SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Tecnologista Júnior – Diagnóstico Por Imagem (Radiologia)


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1326487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Tumores cerebrais apresentam-se à ressonância magnética (RM) como áreas de sinal ou realce anormais, associadas a graus variados de edema perilesional e efeito de massa. Infiltração tumoral além dos limites aparentes da lesão é um fenômeno bem conhecido no caso de tumores cerebrais primários e que nem sempre pode ser diferenciado de edema pelas técnicas convencionais de RM. Considerando esse assunto e aspectos relativos à avaliação por imagem de massas intracranianas, julgue o item a seguir.
A espectroscopia de prótons por RM permite discriminar infiltração tumoral de edema vasogênico perilesional, uma vez que este não modifica as razões metabólicas do espectro e aquela usualmente mostra aumento da colina e redução do N-acetil aspartato.

Alternativas

ID
1326490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Tumores cerebrais apresentam-se à ressonância magnética (RM) como áreas de sinal ou realce anormais, associadas a graus variados de edema perilesional e efeito de massa. Infiltração tumoral além dos limites aparentes da lesão é um fenômeno bem conhecido no caso de tumores cerebrais primários e que nem sempre pode ser diferenciado de edema pelas técnicas convencionais de RM. Considerando esse assunto e aspectos relativos à avaliação por imagem de massas intracranianas, julgue o item a seguir.
A espectroscopia de prótons por RM permite distinguir tumor recorrente de radionecrose, pois esta mostra desaparecimento de todos os metabólitos do espectro, à exceção dos lipídios livres, e o tumor recorrente ou residual apresenta pico persistente de colina e relação colina/N-acetil aspartato elevada.

Alternativas

ID
1326493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Tumores cerebrais apresentam-se à ressonância magnética (RM) como áreas de sinal ou realce anormais, associadas a graus variados de edema perilesional e efeito de massa. Infiltração tumoral além dos limites aparentes da lesão é um fenômeno bem conhecido no caso de tumores cerebrais primários e que nem sempre pode ser diferenciado de edema pelas técnicas convencionais de RM. Considerando esse assunto e aspectos relativos à avaliação por imagem de massas intracranianas, julgue o item a seguir.
O sinal da cauda dural, que pode ser encontrado tanto em lesões extra-axiais como em lesões intra-axiais, de natureza neoplásica ou inflamatória, não é indicador específico de infiltração tumoral meníngea quando associado a tumor intracraniano, podendo representar apenas um processo reativo, caracterizado por vasocongestão e edema intersticial da dura-máter.

Alternativas

ID
1326496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nas crianças, tumores e lesões tumor-símiles da órbita apresentam espectro histológico distinto em relação aos adultos, e seu aspecto de imagem reflete suas características patológicas. Retinoblastoma, o tumor intraocular mais comum da infância, é um tumor neuroepitelial primitivo agressivo, que usualmente se apresenta com o quadro clínico de leucocoria e se manifesta antes dos cinco anos de idade, representando 11% de todos os cânceres no primeiro ano de vida.Quanto às lesões orbitárias da infância, julgue o item seguinte.
O retinoblastoma é a causa mais comum de leucocoria, que pode ser decorrente também de outras condições, denominadas pseudorretinoblastomas, as quais incluem doença de Coats, vítreo primário hiperplásico persistente, endoftalmite larvar e fibroplasia retrolental.

Alternativas

ID
1326499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nas crianças, tumores e lesões tumor-símiles da órbita apresentam espectro histológico distinto em relação aos adultos, e seu aspecto de imagem reflete suas características patológicas. Retinoblastoma, o tumor intraocular mais comum da infância, é um tumor neuroepitelial primitivo agressivo, que usualmente se apresenta com o quadro clínico de leucocoria e se manifesta antes dos cinco anos de idade, representando 11% de todos os cânceres no primeiro ano de vida.Quanto às lesões orbitárias da infância, julgue o item seguinte.
Na avaliação por tomografia computadorizada de criança com leucocoria, o achado de calcificação em lesão intraocular é específico para retinoblastoma, permitindo distinguir esta condição de outras lesões.

