- ID
- 762865
- Banca
- Marinha
- Órgão
- HNMD
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
Uma das complicações da Nutrição Parenteral Total é a hiperglicemia. Segundo Brunner, uma das ações de enfermagem para esta complicação é
Uma das complicações da Nutrição Parenteral Total é a hiperglicemia. Segundo Brunner, uma das ações de enfermagem para esta complicação é
Os processos de difusão e perfusão podem ser avaliados ao medir-se a saturação de oxigênio do sangue. Entre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar que:
Na execução dos procedimentos de enfermagem, o enfermeiro deve considerar, dentre outros, que
“A nutrição parenteral consiste na administração de todos os nutrientes necessários para cobrir a demanda metabólica, por via central ou periférica, em pacientes desnutridos ou não, que estejam em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas."
(Ministério da Saúde, 1988; Souza e Mozachi, 2005.)
De acordo com a citação anterior, a nutrição parental é composta basicamente de
Segundo Potter (2009), a nutrição parenteral é uma forma de suporte nutricional especializada, utilizada em pacientes que são incapazes de digerir ou absorver a nutrição enteral. Assinale a opção que apresenta complicações que podem ser acarretadas pela nutrição parenteral.
É indicada sempre que houver incapacidade de absorção de nutrientes pelo trato gastrointestinal devido a causas anatômicas, infecciosas ou metabólicas e faz parte também da terapêutica em certas doenças que necessitam de repouso intestinal. O enunciado refere-se à
Como uma das formas de evitar infecção de corrente sanguínea, a equipe de enfermagem deve trocar o equipo de nutrição parenteral a cada:
Segundo Temple (2004), ao administrar a Nutrição Parenteral Total (NPT), alguns cuidados devem ser aplicados para evitar complicações. No intuito de evitar a sobrecarga de volume ou BOLUS de glicose deve-se:
A nutrição parenteral (NP) é uma forma de suporte nutricional especializada administrada por via intravenosa. Um método utilizado para diminuir custos na preparação é a adição de emulsão lipídica à NP. A fim de evitar o êmbolo de gordura durante a infusão da NP, que cuidado de Enfermagem deve ser realizado?
Uma paciente que esteja recebendo nutrição parenteral total (NPT) pergunta ao técnico de enfermagem por que sua glicose está sendo mensurada, já que ele não tem diabetes. Qual a melhor reposta do técnico de enfermagem?
A via de administração mais comum para a nutrição parenteral total (NPT) ocorre através de um(a)
Coloque verdadeiro (V) ou falso (F) acerca dos cuidados de enfermagem frente à terapia de nutrição parenteral (NP) e assinale, a seguir, a opção correta.
( ) A NP deve ser infundida por bomba de infusão com equipo apropriado e em temperatura ambiente.
( ) Trocar o equipo de infusão da NP a cada 72h, registrando em formulário a data da troca.
( ) Manter acesso venoso exclusivo para infusão da NP .
( ) Interromper a administração da NP se o paciente apresentar pirogenia.
( ) Instalar soro glicosado a 5%, acima de 120ml/hora na primeira hora de infusão da NP.
Na utilização da Nutrição Parenteral em ambiente hospitalar, a monitorização cuidadosa pelo enfermeiro é fundamental para o sucesso do método. Dentre as afirmações descritas a seguir, assinale a opção INCORRETA em relação à Nutrição Parenteral.
Em relação a nutrição parenteral, assinale com “V”, quando a afirmativa for verdadeira e “F”, quando for falsa, para os seguintes apontamentos. Posteriormente, assinale as alternativas abaixo aquela que representa a resposta obtida.
( ) Antes da infusão da nutrição parenteral ser administrada, a solução deve ser inspecionada quanto à separação em camadas, aspecto oleoso ou qualquer precipitado. Caso qualquer um desses estar presente, ela não deverá ser infundida.
( ) Nutrição parenteral não devem ser não deve administradas por meio de bombas infusoras.
( ) Formulações com concentrações de glicose superiores a 10% não devem ser administradas através de veias periféricas, pois irritam pequenas veias, causando flebite química.
( ) Quando uma solução de nutrição parenteral é abruptamente interrompida, uma solução de glicose isotônica deve ser administrada para evitar a hipoglicemia de rebote.
( ) Emulsões lipídicas intravenosas (ELIV) não podem ser infundidas simultaneamente com a nutrição parenteral através de um conector em “Y” próximo ao local de infusão e não devem ser filtrados.
Analise as assertivas abaixo sobre o uso da nutrição parenteral neonatal.
I. Está indicada, além de outros casos, para pós-operatório em que não será iniciada nutrição enteral por mais de 5 dias.
II. Pode ser administrada por cateteres periféricos desde que a concentração de glicose não exceda 12,5% e proteína de 2%.
III. A troca dos equipos de infusão deve ser realizada a cada 72 horas.
IV. Deve-se monitorar glicemia, pelo menos de 12 a 24 horas.
Pode-se dizer que as assertivas corretas são
Paciente portador de doença diverticular de cólon esquerdo. É submetido à colectomia esquerda com anastomose. No pós-operatório, apresenta deiscência de anastomose sendo reoperado. Após uma semana sem alimentação, é iniciada nutrição parenteral.
