SóProvas



Questões de Alimentação Parenteral


ID
762865
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das complicações da Nutrição Parenteral Total é a hiperglicemia. Segundo Brunner, uma das ações de enfermagem para esta complicação é

Alternativas
Comentários
  • Monitorar os sinais vitais (Intervenção geral)

    Monitorar a velocidade de infusão horária. (sobrecarga de líquidos)

    Observar quanto a estupor, confusão, letargia. (Hiperglicemia)

    Observar quanto a fraqueza, tremores, cefaléia. (Hipoglicemia)

    Colocar o paciente em decúbito lateral COM A CABEÇA ABAIXADA (Embolia gasosa)

    Fonte: Brunner e Suddarth

  • Monitorar os sinais vitais (Intervenção geral)

    Monitorar a velocidade de infusão horária. (sobrecarga de líquidos)

    Observar quanto a estupor, confusão, letargia. (Hiperglicemia)

    Observar quanto a fraqueza, tremores, cefaléia. (Hipoglicemia)

    Colocar o paciente em decúbito lateral COM A CABEÇA ABAIXADA (Embolia gasosa)


ID
1219144
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os processos de difusão e perfusão podem ser avaliados ao medir-se a saturação de oxigênio do sangue. Entre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • A vasoconstrição periférica relacionada à hipotermia pode produzir leitura de saturação periférica de oxigênio baixas, pela concentração do sangue próximo ao centro do corpo e menor circulação dele nas extremidades, logo, menor oxigenação na periferia do corpo.

    O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte. Idealmente, mais de 89% das suas células vermelhas devem estar transportando oxigênio. O sangue venoso é pobre em oxigênio, logo a saturação dele é mais baixa que no sangue arterial que é rico em oxigênio pois acabou de passar pelo pulmão e ainda não fez a distribuição do oxigênio pelo organismo.

    A policitemia é caracterizada pelo aumento do número de células vermelhas no sangue, resultando em um aumento da viscosidade do sangue que faz com que este circule mais lentamente dentro dos vasos, podendo provocar cefaleia, vertigem e, até, infarto. Logo, não diminui a viscosidade, como refere a alternativa C, mas sim, aumenta.

    Quase todo o oxigênio transportado pelo sangue está ligado à hemoglobina. Os eritrócitos ao passarem pelos pulmões têm suas moléculas de hemoglobinas saturadas em 95 a 100% de oxigênio (oxiemoglobina do sangue arterial) que serão gradualmente liberados para os tecidos. No sangue venoso que retorna ao coração a hemoglobina está apenas 64% saturada de oxigênio. Assim, o sangue que passa através dos tecidos libera perto de um terço do oxigênio que transporta. Logo, verificamos que a percentagem de hemoglobina que se agrega ao oxigênio nas artérias é igual à percentagem de hemoglobina saturada.

    Resposta D

    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.


     http://sbpt.org.br/espaco-saude-respiratoria-oxime...


ID
1268818
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na execução dos procedimentos de enfermagem, o enfermeiro deve considerar, dentre outros, que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C:

    A-)  A hipodermóclise consiste na administração de fluidos por via subcutânea, como uma modalidade eficaz de administração de soluções que auxiliam a terapêutica em cuidados paliativos.Volume máximo a ser infundido é de 2000 a 3000 ml/ sítio.
    B-) Injeção intratecalvia intratecal ou via subaracnóidea, é uma via de administração que consiste na injeção de substâncias no canal raquideano, diretamente no espaço subaracnoide, evitando assim a barreira hematoencefálicaatuando assim no sistema nervoso. É usada apenas caso não haja outras vias disponíveis por ser muito dolorosa. O enfermeiro não precisa ser especialista em terapias complementares.
    D-) NUNCA se administra O2 seco e sim umidificado para ser aplicado por meio cateter nasal.
    E-) Na ocorrência de luxação ou contusão o indicado é aplicação de frio imediatamente no local.

ID
1485376
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“A nutrição parenteral consiste na administração de todos os nutrientes necessários para cobrir a demanda metabólica,  por  via  central  ou  periférica,  em  pacientes  desnutridos  ou  não,  que  estejam  em  regime  hospitalar,  ambulatorial  ou  domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas." 

                                                                                    (Ministério da Saúde, 1988; Souza e Mozachi, 2005.) 

De acordo com a citação anterior, a nutrição parental é composta basicamente de

Alternativas
Comentários
  • Solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídeos, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração endovenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou a manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas. Logo, a nutrição parenteral é composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais.

    Resposta B

    Bibliografia www.anvisa.gov.br
  • Solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídeos, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipientes de plástico. Destina-se à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar. Visa a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.

  •  Querida Andrea Braz gostaria de agradecer pelo seu relevante comentário !!!   Será que vc poderia me ajudar na questão 5 a última alternativa que diz assim:

    Emulsões lipídicas intravenosas (ELIV) não podem ser infundidas simultaneamente com a nutrição parenteral através de um conector em “Y” próximo ao local de infusão e não devem ser filtrados....

    A questão foi considerada Errada...vc poderia me explicar onde está o erro , vito que tanto a  NPT quanto a ELIV são parenterais?

  • Letra B


ID
1580176
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Potter (2009), a nutrição parenteral é uma forma de suporte nutricional especializada, utilizada em pacientes que são incapazes de digerir ou absorver a nutrição enteral. Assinale a opção que apresenta complicações que podem ser acarretadas pela nutrição parenteral.

Alternativas
Comentários
  • NP deve ser infundida em velocidade constante, sendo que grandes alterações na velocidade podem resultar em hiper- ou hipoglicemia importantes.

  • Segundo Potter & Perry:

    Complicações sonda enteral: Aspiração Pulmonar, Diarreia, Constipação, Oclusão da sonda, Deslocamento da sonda, Cólicas abdominais, Náuseas e Vômitos, Retardo do Esvaziamento Gástrico, Desequilíbrio nos Eletrólitos Séricos, Sobrecarga hídrica e Desidratação hiperosmolar. 

    Complicações sonda parenteral: Desequilíbrio eletrolítico, Hipercapnia, Hipoglicemia, Hiperglicemia, Coma Hiperosmolar Hiperglicêmico não cetônico ou Síndrome Hiperosmolar Hiperglicêmica não cetótica.  


ID
1793650
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição parenteral consiste em oferecer por via endovenosa os nutrientes importantes para manter ou melhorar o estado nutricional do indivíduo, em condições semelhantes àquelas que são normalmente oferecidas à circulação após os processos absortivos.

Sobre os componentes que devem constar na nutrição parenteral, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A GLICOSE NÃO É ADM JUNTO ?

  • Gente porque a questão está errada?

  • A alternativa D apresenta uma pegadinha: carboidratos são precursores de glicose!

     

  • C) CORRETA - A NP é composta por MACRONUTRIENTES: aminoácidos, carboidratos e lipídeos; e por MICRONUTRIENTES: vitaminas, eletrólitos e oligoelementos.


ID
1824604
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É indicada sempre que houver incapacidade de absorção de nutrientes pelo trato gastrointestinal devido a causas anatômicas, infecciosas ou metabólicas e faz parte também da terapêutica em certas doenças que necessitam de repouso intestinal. O enunciado refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Analisando a questão:

    A nutrição parenteral é necessária nos casos em que a alimentação oral normal não é possível, quando a absorção de nutrientes é incompleta, quando a alimentação oral é indesejável e, principalmente, quando as condições mencionadas estão associadas, ou podem evoluir para um estado de desnutrição.

    A nutrição parenteral visa a fornecer, por via parenteral, todos os elementos necessários à demanda nutricional de pacientes com necessidade normal ou aumentada, cuja via digestiva não pode ser utilizada ou é ineficaz.

    A nutrição parenteral pode ser total, isto é, quando o paciente é nutrido exclusivamente por via parenteral, ou complementar, quando está associada à utilização concomitante da via digestiva. Pode ser ainda, central, quando é administrada em via central, como a veia cava superior, ou periférica, quando é administrada em veias periféricas.

    As principais indicações são: no adulto - em situações pré-operatórias, em doentes portadores de desnutrição, com doenças obstrutivas no trato gastrointestinal alto, complicações pós-cirúrgicas, lesões múltiplas, queimaduras graves, moléstias inflamatórias intestinas (ex.: Síndrome de Crohn, síndrome do intestino curto etc.).

    Na Criança/recém nascido - prematuros de baixo peso, má formação congênita do trato gastrointestinal, diarreia crônica intensa etc. Ou seja, a nutrição parenteral é indicada sempre que houver incapacidade de absorção de nutrientes pelo trato gastrointestinal devido a causas anatômicas, infecciosas ou metabólicas e faz parte também da terapêutica em certas doenças que necessitam de repouso intestinal.

    Resposta A.

    Bibliografia Teixeira Neto F. Nutrição Clínica. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2003. www.anvisa.gov.br

    Gabarito: Alternativa A.

  •  

    De acordo com o Protocolo do Hospital das Clinícas da Universidade Federal de Goiás - HC/UFG

     

     

    TERAPIA NUTRICIONAL PARENTERAL

     

     

    A terapia nutricional parenteral refere-se à oferta de nutrição por via parenteral (venosa), central ou periférica, realizada quando o trato gastrointestinal está indisponível ou quando a necessidade nutricional não pode ser atendida de forma completa pelo trato gastrointestinal (via oral/enteral). Em algumas situações a Nutrição Parenteral (NP) pode ser realizada por via periférica, principalmente quando esta é indicada como complementar a nutrição enteral e quando esta é proposta por tempo breve. A solução para infusão periférica não deve exceder a 900 mOsm/Kg (ex: glicose 10%, aminoácidos 2% e eletrólitos). A seleção e cálculo da NP deve considerar as limitações das condições mórbidas, como diabetes, doença crítica, sepse, doença hepática, doença renal, hipertrigliceridemia, dentre outras.

