SóProvas



Questões de JBoss


ID
126220
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

JBoss é

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    JBOSS é opensource.

    J4EE não existe.

    Só com isso respondemos a questão.

  • só umas obs. não concordo com algumas coisas da questão.

    1) questão de 2010, então não é J2EE, é JEE.

    2) acho muito forte falar "completamente" implementado em java. Tem xml, ajax(javascript),bpm etc.

    mas é fcc...tem q abstrair né ?

    curiosidade: jboss = LGPL (lesser gpl)

  • JBoss é um servidor de aplicação de código fonte aberto baseado na plataforma JEE implementada completamente na linguagem de programação Java.

    Quando eu li a questão entendi que as alternativas afirmavam que as duas plataformas (J2EE e J4EE - esta última não existe) são completamente implementadas em Java, não o JBoss.




    http://pt.wikipedia.org/wiki/JBoss_Application_Server
  • No caso implementada concorda com?

  • Não seria plataforma ?

  • Sim, mas quem é implementadO em Java é o JBoss, a plataforma Java mesmo é implementadA em C(e Assembly).

     

  • b-

    O JBoss (atualmente WIldfly Application Server a partir da versao 8) é a implementação de um servidor de aplicações consoante sas especifcações do Java-ENterprise Edition Standard e parte do JBoss Middleware Framework. É escrito em java e indepdente de plataforma.


ID
130021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a servidores de web e de aplicação, julgue os
próximos itens.

Apesar de ser embasado em J2EE e implementado em Java, uma das limitações do JBOSS é ser um servidor de aplicação incompatível com alguns dos sistemas operacionais que suportam Java, pois ele não oferece persistência.

Alternativas
Comentários
  • Parece que o erro da questão está em dizer que ele é "imcompatível com alguns dos sistemas...". Alguém que entende melhor do assunto poderia confirmar?

    Obrigada.

  • Errado. O JBoss, assim como outros aplicativos feitos em Java é compatível com todos os sistemas operacionais que possuem a JVM. Além disso, as aplicações no JBoss podem realizar persistência normalmente (acesso a dados).

    Programas escritos em Java, e que utilizam as funcionalidades definidas pelas APIs dos pacotes da plataforma Java, são executados na máquina virtual. A máquina virtual Java - JVM é, além de um ambiente de execução independente de plataforma, uma máquina de computação abstrata. Portanto, o sistema operacional não precisa interpretar a linguagem. Quem interpreta é a JVM, que por sua vez traduz para o computador o que o código quer dizer.
    Para cada sistema operacional há uma JVM, e é isso que possibiltia a execução de qualquer software escrito em Java para qualquer plataforma.

    Fonte: Treinamento Profissional em Java, Guilherme Somera, 2006, Editora Digerati Books, com adaptações.

  • Fala sério...O JBOSS é baseado em java. Então ele podec ser usado em qualquer S.O que suporte JAva!
  • JBoss é um servidor de aplicação de código fonte aberto baseado na plataforma JEE implementada completamente na linguagem de programação Java. Como é baseada em Java, JBoss pode ser usado em qualquer Sistema Operacional que suporte Java.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jboss
  • JBoss é um servidor de aplicação de código fonte aberto baseado na plataforma JEE e implementado completamente na linguagem de programaçãoJava. Em virtude disso, ele pode ser usado em qualquer Sistema Operacional que suporte a referida linguagem. O JBoss Application Server 7, para prover a sua inicialização, utiliza os arquivos: standalone.bat ou standalone.sh


ID
144853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito das tecnologias de bancos de dados e aplicações web.

São características comuns de uma plataforma web suportada pela tecnologia JBoss: o desenvolvimento de aplicações embasado na linguagem Java/JSP e o uso de interceptadores (interceptors) para implementar um modelo de controle de comportamento de aplicações com base na orientação a aspectos.

Alternativas
Comentários

ID
209248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de aplicações web, julgue os itens a
seguir.

O Jboss é um servidor de aplicação avançado que, apesar de ter sido implementado na linguagem Java, funciona em qualquer tipo de sistema operacional, independentemente de este ter sido desenvolvido em Java.

Alternativas
Comentários
  • JBoss é um servidor de aplicação de código fonte aberto baseado na plataforma J2EE implementada completamente na linguagem de programação Java. Como é baseada em Java, JBoss pode ser usado em qualquer Sistema Operacional que suporte Java.

  • Questão extremamenta mal formulada. O enunciado dá a entender que TODO o S.O. deve ser desenvolvido em Java para que haja suporte.

    " independentemente de este ter sido desenvolvido em Java" != " independentemente de este ter suporte a Java (JVM)"
  • QUestão mal formulada, java é multiplataforma e roda em qualquer sistema operacional independente de ter sido implementado em java.
  • Gostaria de saber o erro:

    1 - O Jboss é um servidor de aplicação avançado - CERTO
    2 - que, apesar de ter sido implementado na linguagem Java, - CERTO
    3 - funciona em qualquer tipo de sistema operacional, independentemente de este ter sido desenvolvido em Java - CERTO,  para isso basta que este SO tenha uma máquina virtual java.

    Alguém poderia informar qual o erro?
  • Também errei essa questão. Procurando justificativas achei essa na lista do timasters

    Se o SO não tiver uma JVM feita pra ele, o Jboss não funcionará.

    http://br.groups.yahoo.com/group/timasters/message/60921
  • Realmente uma bela pegadinha. Se imaginarmos um sistema operacional mainframe z/OS (em máquinas que custam R$ 30 milhões), nada do nosso cotidiano vai funcionar. Como estamos acostumados a pensar em Linux e Windows, caímos na pegadinha. Mas realmente, não funciona em qualquer tipo de S.O.

    Eu tbm errei!

    É o tipo de questão que está sempre errada, independente do conteúdo. Por exemplo, se no lugar de JBoss estivesse escrito Apache, MySQL, C++, DHCP, IP, LDAP, Java, IIS, MQ... a questão também estaria errada, porque nada funciona em qualquer tipo de S.O.

  • Esse, funciona em qualquer tipo de SO matou!
    E se o SO não tiver a JVM...não vai ser qualquer SO...

    Ficar atento às palavras sempre, todo, nunca, nenhum...

  • Errado.

     

    JBoss é um servidor de aplicação de código fonte aberto baseado na plataforma JEE implementada completamente na linguagem de programação Java. Como é baseada em Java, JBoss pode ser usado em qualquer Sistema Operacional que suporte Java.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jboss

  • 01 Q43338 Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SERPRO Prova: CESPE - 2008 - SERPRO - Analista - Desenvolvimento de Sistemas

    Apesar de ser embasado em J2EE e implementado em Java, uma das limitações do JBOSS é ser um servidor de aplicação incompatível com alguns dos sistemas operacionais que suportam Java, pois ele não oferece persistência.

    ( ) Certo         ( ) Errado

  • Eu pessoalmente acho que a questão foi péssimamente formulada


ID
215734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quanto às linguagens e tecnologias de programação, julgue o item
subsequente.

O modelo de componentes do JBoss Seam tem como característica o uso direto de componentes Enterprise JavaBeans como beans acoplados às páginas JavaServer Faces.

Alternativas
Comentários
  • O JBOSS Seam faz todo o trabalho de integração entre o JSF e o EJB para que o desenvolvedor possa se concentrar no domínio do negócio.
  • Desde quando JSF são páginas?

  • c-

    o grande lance do JEE é que o desenvolvedor pode confiar na plataforma para implementação de serviços padrão, representados por requisitos
    não funcionais. Para cada serviço ha uma ou mais tecnologias que, trabalhando individualmente ou em conjunto, abstraem-o de detalhes específicos


ID
230875
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sejam as seguintes assertivas sobre o JBossAS:

I. Utiliza o framework JPX como sua implementação da Java PersistenceAPI (JPA).

II. Os serviços de autenticação, autorização e comunicação segura são disponibilizados pelo framework JSM.

III. Pode ser classificado como um container Servlet/JSP, pois ainda não possui um implementação adequada para EJB.

Marque a alternativa corretaemrelação às assertivas acima.

Alternativas
Comentários
  • I - Utiliza Hibernate

    II - O framework de autenticação se chama SX

    III - Possui implementação EJB

ID
240529
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação ao Tomcat e JBoss:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão têm que ser anulada, pois o jboss tem a capacidade de atuar também como servidor web, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apache ou o IIS. Como servidor web, ele provê um servidor web HTTP puramente em Java. Ele também é baseado em uma arquitetura de microkernel JMX, onde todos os módulos que compõem o servidor, além das próprias aplicações, são componentes (MBeans) - plugados- ou substituídos dinamicamente, em runtime, sem a necessidade de paradas no servidor. Esta funcionalidade, que é chamada de "hot deploy", dá uma grande flexibilidade e robustez ao servidor.

     

    ALTERNATIVAS (B) E (D) CORRETAS

  • a)O Tomcat não é um servidor de aplicação completo baseado na plataforma J2EE, pois ele não da suporte ao EJB.
    b)é o Tomcat que se integra a outros servidores dedicados, inclusive ele pode ser integrado ao JBOSS para adicionar funcionalidades Servlet e JSP.
    c)è o JBOSS que implementa o EJB.
    d)Certo.
    e)Ao implementar o tomcat é adicionado estas funcionalidades.
  • Concordo com o primeiro comentário: O Jboss também pode ser integrado com outro servidor Web, como Apache Httpd ou IIS.
    Como ele tem um Tomcat "dentro" dele, entendo que o Jboss como um todo (como um servidor de aplicação completo) também se integra e não apenas o Tomcat "sozinho".
  • http://www.itnerante.com.br/group/servidores-de-aplicacao/forum/topics/d-vida-jboss-tomcat-e-iis


ID
240652
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre JBoss AS 4.0, considere:

(I) Não roda em sistemas operacionais na plataforma POSIX.
(II) Suporta qualquer máquina virtual Java entre as versões 1.4 e 1.6.
(III) Não roda em sistemas operacionais MS-Windows.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Essa questão têm que ser anulada, nenhuma das 3 alternativas está correta:

    JBoss AS 4.0 é um servidor de aplicações Java EE 1/4, com embutidos Apache Tomcat 5.5. Qualquer Máquina Virtual Java entre as versões 1.4 e 1.5 são suportados ( alternativa II errada ) . JBoss pode ser executado em inúmeros sistemas operacionais, incluindo muitas plataformas POSIX (como o Linux, FreeBSD e Mac OS X), Microsoft Windows e outros ( alternativa I e III erradas ), enquanto um adequado JVM está presente.

     

    ALTERNATIVA B, SEGUNDO A BANCA

     

  • O JBoss é um servidor de aplicações implementado em linguagem Java e baseado no J2EE, da Sun. Roda em qualquer plataforma que suporte Java, incluindo Windows e Linux.
  •  Edluise Costa, a questão está correta. A fonte onde você consegui a informação é que deve ter escrito o texto quando só existia a versão 1.5, A versão 1.6 é suportada também.

    E como o POSIX, e o WINDOWS suportam estas versões de máquina virtual então a 1 e 3 estão erradas.

    Ou seja somente a 2 está correta.

    Letra B.
  • Questão correta.

    http://en.wikipedia.org/wiki/JBoss

    Bons estudos.

ID
243055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca do servidor de aplicações Java EE (Enterprise Edition),
julgue o item subsequente.

A plataforma adotada pela SUN para a sua versão 6 do Java EE é o JBoss, que implementa resposta para requisições JSP e WebServices e ainda permite implantar servlets.

Alternativas
Comentários
  • A implementação de referência é o Glassfish v3.
  • JBOSS  é uma implementação da Red Hat, que dispõe de EJB, JSF e JPA.

    Outras implementações do JEE:

    * Apache Geronimo
    * GlashFish ( Sun )
    * Object Jonas

    Tem até uma questão aqui no QC que é justamente para dizer qual das alternativas não se refere a um servidor de aplicação.
  • Oracle GlassFish Server - GlassFish Server is the reference implementation of the Java EE platform APIs.

ID
316336
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação a Jboss e Tomcat, é correto afirmar

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a questão deveria perguntar a INCORRETA.

  • O comentário do colega logo acima faz sentido. Eis o que o FAQ oficial do projeto Apache/Tomcat descreve na pergunta 21:

    Is tomcat an EJB server? Can I use EJBs with tomcat? Tomcat is not an EJB server. Tomcat is not a full J2EE server. Tomcat is a Servlet container. Tomcat does support those parts of the J2EE specification that are required for Servlets, such as a subset of JNDI functionality. Furthermore, you can connect to remote J2EE servers, or run tomcat embedded inside a full J2EE server.

    O tomcat é um servidor EJB? Posso usar EJBs com o tomcat? O Tomcat não é um servidor EJB. Tomcat não é um servidor completo J2EE. O Tomcat é um container Servelet. Tomcat suporta as partes da especificação J2EE que são requeridas para Servelets, tais como, o subconjunto de funcionalidades JNDI. Mais além, você pode se conectar a servidores J2EE remotos ou executar o tomcat embutido dentro de um servidor J2EE completo.

    Ref.:http://wiki.apache.org/tomcat/FAQ/Miscellaneous#Q21
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!
  • Questão errada assim só serve pra deixar o camarada mais preocupado. 

  • A questão deveria perguntar a alternativa incorreta que no caso seria a letra D, visto que o servidor Tomcat não implementa EJB.


ID
319696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um framework geralmente facilita a realização de atividades rotineiras e comuns. O JBOSS Seam é um framework que fornece um conjunto de recursos padrão Java EE para o desenvolvimento de software. Com base nesse framework, versão 1.2.1, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
320335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção correta com relação à administração de serviços.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A - Certa, definição perfeita do IIS

    C- Errada, O tomcat não é um container de servlets.


    Vamos na fé !



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • C. O TOMCAT não é um servidor de aplicações, é apenas um Servlet Cointainer.

    Um Servlet apenas faz a ponte da informação carregada em HTTP para um componente Web, que carregará esse processamento para outras aplicações.


ID
321298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção correta com relação a tecnologias empregadas nos servidores web ou de aplicação Zope, Jboss, Apache e Tomcat.

Alternativas

ID
362707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos ao desenvolvimento de sistemas
web.

O servidor de aplicativo JBoss é utilizado para programas desenvolvidos em Object Pascal, portanto, não pode executar sistemas web implementados em Java.

Alternativas
Comentários
  • Que "criatividade" do CESPE...
  • O JBoos é implementado em Java para ser um servidor de aplicação que executa Java. Object Pascal é a linguagem utilizadas por ferramentas como o Borland Delphi.

    Assertiva Errada.

  • Como 4 pessoas marcaram como certa?  kkkkkk (foi mal só para descontrair!)


ID
384481
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O ciclo de vida dos componentes ou serviços do servidor JBoss são comandados pelo

Alternativas
Comentários
  • A base do JBoss é o JBoss Microkernel que usa a especificação JMX (Java Management Extensions, JSR 003) através da qual módulos podem ser plugados através de MBeans. É assim que serviços de EJB, JMS, JTA, etc são providos no JBoss.
  • Poxa, pensei que JMX fosse usado apenas em caso de eu querer monitorar as minhas aplicações ou o servidor...pelo visto, JMX não pode ser considerado nem um módulo então, já que ele é obrigatório!

  • a-

    aplicações Java comunicam com banco por conexões JDBC. Para conexão JDBC, informações como usuário, senha e base de dados é necessário. aplicações ou nos servidores de aplicação defibnem as configurações das conexões JDBC. Data Sources definem configurações JDBC  em um servidor de aplicação. Os Data Sources permitem uma única configuração JDBC utilizada por diversas aplicações. Eles também permitem outros tipos de configurações compartilhadas, como a configuração de um Connection Pool. Além disso, o Data Sources tambem possiblilita utilizar o serviço de transações dos servidores de aplicação. Esse serviço é pelo Java Transaction API (JTA).


ID
459361
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação a servidores de aplicação JEE, considere:

I. No JBoss, um load balancer pode ser implementado por software ou hardware, sendo que um load balancer externo implementa o seu próprio mecanismo para entender a configuração do cluster e prover sua forma de balanceamento de carga e failovere.

II. No JBoss, a alta disponibilidade está baseada em funcionalidades, tais como, criação de cluster, cache, failover, balanceamento de carga e implementação em ambientes distribuídos.

III. Criação, edição e exclusão de perfis e grupos de usuários, atribuição de perfis aos usuários e validação de e-mail no cadastro de novos usuários, são algumas das ferramentas disponíveis na administração do JBoss.

IV. No WebSphere, a capacidade de fornecer um ambiente de alta disponibilidade está embasada nas no Business Events, através da exploração da funcionalidade natural do Application Server Network Deployment.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • JBoss é baseado em uma arquitetura de microkernel JMX , onde todos os módulos que compõem o servidor, além das próprias aplicações, são componentes (MBeans) - plugados- ou substituídos dinamicamente, em runtime, sem a necessidade de paradas no servidor. Esta funcionalidade, que é chamada de "hot deploy", dá uma grande flexibilidade e robustez ao servidor.

    Outra funcionalidade bastante interessante é que o microkernel pode, ao ser inicializado, baixar toda a sua configuração, as classes de que necessita e as aplicações à partir de um servidor HTTP. Com isto é possível se criar -farms- de servidores JBoss à partir de um servidor central. E como o microkernel do JBoss cabe tranqüilamente em umfloppy, é possível se fazer servidor totalmente auto-configurado.

    O JBoss 4.0 inclui um framework para AOP - Aspect-Oriented Programming [2]- que permite que os desenvolvedores possam facilmente acrescentar serviços como transações, persistência e replicação de cache à partir de objetos Java comuns, sem a necessidade de criar EJBs. O framework AOP cuida de todo o trabalho de transformar o objeto Java em um EJB, e libera o desenvolvedor para se concentrar na lógica de Negócio das aplicações.

  • para o primeiro item
    fonte: http://docs.jboss.org/jbossas/jboss4guide/r4/html/cluster.chapt.html

    Other JBoss services, in particular the HTTP web services, do not require the client to download anything. The client (e.g., a web browser) sends in requests and receives responses directly over the wire according to certain communication protocols (e.g., the HTTP protocol). In this case, a load balancer is required to process all requests and dispatch them to server nodes in the cluster. The load balancer is typically part of the cluster. It understands the cluster configuration as well as failover policies. The client only needs to know about the load balancer.
  • It can be implemented either in software or hardware. > https://docs.jboss.org/jbossas/docs/Clustering_Guide/beta422/html/clustering-intro-arch-balancer.html


ID
644464
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere que o JBOSS está instalado de forma padrão na plataforma Windows, em c:\jboss. Nessas condições, o arquivo EAR deve ser instalado (copiado) no diretório:

Alternativas
Comentários
  • Atenção quanto a essa questão, essa estrutura de Deploy já não é aceita desde a versão 7 do Jboss, lançada a cerca de 4 anos.
    Estrutura de Deploy até a versão 6
    $JBOSS_HOME/server/default/deploy/
    Nova estrutura
     $JBOSS_HOME/standalone/deployments/
    Referência
    http://docs.jboss.org/switchyard/releases/0.1/userguide/html/sid-2654315.html
  • Estrutura da versão antiga JBOSS 6 AS. O JBOSS 6 EAP (derivada da JBOSS 7 AS) já segue o novo padrão de standaolne e domain.

  • Questão antiga. As bancas estão cobrando a estrutura do JBoss AS7:

    bin: Scripts de inicialização e configuração

    bundles: Localização dos pacotes OSGi

    docs: Licenças e definições dos XML Schemas (XSD) utilizados

    domain: Arquivos de configuração, deployments, bibliotecas externas (lib/ext) utilizadas por todo o JBoss (domain)

    modules: Módulos utilizados pelo servidor

    standalone: Arquivos de configuração, deployments, bibliotecas utilizadas por um server

    welcome-content: Conteúdo padrão para a página de boas vindas (/)


    No diretório standalone ficarão suas aplicações e configurações de um único server. A estrutura de diretórios dele é auto-expicativa: configuration, para as configurações, data para dados persistentes (sobrevivem após o restart), deployments para suas aplicações, lib para bibliotecas, log para logs e tmp são os arquivos temporários.

    Bons estudos!



ID
708922
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No JBoss Application Server 7, o servidor poderá ser iniciado para permitir o gerenciamento de múltiplas instâncias do servidor (sejam elas físicas ou virtuais, a partir de um ponto único) ou para se comportar como um único processo independente. Essas formas de execução podem ser conseguidas respectivamente por meio da execução do(s) script(s) ......, presente(s) na pasta bin do JBoss no servidor.

A lacuna pode ser preenchida corretamente por:

Alternativas
Comentários
  • domain.sh e standalone.sh.
  • Para iniciar o JBoss AS 7 de modo domain execute o script JBOSS_HOME/domain.sh no Linux ouJBOSS_HOME/domain.bat no Windows.


     Então para utilizar o Standalone mode basta iniciar o scriptJBOSS_HOME/standalone.sh no Linux ou JBOSS_HOME/standalone.bat no Windows.

  • Os modos de execução do JBOSS são questões recorrente da Carlos Chagas,

     

    Agora, ela deveria ter mencionado no caput da questão que era servidor Linux/Unix.

     


ID
709363
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quando o JBoss Application Server 7 é iniciado para permitir o gerenciamento de múltiplas instâncias do servidor, há um arquivo de configuração principal que inclui a
configuração de vários perfis (profiles) que instâncias do servidor podem ser configuradas para executar. Esse arquivo é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • "The most significant part of the configuration in domain.xml and standalone.xml is the configuration of one (instandalone.xml) or more (in domain.xml) "profiles". A profile is a named set of subsystem configurations. A subsystem is an added set of capabilities added to the core server by an extension (see "Extensions" above)."

    Fonte:https://docs.jboss.org/author/display/AS7/General+configuration+concepts
  • O Domain Mode permite iniciar várias instâncias e também oferece uma maneira centralizada de gerenciamento dos recursos facilitando a administração das instâncias JBoss, geralmente utilizado quando se tem vários servidores e opta-se por um gerenciamento multi-server. O Domain Mode pode ser visto como uma unidade de instâncias que compartilham recursos e configurações e são administradas por um processo chamado Domain Controller. O arquivo de configuração é o: domain.xml


    Alternativa: B


ID
726763
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No JBoss Application Server 7, o Command Line Interface (CLI) é carregado por meio de um arquivo contido na pasta bin do diretório onde o JBoss foi instalado. Esse arquivo, dependendo do Sistema Operacional, pode ser

Alternativas
Comentários

ID
770170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens consecutivos, relativos a JBossSeam.

A anotação @End, no JBossSeam, especifica que o método anotado termina a conversação em andamento; o contexto da conversação que recebe essa anotação será destruído no final do request.

Alternativas
Comentários
  • @Begin e @End (lozalizadas no pacote org.jboss.seam.annotations) – estas  duas anotações marcam os métodos que iniciam e terminam uma 
    funcionalidade transacional da aplicação. No caso do exemplo da Agenda de Contatos, os métodos: String novoContato () e String editar (Contato 
    contato), marcam o início da transação referente a abertura do formulário JSF para inclusão de um novo contato e abertura do formulário com os dados de um  
    contato selecionado a partir da lista de contatos, para edição do mesmo, respectivamente. A transação é finalizada quando é invocado o método String 
    salvar(), que persiste as informações do contato em banco de dados,  terminando o estado de conversation no qual é identificado pelo framework Seam.

    http://www.summa.com.br/wp-content/uploads/jboss_seam-artigo-edicao581.pdf

     

ID
770173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens consecutivos, relativos a JBossSeam.

Ao adicionar-se uma tag @In de uma EJB na ActionJBossSeam, a XHTML poderá acessar seus atributos.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a especificacao: @In is the dependency injection (see next section) annotation for JBoss Seam; there is some “name matching” magic going on here – if you name your variable facesContext, JBoss Seam will ensure that the actual JSF FacesContext instance is injected

ID
771979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens consecutivos, a respeito de servidores de aplicação
e de arquivos.

O servidor de aplicação JBoss fornece o aplicativo JMX para visualização do servidor, porém o acesso padrão é bloqueado até mesmo para o usuário admin. Para que esse acesso seja liberado, é necessário alterar as configurações no arquivo jmx-console-users.properties.

Alternativas
Comentários

ID
805633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com referência ao servidor de aplicação J2EE Jboss, julgue o  item  que se segue.

Após ser instalado e sem receber nenhuma customização, esse servidor disponibiliza o console de administração no endereço http://ip:8080/admin-console, em que ip corresponde ao endereço da máquina onde foi instalado o servidor.

Alternativas
Comentários
  • Não sei a qual versão do Jboss essa questão se refere, mas nas versões 6 e 7, o console de administração é acessado por http://localhost:9990/console/App.html.

     

    Fonte: https://access.redhat.com/documentation/pt/red-hat-jboss-enterprise-application-platform/7.0/single/getting-started-guide/#management_interfaces

     

  • JBOSS x Acesso a Área de Configuração
    Com o servidor iniciado, para acessar a área de login do JBoss AS Administration Console deve-se digitar,
    na linha de endereço do navegador, http://localhost:8080/admin-console.

     

    No JBOSS 6 pode-se acessar o console web de gerenciamento utilizando a seguinte porta padrão, pré-definida na instalação: 9990.


ID
805636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com referência ao servidor de aplicação J2EE Jboss, julgue o  item  que se segue.

É inadequada a utilização de arquivos XML nas aplicações providas para esse servidor, pois ele é incapaz de operar como um webservice.

Alternativas
Comentários
  • Ele é capaz de operar em Webservice

  • XML é vida!


ID
900544
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O JBoss Application Server 7, para prover a sua inicialização, utiliza o arquivo

Alternativas
Comentários
  • https://docs.jboss.org/author/display/AS71/Command+line+parameters

    O
     arquivo standalone inicializa uma instância de servidor independente. ( e não um pool como no caso do arquivo domain)
  • Apesar de existir o arquivo run.bat ou run.sh, esse arquivo não faz nada. O conteúdo dele é:

    #!/bin/sh
    # Placeholder for people used to run.sh from older version redirecting them to read the readme
    echo 
    echo ============================================================================
    echo 
    echo To start JBoss Application Server please see `pwd`/../README.txt
    echo 
    echo ===========================================================================
    echo



    Ele informa para verificar o arquivo README.txt. Nesse arquivo, existem duas formas de iniciar o JBoss7:

    Starting a Standalone Server
    ----------------------------
    An AS7 standalone server runs a single instance of AS7.
     
    /bin/standalone.sh      (Unix / Linux)
     
    \bin\standalone.bat     (Windows)
     
     
    Starting a Managed Domain
    --------------------------
    An AS7 managed domain allows you to control and configure multiple instances 
    of AS7, potentially across several physical (or virtual) machines.  The default 
    configuration includes a domain controller and a single server group with three 
    servers (two of which start automatically), all running on the localhost.
     
    /bin/domain.sh      (Unix / Linux)
     
    \bin\domain.bat     (Windows)
  • Após baixar e extrair a distribuição do AS 7 é hora de testar nossa instalação. Para isso, executaremos três operações simples: start, stop e restart do servidor de aplicação. A partir de agora, faremos referência ao diretório raiz da instalação do JBoss AS como AS7_HOME. Assim, acesse o diretório AS7_HOME/bin e execute o script standalone.(sh|bat).

