SóProvas



Questões de Fisiologia


ID
60880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam de aspectos ligados à saúde da
mulher durante o período do climatério.

O fogacho é o sintoma mais típico da mulher nesse período e ocorre devido a uma alteração vasomotora comum, que pode ser explicada pela instabilidade no sistema termorregulador hipotalâmico que envolve também os sistemas adrenérgico, dopaminérgico, opióide e os de outros neurotransmissores.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    O fogacho, o denominado "ondas de calor", é o sintoma mais específico do climatério (incide em 90% das mulheres). Manifesta-se como sensação súbita  transitória e intensa de calor na pele, principalmente do tronco, pescoço e face que podem apresentar hiperemia, acompanhada, muitas vezes, de sudorese.

ID
94945
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O pâncreas possui funções endócrinas e exócrinas. As funções exócrinas incluem a secreção de

Alternativas
Comentários
  • Porção endócrina: É composta por grupos de células chamadas ilhotas pancreáticas, que possuem três grupos de células, α, que produzem glucagon, β que produzem insulina e as Δ, que produzem somatostatina. Os hormônios produzidos pelas ilhotas pancreáticas são lançados diretamente na corrente sanguínea.

    Porção exócrina: a porção exócrina do pâncreas participa na digestão secretando enzimas digestivas, através de estruturas chamas ácinos. As enzimas são secretadas para o duodeno.

  • Letra E
  • Secreção ENDOcrina => Insulina.

    Secreção EXÓcrina => Suco Pancreático.


ID
94948
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O intestino delgado possui três partes, sendo o segmento mais longo do trato gastrintestinal. Em condições fisiológicas normais

Alternativas
Comentários
  • Nas paredes intestinais existem as vilosidades que são responsáveis pela absorção de nutrientes.
  • Letra C
  • As vilosidades, caracterizadas por pequenas formaçoes no estomago, aumentam a superficie de contato , fazendo com o que o atrito entre essas formaçoes e o alimento possa ser maior. Sendo assim consequentemente haverá maior absorção


ID
94951
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com referência ao sistema renal e trato urinário

Alternativas
Comentários
  • letra D
  • AS GLÂNDULAS SUPRARENAIS FAZEM PARTE DO SISTEMA ENDÓCRINO E NÃO URINÁRIO.

     

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ISSO AÍ!!!!! Não gostei desse novo QC, to perdida :/
  • A aldosterona é produzida nas glândulas supra-renais. Ela aumenta a reabsorção ativa de sódio nos túbulos renais, possibilitando maior retenção de água no organismo.

  • A - são compostos pelos rins, ureteres, glândulas suprarenais, bexiga e uretra. - ERRADO - As glândulas supra-renais fazem parte do sistema endócrino.

    B- uma das funções do rim é secretar glicocorticoides e aldosterona. - ERRADO - São as células do córtex da glândula suprarrenal que secretam a Aldosterona. Já os glicocorticoides são produzidos nas zonas fasciculadas e reticuladas das glândulas suprarrenais.

    C- a eritropoetina é secretada pela suprarrenal quando há baixa tensão de oxigênio arterial. - ERRADO - São as células especializadas do epitélio do túbulo renal proximal que sintetizam EPO

    D- os néfrons são as estruturas responsáveis pela formação inicial da urina. - CORRETO - A produção da urina se inicia com a filtração glomerular, logo a nível do néfron, visto que o glomérulo é uma porção deste.

    E- o ureter e a bexiga, no homem, são circundados pela próstata. - ERRADO - Na verdade é a uretra que é circundada pela próstata.


ID
130855
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os efeitos deletérios dos quadros álgicos podem ser associados aos distúrbios relacionados a

Alternativas
Comentários
  • É tudo que faz mal para o corpo e pode causar stress físico ou psicológico.
  • Efeitos deletérios: efeitos ruins, destrutivos, prejudiciais

  • Dor é uma sensação ou experiência emocional desagradável, associada com dano tecidual real ou potencial (1,2). A dor pode ser aguda (duração inferior a 30 dias) ou crônica (duração superior a 30 dias), sendo classificada segundo seu mecanismo fisiopatológico em três tipos: a) dor de predomínio nociceptivo, b) dor de predomínio neuropático e c) dor mista.

    O quadro álgico, principalmente quando se refere a  dor crônica, pode levar a efeitos deletérios múltiplos, tais como fadiga, distúrbio do sono, disfunção cognitiva, episódios depressivos e disfunção do padrão alimentar.

    Resposta B

    Bibliografia

    bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/manual_dor.pdf


ID
177424
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A tríade de Beck, caracterizada por bulhas cardíacas abafadas, turgência jugular e hipotensão arterial, é um conjunto indicativo de

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA B

    A tríade de Beck é um conjunto de três sinais médicos associados a tamponamento cardíaco, uma emergência médica em que ocorre acumulação de fluido em torno do coração, no espaço pericárdico, limitando a capacidade cardíaca de bombear sangue. Resulta numa tríade sintomática composta por:

    - Hipofonese de sons cardíacos/bulhas ou bulhas/sons cardíacos abafados
    - Hipotensão arterial
    - Engurgitamento jugular
     

  • Ingurgitamento jugular é também conhecido como SINAL DE KUSMALL.

  • Gabarito: Letra B.

    Complementando

    Outra questão agora da banca FAUEL que nos ajuda a responder sobre a temática, vejam:

    Q802110 Ano: 2017 Banca: FAUEL Órgão: PROAMUSEP Prova: Enfermeiro

    A tríade de Beck é um conjunto de três sinais clínicos associados ao tamponamento cardíaco. O Enfermeiro pode suspeitar da tríade de Beck quando, durante o exame físico, detectar:

    d) Hipotensão arterial, turgência de jugular e abafamento de bulhas cardíacas.


ID
177433
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na Esclerose Lateral Amiotrófica ocorrem manifestações clínicas, tais como

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA: C

    E.L.A é uma doença de etiologia não esclarescida na qual existe uma perda de neurônios motores nos cornos anteriores da medula espinhal e os núcleos motores da parte inferior do tronco cerebral. À medida que essas células morrem, as fibras musculares supridas por elas, se atrofiam.

    As manifestações clínicas dependem da localização dos neurônios motores afetados. Os sinais e sintomas principais são:

    Fadiga; Fraqueza muscular progressiva; Atrofias musculares; Fasciculações (movimentos involuntários visíveis em repouso); Espasticidade (contração súbita e involuntária do músculo); Cãimbras

    ; Incoordenação; Disfagia, Sialorréia e Perda de Peso; Disartria; Dificuldade de respirar (acometimento dos músculos respiratórios) e Queixas de Cansaço; A inteligência, a sensibilidade e o controle dos esfincteres encontram-se preservados.

     

  • Definição

    A Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida como ELA, é uma doença neuromuscular, degenerativa, progressiva e fatal, que se caracteriza pela atrofia progressiva dos músculos dos braços e pernas, e da musculatura da deglutição e respiração.

    A característica principal da ELA é a degeneração progressiva dos neurônios no cérebro (neurônios motores superiores)  e na medula espinhal (neurônios motores inferiores), ou seja, estes neurônios perdem sua capacidade de funcionar adequadamente (transmitir os impulsos nervosos).

    A doença não afeta o raciocínio intelectual, a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato. Na maioria dos casos, a ELA não afeta as funções sexual, intestinal e vesical.

    Entretanto, a função intelectual é preservada até o final, causando uma grande ansiedade e depressão no paciente, porque ele geralmente, tem consciência total da sua perda motora, intelectual e restrição ao leito, dependendo completamente em alguns casos dos familiares para todos os cuidados necessários para poder ter uma melhor sobrevida.
     

  • ELA : doença devastadora que causa uma perda progressiva dos movimentos e da fala devido à morte dos neurônios motores. Na grande maioria dos casos não há perda da capacidade cognitiva e a pessoa se torna uma prisioneira dentro do próprio corpo.
  • t  u  f  q r  i , m  a d  é  o : o e  e a b .
  • Lembrem do Stephen Hawking quando pensarem na ELA. Apesar de haver casos de déficit intelectual no decorrer do tempo, na maioria das vezes é mantida.


ID
317803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis.
A anafilaxia, que é uma resposta clínica a uma reação imunológica (hipersensibilidade do tipo I) causada pela interação de um antígeno não próprio com o anticorpo IgE encontrados na membrana de superfície de mastócitos e basófilos no sangue periférico, apresenta dois tempos de manifestação: imediato e tardio.

Alternativas
Comentários
  • Anafilaxia (ou anafilaxis) é uma reação alérgica sistémica, severa e rápida a uma determinada substância, chamada alergénico ou alérgeno, caracterizada pela diminuição da pressão arterialtaquicardia e distúrbios gerais da circulação sanguínea, acompanhada ou não de edema da glote. A reacção anafiláctica pode ser provocada por quantidades minúsculas da substância alergénica. O tipo mais grave de anafilaxia — o choque anafiláctico — termina geralmente em morte caso não seja tratado.
  • Anafilaxia é uma reação de hipersensibilidade aguda potencialmente fatal, 
    que envolve a liberação de mediadores dos mastócitos, basófilos e recrutamento de 
    células inflamatórias. Anafilaxia inclui sintomas e sinais, isolados ou combinados, 
    que ocorrem em minutos ou em até poucas horas da exposição ao agente causal. 
    Pode ser de intensidade leve, moderada ou grave. Na maioria dos casos a anafilaxia 
    é de intensidade leve, mas tem o potencial de evoluir para fatalidade. A evolução é 
    usualmente rápida, atingindo pico em 5-30 minutos, raramente pode perdurar por 
    vários dias.

    O termo anafilaxia é empregado para descrever reação imunológica, 
  • Hipersensibilidade tipo I é também conhecida como imediata ou hipersensibilidade anafilática. A reação pode envolver pele (urticária e eczema), olhos (conjuntivite), nasofaringe (rinorréia, rinite), tecidos broncopulmonares (asma) e trato gastrointestinal (gastroenterite). A reação pode causar uma variedade de sintomas desde inconveniências mínimas até a morte. A reação normalmente leva 15 - 30 minutos para o período de exposição ao antígeno, embora às vezes possa ter início mais demorado (10 - 12 horas).

    Hipersensibilidade imediata é mediada por IgE. O componente primário celular nessa hipersensibilidade é o mastócido ou basófilo. A reação é amplificada e/ou modificada pelos plaquetas, neutrófilos e eosinófilos. Uma biópsia do local da reação demonstra principalmente mastócitos e eosinófilos.

    O mecanismo da reação envolve produção preferencial de IgE, em resposta a certos antígenos (alergenos). IgE tem muito elevada afinidade por seu receptor em mastócitos e basófilos. Uma exposição subsequente ao mesmo alergeno faz reação cruzada com IgE ligado a células e dispara a liberação de várias substâncias farmacologicamente ativas (figura 1). Ligação cruzada do receptor Fc de IgE é importante para a estimulação de mastócitos. A degranulação de mastócitos é precedida pelo aumento do influxo de Ca++, que é um processo crucial; ionóforos que aumentam Ca++ citoplasmático também promovem degranulação, enquanto agentes que depletam Ca++ citoplasmático suprimem degranulação.

    http://www.microbiologybook.org/Portuguese/immuno-port-chapter17.htm

  • Somente imediato


ID
355561
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. Existe apenas uma única função conhecida do iodo no organismo humano: ele é utilizado na síntese dos homônios tireoidianos, a triiodotironina (T4) e a tiroxina (T3).” São exemplos comuns de Distúrbios por Deficiência de Iodo – DDI, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A vitamina A é um elemento indispensável para garantir não só a acuidade visual, mas o crescimento adequado e a diferenciação dos tecidos. A carência dessa vitamina pode provocar a xeroftalmia, também chamada de olho seco ou ceratoconjuntivite seca, uma enfermidade que se caracteriza não só por alterações na produção de lágrimas ou na sua composição, como também produz secura da pele, da córnea, das conjuntivas e o aparecimento de pequenas manchas brancas na esclerótica (manchas de Bitot). Nos casos mais graves de xeroftalmia, podem ocorrer ulceração e necrose da córnea.