Para diagnosticar hiperalimentação, são utilizados os seguintes parâmetros:
São complicações da Nutrição Parenteral, EXCETO:
Assinale a alternativa que contém complicações metabólicas da nutrição parenteral.
As alimentações por sonda são administradas para satisfazer os requisitos nutricionais quando a ingesta oral é inadequada ou não é possível e o Trato Gastrointestinal (GI) está funcionando normalmente.
São vantagens da alimentação por sonda:
( ) Preservação da integridade GI através da liberação de nutrientes e medicamentos por via intraluminal.
( ) Preservação da sequência normal do metabolismo intestinal e hepático.
( ) Modificação do metabolismo dos lipídios e a síntese de lipoproteínas.
( ) Manutenção das relações normais de insulina/glucagon.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa
Considere que uma senhora idosa recebeu alta hospitalar e retornou para o domicílio dependente de uma sonda nasogástrica para administração de alimentos e medicamentos.
Durante a visita domiciliar, o técnico de enfermagem deve fazer a seguinte orientação para evitar a obstrução da referida sonda após as administrações:
Na clínica médica de uma unidade hospitalar, o paciente J. S, sexo masculino, 57 anos, consciente, foi admitido com hipótese diagnóstica de pancreatite leve. Para manter o suporte nutricional adequado, foi prescrita a instalação de uma sonda nasoenteral (SNE) para alimentação. Quanto à alimentação por SNE, é correto afirmar que:
Todas alternativas estão corretas com relação a Nutrição Parenteral total (NPT) exceto:
Existem dois tipos de nutrição parenteral: a total (NPT) e a periférica (NPP).
Em relação à nutrição parenteral, assinale a alternativa INCORRETA.
Referente à Resolução-RDC nº 45, de 12 de março de 2003, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Utilização das Soluções Parenterais (SP) em Serviços de Saúde, julgue o item a seguir.
Eventos Adversos referem-se a qualquer
ocorrência não desejável, obrigatoriamente
relacionada ao uso de um produto
farmacêutico que possui relação causal com
o tratamento, devendo estar registrada no
prontuário do paciente e em livro específico.
Referente à Resolução-RDC nº 45, de 12 de março de 2003, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Utilização das Soluções Parenterais (SP) em Serviços de Saúde, julgue o item a seguir.
Solução Parenteral de Grande Volume
(SPGV) se refere à solução parenteral
acondicionada em recipiente de dose única,
com a capacidade de 100 ml ou mais.
Referente à Resolução-RDC nº 45, de 12 de março de 2003, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Utilização das Soluções Parenterais (SP) em Serviços de Saúde, julgue o item a seguir.
A equipe de enfermagem envolvida na
administração da SP é formada por
enfermeiro e por técnico e/ou auxiliar de
enfermagem, tendo cada profissional suas
atribuições específicas em conformidade
com a legislação vigente.
A via correta para a administração da nutrição enteral é a
Assinale a alternativa que apresenta a osmolaridade máxima permitida para dieta parenteral que será administrada em acesso periférico.
QUESTÃO 32 – São complicações da Nutrição Parenteral Total (NPT) todas as respostas abaixo, EXCETO:
Assinale a complicação metabólica da nutrição parenteral MAIS FREQUENTE dentre as abaixo relacionadas:
Paciente em terapia nutricional parenteral prolongada passa a apresentar distúrbios de movimento. Esse achado pode estar associado ao excesso de:
Sobre nutrição parenteral, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação à terapia de nutrição parenteral, assinale a alternativa correta.
São complicações relacionadas \ administração de nutrição parenteral, EXCETO
A administração de nutrição parenteral tem como objetivo proporcionar suporte energético e nutricional visando manter as funções orgânicas e preservar a estrutura corpórea em pacientes cuja via digestória esteja comprometida ou não seja suficiente para suprir suas necessidades. Identifique como verdadeira (V) ou falsa (F) as seguintes afirmativas:
( ) A responsabilidade da administração da terapia de nutrição parenteral é do enfermeiro, inclusive a manipulação do cateter, quando necessário.
( ) A temperatura ambiente, as bolsas de nutrição parenteral tem validade de 72 horas.
( ) A nutrição parenteral deve ser infundida, em via exclusiva, quando instalada em cateter de duplo lúmen. Caso seja por tripla via, deve-se utilizar a via proximal.
( ) Medicamentos como anfoterecina, ampicilina, carbenicilina e gentamicina são incompatíveis com a solução de nutrição parenteral.
As complicações mais comuns da administração de nutrição parenteral são:
A nutrição parenteral (NP) é indicada para:
I – Todos os casos de insuficiência cardíaca crônica (ICC) com retenção hídrica.
II – Casos de pancreatite aguda e fístula gastrointestinal.
III – Todos os casos de insuficiência renal crônica (IRC) sem tratamento dialítico.
IV – Casos de hemorragia gastrointestinal persistente.
Marque a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta no que se refere aos cuidados ao paciente em uso de nutrição enteral.