Assim como as línguas orais, é correto afirmar que o léxico, na Língua de Sinais,
Assim como as línguas orais, é correto afirmar que o léxico, na Língua de Sinais,
A Língua de Sinais tem uma gramática própria e se apresenta estruturada em todos os níveis como as línguas orais: fonológico, morfológico, sintático e semântico. Para Gesser (2009), pode-se encontrar nela outras características. São elas:
Ao rever as afirmações mais recorrentes quanto à descrição das línguas de sinais, identificam-se alguns mitos a elas relacionados que ainda persistem mesmo entre alguns estudiosos. Dentre estes, pode-se destacar que as línguas de sinais:
A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS - foi reconhecida pela Nação brasileira como a Língua Oficial da Pessoa Surda, com a publicação da Lei nº 10.436, de 24-4-2002 e da Lei nº 10.098, de 19-12-2002.
De acordo com o Art. 1°, A Língua de Sinais “é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão. [...] Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.”
Quando nos referimos às línguas de sinais, sabemos que não são universais e que possuem características linguísticas específicas, tal como nas línguas orais. Podemos ainda afirmar que a Libras é considerada um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos que apresenta as seguintes características linguísticas:
Uma diferença que repercute na tradução-interpretação entre a Libras e a Língua Portuguesa é o fato de
Acerca de LIBRAS e língua portuguesa, julgue o item subsecutivo.
A principal diferença entre a LIBRAS e a língua portuguesa
reside na modalidade: a LIBRAS é uma língua manual, gestual,
espacial e visual, enquanto o português é uma língua oral e
auditiva.
São exemplos de sinais icônicos na Libras:
As línguas de sinais possuem sinais icônicos. Na Libras, esse fenômeno linguístico pode ser representado pelos seguintes sinais:
Considerando a modalidade visoespacial da Libras e suas características linguísticas, julgue o seguinte item.
Na Libras, os sinais VARRER, NADAR e MAÇÃ são
arbitrários.
A emergência de pesquisas sobre línguas sinalizadas trouxe para a linguística o desafio de revisitar alguns conceitos, além de retirar da periferia o papel do corpo e de estruturas consideradas extralinguísticas na construção de significado. Dentre os conceitos, podemos citar arbitrariedade e iconicidade nas línguas naturais.
Sobre o assunto nas línguas de sinais, analise as afirmativas a seguir.
I. Arbitrariedade deve ser entendida como convenção da comunidade de fala.
II. Os sinais considerados icônicos também são arbitrários.
III. Arbitrariedade deve ser entendida como não motivação.
Marque a alternativa CORRETA:
A língua de sinais possui Arbitrariedade e Iconicidade. Associe os tipos de sinais na primeira coluna aos sinais na segunda coluna.
(2) Sinais arbitrários
( ) Perguntar
( ) Telefonar
( ) Comer
( ) Alugar
( ) Brincar
A sequência correta é
Ao se observar algumas diferenças entre as produções na língua portuguesa e na língua brasileira de sinais percebem-se uma série de diferenças (QUADROS, 2004; 84):
( ) A língua de sinais é baseada nas experiências visuais das comunidades surdas mediante as interações culturais surdas, enquanto a língua portuguesa constitui-se baseada nos sons;
( ) A língua de sinais utiliza a estrutura tópico-comentário, enquanto a língua portuguesa evita este tipo de construção;
( ) A língua de sinais tem marcações de gênero, enquanto que na língua portuguesa não há essas marcações;
( ) Coisas que são ditas na língua de sinais são ditas usando o mesmo tipo de construção gramatical da língua portuguesa;
( ) A escrita da língua de sinais é alfabética;
( ) A língua de sinais utiliza as referências anafóricas através de pontos estabelecidos no espaço que exclui ambiguidades que são possíveis na língua portuguesa.
As características da versatilidade das línguas naturais, através de um aprofundamento no que diz respeito às funções da linguagem, isto é, os usos que podem ser feitos na linguagem verbal – língua. Quem muito contribuiu para o estabelecimento das funções da linguagem foi Roman Jackobson (1896 – 1982), que acreditava que a linguagem deve ser examinada em toda variedade de suas funções. Para apontar diferentes funções, o autor levou em conta os elementos do processo comunicativo, tais como: remetente, destinatário, referente, mensagem, contato de código.
Uma destas funções da linguagem é a metalinguística que corresponde corretamente a qual alternativa abaixo?
Na Língua Brasileira de Sinais, alguns sinais foram constituídos a partir da origem semântica de seu significado como, por exemplo, os sinais de “casa” e de “árvore”.
Esses sinais são denominados de
Na Língua Brasileira de Sinais, verifica-se, por exemplo, que os conceitos de dois meses ou três meses podem ser expressos pela mudança na __________ do sinal. Pela mudança na ___________ de 1 para 2 ou para 3, o número de meses referidos muda. A locação, orientação e expressões não manuais ___________ as mesmas (QUADROS; KARNOPP, 2004).