    Entre as causas da avitaminose estão as carências alimentares, a síndrome de má absorção, o uso abusivo de álcool e de laxantes com óleo mineral, uma vez que a vitamina A se dissolve na presença de gorduras.

    Sintomas

    O primeiro sintoma da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, isto é, a dificuldade de enxergar bem na penumbra. Outros sintomas são alterações na pele, dificuldade de cicatrização e perda do paladar. O agravamento do quadro pode reverter em prejuízo parcial ou total da visão.

    Diagnóstico

    A deficiência de vitamina A acomete mais as crianças e os idosos, especialmente,
    nas regiões mais pobres. O diagnóstico baseia-se nas manifestações clínicas da
    avitaminose, especialmente o comprometimento da visão na penumbra.

    Tratamento

    Os sinais iniciais da deficiência de vitamina A podem se tratados com doses diárias dessa vitamina durante uma semana. A presença de danos na córnea demanda que as doses sejam corrigidas de acordo com o peso corpóreo do paciente. No entanto, a quantidade de medicamentos deve ser criteriosamente calculada porque, em excesso, eles podem ser tóxicos.

    Importante:
    Doses de vitamina A são distribuídas em regiões carentes para prevenir a
    xeroftalmia e tratar os portadores dos estágios iniciais da doença.

    Recomendações

    * Lembre-se de que alimentação saudável e equilibrada é essencial para a saúde e equilíbrio do organismo. Portanto, inclua na sua dieta alimentos ricos em vitamina A. Para ficar mais fácil saber quais são, é só pensar que muitos deles são alaranjados ou vermelhos (cenoura, abóbora, pimentão vermelho e amarelo, pêssegos, mamão, manga, etc.) ou verde escuro ( brócolis, espinafre, escarola, salsa, etc.). Leite, laticínios e gema de ovo também são fontes importantes dessa vitamina.

    * Proteja seus olhos, sempre que possível, contra a agressão de agentes externos, como poeira, vento, ar condicionado, poluição. Colocar, nos dias muito secos, uma vasilha com água nos ambientes em que permanecer por mais tempo, para ajudar a umidificá-los também é uma forma de preservá-los saudáveis.

    Fonte: site Drauzio Varella.

  • O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. No organismo humano ele é utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço. Estes hormônios têm dois importantes papéis: atuam no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia, principalmente na manutenção do calor do corpo. São muito importantes para o funcionamento de vários órgãos como o coração, fígado, rins, ovários e outros.

    Os distúrbios por deficiência de iodo – DDI - são fenômenos naturais e permanentes amplamente distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo sempre terão o risco de apresentar os distúrbios causados por esta deficiência, cujo impacto sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (crescimento da glândula tireóide). Além disso, a má nutrição de iodo está relacionada com altas taxas de natimortos (nascimento de bebês mortos) e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional, e aumento do risco de abortos e mortalidade materna.


    LETRA A

  • Xeroftalmia ou olho seco


ID
375874
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as alternativas e assinale a CORRETA em relação à função cardíaca:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    a) Recebe o sangue no átrio direito pela veia cava inferior e superior

    b) correta

    c) O sangue é impulsionado à circulação sistêmica pela artéria aorta.(principal artéria)

    d) Bicúspide ou Mitral → Átrio e ventrículo Esquerdo

    Tricúspide → Átrio e Ventrículo Direito 


ID
375880
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as alternativas sobre o sistema gastrintestinal e indique a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    No duodeno, os sais minerais (biliares) do fígado e o suco gástrico (ERRADO, o suco gástrico é o do ESTÔMAGO) (pancreático) no pâncreas atuam no alimento, facilitando a sua absorção no intestino delgado.

    Bons estudos!

  • Acredito que a letra B esteja incorreta; pois a mastigação é um processamento mecânico, ou seja, gerado pela mandíbula, dentes e com auxílio da língua.

  • A letra B não está errada?

  • Questão passiva de anulação. A alternativa B e D estão erradas.

  • Questão passiva de anulação. A alternativa B e D estão erradas.


ID
425521
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As glândulas podem ser classificadas como endócrina, exócrina ou mista. Um exemplo de glândula que possui atividademista é a:

Alternativas
Comentários
  • O pâncreas possui a função endócrina e exócrina. Portanto é uma glandula mista.
  • Glândula Mista = Glândula Anfícrina. Ex: Pâncreas.

    LETRA C


ID
515686
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A glicose é essencial para o metabolismo celular e a ocorrência de baixos níveis glicêmicos deflagra

Alternativas

ID
515725
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na monitorização cardíaca, a representação gráfica das ondas P, Q R S e T registra a atividade do coração do tipo

Alternativas
Comentários
  • Ondas P, Q R S e T são do ECG, logo, alternativa "B"


ID
517981
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a cefaleia assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • existe a fase aurea da enxaqueca


ID
517987
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a doença caracterizada por diminuição da produção de hormônios da tireoide.

Alternativas

ID
517996
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São sinais de hidratação excessiva:

Alternativas
Comentários
  • pulso bigemiado ( sem ritmo, varia em doses duplas)

    HIPOVOLEMIA: hipotensão, bradicardia, bradipneia, sinais de desidratação( oliguria, pele ressecada, pele pegajosa)

    HIPERVOLEMIA; hipertensão, taquicardia, taquipneia, sinais de hidratação excessiva ( poliuria, edemas, crepitações)


ID
518041
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual a doença ocular caracterizada por lesão do nervo óptico que provoca visão turva e dificuldade de focalizar objetos?

Alternativas

ID
520363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dinamometria varia numa mesma pessoa em função da idade, da atividade física e da temperatura ambiente.

O melhor desempenho do sistema muscular se verifica quando o homem trabalha num ambiente com a temperatura, em graus Celsius, em torno de

Alternativas
Comentários
  • NR 17
    17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

  • 20 a 23 graus

ID
520366
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A avaliação da apneia voluntária de um trabalhador de indústria petrolífera juntamente com o estudo das medidas da capacidade vital e do perímetro torácico são importantes para a análise da função

Alternativas

ID
520591
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual é o sistema que desempenha um papel importante tanto na manutenção do equilíbrio hidreletrolítico como na eliminação do amoníaco?

Alternativas

ID
520594
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame neurológico do trabalhador permite identificar alguns défices relacionados à força muscular. Qual registro corresponde, nessa avaliação, à diminuição ou fraqueza muscular?

Alternativas
Comentários
  • Resposta D
    - Ptose - relaxamento de algum músculo que sustenta um órgão que acaba resultando no "caimento" dele ex Ptose palpebral 

    - Plegia - perda da força por uma paralisia
    -Tônus - é a "firmeza" de um órgão, a contração mínima do músculo no estado de repouso
    -Paresia - quando o movimento está debilitado, limitado, fraco
    - Taquifrenia - Hiperatividade mental (essa eu nunca tinha escutado)

ID
531838
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A complicação aguda caracterizada por hiperglicemia grave (> 600 a 800mg/dL), desidratação e alteração do estado mental com ausência de cetose é denominada

Alternativas
Comentários
  • Síndrome Hperosmolar não cetótica: É um estado de hiperglicemia grave com medidas em torno de 600 a 800mg/dL. Ocorre desidratação e alteração do estado mental sem que haja cetose. Pode até ocorrer um coma por hiperosmolaridade. É uma complicação típica dos diabéticos tipo 2, pois esses possuem um mínimo de insulina que evita a cetoacidose. Como ocorre em pacientes mais idosos, a mortalidade é alta.os sintomas iniciais sao parecidos com a cetoacidose, mas pacientes assintomáticos do tipo 2 também podem desenvolver a síndrome.No entanto, o risco maior é entre os maiores de 60 anos cronicamente doentes. A hiperosmolaridade é um tipo de desidratação. Por algum disturbio no mecanismo da sede, esses pacientes acabam ingerindo menos água. Como urinam em demasia (poliuria), desidratam-se e entram em estado de  confusão mental, coma e até morte.


ID
539623
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao ciclo cardíaco, a pré-carga refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Pré-carga: Grau de estiramento das fibras musculares cardíacas no final da diástole.
    Pós-carga: Quantidade de resistência à ejeção do sangue a partir do ventrículo.

    Brunner
    • Sistole – Contração – Saida de sangue para os vasos
    • Diastole – Relaxamento – Entrada de sangue no coração 


ID
542395
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente busca atendimento ambulatorial apresentando nervosismo excessivo e taquicardia em repouso. Ao realizar a inspeção dos olhos, o enfermeiro detecta a protusão do bulbo ocular, característico de hipertireoidismo.
Este sinal é denominado

Alternativas
Comentários
  • exoftalmia é a protrusão anormal de um ou de ambos os olhos.Muitas doenças podem gerar a exoftalmia, mas pode ser induzido por sangramentos na porção posterior do olho,inflamaçõestumores ou crescimento anormal de tecido, como o hipertiroidismo.
    Já o edema ao redor dos olhos é chamado de'''edema periorbital" ou inchaço dos olhos. Os tecidos periorbital são mais visivelmente inchados imediatamente depois de acordar, talvez devido à redistribuição gravitacional de fluido na posição horizontal.
    PTOSE PALPEBRAL é como denominamos a situação de uma pálpebra que está caída;
    O hordéolo, é uma inflamação das glândulas das pálpebras, localizadas junto a raiz dos cílios, chamado terçol.
     
  • Exoftálmia.


ID
566767
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aparelho urinário favorece a necessidade humana básica de eliminação vesical. Orientações de preparo para realização de análise de Elementos Anormais e Sedimentos (EAS) consideram que a reserva urinária é expelida através da(os)

Alternativas
Comentários
  • Fiquei um pouco em dúvida, mas fui pelo mais lógico. Se na bexiga você armazena o xixi, então ele vai ser expelido, "solto", pela uretra.

  • O xixizão vai sair pela uretra kkkk Gab.B


ID
566779
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O resultado do exame de sangue de um trabalhador de uma empresa petroquímica, exposto a risco, indicou uma contagem de três milhões de eritrócitos. Quando essa taxa está relacionada às células precursoras na medula óssea, trata-se de uma anemia do tipo

Alternativas
Comentários

ID
639391
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A glândula endócrina que regride com o início da maturidade sexual é

Alternativas
Comentários
  • Ao longo da vida, o timo involui (diminui de tamanho) e é substituído por tecido adiposo nos idosos, o que acarreta na diminuição da produção de linfocitos T.
  • As glândulas paratireoides, localizadas próximas a tireoide, são as responsáveis pela produção do paratormonio (PTH) e não apresentam nenhuma alteração característica de redução de tamanho correlacionada com a fase da vida. A glândula pineal é localizada perto do centro do cérebro e é responsável pela regulação dos ciclos circadianos e não apresenta alterações de tamanho ao longo da vida. As prostaglandinas são responsáveis pelo controle dos processos inflamatórios e nas mulheres sua síntese e liberação ocorre por influencia do endométrio e dos hormônios estrógeno e progesterona respectivamente. A adeno-hipófise esta localizada no lobo anterior da hipófise, e é responsável pela liberação de diversos hormônios que controlam os processos fisiológicos como liberação de hormônio do crescimento, da lactação e do hormônio folículo estimulante. O timo está localizado na cavidade torácica, é responsável pela produção de linfócitos T, atuando assim diretamente no controle da imunidade e ao longo da vida possui redução significativa de tamanho. Essa redução inicia-se por volta dos 10 a 12 anos de idade. 


