SóProvas



Questões de Sistema de transmissão


ID
161341
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Em um veículo equipado com caixa de mudanças mecânicas ocorre dificuldade de engate em todas as marchas, apenas com o câmbio frio. Uma das causas desse fato pode ser:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C

    A utilização de óleo com visconsidade inadequada pode gerar o problema citado na questão. Quando frio o óleo "GROSSO" dificulta o engate das marchas uma vez que as moléculas estão agrupadas. Quando quente a tendência é o óleo ficar mais "FINO" devido a agitação das moléculas.

ID
161356
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A utilização de ponto morto (banguela), com o veículo em movimento por longos percursos, é desaconselhável, pois pode ocorrer

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "D"

    Ao contrário do que muitos motoristas pensam, deixar um carro na “banguela" (descendo uma ladeira no "ponto morto"), além de NÃO ser recomendado para nenhum tipo de veículo (carburado ou com injeção eletrônica), NÃO garante economia de combustível.

    No caso específico dos veículos equipados com injeção eletrônica de combustível, quando o motorista pega uma longa descida e tira o pé do acelerador, mas mantém o motor engrenado, o que acontece é que a central eletrônica detecta isso e corta o envio de combustível por certo instante, o que economiza mais combustível.

    Entretanto, se o mesmo motorista entra nessa descida, porém coloca o carro em "ponto morto" (na banguela), a central eletrônica detecta isso e interpreta que o carro está em marcha lenta; assim, precisa de uma rotação mínima em conseqüência do envio de combustível, o que vai gastar mais em relação à condição anterior.

  • Se uma alma caridosa puder me explicar esta questao vou ficar muito feliz ! ee por favor, se o fizer, me avise por menssagem ! =]
  • Murilo, o veículo rodando e desengrenado fica com o motor em marcha lenta, aproximadamente 800 rpm, gastando combustível como se estivesse parado com o motor ligado. Quando este veículo engrenado e sem acionamento do pé no acelerador ativa-se automaticamente o CUT OFF que é um sistema eletrônico de gerenciamento de combustível nos motores de combustão interna de veículos, presente nos sistemas de njeção eletrônica e em sistemas carburados modernos, cujo objetivo é a economia de combustível bem como a diminuição de emissão de poluentes. Sua função é diminuir o fluxo de combustível nas situações em que o veiculo se mova pela energia cinética, seja em um declive ou desacelerações, em que esteja engrenado e o acelerador em estado de repouso (desacionado) encontrando-se o motor em rotação elevada por uma transmissão inversa, ou seja, movido pelas rodas do veículo.


ID
161365
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considere um veículo de cinco marchas com tração traseira e com seu eixo cardan com problemas de balanceamento. Ao dirigir este veículo, esse desbalanceamento provocará

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra A

    Quando eixo cardan encontra-se desbalanceado, ao aumentar a velocidade do veículo o resultado é uma vibração intensa. A vibração também pode ocorrer se o eixo cardan estiver empenado devido a alguma pancada.  
  • Vivi muito isso com meu fiat uno 88. Era só passar de 90km que o carrinho começava a vibrar. 

    Agora eu sei que problema era no eixo cardan com problemas de balanceamento

  • UNO NAO TEM EIXO CARDAN!


ID
166765
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Um veículo de cinco marchas com tração traseira está apresentando uma vibração geral acima de determinada velocidade. Isso ocorre devido

Alternativas
Comentários
  • O desbalanceamento da transmissão articulada provoca a vibração de todo o sistema, podendo inclusive prejudicar coxins, cruzetas e etc.Portanto letra B.
  • O texto especificou: "vibração geral", não se trata de vibração do volante, que é mais comum no desbalanceamento das rodas. Se trata, portanto, do desbalanceamento da transmissão articulada, também conhecida como eixo cardã, junta universal, etc.

  • Questão semelhante: Q53786


ID
172324
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Em um veículo equipado com freios ABS não se deve utilizar fluido de freio com especificação DOT 3 porque

Alternativas
Comentários
  • O Ministério dos Transportes (Department of Transportation) dos Estados Unidos estabeleceu as especificações para fluidos de freios. Os três principais tipos disponíveis agora são DOT3, DOT4 e DOT5.

