SóProvas



Questões de Teoria dos Jogos


ID
76759
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

. Num jogo com decisões simultâneas entre duas pessoas, há um Equilíbrio de Nash. Cada pessoa conhece previamente todas as estratégias possíveis e os retornos dos participantes para cada combinação de estratégias. Neste jogo, certamente,

Alternativas
Comentários
  • Um equilíbrio de Nash é caracterizado por estratégias dominantes. Isto é, cada jogador faz o melhor que pode, dadas as estratégias dos outros jogadores.

    Se temos um equilíbrio de Nash, com certeza teremos estratégias dominantes.

    O equilíbrio de Nash pode não ser único, portanto, temos apenas uma resposta que se aplica: 

    Letra B.
  • Samuel,


    na verdade você inverteu a relação entre ESTRATÉGIA DOMINANTE e EQUILÍBRIO DE NASH.

    O correto é:


    Para toda ESTRATÉGIA DOMINANTE, teremos necessariamente um EQUILÍBRIO DE NASH. Mas o contrário não é verdade (tal como dito por você).


    Ou seja, ESTRATÉGIA DOMINANTE é um caso particular de EQUILÍBRIO DE NASH. Podemos ter equilíbrio de Nash e não ter nenhuma estratégia dominante. Ao passo que, se tivermos estratégia dominante obrigatoriamente teremos um equilíbrio de Nash.



    Deus seja louvado!
  • A respos correta é

     d) Pelo menos uma estratégia, de um dos participantes, é dominante.


ID
228262
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à teoria econômica do oligopólio, analise:

I. No modelo de duopólio de Cournot, cada empresa toma sua decisão de produzir no pressuposto de que o preço de sua concorrente se mantenha constante.
II. Na teoria dos jogos aplicada à análise do oligopólio, uma empresa tem uma estratégia dominante quando os resultados obtidos com sua utilização são sempre os melhores, independentemente da atuação dos outros oligopolistas.
III. No modelo de duopólio de Edgeworth, cada empresa toma sua decisão de produzir no pressuposto de que a quantidade produzida por sua concorrente se mantenha constante.
IV. A dificuldade de se compor um cartel bem sucedido reside na possibilidade de um produtor romper o acordo para melhorar sua situação em relação aos demais.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O modelo de duopólio de Cournot parte da suposição básica de que existem duas firmas em um determinado mercado que produzem um mesmo produto homogêneo.
    Cournot supõe que as firmas estabelecem as suas quantidades simultaneamente,na forma de um jogo estático com informação completa, isto é, cada firma conhece a estrutura de custos de sua concorrente e a demanda de mercado e, a partir destas informações, decide qual estratégia deverá adotar.
    Neste caso, as estratégias das firmas serão justamente as quantidades que elas irão produzir.


ID
350422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IJSN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à teoria dos jogos.

A forma estratégica de um jogo captura quem move, quando move, que ações cada jogador pode tomar e os resultados associados às ações tomadas.

Alternativas

ID
539941
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em jogos apenas com estratégias puras, o equilíbrio de Nash

Alternativas
Comentários
  • Jogos de estratégia pura são aqueles nos quais os jogadores não baseiam suas estratégias em aleatoriedade. Em uma dada negociação, v.g., uma estratégia pura seria a de não cooperar nunca com a outra parte.

    O equilíbrio de Nash representa uma situação em que, em um jogo envolvendo dois ou mais jogadores, nenhum jogador tem a ganhar mudando sua estratégia unilateralmente.

    Logo: se em uma situação de estratégia pura, onde os participantes tendem a não cooperar uns com os outros, há possibilidade de sempre haver um ganhador não concorrendo para a ocorrência do Equilíbrio de Nash.

    Questãozinha filha da mãe, não!?


ID
563272
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em Teoria dos Jogos, uma das clássicas hipóteses é de que os jogadores tomem decisões

Alternativas

ID
570064
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a teoria microeconômica tradicional, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Encontrei este comentario no site do Tec Concursos:

    Prof. Amanda Aires Vieira A letra (A) é erradíssima e a explicação é simples: quando você lembrar de curvas inelásticas, lembre também que o imposto incidirá sobre o agente econômico que possuir a curva mais vertical! Logo, como a alternativa indica que o consumidor possui uma curva inelástica, será ele que arcará com todos os impostos.

    A letra (B) é incorreta pois o preço que maximiza o lucro do monopolista é dado pela demanda do consumidor. Lembre que a quantidade é estabelecida pela igualdade entre receita marginal e custo marginal, mas o preço é dado pela demanda de mercado do produto comercializado pelo monopolista.

    A letra (C) é incorreta pois a curva de demanda quebrada é utilizada para mostrar a partir de que ponto os oligopolistas concorrem em termos de preços ou não. Não se trata de fazer guerra de preços entre si.

    Finalmente, a letra (D) é a letra correta já que pode mostrar o conflito entre duas empresas que operam em oligopólio.

    A letra (E) é incorreta já que os jogos sequenciais podem não levar a resultados idênticos aos jogos simultâneos já que com o desdobramento dos jogos pode levar a resultados diferenciados.