    Resposta: C
  • A glândula endócrina que regride com o início da maturidade sexual é o TIMO

ID
639403
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Existe uma doença inflamatória não infecciosa crônica da pele em que as células epidérmicas são produzidas em uma velocidade que é aproximadamente seis a nove vezes mais rápida que a normal. A doença em questão, de acordo com Brunner&Suddarth, é

Alternativas
Comentários
  • A -  Síndrome de Stevens-Johnson  ERRADA
    Disturbio cutâneo potencialmente fatal e grave de eritema multiforme. deflagrada por uma reação a mediacamentos ou resultam de uma infecção viral.
    Caracteriaza-se inicialmente por prurido ou queimação conjuntival, hipersensibilidade cutânea, febre, tosse, faringite, cefaléia, indisposição extrema e mialgia.
    Apresentam eritema afetando para grande parte da superficie cutânea a mucosas. Progride para grandes áreas bolhosas (como queimaduras) e despreendimento da epiderme, expondo a derme, ocasioanndo extrema dor.
    B - Pênfigo Foliáceo ERRADA
    Doença grave da pele caracterizada pelo aparecimento de bolhas de tamanhos variados sobre a pele e mucosas aparentemente normais. Provavelmente é uma doença auto-imune que envolve a IgG. 
    C- Hidardenite Supurativa ERRADA
    Etiologia desconhecida. Ocorre um bloqueio anormal das glândulas sudoríparas provocando a inflamação recorrente, nódulos e tratos sinusais com drenagem. A condição ocorre mais frequentemente nas axilas, mas pode acometer a região inguinal, no monte púbis e nas nádegas.
    D- Síndrome de Tzanck ERRADA

    E - Psoríase CORRETA
    Doença inflamatória não-infecciosa crônica da pele em que as células epidermicas são produzidas em uma velocidade que é aproximadamente seias a nove vezes amis rápido que o normal. existem algumas evidências que a proliferação celular é mediada pelo sistema imune. Os períodos de estresse emocional e  ansiedade agravam a condição. 

ID
639406
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A substância química produzida pelo corpo humano que reduz ou inibe a transmissão ou a percepção da dor é:

Alternativas
Comentários
  • ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado em tratamento de depressões leves.


ID
639412
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Zumbido, vertigem, queda da acuidade auditiva e a sensação de plenitude aural constituem a tétrade característica da Síndrome de .

Alternativas
Comentários
  • A doença de Ménière é um complexo de sintomas de etiologia desconhecida.

    Características Clínicas
    Esta doença é caracterizada por surdez, zumbido e vertigem, iniciando-se geralmente na meia-idade e, quando não tratada, persiste indefinidamente com períodos ocasionais de remissão. Começa com zumbido e surdez que, em aproximadamente 90 por cento dos casos, são unilaterais. O zumbido, de baixa tonalidade, tem sido descrito como um murmúrio ou ronco, e, em certos casos, como som sibilante, enquanto que a surdez foi descrita como surdez do ouvido interno, do tipo de condução, de grau variável. A vertigem frequentemente é um sintoma tardio da doença, e muitas vezes é acompanhada de crises de náusea e vômito que podem incapacitar o paciente. A vertigem, geralmente, tem início súbito, explosivo, durando de vários minutos a várias horas. Alguns pacientes podem prever o ataque pela mudança do tom ou da intensidade do zumbido.

ID
639451
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sistema nervoso é afetado por agravos infecciosos de naturezas distintas incluindo as doenças causadas por príons. Esses agentes são

Alternativas
Comentários
  • Segundo pesquisa os príons ão partículas compostas apenas por proteínas normais do organismo, que quando modificadas tornam-se patogênicas. Ao se acumular no organismo essa proteína mutada leva à morte de neurônios, deixando o cérebro com aspecto esponjoso e causando doenças degenerativas do sistema nervoso central. Os príons são capazes de produzir cópias de si próprios, apesar de não possuírem nenhum tipo de ácido nucléico (DNA ou RNA).

ID
725674
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anemia hemolítica, dentre outros fatores, pode resultar

Alternativas
Comentários

ID
725698
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na ginecomastia puberal ocorre aumento do tecido

Alternativas
Comentários
  • mão beijada essa questão.

    Ginecomastia puberal corresponde ao crescimento de tecido glandular nas mamas do homem no período de maturação sexual

  • GINECOMASTIA - Crescimento do tecido mamário masculino devido a um desequilíbrio hormonal.


ID
729787
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na comunicação, as informações veiculam como códigos e, quando a mensagem chega ao destino, elas precisam ser decodificadas adequadamente. SILVA (2002) descreve quatro tipos de códigos utilizados no processo comunicativo, sendo um deles os códigos

Alternativas
Comentários
  • http://books.google.com.br/books?id=oQtgEYISzbYC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

    Uma olhada nesse livro, vale a pena.


ID
736804
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São sinais e sintomas de déficit de líquido isotônico:

Alternativas

ID
758929
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Portador de hemofilia admitido na instituição solicitou informações sobre a patologia. Ele pode ser informado que se trata de uma doença

Alternativas
Comentários
  • Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.
  • Existe também um terceiro tipo de hemofilia a C , fenômeno raro caracterizado pela deficiencia de fator XI da coagulação , também conhecida como sindrome de Rosenthal, entretanto vale salientar que a Hemofilia C não é ligada ao sexo.

  • ORIGEM GENÉTICA


ID
758932
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Algumas das principais manifestações clínicas do hipotireoidismo e hipertireoidismo estão descritas em

Alternativas
Comentários
  • Segundo a SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA: Como outros males da tireóide, o hipotireoidismo é mais comum em mulheres, mas pode ocorrer em qualquer indivíduo independente de gênero ou idade. Os endocrinologistas orientam mulheres, especialmente acima de 40 anos, a fazerem oauto-exame da tireóide regularmente. Entre os sintomas do hipotireoidismo estão:
    • Depressão
    • Desaceleração dos batimentos cardíacos
    • Intestino preso
    • Menstruação irregular
    • Diminuição da memória
    • Cansaço excessivo
    • Dores musculares
    • Sonolência excessiva
    • Pele seca
    • Queda de cabelo
    • Ganho de peso
    • Aumento do colesterol no sangue.
    Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção auto-imune. O hipotireoidismo também afeta recém-nascidos. Nesses casos, o problema é diagnosticado pelo conhecido "teste do pezinho"

    Já o hipertireoidismo:

    Ocorre um aumento no volume da tireóide durante o hipertireoidismo, o que também pode ser associado a outros sintomas, como:

    • Aceleração dos batimentos cardíacos acima de 100 por minuto (chamada taquicardia)
    • Irregularidade no ritmo cardíaco, principalmente em pacientes com mais de 60 anos
    • Nervosismo, ansiedade e irritação
    • Mãos trêmulas e sudoreicas
    • Intolerância a temperaturas quentes e probabilidade de aumento da sudorese
    • Queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo
    • Rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação das mesmas
    • Fraqueza nos músculos, especialmente nos braços e coxas
    • Intestino solto
    • Perda de peso importante
    • Alterações no período menstrual
    • Aumento da probabilidade de aborto
    • Olhar fixo
    • Protusão dos olhos, com ou sem visão dupla (em pacientes com a Doença de Graves)
    • Acelerada perda de cálcio dos ossos com aumento do risco de osteoporose e fraturas.

    Entre as causas para o hipertireoidismo estão a Doença de Graves, o bócio, a existência de um nódulo tóxico (que produz mais hormônio tireoideano que o necessário), tireoidite subaguda, silenciosa ou pós-parto, ingestão excessiva de iodo (presente em comprimidos de alga, expectorantes ou em amiodarona, usada em remédios para arritmia cardíaca) e a superdosagem de hormônio tireoideano.  


ID
759241
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O termo Volvo indica:

Alternativas
Comentários
  • O Volvo Gástrico (VG) define-se como uma rotação do estômago

    superior a 180º, que condiciona uma oclusão intestinal

    alta.1-4 Esta entidade é relativamente rara, e cursa sintomatologia

    inespecífica, o que leva ao diagnóstico tardio.1 Pode

    apresentar-se de uma forma aguda ou crónica. A forma aguda

    é menos frequente que a crónica, podendo levar a isquémia

    gástrica, necrose e perfuração, neste caso trata-se de uma

    emergência cirúrgica e pode decorrer com uma mortalidade de

    30% a 50%. Na forma crónica o diagnóstico é difícil e os exames

    complementares podem ser normais nas fases assintomáticas

    da doença.

    FONTE: Volvo Gástrico, Caso Clínico. Jornal Português de Gastroenterologia
    Disponível em URL: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/ge/v17n5/v17n5a07.pdf


    BONS ESTUDOS A TODOS!!!!!


     

  • O volvo de ceco (VC) constitui a principal apresentação das anomalias relacionadas as más rotações intestinais
    É caracterizado por torção axial envolvendo o ceco, íleo terminal e cólon ascendente sobre seus respectivos mesos, resultando em obstrução intestinal.

    Fonte: 
    Rev. Col. Bras. Cir. vol.36 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2009
    Obstrução intestinal por volvo de ceco, relato de caso.


ID
762802
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, a insuficiência respiratória aguda (IRA) é definida como uma queda na pressão de oxigênio arterial (PaO2) e uma elevação na pressão de dióxido de carbono (PaCO2).Assinale a opção que indica hipoxemia e hipercapnia, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, C

    A hipoxemia assume importantes níveis quando a PaO2 está abaixo de 60mmHg, pois, a partir daí, há redução da saturação da saturação da hemoglobina pelo oxigênio, com o comprometimento da oxigenação tecidual.

    A hipercapnia é uma ventilação alveolar inadeuqda para o nível metabólico, ou seja, hipoventilação, assim, eleva a tensão alveolar de CO2, quando ela execede o valor de 45 mmHg.
  • insuficiencia Respiratoria aguda =

    PaO2 < 50 (hipoxemia)

    PaCO2 > 50 (hipercapnia)

    pH < 7,35 (acidose)


ID
762814
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Kawamoto, o termo anidrose refere-se à

Alternativas

ID
762874
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, o equilíbrio hidroeletrolítico é um processo dinâmico crucial para a vida. São sinais e sintomas de déficit de volume líquido (hipovolemia):

Alternativas

ID
798388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos ao cuidado de pacientes com diabetes melito.

Chamada de hipoglicemia, a diminuição dos níveis glicêmicos pode ser acompanhada, ou não, de sintomas neuroglicopênicos, como fome, tontura, fraqueza e dor de cabeça.

Alternativas
Comentários
  • Os sintomas de Hipoglicemia podem ser agrupados em dois grandes grupos:

     

    Autonômicos: sintomas provenientes da ação do sistema nervoso autônomo (sudorese, tremores, palpitações, sensação de calor e fome, ansiedade e náuseas).

     

    Neuroglicopênicos: sintomas desencadeados pela insuficiência do suprimento de glicose para o cérebro (borramento visual, fraqueza, cansaço, cefaléia, sonolência, dificuldade para falar, incapacidade para se concentrar, amnésia, confusão mental, rebaixamento do nível de consciência, convulsões e déficits neurológicos).

     

    Fonte: http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1358/hipoglicemia.htm


ID
798409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de cinquenta e sete anos de idade, com história clínica de dificuldades urinárias há um ano, jato fraco, gotejamento, incontinência e hematúria, foi avaliado pelo urologista, que  programou uma cirurgia da próstata por via endoscópica. Após avaliações, foi necessária cirurgia com remoção aberta, tendo sido realizada prostatovesiculectomia radical retropúbica. Ele encontra-se no primeiro dia de pós-operatório e apresenta frequência cardíaca de 84 batimentos por minuto, frequência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 86 mmHg e temperatura de 36 ºC. Queixa-se de pequeno incômodo no sítio cirúrgico, sem náuseas, e consegue alimentar-se. Está em uso de sonda vesical de demora com irrigação contínua. A ferida cirúrgica encontra-se ainda coberta com o curativo realizado no centro cirúrgico, mostrando-se molhada de sangue. De acordo com o relato cirúrgico, foi instalado um dreno de Penrose. O paciente encontra-se com dispositivo de acesso venoso periférico. Foram prescritas pelo médico ciprofloxacina 400 mg por via intravenosa e heparina por via subcutânea.