    Como pode ser notado, existem duas versões para cada script fornecido pelo AS 7. Uma para a plataforma Linux (.sh):

    $ ./standalone.sh

    E outra para a plataforma Windows (.bat):

    > standalone.bat


ID
906832
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um software servidor de aplicação oferece um ambiente para a instalação e execução de certos tipos de aplicações, centralizando e dispensando a instalação da aplicação nos computadores clientes e disponibilizando uma plataforma que separa do desenvolvedor de software algumas das complexidades de um sistema computacional. Dentre os principais servidores para aplicações Java EE estão o JBoss e o Tomcat. Sobre eles, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Vamos aos comentários das alternativas :
    a) A grande vantagem do JBoss é que não é necessário fazer a administração e configuração manualmente através da manipulação de arquivos XML. Ele possui, desde que foi criado, assistentes que permitem fazer a configuração e administração do ambiente de forma bastante amigável.
    Alternativa errada. O JBoss possui sim recursos de administração via interface web, não sendo necessário a manipulação de arquivos XML, porém esses recursos não estão presentes desde a sua criação
    b) O JBoss é um Contêiner Web, parte da plataforma corporativa Java EE, que abrange as tecnologias Servlet e JSP, incluindo tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources. Porém, o JBoss não implementa um contêiner EJB e, consequentemente, não suporta EJBs.
    Alternativa errada. O JBoss não é só um contêiner Web, ele e um contêiner integralmente certificado para Java EE6 , contendo uma gama de serviços, incluindo entre eles o suporte a EJB´s
    c) O JBoss tem como aspectos positivos o fato da administração e manutenção da configuração ser bastante simples após um aprendizado inicial, porém, só é distribuído como um software proprietário, o que gera altos custos de licença de uso.
    O JBoss foi adquirido pela Red Hat , mas não por isso passou a ser um produto proprietário, o download do JBoss Enterprise Application Platform ( e seu código fonte ) continua disponível, não sendo necessário custos com licença de uso.
    d) O Tomcat tem a capacidade de atuar como servidor web/HTTP autônomo, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado, como o Microsoft IIS, ou ainda como parte integrante de um servidor de aplicações mais amplo, como JBoss AS, provendo os recursos de Java Servlet e JSP.
    Alternativa correta e representa corretamente como o Tomcat pode atuar, atuando como servidor stantalone , ou , integrado com um servidor de aplicação, como é o caso de sua atuação no JBoss AS
    e) O Tomcat é um servidor de aplicação completo que suporta as tecnologias servlet/JSP, EJB, JPA e outras tecnologias Java. Desde que foi criado, o Tomcat é a Implementação de Referência para as tecnologias servlet/JSP.
    Alternativa errada. O Tomcat não é um servidor de aplicação completo, ele é um servidor WEB, e não suporta EJB.
    Portanto, alternativa correta é a letra D
  • Resposta Letra D. Alguém poderia me dizer o erro da Letra E?

  • Não é a letra "E" porque o Tomcat não é um WebContainer completo, mas sim um Container WEB

  • Letra D

    Tomcat é um servidor webJava, mais especificamente, um container de servlets. O Tomcat é um servidor de aplicações JEE, porém não é um servidor de EJBs. Desenvolvido pela Apache Software Foundation, é distribuído como software livre dentro do conceituado projeto Apache Jakarta, sendo oficialmente endossado pela Sun como a implementação de referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP). Ele cobre parte da especificação J2EE com tecnologias como servlet e JSP, e tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources.


    Letra E

    Ele tem a capacidade de atuar também como servidor web, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apacheou o IIS. Como servidor web, ele provê um servidor web HTTP puramente em Java.

    Ai fica a dúvida terrena.

  • O erro da D está no fato de o Tomcat não se propor a ser um "servidor de aplicação completo", esse é o propósito do JBoss.

    Ainda que, hoje, possamos agregar outras tecnologias ao Tomcat e conseguir alcançar recursos similares aos recursos de um servidor de aplicação, o Tomcat, por definição é uma implementação opensource Servlet/JSP (container JSP/Servlet).

  • Karlos

    Está errado porque:

    O Tomcat é um servidor de aplicação completo (Não é completo , pois não tem EJB) que suporta as tecnologias servlet/JSP, EJB, JPA e outras tecnologias Java. Desde que foi criado, o Tomcat é a Implementação de Referência para as tecnologias servlet/JSP.


  • Tomcat não é um servidor de aplicação. É um servlet container!

  • Parece que a banca queria que você fosse resolvendo por eliminação, até você chegar na letra d)

     

    O que a banca propõe na letra d) é possível, porém imbecil - usar Tomcat integrado com MS IIS ou Tomcat integrado com JBoss AS.

     

    Decida-se: ou use .NET ou JEE. Use um Application Server robusto como JBoss AS se você estiver fazendo algo sério ou Tomcat se estiver brincando.

     

    A banca propõe uma combinação imbecil pra fazer você pensar que está errado.

  • d-

     o Tomcat não é um Application Server, mas servlet container. Web Tier pode ser implementada em Servlet Containers, "mini" servidores de
    aplicação mais leves entretanto não disponibilizam todos os serviços dos servidores de aplicação. Às vezes é melhorsomente com Servlet Containers, colocando a lógica de negócio em Plain Old Java Objects (POJOs). É isso q JEEServer é dividido em Web Tier e Business Tier.


ID
909979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a servidores web e aplicações, julgue os itens que se
seguem.

O Java runtime environment (JRE) é o pré-requisito para o funcionamento do servidor de aplicações Jbosss.

Alternativas

ID
928711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quanto a servidores de aplicação, julgue os próximos itens.

No modo de configuração mínimo do sevidor JBoss, há suporte para o serviço JMS e no modo default, é provido o serviço IIOP; o arquivo data/jboss-service.xml lista serviços prestados quando o servidor é ativado; DATA é um dos cinco níveis básicos de log.

Alternativas
Comentários
  • Existem 6 níveis de log no Jboss FATAL, TRACE, DEBUG, INFO, ERROR, WARN
  • Se você soubesse a estrutura de pastas do JBoss, dava pra matar a questão. O arquivo XML fica na pasta conf. 

    Fonte: http://www.uniriotec.br/~paulo.pires/cursos/TABD1/JBoss.pdf
  • A afirmação "DATA é um dos cinco níveis básicos de log" torna a questão errada.

  • 1.1.1. Server Configurations
    minimal

    has a minimal configuration—the bare minimum services required to start JBoss. It starts the logging service, a JNDI server and a URL deployment scanner to find new deployments. This is what you would use if you want to use JMX/JBoss to start your own services without any other J2EE technologies. This is just the bare server. There is no web container, no EJB or JMS support. This is not a J2EE 1.4 compatible configuration.

    http://docs.jboss.org/jbossas/docs/Getting_Started_Guide/beta422/html/The_JBoss_Server___A_Quick_Tour-Server_Configurations.html


ID
928714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quanto a servidores de aplicação, julgue os próximos itens.

No sevidor JBoss, abaixo do diretório identificado por JBOSS_HOME, há o subdiretório bin/, que contém scritps para iniciar a execução do servidor, e o subdiretório webapps / que contém as aplicações implantadas (deployed); dados sobre os domínios de segurança são tipicamente armazenados em conf/domain-security.xml.

Alternativas
Comentários
  • JBOSS_HOME é apenas uma variável de ambiente e não um diretório com subdiretórios conforme afirmado. Logo, errado.
  •  o erro principal da questão, era que as aplicaçoes ficam no diretório webapps (correto: server/default/deploy)


ID
933169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos servidores de aplicação, julgue os itens a seguir.

Na arquitetura do JBoss, qualquer componente pode ser reiniciado, reconfigurado, substituído ou atualizado a quente.

Alternativas

ID
946918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de servidores de aplicação e de Web, julgue os próximos itens.

No JBoss AS7, a carga de classes (class loading) é baseada em módulos, que devem definir dependência explícita em relação a outros módulos.

Alternativas
Comentários
  • Caramba.. questão maneira!

    Super atual

    Jboss 7 foi todo reformulado... ficou muito mais rápido e agora trabalha com o conceito de módulos
  • Discordo! 

    Pode haver também dependências implícitas com outros módulos.

    https://docs.jboss.org/author/display/AS7/Implicit+module+dependencies+for+deployments

  • Pode até ter também dependências implícitas com outros módulos, mas não torna a questão incorreta, pois ela apenas descreveu de forma literal o trecho destacado abaixo:

    "No JBoss AS7 a carga de classe em AS7 é consideravelmente diferente das versões anteriores do JBoss AS. A carga de classe é baseada no projeto JBoss Modules. Em vez do mais familiar ambiente de carga de classe hierárquica, a carga de classe do AS7 é baseada em módulos que têm de definir as dependências explícitas em relação a outros módulos. Implementações em AS7 também são módulos, e não têm acesso a classes que são definidas em jars no servidor de aplicação, a menos que uma dependência explícita sobre essas classes seja definida."

    Fonte: https://docs.jboss.org/author/display/AS7/Class+Loading+in+AS7#


ID
947440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de servidores de aplicação, julgue os itens que se seguem.

Apache, Tomcat, Jboss, WebSphere, Redmine e ISS, são exemplos de servidores de aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Apache, por si só não é um servidor de aplicação.
  • Complementando, Redmine tambem nao eh um servidor de aplicao.

    Redmine: A flexible project management web application which includes a gantt char...
  • Ao meu ver o Tomcat é um servidor web que lida pricipalmente com servlets e JSP. Também invalidaria a questão...

  • Apache e Redmine não são; os demais são!!

  • Mais um erro é que não existe servidor ISS e sim IIS (Internet Information Services)

  • Tomcat não é um servidor de aplicação. Ele é apenas um Servlet e JSP container.


    Isso pode ser confirmado na primeira sentença da documentação do Tomcat:

    http://tomcat.apache.org/tomcat-8.0-doc/index.html

  • Redmine e uma aplicação em PHP (open source) que utiliza o Scrum.

  • Engraçado que a CESPE, contrariando os próprios mantenedores dos softwares, (e, portanto, na minha interpretação, erradamente) chama em alguns de seus Editais


    19 Servidores de aplicação.

    19.1 JBoss Application Server.

    19.2 Apache Web Server.

    19.3 Tomcat Application Server.

  • Redmine é um sistema para gerenciamento de projetos


ID
991054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito do servidor Jboss, julgue os itens a seguir.

Para carregar um snapshot ao inicializar o serviço do Jboss, deve-se utilizar a opção –server-config.

Alternativas
Comentários
  • https://access.redhat.com/site/documentation/en-US/JBoss_Enterprise_Application_Platform/6.1/html/Administration_and_Configuration_Guide/Load_a_Configuration_Snapshot.html
    Correto segundo documentação acima.

  • não seria --server-config ? com -- (dois hifens)?

  • Queria saber qual o critério do CESPE para analisar recursos. O correto mesmo seria --server-config.

     

    De duas uma, ou ninguém percebeu isso, o que acho pouco provável hoje em dia, ou entrou com o recurso e o CESPE nem anulou e nem mudou o gabarito. Mas já vi erros muito parecidos resultarem em alteração de gabarito. 

     

    O mais justo mesmo seria anular. Alterar o gabarito por vezes acaba prejudicando quem sabia a resposta e não se atentou, ou ainda sabia a reposta, percebeu, mas preferiu marcar como certo, apostando que o gabarito não seria alterado, como foi o caso nessa e em tantas outras questões.

     

  • É possível que o examinador tenha escrito com dois traços, mas o corretor mudou para um traço simples também. Nunca se sabe.


ID
991057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito do servidor Jboss, julgue os itens a seguir.

Para serem gerados snapshots da instância Jboss que estiver em execução, é necessário executar o comando save-snapshot.

Alternativas
Comentários
  • https://access.redhat.com/site/documentation/en-US/JBoss_Enterprise_Application_Platform/6.1/html/Administration_and_Configuration_Guide/Save_a_Configuration_Snapshot_Using_the_Management_CLI.html
    Segundo essa documentação o comando correto é: take-snapshot

  •  take-snapshot


ID
1007074
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A versão 7 do JBoss Application Server, JBoss AS 7, trouxe o modo de trabalho Domain Mode, que permite iniciar várias instâncias e também oferece uma maneira centralizada de gerenciamento dos recursos facilitando a administração das instâncias JBoss.

Para iniciar o JBoss AS 7 no Domain Mode deve-se executar, de acordo com o sistema operacional, o script (que geralmente encontra-se na pasta JBOSS_HOME/bin) .....I....

O Domain Mode pode ser visto como uma unidade de instâncias que compartilham recursos e configurações e são administradas por um processo chamado ....II....

A lacuna I, que se refere ao script e a lacuna II, que se refere ao processo, são, respectivamente:


Alternativas
Comentários
  •  O Domain Mode pode ser visto como uma unidade de instâncias que compartilham recursos e configurações e são administradas por um processo chamado Domain Controller

    Para iniciar o JBoss AS 7 de modo domain execute o script JBOSS_HOME/domain.sh no Linux ouJBOSS_HOME/domain.bat no Windows.


    http://jbossdivers.wordpress.com/2012/09/28/introducao-ao-domain-mode-no-jboss-as-7-1-2-jboss-eap-6-parte-1/

  • Questão ninja! Só acertei porque tive calma e também por ver o .sh e .bat respectivamente pertencentes ao linux e windows 



ID
1007242
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O JBoss Application Server 7, ou JBoss AS 7, é a mais nova versão do Servidor de Aplicação Java, de código aberto utilizado por desenvolvedores de aplicações corporativas baseadas na plataforma Java EE. As características que se destacam nessa nova versão são a sua velocidade de inicialização e os modos de trabalho, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B:
    O Standalone Mode foi adicionado nesta versão. Quando o gerenciamento centralizado não é necessário, ou se você for um desenvolvedor trabalhando em um projeto usando JBoss Developer Studio (JBDS), modo standalone é o mais correto.
    O
    Domain Mode é uma das novidades trazidas pela JBoss AS7. Este modo fornece um único ponto de controle chamado de controlador de domínio para executar e gerenciar uma coleção de servidores.

    Via: http://www.jbossauthority.com/standalone-vs-domain-mode-jboss-eap-6/
  • Prezados,

    A questão pergunta quais são os modos de trabalho do JBoss AS 7, e segundo a documentação do mesmo, podemos ver que os modos de operação são o Standalone Mode e Domain Mode, portanto, alternativa correta é a letra B


    Fonte : https://community.jboss.org/wiki/AdministrandoJBossApplicationServer7-Parte1


  • Assunto que vem sendo cobrado com alguma frequência pela FCC. 

    Apareceu em outras questões, porém de uma maneira diferente :

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/7680bbf5-a2

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/7d14dc5c-19 


ID
1099177
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dadas as afirmações a seguir,

I. O servidor de aplicações Web JBoss é baseado no servidor Web Tomcat; porém, com algumas diferenças, como por exemplo o uso do conector APR, ao invés do NIO.

II. O servidor Web Apache, mesmo em sua instalação padrão, dá suporte a tecnologia JEE Servlets.

III. Em suas instalações padrões, tanto o JBoss, quanto o Tomcat dão suporte à execução de componentes Enterprise Java Beans.