     

    Indicações

     

    • Trato gastrointestinal não funcionante ou contraindicado ou tentativa de acesso enteral fracassada;

    • Condições que impeçam o uso do trato gastrointestinal por mais que 7-10 dias em adultos, 5-7 dias em pacientes pediátricos e 1-2 dias em neonatos;

    • Quando o aporte enteral é insuficiente a associação com NP é recomendada a após cinco dias de TNE sem sucesso;

    • Fístula Gastrointestinal;

    • Pancreatite Aguda;

    • Síndrome do Intestino Curto;

    • Colite ulcerativa complicada ou em período perioperatório;

    • Desnutrição com mais de 10% a 15% de perda de peso;

    • Necessidades nutricionais maiores que a capacidade de oferta por via oral/enteral;

    • Hemorragia gastrointestinal persistente;

    • Abdome Agudo/Íleo paralítico prolongado;

    • Trauma abdominal requerendo repetidos procedimentos cirúrgicos.

     

     

    http://www.ebserh.gov.br/documents/222842/1033900/Manual+de+Nutricao+Parenteral+e+Enteral.pdf/98898f78-942a-4e5e-93be-4e13c63ee8cd

  • Nutrição parenteral é um método invasivo de alimentação, devendo ser feito quando não for possível a nutrição enteral.

    Observações

    - em emulsão ou solução

    - melhora a cicatrização

    - ajuda o ganho de peso

    - repõem carboidratos, lipídios, proteínas e aminoácidos

    NPP

    * osmularidade até 900

    * veias periféricas

    * usado para suplementação de 5 - 7 principalmente no pós operatório

    * não aceita glicose >10% e produtos vesicantes

    NPT

    * osmularidade maior que 900 ou maior que 700(cofen)

    * veias centrais( jugular, subclavia e cava superior)

    * aceita glicose ou destrose >10%


ID
1877482
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Como uma das formas de evitar infecção de corrente sanguínea, a equipe de enfermagem deve trocar o equipo de nutrição parenteral a cada:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA DÚBIA, SEGUNDO POTTER E PERRY 2013, 8ª EDIÇÃO, PAG 1044, DIZ QUE A TROCA DO SISTEMA DE INFUSÃO DA NP PODE SER DE 24HORAS OU 72 HORAS, IRÁ DEPENDER DO TIPO DE SOLUÇÃO SE É 2 EM 1 OU 3 EM 1. GOSTARIA DE SABER SE PROCEDE

  • ISSO MESMO ALANE TAMBEM ESTOU COM ESSA DUVIDA.

  • Segundo o manual da Anvisa a troca de equipo de nutrição parenteral é a cada 24h

  • Correta Letra D

  • PELOS LIVROS DO RÔMULO PASSOS É EM 24 HORAS QUE DEVEMOS TROCAR..

    CUIDADO PRA NÃO CONFUNDI 24,72,96 É PRA OUTRAS INFUSÕES INTRAVENOSAS AI SIM DEPENDE DE QUAL. NP É 24 HORAS.

  • -swan-ganz até 5 dias

    -cateter arterial periférico até 5 dias

    -Cateter Semi-Implantável ou tunelizados meses ou anos

    -Infusão contínua – proceder a troca a cada 72-96h .

    -Infusões intermitentes – proceder a troca a cada 24h.

    -Nutrição parenteral – proceder a troca a cada 24 h .

    -Emulsões lipídicas proceder a troca a cada 24h 

  • -swan-ganz até 5 dias

    -cateter arterial periférico até 5 dias

    -Cateter Semi-Implantável ou tunelizados meses ou anos

    -Infusão contínua – proceder a troca a cada>96h .

    -Infusões intermitentes – proceder a troca a cada 24h.

    -Nutrição parenteral – proceder a troca a cada a cada bolsa ou  24 h mais antiga referencia.

    -Emulsões lipídicas – proceder a troca a cada 12 h 

    propofol troca 6 a 12 h

    sist fechado monitorizacao hemodinamica e PAI troca 96h

    Equipo de bomba de infusao troca conforme fabricante

  • De acordo com o manual da Anvisa de 2017: Medidas de prevenção de infecção, na página 72, o equipo de nutrição parenteral deve trocado a cada bolsa. Logo, a questão estaria desatualizada


ID
1944607
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Temple (2004), ao administrar a Nutrição Parenteral Total (NPT), alguns cuidados devem ser aplicados para evitar complicações. No intuito de evitar a sobrecarga de volume ou BOLUS de glicose deve-se:

Alternativas

ID
1950217
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição parenteral (NP) é uma forma de suporte nutricional especializada administrada por via intravenosa. Um método utilizado para diminuir custos na preparação é a adição de emulsão lipídica à NP. A fim de evitar o êmbolo de gordura durante a infusão da NP, que cuidado de Enfermagem deve ser realizado?

Alternativas

ID
1975603
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição parenteral está indicada quando a nutrição oral ou enteral não é possível ou quando a absorção do trato gatrointestinal está comprometida. Sobre a Nutrição Parenteral Total (NPT) podemos afirmar que:

Alternativas

ID
1989877
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma paciente que esteja recebendo nutrição parenteral total (NPT) pergunta ao técnico de enfermagem por que sua glicose está sendo mensurada, já que ele não tem diabetes. Qual a melhor reposta do técnico de enfermagem?

Alternativas
Comentários
  • A nutrição parenteral é necessária nos casos em que a alimentação oral normal não é possível, quando a absorção de nutrientes é incompleta, quando a alimentação oral é indesejável e, principalmente, quando as condições mencionadas estão associadas, ou podem evoluir para um estado de desnutrição. A NPT é uma solução ou emulsão composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada a administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas. Durante a administração da NPT é necessário o registro claro e preciso de informações relacionadas à administração e a evolução do paciente, quanto aos dados antropométricos, peso, sinais vitais, balanço hídrico, glicemia entre outros. As fórmulas padronizadas de NPT apresentam um conteúdo elevado de glicose e aminoácidos, podendo ocorrer hiperglicemia e outros distúrbios metabólicos. A glicemia deve ser controlada de forma mais rígida em pacientes diabéticos. Logo, a melhor resposta do técnico de enfermagem é de que a NPT pode causar hiperglicemia e é importante manter o seu nível de glicose sanguínea dentro da normalidade.

    Resposta C

    Bibliografia http://www.sbrafh.org.br/site/public/temp/4f7baaa9...

ID
2008858
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via de administração mais comum para a nutrição parenteral total (NPT) ocorre através de um(a)

Alternativas

ID
2038459
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Coloque verdadeiro (V) ou falso (F) acerca dos cuidados de enfermagem frente à terapia de nutrição parenteral (NP) e assinale, a seguir, a opção correta.

( ) A NP deve ser infundida por bomba de infusão com equipo apropriado e em temperatura ambiente.

( ) Trocar o equipo de infusão da NP a cada 72h, registrando em formulário a data da troca.

( ) Manter acesso venoso exclusivo para infusão da NP .

( ) Interromper a administração da NP se o paciente apresentar pirogenia.

( ) Instalar soro glicosado a 5%, acima de 120ml/hora na primeira hora de infusão da NP.

Alternativas
Comentários
  • A infusão assistida por bomba garante alta precisão e taxas de infusão constantes e permite a programação dos ciclos. A NP venosa central deve sempre ser administrada com uma bomba de infusão. A bomba de infusão tema vantagem de evitar oscilações do gotejamento e as possíveis alterações nas concentrações séricas de glicose e de triglicérides. A nutrição parenteral deve ser retirada da geladeira com antecedência suficiente para atingir a temperatura ambiente, recomendada para a sua administração. Enfim, a primeira afirmativa é verdadeira. O equipo para NP deve ser trocado com a bolsa a cada 24 horas, registrando em formulário a data da troca. A segunda afirmativa é falsa. O cateter deve ser de uso exclusivo para NPT. Ou seja, deve-se manter acesso venoso exclusivo para infusão da NP, para dimimuir o risco de interações e precipitação. A Terceira afirmativa é verdadeira. Reação pirogênica é a reação que o organismo apresenta quando é invadido por. Ela é caracterizada por respostas agudas como febre, calafrios, tremores, cefaléia, hipotensão, etc. Na suspeita de contaminação das soluções de NPT, suspender a infusão imediatamente, colher hemoculturas do paciente e das soluções, guardar o frasco de NPT, iniciar terapia antimicrobiana imediatamente. Comunicar a CCIH e Farmácia. Logo, a quarta afirmativa é verdadeira. Em caso de interrupção da NP deve-se manter infusão de Soro Glicosado a 10%, na mesma velocidade de infusão, para evitar a ocorrência de hipoglicemia, e comunicar o médico responsável. A última afirmativa é falsa.

    Resposta A

    Bibliografia http://www.sbrafh.org.br/site/public/temp/4f7baaa9...
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com o Protocolo Clínico Rotinas e Normas de Terapia Nutricional Parenteral e Enteral no Adulto e no Idoso.HUUFMA.2010.

     

    ( V )

     

    ( F )

    O equipo para NP deve ser trocado com a bolsa a cada 24 horas, registrando em formulário a data da troca.

     

    ( V )

     

    ( V )

     

    ( F )

     Em caso de interrupção da NP deve-se manter infusão de Soro Glicosado a 10%, na mesma velocidade de infusão, para evitar a ocorrência de hipoglicemia, e comunicar o médico responsável. 


ID
2075923
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na utilização da Nutrição Parenteral em ambiente hospitalar, a monitorização cuidadosa pelo enfermeiro é fundamental para o sucesso do método. Dentre as afirmações descritas a seguir, assinale a opção INCORRETA em relação à Nutrição Parenteral.

Alternativas
Comentários
  • Interromper a solução durante encaminhamento a exames fora do setor, mantendo a permeabilidade da via com solução salina. NÃO SE PODE INTERROMPER, A ADM DEVE SER CONSTANTE!


