.

  • Não existem apenas a burguesia e o proletariado. O capitalismo TENDE a reduzir o conflito social a luta entre proletariado e burguesia. Marx e Engels apontam para a existência de outras classes, como a pequena-burguesia, o lumpemproletariado, o campesinato, a aristocracia, etc. Além disso, os dois autores também realizam análises mais pormenorizadas, distinguindo "classe" de "fração de classe". Como exemplo de fração de classe, pode-se citar a chamada aristocracia operária, fração do proletariado, e os industriais e rentistas, ambos constituindo frações da burguesia.

ID
1235569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando a produção intelectual de Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, julgue os itens a seguir.

Na obra O Capital, Karl Marx distingue mais-valia absoluta de mais-valia relativa ao definir como critério da primeira a extensão da jornada de trabalho e, da segunda, a manutenção da jornada de trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  

    Karl Marx chamou a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro: estender a duração da jornada de trabalho mantendo o salário constante - o que ele chama de; mais-valia absoluta ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização e manutenção da jornada de trabalho - o que ele chama de mais-valia relativa


ID
1235572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando a produção intelectual de Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, julgue os itens a seguir.

Conforme exposto em O Capital, a quantidade ou a grandeza do que Karl Marx denomina capital constante é irrelevante para o cálculo da taxa de mais-valia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    A mais-valia está relacionada com o excedente da jornada de trabalho. 

     “A taxa de mais-valia é, por isso, a expressão exata do grau de exploração da força de trabalho pelo capital ou do trabalhador pelo capitalista. [...] Em resumo, o método de calcular a taxa de mais-valia é o seguinte: tomamos o valor total do produto e igualamos a zero o valor do capital constante que apenas reaparece nele. A soma de valor restante é no processo de formação da mercadoria o único produto de valor realmente produzido.”

     

    Fonte:

    MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Livro I, Vol I, Capítulo VII. A Taxa de Mais-Valia)


ID
1235602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem teórica, julgue os itens seguintes.

Conforme Max Horkheimer, o conceito de dialética constitui um elemento secundário da teoria da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Um estudo importante - e talvez o mais representativo da vertente teórica da Escola de Frankfurt - é o que foi elaborado por Adorno e Horkhiemer em 1947, intitulado Dialética do Iluminismo, também publicado com o título de Dialética do Esclarecimento. Por tanto, o conceito de dialética não tem um papel secundário na teoria.

    Veja mais em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/teoria-critica---estudos-importantes-dialetica-do-esclarecimento-e-industria-cultural.htm?cmpid=copiaecola

  • Foi justamente no contexto da Escola de Frankfurt que temos o jovem Marx elaborando sua teoria.


ID
1304518
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre alienação na perspectiva de Karl Marx, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva de Karl Marx = alienação


ID
1415767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere ao conceito de ideologia, julgue o item a seguir.

O entendimento de ideologia como falsa representação está associado ao nexo entre a concepção marxista de falsidade ou de falsa consciência e a função social da ideologia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Falsa Consciência:Termo marxista utilizado para exprimir a ideia de que a ideologia traduz uma visão sistemática deformada do mundo. Confundindo a aparência das coisas com o seu verdadeiro conteúdo, leva a teorias próprias que não traduzem a realidade. Foi Engels que em 1893 considerou que a ideologia é um processo que o chamado pensador realiza com consciência, mas com falsa consciência. As verdadeiras forças motoras que o movem são-lhe desconhecidas, porque doutro modo não se trataria de um processo ideológico. Ele também imagina forças motoras falsas ou aparentes. Pelo facto de se tratar de um processo intelectual, ele descreve o conteúdo e a forma do pensamento como dos seus predecessores: trabalha apenas com a documentação intelectual que toma sem a olhar de perto como proveniente do pensamento e sem pesquisar se tem uma origem mais distante e independente do pensamento.

    A Falsa Consciência [ed. orig. 1962], trad. port., Lisboa, Guimarães Editores, 1979.


ID
1415773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere ao conceito de ideologia, julgue o item a seguir.

Segundo Bergmann, a finalidade da ideologia é deslocar a teoria e o intelecto das incrustações da praxe, e, segundo Marx, a ideologia libera a praxe das incorreções da teoria e da consciência.

Alternativas

ID
1415779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere ao conceito de ideologia, julgue o item a seguir.

No âmbito da ciência política, o termo ideologia passou a ter conotação mais significativa após os estudos do filósofo Karl Marx.

Alternativas

ID
1415794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a sociedade, conflito social e ação coletiva.

De acordo com Marx, sistema social estável é concomitante ao equilíbrio instável entre os grupos homogêneos de uma sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Marx não fala em termos de sistemas e não se importa com questões relativas à manutenção da ordem social - estabilidade e equilíbrio -, as quais caracterizam o positivismo, o funcionalismo e o estrutural-funcionalismo, perspectivas opostas ao marxismo.

