SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Analista em C&T Júnior - Comunicação Social - Relações Públicas


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1321915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As novas tecnologias da comunicação modificam a dimensão comunicacional no espaço público. Nesse contexto, a Internet destaca-se como um meio poderoso de divulgação da informação, permitindo a relação entre muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


As relações na Internet promovem comunicação indireta, caracterizada pelo distanciamento físico e pela coletivização das consciências.

Alternativas
Comentários
  • A pegadinha da questão aqui está no termo "comunicação indireta". Já a chave da questão esta em outro termo, "distanciamento físico". Uma vez que este último termo está presente, podemos induzir que quando a banca fala em comunicação indireta ela esta se referindo a comunicação mediada pelo computador, que faz a ligação entre o emissor e o receptor.

    No caso em tela a comunicação direta seria aquela face a face, sem intermediações e distanciamento físico.

  • A comunicação na internet seria indireta? Não entendi esse concenito.


ID
1321921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As novas tecnologias da comunicação modificam a dimensão comunicacional no espaço público. Nesse contexto, a Internet destaca-se como um meio poderoso de divulgação da informação, permitindo a relação entre muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


O modelo de comunicação interativa representado pela Internet reforça o monopólio da informação das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Nunca será!

  • A própria questão se contradiz... interatividade e monopólio não combinam.

    Item ERRADO


ID
1321924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As novas tecnologias da comunicação modificam a dimensão comunicacional no espaço público. Nesse contexto, a Internet destaca-se como um meio poderoso de divulgação da informação, permitindo a relação entre muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


A dinâmica de comunicação entre os indivíduos, que envolve a identificação, a consideração e o respeito de opiniões, ocorre em menor velocidade na Internet.

Alternativas

ID
1321927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As novas tecnologias da comunicação modificam a dimensão comunicacional no espaço público. Nesse contexto, a Internet destaca-se como um meio poderoso de divulgação da informação, permitindo a relação entre muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


Multiplicidade e não-linearidade de mensagens são características da Internet.

Alternativas

ID
1321933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue o item seguinte.


A etapa da participação dos indivíduos no processo de redefinição das organizações é a execução das ações de comunicação organizacional.

Alternativas

ID
1321936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue o item seguinte.


A elaboração de mapas corporativos estratégicos, que estabelecem objetivos, metas e indicadores, é um dos elementos que compõem a metodologia moderna de planejamento estratégico.

Alternativas
Comentários
  • As empresas desenvolvem um mapa estratégico para gerar resultados de sucesso.

    Esse recurso permite detalhar em um documento todas as direções que uma organização tem e que deverá tomar no futuro.

    Certamente, é uma ferramenta que possibilita um direcionamento, mas é preciso tomar cuidado e saber que ele não deve ser fixo.

    Pelo contrário, o mapa estratégico permite à empresa a condição de sempre comparar o conteúdo que está no papel com o que está acontecendo na realidade.

  • Gabarito: C


ID
1321939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue o item seguinte.


Missão, visão e valores são elementos norteadores do planejamento estratégico das organizações que dão sentido à prática das atividades organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Margarida Kunsch, o propósito do planejamento é agregar valor e contribuir para que a organização alcance a visão estabelecida para o futuro, cumpra a missão, fixe e consolide seus valores. Por essa razão é preciso que o planejamento de comunicação esteja plenamente alinhado com essas premissas.


ID
1321942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue o item seguinte.


A vontade política dos dirigentes e a decisão administrativa superior são prioritárias para que o planejamento estratégico de comunicação possa ser desenvolvido, interferindo em menor grau na implantação e na execução das ações previstas no plano de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
1321945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue o item seguinte.


Pesquisa e diagnóstico, realizados antes da implantação do plano de comunicação, são ferramentas relacionadas ao estudo e à análise do ambiente organizacional.

Alternativas

ID
1321948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É função de relações públicas o estabelecimento de diálogo entre a organização e a sociedade na qual essa organização está inserida. As redes de relacionamento que se formam a partir dessa prática são determinantes da reputação institucional. A esse respeito, julgue o item subsequente.