    DOT3 e DOT4 ==> SÃO À BASE DE GLICOL; DOT5, DE SILICONE. A principal diferença é que o DOT3 e o DOT4 ==> ABSORVEM ÁGUA, enquanto o DOT5 NÃO. Uma característica importante dos fluidos de freio é o ponto de ebulição. Sistemas hidráulicos contam com um fluido incompressível para transmitir força. Os líquidos geralmente são incompressíveis enquanto os gases são compressíveis. Se o fluido de freio entrar em ebulição (se transformar em gás), perderá grande parte de sua capacidade de transmissão de força. Isso pode tornar os freios parcial ou totalmente inoperantes. Para piorar a situação, a única vez que provavelmente o seu fluido de freio ferveria seria durante uma aplicação prolongada dos freios, como descendo uma serra - e este certamente não é o melhor momento para uma falha nos freios!

    Como os fluidos de freio DOT3 ou DOT4 absorvem água, ==> SEU PONTO DE EBULIÇÃO DIMINUI. Ele pode absorver água do ar, razão pela qual você deve evitar abrir o reservatório de fluido de freio de seu carro. Por essa mesma razão, os reservatórios de fluido de freio devem estar sempre muito bem fechados. Como a água absorvida provém da umidade do ar, o processo é contínuo, motivo para que o fluido de freio seja substituído ==> A CADA DOIS ANOS, independentemente da quilometragem percorrida.

    O fluido DOT5 ==> NÃO ABSORVE ÁGUA. Isto significa que o ponto de ebulição permanecerá relativamente estável, mas isso também significa que qualquer água que entrar em seu sistema de freio tenderá a formar bolsões de água pura, o que poderia causar corrosão dos freios e, num caso extremo, falhas de acionamento dos freios devido à fervura dessa água.

    Outras duas coisas importantes sobre o fluido de freio: o DOT3 e o DOT4 corroem a pintura, portanto, não deixe respingar no carro. Além disso, nenhum dos diferentes tipos de fluidos de freio podem ser misturados, pois podem não reagir muito bem e corroer seu sistema de freios.


     


ID
172327
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Uma das causas para existir dificuldade de engate em todas as marchas apenas com o câmbio frio pode ser:

Alternativas
Comentários
  • Questão idêntica caiu na prova FCC/TRT-24(MS)/2003 (Auxiliar Judiciário Mecânico), questão 47.

    Questão muito parecida caiu na prova FCC/TRF-5ª Região/2008 (Técnico Segurança e Transporte), questão 51.

    Questão muito parecida caiu na prova FCC/TRT-2ª Região (SP)/2004 (Técnico Segurança e Transporte), questão 39.

    Questão muito parecida caiu na prova FCC/TRT-3ª Região (MG)/2005 (Técnico Segurança e Transporte), questão 54.

    O conteúdo foi o mesmo também na prova FCC/TRF-4ª Região/2004 (Técnico Segurança e Transporte), questão 52.

  • A utilização de óleo não especificado pode provocar:

    • rumorosidade (ruído);

    dificuldade de engate;

    • desgaste prematuro das engrenagens.

    http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=366

  • ola ricardo tudo bom vc sabe mim indicar uma apostila muito boa para mecanica basica  de autos .


ID
219046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O bom funcionamento de um veículo evidencia correção de todos
os sistemas que o integram, suas relações e interdependências e
ajustes dos componentes. Com relação ao conjunto dos sistemas
que contribuem para o bom funcionamento de um veículo, julgue
os itens seguintes.

Quando a embreagem perde a regulagem, a alavanca passa a funcionar de forma muito dura para o engrenamento das marchas.