ID
1475764
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

"É aquela analise que considera determinantes para o desenvolvimento da história humana e para a criação de uma ordem social diversos fatores estruturais materiais, particularmente os tecnológicos e os ecoômicos".

Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito correspondente à definição acima.

Alternativas

ID
1475782
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As opções a seguir apresentam indagações pertinentes de pesquisas sociológicas que adotam uma perspectiva marxista, a exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Marx não está preocupado com o equilíbro, pelo contrário valoriza o conflito, as diferentes forças contraditórias que atuam na sociedade. Pode-se dizer, por outro lado, que Durkheim pensa em equilíbro ao relacionar a sociedade com um organismo vivo.

  • eu respondi pelo sentido do vitimismo de MARK, ia vi que o equilíbrio era menos a cara dele.


ID
1475800
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O estudo a respeito das classes sociais esteve, desde o início, relacionado ao problema das desigualdades econômicas e de poder. Em O Capital (1867-90), Marx se indaga sobre esta relação: "A questão que imediatamente se coloca é esta: o que é uma classe? A resposta a esta pergunta decorre da que demos a esta outra: o que é que transforma os operários assalariados, os capitalistas e os proprietários de terras em fatores das três grandes classes sociais?’'.

(MARX apud SANTOS, Theotonio. Conceito de classes sociais. Petropolis: Vozes, 1982.)

Assinale a opção que caracteriza corretamente a posição de Marx a respeito do conceito de classe social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    "No capitalismo, o mercado tende a se converter na única expressão de organização da produção social, a produção social tende a se converter em economia apenas como mercado, como lugar do primado do valor de troca em detrimento do valor de uso. Esse primado da mercadoria, característico da economia capitalista, não se aplica, entretanto, a todas as economias tomadas como formas sociais da produção material, Embora no capitalismo, a organização da produção tende a se converter na própria produção de capital e as classes sociais tendam a surgir a partir de sua posição na organização daquela produção social, não se pode chegar a conclusão de que os meios de produção, em todas as sociedades histórica dadas, são necessariamente capital em potencial ou de que o capital é um fundamento necessário do processo de trabalho humano em geral, abstraindo as formas históricas do trabalho (Marx, 1995). O mesmo se pode dizer das formas históricas assumidas pelas classes sociais. A sua existência têm relação com as formas históricas assumidas pela organização social da produção, este sim um elemento geral presente do processo de organização das sociedades humanas, seja mediadas pelo mercado ou não."

     

    Fonte: Marxismo e teoria das classes sociais-Cristiano Lima Ferraz


ID
1596742
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com o pensamento de Karl Marx sobre o capitalismo, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Para Karl Marx o sistema de produção capitalista vai gerar a emergência de duas classes sociais antagônicas, quais sejam: os burgueses (proprietários dos meios de produção) e os proletários (proprietários da força de trabalho, que é vendida ao capitalista). 

  • Um boa forma de dizer burgueses " dos proprietários " e proletários " não proprietários das ferramentas de trabalho ou dos meios de produção "

  •  c) Correta

    O sistema de produção capitalista divide a sociedade em duas classes distintas: a dos proprietários e a dos não proprietários das ferramentas de trabalho ou dos meios de produção.

  • A resposta é a letra C


    A) na mudança social as principais fontes são as ideias e os valores dos seres humanos. 

    B) o processo de acumulação do capital depende exclusivamente do capital, ou seja, de qualquer bem material que possa ser investido ou utilizado para produzir bens futuros.

    C) o sistema de produção capitalista divide a sociedade em duas classes distintas: a dos proprietários e a dos não proprietários das ferramentas de trabalho ou dos meios de produção.

    D) o sistema de produção capitalista gera igualdade entre classes. 

    E) as condições materiais não determinam as relações dos indivíduos na vida em sociedade. 


  • burguesia x proletariado


ID
1596748
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O materialismo histórico dialético é o método de análise da sociedade criado por Karl Marx, um dos clássicos da Sociologia. A respeito desse método, é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O materialismo histórico é tanto um nível teórico como prático do pensamento de Marx. Nele se compreende a sociedade por meio dos processos materiais de existência, ou seja, é a base material que condiciona o desenvolvimento da vida social e das mudanças.

  • Ainda não entendi plenamente o que é esse materialismo histórico.


ID
1596754
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Identifique a alternativa que corresponde ao conceito de ideologia desenvolvido por Karl Marx.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

    A função da ideologia é mascarar a realidade através dos valores que são introjetados na sociedade pela classe dominante, que utiliza da política, religião, escola, meios de comunicação para impor suas ideais a classe dominada. Assim faz uma história imaginária. 

     

  • Por que seria essa resposta? Como chegou a essa conclusão ?


ID
1620976
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação às abordagens sociológicas clássicas acerca do tema trabalho é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1623859
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Fundador do materialismo histórico, Karl Marx (1818-1883), na realidade um filósofo social e economista alemão, contribuiu para o desenvolvimento da Sociologia, salientando que as relações sociais decorrem dos modos de produção (fator de transformação da sociedade), numa tentativa de elaborar uma teoria sistemática da estrutura e das transformações sociais. Segundo Marx, os homens desenvolvem as relações técnicas de produção através do processo de trabalho (força humana e ferramentas), dando origem às forças produtivas que, por sua vez, geram um determinado sistema de produção.


(LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas, 1982, p. 41).


Esse sistema é caracterizado por Marx como:


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra E.



ID
1623871
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A principal obra de Marx, O Capital, não é sociológica, mas econômica. Em que produziu uma visão principalmente econômica da sociedade, precisamente porque acreditou que a compreensão dos processos históricos não pode ser feita sem referência às maneiras como os homens produzem sua sobrevivência material. Daí decorre a importância do conceito trabalho, porque é nesse processo que se estabelece a interação com a natureza e é através dele que o homem a transforma. O homem trabalhando é considerado força de trabalho. Significando a energia despendida no processo de trabalho, através da qual se chega ao produto. E é o trabalho que atribui ao produto valor. Segundo Marx, a economia capitalista trouxe um fato novo, ou seja, a separação entre produto e trabalhador. Agora entra em cena uma figura nova: vendem-se mercadorias para obter dinheiro, que permite comprar mercadorias multiplicadoras de dinheiro. E mais especificamente, surge uma nova mercadoria: a força de trabalho.


                                              (DEMO, P. Uma introdução crítica. Atlas, 1ª ed. São Paulo, 1983. p. 69-70).


Diante disso, Marx criou o conceito de mais-valia, mais-valia absoluta e mais-valia relativa, sendo que a mais-valia absoluta é:
Assinale a alternativa CORRETA:  


Alternativas
Comentários
  • Para Marx, o capitalismo baseia-se na relação entre trabalho assalariado e capital, mais especificamente na produção do capital por meio da expropriação do valor do trabalho do proletário pelos donos dos meios de produção. A esse fenômeno Marx deu o nome de mais-valia.

    O empregador, para que obtenha lucro em sua transação, exige uma quantidade maior de força de trabalho do que paga para o trabalhador, que se vê obrigado a trabalhar além do que lhe é pago, pois só receberá seu salário se cumprir com o que foi proposto.

    ♦ Mais-valia absoluta e Mais-valia relativa

    A partir do conceito de mais-valia, Marx fez distinção de duas formas de extorsão da força de trabalho: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.

    mais-valia absoluta ocorreria em função do aumento do ritmo de trabalho, da vigilância sobre o processo de produção ou mesmo da ameaça da perda do trabalho caso determinada meta não fosse alcançada, ainda que em detrimento da saúde e do bem-estar do trabalhador. O empregador exige maior empenho na produção sem oferecer nenhum tipo de compensação em troca e recolhe o aumento da produção de excedentes em forma de lucro.

    Já a mais-valia relativa estaria ligada ao processo de avanço científico e do progresso tecnológico. Uma vez que não consegue mais aumentar a produção por meio da maior exigência de seus empregados, o capitalista lança mão de melhorias tecnológicas para acelerar o processo de produção e aumentar a quantidade de mercadoria produzida. Esse processo acontece sem que, no entanto, seja oferecida qualquer bonificação ao trabalhador. Este passa ser aos poucos substituído pelo maquinário tecnológico, de modo que a quantidade de trabalho social é diminuída e a mão de obra humana é trocada por uma mão de obra mecânica.

    Entre o arcabouço teórico das obras marxistas, o conceito de mais-valia é central para a discussão sobre as relações de trabalho que surgiram nas sociedades capitalistas. As obras de Karl Marx, mais especificamente seu trabalho mais citado, “O capital”, foram enormes empreendimentos dedicados à compreensão das profundas relações existentes na nova configuração social que surgiu em seu tempo. Marx, assim como outros estudiosos de sua época, estava preocupado com os novos problemas sociais que se agravavam nos centros urbanos. Sua proximidade com os movimentos trabalhistas da época influenciou profundamente seus trabalhos e sua forma de abordagem dos fenômenos associados à nova configuração do sistema econômico que surgia.

    *Referência: MARX, Karl. O capital, Volume I – Trad. J. Teixeira Martins e Vital Moreira, Centelha - Coimbra, 1974.

    Fonte principal: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/mais-valia.htm

  • mais valia absoluta = exploração, ou seja, + jornada, + força de trabalho


ID
1723759
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Muitos sociólogos pesquisaram extensivamente a respeito das consequências potenciais da divisão do trabalho – tanto para os trabalhadores em termos individuais, quanto para toda a sociedade. Para Karl Marx, a industrialização e o assalariamento dos trabalhadores resultaram na

Alternativas
Comentários
  • Para Marx, com o aperfeiçoamento da divisão do trabalho, o trabalhador foi gradativamente deixando de ser responsável pela produção integral de determinado objeto e passou a se dedicar unicamente a uma atividade. Assim, o produto passa por vários trabalhadores, cada um acrescentando alguma coisa a ele e, no final do processo, o produto é o resultado não de um trabalhador individual, mas de um coletivo de trabalhadores. Esta especialização das funções torna o trabalhador dependente, limitando suas habilidades. Isso gera uma alienação entre os trabalhadores, que perderiam todo o controle sobre o que produzem, ficando restritos a desempenhar tarefas monótonas, de rotina, carentes de valor criativo. O trabalho passa a ter um viés estritamente instrumental, uma forma de ganhar a vida e sobreviver.

     A resposta correta é a letra D. 

  • QUEM FEZ ESSA PROVA É COMUNISTA. FATO.

  • Letra D

  • Falar em Karl Max e procurar alienação nas alternativas é questão certa.

     

  • a vunesp puxa para o socialismo, então que for fazer PMSP ja espere esses tipos de questoes

  • Alternativa correta: d

    Segundo Karl Marx, a industrialização e o assalariamento dos trabalhadores resultaram na alienação dos trabalhadores. Transformando em forma principal das relações de trabalho com o advento do capitalismo industrial, caracteriza também a transformação da força de trabalho em mercadoria.

  • Po Karl Max, com certeza é alienação dos trabalhadores, ele vai contra o capitalismo, mamão com açúcar.

    GAB D

    APMBB


ID
1776106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital, julgue o item a seguir.

Os trabalhadores informais, temporários ou por conta própria da atualidade integram o que Marx chamou de superpopulação flutuante e estagnada, cuja função econômica é empurrar os salários dos trabalhadores ativos para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1) Superpopulação flutuante, constituída pelos operários que perdem seu trabalho por um certo tempo, em conseqüência da queda da produção, do emprego de novas máquinas, do fechamento de empresas. Com o incremento da produção, uma parte desses desempregados volta a se empregar; e também consegue emprego uma parcela dos novos trabalhadores que alcançaram a idade produtiva. O número total dos operários empregados aumenta, mas numa proporção decrescente em relação ao aumento da produção. 

    (2) Superpopulação latente, constituída pelos pequenos produtores arruinados e principalmente pelos camponeses pobres e pelos operários agrícolas que estão ocupados na agricultura somente durante parte do ano. Ao contrário do que ocorre no setor industrial, o progresso técnico na agricultura provoca uma diminuição absoluta da demanda de mão-de-obra. 

    (3) Superpopulação estagnada, constituída pelos grupos numerosos de pessoas que perderam definitivamente seu emprego e cujas ocupações irregulares são pagas muito abaixo do nível habitual de salário. Encontram-se entre esses os trabalhadores domésticos e os que vivem de trabalho ocasional. 
     


ID
1792945
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Classes e Mobilidade Social são conceitos fundamentais para a análise sociológica. Acerca de Conceitos de Classes e Mobilidade Social, pode-se afirmar que: 

Alternativas

ID
1807675
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quem sustenta que Marx só teria herdado de Hegel a ideia de que a história é "processo sem sujeito", e não a doutrina da dialética?

Alternativas
Comentários
  • Letra: D

    "Marx herdou: a categoria do processo sem sujeito"

    Fonte:A querela do humanismo (1967) LOUIS ALTHUSSER


ID
1807681
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociedade divide-se em classes, e para que uma classe possa se tornar sujeito histórico, ou seja, guia da sociedade, deve tornar-se classe dirigente.

Sobre o neo-marxismo na Itália é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B: não tem como separar o materialismo histórico da dialética.
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
1807684
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

( ) Para Adler, a concepção da história proposta por Kant é assimilável ao materialismo dialético de Marx.

( ) Para Lênin, a moral concebida independentemente da sociedade humana não existe, é uma mentira. A moral está subordinada aos interesses da luta de classe.

( ) O problema estético central do realismo é a reprodução artística adequada do "homem comum". Mas, como em toda filosofia profunda da arte, o ponto de vista estético, coerentemente pensado até o fundo, leva à superação da Estética pura.

( ) A Escola de Frankfurt surgiu do lnstituto de Pesquisa Social, fundado em Frankfurt no início da década de 1920. Em 1931 Max Weber torna-se diretor do Instituto; com ele a Escola se caracterizou como centro de elaboração e propagação da teoria critica da sociedade.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Esta fica muito fácil pelo absurdo afirmado na última assertiva.

  • Comecei lendo o último item e o erro de Weber gritou, como só tinha uma opção com a última alternativa falsa, nem precisei ler as outras.


ID
1807957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse importante problema metodológico. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

Em virtude de suas divergências acerca da natureza do conhecimento sociológico, Durkheim e Weber também divergem quanto à necessidade da neutralidade do sociólogo na pesquisa.


Alternativas
Comentários
  • Errado

    Durkheim e Weber Convergiam  também  quanto à necessidade da neutralidade do sociólogo na pesquisa.


ID
1807996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx e Georg Simmel, julgue o item a seguir.

Com sua proposta metodológica, Georg Simmel visava contribuir para a constituição da sociologia como ciência.


