SóProvas



Questões de Pedagogia de Freinet


ID
1226773
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A imprensa escolar, a aula-passeio, o texto livre, a correspondência escolar, a biblioteca de trabalho e a assembleia na sala de aula são técnicas da

Alternativas
Comentários
  • b) Pedagogia Freinet.

  • CELESTIN FREINET
    POR UMA PEDAGOGIA MAIS HUMANA

    Célestin Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso

    O educador francês desenvolveu atividades hoje comuns, como as aulas-passeio e o jornal de classe, e criou um projeto de escola popular, moderna e democrática.

  • B

    "Freinet: Procurou desenvolver novos métodos de se relacionar com os alunos. Afirmou que não existia uma educação ideal e sim uma educação de classes. Criou um estudo sobre escola popular, moderna e democrática. Desenvolveu atividades pedagógicas que são utilizadas e
    valorizadas até hoje como por exemplo os cantinhos pedagógicos, aula-passeio e o jornal de classe."  

     

    Um representante da Tendência Progressista Libertária 

  • GAB B

     


ID
1405195
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A ideia de que “não é o jogo que é natural da criança, mas sim o trabalho”, pertence a:

Alternativas
Comentários
  • a) C. Freinet.

     Na teoria do educador francês, o trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano, a ponto de ele defender, em contraste com outros pedagogos, incluindo os da Escola Nova, que "não é o jogo que é natural da criança, mas sim o trabalho". Seu objetivo declarado é criar uma "escola do povo".

    http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/celestin-freinet-307897.shtml

  • a) Freinet: Não foi por acaso que Freinet criou uma pedagogia do trabalho. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. Um dos deveres do professor, segundo Freinet, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho.

  • A questão cobra a autoria do pensamento “não é o jogo que é natural da criança, mas sim o trabalho”. Vejamos: De acordo com Freinet, não é o jogo que é natural da criança, mas sim o trabalho, este que ocupava posição central como metodologia.

    GABARITO: alternativa “A”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A questão cobra a autoria do pensamento “não é o jogo que é natural da criança, mas sim o trabalho”. Vejamos: De acordo com Freinet, não é o jogo que é natural da criança, mas sim o trabalho, este que ocupava posição central como metodologia.

    GABARITO: alternativa “A”


ID
1488700
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A) É imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem. 

    B)Paulo Freire objetiva refletir sobre a educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora,  . Nela não haveria lugar para o professor bancário, que tudo sabe, nem para um aluno passivo, que nada sabe. é um lugar onde todos têm a palavra, onde todos lêem e escrevem o mundo.

    D)Howard Gardner, no livro “Estruturas da Mente: Teoria das Inteligências Múltiplas”, defende a existência de SETE inteligências,que são:lógico-matemática, linguistica, espacial,  físico cinestésica,, interpessoa,, intrapessoal, musical.

    Atualmente Gardner admite a oitava, a naturalista.


ID
1530067
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Podemos dizer que está incorreta a seguinte afirmação:

Alternativas
Comentários
  • "Os métodos ativos que privilegiam a grande participação dos alunos, que mantêm uma interação fecunda professor/aluno, substituem os métodos didáticos tradicionais."


ID
2001148
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de construção de conhecimento ocorre quando o agente atua no sentido de alterar suas próprias estruturas cognitivas para acomodar os desequilíbrios e chegar, assim, a uma nova situação de equilíbrio, que será acrescentada às estruturas cognitivas prévias.
O trecho acima apresenta a

Alternativas
Comentários
  • Teoria de Piaget

    A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado.

    site:http://penta.ufrgs.br/~marcia/teopiag.htm

  • O conheciemnto está sempre em construção e por isso em equilibrio e desequilíbrio, na tentiva de se acomodar a novas ou diferentes conhecimentos e realidades.

  • Quando falar de equilíbrio e desequilíbrio sempre é Piaget.

  • Quando fala-se de assimilação e acomodação é piaget!


ID
2071951
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A prática pedagógica de uma professora que trabalhe com os fundamentos da Pedagogia de Célestin Freinet contemplará, além do princípio da cooperação que exige a criação de um ambiente na sala de aula em que existam elementos mediadores na relação professor-aluno, tendo um caráter emergente e participativo, o uso de técnicas criadas por ele e que até hoje são trabalhadas no Brasil.
Marque a opção que contém apenas as técnicas desenvolvidas por Freinet.

Alternativas
Comentários
  • Freinet foi um educador francês que desenvolveu atividades tais como : aula passeio, cantinhos pedagógicos, o jornal de classes, troca de correspondências entre escolas. Criou um projeto de escola popular, moderna, e democrática. Acrescentou uma visão Marxitas e popular na organização da rede de ensino e no aprendiz.

     

    Questão correta é a letra C .

  • Freinet desenvolveu várias técnicas:

    Aula Passeio;

    Texto Livre;

    Livro da vida;

    Correspondência escolar;

    Imprensa escolar;

    Conferências;

    Plano de trabalho;

    Assembleia de sala.

  • A única alternativa que lista apenas técnicas desenvolvidas por Freinet é a Letra “C”. São exemplo das referidas técnicas: aula-passeio, texto livre, trabalhos em grupo, livro da vida (memória do grupo), correspondência escolar (troca de correspondências), imprensa escolar (construção do jornal escolar), cantinhos pedagógicos, conferências, plano de trabalho e assembleia de sala.

    GABARITO: alternativa “C”


ID
2409835
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Freinet, a atividade é o que orienta a prática escolar, e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. Um dos deveres do professor, segundo o autor, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize as tarefas.

Freinet apresentou um confronto entre a escola tradicional e a escola proposta por ele, em que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

  • Em seu livro Educação pelo trabalho, sua principal obra, Freinet apresentava um confronto entre a escola tradicional e a escola proposta por ele, onde o trabalho tinha posição central, como metodologia.

     

     A escola na sua concepção, deve ser ativa, dinâmica, aberta para o encontro com a vida, participante e integrada à família e à comunidade contextualizada, enfim, em termos culturais. Nessa escola, a aquisição do conhecimento deve processar-se de maneira significativa e prazerosa, em harmonia com uma nova orientação pedagógica e social em que a disciplina é uma expressão natural.

     

    Fonte:https://linguaportuguesafacil.wordpress.com/um-passeio-pelo-mundo-da-pedagogia-freinet/

  • Para Freinet, a atividade é o que orienta a prática escolar (...)

    Desta forma,

    D) o trabalho tinha posição central, como metodologia. 

  • Freinet era defensor da pedagogia do trabalho. Dessa forma, o trabalho ocupava posição central como metodologia. As demais alternativas não se amoldam ao pensamento pedagógico de Freinet.

    GABARITO: alternativa “D”


ID
2806027
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:

Alternativas
Comentários
  • a ação de aprender é compreendida como práxis, é fruto da prática social dos sujeitos.

  • "Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas".

    Augusto Cury

  • A "C" seria a certa no mundo real.

  • Aham, só se for no ensino básico mesmo! Se quiser passar num concurso de médio ou alto nível, progredir nos estudos - graduação e suas respectivas pós - você terá sim que ficar na solidão! Quanto mais profundo for o conhecimento, mais solitário será!

  • a ação de aprender é compreendida como práxis, é fruto da prática social dos sujeitos.

  • Pessoal alguém sabe qual corrente Freinet é?

    Lembro q botei escola nova no concurso e estava errada

  • "E"


ID
2999209
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com (OLIVEIRA- FORMOSINHO, 2007), dentre os princípios da pedagogia Freinet, estão:

I. Criatividade.
II. Socialização.
III. Cooperação.
IV. Autonomia.

Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • Em: “Celéstin Freinèt: trabalho, cooperação e aprendizagem” novamente os autores Joaquim Machado de Araújo e Alberto Filipe Araújo analisam, por outro ângulo, a obra de Freinèt, no contexto educacional da época, apresentando o movimento de renovação pedagógica desenvolvido por sua proposta educacional na valorização das técnicas educativas e na proposição de uma nova escola para o povo trabalhador: a Escola-Oficina. Relevam nessa teoria a importância do trabalho escolar como práxis docente, da expressão livre e a imprensa escolar. Para os autores, a grande contribuição de Freinèt para a educação “está na sua proposta de metodologia da escola e das aulas e no compromisso do professor com o contexto social” (p.188).

    Gabarito E

  • Entre os princípios de pedagogia de Freinet estão a criatividade, a socialização, a cooperação e a autonomia.

    GABARITO: alternativa “E”


ID
3148552
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Ferreira (2003), Freinet buscou, na prática educacional, criar técnicas e instrumentos pedagógicos que avivassem o trabalho com as crianças. Pensou em formas de trabalho organizado, em dinâmicas que possibilitassem o diálogo e as escolhas das crianças favorecendo a autonomia. Ferreira descreve e destaca alguns instrumentos da pedagogia de Freinet; entre esses instrumentos, é correto citar

Alternativas
Comentários
  • Dentre as alternativas, são instrumentos utilizados por Freinet: a roda de conversa e o livro da vida. O material dourado, as bolas coloridas, os sólidos geométricos (inclusive os espelhos e cilindros de madeira para encaixe), as gravuras coloridas, entre outros, são instrumentos da pedagogia de Montessori. Os temas geradores e leitura de mundo são afeitos à pedagogia de Paulo Freire. Já a cartilha e o ábaco são instrumentos bem mais antigos e não estão inseridos dentre os desenvolvidos por Freinet.

    GABARITO: alternativa “E”

  • a roda de conversa e o livro da vida.


ID
3337846
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cèlestin Freinet, educador francês, criou sua “metodologia” de ensino com bases psicológicas e educativas, denominada por ele como “o método natural de aprendizagem”. Com base no ato pedagógico e Freinet, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • seres fragmentados da sociedade?

  • Freinet foi o precursor da pedagogia do bom senso, a qual baseava-se nos interesses e vivências das crianças, suas culturas, atitudes e valores (letra “b”). Suas contribuições se deram por meio da filosofia, educação e prática (letra “a”). Um dos instrumentos pedagógicos utilizados por este autor foi a aula-passeio, a qual surgiu motivada pelas necessidades dos alunos que se interessavam por questões advindas de fora do ambiente escolar (letra “d”). A única alternativa incorreta é a que estabelece que “A pedagogia Freinet surgiu para desenvolver os alunos em sua parcialidade, tornando-os seres autônomos e fragmentados na sociedade”. Não só o pensamento de Freinet, mas o da pedagogia antiautoritária como um todo, almeja o pleno desenvolvimento dos alunos, e não na sua parcialidade. Além disso, a alternativa erra quando afirma que tornará os alunos seres fragmentados (dispersos), pois, na verdade, o pensamento de Freinet possui uma

    abordagem que valoriza o coletivo, como podemos perceber em sua metodologia com a roda de conversa e os trabalhos em grupo.

    GABARITO: alternativa “C”

  • então, como está questão foi considerada correta? não concordo.

  • Damila Machado a questão pede a incorreta.


ID
3342127
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Piracicaba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Barbosa (2008) apresenta diferentes formas de registros que estão vinculadas ao acompanhamento das aprendizagens das crianças na Educação Infantil, e que também servem de documentação do processo pedagógico, da reflexão e da própria formação dos professores.

Entre as formas de registro destacadas pela autora está um instrumento que é um diário, um espaço coletivo de registro, com base nas ideias postuladas por Freinet, em que cada criança pode representar acontecimentos, sentimentos e situações significativas acontecidas no cotidiano. De acordo com a autora, esse instrumento é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Por que colocar a resposta, se esta é uma ferramenta do próprio site?

  • Nessa questão, considerando a autora Maria C. S. Barbosa, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta o instrumento de registro baseado nas ideias postuladas por Freinet, que consiste em um diário em que cada criança pode representar acontecimentos, sentimentos e situações significativas acontecidas no cotidiano. 

    A) diário de campo. 
    ERRADO - O diário de campo é uma espécie de diário de registro pessoal do professor, no qual relata os acontecimentos diários e as observações mais relevantes do ocorrido em sala de aula. São registros menos objetivos, mas que auxiliam na construção de um pensamento mais crítico, bem como suscitam uma observação mais acurada e analítica, pois o professor precisa selecionar o que considera mais importante. 

    B) roteiro de estudo. 
    ERRADO- O roteiro de estudo pode ser caracterizado como um instrumento com orientações sistematizadas capaz de possibilitar aos estudantes as reflexões necessárias para a compreensão efetiva do conteúdo, e, ao mesmo tempo, possibilitar a observação e análise dos processos cognitivos envolvidos. 

    C) livro da vida ou da memória do grupo. 
    CORRETO - O livro da vida ou da memória do grupo é um instrumento de registro desenvolvido a partir das concepções de Célestin Freinet. Consiste na elaboração (individual ou coletiva) de um livro no qual os alunos representam todos os acontecimentos e sentimentos que consideram mais relevantes no seu cotidiano escolar. 

    D) anedotário. 
    ERRADO - Anedotários são fichas individuais dos alunos, em que são anotados registros de cunho mais afetivo, ligados às reações emocionais das crianças ou interações sociais. Como exemplos de anedotários temos anotações que descrevem momentos de observação individual da criança, salientando as reações emocionais, por exemplo, na hora de entrada da escola, num momento de frustração ou durante brincadeiras com os colegas. 

    E) diário de aula. 
    ERRADO - O diário de aula é um instrumento de registro das atividades ocorridas durante o dia, servindo também para o professor planejar suas atividades. Distingue-se do diário de campo por ser mais pontual e objetivo, registrando os acontecimentos diários. 

    Portanto, a letra C é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Para Freinet, o livro da vida é um diário (espaço coletivo de registro) que, em cada criança, pode representar acontecimentos, sentimentos e situações significativas acontecidas no cotidiano.

    GABARITO: alternativa “C”

  • C - livro da vida ou da memória do grupo.

  • Marcos Ribeiro, o site realmente tem essa ferramenta de resposta, porém, somente para os assinantes, quem não é assinante, o acesso é limitado, acho que apenas 10 questões diárias.


ID
3549661
Banca
DIRECTA
Órgão
Prefeitura de Angatuba - SP
Ano
2014
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Freinet, em, “Uma Pedagogia de Atividade e Cooperação”, os eixos da nova pedagogia são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D - cooperação, comunicação, documentação e afetividade.

    Sua proposta é centralizada na criança e baseada sobre alguns princípios:

    senso de responsabilidade

    senso cooperativo

    sociabilidade

    julgamento pessoal

    autonomia

    expressão

    criatividade

    comunicação

    reflexão individual e coletiva

    afetividade

  • Freinet considerava como eixos da nova pedagogia: a cooperação (que é considerada um princípio para este autor), a comunicação, a documentação e a afetividade.

    GABARITO: alternativa “D”


ID
3582769
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Disciplina
Pedagogia
Assuntos


Ao deparar-me com o vendaval poético das crianças de 1o grau, na época em que servi de animadora dos Ateliês de Literatura no Colégio Internacional de Curitiba, fiquei entre espantada e admirada com a porosidade infantil diante do universo das palavras e do contato com o universo em geral. Não houve nenhum “abracadabra” mágico que servisse para provocar a expressão poética infantil. Se tive alguma contribuição nesta vivência, foi a de percebê-las curiosas, criado- ras, articuladoras e poetas. O privilégio de poder sintonizar-me poeticamente com as crianças e poder fruir momentos inesquecíveis de criação, percepção e descoberta no campo da poesia devo, sem dúvida alguma, à educação poética recebida nos primeiros anos de vida, no ambiente familiar.

Na sala de aula, tudo era motivo para o acontecimento poético surpreender-me: “(...) cai uma folha; algo passa voando / o que olham os olhos criado seja / e a alma do ouvinte tremendo esteja (...)”. A voz do poeta [Vicente Huidobro] parecia constatar comigo a atmosfera de criação e fruição poética em sala de aula. E, para que isso aconteça, apenas é necessário permitir que criança e palavra re-unam-se, na sala de aula, como era uma vez. E que o professor, mediador desse encontro, seja capaz de rememorar sua própria infância, que não é tão diferente da infância de poetas e escritores. O fascínio pelas palavras afeta indistintamente a todos os seres humanos.

O espaço para o exercício lúdico prestava-se para a intervenção espontânea e imprevisível dos alunos. Numa oportunidade, diante do poema de Sidônio Muralha – “Quando um tatu / encontra outro tatu / tratam-se por tu...” –, um dos alunos recriou: “Quando um boi encontra outro boi, tratam-se por ‘oi’”.

(Glória Kirinus. Criança e poesia na Pedagogia Freinet. Adaptado)


14. No texto, é exemplo de linguagem figurada a expressão destacada em:

Alternativas