Alternativas
Comentários
  • Veio só pra relembrarmos nossos estudos sobre embreagens, não é verdade? Vimos que uma das tarefas desta peça é suavizar as trocas de marchas, além de outras tarefas já anteriormente citadas, como repassar todo o torque oriundo do motor em direção à caixa de câmbio, e, ainda, amortecer as vibrações do motor resultantes das partidas ou deslocamentos em marchas lentas. Sabendo disso, podemos sim admitir a ideia de termos dificuldades para engrenar marchas no caso de uma embreagem desregulada.

    Resposta: Certo.


ID
219067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que manutenção e eventuais reparos nos veículos
exigem do mecânico amplo conhecimento dos componentes para
que o serviço seja executado corretamente, julgue os itens a seguir.

A redução permanente da velocidade de rotação do motor para as rodas motrizes ocorre devido ao maior número de dentes da coroa em relação ao pinhão.

Alternativas
Comentários
  • MAIOR O NÚMERO DE DENTES = MENOR ROTAÇÃO 

    MENOR NÚMERO DE DENTES   = MAIOR ROTAÇÃO


ID
323725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com referência aos componentes do sistema de transmissão, julgue os seguintes itens.

Caso as marchas de um veículo estejam escapando, certamente o anel sincronizador estará danificado ou o lubrificante estará inadequado.

Alternativas
Comentários
  • Defeito no trambulador da alavanca de câmbio.

     


ID
323728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com referência aos componentes do sistema de transmissão, julgue os seguintes itens.

Considerando-se que a coroa e o pinhão de um diferencial estejam excessivamente gastos ou danificados, é correto concluir que o sistema foi sobrecarregado ou a coroa foi submetida a excentricidade excessiva ou foi utilizado lubrificante inadequado.

Alternativas

ID
323731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com referência aos componentes do sistema de transmissão, julgue os seguintes itens.

Caso um veículo, ao fazer curvas, apresente ruído na árvore de transmissão, esse ruído pode estar sendo originado por coifas de proteção rasgadas ou perfuradas.

Alternativas

ID
323734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com referência aos componentes do sistema de transmissão, julgue os seguintes itens.

Considerando-se que um motorista registre uma vibração no diferencial e, ao avaliar as cruzetas, verifique que elas não estão lubrificadas, é correto inferir que a falta de lubrificação nas cruzetas seja a provável causadora da vibração percebida.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO! Quando se suspeitar que a fonte dos ruídos e vibrações está na transmissão, a causa real pode ser o eixo cardan, o motor ou algo relacionado ao sistema de escapamento. Também, quando o veículo está engatado, coxins danificados do conjunto motor/transmissão podem contribuir para este problema, devido ao movimento do conjunto durante as acelerações e desacelerações. O torque ocorre tanto em uma direção na aceleração quanto na direção oposta nas desacelerações ou em marcha a ré. Como resultado, podemos experimentar vibrações em marcha à ré ou marchas à frente, independente uma da outra. Em frente..................

  • Desde que todos os rolete estejam dentro das 4 capas da junta universal (cruzeta) não vai haver vibração, porém é importante manter as cruzetas sempre lubrificadas

     


ID
344596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Acerca dos sistemas de segurança e controle dos veículos atuais,
julgue os itens subsequentes.

O programa eletrônico de estabilidade (ESP) para veículos utilitários, utilizado na regulagem dinâmica de marcha, possibilita ampliação dos parâmetros de controle do sistema antibloqueio (ABS) e do controle de tração (ASR).

Alternativas
Comentários
  • Bom dia pessoal, 

    Não existe veiculo com mais de 12Volts, ou seja uma carga mais eleveda pode acarretar a queima total da fiação do veículo, bem como alteração de todos componentes.

    Ademais os alternadores são tão somente para reaver de retorno imediato a carga que a bateria consumiu.

    Rumo ao sucesso!!!! bons estudos a todos.
  • Sua resposta está em outra pergunta. A próxima
  • CERTO. Corrigir a trajetória do carro em situações de curvas muito rápidas e desvios é a principal função do controle eletrônico de estabilidade.( ESP) Ele age de modo a estabilizar o veículo em momentos de risco, recolocando-o em sua trajetória original.Assim como os freios antitravamento (ABS) e o controle de tração, O ESP atua como um mecanismo a mais para garantir a segurança do condutor. Portanto, possibilita ampliação dos parâmetros ( critérios) de controle do sistema antibloqueio (ABS) e do controle de tração (ASR), OU SEJA, os 03 atuando juntos tornam o quesito 'segurança veicular" um sucesso! ( A dor é temporária......)