Alternativas
Comentários
  • Georg Simmel apresentou sua "Soziologie" em 10 capítulos (e diversos outros excursos) no ano de 1908 e contribuiu decisivamente para a consolidação desta ciência na Alemanha.


ID
1807999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx e Georg Simmel, julgue o item a seguir.

Ao denominar o seu método dialético como materialista e histórico, Karl Marx indica que, anteriormente, pensadores ignoravam as dimensões materiais da existência social.


Alternativas
Comentários
  • Havia autores materialistas, porém não dialéticos, como a corrente do materialismo francês do século XVIII e, na Alemanha, Feuerbach, mais próximo de Marx, e havia autores dialéticos, porém não materialistas, como a corrente do idealismo alemão, especialmente Hegel. A novidade do marxismo foi juntar essas duas abordagens numa metateoria coesa e coerente: o materialismo histórico/materialismo histórico-dialético.

ID
1808005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx e Georg Simmel, julgue o item a seguir.

Karl Marx denominou sua abordagem de crítica, tendo recorrido ao método dialético.


Alternativas
Comentários
  • O materialismo dialético é uma corrente filosófica que utiliza o conceito de dialética para entender os processos sociais ao longo da história.

    Essa teoria faz parte do marxismo socialista, criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).

    Além do materialismo, Marx e seu companheiro Engels (1820-1895) desenvolveram diversas teorias juntos com o intuito de compreender as relações sociais.


ID
1808008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

Em seu ensaio seminal Teoria tradicional e teoria crítica, Max Horkheimer refere-se à necessidade de a postura positivista compreender um método dialético e estruturalista e, assim, tornar-se uma teoria crítica.


Alternativas
Comentários
  • Apenas dialético, não estruturalista.

ID
1808011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

O método sociológico de Niklas Luhmann é do tipo estrutural-funcionalista.


Alternativas
Comentários
  • Luhmann propõe uma nova leitura da sociologia de MODO SISTÊMICO. Portanto, o método sioológico de Luhmanna não é do tipo estrutural- funcionalista e sim, SISTÊMICO.

  • Para Luhmann o método é sistêmico.


ID
1808014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

O método sociológico da teoria dos sistemas de Talcott Parsons é considerado um desenvolvimento lógico e consequente do método sociológico de Émile Durkheim.


Alternativas
Comentários
  • "Com Parsons, a sociologia americana acerta contas consigo mesma e transporta-se do modelo do funcionalismo para a teoria dos sistemas. Ao tempo de Parsons, a sociologia na América enveredou pelo empirismo sem fronteiras, abdicando dos fundamentos teóricos explorados por suas mais conhecidas expressões, como Marx, Weber e Durkheim".

    Fonte: CRÍTICA À TEORIA SISTÊMICA DA SOCIEDADE* Eduardo Henrique Lopes Figueiredo


ID
1808020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

O sociólogo estadunidense Charles Wright Mills considera que é necessário atentar às especificidades do que ele chama de problemas privados e de questões públicas, buscando apontar a maneira como se distinguem e, assim, o modo como refletem no que se considera o objeto da sociologia.


Alternativas
Comentários
  • Mills criou um conceito chamado de imaginação sociológica, ele descreveu a imaginação sociológica como nossa capacidade de ver a interação entre história e biografia. Com "história" ele não quis dizer apenas a época em que vivemos, mas também nossa posições na sociedade e os recursos a que temos acesso. O termo "biografia" engloba nossa experiência pessoal, nossas ações e pensamentos e escolhas. Para Mills uma maneira de desenvolver nossa imaginação sociológica é a distinção entre transtornos privados e questões públicas, para dessa maneira melhor estudar o objeto da sociologia.     


ID
1808023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

A por vezes denominada sociologia do Sul global concebe uma metodologia que visa reequilibrar injustiças históricas ligadas ao passado colonial e, assim, permitir a dominação epistemológica do Sul global.


Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em "permitir a dominação epistemológica do Sul global". Não se trata de uma dominação mas uma tentativa de se criar uma Teoria Social Global e a sociologia do sul contribuir para essa teoria global.


ID
2156248
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Se os clássicos da disciplina enfrentaram, por um lado, o desafio de abrir espaço para uma nova disciplina entre disciplinas do comportamento humano já existentes e bem estabelecidas, por outro, enfrentaram também, enquanto sociólogos, o desafio de compreender o mundo em que viviam. Sobre o ensino do Eixo Temático 2 – Análise sociológica do mundo moderno: a sociedade em que vivemos, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As concepções de ordem social fundadas na “Velha Sociedade”, as ideias de ordem divina e de posição fixa na hierarquia estamental já não eram capazes de explicar o que estava ocorrendo com a sociedade europeia e americana no final do séc. XVIII e no decorrer do séc. XIX.

( ) No Manifesto Comunista de 1848, Marx afirmou que o traço distintivo do sistema capitalista moderno é seu caráter racionalizado da empresa moderna.

( ) Durkheim e Weber não foram os primeiros a se ocupar das transformações que abalaram as estruturas estamentais.