    GABARITO: (D)
  • Não concordei com o gabarito.
    Segundo o livro do Varian, uma Estratégia Dominante configura-se quando há uma escolha ótima a ser feita por cada participante, não importando o que o outro faça.
    Ora, se para fazer a opção ótima não importa o que o outro vai fazer, eles atingem sim a melhor situação mesmo sem cooperarem.
  • É que se trata do dilema dos prisioneiros, um caso particular. "Exemplo na teoria dos jogos no qual dois prisioneiros devem decidir separadamente se confessam o crime; se um  deles confessar e o outro não, um receberá uma sentença mais leve e o outro mais pesada; mas se nenhum deles confessar a sentença sera mais leve que ambos confessando."
  • Leonardo Dantas,
    O equilíbrio de Nash em que dois jogadores tenham uma estratégia dominante pode não coincidir com o ótimo de Pareto. Tomando como exemplo o "dilema dos prisioneiros", suponha que haja duas estratégias no jogo: "confessar" e "não confessar". Suponha, também, os seguintes resultados para a combinação das estratégias:
    (prisioneiro 1 confessa, prisioneiro 2 confessa) = (3 anos de prisão, 3 anos de prisão)
    (prisioneiro 1 confessa, prisioneiro 2 não confessa) = (0 anos de prisão, 6 anos de prisão)
    (prisioneiro 1 não confessa, prisioneiro 2 confessa) = (6 anos de prisão, 0 anos de prisão)
    (prisioneiro 1 não confessa, prisioneiro 2 não confessa) = (1 ano de prisão, 1 ano de prisão)
    Para ambos os prisioneiros, a estratégia dominante do jogo é "confessar"; isso resultaria em um equilíbrio de Nash com as estratégias (confessa, confessa), o que resultaria em 3 anos de prisão para cada um. No entanto, esse resultado não é um ótimo de Pareto. Se fosse possível a cooperação entre os prisioneiros, o melhor resultado seria a última combinação, na qual os dois pegariam um ano de prisão. Assim, pode haver equilíbrio de Nash em estratégia dominante sem que seja um ótimo de Pareto.
  • Trecho retirado do Mankiw (Introdução a Economia, 6ª edição, p.336-337):

    "Oligopólios como um dilema dos prisioneiros

    O que o dilema dos prisioneiros tem a ver com os mercados e a competição imperfeita? É que o jogo dos oligopolistas que tentam atingir um resultado monopolista é semelhante ao jogo dos dois criminosos no caso do 'dilema dos prisioneiros'.

    [...]

    Esse exemplo ilustra por que os oligopólios têm dificuldade para manter lucros monopolistas. O resultado do monopólio é racional para o oligopólio no todo, mas cada oligopolista tem um incentivo para trapacear. Da mesma forma que o interesse próprio leva os criminosos do caso do dilema dos prisioneiros a confessar, o interesse próprio também faz que seja difícil para o oligopólio manter o resultado cooperativo com produção baixa, preços elevados e lucros de monopólio."


ID
737143
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na teoria dos jogos, num jogo com solução de equilíbrio em estratégia dominante cada jogador:

Alternativas

ID
821998
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos Modelos de Concorrência Imperfeita, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (A) = INCORRETA - Monopólio é a situação em que uma empresa domina sozinha a produção ou comércio de uma matéria-prima, produto ou serviço e que, por isso, pode estabelecer o preço à vontade. Ou seja, no monopólio há apenas a liberdade quanto ao preço e não quanto à quantidade demandada.
    (B) = INCORRETA - A firma monopolista maximiza o lucro produzindo a quantidade onde CMg = RMg:
    Cmg = 2Y
    RT = P * Y = 30Y - 2Y²
    Rmg = 30 - 4Y
    Então igualando temos:
    2Y = 30 - 4Y
    6Y = 30
    Y = 5 ==> o monopolista deve produzir 5 unidades.
    (C) = CORRETA - O Duopólio de Cournot e de Bertrand são exemplos da representação de um jogo na sua forma normal (equilíbrio de Nash - teoria do Jogos), enquanto que o Duopólio de Stackelberg é representado na forma extensiva.
    (D) = INCORRETA - O monopolista pode laborar com prejuízos desde que não sejam superiores aos dos custos fixos.
  • Modelo de Cournot - definição livro PINDYCK:

    "modelo de oligopólio no qual as empresas produzem mercadorias homogêneas, cada uma considera fixo o nível de produção de suas concorrentes e todas decidem ao mesmo tempo a quantidade a ser produzida."


    Equilíbrio de Nash - definição livro PINDYCK:

    "conjunto de estratégias ou ações em que cada empresa faz o melhor que pode em função do que suas concorrentes estão fazendo."


    Bons estudos!


ID
916099
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere um jogo em que dois amigos vão ao estádio assistir a um jogo de futebol, os dois gostam de ir ao estádio, mas não torcem pelo mesmo time. A torcida do time do amigo A fica do lado direito do estádio, e a torcida do time do amigo B fica do lado esquerdo do estádio. Se ambos foram para o lado direito, o jogador A recebe o equivalente em utilidade a dois reais e o jogador B recebe o equivalente a um real. Se ambos escolherem o lado esquerdo, então o jogador A recebe o equivalente a um real e o jogador B recebe o equivalente a dois reais. Se for cada um para um lado, eles recebem utilidade equivalente a zero. Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me dizer pq. a alternativa (e) está errada?

  • Luciano, para uma estratégia ser estritamente dominante, ela tem que SEMPRE garantir maiores payoffs que a outra estratégia, independente da escolha do outro jogador. Por exemplo, se o amigo B for para o lado esquerdo, a estratégia de ir para o lado direito resultará em menor payoff para o amigo A do que se ele fosse pro lado esquerdo também.

    Para comentar as outras é importante dar algumas informações: O nome deste tipo de jogo, com estes payoffs, é guerra dos sexos. Nele, existem dois equilibrios de Nash, que é quando ambos vão para o mesmo lado, mas nenhum deles é em estratégias nem fraca nem estritamente dominantes em estratégias puras.

    A) Errada, nenhuma estratégia domina a outra, para nenhum dos jogadores.

    B) Errada, para relembrar um equilíbrio de Nash é a melhor opção para o jogador B, dada a estratégia do jogador A. No caso a melhor estratégia para o jogador B é ir para a esquerda, dada a estratégia do jogador A de ir para a esquerda.

    Para C e D, que tratam de equilíbrios de Nash em estratégias mistas, utilizaremos a mesma linha de raciocínio.