ID
2103088
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição parenteral é uma forma de suporte especializada, na qual os nutrientes são fornecidos intravenosamente. Em relação à nutrição parenteral, é correto afirmar que ela é indicada em caso de

Alternativas
Comentários
  • Principais indicações da Nutrição Parenteral - No adulto: em situações pré-operatórias, em doentes portadores de desnutrição, com doenças obstrutivas no trato gastrointestinal alto, complicações pós-cirúrgicas, lesões múltiplas, queimaduras graves, moléstias inflamatórias intestinas (ex.: Síndrome de Crohn, síndrome do intestino curto etc.). - Na Criança/recém nascido: prematuros de baixo peso, má formação congênita do trato gastrointestinal, diarréia crônica intensa etc. Em grandes queimados a via NPT é a única maneira de fornecer grandes quantidades de micronutrientes que são necessários durante as primeiras duas semanas após o traumatismo.

    Resposta B

    Bibliografia http://www.sbrafh.org.br/site/public/temp/4f7baaa9...
  • Essa questão caberia recurso. Pois a Nutrição Enteral é indicada em casos de doenças críticas ( como por exemplo queimaduras). E a NE não é indicada em casos de diarréia (com mais de 3 evacuações líquidas ou semi líquidas). A NP é indicada em casos de diarréia grave.

    Então, como disse acima, caberia recurso.


ID
2125816
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem como membro da equipe de saúde pode ser solicitado, com supervisão do enfermeiro, a monitorar possíveis complicações que possam ocorrer durante a nutrição parenteral. Acerca desse procedimento, assinale o item correto.

Alternativas
Comentários
  • Queria saber qual biografia foi retiradas essas questões.

  • A nutrição parenteral é necessária nos casos em que a alimentação oral normal não é possível, quando a absorção de nutrientes é incompleta, quando a alimentação oral é indesejável e, principalmente, quando as condições mencionadas estão associadas, ou podem evoluir para um estado de desnutrição. A NPT é uma solução ou emulsão composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada a administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas. O desuso do trataograstrointetinal tem sido associado à atrofia das vilosidades e encolhimento generalizados das células do SGI, com isso as bactérias podem se mover do intestino não utilizado para a corrente sanguínea resultando em uma sepcemia Gram-negativa. Ou seja, a glutamina pode ser considerada como fonte energética preferencial por enterócitos, e a sua depleção exerce impacto negativo sobre a celularidade da mucosa intestinal. Isto contribui para alterações na função de barreira do epitélio digestivo, as quais, aliadas a outras situações que debilitam a mucosa, como a má perfusão e as alterações hormonais, acabam por predispor à translocação bacteriana e, consequentemente, sepse. O cateter deve ser de uso exclusivo para NPT. Conectar o equipo diretamente ao cateter ou utilizar um intermediário de uma via. Dispositivos para conexão em Y (torneirinhas ou polifix ) são inadequados. Nos casos de pacientes com hiperglicemia e em nutrição parenteral, deve-se monitorar o nível de glicose sanguínea várias vezes ao dia. A NP é infundida em bomba de infusão (BI), alterações da velocidade de infusão devem ser evitadas e o volume infundido rigorosamente controlado, para evitar oscilações do gotejamento e as consequentes alterações nas concentrações séricas da glicose e de triglicérides.

    Resposta A

    Bibliografia Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. http://www.sbrafh.org.br/site/public/temp/4f7baaa9...
  • Essa questão está toda orientada pela Brunner. 2011


ID
2142364
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação a nutrição parenteral, assinale com “V”, quando a afirmativa for verdadeira e “F”, quando for falsa, para os seguintes apontamentos. Posteriormente, assinale as alternativas abaixo aquela que representa a resposta obtida.

( ) Antes da infusão da nutrição parenteral ser administrada, a solução deve ser inspecionada quanto à separação em camadas, aspecto oleoso ou qualquer precipitado. Caso qualquer um desses estar presente, ela não deverá ser infundida.

( ) Nutrição parenteral não devem ser não deve administradas por meio de bombas infusoras.

( ) Formulações com concentrações de glicose superiores a 10% não devem ser administradas através de veias periféricas, pois irritam pequenas veias, causando flebite química.

( ) Quando uma solução de nutrição parenteral é abruptamente interrompida, uma solução de glicose isotônica deve ser administrada para evitar a hipoglicemia de rebote.

( ) Emulsões lipídicas intravenosas (ELIV) não podem ser infundidas simultaneamente com a nutrição parenteral através de um conector em “Y” próximo ao local de infusão e não devem ser filtrados.

Alternativas
Comentários
  • Os produtos farmacêuticos e correlatos para preparação da NP devem ser previamente tratados para garantir a sua assepsia externa e inspecionados visualmente quanto à presença de partículas. Após a manipulação, a NP deve ser submetida à inspeção visual para garantir a ausência de partículas, precipitações, separação de fases e alterações de cor, bem como deve ser verificada a clareza e a exatidão das informações do rótulo. A NP pronta para uso deve ser submetida a controles antes da infusão como a inspeção visual, para assegurar a integridade física da embalagem, ausência de partículas, precipitações e separação de fases, além da verificação da exatidão das informações do rótulo. Ou seja, a primeira afirmativa é verdadeira.

    A NP deverá ser infundida por meio de fluxo controlado (bomba de infusão) com volume e vazão determinados pelo médico prescritor. Ou seja, a segunda afirmativa é falsa.

    As soluções contendo glicose são uma excelente opção, por ser uma fonte calórica pronta para utilização. A NP pode ser administrada por via central (colocação de cateter entre a saída da veia cava superior e entrada do átrio direito) ou periférica (colocação de cateter em veias comuns). As fórmulas com concentração de glicose superior a 10% não devem ser administradas através de veias periféricas, pois irritam pequenas veias, podendo causar flebite química. Terceira afirmativa é verdadeira.

     Sempre que interromper o uso da NP por qualquer motivo, instalar solução de glicose a 10% na mesma velocidade de infusão para evitar a hipoglicemia de rebote, já que o paciente estava com níveis estáveis de glicemia e de repente é interrompido. Log, a quarta afirmativa é verdadeira.

    A utilização de Emulsões lipídicas intravenosas, por ser pouco hipertônica e possuir elevada densidade calórica (9 Kcal/g de lipídio), proporciona uma NPT de menor volume e menor osmolaridade, se comparada a uma que utiliza exclusivamente glicose como fonte calórica. Ou seja, a quinta afirmativa é falsa.


    Resposta B


    Bibliografia


    http://www.sbrafh.org.br/site/public/temp/4f7baaa9...

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

  • CUIDADOS DE ENFERMAGEM

     

    • Realizar o controle da glicemia capilar a cada 6 horas nas primeiras 72 horas,espaçando este controle para 12 horas em caso de estabilidade, ou conforme.

     

    • prescrição médica ou de enfermagem

     

     • · Controlar a diurese e realizar balanço hídrico.

     

    • · Sempre que possível, pesar o paciente semanalmente; a altura deve ser verificada na admissão do paciente.

     

    • · Realizar exame físico conforme rotina do serviço, observando o grau de hidratação, a presença de edema, queixas de fome ou sede, alterações do nível de consciência, sinais de deficiência de vitaminas.

     

    • · Em caso de bacteremia com suspeita de contaminação de NP, seguir as seguintes recomendações da CCIH/HC:

     

    https://www.enfconcursos.com/uploads/slides/2015/06/slides_14337905355575e8471371b.pdf


ID
2153806
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as assertivas abaixo sobre o uso da nutrição parenteral neonatal.

I. Está indicada, além de outros casos, para pós-operatório em que não será iniciada nutrição enteral por mais de 5 dias.

II. Pode ser administrada por cateteres periféricos desde que a concentração de glicose não exceda 12,5% e proteína de 2%.

III. A troca dos equipos de infusão deve ser realizada a cada 72 horas.

IV. Deve-se monitorar glicemia, pelo menos de 12 a 24 horas.

Pode-se dizer que as assertivas corretas são

Alternativas

ID
2155882
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente portador de doença diverticular de cólon esquerdo. É submetido à colectomia esquerda com anastomose. No pós-operatório, apresenta deiscência de anastomose sendo reoperado. Após uma semana sem alimentação, é iniciada nutrição parenteral.

Para diagnosticar hiperalimentação, são utilizados os seguintes parâmetros:

Alternativas

ID
2201035
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração parenteral de fluidos, eletrólitos, carboidratos, aminoácidos, lípides, vitaminas e minerais está indicada nos pacientes em que a nutrição oral livre, por gavagem ou enteral for impedida, insuficiente, perigosa ou contraindicada. A Nutrição Parenteral (NP) envolve risco de complicações. Assinale a alternativa que apresenta um desses riscos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com o artigo o Terapia nutricional enteral e parenteral: complicações em pacientes críticos - uma revisão de literatura.

     

    Nutrição Parenteral (NP)

     

    A nutrição parenteral (NP) é uma opção segura aos pacientes impossibilitados de utilizar o trato gastrintestinal, durante 7 a 10 dias, que apresentam perda de peso superior a 10% do usual, e quando são impossibilitados de tolerar a NE.

     

    A administração da nutrição parenteral é contraindicada em pacientes hemodinamicamente instáveis (choque séptico, cardiogênico, hipovolemia), com edema agudo do pulmão, anúricos sem diálise e na presença de distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos graves.

     

    A infecção no local do cateter é uma complicação comum e grave, que pode levar a sepse, associada a um aumento da morbidade, mortalidade e maiores gastos hospitalares.

  •  Nutrição Parenteral (NP)

     A nutrição parenteral (NP) é uma opção segura aos pacientes impossibilitados de utilizar o trato gastrintestinal, durante 7 a 10 dias, que apresentam perda de peso superior a 10% do usual, e quando são impossibilitados de tolerar a NE.

     A administração da nutrição parenteral é contraindicada em pacientes hemodinamicamente instáveis (choque séptico, cardiogênico, hipovolemia), com edema agudo do pulmão, anúricos sem diálise e na presença de distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos graves.