IV. O servidor Web Tomcat, mesmo em sua instalação padrão, dá suporte a tecnologia JEE Servlets.

verifica-se que somente

Alternativas
Comentários
  • b-

    A Web Tier pode ser implementada em Servlet Containers, mais leves mas não disponibilizam todos os serviços. O Apache Tomcat é um Servlet Container.

  • A primeira assertiva está errada. JBoss não é baseado em Tomcat, mas sim em Java. A alternativa correta deveria ser a letra E.


ID
1159618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de servidor de aplicação Jboss 7.

Alternativas
Comentários
  • A letra E está errada só por causa de Standalone Server e Manager Domain ao invés de Standalone Mode e Domain Mode?

  • Alternativa D) é a correta:

    "Command history

    Command (and operation request) history is enabled by default. The history is kept both: in-memory and in a file on the disk, i.e. it is preserved between the command line sessions. The history file name is .jboss-cli-history and is automatically created in the user's home directory. When the command line interface is launched this file is read and the in-memory history is initialized with its content.

    While in the command line session, you can use the arrow keys to go back and forth in the history of commands and operations. To manipulate the history you can use history command.

    If executed w/o the argument, it will print all the recorded commands and operations (up to the configured maximum, which is by default 500) from the in-memory history.

    history supports three optional arguments:

    disable - will disable history expansion (but will not clear the previously recorded history);
    enabled - will re-enable history expansion (starting from the last recorded command before the history expansion was disabled);
    clear - will clear the in-memory history (but not the file one)
    ."

    fonte : https://developer.jboss.org/wiki/CommandLineInterface.

  • Rodrigo, acredito que não.

    O fator principal é o gerenciamento centralizado e não em relação a sua capacidade de armazenamento

  • Alguém comenta o item A?

  • a) [ ERRADO ]

    "All JBoss AS [ Application Server ] management resources are organized in a tree. The path to the node in the tree for a particular resource is its address." - https://docs.jboss.org/author/display/AS7/Management+resources

    Está errado dizer que "A hierarquia dos recursos de gerenciamento do Jboss pode ser representada de diversas formas" como afirma a questão, a representação de recursos de gerenciamento é somente através de uma árvore.

     

    b) [ ERRADO ] The domain.xml, host.xml and standalone.xml configuration files all include a section where interfaces can be declared.
    https://docs.jboss.org/author/display/AS71/Interfaces+and+ports


    c) [ ERRADO ] Não é só via comando de linha:
    The JBoss 7 management console is served through the default HTTP management endoint.
    Typically that's http://localhost:9990/console
    https://developer.jboss.org/wiki/JBoss7ManagementWebUI


    d) [ GABARITO ] Comentado pelo Sergio Raulino


    e) [ ERRADO ] Comentado pelo Gustavo N

  • E uma árvore não pode ser um grafo também?


ID
1202896
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O JBoss Application Server 7 é um servidor que pode ser inicializado de dois modos diferentes. Sobre o modo domain é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a)O JBoss AS 7 pode ser iniciado (JBOSS_HOME/bin/domain.sh) para permitir o gerenciamento de múltiplas instâncias do servidor, sejam elas FÍSICAS ou VIRTUAIS, a partir de um ponto único, ou seja, vários processos - um para cada instância - dependentes de um único ponto único (HOST CONTROLLER). Ou ainda, pode também o JBoss AS 7 ser iniciado (JBOSS_HOME/bin/standalone.sh) para comportar como um único processo independente.

    b)Cada instância do JBOSS não é independente, dependerá do HOST CONTROLLER. Somente no modo Standalone que haverá uma única instância. Ademais, as configurações ficam em JBOSS_HOME/configuration

    c) Para iniciar o JBoss utilizando configuração alternativa utiliza:

    ./standalone.sh --server-config=standalone-preview.xml ==> STANDALONE

    ./domain.sh --domain-config=domain-preview.xml ==> DOMAIN MODE

    d)Para acessar o console de administraçao: (NÃO USA HTTPS)

    http://localhost:9990/console

    A porta 9990 é a porta default. Se desejar modificar acesse o arquivo http-interface port :

    Em linha de comando para acessar o console:

    cd $JBOSS_HOME/bin

    ./jboss-admin.sh --connect

    e) Para adicionar um novo usuário execute: 

    ./jboss-as-7.1.0.CR1/bin/add-user.sh

  • Caí na pegadinha da letra A.. VÁRIAS instâncias no MESMO HOST = host controller... hosts distintos = domain controller (gerenciando diversos host controller)

    https://docs.jboss.org/author/display/AS7/Domain+Setup?_sscc=t


ID
1226980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a servidores de aplicação e à preparação de serviços Web, julgue os itens que se seguem.

Jboss e Tomcat são servidores de aplicação equivalentes no que se refere ao suporte a aplicações corporativas na plataforma Java, visto que ambos implementam uma pilha JEE (Java Enterprise Edition) completa.

Alternativas
Comentários
  • Ele não é considerado um Servidor de aplicações JEE porque ele não implementa toda a especificação JEE, mas somente a parte de Servlets, outros serviços de JEE como EJB, JMS, etc... não são implementadas pelo Tomcat. 

  • O Jboss é considerado um Servidor de aplicação FULL, enquanto o Tomcat é considerado um Container de Servlets e JSPs.
  • e-

     Tomcat não é um Application Server, um servlet container.

    servidor de aplica;'ao: GlassFish, Wildfly, WebLogic, JBoss


ID
1305958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca dos servidores de aplicação e da Web, julgue os itens subsecutivos.

A plataforma Web JBoss Enterprise 5.0 usa microcontainers para integrar serviços corporativos, juntamente com containers Servlet/JSP e EJB, mas a necessidade de utilização de construtor com argumentos impede que esses microcontainers lidem com POJOs (plain old Java objects).

Alternativas
Comentários
  • Nunca ouvi falar nesse microcontainers, mas um POJO pode sim ter construtores com argumentos.

  • 3.3. Criação de POJOs

    Antes de um POJO poder ser usado, você precisa criá-lo. Você precisa de um mecanismo de nomeação que o permite registrar uma referência à instância de POJO com um nome. Os clientes precisam deste nome para usar o POJO.


    O Microcontainer fornece tal mecanismo: o Controlador. O Controlador permite você implantar seus serviços baseados no POJO em um ambiente do período de execução.


    https://access.redhat.com/documentation/pt-BR/JBoss_Enterprise_Application_Platform/5/html-single/JBoss_Microcontainer_User_Guide/index.html#chap-JBoss_Microcontainer_User_Guide-Building_Services


  • Capítulo 2. Introdução ao Microcontainer

    O JBoss Microcontainer é uma refatoração do JBoss JMX Microkernel para suporte direto da implantação POJO e uso autônomo fora do servidor do aplicativo JBoss.

ID
1308886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de servidores de aplicações web, julgue os seguintes itens.

O Data Base Agnostic, recurso do JBOSS, trabalha com qualquer RDBMS (relational data base management system) suportado pelo Hibernate.

Alternativas
Comentários
  • JBoss Portal is Database-Agnostic.

    JBoss Portal employs Hibernate as an interface to RDBMS. Most RDBMS supported by Hibernate will work with JBoss Portal.

    Disponível em: https://docs.jboss.org/jbportal/v2.2/user-guide/en/pdf/JBossPortalUserGuide.pdf

  • A ideia de agnóstico significa que a tecnologia relacionada ao termo, trabalha de forma independente, nesse caso o banco de dados (Database). Entretanto poderíamos ter protocolo, plataforma, serviço, dispositivos também agnósticos. O Hibernate possibilita em tese, a substituição do banco de dados da aplicação, apenas alterando o arquivo de configuração hibernate.cfg.xml, especificamente o driver e o dialeto do banco. http://whatis.techtarget.com/definition/agnostic
  • "Most RDBMS supported by Hibernate will work with JBoss Portal", conforme informação retirada de docs.jboss.org, dada pelo colega Alan Oliveira, não é a mesma coisa que "qualquer RDBMS" (...) "suportado pelo Hibernate".

    Portanto, o entendimento da banca se torna discutível.


ID
1352503
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para um servidor de aplicação JBOSS em um ambiente Unix, o serviço que vai controlar a parte de persistência dos objetos para facilitar o trabalho de desenvolvedores nesse tipo de plataforma é o:

Alternativas
Comentários
  • Hibernate: É um framework para mapeamento objeto-relacional (ORM) cujo objetivo é diminuir a complexidade entre programadores java que precisam trabalhar com banco de dados do modelo relacional.  

     

    Relação com JPA

    A JPA-Java Persistence API é o padrão adotado pelo Java para soluções ORM (Objeto Mapeamento Relacional). A JPA define as regras ORM via anotações, mas por ser uma especificação ou padrão ela depende de um provider.  Nessa aplicação poderá ser utilizado o HIBERNATE como provider JPA.

  • Para suplantar as limitações de mapeamento objeto relacional, frameworks como Hibernate poupando o profissional de mapear as classes para tabelas manualmente. JCP criou especificação para o mapeamento objeto relacional- JPA, api-padrão Java para a persistência do estado de objetos em bancos de dados relacionais. O JPA fornece um conjunto de interfaces e classes para aplicações Java, fazendo parte da especificação JEE desde a versão 5.0.


ID
1386370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação às tecnologias empregadas nos servidores de aplicação web.

O Tomcat é um contêiner web, também referenciado como um contêiner de servlets, que não implementa um contêiner Enterprise JavaBeans (EJB). Para aplicações Java Enterprise Editon (Java EE) que utilizam EJB, pode ser utilizado um servidor de aplicações Java EE completo, tal como JBoss AS ou JBoss Enterprise Application Platform.

Alternativas
Comentários
  • linda questão


    É isso aí


    Tomcat é apenas um servlet container


    Um Wildfly da vida é um application server, implementa todas as especificações do JavaEE

  • RESOLUÇÃO:

    Assertiva correta, o Server Page Tomcat, é apenas um servidor web, ele não implementa o container EJB.

    Resposta: Certo


ID
1449838
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em um ambiente jboss 6, pode-se acessar o console web de gerenciamento utilizando a seguinte porta padrão, pré-definida na instalação:

Alternativas
Comentários
  • Diferente de outros servidores que seguem o padrão 8080, o jboss 6 foge do padrão rsrs, cuidado com essa pessoal, é bom memorizar essa. Porta 9990.


    Boa Sorte.

  • Tem mensagem subliminar nesta porta ☺☺☺

  • A saber que o no JBoss AS 7 a porta padrão para administração mudou para 9999.

    Connection

    The first thing to do after the CLI has started is to connect to a managed AS7 instance. This is done using the command connect, e.g.

    connect

    which is equivalent to

    connect localhost:9999

    localhost:9999 is the default host and port combination for the AS7 model controller client. Both, the host and the port, are optional parameters and can be specified together or separately.


  • bons estudos

  • Letra D

    O servidor utiliza a porta:

    - 9990 - A porta do Web Management Console;

    - 9999 - A porta usada pelo Management Console e Management API

    E roda a aplicação na 8080.

    https://access.redhat.com/documentation/pt-br/jboss_enterprise_application_platform/6.1/html/security_guide/network_ports_used_by_jboss_enterprise_application_platform_62


ID
1506877
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A partir do caminho $JBOSS_HOME/bin, considere:

I. ./standalone.sh --server-config=standalone-ha.xml

II. ./startserver.sh --domain-config=default.xml

III. ./domain.sh --domain-config=domain-osgi-only.xml
IV. ./jbserver.sh --config=defaul-ha.xml

As instruções que podem ser utilizadas para iniciar o JBoss Application Server 7 com configurações alternativas em um arquivo de configuração são as que constam APENAS em

Alternativas
Comentários
  • i e iii


    o sufixo ha indica um arquivo de configuração alternativo

  • JBoss AS 7 modos de operação.

    -> Standalone :

    • Processo independente assim como nas versões anteriores do JBoss;

    • standalone.sh ou standalone.bat

    ->Domain:

    • Geralmente utilizado quando se tem vários servidores e define-se por um gerenciamento multi-server;

    • Gerenciamento centralizado;

    • domain.sh ou domain.bat

    www.provasdeti.com.br

  • Se é pra iniciar o JBoss com uma configuração alternativa, deve ser diferente de uma configuração default. Logo, foi só desconsiderar as instruções que recebiam como parâmetro arquivos xml com "default" no nome.

  • Só complementando. O sufixo ha significa High Available (Alta Disponibilidade), e é uma configuração voltada para configurações em cluster.


    standalone-ha.xml: Default profile with clustering capabilities

    https://docs.jboss.org/author/display/WFLY8/High%20Availability%20Guide#HighAvailabilityGuide-WildFly8LBHAStandaloneClusterHowto


ID
1530688
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O JBoss AS 7 é a base de uma família de produtos que cobre as demandas de desenvolvimento e infraestrutura de produção para aplicações Java EE. Sobre ele, considere:

I. Para iniciar o servidor no modo standalone usando a configuração padrão, no diretório $JBOSS_HOME/bin digita-se. /standalone.sh.
II. Para iniciar o servidor no modo domain, usando a configuração padrão, no diretório $JBOSS_HOME/bin digita-se . /domain.xml.
III. Os arquivos domain.xml, domain-preview.xml, domain-ha.xml e web-domain.xml estão disponíveis para as configurações do servidor no modo domain.
IV. No diretório standalone há um subdiretório chamado log onde ficam os arquivos de log do servidor.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I – Correta.

    II - Errada. Para iniciar o servidor no modo domain, usando a configuração padrão, no diretório $JBOSS_HOME/bin digita-se /domain.sh

    III – Errada. No modo domain estão disponíveis os arquivos para configuração: domain.xml e domain-preview.xml

    Já no modo standalone, os arquivos de configuração são: standalone.xml, standalone-preview.xml, standalone-ha.xml e standalone-preview-ha.xml

    IV – Correta. /log é um dos subdiretórios do diretório standalone. Outros: /configuration, /data, /deployments, /lib/ext, /tmp


    Fonte: https://docs.jboss.org/author/display/AS7/Admin+Guide#AdminGuide-CommandLineInterface (alternativas I e II) https://docs.jboss.org/author/display/AS7/Getting+Started+Guide_sscc=t#GettingStartedGuide-Installation (alternativas III e IV)

  • /log existe tanto no modo standalone quanto no domain

    https://docs.jboss.org/author/display/AS7/Getting+Started+Guide

  • Acho que o certo mesmo no I teria que ser  "digita-se ./standalone.sh." ao invés de "digita-se. /standalone.sh". 