    De acordo com o livro Microeconomia - princípios básicos, de Varian na página 569:

    Temos que descobrir a probabilidade ótima do amigo A ir para a direita ou para a esquerda. Vamos considerar p a probabilidade de ele ir para a direita e 1-p, a de ir para a esquerda. Da mesma forma, será q a probabilidade do amigo B ir para direita e 1-q do amigo ir para a esquerda.

    No caso de considerarmos a probabilidade do amigo B ir para a direita temos para o amigo A o ganho de :2p+0*(1-p)

    No caso de considerarmos a probabilidade do amigo B ir para a esquerda temos para o amigo A o ganho de 0*p+1*(1-p)

    Em equilíbrio temos: 2p+0*(1-p)=0*p+1*(1-p)

    2p=1-p

    3p=1

    p=1/3

    Podemos continuar os cálculos, mas já podemos ver que a letra C é a correta, visto que a letra D, considera p=q=1/2 que não é uma resposta ótima.

    Espero ter ajudado!!

  • Porque a (D) está errada?


ID
1097215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere às características da indústria do audiovisual, julgue o  item  subsecutivo.

Conhecidos como conteúdos audiovisuais de fluxo, os programas de auditório, os debates e os eventos esportivos consistem em produções audiovisuais realizadas, em geral, para veiculação imediata em uma única janela de exibição.

Alternativas

ID
1112422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das estratégias empresariais e dos modelos de concorrência, julgue o próximo item.

Nos jogos repetitivos, o dilema dos prisioneiros condena as empresas oligopolistas à prática de concorrência agressiva e a baixos lucros.

Alternativas
Comentários
  • Dado o dilema dos prisioneiros e a sequencia de jogos repetitivos, a tendência é que os oligopolistas entrem em acordo no decorrer do tempo (jogos repetitivos), aumentando, assim, seus lucros e substituindo a concorrência agressiva por uma convivência na base de acordos mútuos.

    Logo, JOGOS SEQUENCIAIS,  a tendência é que haja COOPERAÇÃO. 

  • Não podemos afirmar isso!

              Isso porque a assertiva não informa se estamos falando de um jogo repetitivo finito ou não.

              E isso faz toda a diferença: se um oligopolista sabe que é o último a se movimentar, então ele poderá usar este último movimento para levar o preço levemente abaixo do concorrente e levar vantagem no final.

              No entanto, se o jogo for repetitivo com número de jogadas indeterminada (jogo repetitivo infinito), a tendência é de que haja cooperação, de forma que não haverá dilema e concorrência agressiva.

    Resposta: E


ID
1209367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das diferentes estruturas de mercado e da indústria, dos seus impactos sobre preços, das estratégias de atuação e das formas para determinação do nível de concorrência, julgue os itens seguintes.

De acordo com o modelo de duopólio de Bertrand, as firmas fixam seus preços de forma simultânea, sendo o preço de equilíbrio superior ao verificado no modelo de duopólio de Stackelberg, segundo o qual a firma líder fixa seu preço antes da firma seguidora.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    ODuopólio é uma falha de mercado e tipo específico de oligopólio em que apenas dois produtores existem em um mercado. Esta definição é geralmente usada apenas quando duas empresas têm o controle dominante do mercado. No campo da organização industrial, normalmente se estuda o duopólio como se este fosse um oligopólio devido à sua simplicidade conceitual.

    O duopólio pode ou não direcionar as empresas a um acordo ou conluio e um abuso de posição dominante ou de uma situação de competição. A existência de um duopólio pode contrariar as leis antitruste. Um duopólio também pode direcionar as empresas a rumarem a cartelização (acordo tácito de manutenção de duopólio). Neste caso o duopólio torna-se mais complicado de ser gerido do que um monopólio natural.


    Modelo de duopólio de Bertrand

    Entre duas empresas, sendo que cada uma assumirá que a sua concorrente não mudará seus preços em resposta à queda da quantidade produzida. Quando ambos usam esta estratégia, eles chegam a um equilíbrio de Nash.

    • Quando as firmas são idênticas (mesma função custo) o equilíbrio de Bertrand será o equilíbrio competitivo onde, o preço é igual ao custo marginal. 

    Modelo de duopólio de Stackelberg

    • Neste modelo vamos considerar duas firmas.

    • Vamos assumir que a firma 1seja a líder e a firma 2 seja seguidora.

    • Nesse tipo de conjuntura a seguidora toma sua decisão quanto ao seu nível de produto (quantidade) dado o nível de produto da firma líder.

    • Não há simultaneidade (estratégia seqüencial) nas escolhas do nível de produto das firmas. 


    Erro: "preço de equilíbrio superior ao verificado no modelo de duopólio de Stackelberg"

    Fontes: 

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Duopólio

    www.uern.br/professor/arquivo_baixar.asp?arq_id=2854

  • Simplificando!

    O duopólio de Bertrand é eficiente economicamente e que o duopólio de Stackelberg não é. Isso já é suficiente para concluir que o preço de Bertrand é MENOR do que o modelo de duopólio de Stackelberg.


    Prof: Jetro e Heber

  • Gab: E.
    No Modelo de BERTRAND (concorrência via preço) se uma firma baixar o preço ela capturará os consumidores da outra firma, assim a outra tenderá a baixar o preço também. Essa guerra de preços continuará até o ponto em que as firmas estiverem igualando o Preço ao seu custo marginal (Cmg), e isso representará o equilíbrio no duopólio de bertrand.
    No modelo de STACKELBERG (liderança  de quantidade) uma empresa denominada "líder" do mercado toma as decisões de produção na frente da outra, depois as firmas seguidoras tomam decisões baseadas na decisão da "líder", e isso se torna ineficiente economicamente aumentando, assim, os preços dos produtos.
    Assim, no Modelo de BERTRAND o preço é menor do que o verificado no modelo de STACKELBERG.

  • Antes de partimos para a análise da questão, precisamos conhecer algumas definições importantes, trazidas pelo livro de Microeconomia do Pindyck.