ID
344647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O sistema de transmissão de um automóvel tem a função de
fornecer às rodas e pneus as forças de tração e impulsão necessárias
para induzir o movimento do veículo. Com relação aos pneus e aos
componentes do sistema de transmissão, bem como ao seu
funcionamento e manutenção, julgue os próximos itens.

Os principais componentes de transmissão para acionamento do eixo são o par de engrenagens cônicas (coroa e pinhão), o diferencial, os rolamentos, os flanges de entrada e saída e a carcaça.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha maldosa pra pegar candidato cansado. Isso mesmo, o finalzinho da afirmativa, aquele dizer “os flanges de entrada e saída da carcaça”. Te convido a revisar tudo sobre este assunto. Certamente nada você vai encontrar a respeito. Mas, fica aí mais esta informação para suas anotações. Considere toda a afirmativa deste item, pois ela está corretíssima.

    Resposta: Certo.


ID
344653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O sistema de transmissão de um automóvel tem a função de
fornecer às rodas e pneus as forças de tração e impulsão necessárias
para induzir o movimento do veículo. Com relação aos pneus e aos
componentes do sistema de transmissão, bem como ao seu
funcionamento e manutenção, julgue os próximos itens.

Em veículos com transmissão automática, a verificação do nível do fluido de transmissão deve ser feita com o motor ligado e com a alavanca de câmbio posicionada em “P”.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO - Sempre verifique o nível do fluido com o motor do veículo em funcionamento (com exceção da linha Honda). Com a alavanca em PARK (P) (exceto os veículos Dodge e Mitsubishi cuja alavanca deve permanecer em neutro com o freio de estacionamento aplicado), e com o motor na temperatura normal de funcionamento;

    FONTE: OficinaBrasil

  • Acaba que serve só pra você tomar nota de mais uma informação. Veículos equipados com transmissão automática devem ter o nível de fluído de transmissão verificado com o motor ligado e o câmbio na posição “P”, bem como se deve completar o nível de fluído nesta mesma situação.

    Resposta: Certo.


ID
726400
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O uso de marcha lenta por longos períodos, a operação contínua em baixas rotações (anda e para do tráfego) e a operação com veículo carregado em altas velocidades por longos períodos, com temperatura externa acima de 35 °C caracterizam condições severas de uso do veículo. Quando isso ocorrer, independentemente da quilometragem, o óleo lubrificante do motor deve ser trocado a cada

Alternativas
Comentários
  • A Honda recomenda a troca do óleo do motor em condição severa de uso: A cada 6(seis) meses ou 5.000 km e o filtro: a cada 10.000km ou 6 meses. 

  • Discordo novamente do gabarito da FCC pois isso é totalmente relativo, tanto ao tipo de lubrificante que está sendo utilizado, quanto à afirmação independentemente da quilometragem, ora, se o condutor andar com o veículo por mais de 30.000km nestes 6 meses ele não precisa trocar o óleo? FCC viajou legal

     

  • Pegadinha do Baralho...Todos os leigos (eu) sabem que a troca deve ser feitas ou na kilometragem atingida ou em 6 meses. Mas a banca colocou tantas severidades que optei por três meses. Paaaaaaah , errada ...

  • exatamente caro PF, no enunciado não poderia ter a palavra INDEPENDENTEMENTE DA KILOMETRAGEM, mais segue o plano e essa ai ela não repete.

  • GABARITO C

     

    Em condição severa de uso: 6 meses. A troca do óleo, em regra, se dá por quilometragem, tipo de óleo utilizado e o modelo do carro, porém o mais comum é que a troca do óleo seja feita percorridos, no máximo, 10 mil quilometros ou com 6 meses da última troca realizada. 