Alternativas

ID
1326502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nas crianças, tumores e lesões tumor-símiles da órbita apresentam espectro histológico distinto em relação aos adultos, e seu aspecto de imagem reflete suas características patológicas. Retinoblastoma, o tumor intraocular mais comum da infância, é um tumor neuroepitelial primitivo agressivo, que usualmente se apresenta com o quadro clínico de leucocoria e se manifesta antes dos cinco anos de idade, representando 11% de todos os cânceres no primeiro ano de vida.Quanto às lesões orbitárias da infância, julgue o item seguinte.
Em portadores de retinoblastoma hereditário, a avaliação por imagem deve incluir todo o conteúdo craniano, pois o achado de lesões nas regiões pineal e parasselar indica doença metastática e influencia a conduta terapêutica e o prognóstico.

Alternativas

ID
1326505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nas crianças, tumores e lesões tumor-símiles da órbita apresentam espectro histológico distinto em relação aos adultos, e seu aspecto de imagem reflete suas características patológicas. Retinoblastoma, o tumor intraocular mais comum da infância, é um tumor neuroepitelial primitivo agressivo, que usualmente se apresenta com o quadro clínico de leucocoria e se manifesta antes dos cinco anos de idade, representando 11% de todos os cânceres no primeiro ano de vida.Quanto às lesões orbitárias da infância, julgue o item seguinte.
Os gliomas das vias ópticas representam o tumor intraconal mais comum da infância, têm aspecto de imagem específico à tomografia computadorizada e à ressonância magnética, e comprometimento bilateral é virtualmente diagnóstico de neurofibromatose 1.

Alternativas

ID
1326508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nas crianças, tumores e lesões tumor-símiles da órbita apresentam espectro histológico distinto em relação aos adultos, e seu aspecto de imagem reflete suas características patológicas. Retinoblastoma, o tumor intraocular mais comum da infância, é um tumor neuroepitelial primitivo agressivo, que usualmente se apresenta com o quadro clínico de leucocoria e se manifesta antes dos cinco anos de idade, representando 11% de todos os cânceres no primeiro ano de vida.Quanto às lesões orbitárias da infância, julgue o item seguinte.
Rabdomiossarcoma é o câncer extraocular é mais comum em crianças, sendo bilateral em até 10% dos casos.

Alternativas

ID
1326511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nas crianças, tumores e lesões tumor-símiles da órbita apresentam espectro histológico distinto em relação aos adultos, e seu aspecto de imagem reflete suas características patológicas. Retinoblastoma, o tumor intraocular mais comum da infância, é um tumor neuroepitelial primitivo agressivo, que usualmente se apresenta com o quadro clínico de leucocoria e se manifesta antes dos cinco anos de idade, representando 11% de todos os cânceres no primeiro ano de vida.Quanto às lesões orbitárias da infância, julgue o item seguinte.


Leucemia e linfoma são responsáveis por 10% dos tumores orbitais na infância, e uma das formas mais comuns de comprometimento é o cloroma, tipicamente associado à leucemia linfoide aguda.

Alternativas

ID
1326514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Rouquidão é um sintoma inespecífico, na maioria das vezes decorrente de processo benigno. Todavia, pode também ser causada por lesão maligna em prega vocal ou ao longo do trajeto dos nervos vagos ou laríngeos recorrentes. Nos portadores de carcinoma laríngeo candidatos a tratamento cirúrgico, os exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética são úteis para a definição da abordagem cirúrgica. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


À tomografia computadorizada, os achados de espessamento e deslocamento lateral de prega ariepiglótica, dilatação de seio piriforme e dilatação de ventrículo laríngeo são sinais frequentemente observados de paralisia da prega vocal ipsilateral.

