SóProvas



Questões de História e Geografia do Estado do Acre


ID
4864
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante o desenrolar da chamada "questão acreana", alguns líderes defenderam a emancipação do Acre, tanto no que se refere à Bolívia, como em relação ao Brasil. Contudo, essa proposta não se concretizou, entre outros motivos, porque:

Alternativas
Comentários
  • "Alguns dirigentes revolucionários, dentre eles Galvez, o líder dos rebeldes, julgavam que o Acre poderia ser um Estado independente, dada a distância em que se encontrava dos poderes centrais, tanto do Brasil como da Bolívia. Essa pretensão contava com a oposição do comércio de Belém e Manaus, que naquele momento temiam que o movimento separatista viesse a prejudicar seus interesses na região [...]" (História Regional (Rondônia) de Marco Antônio Teixeira e Dante Ribeiro da Fonseca, 4ª ed., Rondoniana, pp. 130).
  • Convencionou-se chamar de Revolução Acreana a revolta dos seringueiros que, no início do século XX, ocupavam o atual Estado do Acre, àquela época pertencente à Bolívia. Insurgindo-se contra o governo boliviano, que cedera todo aquele território ao truste anglo-americano Bolivian Syndicate, os seringueiros proclamaram a independência da região, dando início à disputa diplomática que passou à história com o nome de Questão do Acre.

    Questão Muito bem elaborada, pois o questionamento mesmo é o motivo da não emancipação do Acre, que ficou evidenciada pela ameaça aos interesses dos seringueiros e comerciante brasileiros, especialmente depois do arrendamento ao Bolivian Syndicate.

    Portanto a letra A está correta.

ID
4867
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

"O que quer que façam ou não, os norte-americanos devem agora começar a olhar para longe."

MAHAN, Alfred T., in MORISON, S.E. e COMMAGER, H.S.,História dos Estados Unidos da América.
SP: Melhoramentos, Tomo II, p. 447.

A afirmativa acima tentava justificar o expansionismo norteamericano que, com base na Doutrina Monroe e no chamado Destino Manifesto, atuava sobre o continente americano. Na tentativa de se proteger dessas investidas e preservar a soberania territorial brasileira no século XIX, o governo imperial:

Alternativas
Comentários
  • Alguns trechos do livro História Regional (Rondônia), de Marco Antônio Teixeira e Dante Ribeiro da Fonseca (4ª ed., Rondoniana, pp. 89 e 91), tornam a alternativa C correta:

    "A partir do início da segunda metade do século XIX, o governo norte-americano manifestou interesse em abrir a Amazônia aos capitais daquele país, particularmente no setor da navegação fluvial, cuja exploração por navios de bandeira estrangeira era proibida pelo governo imperial. [...] A resposta do governo brasileiro foi clara: não permitiria a livra navegação no Vale do Amazonas, porque temia o expansionismo norte-americano. [...] Como medida preventiva, e firmando uma posição sobre o assunto, o governo brasileiro decretou o monopólio da navegação no Amazonas. Em 1852, tendo aceitado uma oferta do governo brasileiro de subsídio financeiro de 160 contos de réis e o monopólio, com duração de 30 anos, da exploração da navegação no rio Amazonas, Mauá (Irineu Evangelista de Souza - 1813 -1889) fundou a Companhia de Navegação e Comércio do Amazonas. Essa empresa constituiu-se com parte do capital investido pelo próprio Barão e o restante através da compra da ações pelos comerciantes de Belém e Manaus".

ID
595756
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Quando, a partir de 1860, começaram a acontecer as primeiras viagens de exploração se constatou, não só a presença indígena, mas a grande riqueza natural dos rios acreanos, despertando a cobiça dos exploradores. Já em 1870 tinha início uma verdadeira corrida do ouro que fez com que em poucos anos os rios acreanos fossem tomados de assalto. Milhares de homens vindos de todas as partes do Brasil e do mundo passaram a subir os rios estabelecendo imensos seringais em suas margens. Era a febre provocada pelo ouro negro, a borracha extraída da seringueira que depois de defumada era exportada para abastecer as indústrias europeias e norte-americanas, cada vez mais ávidas por esse produto.” (NEVES, Marcos Vinícius. História Nativa do Acre. In: Povos do Acre: História indígena da Amazônia Ocidental. Governo do Estado do Acre, Rio Branco, 2002, p. 13)

O fragmento acima sobre o processo de colonização da Amazônia Ocidental e, mais precisamente na região do Acre, deixa claro que:

Alternativas
Comentários
  • D-dos rios amazônicos foram fundamentais no processo de colonização, bem como no ciclo da borracha.

  • Questão letra D é a correta pois no primeiro ciclo da borracha os rios foram fundamentais no processo de colonização já no segundo ciclo vemos a importância para o surgimento as rodovias aonde também começa o declínio da produção da borracha

  • Alternativa D - Se o cara estudou, ele acerta de primeira. Porém mesmo que não tenha estudado é possível acertar através da interpretação. O autor do texto cita a a palavra Rios (3 vezes). 

    Grande riqueza natural dos RIOS acreanos, despertando a cobiça dos exploradores.

    Já em 1870 tinha início uma verdadeira corrida do ouro que fez com que em poucos anos os RIOS acreanos fossem tomados de assalto.

    Milhares de homens vindos de todas as partes do Brasil e do mundo passaram a subir os RIOS estabelecendo imensos seringais em suas margens.

     

     

  • A própria questão em si já nos da o gabarito !


ID
595774
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Mesmo com toda expansão econômica, principalmente da agropecuária, o estado do Acre mantém 89% do seu território coberto por florestas, segundo Zoneamento Ecológico- Econômico de 2004.A paisagem típica da Floresta Amazônica, é composta por ecossistema com elevada biodiversidade, formada por vegetação densa e com árvores de grande porte. Contudo, existem biomas no Brasil com paisagens naturais semelhantes. O Bioma que possui a maior semelhança com a Amazônia em relação à paisagem natural da vegetação é:

Alternativas
Comentários
  • que venha o IBGE

  • Resposta -  e) A mata atlântica!


ID
595780
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A história dos povos indígenas no Acre a partir da chegada dos não índios é marcada por um tempo desfavorável. Os não índios, visando a exploração capitalista das riquezas dessas terras forçaram os indígenas a colaborar no processo de extração da goma elástica durante o período áureo da borracha. Os contatos se deram muitas vezes de forma conflituosa, caracterizando as conhecidas “correrias”.(SILVA, Maria Rodrigues da. Uma história de conflitos. In: Povos do Acre: história indígena da Amazônia Ocidental.Rio Branco, FEM, 2002, p. 52)

O fragmento acima caracteriza o conflito entre o colonizador e os diferentes grupos étnicos pré- existentes no território do Acre. A violência não física foi um dos instrumentos utilizados no processo de colonização, sendo melhor exemplificado pela(o):

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  •  A violência não física foi um dos instrumentos utilizados no processo de colonização, sendo melhor exemplificado pela(o):

    A - formação de um grupo de índios extirpados culturalmente, perdendo com isso o modo de vida tradicional e suas crenças.

    Seria a violência psicológica e patrimonial....

  • correrias: expedições armadas feitas com o objetivo de matar as lideranças das aldeias, aprisionar homens para o trabalho escravo e obter mulheres que seriam vendidas aos seringueiros. Foi um tempo de terror.


ID
595807
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“No Acre, o Programa Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico tem assumido um papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável. O Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre constitui-se num instrumento privilegiado de negociação entre o governo e a sociedade de estratégia de gestão do território. O ZEE- Acre tem a atribuição de fornecer subsídios para orientar as políticas públicas relacionadas ao planejamento, uso e ocupação do território, considerando as potencialidades e limitações do meio físico, biótico e socioeconômico, seguindo princípios do desenvolvimento sustentável.” (Zoneamento Ecológico Econômico. Acessado em www.ac.gov.br/index, p. 25)

Desta forma, a execução do Zoneamento Ecológico - Econômico deve seguir , principalmente, o princípio:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa:    D

  •  d)

    participativo, promovendo a intervenção dos atores sociais durante todas as fases do trabalho, com vistas à construção de seus interesses próprios e coletivos.

     

    Sempre que associarmos sociedade no âmbito governamental podemos associar a palavra participação participativo cooperação E por aí vai


ID
667396
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No Hino Acreano existem várias referências ao processo de incorporação do Acre ao Brasil, a exemplo das passagens abaixo apresentadas:

“Que este sol a brilhar soberano
Sobre as matas que o vêem com amor
Encha o peito de cada acreano
De nobreza, constância e valor.
Invencíveis e grandes na guerra,
Imitemos o exemplo sem par
Do amplo rio que briga com a terra
Vence-a e entra brigando com o mar. [...]

Mas se audaz estrangeiro algum dia
Nossos brios de novo ofender,
Lutaremos com a mesma energia
Sem recuar, sem cair, sem tremer,
E ergueremos, então, destas zonas,
Um tal canto vibrante e viril
Que será como a voz do Amazonas
Ecoando por todo o Brasil

Fulge um astro na nossa bandeira
Que foi tinto no sangue de heróis,
Adoremos na estrela altaneira
O mais belo e o melhor dos faróis.”

MANGABEIRA, Francisco; DONIZETTI, Mozart. Hino Acreano.

A análise da conjuntura histórica e cultural relatada nos trechos do Hino Acreano, nos permite entender que:

Alternativas

ID
677272
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No início do século XX, a criação do estado do Acre, a construção da ferrovia Madeira-Mamoré e a ligação telegráfica estabelecida por Cândido Rondon, representaram:

Alternativas
Comentários
  • Letra e novo impulso a colonização sempre que falarmos um estrada de ferro madeira-mamoré linhas telegráficas estamos falando de colonização

  • Só Tenham cuidado, pois o Acre não elevado ao nível de estado no início do século XX, mas sim depois da metade do mesmo, em 1962.


ID
735301
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No início da República, os principais problemas de fronteira, na Região Norte, encontravam-se nos dissídios com a França e a Inglaterra, em função dos limites com as Guianas, e com a Bolívia e o Peru, em razão do Acre.
Na solução da questão do Acre, graças à assinatura do Tratado de Petrópolis, a diplomacia brasileira baseou-se no seguinte princípio:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: ( B)


ID
849610
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Pertencente ao tronco linguístico Pano, este grupo é considerado o povo indígena com maior população no Acre. Possui uma vasta cultura material, na qual se destacam os kenê (desenhos geométricos aprendidos da cobra grande), que são aplicados em pinturas corporais, e em uma elaborada tecelagem. Muitos dos trabalhos são divididos entre gênero e idade. (NEVES, Marcos Vinícius. Povos indígenas do Acre . Biblioteca da Floresta. Rio Branco, AC Adaptado). O fragmento destaca o seguinte povo indígena:



Alternativas
Comentários
  • Elemento central da mitologia dos Huni Kuin — que constituem a maior população indígena do Acre, com sete mil habitantes - Kaxinawá .


ID
849613
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O ano de divulgação dos últimos dados referentes à agricultura nacional foi 2010. Segundo o IBGE, a lavoura permanente com a maior área plantada no estado do Acre em 2010, foi a de:

Alternativas
Comentários

ID
849616
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em1889, o território do Acre – já vivendo o litígio entre brasileiros e bolivianos –, é proclamado independente. A ação de independência foi organizada, entre outros, por Luis Galvez que contou com a ajuda, principalmente, dos:

Alternativas
Comentários
  • 14/7/1899, Luís Galvez proclama a independência do Acre e nao em 1889 como inicia na questao. Mas a RESPOSTA: E


ID
849619
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Brasil é considerado um país urbano, contudo ainda existem municípios cujas populações ocupam majoritariamente os espaços rurais. No estado do Acre, o município com a menor taxa de urbanização entre os listados abaixo é:

Alternativas
Comentários
  • Porto Acre, e não Cruzeiro do Sul como muitos pensam.

ID
849622
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A redefinição dos limites territoriais entre os estados do Acre e do Amazonas foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal em 2008. As análises jurídicas, com base nas demarcações da Linha Cunha Gomes e referendadas pelo IBGE, aumentaram o espaço territorial do estado do Acre, principalmente em alguns municípios. Entre as duplas de municípios a seguir, a que possui limites territoriais que foram demarcados pela Linha Cunha Gomes é:

Alternativas
Comentários
  • Ao longo da Linha Cunha Gomes nos limites com o Estado do Amazonas, encontram-se as cidades de Cruzeiro do Sul, TarauacáFeijó e Sena Madureira.
  • Para complementar o estudo:

    Matéria relacionada a decisão judicial

    Mudança geografica (2): Decisão do STF determina limite entre Acre e Amazonas... -

    Com a decisão da mais alta corte judicial do país, 1.184 quilômetros quadrados que pertenciam ao Amazonas foram transferidos para o Acre e seis cidades da divisa (juntas, têm cerca de 10 mil habitantes) também passaram para o Estado: Envira, Guajará, Boca do Acre, Pauni, Eirunepé e Ipixuna.

    Veja mais em https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/mudanca-geografica-2-decisao-do-stf-determina-limite-entre-acre-e-amazonas.htm?cmpid=copiaecola

     


ID
849625
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Um dos traços naturais mais significativos do espaço amazônico é referente ao clima. Sobre o clima do estado do Acre, é correto afirmar que possui a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • O clima é equatorial úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano (os índices pluviométricos variam de 2.000 mm a 2.500 mm anuais). A temperatura média anual varia entre 22 °C e 26 °C. No Acre, predomina a Floresta Amazônica.

    O clima do Acre é quente e úmido com duas estações: seca e chuvosa. A estação seca estende-se de maio a outubro e é comum ocorrer “friagens”, fenômeno efêmero, porém muito comum na região. A estação chuvosa é caracterizada por chuvas constantes, que prolongam-se de novembro a abril. A umidade relativa apresenta-se com médias mensais em torno de 80-90% com níveis elevados durante todo o ano.

  • c) clima equatorial úmido com temperaturas uniformes e duas estações distintas: úmida e seca.


ID
849628
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A partir da década de 1970, foram constantes os conflitos pela posse da terra no Acre. Foram diversos os motivos para os conflitos, principalmente entre diferentes setores econômicos. Uma política do Governo Federal que serviu de importante fator na indução dos conflitos foi:

Alternativas
Comentários
  • d)

    diminuição dos subsídios à produção de borracha e incentivos fiscais ao setor agropecuário.


ID
849631
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em1909, foi concretizada a Assinatura do Tratado de Limites e Navegação bilateral, pelo qual é negociado o restante da fronteira com o Peru, correspondente ao território do Acre. Esse ato recebeu a denominação de:

Alternativas
Comentários
  • O Tratado do Rio de Janeiro, assinado em 8 de setembro de 1909, estabeleceu as fronteiras atuais do estado do Acre. O Tratado foi firmado entre a República dos Estados Unidos do Brasil e a República do Peru.
    Pelo Tratado foi reduzido em 40 000 km² o território do Acre estabelecido no Tratado de Petrópolis, que se estendia até as cabeceiras do rio Purus.

ID
849634
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado do Acre, possui, na faixa fronteiriça, cidades denominadas de cidades gêmeas, ou seja, que possuem uma íntima relação com uma cidade do país vizinho. É considerada uma cidade gêmea com a zona franca deCobija, na Bolívia, a seguinte cidade:

Alternativas
Comentários
  • epitaciolândia

  •  É considerada  cidade gêmea com a zona franca deCobija, na Bolívia, é EPITACIOLÂDIA

    LETRA (B)

  • EPITACIOLANDIA E BRASILEIA CIDADES GEMEAS.

    ASSIS BRASIL TRIPLICE FRONTEIRA

    XAPURI PRINCESINHA DO ACRE

     


ID
849643
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A cerimônia de assinatura da lei que elevou o Acre da condição de Território Federal para Estado foi realizada durante o governo do presidente:

Alternativas
Comentários

ID
849646
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A atividade econômica que possui o maior número de unidades locais no estado do Acre, com a ocupação de 500 ou mais trabalhadores, segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE referentes a 2008, é:

Alternativas

ID
849649
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado do Acre é reconhecidamente no Brasil um lugar de práticas ambientais. Essas práticas são visíveis na quantidade de áreas naturais protegidas, das quais se destacam as Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Entre as Unidades de Conservação a seguir, a que possui a maior extensão territorial é:

Alternativas
Comentários
  • 970,570 hectares a reserva Chico Mendes, sendo a maior extençãp territorial. RESP:(E)

  • O que é uma unidade de conservação? É uma área de proteção ambiental. As unidades de conservação (UCs) são legalmente instituídas pelo poder público, nas suas três esferas (municipal, estadual e federal).


ID
851764
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em1889, o território do Acre – já vivendo o litígio entre brasileiros e bolivianos –, é proclamado independente. A ação de independência foi organizada, entre outros, por Luis Galvez que contou coma ajuda, principalmente, dos:

Alternativas

ID
851767
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Brasil é considerado um país urbano, contudo ainda existem municípios cujas populações ocupam majoritariamente os espaços rurais. No estado do Acre, o município com a menor taxa de urbanização entre os listados abaixo é:

Alternativas

ID
851770
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1909, foi concretizada a Assinatura do Tratado de Limites e Navegação bilateral, pelo qual é negociado o restante da fronteira como Peru, correspondente ao território do Acre. Esse ato recebeu a denominação de:

Alternativas
Comentários
  • Tratado do Rio de janeiro.

    Letra: E


ID
851773
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Oestado do Acre, possui, na faixa fronteiriça, cidades denominadas de cidades gêmeas, ou seja, que possuem uma íntima relação comum a cidade do país vizinho. É considerada uma cidade gêmea com a zona franca de Cobija, na Bolívia, a seguinte cidade:

Alternativas

ID
851779
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A região amazônica obteve um elevado crescimento populacional no final do século XIX e início do século XX, fazendo comque sua população saltasse, entre 1872 e 1900, de 329 mil para 695 mil habitantes, sendo 260 mil migrantes. O fator econômico que serviu de atração e a região que mais enviou migrantes para a região da Amazônia, respectivamente, foram:

Alternativas
Comentários
  • letra D: borracha do nordeste.


ID
884848
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De acordo com Ovídio A. de Oliveira, o rio que nasce na região Sul do estado do Acre, na fronteira com a Bolívia, faz o limite entre Brasil e Bolívia, tem a foz no Madeira e o rio Marmelo como principal afluente à margem esquerda, do lado brasileiro, em terras de Rondônia, chama-se:

Alternativas
Comentários
  • Rio Abuña (A)


ID
1009669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da história do estado de Rondônia.

O Território Federal do Guaporé foi criado por Getúlio Vargas mediante o desmembramento de uma parte do território dos estados do Acre e do Amazonas.

Alternativas
Comentários
  • Território Federal do Guaporé é a denominação antiga do Estado de Rondônia, dada quando do desmembramento deste do Estado do Amazonas de do Estado do Mato Grosso, ocorrido em 13 de setembro de 1943. (Fonte: Wikipedia)

  • Foi negociado o território do Acre com  a bolivia em 1903. Sancionado no congresso em 1904 na vigência do Presidente Rodrigues Alves

  • Território Federal do Guaporé  foi criado pelo Presidente Getulio Vargas no dia 13 de setembro de 1943 através do Decreto nº 5.812, sua área territorial foi composta por parte dos estados do Amazonas e do Mato Grosso.

  • 1943 - O nome antigo era uma referência ao , que divide o  da a -

    1956 - A Lei Ordinária nº 2731, de 17 de fevereiro de 1956, muda a denominação do Território Federal do Guaporé para , em homenagem ao sertanista Marechal  (1865-1958).

  • Mato grosso e Amazonas!

  • Amazonas e

    Mato Grosso

  • AMAZONAS e Mato Grosso

  • Formação de Rondônia em três fases.

    A primeira é a criação do Território Federal de Guaporé, (Decreto-Lei Nº 5.812 13/09/1943), sendo uma formação do desmembramento do sul do estado do Amazonas e do norte do estado do Mato Grosso;

    a segunda fase quando passa a ser denominado como Território Federal de Rondônia, (Lei Nº 2.731 17/02/1956), e

    a terceira e última fase trata-se da elevação a estado (Lei complementar Nº 41 22/12/1981).

  • Guaporé = Desmembramento de uma parte dos estados do Amazonas e Mato Grosso.

    GAB: E


ID
1009678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da história do estado de Rondônia.

Na solução da questão da disputa com a Bolívia pelo território que hoje corresponde ao estado do Acre, o governo brasileiro comprometeu-se a construir uma ferrovia para ligar o porto de Santo Antônio, localizado no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no rio Mamoré.

Alternativas
Comentários
  • A questão está certa pois se trata do trecho encachoeirado do alto madeira onde houve a necessidade de uma construção da ferrovia para a escoação dos produtos bolivianos por meio do rio, é um acordo do Brasil com a Bolívia uma recompensa ou indenização de 2 milhões  libras esterlinas

  • Questão correta. A estrada de ferro madeira-mamoré advem do acordo firmado com o governo brasileiro e a bolivia.  Famoso Tratado de Petrópolis, o Brasil se comprometeu de prover a ferrovia, 2 milhões de libras esterlinas, 114 mil de idenização para o sindicate Bolivian e mais terras da amazônia.

     

     

     

    O princípio da sabedoria é o temor a Deus.


ID
1155187
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Aárea do atual estado doAcre foi anexada ao território brasileiro mediante acordo de pagamento de dois milhões de libras esterlinas ao governo boliviano e, ainda, da construção de uma ferrovia margeando os rios Madeira e Mamoré, no trecho encachoeirado. Esse acordo foi realizado através da assinatura, em 17 de novembro de 1903, do tratado:

Alternativas
Comentários
  • de Petrópolis (B)

  • Tratado de Petrópolis foi assinado a 17 de novembro de 1903 entre os governos do Brasil e da Bolívia. É um Tratado de Permuta que resultou na entrega do território do Acre, efetivamente ocupado pelos seringueiros brasileiros durante a corrida à borracha da floresta amazónica. (B)


ID
1327072
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O Tratado de Petrópolis foi considerado por Gastão da Cunha e muitos outros como o mais importante de todos os ajustes diplomáticos do Brasil desde a Independência. O Barão do Rio Branco pensava da mesma forma, pois tinha consciência de que se tratava de difícil construção política, que havia requerido excepcional competência no manejo do poder, na dosagem bem proporcionada de força e compromisso.”


(RICUPERO, Rubens.  Rio Branco: o Brasil no mundo  Rio de Janeiro:Contraponto-Petrobrás, 2000, p. 31).

O episódio que antecedeu, a assinatura do Tratado de Petrópolis foi:

Alternativas
Comentários
  • a)

    a proclamação do Estado Independente do Acre por Luís Gálvez.

  • Luis Gálvez Rodríguez de Arias foi um jornalista, diplomata e aventureiro espanhol que proclamou a República do Acre em 1899. Governou o Acre entre 14 de julho de 1899 e 1 de janeiro de 1900 pela primeira vez, e entre 30 de janeiro e 15 de março de 1900, pela segunda e última vez.

  • Em 14 de julho de 1899, o espanhol Luiz Galvez Rodrigues de Árias, financiado pelo governador do estado do Amazonas, José Cardoso Ramalho Júnior, e aliado aos donos de seringais, que se associaram na chamada Junta Revolucionária de São Jerônimo, proclamou a República Independente do Acre. A alfândega boliviana, disse o governador amazonense à época, desfalcara o estado do Amazonas em três mil contos de sua receita, justificando, portanto, o investimento na revolução acreana. A independência do Acre durou oito meses. Em 15 de março de 1900 Galvez renunciou, em presença de navio militar enviado pelo governo federal brasileiro, que agira para assegurar os direitos bolivianos.

     

    Alternativa A.

  • O episódio que antecedeu, a assinatura do Tratado de Petrópolis foi,

    a proclamação do Estado Independente do Acre por Luís Gálvez.


ID
1327075
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No início do século XX, após alguns conflitos e assinaturas de tratados, o Acre foi decretado Território Federal. Atualmente, goza do status de Estado, sendo uma das unidades da federação. O Acre foi elevado à condição de Estado por meio da Lei nº 4.070/1962, assinada pelo Presidente da República:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: João Goulart.

  • Legal quando a pessoa comenta somente a assertiva correta aqui. Que ajuda em! 

  • Depois de muitas disputas no Congresso Nacional, finalmente em 1962, durante a fase parlamentarista do Governo JOÃO GOULART, foi assinada a Lei 4.070, de autoria do então deputado Guiomard Santos. Por uma ironia política, o Presidente João Goulart era do PTB, o partido que, a nível nacional, se colocava contra o tal projeto ( transformar o Acre em Estado ).


ID
1327078
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O relevo do estado do Acre possui características semelhantes ao de parte significativa da região Norte, onde existem diferentes unidades de relevo.Algumas delas são encontradas no Acre. Entre as unidades de relevo a seguir, a que ocupa a maior extensão territorial do estado do Acre é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: Depressão do Rio Amazonas.

  • O relevo do Acre é caracterizado pela ocorrência de depressões na maior parte do território (Depressão da Amazônia Ocidental).

  • Geografia do Acre é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características geográficas do território acriano. O relevo do Acre é caracterizado pela ocorrência de depressões na maior parte do território (Depressão da Amazônia Ocidental). No norte, aparece uma planície estreita. Os rios acrianos pertencem à Bacia Hidrográfica do rio Amazonas. Os principais são o Purus, o Juruá e o Abunã. O clima é equatorial úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano (os índices pluviométricos variam de 2.000 mm a 2.500 mm anuais). A temperatura média anual varia entre 22 °C e 26 °C. No Acre, predomina a Floresta Amazônica.


ID
1327081
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre os Municípios a seguir, o que possui fronteira coma Bolívia é:

Alternativas
Comentários
  • heheh que venha as questões!!!
  • Gabarito D: Plácido de Castro.

  • Gab.D ✔

    complemento...

    Faz fronteira com a Bolívia os municípios de:

    -Brasileia

    -Plácido de castro

    -Epitaciolândia


ID
1327084
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Abrange áreas do centro-leste do vale doAcre, sendo drenadas por rios da bacia hidrográfica do Purus (rio Acre e seus afluentes) e da bacia hidrográfica do Madeira (rio Abunã e seus afluentes). É a microrregião mais populosa; economicamente, a mais importante. Por estas condições, centraliza a principal praça comercial e as poucas indústrias locais. Ademais, é nesta região que alguns municípios apresentam os maiores índices de áreas desmatadas. Disto provém ser esta região área de grande expansão das atividades agrícolas e pecuárias no Estado.
(SILVA, Silvio Simione da. Das “Microrregiões Geográficas” às “Regionais de Desenvolvimentos”: regionalização das terras acreanas e as possibilidades de novos rearranjos no princípio do século XX.NERA-FCT/UNESP, 2005).

A microrregião acima descrita é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: Rio Branco

  • É a microrregião mais populosa mata a questão!

  • Basta ler atentamente o texto, nele há indices da respostas como por exemplo:

    ( Rio Acre e seus Afluentes, microrregião mais populosa ), com isso chegamos a conclusão Rio Branco.

     

  • Baixo Acre = Rio Branco

    Alto Acre = Brasiléia

    Purus = Sena Madureira

    Tarauacá/Envira = Tarauacá

    Juruá = Cruzeiro do Sul


    O termo centro-leste facilita na resolução da questão - C


ID
1427635
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os rios que cortam o território do Acre são importantes para o transporte hidroviário no Estado. Entre os rios abaixo aquele que NÃO faz parte da hidrografia acreana é o Rio:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: Xingu

  • Lista de Rios do Acre, Brasil

    Rio Acre

    Rio Acuriá

    Rio Acurauá

    Rio Amônea

    Rio Aparição

    Rio Breu

    Rio Caeté

    Rio Caipora

    Rio Chandless

    Rio Envira

    Rio Embirá

    Rio Gregório

    Rio Grajaú

    Rio Humaitá

    Rio Iaco

    Rio Jurupari

    Rio Juruá

    Rio Juruá-Mirim

    Rio Ouro Preto

    Rio das Minas

    Rio Moa

    Rio Muru

    Rio Natal

    Rio Paraná da Viúva

    Rio Paratari

    Rio Purus

    Rio São Luís

    Rio São João

    Rio Tarauacá

    Rio Tejo

    Rio Valparaíso

    Rio Xapuri

    Fonte: Wikipédia


ID
1427653
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Uma das maiores preocupações das grandes nações é a preservação ambiental e o uso responsável da natureza para a construção do espaço social. São várias as tentativas de aliar essas duas demandas. Uma delas, presente no Estado do Acre, foi a criação de Reservas Extrativistas. Assinale aquela que NÃO representa uma Reserva Extrativista no Acre:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: Wilson Pinheiro

  • Reservas extrativistas no Acre: 

    Alto Juruá, criada pelo decreto 98.863 de 23.01.1990, com 506.186 ha.

    Alto Tarauacá, criada pelo decreto S/N de 08.11.2000, com 151.199 ha.

    Cazumbá-Iracema, criada em setembro de 2002, com 750.794 ha.

    Chico Mendes, criada em março de 1990, com 970.570 ha.

    Riozinho da Liberdade, criada em fevereiro de 2005, com 325.026 ha. 

    Fonte: Wikipedia


ID
1487800
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“[...] A negociação que se abriu [...] entre o Brasil e a Bolívia permitiu a solução consagrada pelo Tratado de Petrópolis, que dispunha a incorporação ao Brasil de 190.000 km² de territórios de população brasileira, a cessão à Bolívia de pouco mais de 3.000 km², o pagamento de 2 mi lhões de l ibras (hoje correspondentes a quase 180 milhões de dólares) a título de compensação pela permuta desigual [...]”

(RICUPERO, Rubens. Rio Branco:o Brasil no mundo . Rio de Janeiro:Contraponto – Petrobrás, 2000, p. 31).

Com o Tratado de Petrópolis, além das negociações a que o texto se refere, o Brasil assumiu coma Bolívia o compromisso de:

Alternativas
Comentários
  •  

    construir a Estrada de FerroMadeira-Mamoré.

  • Construir a EFMM, Já que na época a BolÍvia não tinha passagem para o Mar pois, estava em conflito com o Peru.

     

    Letra A

  • no Tratado de Petrópolis, firmado em 17 de novembro de 1903 na cidade brasileira Petrópolis, que formalizou a incorporação do Acre ao território brasileiro. Com esse acordo, o Brasil pagou à Bolívia a quantia de 2 milhões de libras esterlinas e indenizou o Bolivian Syndicate em 110 mil libras esterlinas pela rescisão do contrato de arrendamento, firmado em 1901 com o governo boliviano.[1][2] Em contrapartida, cedia algumas terras no Amazonas e comprometia-se a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para escoar a produção boliviana pelo rio Amazonas.

  • Com a instalação de brasileiros em território boliviano, o governo propôs a compra dessa área, pagando uma parte em dinheiro e assumindo o compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré. Assim, a Bolívia, país que não é banhado por mar, teria uma saída para o oceano Atlântico, O acordo foi assinado em 1903 e a área é o atual estado do Acre.

  • Sendo que a Estrada foi financiada pelo EUA

  • Sendo que a Estrada foi financiada pelo EUA

  • comprometia a construir a construir a Estrada de FerroMadeira-Mamoré.  para dar trânsito às trocas comerciais bolivianas pelo , no acordo o governo brasileiro obrigou-se a pagar à Bolívia a quantia de 2 milhões de  (cerca de um bilhão de reais a preços atuais) para indenizar Bolivian Syndicate, um consórcio de investidores estadunidenses, pela rescisão do contrato de arrendamento, firmado em 1901 com o governo boliviano

  • Uma curiosidade: na tentativa de conter o avanço das epidemias de malária entre os operários da Madeira-Mamoré, foram contratados, em 1910, pela Madeira MamoréRailway Company, responsável pela construção da ferrovia, os médicos sanitaristas Belisário Penna (1868 – 1939), que trabalhava na Diretoria Geral de Saúde Pública e Oswaldo Cruz (1872-1917).


ID
1487803
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre os municípios a seguir, o que possui limites com o município de Rio Branco é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B: BUJARI

  • Bujari -  é um município brasileiro, localizado no nordeste do estado do Acre. Limita ao norte com o Amazonas, ao sul com o município de Rio Branco, a leste com o município de Porto Acre e a oeste com o município de Sena Madureira.

  • Se qualquer indivíduo que residir no Acre errar essa questão ele(a) já pode desistir de concursos.

  • Mesmo você que mora no Acre e errou esta questão, não desista ou fique triste! Aqui é o lugar pra ERRAR e aprender! Bons estudos!!

  • Medo da concorrência ein

    Daniel da silva fontinelli


ID
1487806
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O zoneamento ecológico-econômico promovido no Acre (ZEE – Fase II) permitiu avançar nos estudos sobre omeio biótico acreano e contribuiu paramelhor conhecimento da biodiversidade no Estado.
A despeito da exuberante biodiversidade local, os domínios fitoecológicos estão divididos principalmente em duas grandes regiões, predominantes e nas quais coexiste grande diversidade de formações vegetais.
Entre os domínios fitoecológicos a seguir, o que predomina territorialmente no estado do Acre é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: Florestas ombrófilaas

  • OPERAÇÃO PM-AC RUMO A APROVAÇÃO.

  • Pm acre 2017, bora pra cima....

  • pmac 2017- estamos juntos 

  • PM- ACRE -Até a posse

  • É nós Beatriz Carriço! Foco na Missão!