ID
1433893
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Na operação de equipamentos automotivos, o condutor aciona a embreagem quando precisa

Alternativas
Comentários
  • A embreagem é um dispositivo que fica entre o motor e a caixa de câmbio, responsável por levar a força produzida dentro do motor para a caixa de câmbio e, de lá, para as rodas. Basicamente a embreagem é um instrumento que acopla e desacopla o motor do câmbio.

     

    http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2016/04/glossario-o-que-e-embreagem.html

  • bem grosseira a questão e poderia ser assim para melhorar, pois quem conhece um pouco mais sabe que ao pisar na embreagem não desconecta a caixa de marchas do motor ela continua no mesmo lugar presa por 8 parafusos e a embreagem faz apenas o papel de transferir gradativamente a força do motor, de acordo com a pisada, para o câmbio que por sua vez transmite para as rodas.

    conectar e desconectar a tração (força) do motor com a caixa de câmbio. 

  • Estudamos que a embreagem cumpre basicamente o papel de fazer a ligação entre o motor e a caixa de marchas, e as rodas motrizes, permitindo assim a arrancada e a troca de marchas. Sendo assim, naturalmente deverá conectar e desconectar o motor da caixa de câmbio.

    Resposta: A.

  • HJ, SÃO ILIMITADAS AS RECONDUÇÕES

  • GABARITO -

    conectar e desconectar o motor à caixa de câmbio.


ID
1610749
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considere que, em uma transmissão de engrenagens de dentes retos, uma das engrenagens possui 42 dentes e a segunda engrenagem possui 24 dentes. Sabendo que cada engrenagem possui módulo igual a 5, pode-se afirmar que a distância entre os centros dos eixos das engrenagens é igual a:

Alternativas
Comentários
  • A fórmula é: Nº de dentes = diâmetro sobre módulo

    Z = d/m nisso se descobre o diâmetro total de cada engrenagem

    42 = d/5 = 210

    24 = d/5 = 120

    como a questão pede a distância entre os raios de ambas as engrenagens

    divide por 2

    210 / 2 = 105

    120 / 2 = 60 105 + 60 = 165


ID
1727428
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Um motorista percebeu que ao engatar a marcha do veículo não saía do lugar e mesmo acelerando bem o motor, não saía do lugar. Nesse caso, uma das possíveis causas poderá ser

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA : o componente e o Platô e Disco de Embreagem que por sua vez impulsiona a força e vai para as rodas.dando movimento ao veiculo seja moto ou auto etc.

  • (A) eixo piloto quebrado.


ID
1838596
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Itatiba - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Quando um condutor escuta um barulho muito estranho na hora de trocar as marchas do veículo, chegando até a sentir a vibração na alavanca de câmbio, é provável que se trate de defeito

Alternativas
Comentários
  • Anéis sincronizados são responsáveis por sincronizar as engrenagens das marchas, os anéis sincronizadores atuam como “freios”  para que todas as peças girem na mesma rotação para que garante o engates eja rápido e seguro.

  • GAB (B)

    Apesar das opções serem favoráveis pra responder, achei a pergunta de difícil nível pra mecânica básica!


ID
2187403
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A finalidade da embreagem é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    Constituído de platô e disco esse dispositivo mecânico tem por finalidade:
    · Transmitir potência progressiva e suave do motor para o câmbio, e deste para as rodas, permitindo a partida do veículo;
    · Interromper a transmissão de potência do motor para o câmbio, possibilitando a troca de marchas.

  • A EMBREAGEM destina-se a desligar o motor das rodas
    motrizes quando se efetua uma mudança de velocidade ou
    quando se arranca.

    A embreagem é composta de três partes principais: o volante do
    motor, o disco e o platô (ou placa de pressão da embreagem).

  • Isequiel, faltou o colar de embreagem. A embreagem é composta de quatro partes principais: o volante do
    motor, o disco e o platô (ou placa de pressão da embreagem) e o colar.

