- ID
- 70903
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 3ª Região (MG)
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Psiquiatria
- Assuntos
Tem indicação absoluta de internação o paciente psiquiátrico com
Tem indicação absoluta de internação o paciente psiquiátrico com
No que refere aos transtornos emocionais e de compor- tamento com início usualmente na infância e na adolescência, segundo o CID-10, é correto afirmar:
Com relação aos estágios do desenvolvimento cognitivo descritos por Jean Piaget, é correto afirmar:
No que tange aos testes neuropsicológicos, é correto afirmar:
O único fator, dentre os abaixo, que NÃO está associado com a diminuição do limiar convulsivo e/ou aumento da duração da convulsão é:
É possível realizar tratamento com eletroconvulsoterapia em pacientes portadores de
Um paciente de 45 anos dá entrada no setor de ortopedia com fratura, após ter sido atropelado. O paciente estava desacompanhado e apresentava hálito etílico e suas condições físicas eram bastante precárias (emagrecido, sujo e com vestimentas rasgadas). Após algumas horas, o paciente ficou agitado, dizendo ver bichos na parede e no chão. Seu pulso foi para 140 bpm e sua pressão arterial (PA) para 170 × 110 mmHg, passando a apresentar sudorese e tremores.
A hipótese diagnóstica mais provável e a conduta terapêutica a ser realizada são, respectivamente,
Dentre os instrumentos utilizados para avaliação de delirium, inclui-se entre os melhores:
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um método que vem sendo usado há vários anos para tratamento da alguns transtornos mentais. Foi aprovada no Brasil pelo CFM, em novembro de 2011, para o tratamento de
É contraindicação formal da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT):
Devido aos massacres em escolas americanas nos últimos anos, a American Psychiatric Association - APA divulgou alguns sintomas que, caso observado pelos educadores em crianças e adolescentes, estes deveriam ser submetidos à psicoterapia. Consta, dentre esses sintomas,
O tratamento mais indicado para um paciente com fobia específica de altura é:
Qual a alternativa correta a respeito dos tipos de eletroconvulsoterapia?
Indique a condição neuropsiquiátrica com menor probabilidade de responder ao tratamento com eletroconvulsoterapia.
Analise as afirmativas a respeito das psicoterapias de orientação cognitiva e comportamental.
I. A intenção paradoxal consiste em estimular o paciente a produzir um sintoma-alvo intensa e voluntariamente, resultando na extinção do sintoma.
II. As técnicas de exposição podem ser usadas no tratamento de transtornos de ansiedade, como agorafobia, fobias simples e transtorno obsessivo compulsivo.
III. O objetivo da terapia cognitiva é proporcionar mudanças de crenças distorcidas, levando o indivíduo a ter uma visão mais real de si e de seu mundo.
IV. As técnicas de relaxamento têm demonstrado pouca efetividade no tratamento do transtorno de pânico.
Está correto o contido em
Pode-se afirmar, com relação à psicofarmacoterapia da insônia, que
Psicoterapia de curto prazo, originalmente desenvolvida para tratar depressão, que tende a lidar com relacionamentos atuais e não passados, focando no contexto social imediato do paciente. Trata-se de psicoterapia
As psicoterapias, denominadas originalmente de cura pela fala, originaram-se da medicina antiga, da crença de cura pela fé e do hipnotismo. A respeito dessa modalidade de tratamento, assinale a opção correta.
A respeito da eletroconvulsoterapia, assinale a opção correta.
A estimulação Magnética Transcraniana de repetição (EMTr) é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina para o tratamento de
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma modalidade psicoterápica desenvolvida por Aaron Beck no início da década de 1960 e que tem objetivos e técnicas bem estabelecidas no tratamento de diferentes condições clínicas. Com relação ao processo terapêutico no TCC, é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta sobre o uso da psicoterapia em indivíduos idosos.
Assinale a alternativa correta sobre a psicoterapia dinâmica breve (PDB).
Acerca da eletroconvulsoterapia, julgue os itens seguintes.
A eletroconvulsoterapia não deve ser utilizada em pacientes com risco anestésico grave (ASA maior ou igual a 3).
Acerca da eletroconvulsoterapia, julgue os itens seguintes.
De acordo com os protocolos mais utilizados, a eletroconvulsoterapia deve ser feita em quatro ou doze aplicações, que devem ser realizadas em dias consecutivos.
Acerca da eletroconvulsoterapia, julgue os itens seguintes.
A eletroconvulsoterapia não é indicada, usualmente, para o tratamento de transtorno obsessivo compulsivo.
Com relação aos exames de neuroimagem aplicados à psiquiatria, julgue o item abaixo.
Para o diagnóstico diferencial de demência e depressão, deve-se realizar tomografia computadorizada funcional.
No que se refere às doenças do psiquismo, julgue os itens que se seguem.
Há evidências de que o tratamento não farmacológico seja adequado para o tratamento da depressão unipolar leve e(ou) moderada. A psicoterapia e os exercícios físicos aeróbios e resistidos reduzem a gravidade dos sintomas, e a terapia cognitiva e a psicoterapia psicodinâmica breve de apoio são eficazes no tratamento de recorrência ou na prevenção de recaída.