  • PM AC selva

     

  • Tamos juntos!!!  PM-Ac

  • PM AC hackando o site pra resolver todas tmj tambem !!!!!!!!!!

     

  • PM - ACRE !

  • Floresta Ombrófila é usado para o ecossistema antes denominado de Floresta Pluvial. Caracteriza-se pela vegetação de folhas largas e perenes e por chuvas abundantes e frequentes. Está presente nos biomas Mata Atlântica e Amazônia. Existem três tipos de floresta ombrófilas: densa, aberta e mista. Cada tipo pode ainda incluir diferentes fisionomias, que são definidas de acordo com as faixas altitudinais.

     

     

  • a) campinas do amazonas. Errada, isso não existe

    b) florestas ombrófilas. Correta, predominante nno bioma amazonico.

    c) savanas estépicas. Errado, carascteristico do cerrado.

    d) matas halófitas. Errado, caracteristico de mangues e restingas.

    e) campinaranas.. Errado, existe na amazonia mas não é predominante no Acre.

  • Cuidado, maus antecedentes não subsistem no caso de abolitio criminis


ID
1487809
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“[...]Os anos 1970 e 1980 desenharam outro contexto para o Acre com a vinda dos chamados “paulistas”. Essa identidade foi atribuída de forma genérica a grandes empresários sulistas e migrantes rurais que vieram para o Acre com objetivo de especular com a compra de grandes seringais.” (Zoneamento-Ecológico Econômico do Acre – Fase II – Documento Síntese – 2003-2006 Governo doAcre)

A chegada dos “paulistas” no Acre, em meados da década de 1970 do século XX, gerou, principalmente:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra E.

  • LETRA E.

     

  • Muitos seringueiros que perderam suas terras e então viram-se desempregados, foram para o entorno das cidades acreanas.

  • Em meados de 70 do século XX, as tensões entre pecuaristas e latifundiários de um lado e seringueiros do outro fomentaram a expropriação destes dos seringais, dando origem a um contingente de desempregados nos bairros e no entorno das cidades acreanas. Parcela significativa de famílias migrou para os seringais da Bolívia, ali constituindo família e criando novas identidades.


ID
1487812
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O setor agrícola possui importância significativa na estrutura socioeconômica do Estado do Acre. Entre as lavouras permanentes a seguir, a que possuiu a maior área colhida em 2012 no Acre segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra -C

    Café

     

  • Resposta letra C café, grande parte da região  norte é dominante nesse plantio. 

  • será que ainda continua?


ID
1525687
Banca
Makiyama
Órgão
ELETROBRAS-ACRE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A formação da estrutura do relevo do Estado do Acre é:

Alternativas
Comentários
  • A estrutura do relevo do Estado do Acre está representada pela Depressão Amazônica, pelo Planalto Rebaixado da Amazônia Ocidental e pela Planície Amazônica. Caracterizados, respectivamente, por uma extensa superfície rebaixada, baixos platôs e grandes áreas alagadiças e lagos. 

    Fonte: Portal de informações Governo do Acre.

  • As unidades morfoestruturais são representadas pela Depressão Amazônica (Depressão Rio Acre/Javari), o Planalto Rebaixado da Amazônia Ocidental e a Planície Amazônica.

    • A Depressão Amazônica (Rio Acre – Rio Javari) alcança altitude máxima de 300 m, e está representada por extensas planícies de idade Terciária desenvolvidas sobre a Formação Solimões e por áreas de altitudes mais elevadas, de até 580m, denominada Complexo Fisiográfico da Serra do Divisor;

    • O Planalto Rebaixado da Amazônia Ocidental, desenvolveu-se também sobre a Formação Solimões, em áreas de interflúvios tabulares de relevo plano com altitudes de 250 m;

    • A Planície Amazônica, representada pelas Planícies Aluviais margeando os rios e pelos níveis de terraços descontínuos, remanescentes de sedimentos desenvolvidos durante o Pleistoceno Superior (Quaternário) é a superfície mais baixa (200 m).

  • Ruuummmmmm, Diããããchooooo !!!

  • Ruuummmmmm, Diããããchooooo !!!

  • lamentável...


ID
1525690
Banca
Makiyama
Órgão
ELETROBRAS-ACRE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De acordo com a Classificação de Köppen, o clima acreano é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Classificação de Köppen, o clima acreano é do tipo equatorial, quente e úmido. Com temperaturas médias anuais variando entre 24,5ºC e 32ºC (máxima), permanecendo uniforme em todo o estado e predominando em toda a região amazônica. Ocorrem duas estações distintas: uma seca e uma chuvosa.
    Durante a estação seca, que se inicia no mês de maio prolongando-se até o mês de outubro, desaparecem as chuvas, sendo comuns as ¨friagens¨. Estas são resultantes do avanço de uma Frente Polar impulsionada por uma Massa de Ar Polar Atlântica que avança pela Planície do Chaco até a Amazônia Ocidental provocando queda de temperatura (até 10ºC).
    A estação chuvosa, ocorre de novembro a abril, sendo caracterizado por chuvas constantes e abundantes. A umidade relativa do ar atinge 90%, índice bastante elevado se comparado ao de outras regiões brasileiras. Já os índices pluviométricos variam de 1.600 mm a 2.750 mm/ano.

    Fonte: Portal de informações Governo do Acre.

  • Analu, minha linda, obrigado pela informação! Certíssimo!


ID
1525693
Banca
Makiyama
Órgão
ELETROBRAS-ACRE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O segundo município com a maior população do Estado do Acre é o mais populoso na região do Alto Juruá, sendo conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Os dois municípios mais populosos do estado do Acre são : Rio Branco com 377 057 habitantes e Cruzeiro do Sul com 82,075 habitantes, dados de 2016.

    Fonte: IBGE

     

    Gabarito: Letra A

  • 17/11/2021

    Gabarito: A✔

    CRUZEIRO DO SUL- atualmente com 89,760 habitantes(IBGE 2021)localiza-se ao Oeste do estado e é a segunda maior do estado, ficando atrás somente da capital Rio Branco com 419,452 habitantes(IBGE 2021)

    -Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ecl. 3:1-17)


ID
1525696
Banca
Makiyama
Órgão
ELETROBRAS-ACRE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No vale do Acre está localizada a Princesinha do Acre, cidade que guarda lembranças do Ciclo da Borracha e de um ilustre filho deste território, Chico Mendes. Este município recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • No vale do Acre está localizada a Princesinha do Acre, cidade que guarda lembranças do Ciclo da Borracha e de um ilustre filho deste território, Chico Mendes. Este município recebe o nome de XAPURÍ

  • C

     

  • O município conhecido como princesinha do Acre, é o município XAPURÍ.

  • A cidade que recebe o nome dePrimcesa do Acre é chamada de Xapuri

ID
1525699
Banca
Makiyama
Órgão
ELETROBRAS-ACRE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O nome Acre surgiu de “Aquiri”, que significa

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  • Quando Jorge Kalume pronunciou conferencia no ‘Simpósio de História do Acre’, em 11 de agosto do ano passado, recebeu aparte do historiador MÁRIO DIOGO DE MELO, sobrinho-neto de João Gabriel, do qual reproduzimos o trecho seguinte: ‘... o nome Acre foi um equivoco da ordem que passou o visconde de Santo Elias, passou para a casa de João Gabriel com a marca J.G. – Boca do Aquiri, cuja pronuncia legítima na língua dos aporinãs é ‘Aquiri’. Então o português que ia marcar a carga ouviu e escreveu Acre. Dai veio o nome do rio Acre. Porque eu pesquisei junto aos apurinãs e sei que Aquiri quer dizer rio dos jacarés’.

     

    fonte. http://acreaovivo.com.br/noticia/o-nome-do-estado-do-acre-vem-de-aquiri-ou-isso-e-lenda/4361

  • A

    nome Acre surgiu de “Aquiri”, que significa “rio dos jacarés” na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região, que é banhada pelo rio que empresta o nome ao estado. Os exploradores da região transcreveram o nome do dialeto indígena, dando origem ao nome Acre.


ID
1555549
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Rondônia e Acre possuem semelhanças, tanto nos aspectos naturais como nos aspectos históricos. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma semelhança na evolução histórica dessas duas unidades da federação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E
    O primeiro território federal foi o Acre, criado em 1904. Contudo, o Acre só passou a ser uma unidade federativa em 1962. Antes de tornar-se Estado de Rondônia em 1982, esta unidade era denominada Território Federal do Guaporé, que foi instituído em 1943 na era Vargas.

  • Vale salientar ainda que foi por elevação A nomenclatura de estado de ambos.

  • O Acre tem 29 anos a mais q o estado de Rondônia, mas as políticas adotadas por nossos governantes tem deixado a gente pra trás no quesito desenvolvimento e produção. A maior prova tivemos agora quando ficamos isolados. Quase q ficamos sem o q comer, simplesmente pq não temos produção nenhuma, sequer para abastecer nosso mercado interno.                                         

    Rondônia – 23 bilhões - 0,6% em participação no PIB do país

    -Acre – 8 bilhões - 0,2% em participação no PIB do país

    -Rondônia possui 12 milhões de cabeças de gado tendo participação com uma fatia de 20% de toda a carne exportada pelo Brasil. O Acre tem 02 milhões de cabeças.

    -Rondônia produz 700 mil toneladas de soja. O Acre não produz soja.

    -Rondônia produz 380 mil toneladas de milho. O Acre produziu 113 mil.

    -Rondônia produz 1,7 milhões de sacas de café. O Acre está iniciando agora a produção de café.

    -Rondônia produz 60 mil toneladas de peixe. O Acre produz 06 mil toneladas.

    -Rondônia produz 800 milhões de litros de leite, o maior produtor da região norte. O Acre produz 900 mil litros.

  • GAB: E

    Território Federal do Guaporé é a denominação antiga do Estado de Rondônia, dada quando do desmembramento deste do Estado do Amazonas e do Estado do Mato Grosso, ocorrido em 13 de setembro de 1943. O nome antigo era uma referência ao Rio Guaporé, que divide o Brasil da Bolívia.

    O Tratado de Petrópolis foi aprovado por lei federal de 25 de fevereiro de 1904, regulamentada por decreto presidencial de 7 de abril de 1904, incorporando o Acre como território brasileiro. O território do Rio Branco foi elevado à condição de Estado do Acre em 15 de junho de 1962.

     

  • O Território Federal do Rio Branco foi um território federal brasileiro desmembrado do Amazonas no dia 13 de Setembro de 1943. Seu nome mudou, em 1962, para Território Federal de Roraima, o qual em 1988 foi extinto e deu lugar ao Estado de Roraima.

  • O governo brasileiro decidiu criar o Território Federal do Acre em 1904.[16] Por força da lei federal n.º 4 070, o presidente do Brasil João Goulart elevou o Território Federal do Acre à categoria de Estado em 1962.

    Fonte: Wikipedia


ID
1668019
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Tratado de permuta de territórios e outras compensações entre o Brasil e a Bolívia assinado na cidade de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, aprovado pelo Congresso Nacional em 12 de fevereiro de 1904, sancionado pelo presidente Rodrigues Alves em decreto de 18 de fevereiro, com troca mútua de ratificações em 10 de março, pelo qual se estabeleceram os limites entre Brasil e Bolívia e a incorporação definitiva do Acre ao território nacional."
(Disponível em http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/p...)

O tratado descrito no texto e a principal razão para sua sanção por parte do governo brasileiro são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: Tratado de Petrópolis - interesse em explorar as seringueiras no território anexado;

  • Gabarito B: Tratado de Petrópolis - interesse em explorar as seringueiras no território anexado

    Tratado de Madrid foi um tratado firmado na capital espanhola entre os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha, em 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas.

    Conhecido por selar a paz entre o Brasil e a Bolívia, o Tratado de Ayacucho foi assinado em 23 de Novembro de 1867 e é conhecido por diversos nomes, principalmente Tratado da Amizade ou tratado Muñoz-Netto.

    Tratado de Petrópolis foi assinado a 17 de novembro de 1903 entre os governos do Brasil e da Bolívia. É um Tratado de Permuta que resultou na entrega do território do Acre, efetivamente ocupado pelos seringueiros brasileiros durante a corrida à borracha da floresta amazónica.

  • Complementando de uma forma mais histórica para se entender a questão. Em meados do século XIX o grande manancial era a borracha virgem que se encontrava naquele local que era desconhecido e despovoado. Não sabiam se era território do Brasil, Bolívia ou Peru, assim com o impulso da borracha e com a procura dos mercados internacionais naquela região, fez com que a Bolívia solicita-se a delimitação do espaço. 

  • Vale ressaltar que nessa época a economia acreana era a borracha que trazia grande lucros e com isso o  interesse brasileiro foi maior devido ao  lucro que trazia com a borracha

  • Erro da Letra "D"

    Tratado de Petrópolis de 17/11/1903 - alto valor indenizatório a ser pago pelo governo boliviano;

    Na verdade, FOI O BRASIL quem ficou de pagar os 2 milhões de libras esterlinas , o correspondente a, atualmente, um bilhão de reais , à Bolívia.

    também, através desse tratado, o Brasil deveria construir uma estrada de ferro, a famosa estrada de ferro Madeira-Mamoré- E.F.M.M, para beneficiar a Bolívia na escoação de seus produtos.

    e a Bolivia dar o Acre ao Brasil...

    e também o interesse, por parte do Brasil, em explorar as seringueiras no território anexado (no caso o território do Acre).

    gabarito letra "B"


ID
1737064
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o rio que corta a cidade de Rio Branco, capital do estado.

Alternativas
Comentários
  • RIO ACRE C


ID
1737067
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A história da ocupação e anexação pelo Brasil das terras, onde atualmente se localiza o estado do Acre, está diretamente associada a uma determinada atividade econômica. Essa atividade é:

Alternativas
Comentários
  • produção de borracha a partir das seringueiras.A


ID
1737070
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado do Acre é caracterizado pelo clima equatorial, com temperaturas elevadas ao longo do ano e baixa amplitude térmica. Contudo, em determinados momentos, a temperatura pode cair significativamente e atingir 10°. Esse fenômeno é conhecido por friagem e ocorre com a influência da massa de ar:

Alternativas
Comentários
  • Onde acho essa resposta com mais clareza ?
  • Gostaria de saber
  • Tipos de massas de ar

     

     

    De acordo com seu local de origem, podem ser continental (que se forma no continente) ou marítima (que se forma no mar). As massas de ar continental costumam ser secas, ou seja, com baixa quantidade de umidade. Já as marítimas se caracterizam, principalmente, pela grande quantidade de umidade.

     

    As massas de ar também podem ser quentes ou frias. As quentes são aquelas que se formam em regiões equatoriais ou tropicais. As massas de ar frias são aquelas que se originam nos polos sul e norte.

     

    Existem também as massas de ar secas e úmidas. As primeiras se formam em regiões de baixa ou nenhuma umidade. Já as úmidas são aquelas que se formam em locais com alta quantidade de umidade como, por exemplo, os oceanos.

     

    Massas de ar no Brasil

     

     

    Em função da grande extensão de seu território, o Brasil sofre a influência de diversas massas de ar. Algumas são formadas no próprio território brasileiro, enquanto outras são de fora. Ao todo são cinco massas de ar atuando em território brasileiro.

     

    Massa Equatorial Atlântica

     

     

    Características: quente e com elevada umidade.

     

    Origem: Oceano Atlântico, na região da linha do Equador.

     

    Onde atua: principalmente nos estados do nordeste brasileiro.

     

     

    Massa Equatorial Continental

     

     

    Características: quente e úmida

     

    Origem: Amazônia, região central do estado do Amazonas.

     

    Onde atua: no inverno atua, principalmente, nos estados do Amazonas, Acre e Roraima. Já no verão, atua numa área maior, atingindo também os estados da região centro-oeste do Brasil, podendo atingir também as áreas oeste dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

     

     

    Massa Tropical Atlântica

     

     

    Características: quente e úmida.

     

    Origem: Atlântico Sul

     

    Onde atua: no verão atua mais nos estados das regiões sudeste e sul. Já no inverno, pode atingir também as regiões nordeste e centro-oeste.

     

     

    Massa Tropical Continental

     

     

    Características: quente e com baixos índices de umidade.

     

    Origem: região nordeste da Argentina

     

    Onde atua: de baixa intensidade, atingi somente os estados que fazem fronteira com Paraguai e Argentina.

     

     

    Massa Polar Atlântica

     

     

    Características: fria e úmida.

     

    Origem: Antártida (polo sul)

     

    Onde atua: no inverno sua ação é intensa. Atua, principalmente, nos estados do sul e Sudeste do Brasil. É responsável pelo frio e baixas temperaturas no inverno nestas regiões. Essa massa de ar pode também, no inverno, atingir o litoral nordestino, baixando as temperaturas e provocando chuvas. Pode atuar também, no inverno, na região da Amazônia.

     

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/clima/massas_de_ar_brasil.htm

  • RESPOSTA: D

    Clima
    De acordo com a Classificação de Köppen, o clima acreano é do tipo equatorial, quente e úmido. Com temperaturas médias anuais variando entre 24,5ºC e 32ºC (máxima), permanecendo uniforme em todo o estado e predominando em toda a região amazônica. Ocorrem duas estações distintas: uma seca e uma chuvosa.
    Durante a estação seca, que se inicia no mês de maio prolongando-se até o mês de outubro, desaparecem as chuvas, sendo comuns as ¨friagens¨. Estas são resultantes do avanço de uma Frente Polar impulsionada por uma Massa de Ar Polar Atlântica que avança pela Planície do Chaco até a Amazônia Ocidental provocando queda de temperatura (até 10ºC).
    A estação chuvosa, ocorre de novembro a abril, sendo caracterizado por chuvas constantes e abundantes. A umidade relativa do ar atinge 90%, índice bastante elevado se comparado ao de outras regiões brasileiras. Já os índices pluviométricos variam de 1.600 mm a 2.750 mm/ano.

    Fonte: IBGE e Govinda Terra - Geógrafo.
     


ID
1737073
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Aquestão da segurança pública é temática central em diversos debates pelo Brasil, envolvendo os governos municipais, estaduais e federal. No Acre, o(a) atual Secretário(a) de Estado de Segurança Pública é:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: B

    Emylson Farias da Silva

     

  • Atualmente, o Secretário da SEJUSP AC è Paulo Cezar Rocha dos Santos (2022).


ID
1737076
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O debate sobre refugiados ganhou força nos últimos meses. No Brasil, o estado do Acre vem se consolidando como uma das portas de entrada de diversos refugiados. Entre as nacionalidades a seguir, a que predomina na entrada no Brasil pelo estado do Acre é a de:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: E

    HAITIANOS


ID
1737604
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A formação do território do Acre começa na partilha dos continentes a serem conquistados por portugueses e espanhóis, e, também, na constituição das fronteiras com os outros países da América do Sul, questão esta que somente será encerrada no século XX.

A anexação do Acre ao Brasil foi uma questão resolvida através do:

Alternativas
Comentários
  • Bom o Tratado de Petrópolis ele foi assinado a 17 de novembro de 1903 entre os governos do Brasil e da Bolívia. É um Tratado de Permuta que resultou na entrega do território do Acre, efetivamente ocupado pelos seringueiros brasileiros durante a corrida à borracha da floresta amazónica. Em troca, o Brasil cedia as terras na foz do rio Abuña e na bacia do rio Paraguai. Tinha ainda de pagar uma compensação monetária de 2 milhões de libras esterlinas.

    Resposta: B

  • Letra B

  • LETRA B

     

    Existem dois tratados no Ciclo da Borracha.

    O primeiro foi o Tratado de Ayacucho (1867), onde o Acre pertencia a Bolívia.

    O segundo é o Tratado de Petropólis (1903), onde o Brasil compra o Acre por 2 milhões de libras.

     

    Ambos os tratados foram assinados entre Brasil e Bolívia. =)

     

     

  • Muito boa sua explicação!!!


ID
1737607
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A questão do Acre, com o é conhecida na historiografia brasileira a disputa fronteiriça entre Brasil e Bolívia, começa muito antes de 1902, ano em que assume como ministro das Relações Exteriores do Brasil o Barão de Rio Branco.

Sobre a questão de anexação do Acre ao Brasil, pode-se afirmar: 

I. já no século XIX, a região era alvo de disputas entre brasileiros, bolivianos e peruanos.

II. a fim de apaziguar os ânimos, sobre a questão fronteiriça, o Brasil lança, como proposta, o Tratado de La Paz de Ayacucho.

III. a região era alvo de disputa, devido ser, naquela época, o centro do chamado “ciclo da borracha".

Estão corretas as afirmativas: 


Alternativas
Comentários
  • Resumo da história do ACRE:

    I - já no século XIX, a região era alvo de disputas entre brasileiros, bolivianos e peruanos. (Certo)

    II - a fim de apaziguar os ânimos, sobre a questão fronteiriça, o Brasil lança, como proposta, o Tratado de La Paz de Ayacucho. (Certo)

     III. a região era alvo de disputa, devido ser, naquela época, o centro do chamado “ciclo da borracha". (Certo)

    Fiquei em dúvida com a "II", pois o Brasil com Barão de Rio Branco busca de interpretar o Tratado La Paz de Ayacucho de 1867 ao pé da letra, e declarou o território do Acre litigioso com relação ao Brasil e a Bolívia.

    Contudo, quando houve a segunda tentativa de Independência do Acre por Galvez (1902) houve uma intervenção militar por parte do Brasil, devido ao Tratado de La Paz de Ayacucho. Devolvendo o Acre para os Bolivianos.

    Espero ter ajudado 

    Força a todos PM AC / BM AC e PC AC! 


ID
1737610
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação à geografia do Acre, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Acre limita-se ao NORTE com o Estado do Amazonas, a LESTE com o Estado de Rondônia, a SUDOESTE com o Peru, ao SUDESTE com a Bolívia. 

  • D) a maior parte de seu território encontra-se em região de planalto, cortado a oeste pela Serra da Contamana.

    Para reforçar informação:

    A Serra da Contamana é uma cordilheira rochosa que se localiza na fronteira do Acre (Brasil) com Ucayali (Peru) com altitudes médias de 609 metros. Este é considerado o ponto mais ocidental do Brasil. Ela é rica em biodiversidade.