     

  • A embreagem tem três funções:

    Primeira função:  Colocar o carro em movimento. Quando se tem a intenção de colocar o carro em movimento, solta-se bem devagar o pedal da embreagem, (até o ponto de movimento). Isso só acontece quando o carro está na primeira marcha.

    Segunda função:  fazer a mudança de marcha. Quando se tem a  intenção de pôr a primeira marcha, ou trocar a mesma, tem por obrigação pisar até o final no pedal da embreagem.

    Terceira funçãoEvitar que o carro morra, quando o MOTORISTA tiver a intenção de pará-lo

  • Vontade de marcar a A foi grande!!!

    Gab:B para quem não é assinante


ID
2187409
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A parte da embreagem que é responsável pelo acoplamento e desacoplamento da transmissão é:

Alternativas
Comentários
  • bom ! vou expor aqui a minha ideia ! se alguém puder complementar , será melhor ainda, segue minha explicação:

    a ordem no conjunto de embreagem  é a seguinte : colar , disco e platô. Esses são os componentes da embreagem e trabalham interligados! o plator a partir da força exercida no pedal de embreagem fará o atrito da embreagem com o volante motor , que em seguida essa força vai a transmissão fazendo o veículo andar .

    acertei a questão mais pelo meu conhecimento da sequencia colar disco e platô

  • exatamente, não tem como uma pessoa que estuda para concursos ter a obrigação de acertar essa questão, então se vc errou, bola para frente e vai aprender mais... e mais... o angelo explicou e realmente precisa de uma certa intimidade com a mecânica para acertar com confiança.

  • concurso para mecânico de veículos?? =)

  • Aí é delírio grande passar uma questão dessas. Esse cargo era pra mecânico?
  • Na minha opinião essa questão está errada, quem acopla ou desacopla a transmissão é o disco, o plato é quem empurra o disco contra o volante do motor.

  • Não caí na GLORIOSA

  • Resposta certa é a letra C


ID
2219068
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Qual o elemento de construção mecânica que se destina a suportar outros elementos de construção, com a finalidade de transmitir movimento?

Alternativas

ID
2220457
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Compõe-se de um sistema de transmissão de movimento do virabrequim, que vai até o eixo de comando, o qual pode ser por meio de engrenagens, correntes de rolos de aço ou correias dentadas de borracha. Que elemento desempenha essa função?

Alternativas

ID
2568469
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Em motores de combustão interna, o componente que recebe diretamente a força de expansão dos gases queimados no cilindro, sendo responsável por transmiti-la para a árvore de manivelas, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Força Motriz do carro

    Ao produzir-se a combustão (explosão) da mistura de combustível e ar, os pistões impulsionados pela expansão dos gases originam a força motriz do motor.

                                                                                                                               Fonte:http://mecanicomaniacos.blogspot.com.br/p/mecanica-basica.html

  • Explosão da mistura de combustível e ar---->> pistões 

  • GABARITO C

     

    Lembrei do primeiro filme da série "Velozes e Furiosos", quando o Toretto fala que o Brian tinha torrado os pistões do motor e associei ser ele o responsável pelo recebimento da força de expansão dos gases. 


ID
2761708
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

São características de uma caixa de direção, EXCETO:

Alternativas

ID
2761747
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

No sistema de transmissão, a embreagem desempenha papel muito importante. O platô e o volante do motor são partes do conjunto.


É uma característica do platô e do volante do motor:

Alternativas
Comentários
  • A função do volante do motor é compensar os tempos improdutivos do motor (admissão, compressão e escape). A função do platô de embreagem é alojar o disco de embreagem e pressioná-lo contra o volante do motor. Os dois estão fixados juntamente.

    Creio que a resposta dessa seria a letra A e não a letra C, pois o princípio fundamental do conjunto é compensar os tempos improdutivos do motor e não conduzirem energia térmica.


ID
3060541
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Embreagem (pedal, cabo, platô e disco); Caixa de Câmbio; Eixo Cardã; Diferencial; e Semi-Eixos ou Semi-Árvores (homocinética) são componentes do sistema:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Da transmissão.