Alternativas

ID
1326517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Rouquidão é um sintoma inespecífico, na maioria das vezes decorrente de processo benigno. Todavia, pode também ser causada por lesão maligna em prega vocal ou ao longo do trajeto dos nervos vagos ou laríngeos recorrentes. Nos portadores de carcinoma laríngeo candidatos a tratamento cirúrgico, os exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética são úteis para a definição da abordagem cirúrgica. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


Nos pacientes com comprometimento da região subglótica a mais de 10 mm das pregas vocais verdadeiras, seja primário, seja por extensão direta de carcinoma glótico ou supraglótico, a única opção cirúrgica é a laringectomia total.

Alternativas

ID
1326520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca da avaliação por imagem dos nódulos tireoidianos, julgue o item subsequente.


A frequência de câncer em nódulos tireoidianos isoecoicos é de 20%, quando o halo perinodular é completo, e de 50%, quando o halo perinodular é incompleto.

Alternativas

ID
1326523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca da avaliação por imagem dos nódulos tireoidianos, julgue o item subsequente.


Microcalcificações tireoidianas correspondem a corpúsculos psamomatosos, uma das características mais específicas de câncer tireoidiano, com especificidade em torno de 90% e valor preditivo positivo entre 40% e 95%.

Alternativas

ID
1326526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca da avaliação por imagem dos nódulos tireoidianos, julgue o item subsequente.


Calcificações grosseiras em nódulo tireoidiano solitário são de natureza distrófica e indicam processo benigno, a menos que estejam associadas a microcalcificações.

Alternativas

ID
1326529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a nódulos e tumores pulmonares.


Na pesquisa de realce de nódulo pulmonar solitário (protocolo de Swensen), resultados falso-negativos podem decorrer de tumores com necrose ou produtores de mucina.

Alternativas

ID
1326532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a nódulos e tumores pulmonares.


Em pacientes com histórico de carcinoma epidermoide de cabeça e pescoço, o achado de nódulo pulmonar solitário novo mais provavelmente corresponde a doença metastática.

Alternativas

ID
1326535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a nódulos e tumores pulmonares.


Carcinoma broncogênico situado em brônquio principal a 3 cm da carina principal é considerado T3, independentemente de suas dimensões.

Alternativas

ID
1326538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a nódulos e tumores pulmonares.


Segundo diretrizes recentes, um nódulo solitário não sólido de 15 mm e persistente por seis meses deve ser ressecado, mesmo que não cresça nesse período de intervalo, sem necessidade de investigação suplementar com PET-CT ou biópsia.

Alternativas

ID
1326541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a nódulos e tumores pulmonares.


Calcificação central em nódulo pulmonar solitário constitui indicador seguro de processo benigno, ainda que o nódulo tenha contorno espiculado.

Alternativas

ID
1326544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a nódulos e tumores pulmonares.


Embora a presença de gordura em nódulo pulmonar solitário seja altamente sugestiva de natureza benigna, algumas lesões malignas podem conter gordura, como metástases de lipossarcoma ou de carcinoma de células renais.

Alternativas

ID
1326547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a nódulos e tumores pulmonares.


Lesão cavitária com sinal do crescente aéreo em paciente neutropênico febril deve corresponder a aspergilose saprofítica.

Alternativas

ID
1326550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto à investigação por imagem de lesões torácicas extrapulmonares em adultos e em crianças, julgue o item a seguir.


Sob condições de estresse, tais como quimioterapia, radioterapia ou corticoterapia, o timo pode responder sofrendo atrofia. O fenômeno denominado hiperplasia de rebote se refere ao crescimento tímico além do tamanho original durante a fase de recuperação do estresse e não deve ser confundido com infiltração neoplásica.

Alternativas

ID
1326553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto à investigação por imagem de lesões torácicas extrapulmonares em adultos e em crianças, julgue o item a seguir.


A causa mais frequente de massa mediastinal anterior na infância é o linfoma, sendo a doença de Hodgkin três a quatro vezes mais comum que os linfomas não Hodgkin.