( ) O advento do capitalismo significou uma ruptura radical com toda ordem precedente.

( ) O Manifesto Comunista é visto como um documento que pioneiramente descreve as características da modernidade, que podem ser resumidas na frase “tudo que é sólido desmancha no ar”.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • V – F – V – V – V.

  • pra cima pm paraiba

ID
2156251
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A emergência do capitalismo implica o advento de uma economia de larga escala, sem fronteiras nacionais, a qual requer uma administração de molde racional, em contraste com administrações de caráter tradicional (feudal ou patrimonialista), própria de economias de subsistência ou de alcance reduzido. Sobre o ensino do tópico a natureza do mundo moderno na visão de Karl Marx, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Essa explicação é um poema Edson. Se tem que reduzir uma aplicação imediata ela será de eficácia contida.

  • a partir de qual ponto de vista essa "A"está certa?

    marx, defendia que a culpa das desigualdades era por causa do capitalismo.


ID
2156257
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na segunda metade do séc. XX, o economista Mancur Olson dirigiu ao marxismo a crítica de que por mais precária que seja a situação que os membros da classe operária compartilhem, esta não se apresenta como uma razão suficiente para que os mesmos se reúnam para lutar por seus direitos. Sobre o posicionamento de Olson, de acordo com Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Na visão do estudioso, no caso de haver uma ação de caráter coletivo, nem sempre é possível ser beneficiado sem tomar parte dela.

    APMBB


ID
2156266
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A realidade das classes sociais no século XX se torna bem mais complexa do que aquela com a qual Marx se deparou no século XIX. O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais traça orientações para o ensino do tema desigualdade social e as classes sociais – a pluralidade de classes no século XX e XXI. Com base nas orientações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C) Assim como Marx, Weber percebia as classes como categorias econômicas. Entretanto, ele não achava que um critério único – posse ou falta de propriedade – determinasse a posição de classe.

  • Alternativa C. Para Weber as classes se baseavam em poder, riqueza e prestigio.

  • Gab C

    Classe social é um grupo dentro de uma sociedade que se diferencia de outros em decorrência de características econômicas, políticas ou culturais

    Assim como Marx, Weber percebia as classes como categorias econômicas.(correto) Entretanto, ele não achava que um critério único – posse ou falta de propriedade – determinasse a posição de classe.

    Em síntese, para Weber, as sociedades são divididas em estratos, e a posição das classes é condicionada pela renda, poder e status.

  • Para Marx a culpa das desigualdades sociais, era o capitalismo.

    para ele o sistema socioeconômico era baseado em (dominantes- dominados).


ID
2188879
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Um objeto externo, uma coisa que, por suas propriedades, satisfaz necessidades humanas, seja qual for a natureza, a origem delas, provenham do estômago ou da fantasia”. (MARX, Karl (2011) O Capital. Livro I, Volume I, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira. p. 57).

Essa caracterização feita por Marx, em sua célebre obra O Capital, descreve com exatidão o conceito de:

Alternativas

ID
2193307
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Marx e Engels (http://www.culturabrasil.org/manifestocomunista.htm), em seu Manifesto do Partido Comunista, consideram que “a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classes. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.”
Em vista disso, assinale a alternativa que define corretamente a burguesia e o proletariado.

Alternativas
Comentários
  • D) Os burgueses são os detentores dos meios de produção, e o proletariado vende sua força de trabalho.

  • Para Marx, existe uma sociedade de classe: a burguesia e o proletariado, aqueles detém os meios de produção e são a classe dominante; esses vendem sua força de trabalho e são a classe dominada. Tal dicotomia define para Marx a exploração de poucos sobre muitos.

    LETRA E

    APMBB


ID
2194174
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Chantal Mouffe (2015), cientista política belga, uma das representantes do pós-marxismo, critica a definição antagonista entre esquerda e direita. Para ela,

I- a abordagem racionalista e individualista do liberalismo contribui para o reconhecimento da natureza das identidades coletivas e é capaz de compreender a natureza pluralista e os conflitos acarretados pela pluralidade do mundo social.

II- a negação do antagonismo revela absoluta falta de compreensão da dinâmica de constituição de identidades políticas e do que está em jogo na política democrática, contribuindo para exacerbar o potencial de antagonismos na sociedade.

III- é necessária uma abordagem alternativa da política democrática, na qual a questão crucial é demonstrar como transformar o antagonismo numa forma de oposição que seja compatível com a democracia pluralista.

IV- existe distinção entre “político” e “política”, sendo que o “político” pode ser definido como a dimensão de antagonismo que constitui as sociedades humanas e “política” como o conjunto de práticas e instituições por meio das quais uma ordem é criada, organizando a coexistência humana no contexto conflituoso produzido pelo político.