     

    Fui de E, mas a rigor imagino que esse espaço a mais entre a barra e o arquivo traria problema, e também português correto não poderia grudar esse ponto no "digita-se".

     

    Provavelmente erro de formatação. Mas já vi questão do CESPE ter gabarito alterado (não anulado) por esse tipo de bobagem.

     

     

  • Questão ridícula para concurso


ID
1642834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca dos servidores de web e de aplicação Jboss, Apache e Tomcat, julgue o próximo item.


O Jboss EAP pode operar nos modos standalone server ou managed domain.

Alternativas
Comentários
  • Standalone Server

    For many use cases, the centralized management capability available via a managed domain is not necessary. For these use cases, a JBoss Application Server 7 instance can be run as a "standalone server". A standalone server instance is an independent process, much like an JBoss Application Server 3, 4, 5, or 6 instance is. Standalone instances can be launched via the standalone.sh or standalone.bat launch scripts.

    If more than one standalone instance is launched and multi-server management is desired, it is the user's responsibility to coordinate management across the servers. For example, to deploy an application across all of the standalone servers, the user would need to individually deploy the application on each server.

    It is perfectly possible to launch multiple standalone server instances and have them form an HA cluster, just like it was possible with JBoss Application Server 3, 4, 5 and 6.

    Managed Domain

    One of the primary new features of JBoss Application Server 7 is the ability to manage multiple JBoss Application Server 7 instances from a single control point. A collection of such servers is referred to as the members of a "domain" with a single Domain Controller process acting as the central management control point. All of the JBoss Application Server 7 instances in the domain share a common management policy, with the Domain Controller acting to ensure that each server is configured according to that policy. Domains can span multiple physical (or virtual) machines, with all JBoss Application Server 7 instances on a given host under the control of a special Host Controller process. One Host Controller instance is configured to act as the central Domain Controller. The Host Controller on each host interacts with the Domain Controller to control the lifecycle of the application server instances running on its host and to assist the Domain Controller in managing them.

  • Modo Standalone x Domain

    O modo Standalone é o modo tradicional das versões anteriores. Basicamente implica em ter uma instalação diferente (ou um diretório standalone diferente) para cada instância1 de Wildfly. Ou seja, para cada Wildfly rodando no seu ambiente é necessário alterar seus próprios arquivo de configuração, suas próprias opções de execução para JVM, etc.

    O modo Domain é o modo que foi introduzido no JBoss AS 7 onde é possível gerenciar um conjunto de instâncias Wildfly, agrupando-os e assim permitindo compartilhar configurações comuns entre eles. Além de compartilhar configurações, é possível também através de um único console de gerenciamento iniciar ou parar instâncias (ou grupos inteiros), verificar seu status e estatísticas de cada subsystem (falaremos sobre isso mais adiante), etc

    Fonte :https://jboss-books.gitbooks.io/wildfly/content/estrutura/modo_standalone_x_domain.html


ID
1643308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere as seguintes informações referentes à configuração de servidores JBoss AS 7 (JBoss Application Server 7):

 I- Há dois modos de se iniciar e configurar o JBoss AS 7: domain ou server group; e standalone. O primeiro modo provê     alta disponibilidade e permite tanto a utilização do JBoss como controlador de domínio quanto a ocorrência de mais de uma instância em um mesmo ponto de controle, compartilhando políticas de gerenciamento em comum.
Ao contrário do modo domain, o segundo modo possibilita apenas uma instância do JBoss AS 7 em cada máquina.

II - Dois servidores JBoss AS 7 foram instalados em máquinas físicas distintas, utilizando, consequentemente, JVM também distintas, em modo remote standalone client.

III - Em um servidor C, foi instalada uma única instância do JBoss AS 7 no modo domain, e não houve mudanças em suas configurações-padrão no que se refere ao realm, sockets Binding e arquivos domain.xml e host.xml.

Com base nessas informações, julgue o item que se segue.

Embora o que se afirma em I esteja correto, em um grupo de servidores no modo standalone, não é possível configurar serviços que provejam alta disponibilidade.

Alternativas
Comentários
  • O que se afirma em I está incorreto, é sim possível iniciar mais de um servidor JBoss Standalone na mesma máquina, basta estarem em portas diferentes.

  • Errado.

    Há dois erros... um deles apontado pelo comentário abaixo.

    O outro é porque é possível criar um ambiente de alta disponibilidade utilizando o Standalone Mode.

     

    "Agora você deve estar se perguntando se é possível criar um ambiente de alta disponibilidade utilizando o Standalone Mode. A resposta é Sim!!! É possível criar um ambiente com recursos clusterizados, replicação de sessão e tudo mais. Se você já utilizou outras versões do JBoss, deve estar pensando em utilizar o famoso Farm Deployment, onde a aplicação era replicada para todos os nós do cluster. Esse recurso não existe no Standalone Mode, você terá que realizar o deploy em todos os nós um por um. Isso não é um problema se for 3 ou 4 instâncias mas imagine se forem umas 20 instâncias.  Uma solução para esse problema seria a utilização de ferramentas como o RHQ para realização de deploy em múltiplas instâncias o que acarretaria consumo de mais recursos e tempo. Para solucionar esse problema temos uma solução bem simples já embutida no servidor de aplicação o Domain Mode"

     

    https://developer.jboss.org/wiki/AdministrandoJBossApplicationServer7-Parte1

  • "no modo standalone, não é possível configurar serviços que provejam alta disponibilidade"

     

    standalone-full-ha.xml e stanalone-ha.xml: ambos proveem modo em CLUSTER.

     

    Quem se interessar pode estar acessando o link para maiores detalhes;

    Fonte: https://stackoverflow.com/questions/19524364/difference-between-standalone-xml-and-standalone-full-xml

     

    Go ahe@d!!!


ID
1663414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos servidores web e de aplicação Jboss, Apache e Tomcat, julgue os itens a seguir.

O JBoss é um servidor de aplicação que utiliza tecnologia de interceptação cujo contêiner EJB gera automaticamente lógica de home remoto e stub remoto de modo dinâmico em tempo de execução.

Alternativas
Comentários
  • Easy busy, lemon squeeze... Fácil demais essa...

    Gabarito: Correta.

    Manda mais CESPE!! Que comecem os "Dibres"...


ID
1682905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente ao servidor de aplicação Red Hat JBoss.

É possível implementar autenticação de usuários por meio de módulos que consultam um servidor LDAP.


Alternativas
Comentários
  • Correto! É possível utilizar o LDAP Security Realm do JBoss, por exemplo.


    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-analista-judiciario-suporte-em-ti-stj/

ID
1682908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente ao servidor de aplicação Red Hat JBoss.

O serviço de mensagens fornecido pelo HornetQ para o JBoss permite a criação de sistemas fracamente acoplados.



Alternativas
Comentários
  • Eu imagino que frameworks de mensagens servem justamente para tentar criar sistemas pouco acoplados.

  • Correto pessoal, o HornetQ é um serviço de mensageria para o JBoss. Como sabemos, uma das vantagens de utilizar mensagens é permitir a criação de sistemas fracamente acoplados. Gabarito preliminar  Certa. Não vejo possibilidade de recurso.


    Gabarito preliminar: C


    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-analista-judiciario-suporte-em-ti-stj/

  • A ativação do HornetQ provê às aplicações no JBoss serviços de JMS que possibilita comunicação entre aplicações hospedadas sem qualquer acoplamento.

  • Gabarito Certo

    Sobre o HornetQ:

    O HornetQ foi desenvolvido com grande foco em usabilidade: Nós disponibilizamos um manual de fácil entendimento, um guia de início rápido e incluímos 65 exemplos de uso, demonstrando tudo, desde o simples uso de JMS até os complexos servidores em clusters dentre outras funcionalidades.

    O HornetQ foi desenvolvido com grande foco em flexibilidade: Seu elegante design baseado em POJO possui o mínimo de dependência com terceiros: Você poderá rodar o HornetQ como um broker stand-alone mensageiro, rodá-lo integrado ao seu servidor de aplicações JEE, ou rodá-lo embarcado em sua aplicação. A escolha é sua.

    O HornetQ foi desenvolvido com grande foco em performance: Nosso sistema de log de alta-performance permite uma performance nunca vista em persistência de mensagens. Alternando automaticamente para o modo nativo - quando rodando em Linux - o sistema utiliza E/S assíncrona para permitir que a taxa de persistência de mensagens possa ser maior que o throughput de escrita no disco. Nosso sistema de transporte utiliza o JBoss Netty de forma desacoplada com uma excelente performance e escalabilidade.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O HornetQ é um projeto de mensagens assíncronas de código aberto do JBoss. É um exemplo de middleware orientado por mensagens. O HornetQ é um projeto de código aberto para construir um sistema de mensagens assíncrono em cluster multi-protocolo, embutido e de alto desempenho. Wikipedia (inglês)

     

    fONTE: wikipedia

     

    GO AHEAD!!

  • Nishimura


ID
1740454
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Ao iniciar o JBoss AS 7 no modo standalone será usado o arquivo de configuração padrão, que é o standalone.xml. Para usar o arquivo de configuração alternativo standalone-ha.xml, deve-se iniciar o servidor digitando a instrução standalone.sh [parâmetro] standalone-ha.xml, na qual o valor correto para [parâmetro] é

Alternativas
Comentários
  • O comando completo seria:



    sh standalone.sh -c /caminho/para/o/arquivo/de/configuracao/standalone-ha.xml


    ou



    sh standalone.sh --server-config  /caminho/para/o/arquivo/de/configuracao/standalone-ha.xml

  • FCC quer que decoremos uns 3000 parâmetros de vários comandos, quando nem quem trabalha com isso sabe de cabeça.

  • "Para usar o arquivo de configuração alternativo standalone-ha.xml ..."

    Se a banca tivesse escolhido a palavra "configurar" no lugar de "usar", o índice de acertos seria maior.

     

    Conclusão: mnemônico para o parâmetro "-c" => config 


ID
1757968
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O Jboss e o Apache são bastante utilizados para o desenvolvimento de software. Eles são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    Jboss - servidor de aplicação completo.

     

    Apache - servidor HTTP.

  • d-

    jboss é o WILDFLY, um servidor de aplicacoes java ee. pode ser usado como sistema explorador fornecendo um JVM.


ID
1782790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca dos servidores de aplicação JEE e Red Hat JBoss, julgue o item subsequente.

É possível executar múltiplas instâncias standalone do Red Hat JBoss em uma máquina que suporta apenas um endereço de rede.

Alternativas
Comentários
  • Utilizando PORTOFFSET

  • é só mudar a porta.

  • http://www.mastertheboss.com/jboss-server/jboss-configuration/configuring-port-offset-on-jboss-as-wildfly

     

    GO AHEAD!!

  • Nesse caso, o que muda para ter várias instâncias é a porta e o nome da instância*


    Exemplo: SERVER-8080 e SERVER-8180.

    *Nome da instância não é totalmente obrigado a mudar, seria para seguir boas práticas de gestão.


    Não importa a quantidade de placa de rede.


ID
1782793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca dos servidores de aplicação JEE e Red Hat JBoss, julgue o item subsequente.

Por meio da interface de gerenciamento CLI do Red Hat JBoss, o comando deploy aplicacao.war permite implantar uma aplicação cujo deployment esteja em aplicacao.war em um servidor standalone.

Alternativas
Comentários
  • Comandos deploy/undeploy


    Fonte: https://docs.jboss.org/author/display/AS71/Application+deployment


ID
1785112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação a servidores web e servidores de aplicação, julgue o item que se segue.

Na configuração de vários servidores de controladores de domínio JBoss Application Server 7.1, o nome de cada host e de usuário precisam ser exclusivos ao registrar o controlador de domínio. Caso os nomes do host forem iguais, haverá conflito de resposta e um dos servidores ficará inacessível. No caso de nomes de usuários iguais, os controladores perderão a relação de confiança entre os domínios, inabilitando o canal de autenticação entre os servidores.

Alternativas
Comentários
  • "No caso de nomes de usuários iguais, os controladores perderão a relação de confiança entre os domínios, inabilitando o canal de autenticação entre os servidores."

     

    Esse seria o erro?

  • Tentei fazer um paralelo com IIS, o host pode repetir em portas diferentes.

  • Acho que a exclusividade precisa ser do par: host, usuário.

  • O erro está aqui:

    Na configuração de vários servidores de controladores de domínio JBoss Application Server 7.1, o nome de cada host e de usuário precisam ser exclusivos ao registrar o controlador de domínio.


    Os nomes não precisam ser exclusivos, já as PORTAS (sockets) sim.

  • Assertiva ERRADA.

    .

    "The name of each host needs to be unique when registering with the domain controller, however the username does not - using the username attribute allows the same account to be used by multiple hosts if this makes sense in your environment."

    .

    Fonte: https://docs.jboss.org/author/display/WFLY10/Domain+Setup

  • O nome de cada host precisa ser exclusivo ao se registrar no controlador de domínio, no entanto, o nome de usuário não. O uso do atributo username permite que a mesma conta seja usada por vários hosts

    Fonte: material do exponencial concursos


ID
1827871
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação ao servidor de aplicação Java EE (Java Enterprise Edition), analise as afirmativas a seguir.

I. O servidor de aplicação Java EE difere de um servidor web tradicional por fornecer componentes que manipulam páginas JSP, servlets e por gerenciar a conexão com bancos de dados.
II. O servidor de aplicação Java EE implementa as APIs da plataforma Java EE e fornece os serviços padrão do Java EE. Podemos relacionar o Tomcat, JBoss e WebSphere como exemplos de servidores de aplicação Java EE.
III. Um dos componentes da plataforma JEE é o Enterprise JavaBeans (EJB), cujos os principais objetivos são fornecer um desenvolvimento rápido e simplificado de aplicações Java baseado em componentes distribuídos, transacionais, seguros e portáveis.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Tomcat, na verdade não é servidor de aplicação, assim como o JBOSS é, porém a banca deu como correta.