Alternativas

ID
1326556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto à investigação por imagem de lesões torácicas extrapulmonares em adultos e em crianças, julgue o item a seguir.


Massa mediastinal anterior com áreas de atenuação de -80 UH geralmente corresponde, na infância, a tumor de células germinativas.

Alternativas

ID
1326559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto à investigação por imagem de lesões torácicas extrapulmonares em adultos e em crianças, julgue o item a seguir.


No adulto, a neoplasia primária do compartimento mediastinal anterior mais frequente é o timoma.

Alternativas

ID
1326562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto à investigação por imagem de lesões torácicas extrapulmonares em adultos e em crianças, julgue o item a seguir.


Na avaliação por tomografia computadorizada de massa no mediastino médio, a presença de atenuação central superior a 40 UH na fase pré-contraste afasta a possibilidade de cisto congênito.

Alternativas

ID
1326565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto à investigação por imagem de lesões torácicas extrapulmonares em adultos e em crianças, julgue o item a seguir.


No câncer esofágico, o principal papel da tomografia computadorizada quanto ao estadiamento T é a exclusão de doença T4. Nesse contexto, aquisição de imagens em decúbito ventral pode ser útil para melhor definir a relação da lesão com a aorta e com os planos pré-vertebrais.

Alternativas

ID
1326568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nódulos adrenais são achados frequentes. Embora, na maioria das vezes, correspondam a processos patológicos benignos, a distinção entre lesões benignas e processos neoplásicos malignos tem grande impacto na conduta e no prognóstico, sobretudo nos pacientes portadores de câncer extra-adrenal. Acerca desse assunto, julgue o item. 


Adenomas adrenais típicos (ricos em lipídios) caracteristicamente exibem atenuação inferior a 10 UH, o que permite usar esse valor como ponto de corte para o diagnóstico dessa condição com elevada especificidade (cerca de 2% de resultados falso-positivos).

Alternativas

ID
1326571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nódulos adrenais são achados frequentes. Embora, na maioria das vezes, correspondam a processos patológicos benignos, a distinção entre lesões benignas e processos neoplásicos malignos tem grande impacto na conduta e no prognóstico, sobretudo nos pacientes portadores de câncer extra-adrenal. Acerca desse assunto, julgue o item. 


O padrão de depuração do meio de contraste iodado dos adenomas ricos e pobres em lipídios é similar à tomografia computadorizada.

Alternativas

ID
1326574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nódulos adrenais são achados frequentes. Embora, na maioria das vezes, correspondam a processos patológicos benignos, a distinção entre lesões benignas e processos neoplásicos malignos tem grande impacto na conduta e no prognóstico, sobretudo nos pacientes portadores de câncer extra-adrenal. Acerca desse assunto, julgue o item. 


Na síndrome de Conn (hiperaldosteronismo primário) decorrente de adenoma adrenal, observa-se atrofia do restante da glândula adrenal comprometida e da glândula adrenal contralateral.

Alternativas

ID
1326577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nódulos adrenais são achados frequentes. Embora, na maioria das vezes, correspondam a processos patológicos benignos, a distinção entre lesões benignas e processos neoplásicos malignos tem grande impacto na conduta e no prognóstico, sobretudo nos pacientes portadores de câncer extra-adrenal. Acerca desse assunto, julgue o item. 


À ressonância magnética, os adenomas adrenais típicos caracterizam-se por queda do sinal nas sequências em que a água e a gordura precessam em fase.

Alternativas

ID
1326580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nódulos adrenais são achados frequentes. Embora, na maioria das vezes, correspondam a processos patológicos benignos, a distinção entre lesões benignas e processos neoplásicos malignos tem grande impacto na conduta e no prognóstico, sobretudo nos pacientes portadores de câncer extra-adrenal. Acerca desse assunto, julgue o item. 


Feocromocitomas tipicamente exibem sinal reduzido em sequências ponderadas em T2.