ID
1737613
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Após um longo tempo de denúncias contra a destruição ambiental e as mazelas sociais produzidas pela expansão capitalista na Amazônia no pós 1964, passou-se a assistir nos anos 90, uma gradativa mudança de enfoque nas abordagens sobre a região. (Luta Pela Terra no Acre: conquistas e retrocessos. PAULA, Elder Andrade de, 2004)

Uma das entidades não governamentais que se destacaram na defesa da floresta amazônica no Acre foi o(a): 

Alternativas
Comentários
  • O Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais no Acre completa três décadas de existência em 2005. Assumindo a condição de protagonista da luta de resistência pela terra, conquistou êxitos relevantes no reordenamento da estrutura fundiária no território acreano. Em razão dessas conquistas e da ascensão ao poder executivo estadual de uma coalizão partidária liderada pelo Partido dos Trabalhadores, identificado historicamente com esse sindicalismo, construiu-se no período recente, um vigoroso consenso em torno da idéia de triunfo no que se refere tanto aos problemas relativos à regulamentação da posse e uso da terra, quanto na adoção de inovações produtivas. Um dos lideres desse movimento foram Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais.

     


ID
1737616
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia as seguintes afirmativas sobre a economia acreana.

I. A floresta sustenta a economia acreana e faz da indústria extrativa vegetal a atividade fundamental da população.

II. A indústria petrolífera é a principal captadora de mão de obra acreana.

III. A composição da economia do Estado baseia-se primordialmente na extração da borracha e da castanha, e ainda na atividade pecuária.

Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta: E

    I. A floresta sustenta a economia acreana e faz da indústria extrativa vegetal a atividade fundamental da população. 

    III. A composição da economia do Estado baseia-se primordialmente na extração da borracha e da castanha, e ainda na atividade pecuária. 
     


ID
1737619
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Rio Branco é a capital do Acre e uma das suas principais cidades.

Com relação à Rio Branco é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • "Em 1910, o prefeito Leônidas Benício de Melo, assinou uma Resolução criando o município de Empresa, juntando a Vila Rio Branco (no Seringal Volta da Empresa, do lado direito do rio Acre) e a localidade de Penápolis (Seringal Empresa, do lado esquerdo do rio Acre).

    Em fevereiro de 1911, o prefeito Deocleciano Coelho de Sousa, adotou novamente o nome de município de Penápolis. De forma definitiva, em 1912, os dois lados da cidade passam a se chamar "Rio Branco", em homenagem ao Barão de Rio Branco, chanceler brasileiro cuja ação diplomática resultou no Tratado de Petrópolis. Em 1920 o município de Rio Branco passa a ser a capital do então Território do Acre - depois Estado do Acre."

    Disponível  em:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Branco

  • A cidade originou-se do núcleo de colonização Volta de Empresa, estabelecido em 1882, durante o período de prosperidade da borracha na Amazônia. (D)

  • vim aqui, quase 8 anos depois, as 5h am procurar exatamente o seu comentário e dizer que eu te entendo! continua fazendo raiva nas pessoas... espero que tu ja tenha passado no concurso que tu buscou passar... aqui ta F*D@

  • eu tbm!! errei pelo mesmo motivo....


ID
1737622
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“No Acre, esses processos se iniciam na década de 70 do século passado, caracterizando não só mudanças na estrutura agrária e na economia do Estado, mas também novas formas de conflitos. Grupos sociais e econômicos tradicionais (seringueiros/posseiros) se defrontaram com novos grupos (fazendeiros/empresários) que representam os processos de produção da frente pioneira agropecuária". (Uso da Terra e a Gestão do Território no Estado do Acre. IBGE, 2009)

O texto refere-se a uma antiga e tradicional atividade econômica, praticada no estado do Acre, que é conhecida como: 

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: A

    EXTRAÇÃO DA SERINGA

  • deve-se ficar atento a expressão década de 70 do SÉCULO PASSADO. Ou seja, 1870, que foi quando começou a exploração dos brasileiros a região do Acre

ID
1737625
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir sobre o rio Acre.

O rio Acre apresenta um perfil longitudinal de meandros, embora possua alguns trechos de forma retilínea, chamados, pela população, estirões. A morfometria e morfologia das sub-microbacias, em particular daquelas pertencentes à área urbana, lhes conferem um caráter de sistema ambiental complexo, que se expressa nas interações entre o meio físico-natural e O socioeconômico. (Universidade Federal do Acre Grupo de Estudos e Serviços Ambientais, 2007).

De acordo com o texto, marque a alternativa correta a seguir:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:A


ID
1737628
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leias as informações a seguir sobre a vegetação acreana.

I. Tem a menor preservação de cobertura florestal.

II. Possui floresta aberta com bambu Dominante.

III. Possui floresta aberta com palmeira das áreas aluviais.

Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E 

    Possui floresta aberta com bambu Dominante. 

    Possui floresta aberta com palmeira das áreas aluviais.


ID
1737631
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

La Guerra dei Acre

Assim os bolivianos denominam os conflitos territoriais na tríplice fronteira Brasil/Bolívia/Peru que resultaram na anexação do atual estado do Acre ao Brasil no início do século XX. Porém, no estado do Acre é denominada:

Alternativas
Comentários
  • B  revolução acreana. 


ID
1737634
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No século XX, um dos mais importantes diplomatas brasileiros, Barão do Rio Branco, foi o responsável pela anexação brasileira do território que atualmente pertence ao estado do Acre. O ano da assinatura do Tratado de Petrópolis foi:

Alternativas
Comentários
  •  Barão do Rio Branco, foi o responsável pela anexação brasileira do território que atualmente pertence ao estado do Acre. O ano da assinatura do Tratado de Petrópolis  FOI EM 1903.

    (E)

  • 1903

     

    Aaaah se todas es questões fossem assim rsrsrs


ID
1737637
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Cada unidade da federação possui três representantes no senado federal. Entre os políticos a seguir, o que, atualmente, é senador eleito pelo estado do Acre é:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: B

    JERGIO PETECÃO

  • Atualmente são:

    Mailza Gomes 2015-2023

    Marcio Bittar 2019-2027

    Sergio Petecão 2019-2027

    Fonte:


ID
1737640
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Apesar da importância da bacia hidrográfica do rio Acre, no contexto do desenvolvimento do estado, este rio é afluente de um outro importante rio da região, denominado:

Alternativas
Comentários
  • rio Purus é um rio da Amazônia, que percorre o território do Peru e dos estados brasileiros do Acre e do Amazonas.

    É um rio muito sinuoso, com águas brancas e exuberante beleza natural. É o último grande afluente da margem direita do Rio Solimões.

     

    (A)

  • O rio Acre situado na margem direita do rio Purus, é considerado a continuação da hidrovia do rio Purus.


ID
1737643
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A organização territorial dos municípios acreanos é de grande importância devido à localização do estado na fronteira do país. Entre os municípios a seguir, o que possui fronteira com o Peru é:

Alternativas
Comentários
  • Rodrigues Alves e Sena Madureira 


ID
1737655
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre os produtos a seguir, o que possuiu, no último ano, o maior volume de exportações a partir do estado do Acre é

Alternativas
Comentários
  • Em 2014 a lavoura que foi mais produzida e vendida foi a a castanha.

    Gabarito: E


ID
1737658
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Foi homologada, em 2015, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a construção de uma usina para geração de energia no estado do Acre. Essa usina produzirá energia a partir de fontes renováveis. A usina que recebeu a referida homologação foi:

Alternativas
Comentários
  • "A empresa Yser Participações Energia vai construir no Acre (o local está pra ser confirmado mas deve ser em Feijó)  uma usina de biomassa a cavaco de madeira. A homologação do edital permite a empresa buscar os licenciamentos necessários à instalação. A biomassa  produz  energia limpa e mais barata, que gera benefícios ambientais e econômicos para a população. A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas..."

     

    Fonte: http://www.jornalatribuna.com.br/?p=20623


ID
1738807
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O processo de colonização da Amazônia Ocidental, ainda no século XIX, teve um setor econômico como principal fator impulsionador. Esse setor econômico, predominante em Rondônia e no Acre, foi:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: E

    PRODUÇÃO DA BORRACHA


ID
1943026
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IF-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os limites do Estado do Acre são estabelecidos por fronteiras internacionais de países, cujas capitais administrativas são ______________ e por divisas com os estados brasileiros, cujas capitais são ________________.

Qual alternativa apresenta os dados que preenchem adequada e respectivamente as lacunas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: La Paz e Lima / Manaus e Porto Velho

  • Bolívia, oficialmente Estado Plurinacional da Bolívia, é um país encravado no centro-oeste da América do Sul. Faz fronteira com o Brasil ao norte e leste, Paraguai e Argentina ao sul, e Chile e Peru ao oeste. Wikipédia

    Capital: Sucre

    Presidente: Evo Morales

    Moeda: Boliviano

    Línguas oficiais: Língua castelhana, Língua guarani,mais

  • Os Limites do Estado são formados por fronteiras internacionais com:

     Peru ( Lima ) ao lado Oeste.

    Bolívia ( La Paz ) ao lado Sul.

    e por divisas estaduais com os estados do Amazônas ( Manaus )  ao lado Norte.

    Rondônia ( Porto Velho ) ao Leste.


ID
2047372
Banca
FUNCAB
Órgão
CREA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado do Acre é dividido geograficamente em cinco microrregiões. Existem diferenças entre a quantidade de pessoas, a extensão territorial bem como nos aspectos sociais e econômicos. Entre as alternativas a seguir, a que apresenta a maior extensão territorial é a seguinte microrregião:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: Tarauacá com 45.164km2.

  • Questão confusa, era preciso advinhar o que o examinador estava querendo.

    O Examinador pergunta: Entre as alternativas a seguir, a que apresenta a maior extensão territorial é a seguinte microrregião:

    Porém ele não de deu nehuma região, ele te deu as capitais das microrregiões.

    O que se entede que ele estava perguntando qual dos municipios que tem maior extensão territorial, que seria Sena Madureira, porém ele queria saber qual a maior microrregião que é a Tarauacá/Envira o nome da Região.

  •  

    Município                      Área {km²)            População em 2009                PIB (R$ 1.000,00) em 2007

    Microrregião de Brasiléia:14120                               55.203                             416.758

    Microrregião de Cruzeiro do Sul: 29.7812                 128.338                            745.122

    Microrregião de Rio Branco: 22.847                         386.8683.                         874.717

    Microrregião de Sena Madureira: 40.646                   48.029                             338.600

    Microrregião de Tarauacá: 45.1642                           73.664                             401.985

     

    As Microrregiões do Acre, segundo o IBGEFonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_microrregi%C3%B5es_do_Acre

  • Exatamente como o amigo Kelvin Araujo comentou, esta questão cabe recurso pois a resposta está em desconformidade com o enunciado.

  • A questão foi mal formulada. As microrregiões não são os municípios em si, mas são nomeadas por eles.

  • Gente as microrregiões têm o mesmo nome dos municípios, a questão não está errada.

  • Possui 22 Municípios distribuídos em duas mesorregiões geográficas, o Vale do Acre e o Vale do Juruá, e encontra-se dividido, politicamente, em cinco regionais de desenvolvimento, ou microrregiões: Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá/Envira e Juruá.

  • Gabarito B:

    Tarauacá com 45.164km2.

  • Se for levar em consideração o tamanho da área, sena Madureira e a maior em extensão territorial. Em segundo vem Feijó, que não pede na questão, e tarauaca é a terceira maior em questão territorial. Questão está errada no meu ponto de vista.