Desenvolvida por Klerman na década de 1970, é uma abordagem psicoterápica individual, focal e de tempo limitado, baseando-se na premissa de que a doença ocorre sempre em um contexto interpessoal e social e que influencia seu início, sua resposta ao tratamento e seu prognóstico. O trabalho psicoterapêutico atua na facilitação de aspectos comprometidos no contexto atual do paciente visando à melhora sintomática, do curso da doença e do ajustamento psicossocial do indivíduo. Trata-se da terapia
Com relação aos mecanismos de ação da eletroconvulsoterapia (ECT), é correto afirmar que a teoria
Com relação às anormalidades observadas nos exames de neuroimagem e sua correlação com os principais transtornos mentais, constata-se
Vantagem do diagnóstico dimensional dentro dos conceitos de validade e operacionalidade na psiquiatria:
Como exame complementar em psiquiatria, a tomografia computadorizada de crânio é útil para casos de
A respeito dos transtornos psiquiátricos, julgue o item que se segue.
A estimulação magnética transcraniana para estímulo do córtex pré-frontal dorsolateral apresenta efeito antidepressivo significativo e acelera a ação dos antidepressivos em pacientes portadores de depressão moderada a grave em tratamento farmacoterapêutico.
Justifica a administração da terapia cognitiva sem tratamento medicamentoso associado:
A respeito da psicopatologia e das psicoterapias em geral, julgue os itens a seguir.
Casos clínicos que necessitam de resposta mais rápida, em geral, devem ser tratados com terapias cognitivas ou comportamentais em vez das terapias psicanalíticas.
Qual a técnica psicoterápica mais estudada e que apresenta maior grau de eficácia no tratamento do transtorno de ansiedade social?
A Terapia Cognitiva consiste de um sistema de psicoterapia que integra, de um lado, o modelo cognitivo de psicopatologia e, de outro, um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas, fundamentado diretamente nesse modelo. Sobre a terapia cognitiva, é correto afirmar que
No que se refere às opções de tratamento dos transtornos mentais, julgue o item que se segue.
Todos os pacientes candidatos a eletroconvulsoterapia suspeitos de serem portadores de lesão cerebral expansiva devem ser submetidos a exames de imagem, pois tais lesões são contraindicações absolutas ao referido procedimento.
No que se refere às opções de tratamento dos transtornos mentais, julgue o item que se segue.
O conceito segundo o qual a eletroconvulsoterapia (ECT) só deve ser usada em casos refratários ao tratamento farmacológico não mais se aplica, pois esse método pode ser utilizado como primeira opção em várias situações clínicas.
Em relação às psicoterapias, pode-se afirmar que:
Assinale a única alternativa que não constitui indicação para ECT (eletroconvulsoterapia).
A Eletroconvulsoterapia (ECT) consiste na indução de atividade epilética através da aplicação de corrente elétrica, de maneira controlada. É um tratamento bastante utilizado e eficiente apesar de ainda haver muito preconceito a seu respeito. Com relação à ECT não é verdade que :
Sobre os conceitos da terapia cognitivo-comportamental, assinale a alternativa correta.
Sobre a eletroconvulsoterapia (ECT), é correto afirmar que a ECT
Em psiquiatria, é correto afirmar que na reabilitação
A terapia cognitiva é baseada em um racional teórico subjacente de que o afeto e o comportamento de um indivíduo são determinados pela forma como estrutura o mundo. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. Evocação de pensamentos automáticos.
II. Testagem de pensamentos automáticos.
III. Identificação de pressupostos mal-adaptativo.
IV. Testagem da validade de pressupostos mal-adaptativos.
São processos incluídos na abordagem cognitiva da terapia as alternativas
A Eletroconvulsoterapia (ECT), nos dias atuais, permanece como um tratamento importante, efetivo e seguro para uma série de transtornos mentais. Os medicamentos utilizados pelo paciente devem ser avaliados para possíveis interações com a indução da convulsão. São medicamentos aceitáveis para uso concomitante a ECT, exceto:
Em relação ao tratamento do transtorno conversivo, assinale a alternativa correta.
Existem evidências consistentes para o uso da eletroconvulsoterapia (ECT) nos seguintes casos, EXCETO:
Qual o transtorno psiquiátrico tem indicação com terapêutica mais consistente para o tratamento com EMT (estimulação magnética transcraniana):
O tratamento cognitivo-comportamental do transtorno depressivo maior inclui:
São ferramentas do psicanalista, EXCETO:
São características das demências, exceto:
Assinale a modalidade de psicoterapia que sustenta, como postulado central, a ideia de que as crenças que as pessoas têm e as avaliações que elas fazem a respeito dos acontecimentos e das situações são pelo menos tão importantes na determinação de suas reações emocionais quanto os próprios acontecimentos e situações.
São indicações para o uso da eletroconvulsoterapia:
INSTRUÇÃO: Considere o seguinte caso clínico para responder à questão.