Alternativas

ID
1326583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nódulos adrenais são achados frequentes. Embora, na maioria das vezes, correspondam a processos patológicos benignos, a distinção entre lesões benignas e processos neoplásicos malignos tem grande impacto na conduta e no prognóstico, sobretudo nos pacientes portadores de câncer extra-adrenal. Acerca desse assunto, julgue o item. 


A presença de gordura macroscópica, caracterizada por atenuação inferior a -30 UH à tomografia computadorizada e por baixo sinal em sequências ponderadas em TI com supressão espectral do sinal de gordura à ressonância magnética, é o sinal mais específico, embora pouco sensível, para adenomas adrenais típicos.

Alternativas

ID
1326586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Muitos nódulos hepáticos exibem características de imagem típicas, que permitem o diagnóstico não invasivo. Quanto à caracterização não invasiva dos nódulos hepáticos, julgue o item seguinte.


Cistos hepáticos complicados com hemorragia usualmente exibem realce parietal à tomografia computadorizada e à ressonância magnética.

Alternativas

ID
1326589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Muitos nódulos hepáticos exibem características de imagem típicas, que permitem o diagnóstico não invasivo. Quanto à caracterização não invasiva dos nódulos hepáticos, julgue o item seguinte.


Hemangioma cavernoso, o tumor hepático benigno mais comum, apresenta padrão hemodinâmico típico, caracterizado por realce periférico descontínuo na fase arterial com progressão centrípeta nas fases tardias.

Alternativas
Comentários
  • boa secreta!
  • boa secreta!
  • Nhami

ID
1326592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Muitos nódulos hepáticos exibem características de imagem típicas, que permitem o diagnóstico não invasivo. Quanto à caracterização não invasiva dos nódulos hepáticos, julgue o item seguinte.


Em ressonância magnética sem administração de meio de contraste exógeno, o emprego de sequências com tempo de eco (TE) muito longo é útil para a caracterização de nódulos hepáticos, pois apenas as lesões benignas mais comuns — cistos simples e hemangiomas — têm T2 longo suficientemente para exibirem sinal hiperintenso nessas sequências, permitindo discriminá-las de outras lesões.

Alternativas

ID
1326595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Muitos nódulos hepáticos exibem características de imagem típicas, que permitem o diagnóstico não invasivo. Quanto à caracterização não invasiva dos nódulos hepáticos, julgue o item seguinte.


Hemangiomas gigantes apresentam-se como massas heterogêneas, muitas vezes contendo cicatriz central sem realce, decorrente de trombose intralesional.

Alternativas

ID
1326598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia

Cicatriz central é um achado de imagem relativamente incomum, porém útil para sugerir um diagnóstico específico em pacientes com massas hepáticas, pancreáticas e renais de etiologia indefinida. Julgue o item que se segue, relativo a cicatrizes centrais.
Hiperplasia nodular focal, o segundo tumor hepático benigno em frequência, contém cicatriz central visível em aproximadamente 85% dos casos.

Alternativas

ID
1326601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Cicatriz central é um achado de imagem relativamente incomum, porém útil para sugerir um diagnóstico específico em pacientes com massas hepáticas, pancreáticas e renais de etiologia indefinida. Julgue o item que se segue, relativo a cicatrizes centrais.
Na hiperplasia nodular focal e no carcinoma hepatocelular fibrolamelar, a cicatriz central é composta por tecido fibroso e apresenta características de sinal similares à RM.

Alternativas
Comentários
  • HNF = cicatriz hiper em T2

    CFL = cicatriz hipo em T2


ID
1326604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Cicatriz central é um achado de imagem relativamente incomum, porém útil para sugerir um diagnóstico específico em pacientes com massas hepáticas, pancreáticas e renais de etiologia indefinida. Julgue o item que se segue, relativo a cicatrizes centrais.
Cicatriz central associada a calcificações em massa pancreática é um achado altamente específico e virtualmente patognomônico de cistadenoma mucinoso.