    O modelo de Stackelberg: modelo de oligopólio no qual uma empresa determina seu nível de produção antes que as outras façam.

    O modelo de Bertrand: modelo de oligopólio no qual as empresas produzem mercadorias homogêneas, cada uma delas considera fixo o preço de suas concorrentes e todas decidem simultaneamente qual preço será cobrado. Nesse modelo o equilíbrio é igual ao mercado competitivo, onde o preço se iguala ao custo marginal.

    Sendo assim, a primeira parte da questão está correta, de acordo com o modelo de duopólio de Bertrand. As firmas fixam seus preços de forma simultânea, no entanto, a segunda parte invalida a questão, já que o preço de equilíbrio, no modelo de duopólio de Bertrnad, será INFERIOR ao verificado no modelo de duopólio de Stackelberg.

    Gabarito: Errado.


  • Errado!

              No modelo de Stackelberg, de fato há uma firma líder que toma decisão previamente, mas a variável de decisão é a quantidade produzida.

              No modelo de Bertrand é diferente: a variável de decisão é o preço.

              Isso muda totalmente o resultado, já que a firma sempre terá o incentivo a baixar o preço para tenatar obter para si toda a demanda. No entanto, esse incentivo leva-as a uma guerra de preços e a reduzirem seu preço até o custo marginal.

              O Modelo de Bertrand é o único entre os modelos mais conhecidos de oligopólio em que o equilíbrio leva a preço igual a custo marginal. Ou seja, Bertrand é aquele em que se verifica preço de equilíbrio mais baixo.

    Resposta: E

  • Errado!

              No modelo de Stackelberg, de fato há uma firma líder que toma decisão previamente, mas a variável de decisão é a quantidade produzida.

              No modelo de Bertrand é diferente: a variável de decisão é o preço.

              Isso muda totalmente o resultado, já que a firma sempre terá o incentivo a baixar o preço para tenatar obter para si toda a demanda. No entanto, esse incentivo leva-as a uma guerra de preços e a reduzirem seu preço até o custo marginal.

              O Modelo de Bertrand é o único entre os modelos mais conhecidos de oligopólio em que o equilíbrio leva a preço igual a custo marginal. Ou seja, Bertrand é aquele em que se verifica preço de equilíbrio mais baixo.

    Resposta: E


ID
1257379
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo Spiegel (2004), em relação aos Testes de Hipóteses, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
1257526
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à Teoria dos Jogos, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção que apresenta a seqüência correta.

(  ) Um equilíbrio de Nash é um conjunto de escolhas para o qual cada escolha do jogador é ótima, dadas as escolhas dos demais.

(  ) O dilema do prisioneiro é um tipo de jogo no qual o resultado eficiente de Pareto é estrategicamente dominado por um resultado ineficiente.

(  ) Uma estratégia é dita dominante para um jogador quando sua melhor escolha dependerá do que o outro jogador faça.

(  ) Se houver uma estratégia dominante para cada jogador em algum jogo, então não será possível prever qual será o resultado de equilíbrio.

(   ) Para definir a estratégia maximin de um jogador, deve-se primeiramente determinar os ganhos máximos de cada jogada.

Alternativas

ID
1284091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma economia possui os bens A, B e C e os consumidores X, Y e Z, com as seguintes preferências:

• X prefere o bem A ao bem B e é indiferente entre B e C;
• Y prefere o bem B ao bem A e é indiferente entre A e C;
• Z é indiferente entre todos os bens.

De acordo com essas informações, julgue o item abaixo.

Se forem permitidas trocas entre os consumidores, uma alocação por sorteio, em que X receba o bem C, Y receba o bem B e Z receba o bem A, é considerada eficiente no sentido de Pareto.

Alternativas
Comentários
  • Uma troca eficiente no sentido de Pareto é aquela em que ninguém consegue aumentar seu bem-estar sem que seja reduzido  o bem-estar de outra pessoa. 

    Dessa forma, a melhor troca possível seria:

    X receber bem A

    Y receber bem B

    Z receber bem C

    Quando realizada essas trocas, observa-se que não é possível realizar novamente uma piora do bem-estar de pelo menos um desses consumidores.

  • Note que o consumidor Y ganhou no sorteio aquele bem que é seu preferido: o bem B.

    Logo o consumidor Y perderia utilidade numa troca de B por A ou C.

    Por outro lado, o consumidor X prefere o bem A e recebeu C no sorteio.

    Ele elevaria sua utilidade se trocasse o bem C pelo bem A.

    E quem possui o bem A é o consumidor Z.

    Note ainda que o consumidor Z é indiferente entre qualquer um dos bens.

    Então, uma troca entre os consumidores X e Z melhora a situação de um - Y - sem piorar a de outro - Z.

    Assim, matamos a questão: se uma troca é economicamente bom para um sem ser ruim para outro, então ainda não estamos numa situação de ótimo de Pareto.

    Resposta: E


ID
1402396
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um indivíduo com ensino médio completo deve decidir se cursa ou não o ensino superior. O custo da oportunidade de cursar o ensino superior nesse caso seria:

Alternativas
Comentários
  • O custo de oportunidade seria a renda que poderia ser auferida caso o indivíduo resolvesse trabalhar com ensino médio durante o tempo que faria faculdade. Gab C

  • Letra C - O custo de oportunidade é medido pela melhor escolha que abrimos mão, no caso, a renda sacrificada do mercado de trabalho medida para um trabalhador com ensino médio completo. (Deixar de trabalhar com salário de nível médio para entrar na faculdade).

  • a) Errado! Esse é um custo efetivo de cursar a faculdade.

    b) Errado também. Trata-se de outro custo contábil.

    c) Aqui está o curso de oportunidade. É aquela vantagem que obteria se fizesse a opção por não cursar o ensino superior, que é o salário de um trabalhador com ensino médio completo.

    d) Errado porque ele ainda não tinha sequer entrado no curso superior. Então o salário de alguém com curso superior está longe de fazer parte do custo de oportunidade aqui.

    e) Errado de novo. Ele não obteria essa renda porque não tem o ensino superior.