     A infecção no local do cateter é uma complicação comum e grave, que pode levar a sepse, associada a um aumento da morbidade, mortalidade e maiores gastos hospitalares.


ID
2206753
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São complicações da Nutrição Parenteral, EXCETO:

Alternativas

ID
2242639
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que contém complicações metabólicas da nutrição parenteral.

Alternativas
Comentários
  • Consegui acertar por eliminação, más a relação NP com hipercapnia...por favor se alguém souber deixe um comentário, pois ficarei imandamente grata ..rsrrsr

  • A hipercapnia pode ocorrer em hiperalimentação ou oferta excessiva de carboidratos em pacientes com disfunção respiratória.
     

  • As complicações devido ao uso de NPT, dividem-se em três grandes grupos:

    - Mecânicas: Relacionadas ao cateter: deslocamento em direção cefálica, perfuração do vaso, pneumotórax, hemotórax, desconexão do cateter com perda sanguínea ou embolia gasosa;

    - Metabólicas: Sobrecarga hídrica, Hiperglicemia, Hipoglicemia, Hipertrigliceridemia, Hipercapnia, Deficiência de ácidos graxos essenciais, Síndrome de retroalimentação, Distúrbios eletrolíticos, Distúrbios hepatobiliares, Gastrite e úlcera de estresse;

    - Infecciosas: Sepse relacionada ao cateter, tendo como agentes etiológicos mais freqüentes: Staphylococcus epidermidis, fungos, bacilos Gramnegativos (Escherichia coli, Serratia marcescens, Enterobacter cloacae) e Staphylococcus aureus.

    http://www.hgv.pi.gov.br/download/201204/HGV25_acf79f701f.pdf 


ID
2298085
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Nutrição Parenteral Total (NPT) é uma modalidade de nutrição quando a nutrição oral ou enteral não é possível ou quando a absorção ou função do trato gastrintestinal é insuficiente para manter as necessidades nutricionais do paciente. Marque a alternativa que NÃO representa um cuidado de enfermagem com o paciente em uso de NPT:

Alternativas
Comentários
  • o ACESSO VENOSO É CENTRAL NA NPT


ID
2507431
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As complicações relacionadas à administração de nutrição parenteral total (NPT) podem ser divididas em 3 categorias principais: metabólicas, infecciosas e mecânicas. Em relação às complicações metabólicas, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Quando uma solução de NPT não está temporariamente disponível, a administração de soro glicosado a 50% é recomendada para evitar a hipoglicemia.

  • A recomendação de BRUNNER E SUDDARTH é soro glicosado 10% na mesma velocidade de infusão prescrita para a dieta..

    Página 1768


ID
2585215
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os cuidados de enfermagem relacionados com a Nutrição Parenteral (NP) são:

Alternativas
Comentários
  • Nutrição Parenteral (NP) é uma solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.

    O equipo da NP deve ser trocado a cada 24 horas.

    As bolsas de NP devem ser retiradas da farmácia duas horas antes de sua instalação, para atingirem a temperatura ambiente. A aclimatação da bolsa deverá ser realizada no posto de enfermagem em temperatura ambiente e proteção da luz. A bolsa deverá ser mantida em sua embalagem plástica até o momento da manipulação.

    A manipulação da bolsa deverá ser realizada com técnica asséptica, evitando sua contaminação. Ou seja, com luvas estéreis.

    A NP deverá ser infundida por meio de fluxo controlado (bomba de infusão) com volume e vazão determinados pelo médico prescritor.

    Gabarito do Professor: Letra E

    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Resolucao_453-14_Anexo.pdf
  • Instalar em temperatura ambiente, nunca aquecer. Caso haja necessidade de degelo, retirar em média 1h antes.

    A troca de equipo será feita a cada bolsa( conexões higienizadas com rigor asséptico.

    Não se deve compensar a velocidade ml/h caso haja atrasos na administração.

  • Nutrição Parenteral (NP) é uma solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.

    O equipo da NP deve ser trocado a cada 24 horas.

    As bolsas de NP devem ser retiradas da farmácia duas horas antes de sua instalação, para atingirem a temperatura ambiente. A aclimatação da bolsa deverá ser realizada no posto de enfermagem em temperatura ambiente e proteção da luz. A bolsa deverá ser mantida em sua embalagem plástica até o momento da manipulação.

    A manipulação da bolsa deverá ser realizada com técnica asséptica, evitando sua contaminação. Ou seja, com luvas estéreis.

    A NP deverá ser infundida por meio de fluxo controlado (bomba de infusão) com volume e vazão determinados pelo médico prescritor.

    Não se deve compensar a velocidade ml/h caso haja atrasos na administração

  • swan-ganz até 5 dias

    -cateter arterial periférico até 5 dias

    -Cateter Semi-Implantável ou tunelizados meses ou anos

    -Infusão contínua – proceder a troca a cada>96h .

    -Infusões intermitentes – proceder a troca a cada 24h.

    -Nutrição parenteral – proceder a troca a cada a cada bolsa ou 24 h mais antiga referencia.

    -Emulsões lipídicas – proceder a troca a cada 12 h 

    propofol troca 6 a 12 h

    sist fechado monitorizacao hemodinamica e PAI troca 96h

    => Trocar equipos de administração intermitente a cada 24 horas. 

     - Equipos de infusão contínua NÃO devem ser trocados em intervalos inferiores a 96 horas.

    - Trocar o equipo e dispositivo complementar de nutrição parenteral a cada bolsa. 

    - Trocar o equipo e dispositivo complementar utilizado para administrar o propofol (juntamente com o frasco do medicamento) de 6 – 12 horas (de acordo com a recomendação do fabricante).

    - Trocar o equipo e dispositivo complementar de administração de hemocomponente a cada bolsa

    Trocar equipos de sistema fechado de monitorização hemodinâmica e pressão arterial invasiva a cada 96 horas


ID
2621452
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São indicações clínicas para a nutrição parenterai, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • TERAPIA NUTRICIONAL PARENTERAL

     

    A terapia nutricional parenteral refere-se à oferta de nutrição por via parenteral (venosa), central ou periférica, realizada quando o trato gastrointestinal está indisponível ou quando a necessidade nutricional não pode ser atendida de forma completa pelo trato gastrointestinal (via oral/enteral). Em algumas situações a Nutrição Parenteral (NP) pode ser realizada por via periférica, principalmente quando esta é indicada como complementar a nutrição enteral e quando esta é proposta por tempo breve. A solução para infusão periférica não deve exceder a 900 mOsm/Kg (ex: glicose 10%, aminoácidos 2% e eletrólitos). A seleção e cálculo da NP deve considerar as limitações das condições mórbidas, como diabetes, doença crítica, sepse, doença hepática, doença renal, hipertrigliceridemia, dentre outras.

     

    Indicações

     

    • Trato gastrointestinal não funcionante ou contraindicado ou tentativa de acesso enteral fracassada;

    • Condições que impeçam o uso do trato gastrointestinal por mais que 7-10 dias em adultos, 5-7 dias em pacientes pediátricos e 1-2 dias em neonatos;

    • Quando o aporte enteral é insuficiente a associação com NP é recomendada a após cinco dias de TNE sem sucesso;

    • Fístula Gastrointestinal;

    • Pancreatite Aguda;

    • Síndrome do Intestino Curto;

    • Colite ulcerativa complicada ou em período perioperatório;

    • Desnutrição com mais de 10% a 15% de perda de peso;

    • Necessidades nutricionais maiores que a capacidade de oferta por via oral/enteral;

    • Hemorragia gastrointestinal persistente;

    • Abdome Agudo/Íleo paralítico prolongado;

    • Trauma abdominal requerendo repetidos procedimentos cirúrgicos.

     

     

    http://www.ebserh.gov.br/documents/222842/1033900/Manual+de+Nutricao+Parenteral+e+Enteral.pdf/98898f78-942a-4e5e-93be-4e13c63ee8cd


ID
2621482
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que o paciente recebe alimentação através de sonda enteral, marque a opção que corresponde ao cuidado fundamental que o Técnico de Enfermagem deve ter antes de iniciar a dieta desse paciente.

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO ANTES INICIAR NUTRIÇÃO ENTERAL: VERIFICAR POSICIONAMENTO DA SONDA

  • Pensei que o posicionamento seria atribuição do enfermeiro salvo que , uma vez verificado e após exame de raio x o técnico pode administrar .


ID
2774800
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à indicação da Terapia Nutricional Parenteral.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra e

    A síndrome do intestino curto (SIC) é um estado clínico de má-absorção intestinal secundário à perda da superfície mucosa funcionante, em consequência de ressecção cirúrgica (ex. doença de Crohn), derivações do trânsito intestinal, como no caso de fístulas e cirurgia bariátrica, ou por perda das células mucosas (enterócitos) devido a infecção, isquemia, quimio e/ou radioterapia.

    Desse modo, a insuficiência intestinal pode ser caracterizada por causa anatômica ou funcional. Envolve o comprimento do intestino ou a sua fisiologia primária, levando à dificuldade de absorção, que pode ser compensada pela hiperfagia e por adaptações estruturais e metabólicas do intestino.

    A falência intestinal se estabelece consequente às deficiências absortivas dos macronutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas) e dos micronutrientes (água, eletrólitos, vitaminas e minerais), cujas necessidades diárias não poderão ser atingidas pela alimentação oral ou pela nutrição enteral. Esse estado clínico torna inevitável a dependência da terapia nutricional parenteral (TNP) para a manutenção do equilíbrio nutricional, da composição e da função corporal, e da saúde. Assim, a SIC, a insuficiência e a falência intestinais estão intimamente relacionadas devido ao resultado final dos eventos fisiopatológicos, metabólicos e clínicos consequentes.


    Referência:

    Projeto Diretrizes

    Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina

    Terapia Nutricional na Síndrome do Intestino Curto - Insuficiência/Falência Intestinal

  • Questão cabe recurso.