  • Pessoal, não confundir microrregião, mesoregião e regionais, pois são coisas diferentes.

ID
2047375
Banca
FUNCAB
Órgão
CREA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Acre foi incorporado ao Brasil com a assinatura do Tratado de Petrópolis. Nesse momento histórico o presidente do Brasil era:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • Para reforçar sobre o Tratado de Petrópolis.

    * Foi assinado 17 de Novembro de 1903.

    * Pelos governantes de Brasil e Bolívia.

    * O brasil recebeu a posse definitiva da região, atualmente Estado do Acre.

    * O governo brasileiro arcou com o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas, partes de terras do Estado de Mato Grosso e a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.

  • >>Tratado de Petrópolis, firmado em 17 de novembro de 1903 na cidade brasileira Petrópolis, que formalizou a incorporação do Acre ao território brasileiro. Com esse acordo, o Brasil pagou à Bolívia a quantia de 2 milhões de libras esterlinas e indenizou o Bolivian Syndicate em 110 mil libras esterlinas pela rescisão do contrato de arrendamento, firmado em 1901 com o governo boliviano. Em contrapartida, cedia algumas terras no Amazonas e comprometia-se a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para escoar a produção boliviana pelo rio Amazonas.

  • O Tratado foi assinado em 17 de novembro de 1903, na gestão do Presidente Rodrigues Alves. Em sua homenagem, seu nome foi dado a um dos municípios do Estado.

    • GABARITO C

ID
2047378
Banca
FUNCAB
Órgão
CREA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Acre está localizado no bioma denominado Amazônia. Notoriamente, a Amazônia possui uma enorme extensão territorial com grandes semelhanças e também com diferenças. Entre as alternativas a seguir, assinale a que pode ser apresentada como uma das características da Floresta Amazônica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: Divisão entre áreas de inundação, como várzea, igapó e terra firme.

  • Clima equatorial – floresta amazônica 

    O clima equatorial – quente, úmido e de baixa amplitude térmica - domina a região amazônica, na qual se desenvolve a floresta amazônica. Essas formações florestais apresentam árvores de médio e grande porte. Dividem-se em três grupos:

    - mata de igapó – situadas nas áreas inundas pelos rios;

    - mata de várzea – situadas na áreas inundadas apenas durante as cheias dos rios;

    - mata de terra firme – situada nas áreas mais elevadas (70% da extensão amazônica), onde se encontram árvores latifoliadas (folhas grandes) e de grande porte, como o cedro e o mogno. 

  •  a)Clima com baixíssimo índice pluviométrico.  

    ERRADA. O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também.

     b)Vegetação herbácea com predomínio de coníferas.

    ERRADA. Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta.

     c)Possui a maior amplitude térmica entre os biomas do Brasil.

    ERRADA. O Domínio Morfoclimático da Amazônia é caracterizado pelo relevo baixo, abundância hídrica, chuvas constantes e grande necessidade de preservação.

     d)Os animais de grande porte formam a maior biodiversidade.

    ERRADA.  A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Os rios que cortam a floresta amazônica (rio amazonas e seus afluentes) são repletos de diversas espécies de peixes. 

     e)Divisão entre áreas de inundação, como várzea, igapó e terra firme.

    GABARITO. Costuma-se classificar essa floresta conforme a proximidade dos cursos d’água. Dessa forma, existem três subtipos principais: mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.

  • Gabarito ''E'' para os não assinantes.


ID
2047381
Banca
FUNCAB
Órgão
CREA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As capitais dos estados brasileiros são, normalmente, os municípios mais populosos. O Censo demográfico do IBGE, realizado a cada dez anos, confirmou tal característica para o estado do Acre. Dessa maneira, Rio Branco, possui, numericamente, a população dentro do seguinte intervalo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: superior aos 315 mil habitantes.

  • GABARITO LETRA E: ACRE TEM 816,6 MIL ABITANTES...

     

  • População estimada 2016 (1)   377.057

    Área da unidade territorial  2015 (km²)   8.835,520

    Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 38,03

    Código do Município   1200401

    Gentílicorio-branquense

    GABARITO E

  • Segundo dados do IBGE:

    Rio Branco  (População estimada 2016) 377.057 hab.

                       (População 2010) 336.038 hab.

     

    Acre 816.687 hab. 

    Gab.: E

  • A população do Acre chegou a 906.876 habitantes em 2021, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • População estimada em 2021. Segundo o site do IBGE/AC

    906.876

    pessoas

    [ https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ac/.html? ]

    Autor: Lorraine Anastácia (salvando o site aqui)


ID
2118709
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O atual Estado do Acre foi incorporado ao território brasileiro pelo Tratado de Petrópolis assinado entre o Brasil e a Bolívia. Esse tratado foi assinado na:

Alternativas
Comentários
  • c) Primeira metade do século XX. 

  • Tratado de Petrópolis o documento firmado entre a Bolívia e o Brasil a 17 de novembro de 1903. Assinado naquela cidade do estado do Rio de Janeiro, este tratado tornou oficial a anexação do atual estado do Acre ao território brasileiro.

    1903 --> 19 + 1 = 20 (SÉCULO XX)

    03 --> (1º metade do século)


ID
2118712
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Localizada no Sul do Estado, caracteriza-se como a segunda área com maior expressividade da vida urbana na Amazônia-acreana, refletindo na tendência da firmação, aí, de um centro comercial em territórios binacionais. Sob o ponto de vista natural, caracteriza-se por floresta densa, onde sobressai uma flora diversificada muita valiosa em espécies. Isto fez com que essa área fosse densamente povoada por seringueiros, desde a ocupação inicial do Acre pela frente pioneira extrativista no final do século XIX e, atualmente, com o avanço da frente pioneira agropecuária recente, se tornasse uma área de intensos conflitos e de luta pela terra. (Adaptado de SILVA, Silvio Simione da. DAS MICRORREGIÕES GEOGRÁFICAS ÀS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTOS: regionalizações das terras acreanas e as possibilidades de novos rearranjos no princípio do século XXI. São Paulo: Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA-FCT /UNESP).

O texto se refere à microrregião de:

Alternativas
Comentários
  • a) Brasileia. 

  • Localizada no Sul do Estado, caracteriza-se como a segunda área com maior expressividade da vida urbana na Amazônia-acreana, refletindo na tendência da firmação, aí, de um centro comercial em territórios binacionais. Sob o ponto de vista natural, caracteriza-se por floresta densa, onde sobressai uma flora diversificada muita valiosa em espécies. Isto fez com que essa área fosse densamente povoada por seringueiros, desde a ocupação inicial do Acre pela frente pioneira extrativista no final do século XIX e, atualmente, com o avanço da frente pioneira agropecuária recente, se tornasse uma área de intensos conflitos e de luta pela terra. (Adaptado de SILVA, Silvio Simione da. DAS MICRORREGIÕES GEOGRÁFICAS ÀS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTOS: regionalizações das terras acreanas e as possibilidades de novos rearranjos no princípio do século XXI. São Paulo: Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA-FCT /UNESP).

    BRASILEIA = Localizada no SUL do Estado

    CRUZEIRO DO SUL = Localizada no oeste do Estado

    RIO BRANCO = Localizado no sudoeste do Estado

    SENA MADUREIRA = Localizado no sudoeste do Estado

    TARAUACA =  Localizado no noroeste do Estado 

     


ID
2118715
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado do Acre possui uma diversidade de plantações, sejam lavouras permanentes, sejam lavouras temporárias. No ano de 2010, ano de divulgação dos últimos dados referentes à agricultura nacional pelo IBGE, a lavoura temporária com maior área de plantio no estado do Acre foi:

Alternativas
Comentários
  • d) mandioca. 

  • O estado do Acre possui uma diversidade de plantações, sejam lavouras permanentes, sejam lavouras temporárias. No ano de 2010, ano de divulgação dos últimos dados referentes à agricultura nacional pelo IBGE, a lavoura temporária com maior área de plantio no estado do Acre foi:

    Amendoim (Pequena Plantação no Estado)

    cana-de-açúcar (Dúvida, porém não é a maior)

     Fumo. (Não conheço nenhuma)

     Mandioca. (CORRETA)

     soja (Não conheço nenhuma)

  • Quase que eu acertava...


ID
2118718
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com base no Censo do IBGE de 2010, o estado do Acre possui população estimada em 746.386 habitantes (2011), distribuídos em 22 municípios. Entre os municípios a seguir, o que possui a população menos numerosa é:

Alternativas
Comentários
  • Com base no Censo do IBGE de 2010, o estado do Acre possui população estimada em 746.386 habitantes (2011), distribuídos em 22 municípios. Entre os municípios a seguir, o que possui a população menos numerosa é: 

    População do ESTADO DO ACRE: 790.101 (1 de jul de 2014)

    ASSIS BRASIL =  Estimada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 6.863 habitantes

    DE 2010 P/ 2017 CONTINUA.

    ACRELÂNDIA = População estimada 2016 (1), 14.120

    SENA MADUREIRA = População estimada 2016 (1), 42.451

    PLÁCIDO DE CASTRO = População estimada 2016 (1), 18.336.

    CRUZEIRO DO SUL = População estimada 2016 (1), 82.075

  • GAB.A ✔

    ASSIS BRASIL =  Estimada em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), É DE 7.649 HABITANTES


ID
2118721
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Em poucos anos, os povos nativos da região se viram cercados por brasileiros, peruanos e bolivianos, sem ter para onde fugir ou como resistir à enorme pressão que vinha do capitalismo internacional que dependia da borracha amazônica. De senhores desta terra os povos nativos da Amazônia sul-ocidental passaram a ser vistos como obstáculos à exploração da borracha e do caucho na região. Foi quando surgiu a prática das correrias.”

(Governo do Acre. Povos do Acre: História Indígena da Amazônia Ocidental. Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour: Rio Branco,Acre, 2002, pp 13-14).


Esse processo de ocupação das terras acreanas ocorrido nas últimas décadas do século XIX promoveu a prática da “correria”, cujo significado está corretamente apresentado na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • b) Expedições armadas feitas com o objetivo de matar as lideranças das aldeias.


ID
2118724
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Acre é um estado representante da região amazônica, tanto nos aspectos naturais como nos aspectos culturais. Uma característica natural da região amazônica que também é encontrada no estado do Acre é:

Alternativas
Comentários
  • d)  região intensamente drenada por uma grande quantidade de rios e córregos.

  • "região intensamente drenada" já associei com alagações que tem todo ano e errei kkkk


ID
2118727
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A década de 1970 marcou um novo estágio da ocupação das terras acreanas. O processo migratório de empresários provenientes principalmente do Sudeste, gerou um aumento no preço das terras. Um importante fator geoestratégico de atração desses empresários para a região foi:

Alternativas
Comentários
  • e) o desejo de abertura de uma via para o Pacífico através da Bolívia e/ou do Peru. 


ID
2118730
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O processo histórico de formação de grande parte dos municípios acreanos data do século XX. Entre as cidades a seguir, assinale a que foi elevada à categoria de município mais recentemente.