    Resposta: C


ID
1410340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao estudo da teoria da regulação econômica, julgue o  item subsequente.

De acordo com a teoria econômica, para que se atinja uma situação pareto eficiente é necessária a atuação do Estado como planejador central.

Alternativas
Comentários
  • Errado!


    A situação pareto eficiente é uma situação em que temos o conceito de eficiência econômica. Não é necessária, obrigatoriamente, a atuação do Estado para que tenhamos uma situação pareto eficiente.

    Às vezes, quando um mercado possui muitas ineficiências (falhas de mercado), a intervenção do Estado pode atenuar essas falhas, melhorando o nível de eficiência. No entanto, para que um mercado atinja o nível de eficiência econômica, não precisamos necessariamente da atuação do Estado.


    Fonte: Professor Heber Carvalho - Estratégia Concursos

  • Segundo o livro do Varian, de Microeconomia, uma alocação eficiente de Pareto pode ser descrita como uma alocação em que:

    - Não há como fazer com que todas as pessoas envolvidas melhorem, ou

    - Não há como fazer com que uma pessoa melhore sem piorar a outra; ou

    - Todos os ganhos com as trocas se exauriram; ou

    - Não há trocas mutuamente vantajosas para serem efetuadas.

    Os conceitos supracitados não condicionam a presença do Estado para atingir a eficiência de Pareto, assim, o Estado pode ou não estar presente em uma alocação eficiente de Pareto. A presença do Estado é requerida, por exemplo, quando um mercado possui muitas falhas de mercado, já que a intervenção estatal pode atenuar essas falhas.

    Gabarito: Errado.
  • Engraçado...Tenho a mesma questão comentada pelo Prof Heber com uma justificativa sutilmente diferente:

     

    "De acordo com a teoria econômica, em regra, haverá situação Pareto eficiente
    quando temos um mercado de concorrência perfeita. Portanto, a assertiva é errada,
    pois o mercado de concorrência perfeita não necessita de intervenção do governo.
    Gabarito: Errado"

     

    Professor Heber Carvalho - Estratégia Concursos

     

    Para ser sincero concordo mais com a justificativa que a Cassi C. (21 de Outubro de 2015, às 13h28) postou.

  • Nunca!

    Basta lembrarmos do Primeiro Teorema do Bem-Estar:

    “Se todos fizerem transações em um mercado competitivo, todas as transações mutuamente vantajosas serão realizadas e o equilíbrio na alocação dos recursos será economicamente eficiente.”

    Ou seja, se vigorarem as premissas de concorrência perfeita, teremos uma situação Pareto eficiente apenas permitindo a livre troca entre os agentes econômicos.

    Não é necessária qualquer intervenção do Estado, quanto mais como planejador central!

    Resposta: E


ID
1454551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das teorias de atuação dos agentes econômicos em relação aos diversos tipos de bens, julgue o item a seguir.

Considere um mercado em que só há duas empresas ofertando determinado bem e não há possibilidade de acordo para cooperação entre essas empresas. Nessa situação, somente haverá equilíbrio de Nash quando cada empresa cobrar o menor preço possível.

Alternativas
Comentários
  •       Note que, estando num Equilíbrio de Nash, não haverá razão para desvio, por isso o nome “equilíbrio”.

              Note, ainda, que a questão expressa exatamente a situação que temos no modelo de oligopólio de Bertrand.

              Bem: se não há possibilidade de cooperação entre as empresas, cada uma delas estará sempre disposta a reduzir o preço marginalmente para atrair toda a demanda do mercado para si.

              Logo, nesta "guerra de preços", elas reduzirão seu preço até o ponto em que reduzi-lo simplesmente traz prejuízo porque cai abaixo do custo marginal, chegando-se ao menor preço possível.

              Chegando neste preço, não elevarão porque isso implicaria perder toda a demanda para a concorrência.

    Resposta: C

  • A questão apresenta o Modelo de Concorrência de Bertrand, no qual dois oligopolistas estabelecem seus preços simultaneamente, sem a possibilidade de conluio. Neste modelo, o equilíbrio de Nash cada empresa cobra preço igual ao custo marginal, ou seja, o menor preço possível.

    Para ilustrar podemos analisar o seguinte exemplo. Duas empresas ofertam o produto a determinado preço, acima do custo marginal. Caso uma delas decida reduzir o preço para o valor que iguale o custo marginal, ela irá dominar o mercado. A outra empresa faz o mesmo movimento, que se torna estável quando P = Cmg.

    GABARITO: CERTO

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2013/10/Coment%C3%A1rios-Microeconomia2.pdf


ID
1465867
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação a estratégias competitivas e jogos, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1825129
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A demanda de mercado de um produto vendido por um monopolista é Q = 190 - 2P, em que Q é a quantidade produzida e P é o preço. Se o custo marginal de produção é 30, a quantidade produzida que maximiza o lucro é:

Alternativas
Comentários
  • GABA A

     

    DADO: Q=190-2P

    ISOLANDO ..........> 2P=190 - Q

    P= 95 - Q/2

    RT= PxQ

    RT= (95-Q/2) X Q

    RT= 95Q - (Q^2)/2

    DERIVANDO A RT

    RMG= 95 - 2/2Q........................>RMG=95-Q

    CMG=RMG

    30=95-Q

    Q=65

  • Q = 190 – 2p (demanda direta: não interessa)

    P = 95 – 0,5q (demanda inversa: usar essa)

    Rt = 95q – 0,5q^2

    Rmg = 95 – q

    Cmg = 30

    Rmg = Cmg (otimização da produção e dos lucros)

    95 – q = 30

    Q = 65 (quantidade de equilíbrio)

    GABARITO: A

    Bons estudos!