    Segundo Potter, queimaduras graves, cirurgias, também são indicações para terapia parenteral.

  • Concordo com a colega Francieli Ales.

    Questão cabe recurso.

     

     

    Q701027  Ano: 2014  Banca: IADES  Órgão: UFBA  Prova: Enfermeiro - Saúde Mental

     

    A nutrição parenteral é uma forma de suporte especializada, na qual os nutrientes são fornecidos intravenosamente. Em relação à nutrição parenteral, é correto afirmar que ela é indicada em caso de

     b) queimadura.


ID
2877700
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre nutrição parenteral (NP), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) A avaliação nutricional do paciente DEVE ser feita ANTES a Terapia de Nutrição Parenteral,

    B) Uma prescrição de NP pode ser alterada, por recomendação do farmacêutico, quanto à sua concentração e compatibilidade físico-química de seus componentes.

    C)Em situação de emergência com pacientes que não satisfazem suas necessidades nutricionais pela via digestiva, um farmacêutico pode prescrever Terapia de Nutrição Parenteral. NÃO PODE, A NP DEVE SER PRESCRITA POR UM MÉDICO

    D) O nutricionista pode ser o responsável pela manipulação, conservação e transporte da NP, desde que, em área adequada e sempre de acordo com as orientações de um farmacêutico. NÃO, O FARMACÊUTICO É O RESPONSÁVEL POR ESSAS ETAPAS

    E) A manipulação da NP só pode ser realizada em área classificada C (classe 10.000), de acordo com as Boas Práticas para Fabricação e Controle de Produtos Farmacêuticos  A manipulação da NP deve ser realizada em área classificada grau A ou B (classe 100), circundada por área grau B ou C (classe 10.000), de acordo com as Boas Práticas para Fabricação e Controle de Produtos Farmacêuticos . RDC 272/98


ID
2973292
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Pilõezinhos - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As alimentações por sonda são administradas para satisfazer os requisitos nutricionais quando a ingesta oral é inadequada ou não é possível e o Trato Gastrointestinal (GI) está funcionando normalmente.

São vantagens da alimentação por sonda:


( ) Preservação da integridade GI através da liberação de nutrientes e medicamentos por via intraluminal.

( ) Preservação da sequência normal do metabolismo intestinal e hepático.

( ) Modificação do metabolismo dos lipídios e a síntese de lipoproteínas.

( ) Manutenção das relações normais de insulina/glucagon.


O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

Alternativas

ID
2975788
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere que uma senhora idosa recebeu alta hospitalar e retornou para o domicílio dependente de uma sonda nasogástrica para administração de alimentos e medicamentos.

Durante a visita domiciliar, o técnico de enfermagem deve fazer a seguinte orientação para evitar a obstrução da referida sonda após as administrações:

Alternativas
Comentários
  • LAVAR, LAVAR, LAVAR

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3142129
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Geralmente a nutrição parenteral (NP) é indicada para todos os pacientes que estão desnutridos ou com risco de desnutrição. No entanto, há casos em que a NP é contraindicada. Assinale a alternativa que corresponde a uma contraindicação de NP.

Alternativas
Comentários
  • A terapia nutricional parenteral refere-se à oferta de nutrição por via parenteral (venosa), central ou periférica, realizada quando o trato gastrointestinal está indisponível ou quando a necessidade nutricional não pode ser atendida de forma completa pelo trato gastrointestinal (via oral/enteral). 

    Contraindicações ou adiamento 

    - Pacientes hemodinamicamente instáveis;  

    - Insuficiência cardíaca crônica com retenção hídrica (exceto em pacientes com evidente má absorção e a nutrição enteral mostrou-se inefetiva);  

    - Estados hiperosmolares causados por hiperglicemias >300 mg/dl associados à hipernatremias de difícil controle. 

    - Potássio sérico <3,0 mEq/L, fósforo <2,0 mg/dl. 

    - Acidose metabólica ou alcalose metabólica. 

    - Ureia > 100 mg/dl. 

    - Fase aguda do trauma.  

    - Edema Agudo de Pulmão  

    - Infarto Agudo de Miocárdio 

    Portanto, dentre as alternativas a contraindicação é Acidose grave (pH < 7,2). 

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia 

    http://www.famema.br/institucional/emtn/doc/Protocolo%20de%20Nutri%C3%A7%C3%A3o%20Parenteral.pdf 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Manual de terapia nutricional na atenção especializada hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 

ID
3142132
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre as necessidades de fluidos e eletrólitos na nutrição parenteral (NP).

Alternativas
Comentários
  • A terapia nutricional parenteral refere-se à oferta de nutrição por via parenteral (venosa), central ou periférica, realizada quando o trato gastrointestinal está indisponível ou quando a necessidade nutricional não pode ser atendida de forma completa pelo trato gastrointestinal (via oral/enteral). 

    Sendo o balanço eletrolítico dependente da função renal, do equilíbrio ácido-básico, das perdas gastrintestinais e dos medicamentos utilizados na terapia, a oferta de eletrólitos deve ser específica a cada paciente. O acompanhamento rigoroso da ingestão e ajustes de fluidos e eletrólitos são necessários em pacientes com risco de desequilíbrios de fluidos e eletrólitos. Um tratamento NP completo inclui uma combinação ideal de glicose, lipídios e aminoácidos, em conjunto com a adição de micronutrientes. A alternativa A está correta. 

    É importante avaliar o balanço hídrico quando se considera a NP. Distúrbios de água e eletrólitos têm um efeito imediato mais profundo sobre a saúde do que os nutrientes. Neste contexto, os desequilíbrios facilmente resultam em desidratação ou sobrecarga hídrica. Portanto, a alternativa B está errada. 

    Em adultos com seu estado de hidratação normal, a necessidade de fluidos de manutenção é de aproximadamente 35 ml/kg de peso corporal/dia. Alternativa C está errada. 

    Em caso de febre, deve ser adicionado 2-2,5 ml/kg/24 h para cada 1°C de aumento de temperatura corporal acima de 37ºC. Alternativa D está errada. 

    Os eletrólitos que devem compor uma NP padrão são o sódio, Potássio, Magnésio, fosfato e cálcio. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia 

    https://www.fresenius-kabi.com/br/documents/compendio_10_05_2018.pdf 

     
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Manual de terapia nutricional na atenção especializada hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 

ID
3240778
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao auxiliar o enfermeiro em uma passagem de sonda nasoenteral, o técnico em enfermagem observa que a marcação da sonda com adesivo indicará até onde ela deve ser introduzida. Para que a introdução da sonda ocorra corretamente, é necessário, primeiramente,

Alternativas
Comentários
    • medir a extremidade que contém os orifícios da sonda desde a ponta do nariz até o lóbulo da orelha e deste até a borda inferior do apêndice xifoide.

  • A medição correta seria de 20 a 25cm abaixo do apêndice xifóide, em vez de até a borda do apêndice xifóide.

ID
3245413
Banca
Quadrix
Órgão
HCFMUSP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via oral é a primeira escolha quando se trata de terapia nutricional, no entanto, quando há limitações, opta-se pela nutrição enteral. Para administrar a dieta enteral, deve-se utilizar o cateter de

Alternativas
Comentários
  • Swan Ganz, para monitorização invasiva

    Foley, sonda uretral de demora

    Shilley, para dialise de emergência

    Tenckhoff, para diálise peritoneal


ID
3248983
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na clínica médica de uma unidade hospitalar, o paciente J. S, sexo masculino, 57 anos, consciente, foi admitido com hipótese diagnóstica de pancreatite leve. Para manter o suporte nutricional adequado, foi prescrita a instalação de uma sonda nasoenteral (SNE) para alimentação. Quanto à alimentação por SNE, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ab B

  •  A nutrição por SNE refere-se à administração de nutrientes diretamente na cavidade estomacal.(F) Esse tipo de alimentação deve ser administrado nos pacientes acamados que têm risco aumentado de aspiração.

    Para administrar a alimentação enteral, o paciente deve estar confortável e posicionado o mais próximo possível do decúbito de Fowler, evitando o risco de aspiração.

    O paciente deve ser avaliado antes e após a administração da dieta enteral; a ausculta intestinal deve ser realizada imediatamente após o procedimento, a fim de identificar a presença de peristalse.

    A alimentação enteral deve ser administrada fria, pois dessa forma evitam-se as cólicas gástricas tão comuns ao iniciar a infusão da solução.

    no caso da SNE, evita-se verificar o posicionamento da sonda antes de realizar a administração da alimentação, uma vez que manusear a sonda pode fazer com que ela saia da posição e cause transtorno para o paciente.

    Gabarito: B


ID
3252190
Banca
Prefeitura de Imperatriz - MA
Órgão
Prefeitura de Imperatriz - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, a Portaria 272/98 regulamenta a Terapia de Nutrição Parenteral (TNP). Esta Portaria estabelece a necessidade da atividade em equipe, definindo responsabilidades, âmbitos de atuação e as Boas Práticas em TNP. Todas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto: 

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi esta questão

  • Letra A Ficou confuso. "Deve ser manipulada somente na hora do uso;" O que? A dieta ou a bolsa?

    "A solução somente deverá ser misturada á beira do leito do paciente, ou seja, a selagem entre as câmaras da bolsa devem ser rompidas somente no momento da instalação da nutrição parenteral;"

    "Armazenamento por 7 dias em refrigeração ou 48h em ar ambiente, devidamente etiquetada com data e hora do rompimento da selagem;"

    Letras B e D estão de acordo com a Portaria.