Julgue o item a seguir, relativo à assistência de enfermagem ao paciente do quadro clínico acima descrito.


Algumas medidas a serem adotadas em relação ao paciente envolvem: monitorização de sangramentos, observando-se o sítio da incisão, a bolsa de drenagem de urina e curativos; atenção a eventual elevação anormal acima do púbis, que pode indicar possível bexigoma; verificação e monitoramento da pressão arterial, do pulso e da respiração.

Alternativas

ID
798679
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assina1e a opção que NÄO apresenta fatores de risco para a embolia pulmonar.

Alternativas
Comentários
  • tabagismo É fator de risco para embolia pulmonar, porém não encontrei nada na literatura referente a tuberculose como fator de risco para TEP. Considero essa alternativa para a questão mal formulada.

  • Segundo BRUNNER o tabagismo e tuberculose não se encontram nos fatores de risco. Então a questão é considerada coerente, pois é essa bibliografia que a banca utiliza.


ID
798742
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo WOODS (2005), certos marcadores séricos se elevam no paciente após um infarto agudo do miocárdio. O marcador que se eleva de 6 a 8 horas após o início da isquemia denomina-se

Alternativas
Comentários
  • a mioglobulina é utilizada como marcador precoce e a troponina como marcador tardio.

    Fonte: sociedade brasileira de cardiologia.


ID
798754
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com WOODS (2005), as arritmias cardíacas resultam de formação de impulso anormal, condução anormal de impulso ou dos dois mecanismos juntos. A arritmia cardíaca caracterizada por uma frequência atrial de 120 a 250 batimentos por minutos, ritmo regular, ondas P ectópicas, intervalo PR mais curto ou mais longo do que o normal e condução frequentemente normal pelo nó AV e nos ventrículos, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • A- Marca passo atrial migratório- frequência cardíaca é normal ou inferior a 60 batimentos por minuto. Comuns em atletas.

    B- Taquicardia Multifocal Atrial-No eletrocardiograma as ondas P são geralmente apiculadas, separadas por linha isoelétrica, com pelo menos três morfologias distintas, e frequência variável entre 100 e 130 batimentos por minuto.Comuns em intoxicação digitálicas. Ocorrendo principalmente em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), em portadores de diabetes, na insuficiência cardíaca.

    C- Flutter Atrial- a atividade elétrica atrial é coordenada. Assim, os átrios se contraem, mas em uma frequência muito rápida (250 a 350 vezes por minuto), e os ventriculos ( 150 vezes por minutos).

    D- Correta.

    E. Fibrilação Atrial- Ritmo rápido e caótico e desregulado. FC 100 a 175 bpm.


ID
800617
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta:

( 1 ) Aderência
( 2 ) Quelóide
( 3 ) Gangrena
( 4 ) Evisceração
( 5 ) Deiscência

(  ) Formação de tecido conjuntivo ou cicatricial excessivo
(  ) Extrusão de órgãos internos através da ferida
(  ) Junção de membranas serosas causando formação de tecido fibroso
(  ) Separação de camadas da ferida cirúrgica
( ) Processo de infecção anaeróbia que ocorre em lugar da cicatrização

Alternativas

ID
800668
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a utilização de hemocomponentes e hemoderivados como recurso terapêutico, é correto afirmar:

Alternativas

ID
826021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os sinais e sintomas da síndrome de Cushing clássica em uma mulher adulta incluem

Alternativas
Comentários
  • Doença de Cushing

     

    A síndrome de Cushing causa sintomas e complicações sérias como obesidade centrípeta, isto é, ocorre na face e no abdome, mas não nos membros que, ao contrário, são finos e com atrofia da musculatura, o que causa fraqueza muscular. Aparecem estrias largas e de cor violeta (geralmente no abdome e raiz dos membros) e equimoses (manchas roxas) freqüentes. Pode levar ao diabetes e hipertensão e pode ser causada por uso exessivo de corticóide, por via oral, injetável ou mesmo tópica, como nasal ou pela pele; mas pode ser também decorrência de produção excessiva de cortisol (corticóide produzido nas supra-renais), seja por tumor das supra-renais (também chamadas adrenais) ou por tumor produtor de ACTH, que é o hormônio hipofisário que estimula as adrenais



    O tumor produtor de ACTH pode estar localizado na própria hipófise e, nestes casos, costuma ser benigno, muito pequeno e recebe o nome de Doença de Cushing. Ou surgir em outros locais como, por exemplo, no pulmão. Paciente com suspeita de Síndrome de Cushing precisa de vários exames para ter o correto diagnóstico, que orientará o tratamento.

     

     

    https://www.endocrino.org.br/doenca-de-cushing-neuroendocrinologia/

     

    "NÃO DESISTA, VOCÊ PODE SER A INSPIRAÇÃO PARA ALGUÉM."


ID
826078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos distúrbios hidroeletrolíticos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    B: Hipocalcemia é - do cálcio. A - do potássio é a hipocaliemia.

    C: A maior concentração de cálcio é no meio extracelular

    D: A maior concentração do magnésio é no meio intracelular

    E: não é bradicardia, mas sim taquicardia

  • CORRETO o sódio é o eletrólito de maior concentração extracelular, sendo a hiponatremia uma consequência de super-hidratação com líquidos não eletrolíticos.

    ERRADO o potássio é o eletrólito de maior concentração no líquido intracelular, sendo que, na hipocalemia, surgem manifestações de fraqueza generalizada, arritmias cardíacas e anuria (NÃO CAUSA ANURIA)

    ERRADO o cálcio tem maior concentração no líquido intracelular (99% ESTÁ NOS OSSOS E DENTES), sendo que, na hipocalcemia, surgem sintomas de formigamento nas pontas dos dedos, tremores e convulsões.

    ERRADO o magnésio tem maior concentração extracelular (INTRACELULAR), sendo que, na hipomagnesia, ocorrem sintomas de contração muscular, tremores, convulsões e distúrbios psiquiátricos.

    ERRADO a desidratação apresenta como sinais e sintomas: pele e mucosas secas, sede, oliguria ou anuria, perda de peso, hipotensão e bradicardia (CAUSA TAQUICARDIA)


ID
826093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de doenças diarreicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • C - A causa mais importante de morte associada a doenças diarreicas é a desidratação, sendo que o tratamento mais importante para reduzir as taxas de mortalidade é a reidratação.

  • alguém sabe explicar porque as demais estão erradas?


ID
851020
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo fisiológico da digestão, que ocorre após a mastigação dos alimentos, depende da ação da enzima salivar

Alternativas
Comentários
  • Correto, letra B

    A saliva – a saliva é um líquido incolor constituído por água, sais, muco e uma enzima denominada ptialina. A  ptialina, enzima presente na saliva, exerce uma função química catalítica, isto é, ela permite uma transformação química do amido dos alimentos em moléculas menores, comumente denominadas de açúcares, como a glicose. Por esse motivo se mastigarmos um pedaço de pão por algum tempo sentiremos um gosto doce na boca.

  • Resposta correta: B

    Ptialina, também conhecida como amilase salivar.


ID
858694
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As alfa-globulinas incluem

Alternativas
Comentários
  •  A ceruloplasmina é uma proteína de fase aguda, podendo apresentar níveis elevados em tumores, inflamações agudas e crônicas (artrite reumatóide, LES, necrose tubular, infarto do miocárdio, hepatites, doença de Hodgkin, etc). Útil no diagnóstico da doença de Wilson. Cerca de 95% do cobre plasmático está ligado à ceruloplasmina. A atividade desta proteína é aumentada pelo uso de estrógenos e fenitoína.


ID
890770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A neurocirurgia requer cuidados intensivos específicos de
enfermagem. Com relação à neurocirurgia, julgue os itens a
seguir.

O sistema neurológico necessita de aporte dos elementos essenciais – oxigênio e glicose – assim como a filtragem de substâncias tóxicas aos neurônios no período transoperatório.

Alternativas
Comentários
  • O tecido nervoso apresenta uma elevada taxa de metabolismo, com alto consumo de oxigênio e de glicose, exigindo uma "reserva" especial de nutrientes, e contando com uma "barreira" (a barreira hematoencefálica), que protege o sistema nervoso central de possíveis agressões como agentes tóxicos provenientes da circulação sanguínea que a ele chega; esta barreira cria também condições fisiológicas diferenciadas para o tecido nervoso, permitindo-lhe certo grau de autonomia funcional em relação ao restante dos sistemas homeostáticos. Assim sendo, a manutenção da plena vitalidade funcional do sistema nervoso exige grandes concentrações de glicose e de oxigênio; na deficiência ou ausência dos mesmos, as funções neuronais são progressivamente bloqueadas e, em condições vitais, podem ser definitivamente lesadas se o estado de hipoxia ou hipoglicemia persistir prolongadamente.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

  • O tecido nervoso apresenta uma elevada taxa de metabolismo, com alto consumo de oxigênio e de glicose, exigindo uma "reserva" especial de nutrientes, e contando com uma "barreira" (a barreira hematoencefálica), que protege o sistema nervoso central de possíveis agressões como agentes tóxicos provenientes da circulação sanguínea que a ele chega; esta barreira cria também condições fisiológicas diferenciadas para o tecido nervoso, permitindo-lhe certo grau de autonomia funcional em relação ao restante dos sistemas homeostáticos. Assim sendo, a manutenção da plena vitalidade funcional do sistema nervoso exige grandes concentrações de glicose e de oxigênio; na deficiência ou ausência dos mesmos, as funções neuronais são progressivamente bloqueadas e, em condições vitais, podem ser definitivamente lesadas se o estado de hipoxia ou hipoglicemia persistir prolongadamente. 

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.
     

  • O cérebro precisa de o2 e glicose, assim como a defesa exercida pela barreira hematoencefálica em todos os momentos, pois não há reservas de suprimento.


ID
906499
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente comparece ao serviço de saúde apresentando diagnóstico de tracoma. Esta doença compromete

Alternativas
Comentários
  • D

    O agente etiológico do tracoma é uma bactéria Gram negativa, a Chlamydia trachomatis, um microrganismo (aproximadamente 200 a 300 milimicra) e um dos menores seres vivos conhecidos, de vida obrigatoriamente intracelular, com tropismo pelas células epiteliais, onde se instala e se multiplica, formando inclusive citoplasmáticas.

    A mesma Chlamydia trachomatis É também responsável por outro tipo de infeção da conjuntiva, a conjuntivite de inclusão, por quadros de infeções respiratórias infantis, e por outras doenças sexualmente transmissíveis como: uretrites, vulvovaginites, cervicites e pelo linfogranuloma venéreo.


ID
915088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos sistemas que constituem o corpo humano, julgue o item a seguir.

O sistema endócrino é formado por glândulas e tecidos produtores de hormônio, sendo responsável pela regulação das atividades corpóreas por meio de anticorpos que transitam do sangue aos órgãos-alvos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Respondendo:

    Questão: O sistema endócrino é formado por glândulas e tecidos produtores de hormônio, sendo responsável pela regulação das atividades corpóreas por meio de anticorpos que transitam do sangue aos órgãos-alvos.

    A alternativa esta quase totalmente certa, até o momento em que sita (por meio de anticorpos...)
    Pois não são por estes meios que o sistema endócrino se relaciona, ele de fato realiza suas atividades corpóres,mas os anticorpos do sangue não tem nada haver com isso.

    Teoria:
    São componentes do sistema endócrino as Glândulas: Hipotálamo, Hipófise ou Ptuitária, Tireóide, Paratireóide, Supra-Renais ou Adrenais, Pâncreas, Ovários e Testículos.
    Demodo que quem esta mas relacionadao a questão a acima seria o HIPOTÁLAMO.Póis,está relacionado com a regulação da temperatura corpórea, apetite, atividade gastrintestinal, regulação hídrica, atividade sexual e emoções.


    Espero ter Ajudado
    Bons Estudos
    Clo,Macapá,AP
  • Por meio de HORMÔNIOS que transitam do sangue aos órgãos-alvos.


ID
915091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos sistemas que constituem o corpo humano, julgue o item a seguir.

O sistema digestório, composto pelo trato gastrintestinal e por órgãos acessórios, é responsável pela degradação e absorção de alimentos para uso das células, é, também, pela eliminação de resíduos sólidos.

Alternativas
Comentários
  • Certo: pois esses órgãos são responsáveis pela degradação e absorção dos alimentos...

    Espero ter ajudado...


ID
919456
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao paciente portador de agravos no sistema geniturinário, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O fluxo sanguineo total nos nefrons de ambos os rins é claculado como aproximadamente 1.200ml/min

    bons estudos

ID
919483
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em se tratando de pacientes portadores de problemas no Sistema Nervoso Central, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • CEREBELO: é a parte do cérebro responsável pelo movimentos voluntário, equilíbrio, aprendizagem motora e controle do tônus muscular.


ID
919486
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao Sistema Imunológico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para se desenvolver uma RIH, é necessária apresentação do antígeno ao linfócito B. Isso é feito de forma direta , ou seja, o LB entra em contato direto com o antígeno sem a necessidade de célula apresentadora de antígeno.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
    http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/1496/resposta-imunologica-humoral#ixzz2Vok5PY85 
  • A Resposta Imune Humoral (RIH) é mediada por anticorpos, que são proteínas gamaglobulinas formadas por plasmócitos (linfócitos B). Plasmócito é o linfócito B diferenciado e capaz de secretar anticorpos ativamente.

    Anticorpos são produzidos com a função principal de neutralizar e eliminar o antígeno que estimulou a sua produção. Esse processo de eliminação é feito de diversas formas, através da fixação do complemento, opsionização, reação anafilática (desgranulação de mastócitos), neutralização da substância, aglutinação, etc.



    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
    http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/1496/resposta-imunologica-humoral#ixzz3tiyY6tM0

  • Os anticorpos são glicoproteínas plasmáticas circulantes, do tipo das gamaglobulinas, denominadas também de imunoglobulinas (Ig). Cada uma interage especificamente com determinado antígeno (epítopo) responsável por estimular sua formação. São secretados pelos plasmócitos resultantes da proliferação e diferenciação do linfócito B.

  • Alternativa: C.

    a) A imunidade adquirida ou específica está presente ao nascimento.

    ERRADA. A imunidade adquirida (adaptativa ou específica) não se encontra presente desde o nascimento.

    b) A capacidade de o sistema imunológico reconhecer os anticorpos como estranhos ou não próprios é o evento final em qualquer resposta imune.

    ERRADA. Reconhecer os antígenos. É o evento inicial.

    c) Os anticorpos são proteínas grandes denominadas imunoglobulinas porque são encontradas na fração globulina das proteínas plasmáticas.

    CERTA

    d) A resposta imune humoral caracteriza-se pela produção de anticorpos pelos linfócitos T.

    ERRADA. Resposta humoral é mediada por linfócitos B.

    e) Os interferons são proteínas plasmáticas circulantes, produzidas no fígado e ativada quando um anticorpo se acopla a seu antígeno.

    ERRADA. Os IFN são produzidos pelos leucócitos, na fase inicial da infecção e constituem a primeira linha de resistência a muitas viroses.

    Estratégia Concursos


ID
919495
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao sistema hematológico, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
929506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um
vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com
hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e
sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.

Nessa situação, o paciente apresenta aumento da freqüência do pulso, agitação ou prostração, entre outros sintomas.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

     Hemorragia Interna

    As hemorragias internas são mais difíceis de serem reconhecidas porque o sangue se acumula nas cavidades do corpo, tais como: estômago, pulmões, bexiga, cavidades craniana, torácica, abdominal e etc.

    SINTOMAS

    • fraqueza;
    • sede;
    • frio;
    • ansiedade ou indiferença.

       

    SINAIS

    • Alteração do nível de consciência ou inconsciência;
    • agressividade ou passividade;
    • tremores e arrepios do corpo;
    • pulso rápido e fraco;
    • respiração rápida e artificial;
    • pele pálida, fria e úmida;
    • sudorese; e
    • pupilas dilatadas.

ID
929509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um
vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com
hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e
sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.

O paciente em questão apresenta respiração lenta e salivação.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    As hemorragias internas são mais difíceis de serem reconhecidas porque o sangue se acumula nas cavidades do corpo, tais como: estômago, pulmões, bexiga, cavidades craniana, torácica, abdominal e etc.

    SINTOMAS

    • fraqueza;
    • sede;
    • frio;
    • ansiedade ou indiferença.

       

    SINAIS

    • Alteração do nível de consciência ou inconsciência;
    • agressividade ou passividade;
    • tremores e arrepios do corpo;
    • pulso rápido e fraco;
    • RESPIRAÇÃO RÁPIDA E SUPERFICIAL
    • pele pálida, fria e úmida;
    • sudorese; e
    • pupilas dilatadas.

ID
929512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um
vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com
hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e
sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.

A transpiração desse paciente é abundante, sua pele é úmida e fria.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    As hemorragias internas são mais difíceis de serem reconhecidas porque o sangue se acumula nas cavidades do corpo, tais como: estômago, pulmões, bexiga, cavidades craniana, torácica, abdominal e etc.

    SINTOMAS

    • fraqueza;
    • sede;
    • frio;
    • ansiedade ou indiferença.

       

    SINAIS

    • Alteração do nível de consciência ou inconsciência;
    • agressividade ou passividade;
    • tremores e arrepios do corpo;
    • pulso rápido e fraco;
    • respiração rápida e superficial
    • pele pálida, fria e úmida;
    • sudorese; e
    • pupilas dilatadas.
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
952843
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um paciente, é diagnosticado a doença de Ménière que se caracteriza por acometer

Alternativas
Comentários
  • A doença de Ménière ou hidropsia endolinfática (nome técnico ou científico) foi inicialmente descrita por Prosper Ménière em 1861 e em sua homenagem foi então denominada

    Doença do ouvido interno, de origem desconhecida na maioria das pessoas, é causada por aumento de pressão da endolinfa, o fluido biológico que preenche os canais semicirculares (labirinto).
    Na crise os seguintes sintomas estão presentes: 
    vertigens, zumbidos e hipoacusia.
    Muitas pessoas se queixam de uma sensação de pressão ou plenitude no ouvido afetado. A doença de Ménière raramente é bilateral (afeta os dois ouvidos em apenas 10% a 15% dos casos).

    FONTE: 
    http://www.saudeauditiva.org.br/artigos/artigos_detalhe.asp?id=7
  • Distúrbio no ouvido interno que causa episódios de vertigem (tontura).


ID
953062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos conceitos das doenças nas diversas especialidades clínica

Hemofilia é o distúrbio hereditário ligado ao cromossomo X e caracterizado por deficiência nos fatores de coagulação.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino.

    Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

    A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%. Neste caso, às vezes, a enfermidade passa despercebida até a idade adulta.

    Causa

    O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. O filho do sexo masculino é que pode manifestar a enfermidade.

  • A hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária ligada ao cromossomo X, caracterizada pela deficiência ou anormalidade da atividade coagulante do fator VIII (hemofilia A) ou do fator IX (hemofilia B).


ID
953065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos conceitos das doenças nas diversas especialidades clínicas.

No enfisema pulmonar ocorre a perda da elasticidade do pulmão devido à obstrução e destruição do tecido e ao estreitamento dos septos esofágicos.

Alternativas
Comentários
  • No enfisema pulmonar ocorre a perda da elasticidade do pulmão devido à obstrução e destruição do tecido e ao estreitamento dos septos ALVEOLARES.


  • o que esofágico tem haver?


ID
953068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos conceitos das doenças nas diversas especialidades clínicas.

Infarto do miocárdio é o processo em que o tecido do miocárdio é destruído em áreas coronarianas e renais, destituídas do suprimento de sangue adequado.

Alternativas
Comentários
  • Infarto Agudo do Miocárdio refere-se ao processo pelo qual áreas de células miocárdicas no coração são destruídas de maneira permanente. (Brunner & Suddarth)

  • o erro esta em renais

     

  • "RENAIS"   Definiu o resultado da questão....

     

    ERRADO

     

    Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha.


ID
983161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a distúrbio hidroeletrolítico, distúrbio acidobásico, insuficiência respiratória e ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem.


O pH sanguíneo indica o estado acidobásico de um organismo. Na faixa de 7,35 a 7,45, o valor do pH é considerado normal; o valor abaixo de 7,35 caracteriza alcalose e acima de 7,45 caracteriza a acidose.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    É O CONTRÁRIO!

    O pH do sangue humano deve ficar entre 7,35 e 7,45 – valores abaixo ou acima disso configuram quadros de acidose e alcalose, respectivamente.
  • Errado , Abaixo de 7,35 Acidose e acima de 7,45 alcalose ! Pra chegar aos resultados é necessario a realização da Gasometria Arteria , que é a coleta de sangue arterial .
  • Errado, pois os conceitos foram invertidos em relação as valores. pH inferior a 7,35 é acidose e acima de 7,45 alcalose, daí os parametros de PCO2 e H+ vão dizer se é respiratório, metabólico ou misto.
  • PH 

     

    PARÂMETROS: 7,35 a 7,45

     

    ABAIXO DE 7,35 : ACIDOSE

     

    ACIMA DE 7,45 : ALCALOSE

     

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

     

  • Sério que isso foi questão de concurso?

  • KKK a cespe deu essa questão


ID
983164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a distúrbio hidroeletrolítico, distúrbio acidobásico, insuficiência respiratória e ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem.


A hipernatremia, caracterizada pelo aumento de sódio na concentração sanguínea (acima de 145 mEq/L de sangue), está geralmente associada à desidratação.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

          A hipernatremia é definida como um sódio sérico maior do que 145 mEq/L.
     Muitos pacientes apresentam-se com hipernatremia e causa de base bem evidente, como diarréia e desidratação importantes, estado hiperosmolar hiperglicêmico ou idosos com rebaixamento de nível de consciência por processos infecciosos (p. ex., pneumonia ou infecção urinária) e que se desidrataram por perda de acesso a água. Nestes pacientes, geralmente não é necessário investigar a hipernatremia, sendo necessários apenas os exames para avaliar e tratar adequadamente a causa de base.A desidratação pode ser classificada em leve, moderada e grave. A  exceção é a desidratação com hipernatremia na qual a perda intracelular e intersticial é maior que a intravascular.  
  • É COMUM A HIPERNATREMIA EM IDOSOS...
    SINTOMAS: AUSENCIA DE SEDE,
    CONFUSAO MENTAL,
    PROBLEMAS RENAIS, ESPASMOS MUSCULARES...
  • Correto 
    Hipernatremia (do latim hiper, muito + natrium, sódio + hemia sangue) é um transtorno do metabolismo caracterizada pelo excesso de sódio no sangue. Em um adulto de 60kg equivale a mais do que 145 mEq/L. O corpo apresenta pouca quantidade de água em relação ao sódio, gerandohiperosmolaridade entre as células e a matriz extracelular. Geralmente é consequência de outras doenças e frequentemente é fatal.


  • A HIPOnatremia causada por diarreia, vômito, queimadura e uso de diuretico. Esta condição causa edema cerebral) Repor sódio.

    HIPERnatremia causada por deficiência de antidiurético, DM, diuréticos osmóticos (aumenta o volume e diminui a concentração de urina). SG 5%.

    sede é causada pela hipernatremia.


ID
983167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a distúrbio hidroeletrolítico, distúrbio acidobásico, insuficiência respiratória e ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem.


A hipocalemia é caracterizada pela concentração sérica de potássio inferior a 3,5 mEq/L de sangue. O monitoramento contínuo dos níveis séricos de potássio e das funções cardíacas é muito importante para evitar complicações e intercorrências indesejáveis.

Alternativas
Comentários
  • A HIPOCALEMIA É A QDE INSUFICIENTE DE POTASSIO NO INTERIOS DAS CELULAS..
    PODE SER PROVOCADO POR:
    USO DE ANTIBIOTICOS,
    DIARREIA,
    DOENCAS RENAIS QUE AFETAM A CAPACIDADE DOS RINS DE ELIMINAR O EXCESSO DE K+ ATRAVES DA URINA
  • Correto, um exemplo disso é notável nas ondas cardíacas de um ECG, pois o segmento ST se encontra com uma depressão.

ID
1030180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à anatomia e à fisiologia humana, julgue os itens que se seguem.

.No processo de divisão celular, a mitose resulta em quatro células geneticamente diferentes, havendo redução do número de cromossomos.

Alternativas
Comentários
  • A mitose resulta em 2 células geneticamente iguais e não há redução do número de cromossomos. 

    Na verdade a banco colocou a definição de meiose.

  • A mitose trata-se de uma divisão celular equacional onde o material genético NÃO é reduzido. Esse processo consegue produzir células-filhas iguais à célula que lhe deu origem. A célula-filha terá sempre a mesma quantidade e o mesmo tipo de cromossomos que constam na célula que lhe originou, ou seja, geneticamente iguais,

  • brasilescola.uol.com.br/biologia/mitose.htm

    mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossômica e geneticamente idênticas.

    A BANCA TROCOU OS CONCEITOS DE MITOSE POR MEIOSE PARA CONFUNDIR O CANDIDATO.


ID
1030189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferenciadas entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intracelulares, que realizam determinada função em um organismo multicelular. Julgue os itens seguintes, a respeito da histologia dos tecidos.

O sangue é um tecido conjuntivo constituído por células diferenciadas ( hemácias, leucócitos e plaquetas) e por plasma, o qual é composto por água, sais minerais e diversas proteínas.

Alternativas
Comentários
  • Tecido conjuntivo?? alguém esclarece,please.

  • O sangue é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células. O sangue é considerado um tipo de tecido conjuntivo pelo fato de ter uma grande quantidade de substância (matriz) intercelular, que neste caso é líquida e é chamada plasma.

    O plasma é constituído por água, sais, vitaminas, e fatores de coagulação (parte amorfa). Os constituintes celulares são: glóbulos vermelhos (também denominados hemácias ou eritrócitos); glóbulos brancos (também chamados de leucócitos) e estão suspensos no plasma.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    Junqueira LCU, Carneiro J. Histologia Básica. Editora Guanabara Koogan, 12 edição, 2013.
  • existem vários tipos de tecidos conjuntivos. Existe o tecido conjuntivo propriamente dito, existe o tecido conjuntivo frouxo, o tecido conjuntivo denso, os tecidos conjuntivos de transporte , etc. Existem duas variedades de tecidos conjuntivos de transporte: o sanguíneo e o linfático. Esses tecidos promovem o transporte e a distribuição de substâncias diversas dentro do organismo, além de participar do mecanismo de defesa do corpo. 
    O tecido sanguíneo (ou simplesmente sangue) é constituído por uma parte líquida denominada plasma e pelos elementos figurados. 
    O plasma é uma solução aquosa clara, constituída de água (mais de 90%), sais, aminoácidos, glicoses, vitaminas, hormônios, uréia, etc. 
    Os elementos figurados do sangue compreendem os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas

  • Composição do plasma: 91% de água, 7% de proteínas e 2% de solutos não proteicos (principalmente gorduras, vitaminas, gases, eletrólitos, hormônios, glicose e produtos residuais).

     

    http://www.todabiologia.com/anatomia/plasma_sanguineo.htm

  • Eu marcaria a questão como errada pelo único fato de que plaquetas NÃO SÃO CÉLULAS


ID
1047313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere ao sistema digestório, julgue os próximos itens.

É no estomago que a bile, enzima que emulsifica as moléculas de gordura, possibilitando a ação da lípase, atua no bolo alimentar.

Alternativas
Comentários
  • A bile é excretada (produzida) pelo fígado, segue pelos ductos biliares, passa à vesícula indo ao intestino, onde emulsiona as gorduras, fazendo com que o tamanho das partículas lipídicas aumente sua área de superfície exposta à ação da lipase pancreática.

    Fonte: www.todabiologia.com/anatomia/bile 

  • A bile é produzida pelo fígado, armazenada na vesícula biliar e tem papel fundamental na digestão de lipídeos.

    Os sais biliares são esteroides sintetizados no fígado a partir do colesterol, e sua rota de síntese envolve várias etapas.



  • A bile é excretada pelo fígado, segue pelos ductos biliares, passa à vesícula, indo ao intestino, onde emulsiona as gorduras fazendo com que o pequeno tamanho das partículas lipídicasformadas aumente a área superficial exposta à ação da lipase pancreática; sua coloração geralmente é amarela, apresentando uma tonalidade esverdeada. 95% dos sais produzidos pela bile são reabsorvidos e re-utilizados.

  • 1º erro: a bile não é uma enzima e muito menos contém enzimas, ela é composta por sais biliares.

    2º erro: é no intestino que a bile emulsifica as moléculas de gordura.


  • A bile é excretada no figado e não no estomago

  • O fígado, produz uma substância, a bile (que é armazenada na vesícula biliar), que contêm grande quantidade de sais biliares, quantidade moderada de colesterol e pequena quantidade de bilirrubina. Ela atua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino.

    Ou seja, a bile é uma enzima que emulsifica as moléculas de gordura no intestino e não no estômago.


    Resposta ERRADO

    Bibliografia


    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

  • O fígado, produz uma substância, a bile (que é armazenada na vesícula biliar), que contêm grande quantidade de sais biliares, quantidade moderada de colesterol e pequena quantidade de bilirrubina. Ela atua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino.



    Ou seja, a bile é uma enzima que emulsifica as moléculas de gordura no intestino e não no estômago.



    ERRADO

     



    Bibliografia

     

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.


ID
1047316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere ao sistema digestório, julgue os próximos itens.

No duodeno, o quimo, massa muscular ácida, é neutralizado pelo bicarbonato de sódio liberado pela mucosa intestinal em decorrência da ação da secretina.

Alternativas
Comentários
  • Não existe isso, quino é bolo alimentar.

  • A questão foi considerada errada pela banca !

    1 Além de o quimo não ser "massa muscular " como esta descrito na questão

    2 O duodeno libera solução alcalina e não "bicarbonato de sódio"


  • muito bom , fiquei a ver navios com essa pergunta, totalmente sem sentido , preferi vir ver nos comentários a responder ! 


  • O quimo, que contém carboidratos, proteínas e lipídios parcialmente digeridos, entra no intestino delgado. E por um esforço coletivo do suco pancreático, bile e suco intestinal, a digestão é concluída.

    Fonte: Princípios de anatomia e fisiologia. Tortora.

  • O alimento no estômago se mistura ao suco gástrico auxiliado pelas contrações da musculatura estomacal. O bolo alimentar transforma-se em uma massa acidificada e semilíquida, o quimo. Passando por um esfíncter muscular (o piloro), o quimo vai sendo, aos poucos, liberado no intestino delgado.

    O intestino delgado é dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo. A digestão do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas, é uma solução alcalina formada por sais (dentre eles o bicarbonato de sódio mas não apenas). Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado, que apesar de não conter enzimas, tem a importante função, entre outras, de transformar gorduras em gotículas microscópicas.

    Gabarito do Professor: ERRADA

    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.


  • O alimento no estômago se mistura ao suco gástrico auxiliado pelas contrações da musculatura estomacal. O bolo alimentar transforma-se em uma massa acidificada e semilíquida, o quimo. Passando por um esfíncter muscular (o piloro), o quimo vai sendo, aos poucos, liberado no intestino delgado.



    O intestino delgado é dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo. A digestão do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas, é uma solução alcalina formada por sais (dentre eles o bicarbonato de sódio mas não apenas). Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado, que apesar de não conter enzimas, tem a importante função, entre outras, de transformar gorduras em gotículas microscópicas.



    Gabarito do Professor: ERRADA

    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.
     

  • A digestão do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno.

    No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas. Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar.

     

    ==> A presença de um quimo demasiadamente ácido, no duodeno, estimula a secreção de uma substância protéica denominada secretina pela mucosa duodenal. A secretina, por via sanguínea, atinge o pâncreas e o estimula a produzir uma secreção mais rica em bicarbonato.

     

    ==> A presença de um quimo rico em gordura no duodeno, estimula a secreção de uma substância protéica denominada colecistocinina pela mucosa duodenal. A colecistocinina, por via sanguínea, atinge o pâncreas e o estimula a produzir uma secreção mais rica em enzimas.

     

    Pâncreas
    - Porção exócrina (acinos pancreáticos) Produz o suco pancreático, rico em enzimas, além de apresentar grande quantidade de bicarbonato, que atuará na neutralização total da acidez do quimo (alimento + HCl); o pH, agora, ficará entre 7,8 e 8,2 que é o ideal para ação das enzimas pancreáticas.

    Leia mais em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/corpo-humano/sistema-digestorio

     

    ==> Portanto, o  Quimo NÃO é massa muscular. E o pâncreas é que apresentar grande quantidade de bicarbonato, que atuará na neutralização total da acidez do quimo.

     

    Gabarito: ERRADO

  • o bicarbonato é secretado pelo pâncreas

  • Massa muscular foi ridículo

  • Massa Muscular?? O quimo é um bolo ALIMENTAR!


ID
1047319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às hemácias.

As células que se formam nas medulas vermelhas dos ossos longos contêm os aglutinógenos, classificados em A e B, cuja presença define o tipo sanguíneo.

Alternativas
Comentários
  • Aglutinogênios e aglutininas

    No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.

    Existem dois tipos de aglutinogênio, A e B, e dois tipos de aglutinina, anti-A e anti-B. Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A, nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma; pessoas do grupo AB têm aglutinogênios A e B nas hemácias e nenhuma aglutinina no plasma; e pessoas do gripo O não tem aglutinogênios na hemácias, mas possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B, no plasma.


  • C - Aglutinogênio (português brasileiro)  é uma glicoproteína existente nas hemácias sanguíneas vinda da junção do glicídio (N-Acetilgalactosamina do sangue tipo A ou galactose do sangue tipo B, segundo a UEPA, Universidade Municipal do Pará, esta galactose é um polissacarídeo) e da proteína respectiva ao tipo do sangue codificada pelo gene também respectivo ao tipo do sangue. Em contato com sangue de outra tipagem, exerce a função de antígeno (corpo estranho ao organismo, que estimula a produção de anticorpos para blazeira total, as chamadas aglutininas), exceto no sangue de tipo AB, que não possui aglutininas.

    Os aglutinogênios são responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo, são antígenos encontrados na superfície das hemácias.

    O sangue tipo A possui o aglutinogênio do tipo A e o sangue tipo B o aglutinogênio tipo B, já o sangue tipo O não possui aglutinogênio A Por ter essa característica antigênica, em transfusões sanguíneas existem certas restrições quanto ao tipo de sangue que um indivíduo pode receber


ID
1047322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às hemácias.