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A partir dos seus conhecimentos sobre a Libras, analise os sinais e informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso, e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
( ) Os sinais de ANIVERSÁRIO, IDADE e TELEFONE são realizados com configurações de mãos em Y.
( ) Os sinais TRABALHAR, VIAJAR e BRINCAR são realizados no espaço neutro e possuem configurações de mãos diferentes.
( ) Os sinais PROFESSOR e PEDAGOGO possuem configurações de mãos em P. A diferença é que PROFESSOR é realizado no espaço neutro, e o ponto de articulação do segundo, PEDAGOGO, é no braço.
( ) Os sinais TER, TELEVISÃO e ALEMANHA possuem a mesma configuração de mãos, em L, mas pontos de articulações diferentes.
( ) Os sinais TER/NÃO-TER e QUERER/NÃO-QUERER possuem configurações de mãos, pontos de articulações e movimentos iguais.
( ) Os sinais SÁBADO e DOMINGO possuem as mesmas configurações de mãos, mas com pontos de articulações diferentes.
( ) O sinal de ÁRVORE pode ser considerado icônico, visto que se parece com a realidade.
( ) Os sinais BRINCAR, GORDO e BOBO possuem a mesma configuração de mãos, em, Y, mas pontos de articulações diferentes.
A sequência correta de cima para baixo é:
A respeito da estrutura sintática da Libras, sua interferência na produção da escrita de alunos surdos e as recomendações da legislação em relação à avaliação desses educandos, informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta:
( ) A sinalização em Libras obedece sempre à mesma ordem da Língua Portuguesa, ou seja, SUJEITO-VERBO-OBJETO (SVO), por isso, os surdos sentem-se seguros e apresentam domínio para escrever textos em Língua Portuguesa.
( ) A Libras possui estrutura sintática própria e independente da Língua Portuguesa, portanto, é comum que os surdos escrevam textos seguindo a ordem sintática da língua de sinais, considerada a Língua natural ou Língua 1 (L1) desse sujeito.
( ) Na sinalização em Libras, dependendo do contexto, a ordem de SUJEITO-VERBO-OBJETO (SVO) pode variar.
( ) Ao sinalizar uma frase, os conectivos, tais como conjunções, preposições e alguns tipos de verbos não são utilizados. Isso também irá repercutir na escrita do surdo.
( ) O fato de as frases em Libras serem construídas diferentemente da ordem sintática da Língua Portuguesa podem interferir na construção da escrita dos surdos.
( ) No que se refere à avaliação de alunos surdos, o Decreto nº 5.626/2005 recomenda adotar mecanismos de avaliação coerentes com aprendizado de segunda língua, na correção das provas escritas, valorizando o aspecto semântico e reconhecendo a singularidade linguística manifestada no aspecto formal da Língua Portuguesa.
( ) O Decreto nº 5626/2005 recomenda que os textos escritos dos alunos surdos sejam avaliados por meio dos mesmos critérios utilizados aos alunos ouvintes.
A sequência correta de cima para baixo é:
Assinale a alternativa que corretamente descreve a configuração do temo “certeza”.
Segundo Quadros e Karnopp (2004) e Farias-Nascimento (2013), sinais com a incorporação de números e da negação são formas produtivas na Libras. Sobre esses processos, analise as afirmativas abaixo.
I - A negação será sempre representada nos vocabulários da Libras pela incorporação do movimento de afastamento do corpo, como nos verbos NÃO-ENTENDER, NÃO-QUERER e NÃO-PENSAR.
II - A negação também pode ser incorporada com a marcação não manual: o movimento da cabeça (indicando negação), lábios rebaixados e o sinal são exemplos ACREDITAR-NÃO e NÃO-CONHECER
III - A incorporação de número ao sinal ocorre em alguns sinais associados à quantidade de tempo (HORA e MÊS) com os números 1, 2, 3 e 4, são exemplos UM-HORA, DUAS-HORAS, TRÊS-HORAS, QUATRO-HORAS, UM-MÊS, DOIS-MESES, TRÊS-MESES e QUATRO-MESES.
Está CORRETO o que se afirma em:
A respeito da composição dos sinais, julgue o próximo item.
Os sinais BOLSA, TELEFONE e PESSOA são icônicos.
Em todas as línguas de sinais, aparecem sinais que fazem alusão à imagem do seu significado, nas quais os sinais são criados a partir da representação do referente. Contudo, tais línguas não são consideradas apenas a partir dessa caracterização, haja vista que a maioria dos sinais em Libras é arbitrário, ou seja, não mantém uma relação de similitude com o referente. Que nome recebe essa alusão que os sinais fazem ao seu referente?
Sobre as características da Língua Brasileira de Sinais, assinale a alternativa correta.
Em LIBRAS, sinal icônico pode ser definido como:
De acordo com Gesser (2009), sobre a Libras e as demais línguas de sinais, é CORRETO afirmar.