    Letra C É indicado o uso nos adultos: em situações pré-operatórias (V), em doentes portadores de desnutrição (V), com doenças obstrutivas no trato gastrointestinal alto (não vi isso na literatura), complicações pós-cirúrgicas (V), lesões múltiplas (V), queimaduras graves (V), moléstias inflamatórias intestinas (ex.: Síndrome de Crohn, Síndrome do intestino curto


ID
3252193
Banca
Prefeitura de Imperatriz - MA
Órgão
Prefeitura de Imperatriz - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Antes de se iniciar o processo de manipulação da NPT (Nutrição Parenteral Total), é recomendável que se proceda a uma análise quanto à suficiência qualitativa, quantitativa e compatibilidade entre os elementos da formulação. Todos os cuidados e observações devem ser tomados para uma perfeita manipulação de NPT, exceto:

Alternativas

ID
3252196
Banca
Prefeitura de Imperatriz - MA
Órgão
Prefeitura de Imperatriz - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Todas alternativas estão corretas com relação a Nutrição Parenteral total (NPT) exceto:

Alternativas
Comentários
  • C) A NPT pode ficar PROTEGIDA DA iluminação direta ou fontes de calor. A TEMPERATURA NÃO PODE ULTRAPASSAR 20oC

  • 4.5.5.3 O transporte da NP deve ser feito em recipientes térmicos exclusivos, em condições pré-estabelecidas e supervisionadas pelo farmacêutico responsável pela preparação, de modo a garantir que a temperatura da NP se mantenha na faixa de 2º C a 20º C durante o tempo do transporte que não deve ultrapassar de 12 h, além de protegidas de intempéries e da incidência direta da luz solar.

    @pam.farma


ID
3326242
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Existem dois tipos de nutrição parenteral: a total (NPT) e a periférica (NPP).

Em relação à nutrição parenteral, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Portaria do MS 272/98 diz que a NP é inviolável, não se deve ADM. nenhuma medicação junto a NP.

    Portanto a questão incorreta é a letra B.


ID
3389023
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Referente à Resolução-RDC nº 45, de 12 de março de 2003, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Utilização das Soluções Parenterais (SP) em Serviços de Saúde, julgue o item a seguir.


Eventos Adversos referem-se a qualquer ocorrência não desejável, obrigatoriamente relacionada ao uso de um produto farmacêutico que possui relação causal com o tratamento, devendo estar registrada no prontuário do paciente e em livro específico.

Alternativas
Comentários
  • 3.6. Eventos Adversos: qualquer ocorrência não desejável, que pode estar relacionada ao uso de um produto farmacêutico, mas que não necessariamente possui uma relação causal com o tratamento, devendo estar obrigatoriamente registrada no prontuário do paciente e, opcionalmente, em livro específico. 

    RESOLUÇÃO-RDC No 45, DE 12 DE MARÇO DE 2003 


ID
3389026
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Referente à Resolução-RDC nº 45, de 12 de março de 2003, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Utilização das Soluções Parenterais (SP) em Serviços de Saúde, julgue o item a seguir.


Solução Parenteral de Grande Volume (SPGV) se refere à solução parenteral acondicionada em recipiente de dose única, com a capacidade de 100 ml ou mais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

     

    De acordo com RESOLUÇÃO RDC N.º 45, DE 12 DE MARÇO DE 2003

    Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Utilização das Soluções Parenterais (SP) em Serviços de Saúde.

     

     

    3.20. Solução Parenteral de Grande Volume - SPGV: solução parenteral acondicionada em recipiente de dose única, com a capacidade de 100 ml ou mais.

    3.21. Solução Parenteral de Pequeno Volume - SPPV: solução parenteral acondicionada em recipiente com a capacidade inferior a 100 ml.


ID
3389029
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Referente à Resolução-RDC nº 45, de 12 de março de 2003, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Utilização das Soluções Parenterais (SP) em Serviços de Saúde, julgue o item a seguir.


A equipe de enfermagem envolvida na administração da SP é formada por enfermeiro e por técnico e/ou auxiliar de enfermagem, tendo cada profissional suas atribuições específicas em conformidade com a legislação vigente.

Alternativas

ID
3425263
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via correta para a administração da nutrição enteral é a

Alternativas
Comentários
  • via que tem sua absorção no trato gastrointestinal.


ID
3532936
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Nutrição Enteral (NE) é indicada nos casos em que o paciente está impossibilitado de alimentar-se espontaneamente através de refeições normais, desde que a função do trato gastrintestinal esteja preservada. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3564124
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a osmolaridade  máxima permitida para dieta parenteral que será administrada em acesso periférico.

Alternativas
Comentários
  • Nutrição parental periférica é até 900 mOsm/l

  • Periférica: soluções com osmolaridade até 900 mOsm/L

    Central: osmolaridade > 700 mOsm/L.

  • Periférica: soluções com osmolaridade até 900 mOsm/L

    Central: osmolaridade > 700 mOsm/L.


ID
3579409
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Leopoldo - RS
Ano
2011
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

QUESTÃO 32 – São complicações da Nutrição Parenteral Total (NPT) todas as respostas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • por que não é desidratação?

  • a desidratação também é considerada uma complicação, não?


ID
3592603
Banca
FUNDEPES
Órgão
HRTN - MG
Ano
2013
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a complicação metabólica da nutrição parenteral MAIS FREQUENTE dentre as abaixo relacionadas:

Alternativas

ID
3609916
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O método de fornecimento de nutrientes para o corpo por via intravenosa IV, em paciente internado, com o objetivo de melhorar o estado nutricional estabelecendo um equilíbrio nitrogenado positivo e manutenção da massa muscular, é a chamada nutrição:

Alternativas
Comentários
  • parenteral.


ID
3612742
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à limpeza da área de preparo da nutrição parenteral, a opção que apresenta as recomendações adequadas é a seguinte:

Alternativas

ID
3642898
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente em terapia nutricional parenteral prolongada  passa a apresentar distúrbios de movimento. Esse achado pode estar associado ao excesso de:

Alternativas
Comentários
  • O excesso de magnésio geralmente só apresenta sinais e sintomas quando os níveis no sangue se tornam superiores a 4,5 mg/dl e nestes casos, pode levar a:

    • Ausência de reflexos tendinosos no corpo;
    • Fraqueza muscular;
    • Respiração muito lenta.

    VAMOS NA FÉ!!


ID
3675451
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2014
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre nutrição parenteral, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA: A NP é adm por Via EV central ou periférica.

    B) CORRETA

    C) A NP é indicada quando a alimentação oral não é possível ou é indesejada.

    D) ERRADA. A sonda não possui parte metálica


ID
3722920
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à terapia de nutrição parenteral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B) A NP deve ser estéril e apirogenica.

    C) As unidades hospitalares poderão contratar serviços de terceiros.

    D) A indicação deve ser feita pelo médico.

    E) A NP deve ser mantida sob refrigeração (2 - 8°C).


ID
3726760
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Terapia Nutricional (TN) consiste em um conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio da nutrição parenteral ou da nutrição enteral. Sobre a via de acesso para nutrição parenteral, compete ao técnico de enfermagem:

Alternativas

ID
3736291
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Portaria n° 272 do Ministério da Saúde define a Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) como conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente. Tendo em conta a TNP, analise as afirmativas seguintes e assinale a alternativa correta.

I. O médico é o responsável pela prescrição da TNP, o farmacêutico é o responsável pela a preparação da NP e o enfermeiro é responsável pela administração.
II. Os produtos farmacêuticos e correlatos para preparação da NP devem ser previamente tratados para garantir a sua assepsia externa, e inspecionados visualmente quanto à presença de partículas.
III. Os manipuladores de NP devem atender a um alto nível de higiene e particularmente devem ser instruídos a lavar corretamente as mãos e antebraços, com escovações das unhas, utilizando anti-séptico padronizado, antes de entrar na área de manipulação.

Está (ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas:

    I - A NP é prescrita pelo médico, preparada pelo farma e adm pelo enfermeiro.

    II - Os produtos farmacêuticos devem ser inspecionados no recebimento para verificar a integridade.

    III- Os manipuladores devem ter um alto nível de higiene.


ID
3852709
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Nova Odessa - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para se evitar infecção de corrente sanguínea, recomenda-se que o enfermeiro troque o equipo de nutrição parenteral a cada:

Alternativas
Comentários
  • C - CORRETA, Trocar equipos de administração intermitente a cada 24 horas;

  • Considerando-se que o acesso venoso central permanece instalado por um tempo prolongado, deve-se usar assespsia e antissepsia durante a inserção e manutenção do acesso da NPT. A via da NPT não deve ser utilizada para outro propósito. Os frascos externos devem ser trocados a cada 24 h. Filtros não demonstraram reduzir complicações. Curativos devem ser mantidos estéreis e trocados a cada 48 h.

  • swan-ganz até 5 dias

    -cateter arterial periférico até 5 dias

    -Cateter Semi-Implantável ou tunelizados meses ou anos

    -Infusão contínua – proceder a troca a cada>96h .

    -Infusões intermitentes – proceder a troca a cada 24h.

    -Nutrição parenteral – proceder a troca a cada a cada bolsa ou 24 h mais antiga referencia.

    -Emulsões lipídicas – proceder a troca a cada 12 h 

    propofol troca 6 a 12 h

    sist fechado monitorizacao hemodinamica e PAI troca 96h

  • DESATUALIZADA !

    :Trocar a cada bolsa


ID
3877405
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Rondinha - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacionando aos tipos de dietas, podemos afirmar que a dieta Nutrição Parenteral Total (NPT) por ser muito concentrada deve ser administrada por:

Alternativas
Comentários
  • Letra E - cateter venoso central

  • A nutrição parenteral é, por definição, administrada por via intravenosa.

    nutrição parenteral parcial fornece somente parte das necessidades nutricionais diárias, suplementando a ingestão oral. Muitos pacientes hospitalizados recebem glicose ou soluções de aminoácidos por esse método.

    nutrição parenteral total supre todas as necessidades nutricionais diárias. Pode ser utilizada tanto em hospitais como em domicílio. Como as soluções de NPT são concentradas, pode ocorrer trombose das veias periféricas, sendo necessário acesso venoso central.

