Assim como as línguas orais, é correto afirmar que o léxico, na Língua de Sinais,
Assim como as línguas orais, é correto afirmar que o léxico, na Língua de Sinais,
Ao rever as afirmações mais recorrentes quanto à descrição das línguas de sinais, identificam-se alguns mitos a elas relacionados que ainda persistem mesmo entre alguns estudiosos. Dentre estes, pode-se destacar que as línguas de sinais:
No processo em que nomes são derivados de verbo, a língua brasileira de sinais assume o seguinte procedimento:
A estrutura do léxico da língua de sinais brasileira pode ser descrita com base nas relações entre os seguintes componentes:
Na determinação da flexão e derivação de sinais na língua de sinais brasileira, podem ser encontradas dimensões para representar as formas que os sinais podem acessar. Todos os exemplos abaixo ilustram adequadamente, em LIBRAS, essas dimensões, EXCETO:
NÃO é exemplo de sinais compostos, em LIBRAS, os correspondentes ao termo:
São exemplos corretos de “incorporação do numeral” e de “incorporação da negação” na gramática da língua brasileira de sinais, respectivamente, os exemplos abaixo, EXCETO:
Analise as afirmativas a seguir em relação à Língua de Sinais e sua estrutura gramatical.
I. Segundo Quadros e Karnopp (2004), a fonologia procura determinar quais são as unidades mínimas que formam os sinais e pretende estabelecer os padrões possíveis de combinação entre as unidades e as variações no ambiente fonológico.
II. No que se trata de Incorporação de Numeral, na Libras, as unidades mínimas podem se combinar para criar novos significados. Os números de 0 a 9 são expressos por sinais monomorfêmicos. Entretanto, a Configuração de Mão (CM), que aceita a incorporação de numeral, pode ser mudada até o nº 4. Acima disso, o sinal é articulado separadamente.
III. Na Incorporação da Negativa na Língua Brasileira de Sinais, o item a ser negado não passa por alterações em um dos parâmetros.
A respeito das afirmativas acima, conclui-se que:
Incorporação do numeral ao sinal é um processo morfológico existente na Língua de Sinais.
Os exemplos abaixo, representados por GLOSAS, demonstram uma possível incorporação do numeral ao sinal, EXCETO o da opção:
Acerca da estrutura linguística da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), julgue o item a seguir.
No espaço em que os sinais são realizados, o estabelecimento
nominal e o uso do sistema pronominal são fundamentais para
as relações sintáticas.
Uma das características das línguas é o uso de “empréstimos linguísticos”, que no caso das línguas de sinais podem ser termos da língua oral, por meio do alfabeto manual. Nas línguas de Sinais, a incorporação destes termos, por meio da derivação de soletração manual, é chamada de
Na língua brasileira de Sinais (Libras) a flexão de plural dos substantivos é obtida, na maioria das vezes, pela repetição do sinal, isto ocorre segundo Brito (1995, apud PEREIRA et al.) pela “anteposição ou posposição” de sinais referentes aos números ou pelo movimento semicircular que deve abranger as pessoas ou objetos envolvidos. Quadros reforça esta informação, a diferença mais básica entre singular e plural é “ marcada através da repetição do sinal” (2004, p.119). Contudo, nem todos os sinais apresentam esta forma de marcação de número. Assinale a alternativa em que o plural do substantivo, em Libras, é diferente da definição apresentada acima.
Como a língua portuguesa, a Libras conta com um léxico e com recursos que permitem a criação de novos sinais. Contudo, diferentemente das línguas orais, em que palavras complexas são, muitas vezes, formadas pela adição de um prefixo ou sufixo a raiz; nas línguas de sinais, a raiz é frequentemente enriquecida com vários movimentos e contornos no espaço de sinalização (Klima e Beluggi,1979 apud Choi,2013, p.70). A Libras apresenta dois processos de formação de um sinal, a Derivação e a Composição. Com base nesta informação, assinale a alternativa cujo processo é entendido como derivação.
Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue o próximo item.
Os sinais em LIBRAS correspondentes a igreja e escola são
constituídos a partir de uma base morfológica comum.
Os sinais correspondentes a restaurante, supermercado e
hospital, por outro lado, são unidades lexicais que não
compartilham unidades morfológicas de mesma base entre si.
Acerca de LIBRAS e língua portuguesa, julgue o item subsecutivo.
Algumas preposições da língua portuguesa, como com ou
para, podem ser representadas em LIBRAS por meio de
unidades lexicalizadas ou pelo estabelecimento de relações
espaciais.
Acerca dos aspectos morfológicos da Libras, assinale a afirmativa correta.
A respeito da Língua Brasileira de Sinais (Libras), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O alfabeto manual ou datilológico possui trinta e cinco configurações de mãos, pois os números também estão incluídos nessa categoria, representando todas as configurações de mãos existentes na Libras.
( ) Na Libras, é possível a formação de novos itens lexicais a partir do processo morfológico de composição e derivação.
( ) A Libras, analogamente à língua portuguesa, possui classes gramaticais, porém essa língua de modalidade visual-espacial não apresenta as classes artigo e preposição.
( ) Os sinais em Libras PAI e MÃE são considerados processos de derivação, pois derivam de BEIJAR-AMÃO.