ID
1872535
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria dos jogos mostra as decisões estratégicas de empresas, que levam em consideração as atitudes e as respostas dos outros. De acordo com este conceito é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1879261
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No contexto da Teoria das Expectativas Racionais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Melhor explicação. Obrigada!


ID
2113999
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria dos jogos pode ser útil para analisar o processo decisório nas empresas. No modelo do dilema dos prisioneiros,

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Vasconcellos (Economia Micro e Macro, 4 ed. 2006)

    Capítulo 6.1 - Teoria dos Jogos:
     

    Considere dois prisioneiros que cometeram determinados crimes juntos. Para obter a confissão (sem violência, como todo bom policial), o policial separa os dois prisioneiros, tomando-os incomunicáveis, (elimina-se as alternativas B e C, pois consideram a cooperação e a informalçao perfeita) propondo as seguintes alternativas para cada um: se um dos prisioneiros confessar e o outro não, o que confessou ganha liberdade e o outro pega 10 anos de prisão. Se ambos confessarem, ganha três anos de prisão cada um. Se ambos não confessarem, cada um ganha apenas um ano de prisão. Esses resultados podem ser representados com base na seguinte matriz, também conhecida como “Matriz de resultados”:

                                                           P2

                      ______________Confessa___________Não Confessa

    P1                Confessa           -3, -3                                 0,   - 10

                        Não Confessa    -10,  0                               -1,    - 1

    O Prisioneiro 1 pergunta-se:
    a) Se Prisioneiro 2 "Confessar", onde maximizo minha utlidade?

                                                           P2

                      ______________Confessa___________Não Confessa

    P1                Confessa           -3, -3                                 0,   - 10

                        Não Confessa    -10,  0                               -1,    - 1

    b) Se Prisioneiro 2 "Não Confessar", onde maximizo minha utlidade?

                                                           P2

                      ______________Confessa___________Não Confessa

    P1                Confessa           -3, -3                                 0,   - 10

                        Não Confessa    -10,  0                               -1,    - 1

    O Prisioneiro 2 pergunta-se:
    a) Se Prisioneiro 1 "Confessar", onde maximizo minha utlidade?

                                                           P2

                      ______________Confessa___________Não Confessa

    P1                Confessa           -3, -3                                 0,   - 10

                        Não Confessa    -10,  0                               -1,    - 1

    b) Se Prisioneiro 1 "Não Confessar", onde maximizo minha utlidade?

                                                           P2

                      ______________Confessa___________Não Confessa

    P1                Confessa           -3, -3                                 0,   - 10

                        Não Confessa    -10,  0                               -1,    - 1

     

    Estratégias (Prisioneiro 1; Prisioneiro 2

                                                           P2

                      ______________Confessa___________Não Confessa

    P1                Confessa           -3, -3                                 0,   - 10

                        Não Confessa    -10,  0                               -1,    - 1

    Observa-se que há estratégia dominante eliminando , a alternativa E

  • a) Correto! O resultado depende da decisão dos demais. Aliás, essa afirmação se aplica à Teoria dos Jogos de forma geral.

    b) Errado! Se cooperassem, não ocorreria o equilíbrio ruim para ambos.

    c) Não! Note que o dilema ocorre exatamente porque o jogador não sabe se o outro “confessará”.

    d) Não! As somas diferem. E o problema é que o equilíbrio se dá com uma soma ruim para os jogadores.

    e) Existe sim! E vimos que a estratégia dominante é confessar, o que leva a um equilíbrio ruim, com os dois confessando.

    Resposta: A

  • qual esta coreta


ID
2509978
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O modelo de Bertrand

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Errado, pode se utilizar da aplicação da teoria dos jogos

    B) Apesar de maximizarem o lucro igualando custo marginal com o preço, o modelo de Bertrand  é um oligopólio, e não uma concorrência perfeita.

    C) Quem se utiliza da determinação do volume de produção é o modelo de Cournot

    D) Errado, visto que a produção ótima do monopólio (Rmg=Cmg) é diferente da do modelo de bertrand (P=Cmg)

    E) CERTO: O modelo de Bertrand baseia-se na suposição de que as firmas concorrem por meio da determinação dos preços em vez das quantidades, a firma, ao decidir quanto vai produzir, considera fixo o nível de preço da firma concorrente

    bons estudos

  • Modeo de Bertrand:

    Há pelo menos 2 empresas produzindo produtos homogêneos;

    As empresas não cooperam (Não há conluio;

    As empresas concorrem através de preços somultaneamente;
    Todos os consumidores compram de quem oferta menor preço.

    FOnte: Wikipédia.

  • a) Não vimos teoria dos jogos, mas grave que podemos usá-la para muitas e muitas coisas em economia e outras ciências. E estudando concorrência, então, sua aplicabilidade é muito importante e supercomum. No modelo de Bertrand, por exemplo, estudamos como uma empresa reage aos movimentos da outra.

    b) Errado. O modelo de Bertrand se aplica a empresas oligopolistas.

    c) Errado também! Em Bertrand, a variável de decisão das firmas é o preço.

    d) O modelo é de oligopólio!

    e) É isso! No Modelo de Bertrand, as firmas competem via preço.             

    Resposta: E

  • Jetro Coutinho e Paulo Ferreira | Direção Concursos

    02/04/2020 às 16:19

    a) Não vimos teoria dos jogos, mas grave que podemos usá-la para muitas e muitas coisas em economia e outras ciências. E estudando concorrência, então, sua aplicabilidade é muito importante e supercomum. No modelo de Bertrand, por exemplo, estudamos como uma empresa reage aos movimentos da outra.

    b) Errado. O modelo de Bertrand se aplica a empresas oligopolistas.

    c) Errado também! Em Bertrand, a variável de decisão das firmas é o preço.

    d) O modelo é de oligopólio!

    e) É isso! No Modelo de Bertrand, as firmas competem via preço.             