  • Cateter venoso central, usando as vias como a jugular, subclavia e cava superior


ID
3973834
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Águas de Santa Bárbara - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração por Nutrição Parenteral (NP) de nutrientes, como glicose e proteínas, além de água, eletrólitos, sais minerais e vitaminas, é realizada através da via

Alternativas

ID
3976051
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Jaíba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição é fundamental para a saúde e resistência a doenças. Na maioria dos pacientes, uma ingestão dietética adequada pode ser garantida através de uma dieta equilibrada. Caso as exigências nutricionais não sejam atendidas com alimentação regular e normal, o suporte nutricional clínico envolvendo suplementação oral, alimentação por sonda enteral e/ou nutrição parenteral (NP) torna-se indispensável. Ao técnico de enfermagem, como membro da equipe de saúde, com supervisão do enfermeiro, pode ser solicitado monitorar possíveis complicações que possam ocorrer durante a nutrição parenteral. Acerca desse procedimento, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Realizar o balanço hídrico? Ao técnico de enfermagem não cabe a monitoração desde que assistido pelo enfermeiro?

  • Alguns pareceres habilitam o técnico de Enfermagem para manutenção do balanço hídrico em cliente grave. Encontrei essa informação no COREN de Goiás. Não posso afirmar ser um consenso. A monitoração deve ser SUPERVISIONADA pelo enfermeiro.

ID
3991747
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermagem utiliza comumente as seguintes formas de administração parenteral: intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa. Em relação à administração de medicamentos por estas vias, é correto afirmar que

Alternativas

ID
4037089
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos cuidados de enfermagem frente à Terapia de Nutrição Parenteral Total (NPT) assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4037827
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição parenteral consiste na administração de nutrientes necessários para sobrevida por outras vias que não o trato gastrintestinal. Assinale a complicação metabólica relacionada à administração da terapia nutricional parenteral.

Alternativas

ID
4037968
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem ao paciente em uso de nutrição parenteral, um dos cuidados do enfermeiro é evitar que soluções parenterais ultrapassem um período superior de 24 horas após serem instaladas. A limitação deste tempo ocorre por serem soluções que

Alternativas
Comentários
  • Porque favorecem a proliferação de microorganismos.

ID
4068226
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São complicações relacionadas \ administração de nutrição parenteral, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • NAO sao complicações da nutrição parenteral : HIPERnatremia e desidratação

  • GABARITO D

  • Para quem não está familiarizado com os termos :)

    HIPERCALEMIA: aumento da concentração de potássio

    HIPERGLICEMIA:aumento da glicose

    COLESTASE:  é o nome dado à redução do fluxo de bile, seja pela secreção comprometida nos hepatócitos, seja por diminuição ou interrupção deste fluxo.

    HIPERNATREMIA: definida quando a concentração sérica de sódio (Na+) no plasma está acima de 145 mEq/L. Desenvolve-se a partir de desequilíbrio entre água e Na+ corporal, devido a ganho de sódio ou pela perda de água livre, ou pela combinação desses fatores. Como consequência, a hipernatremia sempre está associada à hiperosmolaridade. (Fonte: https://www.sanarmed.com/resumo-de-hipernatremia-classificacao-causas-quadro-clinico-e-manejo)

    EMBOLIA PULMONAR: obstrução de uma artéria do pulmão pelo acúmulo de material sólido trazido através da corrente sanguínea (êmbolo), geralmente um coágulo de sangue (trombo), embora outras substancias também possam formar êmbolos e bloquear o fluxo sanguíneo. (fonte:https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/embolia-pulmonar/embolia-pulmonar-ep)


ID
4068274
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de nutrição parenteral tem como objetivo proporcionar suporte energético e nutricional visando manter as funções orgânicas e preservar a estrutura corpórea em pacientes cuja via digestória esteja comprometida ou não seja suficiente para suprir suas necessidades. Identifique como verdadeira (V) ou falsa (F) as seguintes afirmativas:


( ) A responsabilidade da administração da terapia de nutrição parenteral é do enfermeiro, inclusive a manipulação do cateter, quando necessário.

( ) A temperatura ambiente, as bolsas de nutrição parenteral tem validade de 72 horas.

( ) A nutrição parenteral deve ser infundida, em via exclusiva, quando instalada em cateter de duplo lúmen. Caso seja por tripla via, deve-se utilizar a via proximal.

( ) Medicamentos como anfoterecina, ampicilina, carbenicilina e gentamicina são incompatíveis com a solução de nutrição parenteral.

Alternativas
Comentários
  • As bolsas de NP ficam acondicionadas em geladeira a temperatura entre 2ºC e 8ºC na farmácia. A bolsa de NP deverá ser solicitada à farmácia com antecedência de ± 2 horas, considerando o horário de administração. A aclimatação da bolsa deverá ser realizada no posto de enfermagem sob temperatura ambiente e proteção da luz. A bolsa deverá ser mantida em sua embalagem plástica até o momento da manipulação

    A via de acesso da NP deve ser exclusiva para tal finalidade. Caso o cateter tenha mais de um lúmen, a via da NP deverá ser identificada


ID
4068337
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As complicações mais comuns da administração de nutrição parenteral são:

Alternativas

ID
4103359
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entende-se por terapia de nutrição enteral um conjunto de procedimentos terapêuticos empregados para manutenção ou recuperação do estado nutricional por meio de nutrição enteral. Em relação aos cuidados de enfermagem, a paciente em uso dessa terapia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra E. A realização da higiene oral deve ser no mínimo 3x ao dia.


ID
4174156
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao prestar a assistência de enfermagem em um paciente idoso, do sexo masculino, debilitado, com quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em uso de dieta por Sonda Nasoentérica (SNE), pode-se considerar, acerca da inserção, manipulação e cuidados na administração de dieta enteral, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Segunda parecer técnico do Coren

    a) conectar uma seringa na extremidade da sonda e aspirar uma pequena quantidade de conteúdo estomacal – a justificativa deste passo é: “a sonda está no estômago se seu conteúdo puder ser aspirado, o pH do conteúdo aspirado pode, então, ser testado para determinar a colocação gástrica”;

    b) medir o pH do líquido aspirado utilizando um papel especial ou um medidor – justificativa deste passo é que “o pH do conteúdo gástrico é ácido (4 ou menos) comparado com um pH médio de 7 ou maior para o líquido respiratório. Como o pH do líquido intestinal também é ligeiramente básico, esse método não irá diferenciar entre o líquido intestinal e o pleural”;

    c) visualizar o conteúdo aspirado, verificando a cor e a consistência – justificativa: “o líquido gástrico pode ser verde com partículas: marrow se houver a presença de sangue velho, ou cor de palha. O líquido traqueobrônquico em geral varia de branco natural a amarronzado. O líquido pleural pode ser cor de palha e bastante aquoso. O líquido intestinal tende a ser amarelo-claro a amarelo-escuro dourado ou verde-amarronzado (METHENY, TITLER, 2001)”;

    d) ausculta do abdomen: O enfermeiro instila 10 ml ou mais de ar, ao mesmo tempo que ausculta na região abdominal. Se for escutado um som como de esguincho, o enfermeiro pode inferir que ele foi causado pela entrada de ar no estômago. A eructação costuma indicar que a extremidade da sonda ainda se encontra no estômago;

    e) obter uma radiografia da colocação da sonda (solicitado pelo médico) – justificativa: “a visualização radiográfica é a medida mais consistente para determinar a colocação da sonda”.

  • A RADIOGRAFIA PARA CONFIRMAÇÃO DA (SNE) PODE SER SOLICITADA PELO ENFERMEIRO


ID
4843816
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Resolução RDC nº 45, de 12 de março de 2013, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Utilização das Soluções Parenterais (SP) em serviços de saúde. Considerando-se essa resolução, analise as responsabilidades abaixo e identifique as que competem ao/à enfermeiro(a) para as SP:


I- Administração das SP e prescrição dos cuidados de enfermagem em âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar.


II- Participar e promover atividades de treinamento operacional e de educação continuada, garantindo a atualização da equipe de enfermagem.


III- É responsabilidade do(a) enfermeiro(a) estabelecer o acesso venoso periférico, incluindo o Cateter Central de Inserção Periférica (PICC).


IV- O(a) enfermeiro(a) deve, no processo de distribuição e dispensação, registrar cada medicamento de forma a garantir sua rastreabilidade.


V- O(a) enfermeiro(a) é responsável pelo armazenamento das SP.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • 4.Condições Específicas

    IV - 4.4.3. O farmacêutico deve, no processo de distribuição e dispensação, registrar cada medicamento de forma a garantir sua rastreabilidade

    V - 4.3.1. O farmacêutico é o responsável pelo armazenamento das SP.

    RDC 45 de 12 de março de 2003


ID
4862362
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cambé - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação a administração de medicamentos por via parenterais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • questão C também está incorreta! falou sobre a via SC

ID
4886794
Banca
UPA
Órgão
Prefeitura de Barbalha - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipercalemia pode ocorrer por administração excessiva de potássio por via parenteral e o paciente pode apresentar:

Alternativas

ID
4889887
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de São Pedro - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração por Nutrição Parenteral (NP) de nutrientes, como glicose e proteínas, além de água, eletrólitos, sais minerais e vitaminas, é realizada através da via

Alternativas

ID
5001451
Banca
UNIFAP
Órgão
PM-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao preparo intra-hospitalar da nutrição parenteral (NP) é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5005258
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Nutrição Parenteral (NP) consiste na administração total ou parcial, por via intravenosa, dos nutrientes necessários à sobrevivência do paciente em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar. É indispensável a efetiva inspeção durante todo o processo de preparação das NP, de modo a garantir ao paciente a qualidade do produto a ser administrado.

A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a manipulação e a estabilidade da NP.