V- a política democrática deve ter ascendência real sobre os desejos e fantasias das pessoas e oferecer formas de identificação que contribuam para as práticas democráticas.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
2201125
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Não só os intelectuais transformaram política em racionalidade, mas a proclamação das virtudes da racionalidade constituiu uma expressão de seu otimismo e serviu para alimentar o otimismo de todos. Seu credo era: à medida que avançamos na direção de uma compreensão mais verdadeira da realidade, avançamos consequentemente na direção de uma melhor governança da sociedade real e, assim, da realização mais plena do potencial humano. Como modo de construção do saber, a ciência não se limitou a construir-se sobre essa premissa; ela se propôs como método mais seguro de realizar a busca racional.” (WALLERSTEIN, I. “Ciência Social e Sociedade contemporânea. As garantias evanescentes de racionalidade” In: O Fim do Mundo como o concebemos. Ciência Social para o século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002.)

Na passagem acima, o sociólogo contemporâneo Immanuel Wallerstein faz referências ao otimismo que o fortalecimento da ciências, de um modo geral, bem como o surgimento das Ciências Sociais, de modo mais específico, propiciaram no contexto da consolidação da sociedade capitalista. Nesse sentido, qual, ou quais, das correntes sociológicas que surgiram entre os séculos XIX e XX seria, ou seriam exemplos desse otimismo?

Alternativas
Comentários
  • Achei que marxismo fosse pessimista

  • Positivismo não foi influenciado pelas ciências da natureza.

    LETRA E

  • O marxismo compreende o capitalismo de forma extremamente pessimista. Contudo, é ingenuamente otimista quanto à superação do capitalismo e instauração de uma sociedade sem classes.

  • A questão quer saber sobre o otimismo em relação a como as ciências "propiciaram no contexto da consolidação da sociedade capitalista".

    Marx via no desenvolvimento das ciências um caminho otimista. O capitalismo inclusive teria sido benéfico, ainda que devesse ser superado como um momento de transição para um outro sistema que levasse a cabo a promessa daqueles "progressos"


ID
2201128
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Hoje em dia, tudo parece levar em seu seio sua própria contradição. Vemos que as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e fazer mais frutífero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador. As fontes de riqueza recém-descobertas convertem-se, por arte de um estranho malefício, em fonte de privações”. MARX, K. People´s paper,p. 369.

Karl Marx se insere entre os pensadores que utilizam a dialética na maneira de analisar a realidade. Nesse sentido, a realidade social pode ser reconhecida como:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Teoria da Dialética (arte do diálogo), a tese é uma afirmação, antítese é a afirmação contrária à tese, já a síntese é o resultado das suas contradições, uma espécie de meio termo.


ID
2201131
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Mais do que a definição de um objeto de estudo da Sociologia, a concepção de sociedade é fundamental às Ciências Sociais. Isto é, tal concepção precede e orienta a formulação de métodos e definição de objeto. Desse modo, assinale a alternativa incorreta, no que diz respeito às concepções de sociedade para os autores clássicos da Sociologia:

Alternativas

ID
2201143
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Estado, como organização política ou instituição social foi objeto de análise dos três autores clássicos da sociologia (Durkheim, Weber e Marx). Para o sociólogo alemão Max Weber, o Estado se constitui como:

Alternativas
Comentários
  •  

    A TEORIA DO ESTADO MODERNO SEGUNDO KARL MARX E MAXWEBER

    Karl Marx define o estado como forma final do poder, ou seja, o estadoé o poder em si. Entendendo que o estado, é um destacamento avançado daburguesia, sendo defensor, exclusivamente dos interesses das classesdominantes, as quais, o mantem, com o único objetivo de manter seucontrole sobre a sociedade.Cabendo, as classes sociais, posicionados abaixo das classesdominantes, a luta pela tomada do controle da estrutura estatal, com o objetode atingir, não somente o poder estatal, também como ferramentafundamental para distribuição das riquezas e criação de uma sociedade mais justa e igualitária.Max Weber vê o estado como o meio para se chegar ao poder. Apolitica é o campo onde são travadas as lutas para que se atinja este objetivode forma legitima. E controlando-se o estado, tem-se o domínio do ‘’ poderestatal’’, o qual tem por prerrogativa, o controle social, sendo, o uso da força,de forma legitimada e investida pelo poder do estado. A forma demanifestação e aplicação efetiva do poder estatal.Para Weber, o capitalismo ocidental moderno, baseado na classe burguesanacional e nas instituições estatais, tendo o estado nacional moderno, comoprincipal pilar de sustentação de sua estrutura na sociedade. Cuja aliança(burguesia (donos do capital) e estrutura estatal), tem por objetivo aobtenção (manutenção) do poder do estado, e, por conseguinte, o controle decorações mentes das massas integrantes das demais classes sociais abaixode si posicionadas.Marx e Weber fazem análises distintas do mesmo objeto, em períodosdistintos da historia, tendo como pano de fundo predominante, em ambas asanálises, a moderna sociedade capitalista emergente, seus vínculos com aestrutura estatal, e seus conflitos com as classes menos favorecidas nesteprocesso de aliança entre estado e classe dominante. Momentaneamenteconvergindo e alguns pontos e na maioria das vezes, divergindo suas ideias eteorias.

    Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/88921589/A-Teoria-Do-Estado-Moderno-Segundo-Karl-Marx-e-Max-Weber

  • Gab D

    Para Weber, "o Estado é uma relação de homens dominando homens, relação mantida por meio da violência legítima (isto é, considerada como legítima). Ele é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território".


ID
2201164
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Dentre os chamados autores clássicos da Sociologia, Karl Marx é o único que não se preocupou com questões relacionadas à consolidação da Sociologia como ciência autônoma. Suas preocupações iam muito além disso e visavam a uma mudança profunda na realidade. Todavia, e em função dessa orientação para a mudança, Marx estabeleceu uma maneira de analisar a sociedade que influenciou boa parte da produção sociológica desde então. Sobre a maneira como Marx analisa a sociedade é correto afirmar que:

I. O estudo da sociedade deve ter como pressuposto que a realidade material é a base das relações sociais;

II. O modo de produção capitalista determina a cooperação e a solidariedade entre os trabalhadores, ainda que de modo alienado;

III. O capitalismo é um estágio necessário e transitório rumo a outro modo de produção, o socialismo.

IV. O trabalho é o primeiro fato histórico e a base para entender como se formam as relações sociais de produção.

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário.

    Numa sociedade dividida em classes, o trabalhador troca sua força de trabalho pelo salário, que é suficiente apenas para ele e sua família se manterem vivos, enquanto que o capitalista acumula capital (lucro), que é o símbolo maior de poder, de prestígio e status social.

    A exploração do trabalhador se dá pela mais-valia, a produção é superior ao que recebe de salário, sendo o excedente da produção o lucro do capitalista, que é o proprietário dos meios de produção. Assim se concretiza a ideologia do capitalista: a dominação e a exploração do operário/trabalhador para obtenção do lucro.

    Para Marx, falta ao trabalhador a consciência de classe para superar a ideologia dominante do capitalista e assim finalmente realizar a revolução, para se chegar ao socialismo.

  • alternativa que falou de solidariedade em Marx, já considera incorreta.

  • "Marx, dizia ele, não vê a solidariedade de interesses e nega-a na sociedade capitalista. Portanto "na defesa da independência proletária do Estado (do Estado burguês, N. B.) todas as classes estão igualmente interessadas quanto ao ponto de vista ideal. No domínio econômico, o Estado serve não somente de base à dominação de uma classe, mas também de auxilio à evolução econômica e ao aumento da soma total da riqueza nacional, o que corresponde aos interesses de todas as classes sociais como coletividade. A isto acrescenta-se também a missão educadora do Estado, que está diretamente interessado no progresso da cultura e na elevação do nível intelectual da população nacional, quando mais não seja, pela razão do poderio político e econômico estar ligado à "cultura"." (Tugan-Baranovski. Theorische Grundiangen des Marxismus — "Fundamentos teóricos do marxismo" — em russo).


ID
2201170
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do trabalho nas sociedades tribais.

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    Tribais- Estes trabalhavam apenas para sua subsistêcia nunca "produziam" a mais do que precisavam , não visavam o "lucro", apenas colhiam e caçavam o que eram de suas necessidades momentâneas.


ID
2216719
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber são pensadores considerados clássicos, por contribuírem, sociologicamente, para o entendimento social. Sobre essa contribuição, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2216746
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Karl Marx realizou uma análise crítica sobre a sociedade industrial, e uma de suas críticas diz respeito:

Alternativas

ID
2231935
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Figura incontornável a qualquer discussão sobre o mundo do trabalho o conhecimento acerca das reflexões de Karl Marx sobre tal tema. Em uma das melhores sínteses sobre esse assunto, o professor de sociologia da Universidade de Paris-V, Jan Spurk, assevera com contundência que Marx recusa vivamente a ideia de que o trabalho seja um dado natural. O trabalho é forjado, condicionado e socializado para tornar-se a parte efetivamente geradora do valor no âmbito do processo de reprodução ampliada do capital.(Karl Marx, in, MERCURE, D. & SPURK, J (orgs), 2005)

O conceito a seguir que perfaz plenamento tal aspecto fundamental é o de:

Alternativas

ID
2231947
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Marx inicia sua grande crítica do sistema capitalista pela análise da mercadoria. Tal atitude deve-se ao fato de a mercadoria desempenhar um lugar central na constituição desse sistema. À mercadoria cabe satisfazer às necessidades tanto do estômago quanto as da fantasia. Esse primado lógico que Marx lhe confere é devido ao fato de ela, no âmago das sociedades modernas, desempenhar o papel de unidade fundamental de expressão da(o):

Alternativas
Comentários
  • "A riqueza das sociedades em que domina o modo-de-produção capitalista apresenta-se como uma "imensa acumulação de mercadorias". A análise da mercadoria, forma elementar desta riqueza, será, por conseguinte, o ponto de partida da nossa investigação." (O Capital, Cap. I)