    Resposta: E


ID
2780053
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao regime de metas de inflação no governo Lula (2002 a 2010), observou-se que, ao final dessa década, o regime apresentava alguns desafios.

Em relação a tais desafios, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A alta da taxa de inflação de 2010 poderia impactar a taxa de 2011.
( ) Conciliar o regime de metas com um crescimento mais elevado do PIB.
( ) Reduzir a meta inflacionária para o nível de países desenvolvidos, abaixo de 1%.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • I - A alta da taxa de inflação de 2010 poderia impactar a taxa de 2011.

    Isso se deve pelo efeito de indexação. Essa prática consiste em reajustar preços baseados em valores anteriores – ou seja, uma alta de preços acaba puxando outras. V

    II - Conciliar o regime de metas com um crescimento mais elevado do PIB. 

    A inflação segue os efeitos da lei de oferta e demanda na economia. Um crescimento mais elevado acaba por levar a pressões inflacionárias devido ao deslocamento para direita da curva de demanda. V

    III - Reduzir a meta inflacionária para o nível de países desenvolvidos, abaixo de 1%. 

    Os governos brasileiros nunca tiveram a pretensão de reduzir a inflação a níveis abaixo de 1%. Durante o governo Lula (2002 a 2010), a menor meta de inflação inicialmente projetada era a de 2003 (3,25%) com banda de 2%, ou seja, o limite inferior era de 1,5%. Apenas para fins de registro histórico, em 2002, primeiro ano do governo Lula a inflação já ficou acima do limite superior, o que levou a emissão da Carta Aberta pelo presidente do BC, de 21/1/2003, estabelecendo metas ajustadas de 8,5% para 2003 e de 5,5% para 2004. Em 2003 a inflação deu uma disparada chegando a 14,78% de inflação média segundo o IPC (novamente acima da banda superior da meta e nova carta aberta emitida). O BC já emitiu cartas abertas em 2002, 2003, 2004 e 2016, por ter ultrapassado o limite superior da meta de inflação no ano anterior; Já em 2018 o BC emitiu carta aberta por a inflação ficar abaixo da banda inferior da meta em 2017. F

  • Questão sobre Economia Brasileira, tratando do governo Lula e das metas de inflação.

    Vamos verificar as afirmativas:

    (V) A taxa de inflação de qualquer ano pode ser impactada pela elevação da taxa de inflação do ano anterior, isso ocorre porque a inflação, frequentemente, apresenta um componente inercial, isto é, é impactada pelos mecanismos de indexação (reajuste de preço com base em inflação passada para tentar recompor o poder de compra perdido).

    (V) Se há uma elevação da inflação, o regime de metas pressupõe a adoção de medidas para conter esse aumento, tais medidas são recessivas e visam a retrair a demanda para desestimular novos aumentos de preços. Sendo assim, há um claro desafio para "conciliar o regime de metas com um crescimento mais elevado do PIB";

    (F) A meta inflacionária nunca esteve em um patamar tão baixo como abaixo de 1%. Países subdesenvolvidos, como o Brasil e outros países latino-americanos, têm muita dificuldade de conviver com taxas tão reduzidas, isso ocorre por diversos motivos seja por diferença da estrutura produtiva ou mesmo por razões cambiais, etc.

    Portanto, temos V - V - F.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2812528
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No campo da Microeconomia, a chamada “teoria dos jogos”

Alternativas
Comentários
  • Embora similar à teoria da decisão, a teoria dos jogos estuda decisões que são tomadas em um ambiente onde vários jogadores interagem. Em outras palavras, a teoria dos jogos estuda as escolhas de comportamentos ótimos quando o custo e benefício de cada opção não é fixo, mas depende, sobretudo, da escolha dos outros indivíduos.

  • a) Errado! Pressupõe justamente um ambiente não paramétrico, já que os agentes influenciam as tomadas de decisões dos outros e variam sua estratégia de acordo com as dos demais, que também podem variar. Dizemos que é um ambiente estratégico.

    b) Errado também! Em teoria dos jogos, usualmente temos 2 jogadores. Poderíamos até contar com 3 jogadores. Mas mais que isso, impossível. Afinal, temos apenas 3 dimensões. Caso contrário, não conseguimos montar uma matriz de payoffs.

    c) Errado! Payoff não é a regra, mas o retorno, o ganho do jogador.

    d) Corretíssimo! Se o jogo é de decisões simultâneas, não há informação perfeita porque você não sabe como jogará o oponente.

    e) Errado! A estratégia maximin é aquela que busca evitar perdas grandes. É uma estratégia de cautela e ela leva em conta a ação dos demais jogadores, claro.

    Resposta: D

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Teoria dos Jogos!

    Vamos para as alternativas!

    A) Errada! Um ambiente paramétrico é um ambiente no qual o jogador não consegue influenciar o seu meio e age automaticamente. A teoria dos jogos pressupõe justamente um ambiente não paramétrico, já que os agentes influenciam as tomadas de decisões dos outros e variam sua estratégia de acordo com as dos demais, que também podem variar. Dizemos que é um ambiente estratégico.

    B) Errada também! Em teoria dos jogos, usualmente temos 2 jogadores. Poderíamos até contar com 3 jogadores. Mas mais que isso, fica impossível analisar sem computadores muito poderosos.

    C) Errada! Payoff não é a regra, mas o retorno, o ganho do jogador ao escolher uma estratégia.

    D) Certa! Se o jogo é de decisões simultâneas, não há informação perfeita porque você não sabe como jogará o oponente.

    E) Errada! A estratégia maximin é aquela que busca evitar perdas grandes (e não buscar melhores resultados). É uma estratégia de cautela e leva em conta a ação dos demais jogadores (ou seja, a escolha de um jogador DEPENDE do que os outros jogadores farão, portanto, a parte final da alternativa também está errada).