( ) A temperatura abaixo de 25°C favorece a dissociação dos sais de cálcio na preparação de NP.
( ) Os oligoelementos precipitam quando adicionados em soluções de NP contendo preparações multivitamínicas e cobre.
( ) Toda formulação de NP deve apresentar no rótulo um prazo de validade com indicação das condições para sua conservação.
( ) Formulações à base de fósforo inorgânico têm sido utilizadas visando a eliminar a clássica incompatibilidade entre cálcio e fósforo.
( ) Os micronutrientes sódio, cloro, potássio, cálcio, magnésio e fosfato são essenciais na NP para a manutenção do balanço hídrico, da função cardíaca, da mineralização do esqueleto e da função dos sistemas nervoso, muscular e enzimático.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • (F ) A temperatura ACIMA de 25°C favorece a dissociação dos sais de cálcio na preparação de NP.

    (V ) Os oligoelementos precipitam quando adicionados em soluções de NP contendo preparações multivitamínicas e cobre.

    (V ) Toda formulação de NP deve apresentar no rótulo um prazo de validade com indicação das condições para sua conservação.

    (F ) Formulações à base de fósforo ORGÂNICO têm sido utilizadas visando a eliminar a clássica incompatibilidade entre cálcio e fósforo.

    (V ) Os micronutrientes sódio, cloro, potássio, cálcio, magnésio e fosfato são essenciais na NP para a manutenção do balanço hídrico, da função cardíaca, da mineralização do esqueleto e da função dos sistemas nervoso, muscular e enzimático.


ID
5033077
Banca
IOPLAN
Órgão
Prefeitura de Formosa do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao procedimento de alimentação por sonda enteral ou gástrica, o técnico em enfermagem, após verificar o posicionamento da sonda, deverá:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Alimentação Parenteral.

    Após verificar o posicionamento da sonda enteral ou gástrica, sempre se deve lavar a sonda (injetar água) com auxílio de uma seringa contendo em torno de 10 mL de água, evitar a entrada de ar, na sonda (letra C) e evita também o entupimento.


    A) Incorreto. Nunca conectar o frasco de dieta ao equipo destinado à infusão da dieta antes da lavagem, pois pode causar entupimento.

     

    B) Incorreto. Não é necessário colocar o paciente em decúbito elevado (sentado ou em posição de Fowler), pois a sonda esta na posição correta.


    C) Correto.


    D) Incorreto. Orientar o paciente sobre o procedimento que será realizado é importante. Mas o cuidado é de enfermagem e portanto não há formas que ele pode auxiliar. 

     

    Resposta do Professor: C.

  • GABARITO DO PROFESSOR:

    Após verificar o posicionamento da sonda enteral ou gástrica, sempre se deve lavar a sonda (injetar água) com auxílio de uma seringa contendo em torno de 10 mL de água, evitar a entrada de ar, na sonda (letra C) e evita também o entupimento.

    A) Incorreto. Nunca conectar o frasco de dieta ao equipo destinado à infusão da dieta antes da lavagem, pois pode causar entupimento.

     

    B) Incorreto. Não é necessário colocar o paciente em decúbito elevado (sentado ou em posição de Fowler), pois a sonda esta na posição correta.

    C) Correto.

    D) Incorreto. Orientar o paciente sobre o procedimento que será realizado é importante. Mas o cuidado é de enfermagem e portanto não há formas que ele pode auxiliar. 

     


ID
5090227
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Capim - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição parenteral (NP) refere-se a infusão intravenosa de nutrientes diretamente na circulação sistêmica, recomendada quando há uma alteração parcial ou total do trato gastrointestinal (TGI) ou como complemento quando a dieta enteral/oral não alcançarem as necessidades nutricionais do paciente. É indicado que a osmolaridade de uma solução para nutrição parenteral central (NPC) deve ser:

Alternativas
Comentários
  • ACIMA de 900? TNP pode ser administrada por via periférica ou central conforme osmolaridade da solução. Por via periférica a osmolaridade deve ser de ATÉ 900 enquanto por via central maior que 700, utilizando nesse caso, veia central de grosso calibre e alto fluxo sanguíneo, tais como, subclávias e jugulares.


ID
5090230
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Capim - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição parenteral (NP) é indicada para:


I – Todos os casos de insuficiência cardíaca crônica (ICC) com retenção hídrica.

II – Casos de pancreatite aguda e fístula gastrointestinal.

III – Todos os casos de insuficiência renal crônica (IRC) sem tratamento dialítico.

IV – Casos de hemorragia gastrointestinal persistente.


Marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
5146933
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chupinguaia - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Medicação é a substância química capaz de promover no organismo ação preventiva, curativa, paliativa ou diagnóstica. Quando medicamentos injetáveis são administrados via endovenosa, muscular, subcutânea ou intradérmica, denomina-se esta administração como:

Alternativas

ID
5166244
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Catanduvas - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição enteral consiste na administração de alimentos e nutrientes por meio de sonda enteral, gástrica ou estoma localizado em determinado segmento do trato digestivo. Leia as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito aos cuidados de enfermagem à nutrição enteral.


I- Verificar o tipo de dieta prescrita, volume, aspecto e odor antes de administrá-la.

II- Antes de administrar a dieta, deve-se checar o posicionamento da sonda.

III- Posicionar o paciente em decúbito dorsal horizontal para administrar a dieta.

IV- Após a dieta, infundir água filtrada para manter a sonda limpa e permeável.

Alternativas

ID
5179336
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de medicamentos é uma das atividades mais sérias e de maior responsabilidade da Enfermagem. Para sua execução, exige-se competência, conhecimentos, habilidades e aplicação de princípios científicos no que diz respeito ao preparo, às vias de administração e aos eventos adversos.

Disponível em: FREITAS, Ronilson Ferreira et al. Administração de medicamentos por via parenteral: uma revisão. Conexão Ciência (Online), v. 11, n. 1, p. 153-158, 2016.

Analise o gráfico abaixo que reflete a biodisponibilidade de um fármaco após a administração de uma dose única:
Alternativas
Comentários
  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    Está correta a letra A, pois a administração intravenosa permite a disponibilização imediata da droga no sistema circulatório e sua distribuição. A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação. A biodisponibilidade no caso intravenosa é de 100%, porém na medicação oral essa biodisponibilidade é variada, já que a medicação entra na corrente sanguínea lentamente. Alternativa A está correta.

    A medicação intravenosa tem efeito biológico no organismo antes de ser eliminada, caso contrário não teria efeito. Alternativa B está errada.

    Quando administrado por via intravenosa, o medicamento é disponibilizado imediatamente na circulação. Em seguida, alcança o local alvo após um complexo percurso no fluxo sanguíneo. Uma parte dessa substância pode ser metabolizada pelo fígado. Alternativa C está errada.

    A administração por via oral não garante a disponibilidade imediata, é necessária a absorção primeiro. Alternativa D está errada.


    Gabarito do Professor: Letra A



    Bibliografia

    FREITAS, Ronilson Ferreira et al. Administração de medicamentos por via parenteral: uma revisão. Conexão Ciência (Online), v. 11, n. 1, p. 153-158, 2016.

ID
5208475
Banca
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que se refere aos cuidados ao paciente em uso de nutrição enteral.

Alternativas
Comentários
  • As aulas se referem a nutrição PARENTERAL, a questão trata sobre nutrição ENTERAL...

  • ·      O uso de cateteres de poliuretano é mais compatível, diminuem o risco de erosões ou úlceras, reduzem risco de infecções, mais fácil para o manuseio, maior disponibilidade de diâmetros, mais fácil de identificar a posição e são mais duráveis.

    ·      Os cateteres de silicone apresentem algumas destas vantagens, mas há dificuldade de inserção e identificação no trato gastrointestinal, são mais fáceis de serem expelidas se o paciente apresenta vômitos e a facilidade de obstrução.

    ·      Os cateteres de polivinil são contraindicados por sua rigidez e dificuldade no manuseio, com elevada probabilidade de ocasionar erosões, perfurações e aspirações


ID
5264428
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Nutrição Parenteral (NP) consiste na administração intravenosa de macronutrientes, como glicose, lipídios e aminoácidos, além de água, eletrólitos e micronutrientes, incluindo vitaminas e minerais. A Nutrição Parenteral Central (NPC) consiste na administração da solução de alta osmolaridade, sendo realizada por meio de diversos tipos de cateter vascular, cuja extremidade distal é posicionada na

Alternativas
Comentários
  • Nut parenteral central NPC veia cava superior


ID
5287045
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O médico do Pronto- Atendimento determinou que um paciente deverá receber um volume de 1.500 mL de solução fisiológica 0,9% infundida em 12h, por via parenteral. O técnico de enfermagem deverá cumprir essa prescrição com a velocidade de infusão de:

Alternativas

ID
5308375
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Belmonte - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base na administração de medicamentos por via parenteral, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Não se usa álcool 80%!

    Letra C

  • Gente... olha essa D kkk, aposto que foi ctrl C.


ID
5362222
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após suspensão abrupta de nutrição parenteral total, paciente idoso apresenta fraqueza, tremores, taquicardia e sudorese. Estes sintomas são compatíveis com o quadro clínico de

Alternativas
Comentários
  • hipoglicemia reativa, ou hipoglicemia pós-prandial, é uma condição caracterizada pela diminuição dos níveis de glicose no sangue até 4 horas após uma refeição, sendo também acompanhada por sintomas típicos de hipoglicemia, como dor de cabeça, tremores e tonturas.

  • hipoglicemia de rebote ocorre pq o corpo acostuma com uma quantidade "x" de glicose infundida por meio da dieta. Nesse caso, o ideal é reduzir aos poucos para que o corpo possa se adaptar aos níveis menores de açúcar.

ID
5417941
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As pessoas hospitalizadas podem ter muita dificuldade para se alimentar e receber os nutrientes adequados para sua recuperação. É por isso que, cada vez mais, se fala na importância da nutrição parenteral. Sobre a nutrição parenteral, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Um paciente é candidato a esse tipo de suporte nutricional quando sua albumina sérica está entre 3,5 e 3,8g/d (menor que 3,4 g/dL)

  • Gabarito: C

  • Gabarito: C.