No enunciado, o vocábulo "debaixo" é advérbio. Tal palavra, aliás, sempre pertence a essa classe gramatical.
a) “Minhas”, em “Minhas mãos ainda estão molhadas”.
Incorreto. É pronome possessivo;
b) “Perfeito”, em “Depois, tudo estará perfeito”.
Incorreto. É adjetivo que caracteriza o pronome indefinido "tudo";
c) “P*s”, em “P*s meu sonho num navio”.
Incorreto. É uma forma verbal do verbo "pôr";
d) Longe”, em “O vento vem vindo de longe”.
Correto. "Longe" é o núcleo de uma locução adverbial, que nada mais é que um advérbio.
Letra D
A questão é de morfologia e quer saber qual dos vocábulos abaixo pertence à mesma classe gramatical de "debaixo" em “Debaixo da água vai morrendo”. Vejamos:
.
Em “Debaixo da água vai morrendo”, temos um advérbio de lugar: "debaixo"
Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.
Advérbios de lugar (caracterizam o lugar): aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, defronte, adentro, afora, alhures, embaixo...
.
A) “Minhas”, em “Minhas mãos ainda estão molhadas”.
Errado. Aqui "minhas" não é advérbio, mas, sim, pronome possessivo.
Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.
Pronomes possessivos: são palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical (possuidor), acrescentam a ela a ideia de posse de algo (coisa possuída). O pronome possessivo concorda em pessoa com o possuidor e em gênero e número com a coisa possuída. São eles: meu(s), minha(s), teu(s), tua(s), seu(s), sua(s), nosso(s), nossa(s), vosso(s) e vossa(s).
.
B) “Perfeito”, em “Depois, tudo estará perfeito”.
Errado. Aqui "perfeito" não é advérbio, mas, sim, um adjetivo que qualifica o pronome indefinido "tudo".
Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.
.
C) “P*s”, em “P*s meu sonho num navio”.
Errado. Aqui "p*s" não é advérbio, mas, sim, um verbo (do verbo "pôr")
Verbo: palavra variável que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. O verbo é palavra indispensável na organização do período. Dentre as classes de palavras, o verbo é a mais rica em flexões. Com efeito, o verbo reveste diferentes formas para indicar a pessoa do discurso, o número, o tempo, o modo e a voz. Ao conjunto ordenado de flexões ou formas de um verbo dá-se o nome de conjugação. São três os tempos verbais: presente, pretérito (= passado) e futuro. Os modos do verbo são três: indicativo, subjuntivo e imperativo. São formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio.
.
D) Longe”, em “O vento vem vindo de longe”.
Certo. Aqui "longe" também é um advérbio de lugar.
.
Gabarito: Letra D