- ID
- 126220
- Banca
- FCC
- Órgão
- DPE-SP
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Programação
- Assuntos
JBoss é
JBoss é
Com relação a servidores de web e de aplicação, julgue os
próximos itens.
Apesar de ser embasado em J2EE e implementado em Java, uma das limitações do JBOSS é ser um servidor de aplicação incompatível com alguns dos sistemas operacionais que suportam Java, pois ele não oferece persistência.
Julgue os itens seguintes a respeito das tecnologias de bancos de dados e aplicações web.
São características comuns de uma plataforma web suportada pela tecnologia JBoss: o desenvolvimento de aplicações embasado na linguagem Java/JSP e o uso de interceptadores (interceptors) para implementar um modelo de controle de comportamento de aplicações com base na orientação a aspectos.
Acerca do desenvolvimento de aplicações web, julgue os itens a
seguir.
O Jboss é um servidor de aplicação avançado que, apesar de ter sido implementado na linguagem Java, funciona em qualquer tipo de sistema operacional, independentemente de este ter sido desenvolvido em Java.
Quanto às linguagens e tecnologias de programação, julgue o item
subsequente.
O modelo de componentes do JBoss Seam tem como característica o uso direto de componentes Enterprise JavaBeans como beans acoplados às páginas JavaServer Faces.
Sejam as seguintes assertivas sobre o JBossAS:
I. Utiliza o framework JPX como sua implementação da Java PersistenceAPI (JPA).
II. Os serviços de autenticação, autorização e comunicação segura são disponibilizados pelo framework JSM.
III. Pode ser classificado como um container Servlet/JSP, pois ainda não possui um implementação adequada para EJB.
Marque a alternativa corretaemrelação às assertivas acima.
Em relação ao Tomcat e JBoss:
Sobre JBoss AS 4.0, considere:
(I) Não roda em sistemas operacionais na plataforma POSIX.
(II) Suporta qualquer máquina virtual Java entre as versões 1.4 e 1.6.
(III) Não roda em sistemas operacionais MS-Windows.
Está correto o que se afirma APENAS em
Acerca do servidor de aplicações Java EE (Enterprise Edition),
julgue o item subsequente.
A plataforma adotada pela SUN para a sua versão 6 do Java EE é o JBoss, que implementa resposta para requisições JSP e WebServices e ainda permite implantar servlets.
Em relação a Jboss e Tomcat, é correto afirmar
Um framework geralmente facilita a realização de atividades rotineiras e comuns. O JBOSS Seam é um framework que fornece um conjunto de recursos padrão Java EE para o desenvolvimento de software. Com base nesse framework, versão 1.2.1, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta com relação à administração de serviços.
Assinale a opção correta com relação a tecnologias empregadas nos servidores web ou de aplicação Zope, Jboss, Apache e Tomcat.
Julgue os itens a seguir, relativos ao desenvolvimento de sistemas
web.
O servidor de aplicativo JBoss é utilizado para programas desenvolvidos em Object Pascal, portanto, não pode executar sistemas web implementados em Java.
O ciclo de vida dos componentes ou serviços do servidor JBoss são comandados pelo
Em relação a servidores de aplicação JEE, considere:
I. No JBoss, um load balancer pode ser implementado por software ou hardware, sendo que um load balancer externo implementa o seu próprio mecanismo para entender a configuração do cluster e prover sua forma de balanceamento de carga e failovere.
II. No JBoss, a alta disponibilidade está baseada em funcionalidades, tais como, criação de cluster, cache, failover, balanceamento de carga e implementação em ambientes distribuídos.
III. Criação, edição e exclusão de perfis e grupos de usuários, atribuição de perfis aos usuários e validação de e-mail no cadastro de novos usuários, são algumas das ferramentas disponíveis na administração do JBoss.
IV. No WebSphere, a capacidade de fornecer um ambiente de alta disponibilidade está embasada nas no Business Events, através da exploração da funcionalidade natural do Application Server Network Deployment.
Está correto o que consta em
Considere que o JBOSS está instalado de forma padrão na plataforma Windows, em c:\jboss. Nessas condições, o arquivo EAR deve ser instalado (copiado) no diretório:
No JBoss Application Server 7, o servidor poderá ser iniciado para permitir o gerenciamento de múltiplas instâncias do servidor (sejam elas físicas ou virtuais, a partir de um ponto único) ou para se comportar como um único processo independente. Essas formas de execução podem ser conseguidas respectivamente por meio da execução do(s) script(s) ......, presente(s) na pasta bin do JBoss no servidor.