Redes de relacionamento são grupos de interesse que possuem credibilidade junto à organização.

Alternativas

ID
1321951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É função de relações públicas o estabelecimento de diálogo entre a organização e a sociedade na qual essa organização está inserida. As redes de relacionamento que se formam a partir dessa prática são determinantes da reputação institucional. A esse respeito, julgue o item subsequente.


Reputação é o reflexo do que a organização é, de como se projeta, e das percepções e dos interesses que gera nos stakeholders.

Alternativas

ID
1321954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue o item seguinte.


A comunicação integrada faz uso de práticas e ferramentas das áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade para construir redes formais e informais de comunicação nas instituições.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão, não fazia a minima ideia que Jornalismo e publicidade tinham a função de construir redes formais e informais de comunicação na instituição! Que eu saiba isso é papel da comunicação organizacional ou institucional!

  • o que entendi da questão é que a comunicação integrada é capaz de para construir redes formais e informais de comunicação nas instituições. Ou seja são as diferentes áreas integradas e não cada uma isoladamente.

  • De acordo com o livro da Kunsch, Planejamento de RP na comunicação integrada, os planos e as políticas formais não podem resolver todos os problemas existentes em uma situação dinâmica, porque eles são preestabelecidos, em parte, inflexíveis. Algumas exigências podem ser mais bem atendidas através de relações informais, que podem ser flexíveis e espontâneas. Nesse contexto, as comunicações formal e informal convivem simultaneamente e delas as organizações não poderão prescindir.


ID
1321957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue o item seguinte.


A atuação sinérgica das áreas da comunicação no ambiente organizacional encontra dificuldades em repetir-se nas mídias sociais.

Alternativas

ID
1321960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue o item seguinte.


A associação das relações públicas às áreas de jornalismo e publicidade dá suporte à prática da comunicação dirigida.

Alternativas
Comentários
  • Só pode dar suporte. Atrapalhar é quer não vai.


ID
1321963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue o item seguinte.


O planejamento estratégico de comunicação deve dar tratamento diferenciado às áreas da comunicação, priorizando-as de acordo com a política da instituição e a orientação dos dirigentes.

Alternativas

ID
1321966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     Por algum tempo, empresas que geravam emprego, lucro e faziam girar a economia da comunidade onde estavam  estabelecidas foram vistas como cumpridoras de uma responsabilidade social. Com o passar dos anos, e a revisão dos conceitos, verificou-se que tais práticas eram uma obrigação mínima dessas empresas, mas não a manifestação de uma consciência social por parte de sua administração. 


F. G. Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativa. In: M. M. Krohling Kunsch e W. L. Kunsch (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, v.1, 2007, p. 195-200 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o  item   que se segue.

Plano de saúde, auxílio-creche e outros benefícios fornecidos pelas empresas aos seus empregados constituem ações de responsabilidade social à medida que agregam valor ao salário.

Alternativas

ID
1321969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     Por algum tempo, empresas que geravam emprego, lucro e faziam girar a economia da comunidade onde estavam  estabelecidas foram vistas como cumpridoras de uma responsabilidade social. Com o passar dos anos, e a revisão dos conceitos, verificou-se que tais práticas eram uma obrigação mínima dessas empresas, mas não a manifestação de uma consciência social por parte de sua administração. 

F. G. Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativaIn: M. M. Krohling Kunsch e W. L. Kunsch (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, v.1, 2007, p. 195-200 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o  item  que se segue.

Educação e saúde são áreas de concentração de ações de responsabilidade social presentes nos programas comunitários de organizações voltadas para o desenvolvimento de cidadania.

Alternativas

ID
1321972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     Por algum tempo, empresas que geravam emprego, lucro e faziam girar a economia da comunidade onde estavam  estabelecidas foram vistas como cumpridoras de uma responsabilidade social. Com o passar dos anos, e a revisão dos conceitos, verificou-se que tais práticas eram uma obrigação mínima dessas empresas, mas não a manifestação de uma consciência social por parte de sua administração.
 
F. G. Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativaIn: M. M. Krohling Kunsch e W. L. Kunsch (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, v.1, 2007, p. 195-200 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o  item  que se segue.