  • Afffff... repararam erros grotescos no item III?? Banca FGV, é isso mesmo??? Shame on you!!

    "cujos os????" Cujo NUNCA será acompanhado de artigo, nem antes, nem depois.

    "portável"???

    Portável: diz-se da dívida que se paga no domicílio do credor e do pagamento assim efetuado.

    Portátil: que se pode transportar com facilidade.

  • Errei tb, João, por saber que tomcat é servlet container e não servidor de aplicação, mas há bancas que o consideram como servidor de aplicação, temos que decorar as bancas que utilizam essa distinção de quem generaliza.

  • e-

    Apesar de Tomcat não ser Application Server, mas servlet container. O servidor de aplicação disponibiliza persistência através de JDBC, JPA e JTA,com necessidade de configuração de fontes de dados (Datasources) para que funcionar

  • o item I deve ter sido considerado certo porque a questão é de 2013. Hoje em dia o Tomcat não é considerado Full Compliance

  • Essa questão deve ser respondida conforme o padrão da lógica CESPE, não somente pelo simples conhecimento de que o Tomcat não é um servidor JEE completo.

    Em diversas questões que não está explícita a palavra "TODAS", então, o Tomcat implementa sim os serviços JEE.

    Na lógica CESPE, se um pixel é branco numa tela de cinema, então, a tela não é preta.

  • Gente Tomcat é um servidor de aplicação WEB !


ID
2047444
Banca
FUNCAB
Órgão
CREA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um administrador de rede instalou o Jboss AS 7 no modo domain. Nesse caso, um dos processos principais, que coordena as instâncias e distribui o arquivo implantado para todas as instâncias do domínio, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Host Controller

    When the domain.sh or domain.bat script is run on a host, a process known as a Host Controller is launched. The Host Controller is solely concerned with server management; it does not itself handle application server workloads. The Host Controller is responsible for starting and stopping the individual application server processes that run on its host, and interacts with the Domain Controller to help manage them.

     

    Each Host Controller by default reads its configuration from the domain/configuration/host.xml file located in the unzipped JBoss Application Server 7 installation on its host's filesystem. The host.xml file contains configuration information that is specific to the particular host.

     

    https://docs.jboss.org/author/display/AS7/Operating+modes

     

    Gabarito: b)


ID
2147320
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um programador necessita de um servidor de aplicações de código aberto para aplicações baseadas na plataforma J2EE. Para tal, ele poderia utilizar os servidores

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    JBoss é um servidor de aplicação de código fonte aberto baseado na plataforma JEE e implementado completamente na linguagem de programação Java. Em virtude disso, ele pode ser usado em qualquer Sistema Operacional que suporte a referida linguagem. O JBoss Application Server 7, utiliza os arquivos: standalone.bat (ou standalone.sh) para prover a sua inicialização.

    Os desenvolvedores responsáveis estão em uma empresa de serviços chamada "JBoss Inc." fundada por Marc Fleury, o criador da primeira versão do JBoss. O projeto é custeado por uma rede mundial de colaboradores. Em Abril de 2006, foi anunciada sua aquisição pela Red Hat.

    A partir da versão 8 o JBoss passou a se chamar Wildfly, além da troca de nomes teve várias melhorias e mudanças como a troca do container que era o JBossWeb para o Undertow.

    Como alternativa open-source ao JBoss, temos o GlassFish, que é a implementação de referência de toda a especificação Java EE.

     

    Tomcat é um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets. O Tomcat implementa, dentre outras de menor relevância, as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP) e não é um container EJB.[1]

    Desenvolvido pela Apache Software Foundation, é distribuído como software livre. Hoje um projeto independente, foi criado dentro do Apache Jakarta e posteriormente separado, uma vez que o Jakarta foi concluído[2].

    Na época em que foi criado, foi oficialmente endossado pela Sun como a implementação de referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages. Hoje, no entanto, a implementação de referência é o GlassFish.

    Ele cobre parte da especificação Java EE com tecnologias como servlet e JSP, e tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources. Ele tem a capacidade de atuar também como servidor web, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apache ou o IIS. Como servidor web, ele provê um servidor web HTTP puramente em Java.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • b-

    apache tomcat é um servlet container web livre e JSP. implementa especificacoes de java servlets, é parametrizado por arquivos xml e funciona como http server.

    jboss é o wildfly

  • Apache é servidor de Aplicação?????????

    Apache é servidor Web?????

    Q585987

    Lembrando que a mesma banca deu Gabarito letra (D) em outra questão


ID
2148319
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

JBoss é um servidor de aplicação de código fonte aberto baseado na plataforma JEE. Atualmente, o servidor sofreu alterações e converteu-se na implementação

Alternativas
Comentários
  • On 20 November 2014, JBoss Application Server was renamed WildFly.

     

    https://en.wikipedia.org/wiki/WildFly

     

    Gabarito: a)

  • Gabarito A

    Recentemente tivemos o JUDCon aqui no Brasil onde foi anunciado o novo nome do projeto JBoss AS que agora será chamado de WildFly.
    Particularmente eu não gostei desse nome e nem gostei dessa alteração.

    O nome JBoss AS  já estava consolidado no mercado a mais de 10 anos...

    Tudo bem um dos argumentos é até válido o nome JBoss já é utilizado como arcabouço para inumeros projetos em http://www.jboss.org/ mas  mesmo assim acredito que não faria tanta diferenca assim.

    Agora é esperar para ver.. o primeiro alfa com o nome Wildfly será lançado ainda esse mês!

    Site do Projeto:  http://wildfly.org/

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  •  

    Wildfly é a versão da comunidade, a versão oficial da red hat ainda se chama Jboss EAP. Abaixo um antes de depois:

    comunidade = Jboss As -> Wildfly

    oficial red hat(com suporte) = Jboss EAP -> Jboss EAP

     

     

     

  • a-

    WIldfly é um servidor de aplicações (antes da versao 8: JavaBeans Open Source Software Application Server - JBoss) que é a implementação do padrao Java EE do JBoss Middleware frameworks. É escrito na linguagem java e nao é restrito a uma plataforma especifica.


ID
2257879
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

“JBoss é um servidor ________ de código fonte ______ baseado na plataforma _____ e implementado na linguagem de programação ________”. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:

Alternativas

ID
2273221
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. O Servidor de Aplicação Jboss tem como principais características técnicas:

(1) somente roda na plataforma Windows.
(2) implementado na linguagem JAVA.
(3) código fonte aberto.
(4) baseado na plataforma JEE.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O JBoss Application Server  (ou, abreviadamente, JBoss AS) é um servidor de aplicação de código aberto desenvolvido pela JBoss  (atualmente, uma divisão da Red Hat ) para a plataforma Java EE . Ele oferece toda a infraestrutura necessária para executar aplicações Web desenvolvidas sobre essa plataforma.

    O JBoss AS 7 é completamente compatível com a especificação Java EE 6 (diz-se “Java EE 6 Full Profile”), tendo recebido inclusive certificação da Oracle . Assim, ao executar nossas aplicações Web nesse servidor, se elas foram desenvolvidas obedecendo aos padrões da plataforma, teremos a certeza de que elas funcionarão como desejamos (é claro que eventualmente erros de lógica podem ser cometidos por programadores, o fato de uma aplicação atender à especificação não garante que ela esteja livre desses erros, rsrsrs).

    É necessário que o Java Development Kit (JDK) esteja instalado no computador para que o JBoss AS possa ser executado. Também é importante que a variável de ambiente JAVA_HOME esteja configurada, o JBoss AS obtém o valor dessa variável e o utiliza para saber a localização do JDK no sistema.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Inicialmente o Jboss foi implementado para Linux. mas atualmente está disponível em quase todos os sistemas operacionais

ID
2351530
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Após instalar o servidor JBoss AS 5 para Windows, deve-se entrar na pasta $JBOSS_HOME/bin e digitar run.bat para iniciá-lo. Com o servidor iniciado, para acessar a área de login do JBoss AS Administration Console deve-se digitar,

Alternativas
Comentários
  • A resposta pode ser respaldada aqui (em inglês):

     

    https://docs.jboss.org/jbossas/6/Admin_Console_Guide/en-US/html/Administration_Console_User_Guide-Accessing_the_Console.html

  • Completando a resposa do Musashi.

    Once the server is started, simply point your browser of choice to:

    http://localhost:8080/admin-console

  • Gab A

    The Console, as well as the JMX and JBossWS consoles, are deployed "on-demand" by default. This means that the consoles are deployed when the user requests access. This deferred deployment strategy minimizes the overall server boot time. This feature can be disabled, however, by passing the following property to the server start command:

    /run.sh -Djboss.as.deployment.ondemand=false

    Once the server is started, simply point your browser of choice to:

    http://localhost:8080/admin-console

  • seria a porta 9990 né? questão desatualizada?


ID
2453452
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O servidor de aplicações JBOSS é caracterizado por ser de código fonte aberto e implementado na linguagem de programação

Alternativas
Comentários
  • Atualmente conhecido com WildFly, jboss é baseado em java enterprise edition e parte do jboss framework e roda em qualquer plataforma

  • Gabarito: C

     

    A partir da versão 8 o JBoss passou a se chamar Wildfly, além da troca de nomes teve várias melhorias e mudanças como a troca do container que era o JBossWeb para o Undertow.


ID
2458048
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente a definição e características técnicas do JBoss Application Server:

Alternativas
Comentários
  • JBOSS é um servidor de aplicação, full compliance(middleware), da plataforma JEE, pois ele implenta o container EJB e o container WEB, é implentado na linguagem JAVA e provê serviços de infraestrtura: Alta disponibilidade, mensageria, clustering, cache distribuido entre outros incluindo API´s e frameworks, opera no modo Dominio e standalone, pertence a RED HAT e possui vesão open source e paga.

    Portanto gabarito da questão Letra A.


ID
2471080
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que diz respeito aos servidores web e de aplicação Jboss, Apache e Tomcat, julgue o item a seguir.

É possível, no Jboss, por meio da linha de comando, realizar processamento em lote (batch), ou seja, os comandos serão agrupados e executados juntos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Sim, é possível realizar processamento em lote (batch) no JBOSS.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • The CLI (command line interface) can also be run in non-interactive mode to support scripts and other types of command line or batch processing.

     

    Batch Processing

    The batch mode allows one to group commands and operations and execute them together as an atomic unit. If at least one of the commands or operations fails, all the other successfully executed commands and operations in the batch are rolled back.

     

    https://docs.jboss.org/author/display/WFLY/Command+Line+Interface

     

    Gabarito: Certo

  • Eu entraria com recurso, visto que processamento em lotes significa agrupar os comandos. Entretanto, o que a questão deu a entender é que todos os comandos são executados ao mesmo tempo (iniciam ao mesmo tempo), uma espécie de execução em paralelo. Acontece que esses comandos dentro do lote são executados de forma serial (em sequência).


ID
2471083
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que diz respeito aos servidores web e de aplicação Jboss, Apache e Tomcat, julgue o item a seguir.

Pelo fato de o Jboss ser instalado, na maioria dos casos, em ambiente Linux, ele não dispõe de uma interface web para configurar e gerenciar os servidores.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O console de gerenciamento é uma ferramenta de administração baseada na web para o JBoss EAP.

    Use o console de gerenciamento para iniciar e encerrar os servidores, implantar e cancelar a implantação de aplicativos, ajustar as configurações do sistema e realizar modificações persistentes à configuração do servidor. O console de gerenciamento também possui a habilidade de desempenhar tarefas administrativas, com notificações ativas quando qualquer alteração desempenhada pelo atual usuário exige que a instância do servidor seja reiniciada ou recarregada

    Em um domínio gerenciado, as instâncias do servidor e os grupos do servidor no mesmo domínio podem ser gerenciados centralmente pelo console de gerenciamento do controlador de domínio.

    Para uma instância do JBoss EAP executando no host local e usando a porta de gerenciamento padrão, o console de gerenciamento pode ser acessado através de um navegador da web em http://localhost:9990/console/App.html

     

    Fonte: https://access.redhat.com/documentation/pt-br/red_hat_jboss_enterprise_application_platform/7.0/html/getting_started_guide/administering_jboss_eap

  • dispõe sim...


ID
2502217
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para que o servidor JBOSS Application Server 7 possa ser plenamente executado, existe a necessidade que esteja previamente instalado e configurado o:

Alternativas
Comentários
  • JBOSS está em JAVA, logo é necessário ter o JDK no ambiente instalado.

  • Java Development Kit significa Kit de Desenvolvimento Java, e é um conjunto de utilitários que permitem criar sistemas de software para a plataforma Java. É composto por compilador e bibliotecas. 


ID
2506072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Foi solicitado a um técnico que configurasse um plugin nativo do JBoss 7 para realizar deploy e undeploy ou executar aplicativos. Esse técnico informou que há plugin nativo para atender a esses três requisitos.


Nessa situação hipotética, a informação do técnico está

Alternativas
Comentários
  • The jboss-as-maven-plugin is used to deploy, redeploy, undeploy or run your application. You can also deploy or undeploy artifacts, such as JDBC drivers, and add or remove resources. There is also the ability to execute CLI commands.

     

    https://docs.jboss.org/jbossas/7/plugins/maven/latest/

     

    Gabarito: c)

  • O jboss-as-maven-plugin é usado para implantar (deploy), reimplementar (redeploy), desimplantar (undeploy) ou executar seu aplicativo. Você também pode implantar (deploy) ou desimplantar (undeploy) os artefatos, como drivers JDBC, e adicionar ou remover recursos. Há também a capacidade de executar comandos CLI.

    Fonte e site: JBoss AS7 Deployment Plugin (jboss-as-maven-plugin) < >

  • Complementando:

    • O Red Hat JBoss A-MQ, baseado no Apache ActiveMQ, é um sistema de mensagens em conformidade com os padrões que é adaptado para uso em aplicativos de missão crítica. 