A parte sólida do sangue é composta majoritariamente pelas hemácias, células que apresentam núcleo e hemoglobina, pigmento rico em ferro e responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois as hemácias não possuem núcleo.

  • por um lado a questão estaria correta,pois a hemoglobina é o principal componente das hemácias, e realmente é responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos,porém,ocorre que as hemácias não possuem núcleo.

  • As hemácias são células vermelhas do sangue ANUCLEADAS.

  • O sangue é um tecido vivo e renovável. Ele transporta nutrientes essenciais para todos os tecidos e órgãos do corpo.

    As hemácias, também conhecidas como eritrócitos, são os glóbulos vermelhos do sangue. A hemácia é o elemento presente em maior quantidade no sangue. A Hemoglobina é o principal componente das hemácias. De coloração avermelhada, ela possui a função de fazer o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano. Transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico. Além da hemoglobina, as hemácias também são compostas por íons, glicose, água e enzimas. A hemoglobina não possui núcleo.

     O sangue é composto pelo plasma sanguíneo, hemácias, leucócitos e plaquetas.  plasma é a parte líquida do sangue, de coloração amarela palha, na qual os glóbulos estão suspensos. Composto de água (90%), proteínas e sais.

    O plasma é um fluído que transporta todas as partes sólidas do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas), além de outras substâncias, como: proteínas, fatores de coagulação e elementos químicos.

    Enfim, a hemoglobina não apresenta núcleo.


    Resposta ERRADO


    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

  • Além de as hemácias seram anucleadas, cerca de 55% do sangue é composto pelo plasma(maior parte) e de 42 a 47%(máximo) de células vermelhas(hemácias).

  • Parei em hemácias tem núcleo. ERRADO

  • Sangue:

    plasma: água, sais, proteínas.

    hemácia: transportes. (anuclear) , (antígeno, aglutinogêneo)

    leucócitos: defesa, Aglutininas.

  • parte mais sólida do sangue, estão as plaquetas, os leucócitos (ou glóbulos brancos) e as hemácias (ou glóbulos vermelhos). Quando o sangramento começa, em um machucado, são exatamente as plaquetas que auxiliam a interrupção desse sangramento, pois participam do processo de coagulação.

    Parte líquido do sangue: soro e plasma


ID
1061107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da localização e do funcionamento das estruturas internas do corpo humano, julgue os itens seguintes.

O fígado, cuja função é a síntese da lipase, localiza-se à esquerda, com uma pequena parte ocupando o lado direito do abdome, imediatamente abaixo do diafragma.

Alternativas
Comentários
  • Sua localização é na região superior do abdômen, logo abaixo do diafragma, ficando mais a direita, isto é, normalmente 2/3 de seu volume estão a direita da linha mediana e 1/3 à esquerda. Pesa cerca de 1,500g e responde por aproximadamente 1/40 do peso do corpo adulto.

  • A lipase é produzida pelo pâncreas. O Fígado produz apenas a substância emulsificadora, a bilis.


ID
1061110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da localização e do funcionamento das estruturas internas do corpo humano, julgue os itens seguintes.

No ato de micção, o processo de contração do músculo detrusor é um dos responsáveis pelo esvaziamento da bexiga.

Alternativas
Comentários
  • O processo de micção normal depende da coordenação entre o sistema nervoso autônomo, somático e central e as estruturas anatômicas que formam o trato urinário médio e inferior: bexiga, uretra e complexo esfincteriano uretral.

    A bexiga funciona como reservatório para armazenamento e eliminação periódica da urina. Na micção voluntária ocorre o envio de impulsos para a medula sacra ativando neurônios parassimpáticos e consequente contração do detrusor. Simultaneamente impulsos descendentes inibem os neurônios que inervam o esfíncter uretral estriado promovendo o relaxamento do esfíncter externo.

    Resposta CERTO


    Bibliografia

    Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.


  • Músculo detrusor é um músculo liso[1] da parede da bexiga urinária. Durante a micção, ele se contrai para expulsar a urina da bexiga. Em outros momentos, ele se mantém relaxado para permitir que a bexiga se encha.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsculo_detrusor

  • lembrar que: qdo o detrusor contrai o esfincter relaxa = micção qdo o detrusor relaxar, o esfincter contrai= não micção

ID
1061113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da localização e do funcionamento das estruturas internas do corpo humano, julgue os itens seguintes.

A função essencial das meninges, que são as membranas conjuntivas do sistema nervoso central, é proteger os centros nervosos.

Alternativas
Comentários
  • MENINGES: são sistemas de membranas que REVESTEM e PROTEGEM o sistema nervoso central (SNC)

  • O SNC está contido e protegido na caixa craniana e no canal vertebral, sendo envolvido por membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges: Dura-máter, aracnoide e pia-máter.


ID
1061158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao tipo de estrutura e à função de alguns tecidos humanos, julgue os itens subsecutivos.

As células-tronco hematopoiéticas, cuja função é produzir células de defesa, como os macrófagos, estão presentes no tecido liso.

Alternativas
Comentários
  • OS MACRÓGRAGOS: são células do sangue.

  • As células-tronco hematopoiéticas (CTH) são células primitivas que possuem a capacidade de auto-renovação e diferenciação em diversos tipos de células, sendo as responsáveis pela manutenção da hematopoese, ou seja, originam as células sanguíneas adultas do tecido sanguíneo e do sistema imune. As CPH podem ser obtidas por meio de punção da medula óssea e do sangue de cordão umbilical e placentário.

    As células-tronco hematopoiéticas dão origem a todas as células do sangue: monócitos, macrófagos, neutrófilos, basófilos, eosinófilos, eritrócitos, plaquetas, dendrítica e linhagens linfóides (células T, células B, células NK)

    O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.

    Logo as células-tronco hematopoiéticas não estão presentes no tecido liso, mas sim na medula óssea.

    Resposta: ERRADO


    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.



  • os macrofagos sao encontrados no tecido conjuntivo e nao liso. 


ID
1061161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao tipo de estrutura e à função de alguns tecidos humanos, julgue os itens subsecutivos.

As células presentes nas mucosas dos intestinos delgado e grosso são denominadas eritrócitos

Alternativas
Comentários
  • OS ERITRÓCITOS: são células do sangue.

  • Enterócitos


ID
1061224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que tange à assistência de enfermagem a pacientes com disfunções endócrinas, renais e reprodutoras, julgue os itens a seguir.

O paciente com hipertireoidismo frequentemente sente a temperatura ambiente normal como muito fria devido à taxa metabólica lenta e à produção diminuída de calor.

Alternativas
Comentários
  • Os sintomas mais comuns são nervosismo, irritabilidade, transpiração excessiva, pele fina, cabelos finos e dores musculares.
    Pode ocorrer tremores das mãos e aumento da frequência cardíaca.

  • presença no sangue de quantidades excessivas de hormônio da tireoide (seja devido a funcionamento anormal da glândula, seja por administração farmacológica) ou o estado orgânico resultante, que se manifesta por intensificação da atividade metabólica do organismo, aumento do volume da tireoide, emagrecimento, taquicardia e outros sintomas;

    Ou seja, seu meabolisma é mais rápido, consequentemente há um emagrecimento, taquicardia...
    Questão ERRADA!

ID
1122193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sabendo que o equilíbrio hidroeletrolítico é um processo dinâmico crucial para a vida e para a homeostasia, assinale a opção correta no que refere aos distúrbios relacionados a equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • As manifestações clínicas da hipopotassemia são variadas, envolvendo diversos sistemas orgânicos. Fraqueza muscular e arritimias cardíacas são os sinais e sintomas mais comuns. Também se observam, poliúria polidipsia e constipação; contudo, pode estar assintomático.

    Na avaliação do paciente com hipopotassemia, deve-se empenhar atenção especial à história de náuseas, vômitos, diarréia, ingesta precária de nutrientes ou uso de diuréticos. O nível de excreção urinária de potássio é útil para verificar se o rim é uma fonte de perda de potássio ou se está conservando o íon de maneira apropriada. 

  • Hipernatremia Definida por valores de sódio séricos maiores que o valor normal do laboratório. A hipernatremia ocorre sempre que a ingestão de água é menor que a soma das perdas hídricas renais e extra-renais de sódio. A sede é um sintoma proeminente em indivíduos conscientes mas a ingestão deficiente de água pode ser causada pelo quadro de coma (ou obnubilação), associado ou não com diurese (osmótica) excessiva. O tratamento é feito com solução IV de soro glicosado a 5%. Alguns autores recomendam que quando a natremia excede 160 mEq/l, a hipernatremia deve ser corrigida lentamente, para se evitar desenvolvimento de edema cerebral /ou convulsões. Ou seja a alternativa A está correta. Hipotasssemia é definida pelos níveis séricos de K+ inferiores a 3,3 mEq/l; níveis menores que 2,8 mEq/l geralmente requerem tratamento imediato. As principais manifestações clínicas são problimas cardíacos (como arritmia, que podem levá-lo à morte), constipação, cansaço, fadiga, declínio da taxa de filtração glomerular, paralisia da musculatura esquelética e até paralisia respiratória e insuficiência renal. Ou seja, não está relacionado com anorexia, náuseas, vômitos e hipoglicemia. Hipomagnesemia é definida como a deficiência de magnésio como uma redução no conteúdo corpóreo total de magnésio. Pode ser causada por aporte nutricional deficitário como no alcoolismo, subnutrição protéico energética, hidratação IV sem magnésio, dietas VO restritas e (ou) insuficientes. As manifestações clínicas são comprometimento da memória e da capacidade de concentração, apatia e depressão, confusão mental, alucinações e ideias paranoides, cãibras, fasciculações e fraqueza muscular, tremores, ataxia, nistagmo e tetania, mioclonia e convulsões, tendência à intoxicação digitálica, achatamento de onda T e infradesvinelamento de segmento ST e predisposição às arritmias. O tratamento é IV é feito em casos com sintomas, com 10 ml de MgSO4 a 50% + SG 5% em 4 horas, repetindo essa dosagem nas 18 horas restantes do dia, não em bolus como refere a alternativa C, além de não causar alterações cardíacas. O sódio é o íon mais abundante do compartimento extracelular, e a quantidade de sódio neste compartimento é que determina o seu volume. O sódio e seus dois principais ânions, o cloro e o bicarbonato, constituem 90% ou mais da quantidade de soluto no líquido extracelular. Por outro lado, a quantidade de sódio no líquido intracelular é pequena, devido a mecanismos que ativamente eliminam o sódio das células, ou seja, tem uma concentração maior no meio extracelular, contrariando a alternativa D. A Hipovolemia é caracterizada pela perda de grande quantidade de volume sanguíneo e/ou líquidos, principalmente plasma, que pode levar a morte. As manifestações clínicas são hipotensão, taquicardia, taquipneia, hipersudorese e sinais de hipoperfusão periférica como a palidez, a cianose, extremidades frias e húmidas, oligúria, acidose metabólica, alterações sensoriais e do estado de consciência. Ou seja, não causa bradicardia e sim taquicardia e nem hipertermia ou náuseas e câimbras.

    Resposta A

    Bibliografia Cintra EA, Nishide VM, Nune WA. Cuidado de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo. Ed Atheneu. 2º edição, 2001.
  • Gabarito: a) A privação de líquidos em pacientes inconscientes, que não percebem sede, não respondem a ela nem podem comunicá-la resulta em hipernatremia (sódio > 145 mEq por L), cujo tratamento mais seguro consiste na infusão de uma solução hipotônica, o que diminui o risco de edema cerebral.

    Manifestações Clínicas: Sede, pele seca, febre e taquicardia, agitação e confusão mental. Estados graves levam à um estado comatoso e colapso circulatório.

    Hipernatremia é causada por perda de água ou líquidos hipotônicos e ganho excessivo de sal.

    Tratamento: Administração de líquidos hipotônicos.


  • Acredito que esta é uma questão que caberia reanálise. Digo isso pois o gabarito correto é o A: A privação de líquidos em pacientes inconscientes, que não percebem sede, não respondem a ela nem podem comunicá-la resulta em hipernatremia, cujo tratamento mais seguro consiste na infusão de uma solução hipotônica, o que diminui o risco de edema cerebral.

    TODA VIA A HIPERNATREMIA NÃO CAUSA EDEMA CEREBRAL E SIM A HIPONATREMIA.

    A HIPERNATREMIA, AUMENTO DA OSMOLARIDADE PLASMÁTICA, IRIA NA RELIDADE RETIRAR A ÁGUA DAS CÉLULAS, POR UM PROCESSO DE OSMOSE, O QUE PROVOCARIA NO MÁXIMO UMA ATROFIA CEREBRAL E DE FORMA ALGUMA UM EDEMA CEREBRAL.


ID
1125091
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se os sinais vitais, julgue a assertiva abaixo:

Os fatores que afetam a temperatura corporal são: a idade, o sedentarismo, o exercício, o ritmo cardíaco, o estresse, o ambiente e o nível hormonal das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • SEDENTARISMO NÃO É UMA FATOR QUE INFLUENCIA A TEMPERATURA

  • O organismo matém sua temperatura por meio da produção de energia, e é necessário essa estabilidade para a manutenção da homeostase.

    Os fatores que afetam a temperatura corporal são: idade, os neonatos perdem mais temperatura pela cabeça, cerca de 30% e os idosos também devido a diminuição do tecido subcutâneo e a menor atividade das glândulas sudoríparas; exercício; hormônios; ciclo circadiano; estresse e a temperatura do ambiente.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia


     Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008

  • Os fatores que afetam a temperatura corporal são: idade, os neonatos perdem mais temperatura pela cabeça, cerca de 30% e os idosos também devido a diminuição do tecido subcutâneo e a menor atividade das glândulas sudoríparas; exercício; hormônios; ciclo circadiano; estresse e a temperatura do ambiente.

    SEDENTARISMO NÃO É UMA FATOR QUE INFLUENCIA A TEMPERATURA


ID
1125157
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à terminologia da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) e aos cuidados de enfermagem ao paciente portador de dor oncológica, julgue a assertiva abaixo:

A dor, segundo Carvalho e Nóbrega, é um fenômeno multidimensional, não devendo ser tratada como um sintoma puramente físico e, sim, ser considerada como uma síndrome, uma vez que abrange dimensões psíquicas, sociais e espirituais.

Alternativas

ID
1125160
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à terminologia da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) e aos cuidados de enfermagem ao paciente portador de dor oncológica, julgue a assertiva abaixo:

A dor, quanto ao caráter temporal, pode ser aguda ou crônica; a primeira caracteriza-se por ser de difícil localização e a intensidade está relacionada ao estímulo desencadeante e geralmente desaparece quando o estímulo for eliminado; e a segunda é aquela em que a duração é superior a seis meses e sua intensidade não está relacionada a um estímulo.

Alternativas
Comentários
  • A dor é classificada em aguda e crônica. A dor aguda é de curta duração, normalmente em um prazo inferior a seis meses. A intensidade da dor varia de fraca a severa, de causa pouco conhecida. O quadro de dor crônica é aquele de longa duração, de causa conhecida ou não, que não melhora após a terapêutica e com intensidade variada.

    http://portaldeenfermagem.blogspot.com/2008/07/artigo-dor-oncolgica-os-cuidados-de.html


ID
1125193
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a assistência de enfermagem no cuidado ao paciente com infarto agudo do miocárdio, julgue a assertiva abaixo:

Os pacientes com infarto agudo do miocárdio apresentam dor torácica, pressão desconfortável ou desconforto torácico, aperto, ou plenitude na região subesternal, pode irradiar-se pelo tórax ou para a face, medial de um ou ambos os braços e mãos, ou para a mandíbula, ombros, costas ou epigástrio, falta de ar, sudorese, palpitações, fadiga e náuseas ou vômitos.

Alternativas

ID
1125364
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a eliminação urinária e intestinal e estomias, julgue as assertivas abaixo:

Muitos fatores influenciam o volume e a qualidade da urina e a capacidade de urinar. As condições fisiológicas podem ser agudas e irreversíveis, e outras podem ser crônicas e reversíveis.

Alternativas
Comentários
  • Errado. As condições fisiológicas(PATOLÓGICAS)


ID
1125367
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a eliminação urinária e intestinal e estomias, julgue as assertivas abaixo:

Várias condições influenciam o volume e a qualidade da urina e a capacidade de urinar, como os fatores socioculturais e os fatores psicológicos, a condição patológica, tônus muscular, equilíbrio hídrico, procedimentos cirúrgicos, exames diagnósticos, retenção urinária e infecção do trato urinário inferior e medicamentos.

Alternativas

ID
1125373
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a eliminação urinária e intestinal e estomias, julgue as assertivas abaixo:

Problemas comuns de eliminação intestinal são: a constipação, a impactação, a diarreia, a incontinência fecal, a flatulência, as hemorroidas.

Alternativas
Comentários
  • Tudo certinho.

  • Mas, eliminar flatulências não é um problema propriamente dito.


ID
1125376
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a eliminação urinária e intestinal e estomias, julgue as assertivas abaixo:

Algumas doenças impedem a eliminação normal das fezes através do reto, o que determina a necessidade de uma via artificial (estoma), que pode ser temporária ou permanente, na parede abdominal. Na ileostomia, desvia-se todo o intestino delgado e, em consequência disso, as fezes são frequentes e sólidas. Ocorre o mesmo para uma colostomia do cólon ascendente. Na colostomia do cólon transverso, as fezes são mais sólidas e formadas.

Alternativas
Comentários
  • QUANDO ESVAZIAR A BOLSA?

    Isto dependerá do tipo de ostomia que você tem. n Dispositivos para ileostomias e urostomias deverão ser esvaziados quando estiverem com pelo menos 1/3 de seu espaço preenchido. É necessário esvaziar constantemente para que ele não pese muito e descole da pele. n Dispositivos para colostomias podem ser esvaziados sempre que necessário, geralmente uma ou duas vezes por dia.

    http://www.ans.gov.br/images/stories/noticias/pdf/cartilha_folder_Inca.pdf

  • Cólon ascendente- fezes líquidas

    Cólon transverso- pastosas

    Cólon descendente- semipastosas

    Cólon sigmóide- sólidas


ID
1125574
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele requer cuidados específicos quando é acometida por ruptura de sua integridade. A propósito da pele e dos cuidados relacionados a ela, julgue cada uma das proposições seguintes:

A pele deve manter-se íntegra, pois uma de suas funções é a regulação do equilíbrio térmico do organismo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    FUNÇÃO DA PELE:

    Manutenção da temperatura do corpo.

    Por meio da sudorese e da regulação da circulação sanguínea nos vasos mais superficiais do corpo, a pele auxilia em refrescar ou manter a temperatura do corpo


ID
1125580
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele requer cuidados específicos quando é acometida por ruptura de sua integridade. A propósito da pele e dos cuidados relacionados a ela, julgue cada uma das proposições seguintes:

A fase proliferativa do processo de cicatrização caracteriza-se pela granulação e contração.

Alternativas
Comentários
  • AS 3 ETAPAS DA CICATRIZAÇÃO:

    •     Processo Inflamatória;

    •     Processo Proliferação ou de Granulação;

    •     Processo Remodelamento ou de maturação;

    CERTO


ID
1126750
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à Fisiologia, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Pâncreas.
2. Fígado.
3. Baço.
4. Rins.
5. Hipotálamo.
( ) Controla, armazena e destrói as células sanguíneas.
( ) Papel no controle da homeostase energética; produz grande número das proteínas plasmáticas.
( ) Produz hormônios como insulina e glucagon e também tem função exócrina.
( ) Produz hormônios que controlam em grande parte todo o sistema endócrino.
( ) Função reguladora na manutenção do equilíbrio de fluidos e eletrólitos, eliminação de detritos metabólicos do organismo.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Rins -  regula e elimina lixos

    figado - produz proteína 


ID
1134139
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na avaliação do estado geral de um paciente, a perda da força motora dos músculos é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Astenia:  fraqueza orgânica, porém sem perda real da capacidade muscular. Caso ocorra perda muscular, passa a ser chamado de miastenia. Atonia: fraqueza, frouxidão, inércia, languidez, prostração.

  • Astenia -  Perda ou diminuição da força física

    Apatia - Indiferença; falta de afeto; inatividade; indolência; insensibilidade.

    Atonia – perda da força motora dos músculos

    Miastenia - A miastenia grave, ou miastenia gravis, é uma doença autoimune que provoca fraqueza muscular progressiva

    Atrofia – diminuição do volume e do peso de um tecido, de um órgão, ou de uma parte do corpo.

    Resposta: C.

    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

  • C

    atonia


ID
1140433
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Guyton & Hall (2006) definem que a anemia designa a deficiência de hemoglobina, que pode ser causada por número deficiente de eritrócitos ou por quantidade insuficiente de hemoglobina nas células. Sobre a anemia, avalie as seguintes afirmativas:

I – Anemia Por Perda Sanguínea: na perda crônica de sangue, o indivíduo frequentemente não consegue reabsorver ferro suficiente do intestino para formar hemoglobina na mesma velocidade em que ela é perdida.

II – Anemia Aplásica: refere-se à falta de medula óssea funcionante.

III – Anemia Megalobástica: os eritroblastos não conseguem proliferar rápido o suficiente para formar número normal de eritrócitos; as células produzidas são, em sua maioria, de grande tamanho, com formas bizarras e membranas frágeis.

IV – Anemia Hemolítica: diversas anormalidades dos eritrócitos, muitas das quais são hereditárias, tornam as células frágeis, resultando em sua fácil ruptura à medida que passam pelos capilares, particularmente no baço.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
1151692
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O entendimento da fisiologia dos estímulos cerebrais nos permite entender que

Alternativas
Comentários
  • sistema de neurotransmissores chamado gabaminérgico do Sistema Límbico. O ácido gama-aminobutírico (GABA) é um neurotransmissor com função inibitória, capaz de atenuar as reações serotoninérgicas responsáveis pela ansiedade

  • O GABA é o principal neurotransmissor inibitório no SNC.

  • Diazepan


ID
1219147
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os processos de difusão e perfusão podem ser avaliados ao medir-se a saturação de oxigênio do sangue. Entre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A hipotermia é a redução da temperatura corporal para valores abaixo de 35°C, classificada em acidental (primária) ou devido disfunção do centro regulador hipotalâmico (secundária). Quando as terminações nervosas detectam uma queda na temperatura surge uma vasoconstrição, porém isso não interfere nos valores da oximetria.

    Como o sangue nas artérias possui geralmente Po2 de cerca de 95 m Hg, podemos verificar, com base na curva de dissociação, que a saturação habitual do oxigênio do sangue arterial situa-se em torno de 97%. Por outro lado, no sangue venoso normal que retorna dos tecidos, a Po2 é de cerca de 40 m Hg, e a saturação da hemoglobina ê de cerca de 75%. Ou seja, a saturação do sangue arterial é maior.

    Na policitemia, o excesso de glóbulos vermelhos aumenta o volume de sangue e o torna mais espesso, o que faz com que ele flua com menor facilidade através dos vasos sanguíneos de menor calibre. Ou seja, há um aumento na viscosidade e não diminuição.

    A hemoglobina arterial encontra-se tipicamente 97% saturada (SaO2 de 97%) e o valor normal é de 95 a 100%.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Woods SL. Froelicher ESS, Motzer SU. Enfermagem em Cardiologia. 4ª Ed., Editora Manole, 2005.

    Quilici AP, et al. Enfermagem Em Cardiologia - 2ª Ed., Editora Atheneu, 2014.