Investir no desenvolvimento profissional de empregados é ação de responsabilidade social.

Alternativas

ID
1321975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     Por algum tempo, empresas que geravam emprego, lucro e faziam girar a economia da comunidade onde estavam  estabelecidas foram vistas como cumpridoras de uma responsabilidade social. Com o passar dos anos, e a revisão dos conceitos, verificou-se que tais práticas eram uma obrigação mínima dessas empresas, mas não a manifestação de uma consciência social por parte de sua administração. 

F. G. Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativaIn: M. M. Krohling Kunsch e W. L. Kunsch (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, v.1, 2007, p. 195-200 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o  item  que se segue.

O desenvolvimento econômico de uma comunidade é considerado ação de responsabilidade social quando promovido pela organização com vistas ao desenvolvimento social e não ao lucro ou ao benefício de imagem.

Alternativas

ID
1321978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Torquato do Rego, a nova comunicação organizacional é fruto do clima externo e impõe maior rapidez, clareza na transmissão de mensagens e bilateralidade, o que significa maior engajamento e participação dos empregados. No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item.


Ações transparentes e intercâmbio permanente com o ambiente externo permitem à área de comunicação da organização antecipar-se e melhor atuar nas situações de conflito.

Alternativas

ID
1321981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Torquato do Rego, a nova comunicação organizacional é fruto do clima externo e impõe maior rapidez, clareza na transmissão de mensagens e bilateralidade, o que significa maior engajamento e participação dos empregados. No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item.


A comunicação institucional é responsável pelo diálogo da organização com seu público interno.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação Responsável pelo diálogo com o público interno é a comunicação interna.

  • A questão trata da comunicação interna. 


ID
1321984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Torquato do Rego, a nova comunicação organizacional é fruto do clima externo e impõe maior rapidez, clareza na transmissão de mensagens e bilateralidade, o que significa maior engajamento e participação dos empregados. No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item.


Rapidez e interatividade são aspectos das tecnologias digitais que potencializam a comunicação organizacional.

Alternativas

ID
1321987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Torquato do Rego, a nova comunicação organizacional é fruto do clima externo e impõe maior rapidez, clareza na transmissão de mensagens e bilateralidade, o que significa maior engajamento e participação dos empregados. No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item.


A capacidade de percepção da base da pirâmide organizacional e a necessidade de coordenação caracterizam os fluxos de comunicação descendente e lateral, respectivamente.

Alternativas

ID
1321990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI),general Jorge Félix, embarca na madrugada desta terça-feira (26)para o Haiti. Ele vai instalar um gabinete de crise do governobrasileiro no país, devastado por um terremoto no dia 12 de janeiro.O objetivo é melhorar o fluxo de informações para que sejamdefinidas as prioridades para a ajuda humanitária aos haitianos.
     Os funcionários do governo que estiverem no Haiti terão comunicação direta com o gabinete de crise coordenado pelo GSIno Brasil e ajudarão a eleger as prioridades para a ajuda humanitária.

                                                                                         Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, julgue o  item  a seguir.

Durante as situações de crise, a informação aos públicos de interesse deve ser direta e efetivada por meio de uma ferramenta única de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • o termo ferramenta significa: As formas de comunicar

    A instalação do Gabinete de Crise no Haiti confere um novo meio de comunicação, contudo, existem várias formas de se comunicar, ex:
    via eletrônica;
    via oral;
    via escrita e etc...


ID
1321993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI),general Jorge Félix, embarca na madrugada desta terça-feira (26)para o Haiti. Ele vai instalar um gabinete de crise do governobrasileiro no país, devastado por um terremoto no dia 12 de janeiro.O objetivo é melhorar o fluxo de informações para que sejamdefinidas as prioridades para a ajuda humanitária aos haitianos.
     Os funcionários do governo que estiverem no Haiti terão comunicação direta com o gabinete de crise coordenado pelo GSIno Brasil e ajudarão a eleger as prioridades para a ajuda humanitária.

                                                                                         Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, julgue o  item  a seguir.


Simulações de situações e comunicados e o desenvolvimento de mensagens preventivas são instrumentos de antecipação de crises utilizados pelas organizações que avaliam e consideram seus fatores de risco.

Alternativas

ID
1321996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI),general Jorge Félix, embarca na madrugada desta terça-feira (26)para o Haiti. Ele vai instalar um gabinete de crise do governobrasileiro no país, devastado por um terremoto no dia 12 de janeiro.O objetivo é melhorar o fluxo de informações para que sejamdefinidas as prioridades para a ajuda humanitária aos haitianos.
     Os funcionários do governo que estiverem no Haiti terão comunicação direta com o gabinete de crise coordenado pelo GSIno Brasil e ajudarão a eleger as prioridades para a ajuda humanitária.

                                                                                         Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, julgue o  item  a seguir.


Durante a crise, as decisões, os pronunciamentos e a informação aos públicos de interesse são atribuições do principal dirigente da organização, não cabendo a ninguém mais essa tarefa.

Alternativas
Comentários
  • Alem do dirigente, pode ser feito por uma fonte oficial, ou seja, um porta voz indicado pela alta gerência.


ID
1321999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à identidade corporativa, julgue o item subsequente.


O comportamento da instituição, sua forma de se comunicar e os elementos visuais que escolhe para fazer-se representar são fatores determinantes da sua identidade corporativa, que é intangível.

Alternativas
Comentários
  • Identidade = Tangível

    Portanto questão errada!

  • Olins (apud BALMER; WILSON, 2001) afirma que “identidade corporativa é a manifestação tangível da personalidade de uma empresa. É a identidade que projeta a real personalidade de uma empresa”


    fonte:http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/221/212

ID
1322002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à identidade corporativa, julgue o item subsequente.


A identidade corporativa é única, porque são únicos os atributos que descrevem ou definem cada organização, como valores, produtos e serviços.

Alternativas

ID
1322005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à identidade corporativa, julgue o item subsequente.


A identidade corporativa é composta, entre outros atributos, pela interpretação dos públicos quanto ao que é a organização e o que ela faz.

Alternativas
Comentários
  • Este é o conceito de imagem corporativa e  nao de identidade. O gabarito nao foi alterado?

  • Não é possível que o CESPE considerou essa afirmação correta! Como a colega falou, esse conceito é o de IMAGEM, não há nem o que debater!

  • Correto!

    A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o auto-retrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, suas expressões etc. De acordo com Joan Costa, ela se define por dois parâmetros: o que a empresa é e o que ela faz.



    Fonte: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2002. Pg. 172. Margarida Kunsch
  • O erro da questão está em dizer que a identidade é a interpretação dos públicos, enquanto é, na verdade, o autoretrato da empresa. Essa questão realmente deveria ter tido o gabarito alterado. 

  • Constrangedora essa questão. Mais ainda a falta de humildade da banca em não reconhecer seu erro. Ela misturou os dois conceitos, de imagem e de identidade, em apenas um. Lamentável.

ID
1322008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que diz respeito à identidade corporativa, julgue o item subsequente.


A identidade visual da instituição representa simbolicamente tanto a sua história quanto os seus atributos essenciais.

Alternativas

ID
1322011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Cerimonial é a ordem hierárquica que determina regras de conduta das autoridades e seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares, permitindo que cada pessoa receba os privilégios a que tem direito.

Alternativas
Comentários
  • Isso se chama protocolo.

    Portanto: Errado!

  • PROTOCOLO é a ordem hierárquica que determina regras de conduta das autoridades e seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares, permitindo que cada pessoa receba os privilégios a que tem direito.


ID
1322014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


O planejamento é a primeira etapa no desenvolvimento das ações de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    As etapas do processo de planejamento de relações públicas devem ocorrer na seguinte ordem:

    1)  Pesquisas e levantamento de informações sobre a situação atual (análise);

    2)  Planejamento e programação das ações;

    3)  Implantação ou execução;

    4)  Avaliação dos resultados.


  • Segundo Gutierrez Fortes, o processo de Relações Públicas se dar:

    1) pesquisa;

    2) assessoramento;

    3) coordenação;

    4) PLANEJAMENTO;

    5) execução;

    6) controle;

    7) avaliação.