     

    https://access.redhat.com/documentation/en-us/red_hat_amq/6.1/html/product_introduction/fusembintrowhatismb


ID
2518126
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Ao comparar os servidores de aplicação Red Hat JBoss EAP versões 5 e 6, visando a instalação e configuração da versão 6, um Analista afirma corretamente que

Alternativas
Comentários
  •  a) O contrário:. EAP 5 --> hierárquico / EAP 6 --> modular (Isto oferece um isolamento do aplicativo verdadeiro, oculta as classes de implementação do servidor e apenas carrega as classes que seu aplicativo necessita. Permite o serviço habilitar apenas o que é requerido, melhorando a velocidade de início)

     b) O 6 pode executar dos dois modos (domain ou autônomo [standalone]). Num managed domain, você pode configurar todos os grupos dos servidores de uma só vez, mantendo as configurações sincronizadas por toda a rede de servidores

     c) "o JBoss EAP 5 usava perfis baseados na configuração de implantação, localizados no diretório EAP_HOME/ configuration/ (O correto é EAP_HOME/server/ ). No JBoss EAP 6, a configuração da implantação é feita usando um arquivo e um servidor autônomo (na documentação só fala "usando arquivo", pode ser tanto autônomo como managed domain), que é configurado usando o arquivo EAP_HOME/domain/server/domain.xml "(o correto é : EAP_HOME/standalone/configuration/standalone.xml para servidor autônomoEAP_HOME/domain/configuration/domain.xml para managed domain). 

     d) Item correto.

     e) o JBoss Messaging já era utilizado desde a versão 5. Todas as novas mensagens agora funcionam no projeto HornetQ derivado do JBoss Messaging 2.0 code-base. (fonte: http://jbossmessaging.jboss.org/)


ID
2538019
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Selecione, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente as três anotações para métodos de ciclo de vida de componentes no formato Jboss Seam:

Alternativas
Comentários
  • a) @AutoCreate e @ReadOnly são anotações para definição de componente.
    Não encontrei referencia para @AutoDestroy

    b) Gabarito! @Create, @Destroy e @Observer são anotações para métodos de ciclo de vida.

    c) @In e @Out anotações para bijeção.
    @ReadOnly usado para definição de componentes.

    d) @Begin e @End são udados para demarcação de contexto.
    @Observer é uma anotação para métodos de ciclo de vida.

    e) @ReadOnly usado para definição de componentes.

    fonte: https://docs.jboss.org/seam/latest/reference/html/annotations.html

  • JBoss Seam é um framework deprecated da RedHat, que parou seu desenvolvimento em 2012. Está gradualmente sendo substituído pelo Apache DeltaSpike.

    Referência: http://www.seamframework.org/


ID
2542192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere a Apache, Tomcat e JBoss, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A manutenção dos módulos do servidor Apache pode ser feita pelos próprios usuários, de acordo com suas necessidades.

    Tomcat é um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets. O Tomcat implementa, dentre outras de menor relevância, as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP) e não é um container Enterprise JavaBeans (EJB).

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gabarito B. São conhecidos também como arquivos `.htaccess`.

  • Complementando os comentários dos colegas:

     

    https://httpd.apache.org/docs/2.2/pt-br/howto/htaccess.html

     

    Go @ahead!

     

  • Pessoal, htaccess não tem nada a ver com habilitar/desabilitar módulos no Apache. Habilitar e desabilitar módulos é feito via a2enmod ou a2disablemod.

  • O HTTPS não é suportado de forma nativa pelo servidor Apache, sendo necessária a instalação de um módulo externo.

    Não é necessário instalar módulo externo, apenas habilitar:

    $sudo a2enmod ssl

    $sudo service apache2 restart


ID
2562457
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um Analista de Suporte possui um arquivo de configuração alternativo chamado config_extra.xml no caminho EAP_HOME/domain/configuration/ do JBoss Enterprise Application Platform 6. Para iniciar o servidor como um domínio gerenciado, utilizando este arquivo de configuração alternativa no prompt de comando do Microsoft Windows Server, a partir da pasta C:\EAP_HOME\bin>, ele deverá utilizar a instrução

Alternativas
Comentários
  • Questão que trata sobre o JBOSS EAP  (Enterprise Application  Platform ) 6

    O JBoss EAP 6 é construído sobre o conceito de carga de classe modular. Cada API ou serviço fornecido pela Plataforma é implementado como um módulo, que é carregado e descarregado sob demanda. A maioria dos módulos inclui um elemento configurável chamado subsistema. As informações de configuração do subsistema são armazenadas no arquivo de configuração unificado EAP_HOME / domain / configuration / domain.xml para um domínio gerenciado ou EAP_HOME / standalone / configuration / standalone.xml para um servidor autônomo. Muitos dos subsistemas incluem detalhes de configuração que foram configurados por meio de descritores de implantação em versões anteriores do JBoss EAP.

     

    Quanto ao controlador de domínio:

     O controlador de domínio é o ponto central a partir do qual o domínio é controlado. Ele garante que cada servidor esteja configurado de acordo com a política de gerenciamento do domínio.

    O controlador de domínio também é um controlador de host. Um controlador host é um host físico ou virtual no qual o script domain.sh ou domain.bat é executado.

     

     

    Iniciando  o JBoss EAP 6 como um domínio gerenciado no Microsoft Windows Server. (Só para fins de conhecimento!)

    >>> Execute o comando  : EAP_HOME\bin\domain.bat

     

     

    Usando um arquivo de configuração alternativo para um domínio gerenciado no Microsoft Windows Server (É o que a questão pede!)

    C:\EAP_HOME\bin> domain.bat --domain-config=domain-alternate.xml

     

     

    * domain-alternate.xml = config_extra.xml. 

     

     

    Letra E

     

     

     

    Questão alto nível!

     

     

    Fonte:Guia de configuração e administração do RedHat

    https://access.redhat.com/documentation/en-us/jboss_enterprise_application_platform/6.1/html-single/administration_and_configuration_guide/index

  • Letra E

    Lembrando que o JBoss EAP 6 pode rodar em dois modos:

    - As a Managed Domain

    - As a Standalone Server

     

    Procedure 2.1. Start the Platform Service as a Standalone Server

    For Red Hat Enterprise Linux.

    Run the command: EAP_HOME/bin/standalone.sh

    For Microsoft Windows Server.

    Run the command: EAP_HOME\bin\standalone.bat

     

    Procedure 2.2. Start the Platform Service as a Managed Domain

    For Red Hat Enterprise Linux.

    Run the command: EAP_HOME/bin/domain.sh

    For Microsoft Windows Server.

    Run the command: EAP_HOME\bin\domain.bat

     

    https://access.redhat.com/documentation/en-us/jboss_enterprise_application_platform/6.1/html-single/administration_and_configuration_guide/index#Start_JBoss_Enterprise_Application_Platform_6_as_a_Standalone_Server2

     

     

     


ID
2619814
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No âmbito do JBoss AS 7.x, os modos de operação disponíveis são denominados:

Alternativas
Comentários
  • Modos de Operação

    O JBoss AS 7.x   possui dois modos de operação: Standalone e Domain. O que os diferencia basicamente é a execução e o gerenciamento. Como o próprio nome diz, Standalone significa uma única instância de execução. Já o modo Domain permite a execução distribuída e o gerenciamento centralizado de múltiplas instâncias.

     

     

     

    https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-jboss-application-server-7/24084

     

     

     

    https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-jboss-application-server-7/24084

  • Gabarito A

    No modo standalone podemos fazer o deploy por ftp, ssh e etc (inclusive pelo Eclipse com JBoss Tools), porém com o modo domain nossas opções ficam mais restritas. Em domain podemos fazer o deploy apenas pela CLI (linha de comando) e pelo admin console (web browser) *. Então nesse caso todos os desenvolvedores precisariam da senha do servidor de desenvolvimento para fazer o deploy (ou cada um ter seu próprio usuário, não sei qual a melhor abordagem).


    Modo domain é um modo específico para gerenciar uma série de instâncias em ambientes diferentes, compatilhando suas configurações entre as instâncias do mesmo ambiente. Para desenvolvimento, o ideal mesmo é utilizar o modo standalone, pois só o que é necessário para desenvolver é uma instância ativa e funcionando para realizar as tarefas de desenvolvimento.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2626819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de sistemas de aplicação web, julgue o item a seguir.


Quando da instalação do JBoss em ambiente Windows, as permissões de acessos aos folders necessários para o correto funcionamento são configuradas automaticamente.

Alternativas
Comentários
  • Erro. É necessário configurar manualmente.

  • Gabarito Errado

    Manualmente galera !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Geralmente muitas aplicações do Java, como JDK, JSE, JVM... tudo tem que configurar manualmente para ter um correto funcionamento.

  • Ia ser uma baita falha de segurança, já dizia o Neto da Band.

    Quer estudar quanto pra passar?

  • Tem mágica não, tem que fazer no braço.

ID
2630797
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para desenvolver aplicações baseadas em Enterprise Java Beans (EJB), é necessário haver um servidor de aplicações J2EE como o

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    Tomcat, Apache e Apache Tomcat são servidores web, não servidores de aplicação.
    Web Service é uma tecnologia.
    JBoss sim é um servidor de aplicação, capaz de hospedar EJB´s

    Portanto a alternativa correta é a letra E
  • a) Tomcat.  (Correto é Apache Tomcat)

    b) Apache. (Servidor HTTP)

    c) Apache Tomcat.  (Servidor Web)

    d) Web service.  (Não é servidor)

    e) JBoss (Servidor de Aplicação. Suporte a EJB)

  • e-

     

    O grande atrativo do JEE é que o desenvolvedor pode confiar na plataforma para facilitar a implementação destes serviços-padrão, normalmente representados por requisitos não funcionais. Como tudo no Java, o JEE é uma especificação -definições e documentos descrevendo como a tecnologia deve se comportar, além de padrões no desenvolvimento, definidos através do JCP (java community process). No caso do JEE, o principal componente é o servidor de aplicação, que encapsulará internamente os serviços que a plataforma oferece. Exemplos desta especificação: Jboss, o WildFly e o GlassFish.

  • Gabarito E

    JBoss (Suporte a EJB) é um servidor de aplicação de código fonte aberto baseado na plataforma JEE e implementado completamente na linguagem de programação Java. Em virtude disso, ele pode ser usado em qualquer Sistema Operacional que suporte a referida linguagem. O JBoss Application Server 7, utiliza os arquivos: standalone.bat (ou standalone.sh) para prover a sua inicialização.

    Os desenvolvedores responsáveis estão em uma empresa de serviços chamada "JBoss Inc." fundada por Marc Fleury, o criador da primeira versão do JBoss. O projeto é custeado por uma rede mundial de colaboradores. Em Abril de 2006, foi anunciada sua aquisição pela Red Hat.

    A partir da versão 8 o JBoss passou a se chamar Wildfly, além da troca de nomes teve várias melhorias e mudanças como a troca do container que era o JBossWeb para o Undertow.

    Como alternativa open-source ao JBoss, temos o GlassFish, que é a implementação de referência de toda a especificação Java EE.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2669890
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na estrutura de arquivos de configuração do JBoss Enterprise Application Platform 6, o arquivo standalone-ha.xml

Alternativas
Comentários
  •  O serviço no JBOSS AS pode ser inicializado de duas formas: Domain Mode (Managed Domain) ou StandAlone Mode.

     

    Standalone:
    - Processo independente assim como nas versões anteriores do JBoss;
    - Permite apenas uma única instância do servidor. É um único serviço que vai funcionar sozinho na máquina instalada;

     

    Após a definição do modo, standalone ou domain, temos que definir também um perfil (profile) para o JBoss, que é um conjunto de tecnologias (subsystems) que serão utilizadas na aplicação. Essa definição varia conforme os requisitos de cada sistema. O JBoss possui 4 profiles por padrão: default, full, ha, full-ha.

     

    O perfil HA pode ser utilizado, por exemplo, se for necessário utilizar recursos de alta disponibilidade, como clusters e replicação de estado. Neste caso, essas tecnologias já estão pré configuradas no perfil HA.

  • standalone-ha.xml: This example configuration file enables all of the default subsystems and adds the mod_cluster and JGroups subsystems for a standalone server, so that it can participate in a high-availability or load-balancing cluster.

     

    Questão tirada daqui https://access.redhat.com/solutions/1136103


ID
2791597
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre a estrutura em árvore dos recursos de gerenciamento do JBoss Aplication Server é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> E


ID
2791600
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre o JBOSS Application Server, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Domínio Gerenciado

    Um dos principais recursos do JBoss Application Server 7 é a capacidade de gerenciar múltiplas instâncias do JBoss Application Server 7 a partir de um único ponto de controle. Uma coleção de tais servidores é referida como membros de um "domínio" com um único processo de Controlador de Domínio atuando como o ponto de controle de gerenciamento central. Todas as instâncias do JBoss Application Server 7 no domínio compartilham uma política de gerenciamento comum, com o controlador de domínio agindo para garantir que cada servidor seja configurado de acordo com essa política. Os domínios podem abranger várias máquinas físicas (ou virtuais), com todas as instâncias do JBoss Application Server 7 em um determinado host sob o controle de um processo especial do Host Controller. Uma instância do Controlador de Host é configurada para atuar como o Controlador de Domínio central.

    Fonte: https://docs.jboss.org/author/display/AS7/Admin+Guide#AdminGuide-Coremanagementconcepts

  • Quem não tem acesso: --> B

  • "Domínios podem abranger múltiplas máquinas físicas ou virtuais com todas as instâncias do JBOSS AS sob o controle de um processo Host Controller", que está atuando como um Domain controller. A questão estaria correta se tivesse essa segunda parte que coloquei em vermelho, porque um domain controller também é um host controller.


ID
2821585
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

JBoss é um servidor open-source de aplicações Java Enterprise Edition. A respeito do servidor JBoss, versão 7 (JBoss-V7), considere as afirmativas abaixo.

I O JBoss-V7 oferece suporte para gerenciamento centralizado de múltiplas instâncias, através do modo Domain.

II O modo Domain caracteriza a criação de clusters do servidor de aplicação JBoss -V7, garantindo a alta disponibilidade e o balanceamento de carga do sistema.

III É possível definir um cluster de servidores de aplicação rodando no modo StandAlone do JBoss-V7.

IV A configuração do JBoss-V7 no modo Domain é realizada através dos arquivos domain.xml e instances.xml.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Melhorando o Comentário.

     

    I O JBoss-V7 oferece suporte para gerenciamento centralizado de múltiplas instâncias, através do modo Domain.

