- ID
- 448681
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- SES-DF
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Nutrição
- Assuntos
O nutricionista deve estar sempre atento às várias interações possíveis entre drogas e nutrientes. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
O nutricionista deve estar sempre atento às várias interações possíveis entre drogas e nutrientes. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
Muitos efeitos adversos podem ocorrer como resultado da interação entre fármacos e nutrientes. Baseado neste fato, correlacione os fármacos às suas respectivas interações, e assinale a opção correta.
FÁRMACOS INTERAÇÕES
I - Contraceptivos orais
II - Fluoxetina
III- Metformina
IV - Óleo mineral
( ) Prejudica a absorção de vitaminas lipossolúveis, bem como de cálcio e potássio.
( ) Diminui a concentração sérica de Bl2 e aumenta a excreção de vitamina C.
( ) Diminui a absorção de B12 e fo- lato.
( ) Diminui a absorção de aminoácidos em 30% .
( ) Inibe o metabolismo da riboflavina e provoca constipação.
As modificações com relação à consistência englobam não apenas a apresentação da dieta, com alimentos ou preparações na forma líquida, pastosa ou de consistência mais sólida, mas também fatores nutricionais que interferem no trabalho digestivo associado ao tipo de dieta, como teor de fibra, resíduos, gordura e tempo de cocção.
Lilian Cuppari. Nutrição Clínica no adulto. 2.ª edição, ed. Manole, 2005 (com adaptações).
Considerando as informações contidas no fragmento de texto acima, julgue o item
Cabe ao profissional nutricionista prescrever suplementos alimentares, considerando as possíveis interações entre o produto prescrito e os alimentos e fármacos, para melhor aproveitamento biológico da dietoterapia.
Assinale a opção que apresenta um antibiótico que pode promover a diminuição da coagulação sanguínea em virtude de causar deficiência de vitamina K, principalmente em indivíduos que já possuem deficiência dessa vitamina.
Qual fármaco tem ação anorexígena além de diminuir a absorção de leucina, podendo interferir no estado nutricional do paciente?
Alimentos e suplementos ricos em vitamina K podem ter um efeito antagonista sobre o fármaco
Considere o livro “Nutrição em Psiquiatria” (Cordás e Kachami, 2010), para responder à questão.
Vários fatores podem causar deficiência nutricional em dependentes químicos. Anfetaminas são drogas muito utilizadas, tanto para o controle de peso, quanto em eventos sociais festivos,
por possuírem efeitos semelhantes ao da cocaína. As
anfetaminas podem acarretar, como consequência nutricional
do uso crônico:
Acerca das interações entre alimentos e fármacos e estado nutricional, julgue o item a seguir.
O uso crônico de corticosteroide está associado à falta de
apetite, perda de peso e hipoglicemia.
Ametformina é considerada a droga de primeira escolha para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 2, no entanto sua utilização vem sendo associada à deficiência de:
O tratamento de várias doenças requer o uso de medicamentos, e as interações entre alimentos e fármacos podem alterar os efeitos destes e, ainda, afetar o estado nutricional do indivíduo.
Considerando esses efeitos, é correto afirmar que
Com relação ao estado nutricional e uso de medicamento nos idosos, avalie as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) A redução dos níveis plasmáticos de albumina e outras proteínas determinam aumento da fração livre dos fármacos, consequentemente, efeitos farmacológicos mais intensos para qualquer dose administrada. ( ) Fármacos mais hidrofílicos e com menor tempo de meia vida devem ser preferidos no tratamento dos idosos. ( ) O tecido adiposo favorece que os fármacos lipossolúveis sejam sequestrados de forma crescente, com maior duração da ação e da meia vida de eliminação. ( ) Dietas com baixo teor de proteína e alto de carboidratos podem aumentar a velocidade do metabolismo do fármaco.
Um paciente está utilizando tetraciclina para o tratamento de uma infecção bacteriana. Entre as medidas para melhorar a efetividade do tratamento, deve-se evitar ingerir a tetraciclina com
Os inibidores da bomba de prótons pertencem a uma das classes de medicamentos mais comumente prescritos no mundo para o tratamento de doenças gástricas. Atuam inibindo a secreção do ácido gástrico e elevando o Ph gástrico. Esses efeitos podem prejudicar a absorção da
Assinale a alternativa correta.
Os medicamentos considerados “on labell” aprovados pela ANVISA para o tratamento da obesidade são:
Sobre a interação medicamento e alimento, analisar os itens abaixo:
I. Pacientes mais velhos têm maior risco de interações de medicamentos com os alimentos porque as alterações físicas relativas ao avanço da idade, tais como aumento na taxa de gordura no tecido em vez de massa magra, diminuição na massa hepática e fluxo sanguíneo e prejuízo da função renal, além de doenças, disfunção cognitiva ou endócrina, e a ingestão de dietas restritas também aumentam esse risco.
II. Uma dieta rica em fibras pode aumentar a absorção de antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, levando ao aumento do efeito terapêutico do antidepressivo, em razão da adsorção do fármaco à fibra.
III. A presença de alimentos no estômago diminui a absorção de alguns medicamentos, como alguns antibióticos ou fármacos antirretrovirais. Esses fármacos são prescritos para serem ingeridos após a refeição de modo a reduzir a dose necessária para atingir a concentração desejável.
IV. A ingestão da vitamina K na forma utilizável se opõe à ação da varfarina e permite a produção de mais fatores de coagulação. A coenzima CoQ10, a erva-de-são-joão e o abacate também contrapõem o efeito anticoagulante da varfarina.
Estão CORRETOS:
Considerando-se que os alimentos e nutrientes podem alterar a ação farmacológica pretendida de um fármaco pelo aumento ou oposição aos efeitos da medicação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A ingestão significativa de alimentos ricos em tiramina, como queijos envelhecidos e carnes curadas, durante o tratamento com antidepressivos IMAO pode causar uma crise hipertensiva com aumento de frequência cardíaca, rubores, cefaleia, acidente vascular cerebral e até mesmo a morte.
( ) As bebidas e os alimentos que contêm taurina aumentam os efeitos adversos dos fármacos estimulantes, como anfetaminas, metilfenidato ou teofilina causando nervosismo, tremor e insônia.
( ) A coenzima CoQ10, os vegetais de folhas-escuras, a erva-de-são-joão e o abacate diminuem o efeito anticoagulante da varfarina.