ID
3131029
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Ao soltar o pedal de embreagem para dar início em primeira marcha, o condutor percebeu que o veículo não saía do lugar, mesmo aumentando a rotação do motor. Nesse caso, a falha pode estar relacionada a:

Alternativas

ID
3131038
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Uma das funções do platô no sistema de transmissão é a de

Alternativas

ID
3221632
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O sistema de câmbio encarrega-se de transmitir força para a movimentação do veículo. O câmbio pode ser:

Alternativas

ID
3221635
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A embreagem é um dispositivo que contribui para a colocação do veículo em movimento sem solavancos e torna possível o arranque e a mudança da velocidade (interligação do movimento do motor para a transmissão). Fazem parte da embreagem:

I. O platô;
II. O disco;
III. O rolamento;
IV. O alternador.

Dos itens acima:

Alternativas

ID
3269941
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos sistemas de transmissão de caminhões equipados com caixas de câmbio automáticas, há um elemento situado entre tal caixa de câmbio e o motor, responsável por, não somente transferir o movimento do volante do motor para a árvore primária da caixa de câmbio, como também por multiplicar o esforço produzido pelo motor, usando, para isso, o acoplamento fluido entre uma bomba, um reator e uma turbina.

Tal elemento é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Transmissão automática

    Ele é formado por dispositivos hidráulicos, módulo eletrônico e um conversor de torque que substitui a embreagem do modelo tradicional. Nesse sistema, o conversor de torque permite que a troca de marcha seja feita de maneira quase imperceptível


ID
3996742
Banca
Prefeitura de Altamira do Paraná-PR
Órgão
Prefeitura de Altamira do Paraná - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para a troca de marcha, parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor e possibilitar arrancadas suaves é utilizado qual mecanismo?

Alternativas

ID
4031647
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Alto Piquiri - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O conjunto responsável por ligar o câmbio com o motor, proporcionando saídas suaves e que facilitam as trocas de marchas, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Ou, simplesmente, conjunto de embreagem.


ID
4031695
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Alto Piquiri - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

É desaconselhável o uso de ponto morto (banguela) com o veículo em movimento pois ocorre:

Alternativas

ID
4104853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando o sistema de transmissão de um veículo, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4105645
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O “volante de dupla massa” é um componente do sistema automotivo de:

Alternativas
Comentários
  • O volante ajuda a manter a inércia de rotação do eixo de transmissão.


ID
4174879
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A caixa de marcha de um veículo atende três funções: a primeira é permitir a variação da relação de rotação do motor para o eixo (árvore) de transmissão. A segunda é inverter o sentido de movimento de rotação do eixo de transmissão para a marcha ré. A terceira e última função é:

Alternativas
Comentários
    1. Movimentar à frente
    2. Movimentar à trás
    3. Ficar parado em neutro.

ID
5062441
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O sistema responsável pela força, rotação e torque do motor até as rodas chama-se:

Alternativas

ID
5072779
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

É um tipo de acoplamento hidráulico que permite que o motor gire independentemente do esforço requerido pela transmissão. Se o motor gira mais lento, em situações de marcha lenta, por exemplo, a quantidade de torque que passa por este elemento é menor, de modo que para manter a máquina parada é preciso apenas uma pequena pressão no pedal de freio. A qual elemento estamos nos referindo?

Alternativas

ID
5092474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos canteiros de obras, normalmente são encontrados tratores de esteiras com sistemas de transmissão mecânica. Contudo, os mais modernos possuem sistemas de transmissão hidrostática. Com relação aos sistemas de transmissão em tratores de esteiras, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5107294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para que uma máquina possa operar, são utilizados diferentes tipos de mecanismos de transmissão, projetados para modificar a potência em determinado eixo de tração. Assinale a opção que apresenta um mecanismo de transmissão mecânica de potência.

Alternativas

ID
5227873
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considere os seguintes componentes presentes nos veículos automotores:

I. Caixa de velocidades
II. Radiador
III. Diferencial

É(são) componente(s) básico(s) do sistema de transmissão:

Alternativas