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2833141
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Teoria dos Jogos pode desempenhar papel crucial na formulação de estratégias competitivas para as empresas e define situações, denominadas jogos, em que pode haver ou não acordos vinculativos. Um jogo é considerado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e

    Os jogos econômicos praticados pelas empresas podem ser cooperativos ou não cooperativos. Um jogo cooperativo ocorre quando os participantes podem negociar contratos vinculativos entre si, o que lhe permite planejar estratégias em conjunto. Um jogo não cooperativo ocorre quando não é possível a negociação e o cumprimento de tais contratos entre os participantes.


ID
2995303
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em um jogo de estratégias puras, a solução de equilíbrio com estratégia dominante implica que cada jogador faz uma escolha estratégica

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, não mais:

    Art. 112. A pena privativa de liberdade será executada em forma progressiva com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos:    

    I - 16% (dezesseis por cento) da pena, se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça;    

    II - 20% (vinte por cento) da pena, se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça;    

    III - 25% (vinte e cinco por cento) da pena, se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça;     

    IV - 30% (trinta por cento) da pena, se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça;     

    V - 40% (quarenta por cento) da pena, se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário;    

    VI - 50% (cinquenta por cento) da pena, se o apenado for:     

    a) condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, com resultado morte, se for primário, vedado o livramento condicional;     

    b) condenado por exercer o comando, individual ou coletivo, de organização criminosa estruturada para a prática de crime hediondo ou equiparado; ou     

    c) condenado pela prática do crime de constituição de milícia privada;     

    VII - 60% (sessenta por cento) da pena, se o apenado for reincidente na prática de crime hediondo ou equiparado;     

    VIII - 70% (setenta por cento) da pena, se o apenado for reincidente em crime hediondo ou equiparado com resultado morte, vedado o livramento condicional.     

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3480673
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"Evidencia como uma empresa toma decisões de produção com base na minimização dos custos e como os seus custos variam com o volume produzido". Tal afirmativa refere-se a qual Teoria?

Alternativas
Comentários
  • O conjunto de todas as combinações de insumos e produtos que compreendem formas tecnologicamente viáveis de produzir é chamado de conjunto de produção.

    A função de produção indica a maior quantidade de produto que pode ser obtida a partir de determinada quantidade de insumos.

    ***********

    Vai estudar lei seca?

     

     Visite o meu IG de concursos públicos e conheça os MAPAS MENTAIS EM BLOCOS: lei seca 100% esquematizada por palavras-chave.

     

     Acesse:

     

     https://www.instagram.com/ser_concursos_publicos

     

    @ser_concursos_publicos


ID
3599290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IJSN-ES
Ano
2010
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da teoria dos jogos, julgue o item subsequente.


Um equilíbrio de Nash consiste em um par de estratégias dominantes.

Alternativas

ID
4935259
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No modelo de Cournot, cada empresa decide sua produção considerando fixo o nível de produção do seu concorrente (já decidido). Dentro da Teoria de jogos, tal fenômeno pode ser considerado como:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Na teoria de Cournot uma empresa segue a outra (é na sequencia).

    abs

    boa sorte!

  • Questão sobre estruturas de mercado e teoria dos jogos, mais especificamente oligopólios e o modelo de Cournot.

    Vamos resolver as alternativas.

    A) ERRADA. Na estratégia MaxMin, a empresa avalia todos os piores resultados possíveis de suas escolhas, após escolhe a opção que melhor a beneficia dentre os piores resultados. Ou seja, a estratégia é de minimizar as perdas.

    B) ERRADA. A estratégia mista consiste na distribuição de probabilidades nas possíveis escolhas a serem tomadas (algumas ou todas), ou seja, a decisão final se baseará em cálculo de probabilidades.

    C) CERTA. No modelo de Cournot, a competição é via quantidades e isso se dá, exatamente, de forma sequencial. As empresas tem conhecimento das possíveis escolhas das outras, isto é, a empresa 1 sabe das possíveis escolhas da 2 e escolhe com base nisso, da mesma forma a empresa 2, ao se mover depois de 1, saberá o que foi escolhido pela empresa 1.

    D) ERRADA. No jogo cooperativo, a competição não se estabelece entre unidades individuais e sim por grupos. As estratégias, portanto, passam a ser conjuntas e garantidas, por exemplo, por contratos.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5125633
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria dos jogos tornou-se uma ferramenta forte em economia para a análise do processo de tomada de decisões pelas empresas e agentes econômicos em geral. Analise as seguintes afirmações sobre esse tema.


I. Equilíbrio de Nash é um conjunto de estratégias em que cada um dos participantes faz o melhor que pode em função das estratégias dos demais participantes.

II. Estratégia dominante diz respeito à estratégia bem-sucedida para um participante, independentemente do que possa fazer seu oponente.

III. Estratégias dominantes são, em geral, estáveis.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Questão sobre Teoria dos Jogos, tema interessante dentro da microeconomia.

    Vamos analisar as afirmativas uma a uma:

    I - CORRETA. John Nash foi um matemático e foi representado nas telinhas por Russell Crowe em "Uma mente brilhante". O equilíbrio de Nash postula a melhor reação dos jogadores considerando a melhor ação dos outros jogadores. Nenhum jogador pode alterar unilateralmente sua decisão em um equilíbrio de Nash, pois não ganhará nada com isso.

    II - CORRETA. Dizer que um jogador tem estratégia dominante significa que ele vai tomar sempre essa decisão, qualquer que seja a decisão de seu oponente ou oponentes. Não importa o que os outros façam, o jogador sempre optará pela mesma estratégia dominante.

    III - CORRETA. Isso fica claro na explicação do item anterior, se o jogador sempre toma a mesma decisão, independente da decisão de seu oponente, isso configura uma estabilidade dentro do jogo.

    Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e III.


    Gabarito do Professor: Letra E.