Alternativas

ID
1326607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Cicatriz central é um achado de imagem relativamente incomum, porém útil para sugerir um diagnóstico específico em pacientes com massas hepáticas, pancreáticas e renais de etiologia indefinida. Julgue o item que se segue, relativo a cicatrizes centrais.
A identificação de cicatriz central em massa renal é altamente sugestiva de oncocitoma – o tumor renal sólido benigno mais comum – e evita intervenção desnecessária.

Alternativas

ID
1326610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Relativamente à avaliação por imagem de algumas lesões do sistema urogenital, julgue o item subsequente.


O fenômeno de pseudorrealce, caracterizado por aumento superior a 10 UH da atenuação de lesões císticas renais em fase contrastada de TC, depende do algoritmo de reconstrução das imagens, da tensão (kVp) e do tamanho da lesão, mas independe de efeito de volume parcial.

Alternativas

ID
1326613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Relativamente à avaliação por imagem de algumas lesões do sistema urogenital, julgue o item subsequente.


Em imagens de RM obtidas em oposição de fase, a presença de artefato de tinta nanquim na interface entre nódulo intrarrenal e o parênquima renal é característica de oncocitoma.

Alternativas

ID
1326616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Relativamente à avaliação por imagem de algumas lesões do sistema urogenital, julgue o item subsequente.


Na avaliação de câncer do colo uterino por ressonância magnética, o edema estromal associado a tumores grandes leva à superestimação da invasão parametrial nas imagens ponderadas em T2, com redução da acurácia de 70% em lesões menores para 50% nas maiores.

Alternativas

ID
1326619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O termo tumor ósseo abrange uma categoria ampla, que inclui neoplasmas benignos e malignos, formações reativas focais, anormalidades metabólicas e diversas outras condições tumor- símiles. Certas características radiológicas dos tumores ósseos permitem tanto inferir seu grau de crescimento e agressividade biológica como também estreitar o diagnóstico diferencial das lesões. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.
A informação clínica mais importante para a caracterização de tumor ósseo é a idade do paciente.

Alternativas

ID
1326622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O termo tumor ósseo abrange uma categoria ampla, que inclui neoplasmas benignos e malignos, formações reativas focais, anormalidades metabólicas e diversas outras condições tumor- símiles. Certas características radiológicas dos tumores ósseos permitem tanto inferir seu grau de crescimento e agressividade biológica como também estreitar o diagnóstico diferencial das lesões. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.
Cisto ósseo simples usualmente se situa excentricamente na cavidade medular óssea.

Alternativas

ID
1326625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O termo tumor ósseo abrange uma categoria ampla, que inclui neoplasmas benignos e malignos, formações reativas focais, anormalidades metabólicas e diversas outras condições tumor- símiles. Certas características radiológicas dos tumores ósseos permitem tanto inferir seu grau de crescimento e agressividade biológica como também estreitar o diagnóstico diferencial das lesões. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.
Osteomielite e histiocitose de células de Langerhans localizada são processos benignos que podem ter aspecto agressivo, do tipo permeativo.

Alternativas

ID
1326628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O termo tumor ósseo abrange uma categoria ampla, que inclui neoplasmas benignos e malignos, formações reativas focais, anormalidades metabólicas e diversas outras condições tumor- símiles. Certas características radiológicas dos tumores ósseos permitem tanto inferir seu grau de crescimento e agressividade biológica como também estreitar o diagnóstico diferencial das lesões. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.
Lesões que podem conter sequestro incluem osteomielite crônica e linfoma ósseo primário.

Alternativas

ID
1326631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O termo tumor ósseo abrange uma categoria ampla, que inclui neoplasmas benignos e malignos, formações reativas focais, anormalidades metabólicas e diversas outras condições tumor- símiles. Certas características radiológicas dos tumores ósseos permitem tanto inferir seu grau de crescimento e agressividade biológica como também estreitar o diagnóstico diferencial das lesões. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.
É indicativa de síndrome de Maffucci a presença de múltiplas lesões osteolíticas intramedulares menores que 2 cm, insuflantes, de margem bem definida e com matriz condroide.