A lacuna pode ser preenchida corretamente por:
Quando o JBoss Application Server 7 é iniciado para permitir o gerenciamento de múltiplas instâncias do servidor, há um arquivo de configuração principal que inclui a
configuração de vários perfis (profiles) que instâncias do servidor podem ser configuradas para executar. Esse arquivo é conhecido como:
No JBoss Application Server 7, o Command Line Interface (CLI) é carregado por meio de um arquivo contido na pasta bin do diretório onde o JBoss foi instalado. Esse arquivo, dependendo do Sistema Operacional, pode ser
Julgue os itens consecutivos, relativos a JBossSeam.
A anotação @End, no JBossSeam, especifica que o método anotado termina a conversação em andamento; o contexto da conversação que recebe essa anotação será destruído no final do request.
Julgue os itens consecutivos, relativos a JBossSeam.
Ao adicionar-se uma tag @In de uma EJB na ActionJBossSeam, a XHTML poderá acessar seus atributos.
Julgue os itens consecutivos, a respeito de servidores de aplicação
e de arquivos.
O servidor de aplicação JBoss fornece o aplicativo JMX para visualização do servidor, porém o acesso padrão é bloqueado até mesmo para o usuário admin. Para que esse acesso seja liberado, é necessário alterar as configurações no arquivo jmx-console-users.properties.
Com referência ao servidor de aplicação J2EE Jboss, julgue o item que se segue.
Após ser instalado e sem receber nenhuma customização, esse servidor disponibiliza o console de administração no endereço http://ip:8080/admin-console, em que ip corresponde ao endereço da máquina onde foi instalado o servidor.
Com referência ao servidor de aplicação J2EE Jboss, julgue o item que se segue.
É inadequada a utilização de arquivos XML nas aplicações providas para esse servidor, pois ele é incapaz de operar como um webservice.
O JBoss Application Server 7, para prover a sua inicialização, utiliza o arquivo
Um software servidor de aplicação oferece um ambiente para a instalação e execução de certos tipos de aplicações, centralizando e dispensando a instalação da aplicação nos computadores clientes e disponibilizando uma plataforma que separa do desenvolvedor de software algumas das complexidades de um sistema computacional. Dentre os principais servidores para aplicações Java EE estão o JBoss e o Tomcat. Sobre eles, é correto afirmar:
Com relação a servidores web e aplicações, julgue os itens que se
seguem.
O Java runtime environment (JRE) é o pré-requisito para o funcionamento do servidor de aplicações Jbosss.
Quanto a servidores de aplicação, julgue os próximos itens.
No modo de configuração mínimo do sevidor JBoss, há suporte para o serviço JMS e no modo default, é provido o serviço IIOP; o arquivo data/jboss-service.xml lista serviços prestados quando o servidor é ativado; DATA é um dos cinco níveis básicos de log.
Quanto a servidores de aplicação, julgue os próximos itens.
No sevidor JBoss, abaixo do diretório identificado por JBOSS_HOME, há o subdiretório bin/, que contém scritps para iniciar a execução do servidor, e o subdiretório webapps / que contém as aplicações implantadas (deployed); dados sobre os domínios de segurança são tipicamente armazenados em conf/domain-security.xml.
Com relação aos servidores de aplicação, julgue os itens a seguir.
Na arquitetura do JBoss, qualquer componente pode ser reiniciado, reconfigurado, substituído ou atualizado a quente.
A respeito de servidores de aplicação e de Web, julgue os próximos itens.
No JBoss AS7, a carga de classes (class loading) é baseada em módulos, que devem definir dependência explícita em relação a outros módulos.
Acerca de servidores de aplicação, julgue os itens que se seguem.
Apache, Tomcat, Jboss, WebSphere, Redmine e ISS, são exemplos de servidores de aplicação.
A respeito do servidor Jboss, julgue os itens a seguir.
Para carregar um snapshot ao inicializar o serviço do Jboss, deve-se utilizar a opção –server-config.
A respeito do servidor Jboss, julgue os itens a seguir.
Para serem gerados snapshots da instância Jboss que estiver em execução, é necessário executar o comando save-snapshot.
A versão 7 do JBoss Application Server, JBoss AS 7, trouxe o modo de trabalho Domain Mode, que permite iniciar várias instâncias e também oferece uma maneira centralizada de gerenciamento dos recursos facilitando a administração das instâncias JBoss.
Para iniciar o JBoss AS 7 no Domain Mode deve-se executar, de acordo com o sistema operacional, o script (que geralmente encontra-se na pasta JBOSS_HOME/bin) .....I....
O Domain Mode pode ser visto como uma unidade de instâncias que compartilham recursos e configurações e são administradas por um processo chamado ....II....
A lacuna I, que se refere ao script e a lacuna II, que se refere ao processo, são, respectivamente:
O JBoss Application Server 7, ou JBoss AS 7, é a mais nova versão do Servidor de Aplicação Java, de código aberto utilizado por desenvolvedores de aplicações corporativas baseadas na plataforma Java EE. As características que se destacam nessa nova versão são a sua velocidade de inicialização e os modos de trabalho, quais sejam:
Dadas as afirmações a seguir,
I. O servidor de aplicações Web JBoss é baseado no servidor Web Tomcat; porém, com algumas diferenças, como por exemplo o uso do conector APR, ao invés do NIO.
II. O servidor Web Apache, mesmo em sua instalação padrão, dá suporte a tecnologia JEE Servlets.
III. Em suas instalações padrões, tanto o JBoss, quanto o Tomcat dão suporte à execução de componentes Enterprise Java Beans.
IV. O servidor Web Tomcat, mesmo em sua instalação padrão, dá suporte a tecnologia JEE Servlets.
verifica-se que somente
Assinale a opção correta acerca de servidor de aplicação Jboss 7.
O JBoss Application Server 7 é um servidor que pode ser inicializado de dois modos diferentes. Sobre o modo domain é correto afirmar que
Com relação a servidores de aplicação e à preparação de serviços Web, julgue os itens que se seguem.
Jboss e Tomcat são servidores de aplicação equivalentes no que se refere ao suporte a aplicações corporativas na plataforma Java, visto que ambos implementam uma pilha JEE (Java Enterprise Edition) completa.
Acerca dos servidores de aplicação e da Web, julgue os itens subsecutivos.
A plataforma Web JBoss Enterprise 5.0 usa microcontainers para integrar serviços corporativos, juntamente com containers Servlet/JSP e EJB, mas a necessidade de utilização de construtor com argumentos impede que esses microcontainers lidem com POJOs (plain old Java objects).
A respeito de servidores de aplicações web, julgue os seguintes itens.
O Data Base Agnostic, recurso do JBOSS, trabalha com qualquer RDBMS (relational data base management system) suportado pelo Hibernate.
Para um servidor de aplicação JBOSS em um ambiente Unix, o serviço que vai controlar a parte de persistência dos objetos para facilitar o trabalho de desenvolvedores nesse tipo de plataforma é o:
Julgue os itens a seguir, com relação às tecnologias empregadas nos servidores de aplicação web.
O Tomcat é um contêiner web, também referenciado como um contêiner de servlets, que não implementa um contêiner Enterprise JavaBeans (EJB). Para aplicações Java Enterprise Editon (Java EE) que utilizam EJB, pode ser utilizado um servidor de aplicações Java EE completo, tal como JBoss AS ou JBoss Enterprise Application Platform.
Em um ambiente jboss 6, pode-se acessar o console web de gerenciamento utilizando a seguinte porta padrão, pré-definida na instalação:
A partir do caminho $JBOSS_HOME/bin, considere:
I. ./standalone.sh --server-config=standalone-ha.xml
II. ./startserver.sh --domain-config=default.xml
III. ./domain.sh --domain-config=domain-osgi-only.xml
IV. ./jbserver.sh --config=defaul-ha.xml
As instruções que podem ser utilizadas para iniciar o JBoss Application Server 7 com configurações alternativas em um arquivo de configuração são as que constam APENAS em
O JBoss AS 7 é a base de uma família de produtos que cobre as demandas de desenvolvimento e infraestrutura de produção para aplicações Java EE. Sobre ele, considere:
I. Para iniciar o servidor no modo standalone usando a configuração padrão, no diretório $JBOSS_HOME/bin digita-se. /standalone.sh.
II. Para iniciar o servidor no modo domain, usando a configuração padrão, no diretório $JBOSS_HOME/bin digita-se . /domain.xml.
III. Os arquivos domain.xml, domain-preview.xml, domain-ha.xml e web-domain.xml estão disponíveis para as configurações do servidor no modo domain.
IV. No diretório standalone há um subdiretório chamado log onde ficam os arquivos de log do servidor.
Está correto o que se afirma APENAS em
Acerca dos servidores de web e de aplicação Jboss, Apache e Tomcat, julgue o próximo item.
O Jboss EAP pode operar nos modos standalone server ou
managed domain.
Com base nessas informações, julgue o item que se segue.
Embora o que se afirma em I esteja correto, em um grupo de servidores no modo standalone, não é possível configurar serviços que provejam alta disponibilidade.
Com relação aos servidores web e de aplicação Jboss, Apache e Tomcat, julgue os itens a seguir.
O JBoss é um servidor de aplicação que utiliza tecnologia de
interceptação cujo contêiner EJB gera automaticamente lógica
de home remoto e stub remoto de modo dinâmico em tempo de
execução.