Paciente do sexo feminino, 23 anos, tem apresentado desmaios, às vezes se debate quando cai, às vezes com
hipotonia muscular, sem liberação esfincteriana ou pós-ictal, geralmente após discussões ou situações de
estresse. Sintomas se iniciaram há cerca de 6 meses após passar por uma série de estressores em sua vida.
Paciente apresenta certa indiferença sobre a gravidade do quadro que vem apresentando, apesar dos
prejuízos que tem tido, como não estar mais saindo sozinha, ter faltado no trabalho de que tanto gosta, e
ainda apresentar escoriações provocadas pelas quedas. Já passou por diversas especialidades médicas,
realizado exames e não encontrado alterações que justifiquem o quadro, os exames estão sempre normais.
Paciente sem comorbidades, não faz uso de medicações ou substâncias psicoativas.
A psicoterapia interpessoal tem-se mostrado eficaz no tratamento de pacientes com depressão maior. Em qual das seguintes condições ela é mais eficaz?
Avalie as afirmações sobre as indicações para eletroconvulsoterapia.
I - Depressão grave, quando há risco de suicídio.
II - Síndrome neuroléptica maligna.
III - Esquizofrenia refratária.
IV -Gestante em episódio maníaco.
V - Transtorno obsessivo compulsivo em idoso sem comorbidades clínicas ou psiquiátricas.
Está correto apenas o que se afirma em
P. H. D., 58 anos, casado, 2 filhas, engenheiro de minas. Há 20 anos trabalha em órgão público responsável pela fiscalização de barragens nas mineradoras de todo o país. Após grave acidente envolvendo o rompimento de uma destas barragens, ocorrido há 18 dias, o paciente desenvolveu importante sofrimento psíquico, passou a se isolar, parou de comer, perdeu mais de 10kg, não dorme, permanece o tempo todo na cama. Nos últimos 3 dias, além desses sintomas, passou a dizer também que havia câmeras que o vigiavam e escutas nos telefones. Acreditava que seria preso, perderia seus bens e que toda a família se envergonharia dele. Dizia ser o único culpado pela tragédia, pois teria estado no local do acidente três dias antes do ocorrido e dado o aval para a continuidade das atividades da mineradora. Sua mulher entrou em contato com os colegas de trabalho e verificou que o paciente esteve naquele local três anos antes do acidente e que, no último ano, o paciente esteve responsável apenas pelo trabalho burocrático no escritório. Mesmo confrontado com esta informação, P. H. D. insistia que esteve no local e que era o único responsável pelo acidente. Tentou se enforcar no banheiro de casa há dois dias, motivo pelo qual foi internado numa clínica psiquiátrica. A equipe de enfermagem o vigiava 24 horas por dia para evitar novas tentativas de autoextermínio, uma vez que o paciente reiterava a intenção de atentar contra a própria vida.
Antecedentes pessoais: sem história pregressa do uso de psicofármacos e de adoecimento psíquico. Como comorbidades clínicas, hipotireoidismo e acompanhamento nefrológico para investigação de redução aguda da função renal.
Sobre Eletroconvulsoterapia - ECT, é CORRETO afirmar:
O movimento social pela desconstrução do modelo de atenção asilar em saúde mental, no Brasil, teve início no final de 1970. Uma opção é o cuidado pactuado, produzido em conjunto com a população atendida ou seja: os moradores são jovens dependentes químicos com até 18 anos, em geral em situação de rua ou vivendo conflitos familiares; todos devem, necessariamente, estar vinculados a tratamentos no Caps AD Infantojuvenil. A unidade é mista e nenhum menino ou menina que more ali está desvinculado de tratamento. Como vêm de históricos de abandonos e perdas, é feito um trabalho de reeducação e resgate da escolaridade, para que a alternativa daquele jovem não seja apenas a droga.
Essa modalidade terapêutica refere-se
CASO CLÍNICO
Você avaliou um paciente do sexo masculino, de 43
anos, usuário de 1 (uma) garrafa de cachaça/dia e 1
(uma) carteira de cigarro/dia há cerca de 17 anos, sem
uso de outras drogas, com aumento do padrão de
consumo há pelo menos 2 anos. Recentemente, vinha
bebendo cachaça em casa (sem frequentar o bar),
sendo a primeira dose pela manhã (para “abrir o
apetite”) e demais doses à noite, no “horário da
novela”, com finalidade de relaxar e diminuir sua insônia. O paciente relata que somente em algumas
situações “excedia” a quantidade de álcool
programada. Ele reporta que, associado ao uso de
álcool, vinha apresentando anedonia, insônia, perda do
interesse em atividades rotineiras, tristeza e o fato de
que estava se isolando em casa, passando boa parte
do tempo na cama. Parou subitamente de fazer uso de
álcool, quando passou a apresentar piora no quadro de
insônia, tremores importantes nas mãos, vertigem e
episódios de alucinações visuais (microzoopsias). O pai
do paciente relata que ele também apresentava ideias
delirantes paranoides (pensava que estava brincando
de se esconder de crianças da vizinhança), além de
certa desorientação alopsíquica.