        Correto

     

     

    II O modo Domain caracteriza a criação de clusters do servidor de aplicação JBoss -V7, garantindo a alta disponibilidade e o balanceamento de carga do sistema.

                               Errado:  Aqui é importante termos em mente que um domínio NÃO é necessariamente um Cluster de Servidores de Aplicação. Embora possa ser utilizado para gerenciar servidores em cluster, o modo Domain não tem nenhuma relação com as características fornecidas por um cluster (alta disponibilidade e balanceamento de carga). O termo domínio está associado ao conceito de gerenciamento de um conjunto de servidores de aplicação. A principal vantagem de se utilizar o AS 7 em modo Domain é a possibilidade de gerenciar configurações e deploys a partir de um ponto central.

     

     

    III É possível definir um cluster de servidores de aplicação rodando no modo StandAlone do JBoss-V7.

                 Correto - Só que nesse caso não há um ponto único de controle (caso fosse Domain teria) a administração de cada né é feita de forma isolada e repetitiva.

     

     

    IV A configuração do JBoss-V7 no modo Domain é realizada através dos arquivos domain.xml e instances.xml.

                Errado: Não se usa o instances.xml para o modo domínio.

     

    https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-jboss-application-server-7/24084

  • LETRA D

    II - Vale lembrar que a Alta Disponibilidade PODE ser garantida usando-se uma série de Técnicas e Ferramentas. A clusterização por si só não a garante.


ID
2857555
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em uma instalação padrão do JBoss Application Server (AS) 7, o diretório que contém a página de boas-vindas do AS é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    welcome-content - diretório da página de boas-vindas do JBoss.




    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Estrutura do JBoss AS x Diretórios


    - bin: Scripts de inicialização e configuração

    - docs: Licenças e definições dos XML Schemas (XSD) utilizados

    - domain: Arquivos de configuração, deployments, bibliotecas externas (lib/ext) utilizadas por todo o JBoss (domain). 

    - standalone: Arquivos de configuração, deployments, bibliotecas utilizadas por um server

    - modules: Módulos utilizados pelo servidor. Centraliza os módulos do servidor de aplicações.

    - bundles: Localização dos pacotes OSGi

    - welcome-content: Conteúdo padrão para a página de boas vindas (/) 

  • O tipo de questão que não avalia nada...


ID
3046690
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere que o servidor de aplicações JBoss AS 7 está instalado e configurado em modo padrão em um computador com sistema operacional Windows 10. Para testar se o servidor JBoss está funcionando, utilizando um navegador, deve-se digitar o URL

Alternativas
Comentários
  • http://localhost:8080

  • ou ainda:

    http://127.0.0.1:8080

  • Tenho convicção que a porta padrão do JBOSS é a 9990. Eu teria entrado com recurso, caso tivesse feito a prova.

    http://localhost:9990


ID
3211120
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre servidores de aplicação Java EE.


1. A plataforma JBOSS de aplicações Enterprise (JBOSS EAP) pode trabalhar com Java EE 8.

2. O Microsoft IIS versão 7 e posterior é também um servidor de aplicações Java EE nativo.

3. Apache Tomcat é um servidor de aplicações Java EE completo.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(A)

    1) Correto.

    2) O IIS é o servidor Web da Microsoft, não sendo um servidor de aplicações Java EE nativo.

    3) Apache Tomcat é um servidor de aplicações Java, mas não é servidor de EJB.


ID
3211174
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Constitui um gerenciador de transações no contexto do servidor de aplicações WildFly:

Alternativas
Comentários
  • tenso, resumi a documentação inteira do Wildfly e errei essa questão porque pegaram de sei lá onde, por que as bancas não delimitam o conteúdo? alguém me clarifica isso? qual o sentido de por uma questão com alta probabilidade de chute? Caramba meu, dei ctrl+F aqui e nem apareceu Narayna em https://docs.wildfly.org/19.1/Admin_Guide.html

  • O Narayana é enviado como parte do servidor de aplicativos WildFly e continua a ser desenvolvido como um gerenciador de transações autônomo. Narayana fornece tudo que você precisa para desenvolver aplicativos transacionais rodando em seus próprios protocolos de transporte e pode ser embutido em uma variedade de containers.

    Fonte: narayana.io

  • Narayana  --> Gerenciador de transações autônomo

    Arquillian --> Uma plataforma de testes para o Java, que permite aos desenvolvedores escrever e executar testes de integração e funcionais de forma simples


ID
3211207
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com quais servidores de aplicações Java EE Weld, que implementa CDI (Context and Dependency Injection) para a plataforma Java EE, pode ser integrado?


1. WildFly

2. Oracle Weblogic Server

3. Websphere Application Server


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Weld is the reference implementation of CDI: Contexts and Dependency Injection for the Java EE Platform - a JCP standard for dependency injection and contextual lifecycle management and one of the most important and popular parts of the Java EE.

    Weld is integrated into many Java EE application servers such as WildFly, JBoss Enterprise Application Platform, GlassFish, Oracle WebLogic ServerWebSphere Application Server and others.

    Weld can also be used in plain servlet containers (Tomcat, Jetty) or Java SE.

    Fonte: https://weld.cdi-spec.org/


ID
3263176
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para o desenvolvimento de aplicações empresariais, é possível utilizar um servidor de aplicação de código fonte aberto e baseado na plataforma JEE. Esse servidor de aplicação é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • JBoss é um servidor de aplicação de código fonte aberto baseado na plataforma JEE e implementado completamente na linguagem de programação Java. Em virtude disso, ele pode ser usado em qualquer Sistema Operacional que suporte a referida linguagem. O JBoss Application Server 7, utiliza os arquivos: standalone.bat (ou standalone.sh) para prover a sua inicialização.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/JBoss_Application_Server


ID
3284896
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos servidores de aplicações web, julgue o item seguinte. 


O JBoss Web Server é um conjunto de componentes de  uso  restrito  a  clientes  que  possuem  subscrição  para  produtos Red Hat. 

Alternativas
Comentários
  • subscrição

    Compromisso assumido por escrito, pelo qual alguém promete contribuir com determinada quantia para empresa, obra meritória ou pia, homenagem etc.

    ou seja, é como se a questão afirmasse que o JBOSS é pago.

    E não é necessariamente pago.

    Existem duas versões:

     JBoss EAP, onde é pago e temos um suporte direto da empresa( Red Hat)

     JBoss AS, versão gratuita.(sem suporte - o usuário se vira através de forúns, comunidade, etc)

  • Opa Alberto, tem que lembrar que o JBOSS EAP versão paga, temos: Red Hat Enterprise Linux Server que custa U$ 349,00 1 ano de suporte, Red Hat Jboss Enterprise Application Platform no valor de U$ 8.000 e Red Hat Enteprise Linux Workstation no valor de U$ 299,00

    A questão se refere ao Red Hat Enterprise Linux Server e está correta, pois o mesmo é pago.

    Fonte: redhat.com/en/store


ID
3284899
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos servidores de aplicações web, julgue o item seguinte. 

Os softwares  JBoss Middleware,  incluindo  JBoss  EAP e  Developer  Studio,  são  softwares  de  código  aberto  e  suporte gratuito. 

Alternativas
Comentários
  • -JBoss AS (Application  Server) → versão open source / sem suporte

    -JBoss EAP (Enterprise Application Platform) → versão paga / com suporte

  • Planos Jboss EAP: U$ 349, U$ 8.000 e U$ 299


ID
3284902
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos servidores de aplicações web, julgue o item seguinte. 

O JBoss Developer Studio é um IDE mantido pela Red Hat  e com base no Eclipse. 

Alternativas

ID
3284905
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos servidores de aplicações web, julgue o item seguinte. 

WildFly é o novo nome dado ao projeto livre e de código  aberto  do software  conhecido  como  JBoss  Application  Server. 

Alternativas
Comentários
  • WildFly, que antes se chamava JBoss AS, é um servidor de aplicações open source, escrito em Java, baseado nos padrões definidos pela especificação Java EE e mantido pela comunidade e pela empresa Red Hat.

    https://www.devmedia.com.br/wildfly-do-basico-ao-ambiente-de-producao/33653


ID
3312175
Banca
IBFC
Órgão
Câmara de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quanto ao servidor JBoss, analise as afirmativas abaixo:

I. a última versão do JBoss passou a se chamar GlassFish.
II. foi desenvolvido para rodar somente em ambientes Linux.
III. é um servidor de aplicação de código fonte aberto.
IV. baseado na plataforma Java Platform, Enterprise Edition (jEE).

São tecnicamente verdadeiras, somente as afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    I. a última versão do JBoss passou a se chamar GlassFish. O correto é wildfly.

    II. foi desenvolvido para rodar somente em ambientes Linux. Foi desenvolvido para ser multiplataforma.

    III. é um servidor de aplicação de código fonte aberto. correto

    IV. baseado na plataforma Java Platform, Enterprise Edition (jEE). correto


ID
3379738
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os servidores de aplicações são programas de servidores em uma rede distribuída que fornece o ambiente de execução para um programa. Sobre as características dos servidores de aplicação JEE, incluindo visão geral das tecnologias, servidores de aplicação JBoss e Tomcat, julgue o item a seguir.


O servidor de aplicação JEE JBoss permite a utilização de JMS.

Alternativas
Comentários
  • O Java Messaging Service (JMS) é uma especificação para o envio de mensagens assíncronas em Java e faz parte da especificação Java Enterprise Edition (JEE). Uma aplicação JMS é formada principalmente por uma fila JMS que recebe mensagens de um ou mais clientes, e processa essas mensagens de forma assíncrona. Existem diversas implementações para a especificação JMS, entre elas, a do servidor de aplicação JBoss chamada HonetQ.

  • Quem não tem o JMS é o Tomcat


ID
3497359
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um Programador de Sistemas está utilizando o servidor de aplicação da Red Hat JBoss Enterprise Application Platform 7.1 para hospedar uma aplicação corporativa. Quando inicializa o servidor no modo autônomo no Linux, um arquivo de configuração padrão é carregado. Esse arquivo contém todas as informações sobre o servidor, incluindo subsistemas, redes, implantações, ligações de soquetes e outros detalhes configuráveis. Trata-se do arquivo

Alternativas

ID
3678358
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2019
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre JBOSS.


1. Seu servidor web provê uma plataforma única para implementação de JSP, Java Servlet e até PHP. 
2. É um servidor de aplicações que mudou de nome e passou a chamar-se WildFly. 
3. A arquitetura da plataforma JBOSS EAP pode trabalhar em ambientes de cloud híbrida e também on-premises.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • As 3 estão corretas.

    -Introdução ao JBoss EAP

    Fonte: https://access.redhat.com/documentation/pt-br/red_hat_jboss_enterprise_application_platform/7.1/html/introduction_to_jboss_eap/index

  • I não está correta.

    Quem permite o que o item I fala é o servidor de aplicações e não o web.


ID
3760831
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Tupãssi - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as funcionalidades abaixo e assinale a alternativa correta.

I. JBoss é um servidor de aplicações baseado em Java, que pode ser utilizado em Windows, Linux e outros sistemas operacionais, como Unix e Mac.
II. Uma das formas de se iniciar o servidor Apache é por meio do comando apache inic.
III. A manutenção dos módulos do servidor Apache pode ser feita, na maioria das vezes, pelos próprios usuários, de acordo com suas necessidades. Sendo possível adicionar novas funções ou efetuar adaptações.
IV. Tomcat é container Web de código fonte aberto, baseado em Java, criado para executar aplicações Web que utilizam tecnologias Servlets e JSPs (Java Server Pages), que é uma linguagem de script com especificação aberta com o objetivo de gerar conteúdo dinâmico para páginas da Internet.

Alternativas
Comentários
  • Usando o Windows como sistema operacional pode-se iniciar o servidor apache com o seguinte comando:

    httpd.exe -k start


ID
3921328
Banca
COMPERVE
Órgão
TJ-RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No contexto do JBoss Enterprise Application Platform, versão 7.2, o JAX-RS é a API JAVA para RESTful Web Services. Considerando que o desenvolvedor queira implementar providers e web resources no contexto de uma Aplicação JAX-RS, ele deve criar uma subclasse de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:B.

    JAX-RS é uma API Java para facilitar o desenvolvimento de aplicações que utilizam a arquitetura REST. Seus principais componentes são:

    Uma subclasse de Application, usada para configurar a aplicação, mapear o nome do contexto e listar outras classes que fazem parte da aplicação (opcional).

    Root resource classes,classes mapeadas a XML ou JSON que definem a raiz de um recurso mapeado a um caminho de URI

    Resource   methods,métodos  de  um  Root  resource  class,  que  são mapeados automaticamente a métodos HTTP GET, POST, etc.

    Providers,operações que produzem ou consomem representações de entidades em outros formatos (ex: XML, JSON)

    Fonte:http://www.argonavis.com.br/cursos/java/j500/ApostilaJAXRS.pdf


ID
3923326
Banca
COMPERVE
Órgão
TJ-RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No contexto do JBoss Enterprise Application Platform, versão 7.2, o JAX-RS é a API JAVA para RESTful Web Services. Considerando que o desenvolvedor queira implementar providers e web resources no contexto de uma Aplicação JAX-RS, ele deve criar uma subclasse de

Alternativas

ID
3923329
Banca
COMPERVE
Órgão
TJ-RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No contexto do JBoss Enterprise Application Platform, versão 7.2, considere que o responsável por uma aplicação JBoss EAP queira fazer o backup das configuracões de dados de usuários, configurações domain e host, configurações de logging e arquivos de configuração de inicialização. Para isso, deverão ser copiados os diretórios

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Questão que dá para matar pelo arquivo de configuração de inicialização "BIN" .

  • EAP_HOME/domain/configuration/

    -Faça o backup do diretório inteiro para salvar os dados do perfil e do usuário, a configuração do host e do domínio e as configurações de log para os domínios gerenciados.

    EAP_HOME/bin/

    -Faça o backup de todos os scripts personalizados ou dos arquivos de configuração de inicialização.

    Fonte:https://access.redhat.com/documentation/pt-br/red_hat_jboss_enterprise_application_platform/7.0/html/getting_started_guide/administering_jboss_eap

  • "configurações domain e host" - Aqui já elimina as alternativas A e B, pois se tem domain não poderia ser standalone, "arquivos de configuração de inicialização"- Configuração é /BIN.