Julgue o item a seguir, referente ao servidor de aplicação
Red Hat JBoss.
É possível implementar autenticação de usuários por meio de
módulos que consultam um servidor LDAP.
Julgue o item a seguir, referente ao servidor de aplicação Red Hat JBoss.
O serviço de mensagens fornecido pelo HornetQ para o JBoss
permite a criação de sistemas fracamente acoplados.
Ao iniciar o JBoss AS 7 no modo standalone será usado o arquivo de configuração padrão, que é o standalone.xml. Para usar o arquivo de configuração alternativo standalone-ha.xml, deve-se iniciar o servidor digitando a instrução standalone.sh [parâmetro] standalone-ha.xml, na qual o valor correto para [parâmetro] é
Acerca dos servidores de aplicação JEE e Red Hat JBoss, julgue o item subsequente.
É possível executar múltiplas instâncias standalone do Red Hat JBoss em uma máquina que suporta apenas um endereço de rede.
Acerca dos servidores de aplicação JEE e Red Hat JBoss, julgue o item subsequente.
Por meio da interface de gerenciamento CLI do Red Hat JBoss, o comando deploy aplicacao.war permite implantar uma aplicação cujo deployment esteja em aplicacao.war em um servidor standalone.
Em relação a servidores web e servidores de aplicação, julgue o item que se segue.
Na configuração de vários servidores de controladores
de domínio JBoss Application Server 7.1, o nome de cada
host e de usuário precisam ser exclusivos ao registrar
o controlador de domínio. Caso os nomes do host forem
iguais, haverá conflito de resposta e um dos servidores
ficará inacessível. No caso de nomes de usuários iguais,
os controladores perderão a relação de confiança entre
os domínios, inabilitando o canal de autenticação entre
os servidores.
No que diz respeito aos servidores web e de aplicação Jboss, Apache e Tomcat, julgue o item a seguir.
É possível, no Jboss, por meio da linha de comando,
realizar processamento em lote (batch), ou seja, os
comandos serão agrupados e executados juntos.
No que diz respeito aos servidores web e de aplicação Jboss, Apache e Tomcat, julgue o item a seguir.
Pelo fato de o Jboss ser instalado, na maioria dos casos,
em ambiente Linux, ele não dispõe de uma interface web
para configurar e gerenciar os servidores.
Foi solicitado a um técnico que configurasse um plugin nativo do JBoss 7 para realizar deploy e undeploy ou executar aplicativos. Esse técnico informou que há plugin nativo para atender a esses três requisitos.
Nessa situação hipotética, a informação do técnico está
No âmbito do JBoss AS 7.x, os modos de operação disponíveis são denominados:
Acerca de sistemas de aplicação web, julgue o item a seguir.
Quando da instalação do JBoss em ambiente Windows, as
permissões de acessos aos folders necessários para o correto
funcionamento são configuradas automaticamente.
JBoss é um servidor open-source de aplicações Java Enterprise Edition. A respeito do servidor JBoss, versão 7 (JBoss-V7), considere as afirmativas abaixo.
I O JBoss-V7 oferece suporte para gerenciamento centralizado de múltiplas instâncias, através do modo Domain.
II O modo Domain caracteriza a criação de clusters do servidor de aplicação JBoss -V7, garantindo a alta disponibilidade e o balanceamento de carga do sistema.
III É possível definir um cluster de servidores de aplicação rodando no modo StandAlone do JBoss-V7.
IV A configuração do JBoss-V7 no modo Domain é realizada através dos arquivos domain.xml e instances.xml.
Estão corretas as afirmativas
Analise as afirmativas abaixo sobre servidores de aplicação Java EE.
1. A plataforma JBOSS de aplicações Enterprise (JBOSS EAP) pode trabalhar com Java EE 8.
2. O Microsoft IIS versão 7 e posterior é também um servidor de aplicações Java EE nativo.
3. Apache Tomcat é um servidor de aplicações Java EE completo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com quais servidores de aplicações Java EE Weld, que implementa CDI (Context and Dependency Injection) para a plataforma Java EE, pode ser integrado?
1. WildFly
2. Oracle Weblogic Server
3. Websphere Application Server
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com relação aos servidores de aplicações web, julgue o item seguinte.
O JBoss Web Server é um conjunto de componentes de uso restrito a clientes que possuem subscrição para produtos Red Hat.
Os servidores de aplicações são programas de servidores em uma rede distribuída que fornece o ambiente de execução para um programa. Sobre as características dos servidores de aplicação JEE, incluindo visão geral das tecnologias, servidores de aplicação JBoss e Tomcat, julgue o item a seguir.
O servidor de aplicação JEE JBoss permite
a utilização de JMS.
Analise as afirmativas abaixo sobre JBOSS.