Alternativas

ID
1326634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O termo tumor ósseo abrange uma categoria ampla, que inclui neoplasmas benignos e malignos, formações reativas focais, anormalidades metabólicas e diversas outras condições tumor- símiles. Certas características radiológicas dos tumores ósseos permitem tanto inferir seu grau de crescimento e agressividade biológica como também estreitar o diagnóstico diferencial das lesões. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.
Reação periosteal multilamelar é a reação mais característica do sarcoma de Ewing.

Alternativas

ID
1326637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os tratamentos antineoplásicos podem exercer efeitos nocivos sobre os tecidos normais. A esse respeito, julgue o próximo item.


A porção óssea mais sensível à radiação é a diáfise.

Alternativas

ID
1326640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os tratamentos antineoplásicos podem exercer efeitos nocivos sobre os tecidos normais. A esse respeito, julgue o próximo item.


Irradiação unilateral da coluna vertebral no esqueleto imaturo pode causar distúrbio do crescimento resultando em escoliose com convexidade voltada para o lado irradiado.

Alternativas

ID
1326643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os tratamentos antineoplásicos podem exercer efeitos nocivos sobre os tecidos normais. A esse respeito, julgue o próximo item.


No esqueleto maduro, a radioterapia prejudica a função osteoblástica, resultando em queda na produção de matriz, que se manifesta radiograficamente como osteopenia, tipicamente um ano após a irradiação.

Alternativas

ID
1326646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os tratamentos antineoplásicos podem exercer efeitos nocivos sobre os tecidos normais. A esse respeito, julgue o próximo item.


O diagnóstico diferencial da osteorradionecrose inclui osteomielite crônica, recidiva tumoral e sarcoma induzido por radiação. Estabilidade e ausência de componente nos tecidos moles favorecem o diagnóstico de osteorradionecrose.

Alternativas

ID
1326649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os tratamentos antineoplásicos podem exercer efeitos nocivos sobre os tecidos normais. A esse respeito, julgue o próximo item.


Osteocondromas são os tumores ósseos benignos mais comumente induzidos por radiação.

Alternativas

ID
1326652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os tratamentos antineoplásicos podem exercer efeitos nocivos sobre os tecidos normais. A esse respeito, julgue o próximo item.


Cerca de dois terços dos sarcomas ósseos radioinduzidos ocorrem em lesões preexistentes, como tumor de células gigantes, sarcoma de Ewing ou linfoma.

Alternativas

ID
1326655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os tratamentos antineoplásicos podem exercer efeitos nocivos sobre os tecidos normais. A esse respeito, julgue o próximo item.


Em paciente submetido a radioterapia torácica com dose de 40 Gy, o quadro clínico de tosse, febre e dispneia, associado a opacidades pulmonares à radiografia convencional do tórax, iniciado quatro semanas após a irradiação, é sugestivo de pneumonite actínica.

Alternativas

ID
1326658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os tratamentos antineoplásicos podem exercer efeitos nocivos sobre os tecidos normais. A esse respeito, julgue o próximo item.


Na pneumonite actínica aguda, as manifestações tomográficas podem ultrapassar os limites do campo irradiado.

Alternativas

ID
1326661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os tratamentos antineoplásicos podem exercer efeitos nocivos sobre os tecidos normais. A esse respeito, julgue o próximo item.


O risco de pneumonite actínica é diretamente proporcional à dose total de radiação, porém independe do fracionamento da dose.

Alternativas

ID
1326664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os tratamentos antineoplásicos podem exercer efeitos nocivos sobre os tecidos normais. A esse respeito, julgue o próximo item.


Dano alveolar difuso, hemorragia pulmonar e pneumonia organizante são exemplos de substratos histopatológicos de alterações pulmonares induzidas por quimioterápicos que podem se manifestar à TCAR com o padrão de pavimentação em mosaico.

Alternativas