Assinale a sequência correta.
São pares mínimos de locação:
Sobre os estudos morfológicos da Libras, assinale a afirmativa correta.
A Libras possui diversas regras gramaticais, um aspecto dessa língua de modalidade visual-espacial é o fenômeno de incorporação. Um processo produtivo na língua de sinais brasileira é a incorporação da negação. Sobre esse processo, analise as afirmativas abaixo.
I - Na Libras, pode ocorrer a incorporação da negação em alguns verbos, que, com um movimento contrário, caracteriza a negação incorporada, como nos verbos QUERER/QUERER-NÃO.
II - Em todos os verbos na Libras, a incorporação de negação é feita pelo indicador movimentando-se de um lado para outro, representando o sinal de NÃO logo após o sinal a ser negado.
III - Outra forma de incorporação de negação pode ocorrer simultaneamente ao movimento ou à expressão corporal, são exemplos TER e NÃO-TER, PODER e NÃO-PODER.
Está correto o que se afirma em
Considerando a modalidade visoespacial da Libras e suas características linguísticas, julgue o seguinte item.
De forma análoga às línguas orais, a Libras pode sofrer
alterações em seu léxico, decorrentes da dinâmica social
e das necessidades comunicativas da geração que o
utiliza.
No léxico da Libras, há sinais simples e sinais compostos. As afirmativas a seguir ilustram a proposta de Felipe (2006) ao descrever a estrutura dos sinais compostos.
I. SINAL + SINAL
II. SINAL + DATILOLOGIA
III. SINAL + CLASSIFICADORES
Marque a alternativa CORRETA.
Em línguas em contato, é comum empréstimos de um sistema linguístico a outro. De acordo com Brito (1995), o repertório lexical da Libras possui alguns sinais emprestados do português, por serem línguas que existem em um mesmo espaço, e surdos brasileiros serem também usuários da língua portuguesa.
Sobre os tipos de empréstimos do português na Libras, marque a alternativa INCORRETA.
Estudos direcionados aos aspectos linguísticos das línguas de sinais (QUADROS e KARNOPP, 2004) evidenciam que a formação de sinais compostos é uma maneira de criar novos sinais na Língua Brasileira de Sinais.
A composição é um processo autônomo em que se juntam duas bases preexistentes na língua para criar um novo vocabulário.
Considere a(s) lista(s) de palavras que é(são) exemplo(s) de composição da Língua Brasileira de Sinais.
I → Escola ‒ Acreditar ‒ Igreja ‒ Açougue.
II → Dizer ‒ Perguntar ‒ Cuidar ‒ Entregar.
III → Ter ‒ Brincar ‒ Aprender ‒ Amar.
Está(ão) correta(s)
Fonemas e morfemas se diferenciam porque:
“É possível dizer que som e imagem são os recursos representacionais de que se valem línguas orais e visuais para se comunicar, codificar mensagens” (RODRIGUES; VALENTE, 2012).
Sobre a linguística da Libras, marque a alternativa correta.
Orientação
Nessa prova, o termo Língua Brasileira de Sinais será representado pela sigla Libras.
Orientação
Nessa prova, o termo Língua Brasileira de Sinais será representado pela sigla Libras.
Alguns verbos em Libras apresentam incorporação da negação, ou seja, o sinal já exprime o sentido da negativa sem a necessidade de se utilizar o item lexical de negação. Outro exemplo de incorporação é a de numeral.
Sobre esse tipo de incorporação, os estudos linguísticos apontam que os Sinais
A Linguística estudou as unidades mínimas da Libras, assim como as línguas orais. Um sinal com significado reúne as unidades mínimas no momento de sua realização.
Assinale a alternativa em que as unidades mínimas da Libras, apresentadas por Quadros(2004), estão corretas.
Na Libras, a sinalização do plural, muitas vezes, é a marcada pela repetição do próprio sinal.
Assinale a alternativa em que os dois substantivos apresentados são exemplos de marcação do plural por repetição.
Segundo Quadros e Karnopp (2004) e Farias-Nascimento (2013), sinais com a incorporação de números e da negação são formas produtivas na Libras. Sobre esses processos, analise as afirmativas abaixo.
I - A negação será sempre representada nos vocabulários da Libras pela incorporação do movimento de afastamento do corpo, como nos verbos NÃO-ENTENDER, NÃO-QUERER e NÃO-PENSAR.
II - A negação também pode ser incorporada com a marcação não manual: o movimento da cabeça (indicando negação), lábios rebaixados e o sinal são exemplos ACREDITAR-NÃO e NÃO-CONHECER
III - A incorporação de número ao sinal ocorre em alguns sinais associados à quantidade de tempo (HORA e MÊS) com os números 1, 2, 3 e 4, são exemplos UM-HORA, DUAS-HORAS, TRÊS-HORAS, QUATRO-HORAS, UM-MÊS, DOIS-MESES, TRÊS-MESES e QUATRO-MESES.
Está CORRETO o que se afirma em:
Considere os seguintes exemplos das regras morfológicas no processo de formação de sinais na Libras:
Na Libras ou no Português, é correto afirmar que morfologicamente ambas apresentam: