-
Item Correto.
De acordo com Santos e Silveira (2008) : "Durante quatro séculos vagarosos, o território brasileiro, mas, sobretudo algumas áreas, como a Bahia, foram a base de uma produção fundada na criação de um meio técnico muito mais dependente do trabalho direto e concreto do homem do que da incorporação de trabalho à natureza. Esta, de certo modo, teve ao longo do tempo um papel relevante na seleção das produções." (p.35)
SANTOS, M.SILVEIRA, M. L. O Brasil território e sociedade no início do século XXI. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
-
Milton Santos gosta de falar por enigmas, ou conceitos muito particulares que só o círculo dele entende.
-
O que seria "incorporação de capital à natureza"????
-
Ricardo Silva, acredito que seja investindo em obras ou infraestrutura, usando o capital para modificar o espaço; mas a lógica no começo da colonização era muito mais de extração por via do trabalho humano direto. Lembrando que até a Família Real mudar para a América Portuguesa, no começo do século XIX, o Brasil era basicamente para oferecer matéria-prima e metais preciosos.
-
Para acertar esta questão temos que enteder os conceitos cunhados por Santos a respeito de meio técnico e capital natural:
Meio Técnico: É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida,produz e, ao mesmo tempo, cria espaço. Essa forma de ver a técnica não é, todavia, completamente explorada (https://www.revistas.ufg.br/geoambiente/article/viewFile/27897/15755)
Capital Natural: O capital natural (Potencial ou utilizado) quanto o capital fixo (de diferentes temporalidades) localizam-se no território, qualificando sua capacidade e potencialidade em face do padrão de acumulação vigente. A avaliação sincrônica das formas de valorização do espaço praticadas na história de um pais é dada pela análise de sua formação territorial, insto é, a sua história analisada na ótica da dimensão espacial. Esta revela padrões de ocupação e de uso dos recursos, que modelam o território de que dispões a sociedade na atualidade.
O brasil sempre foi um país rico de capital natural, sendo assim, a produção não depende na natureza, mas sim na mão de obra do homem e de sua força de trabalho, pois os recursos naturais são abundantes.
-
Eu interpretei essa questão da seguinte forma: nos três primeiros séculos de colonização, o território brasileiro foi intensamente explorado, com a retirada de madeira, pedras preciosas, drogas do sertão, açúcar etc. Não houve incorporação de capital à natureza, pela ocorrência da mera exploração e exportação.
-
Certo.
O conceito de meio técnico se refere, de forma simplificada, às técnicas que o ser humano utiliza para se relacionar com o meio, modificando-o e o explorando economicamente. Há um grande abismo entre o estágio tecnológico e científico do período colonial e da atualidade. Exemplo é a agricultura, que era na base do arado, da enxada, de ferramentas e técnicas simplificadas. Ou seja, era muito mais dependente do trabalho direto e concreto do homem do que da incorporação de capital à natureza.
A incorporação de capital à natureza se refere aos meios utilizados para transformá-la e para a exploração econômica. Voltamos à agricultura, onde, na atualidade se utilizam modernas máquinas, produtos químicos, pesquisa científica, informática etc. Isso tudo é capital, é dinheiro investido na produção. Ou seja, uma intensa incorporação de capital à natureza.
Essa incorporação de capital também se dá em outras formas de produção do território, como as infraestruturas, a abertura de estradas etc. No período colonial era mais dependente do trabalho humano direto e concreto do homem do que da incorporação de capital à natureza.
Estratégia.
-
o gabarito da questão condiz com o enunciado, certo!
-
dependia-se mais de mão de obra escrava ou indigena do que de uma infraestrutura (capital investido na natureza).
-
Crisalbert Botelho Ramos
Item certo. O Brasil colonial esteve subserviente aos desígnios do colonizador, cujo princípio básico do trabalho esteve atrelado a mão de obra escravagista predominantemente vinda da África (bantos e sudaneses) e, a posteriori, por imigrantes europeus (em menor proporção). Nesse cenário, foram estabelecidos no país diversos ciclos econômicos pautados na Divisão Internacional do Trabalho Clássica. Em meio a esse status quo, a incorporação de capital foi irrisório, pois a vias econômicas do território colonial era meramente ligada a exportação de matéria prima.
-
A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmativa sobre os três primeiros séculos de colonização portuguesa aqui no Brasil e a forma de exploração em nosso território.
Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato entenda como se deu a exploração portuguesa aqui no Brasil, e precisa entender dois termos elaborados por Milton Santos que são citados no enunciado: meio técnico e incorporação de capital à natureza.
Primeiramente, é importante ressaltar que o Brasil foi uma colônia de exploração de Portugal. Durante os mais de 300 anos de colonização, o nosso país fez o papel de fornecedor de matérias-primas por meio do trabalho escravo, enquanto Portugal pilhava nossos recursos naturais e vendia-os no comércio europeu, acumulando riquezas.
Após entender rapidamente como se deu a exploração do território brasileiro por parte de Portugal, é necessário entender os termos utilizados no enunciado para responder corretamente a questão, o chamado meio técnico e a incorporação de capital à natureza.
Meio técnico, conceito difundido por Milton Santos, refere-se às técnicas que o ser humano utiliza para alterar o espaço geográfico, no sentido de modificá-lo a partir de seus interesses pessoais e econômicos.
Atualmente, os meios técnicos para alterar o espaço geográfico são bastante modernos e inovadores, o que facilita a alteração do meio por parte do homem. Um exemplo disso é a agricultura, que na época da colonização era feita por técnicas mais rudimentares e simples, como o arado que era feito por meio do trabalho braçal, utilizando ferramentas mais simples e menos eficientes, como a enxada.
Esse meio de produção era bastante diferente dos dias atuais, uma vez que a agricultura hoje é bastante mecanizada (com a utilização de máquinas, tratores, colheitadeiras, etc) e muito mais produtiva, uma vez que o meio técnico utilizado só foi obtido graças a incorporação de capital à natureza, fazendo com que a atividade agrícola seja muito mais produtiva do que no período colonial.
Como na época, Portugal ainda não detinha tanto capital tecnológico para modificar o meio brasileiro com tanta eficiência para atender seus interesses, nota-se que a exploração portuguesa dependia muito mais do trabalho direto e concreto do homem - sobretudo por meio do trabalho escravo - do que pela incorporação do capital à natureza.
Portanto, a afirmação está CERTA.
Gabarito do Professor: CERTO.