Alternativas
Comentários
  • Santa Rosa do Purus (C)


ID
2118733
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nos últimos anos vêm aumentando significativamente as discussões sobre o meio ambiente. A criação de Unidades de Conservação é uma das práticas mais usuais no Brasil, na tentativa de preservar e conservar os mais variados ecossistemas. As Unidades de Conservação podem ter variadas administrações. A Estação Ecológica do Rio Acre, que é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, é gerida pela instância:

Alternativas
Comentários
  • c) federal. 


ID
2118736
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Uma das principais mudanças políticas ocorridas no Acre foi a sua elevação à condição de Estado, já que anteriormente tratava-se de um Território Federal. Essa transformação ocorreu na década de:

Alternativas
Comentários
  • 1960 (D)

  • Por força da lei federal nº 4.070, o presidente do BrasilJoão Goulart elevou o Território Federal do Acre à categoria de Estado em 1962.

    Letra (D)

  • Na década de 60, ano de 1962


ID
2187847
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Rondônia é considerado, hoje, um mosaico de diversas culturas devido ao grande número de migrantes de várias partes do Brasil que foram para o estado. Sobre estes processos migratórios, analise.

I. Assim como o Acre, pertenceu a Bolívia e detém ainda grande número de imigrantes bolivianos que se dedicam à extração vegetal.
II. Na década de 1970, a região atraiu milhares de migrantes com o objetivo de se fixarem em terras do estado e se dedicarem a atividades rurais.
III. No final do século XIX, nordestinos foram para terras do estado fugindo da seca e atraídos pela intensa borracha natural na Amazônia, muito visada na época pelos europeus.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: II e III, apenas.

  • Porra, que comentário em! O cara que vem aqui postar só o gabarito deve ser muito doido. 

  • A postagem do gabarito é para os estudantes que não tem assinatura.

     

    I. Assim como o Acre, pertenceu a Bolívia e detém ainda grande número de imigrantes bolivianos que se dedicam à extração vegetal. Rondônia pertencia aos estados do AM e MT. 

    II. Na década de 1970, a região atraiu milhares de migrantes com o objetivo de se fixarem em terras do estado e se dedicarem a atividades rurais. Ciclo agropastoril (1970/1980), maioria dos migrantes eram sulistas. Foi o período de maior crescimento populacional de RO. 

    III. No final do século XIX, nordestinos foram para terras do estado fugindo da seca e atraídos pela intensa borracha natural na Amazônia, muito visada na época pelos europeus. 1º ciclo da borracha, mão-de-obra principalmente de nordestinos, esses estavam fugindo da seca de 1877-1879. 

  • Complementando, sobre a III:

    1877 a 1879: grande leva de nordestinos chega à região para trabalhar na extração do látex, fugindo da seca do sertão;

    1877: início do 1º ciclo da borracha (terminou em 1910).

  • GAB: E II e III, apenas.

    O erro da 1º está quando faz a comparação de Rondônia com o Acre na expressão: "Assim como o Acre, pertenceu a Bolívia" . O Acre pertenceu sim a Bolívia, mas Rondônia não!

    O território hoje formado pelo Estado de Rondônia pertencia aos vizinhos Amazonas e Mato Grosso. A criação ocorreu em 1943, quando era denominado Território do Guaporé.


ID
2373718
Banca
IPAD
Órgão
PC-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante os embates relacionados à disputa entre Brasil e Bolivia pelo controle da região do atual estado do Acre, destacou-se a atuação do Barão de Rio Branco e de Assis Brasil, que, em novembro de 1903 conseguiram, por meio da diplomacia, aprovar a assinatura de um acordo entre as duas nações, o qual ficou conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • C Tratado de Petrópolis.


ID
2373721
Banca
IPAD
Órgão
PC-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No século XIX, na região correspondente hoje ao Estado do Acre e que na época pertencia ao território boliviano, teve inicio um processo ocupação que foi intensificado devido ao crescimento da atividade extrativista do látex nos seringais da região. Este fluxo migratório iria ser responsável pelo aumento considerável da população local, tornando-se uma região cobiçada principalmente por seu grande potencial econômico na época. Tem relação com este momento da História:

Alternativas
Comentários
  •   A ocupação da região por pessoas em sua maioria oriundas do nordeste do Brasil.

    RESPOSTA ALTERNATIVA  ( D ).

  • RESPOSTA D

    SIM, COM O GRANDE PODER ECONÔMICA QUE A REGIÃO TINHA, MUITOS VIERAM DO NORDESTE EM BUSCA DE RIQUEZAS.


ID
2373724
Banca
IPAD
Órgão
PC-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Depois de uma série de debates e litígios foi concretizada a anexação da região do Acre ao território brasileiro culminando com a assinatura de um acordo diplomático entre o Brasil e a Bolívia. Em troca os bolivianos deveriam receber:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    O Tratado de Petrópolis e a Questão Acreana

     

    Para resolver as tensões entre Bolívia e Brasil, o ministro brasileiro das relações exteriores, Barão do Rio Branco, liderou as negociações entre os dois países. Como resultado, foi firmado, em 17 de novembro de 1903, o Tratado de Petrópolis, que estabeleceu:

     

    - Anexação do território do Acre ao Brasil, sendo que este teve que pagar uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas à Bolívia;

     

    - Indenização, paga pelo governo brasileiro ao Bolivian Syndicate,no valor de 110 mil libras esterlinas. Esta indenização era relativa à finalização do contrato de arrendamento que esta empresa tinha com o governo boliviano, para explorar recursos na região;

     

    - O Brasil cedeu à Bolívia algumas faixas de terras na região da foz do rio Abunã (na fronteira norte entre Brasil e Bolívia), e na região de fronteira no estado do Mato Grosso;

     

    - O Brasil deveria construir uma ferrovia, para que os bolivianos pudessem fazer o escoamento de sua produção pelo rio Amazonas. Após quase sete anos de construção, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ficou pronta em 1912;

     

    - Parâmetros para a definição da fronteira entre Brasil e Bolívia.

  • E

    Em troca os bolivianos deveriam receber:

    O pagamento de dois milhões de libras esterlinas, parte do território do Estado do Mato Grosso, além da construção, por parte do Brasil, da Ferrovia Madeira-Mamoré.

  • O pagamento de dois milhões de libras esterlinas, parte do território do Estado do Mato Grosso, além da construção, por parte do Brasil, da Ferrovia Madeira-Mamoré.

    GAB: E


ID
2373727
Banca
IPAD
Órgão
PC-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1904, após a anexação do Acre ao Brasil, foi aprovada a criação do Território Federativo do Acre. Através da proposta de Lei, que foi sancionada pelo então presidente da república Rodrigues Alves, ficou determinada de início a divisão deste território em três departamentos administrativos que foram denominados:

Alternativas
Comentários
  • RESPOTA B

    Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá.

  • Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá. sem dúvidas letra B


ID
2373733
Banca
IPAD
Órgão
PC-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na área compreendida entre Taumaturgo e Cruzeiro do Sul, no Acre, o espaço geográfico é atravessado por um importante rio. Esse rio é o:

Alternativas
Comentários
  • C

    Juruá.

  • Isso o rio que é navegável o ano todo entre os municípios é o rio Juruá

    letra C


ID
2373745
Banca
IPAD
Órgão
PC-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Existe uma determinada região do Acre, que ocupa um relevo dissecado (em interflúvios tabulares), com a cobertura sedimentar cenozoica, com duas fisionomias vegetais: arbórea densa e arbustiva, constituindo a Sub-região das Áreas de Acumulação Inundáveis. A ocorrência nesta área de manchas de solo Podzol Hidromórfico limitou o desenvolvimento da vegetação, devido às características do solo.

Como é conhecida essa região?

Alternativas
Comentários
  • D - Região da Campinarana.

  • D

    Rapaz ta errado em , o nome é GAPÓ, esse negocio chik de "Região da Campinarana" nem existe aqui.Rsrsrs

    No Brasil, esse complexo formado por manchas de vegetação lenhosa oligotrófica, localizado em áreas alagadas ou sobre acúmulo de areia, é denominado pelo IBGE (1992) de Campinarana (ou Campina), e é dividido em três subgrupos: campinarana densa ou florestada, campinarana arbórea aberta ou arborizada, e gramíneo-lenhosa.

    O IBGE (2012) propõs uma reformulação, reunindo os termos "Caatinga da Amazônia", "Caatinga-Gapó" e "Campina da Amazônia" sob a categoria "Campinarana" num sentido amplo.


ID
2420131
Banca
IBADE
Órgão
PM-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Acre foi elevado à categoria de estado, deixando de ser território, por meio de uma lei assinada no ano de:

Alternativas
Comentários
  • essas bancas adoram testar o nivel de sorte dos candidatos

  • A) 1962

  • 1962- Elevação o Acre a categoria de Estado da Federação.


ID
2420287
Banca
IBADE
Órgão
PM-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia a definição a seguir:

“Criadas no início dos anos 90, as Reservas Extrativistas (RESEX) apresentam-se hoje como alternativas ao sistema de assentamento na Amazônia. Sua criação representou um passo audacioso de modelo de conservação do meio ambiente, propondo unidades de gestão com a presença da população local. O Projeto Resex tem como objetivo desenvolver e testar abordagens apropriadas de gestão social, econômica e ambiental de quatro reservas extrativistas, baseadas no refinamento do conhecimento e das práticas tradicionais das populações locais.”

Disponível em:<http://www.mma.gov.br/port/sca/ppg7/resex/index.html> .

Entre as alternativas a seguir, a que possui a maior extensão territorial no estado do Acre é a Reserva Extrativista:

Alternativas
Comentários
  • b) Chico Mendes


ID
2420290
Banca
IBADE
Órgão
PM-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A anexação do Acre ao território brasileiro foi oficializada com a assinatura do Tratado de Petrópolis. Entre as personalidades a seguir, assinale a alternativa que indica o principal articulador da anexação do Acre ao território brasileiro.

Alternativas

ID
2420308
Banca
IBADE
Órgão
PM-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A economia do estado do Acre sempre é associada ao extrativismo do látex e a produção da borracha. Contudo, existem outros produtos que são extraídos e comercializados. Entre os produtos de extração a seguir, o que possuiu maior rendimento e maior peso (em toneladas) no último ano analisado (2015) foi:

Alternativas

ID
2420680
Banca
IBADE
Órgão
PM-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A anexação do Acre ao território brasileiro foi oficializada com a assinatura do Tratado de Petrópolis. Entre as personalidades a seguir, assinale a alternativa que indica o principal articulador da anexação do Acre ao território brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • c) Barão do Rio Branco 


ID
2420683
Banca
IBADE
Órgão
PM-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Brasil é um país com significativa diversidade de relevos, sendo que o IBGE classifica mais de 30 unidades de relevo no território. A partir dessa classificação o estado do Acre possui poucas unidades de relevo. Assinale a alternativa que indica a principal unidade de relevo no estado do Acre.

Alternativas
Comentários
  • d) Depressão do Rio Amazonas 


ID
2420686
Banca
IBADE
Órgão
PM-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Acre foi elevado à categoria de estado, deixando de ser território, por meio de uma lei assinada no ano de:

Alternativas
Comentários
  • c) 1962 

  • Lei numero 4070, de 15 de junho de 1962 eleva o território à categoria de estado, passando a ser estado do Acre.

    gab.c ✔

  • 1903 Tratado de Petrópolis que firmou a permuta das terras entre Bolivia e Brasil

    1962 Acre foi elevado a categoria de estado, deixando de ser território :