    Assim, a afimativa está ERRADA.

     

    Bons estudos!


ID
1322017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Na Web 1.0, as expressões comunicacionais ocorrem com menor intervenção do receptor ou do usuário no conteúdo da comunicação, com menor capacidade de personalização do conteúdo, predomínio do emissor sobre o conteúdo e de suas relações com o usuário, em comparação com a Web 2.0.

Alternativas

ID
1322020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Acionistas e diretores da empresa, funcionários e consumidores são exemplos comuns de stakeholders.

Alternativas

ID
1322023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


O planejamento, em relações públicas, é realizado nos níveis estratégico, tático e operacional. A vantagem do planejamento é que, em geral, um plano, uma vez elaborado, é executado exatamente como foi planejado. Essa execução precisa é a confirmação de que o planejamento foi bem feito.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Planejamentos estão sujeitos a modificações, visto que o ambiente organizacional sofre constantes instabilidades. O planejador deve levar em conta essas instabilidades, propondo planos alternativos e instrumentos de controle de ações.


ID
1322026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Com a publicação do seu livro, na década de 20 do século passado, Edward Bernays buscava mostrar a influência dos meios de comunicação na sociedade a partir da publicidade.

Alternativas
Comentários
  • Propaganda, não publicidade. 

    vale a pena conferir: http://edwardbernaysrp.blogspot.com.br/2011/04/propaganda-o-segundo-livro-de-bernays.html


ID
1322029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Identidade corporativa é diferente de identidade de marca, conjunto de referenciais visuais de uma marca, como nome, símbolo e letra.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.

    O termo é frequentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    De fato, identidade corporativa e identidade de marca são conceitos diferentes. De acordo com Kunsch, a “identidade  corporativa  reflete e projeta a  real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o autorretrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, suas expressões.” 

      

    Já a identidade de marca consiste no conjunto de “referencias visuais” de uma marca (tais como o nome, o símbolo e a letra). 

    ===

    TOME  NOTA (!)

    (FCC – CNMP – 2015 - ADAPTADA)  A identidade institucional é uma declaração da própria organização sobre como ela se apresenta à sociedade, com visão, missão, valores, compromissos etc. (CERTO)

    • R: Perceba que essa assertiva da banca FCC trouxe o termo “Identidade Institucional”(IDENTIDADE Corporativa) e destacou que se  trata  de  uma  "declaração"  (contendo  a  visão,  missão,  valores,  compromissos,  dentre  outros aspectos da organização) que a empresa elabora e apresenta à sociedade.  
    • A banca  IBFC (2016) também já utilizou, em uma questão, o termo “identidade institucional” e apresentou um conceito que segue essa mesma linha. Vejamos: Identidade  institucional  “consiste  na  expressão  que  confere  personalidade  e  traduz  o  que  se considera ideal para a instituição, representada nos conceitos de missão, visão e valores, onde missão define a razão da existência; visão, a situação desejável para o futuro; e os valores constituem a base de tudo o que se acredita como certo e adequado”.    

    ===

    (FCC – CNMP – 2015 - ADAPTADA)  A imagem institucional é a forma como os diferentes públicos de uma organização a percebem, assim como seus produtos e/ou serviços. (CERTO)

    • R:De fato, a Imagem Corporativa (ou Imagem Institucional) diz respeito a “como” a organização e seus produtos ou serviços são percebidos pelo público (pelos diferentes públicos de uma organização).  

    IMAGEM Corporativa

    • é o que passa na mente dos públicos.
    • como” a organização e seus produtos ou serviços são percebidos pelo público
    • É intangível e abstrata.

    IDENTIDADE Corporativa

    • é o que a organização é , faz e diz.
    • reflete e projeta a real personalidade da organização. 
    • é uma manifestação tangível.

    ===

    (FCC – CNMP – 2015 - ADAPTADA)  Alcançar  a  sintonia  entre  a  identidade  e  a  imagem  institucional  é  um  objetivo  tático  do planejamento cuja persecução é opcional e de pouco impacto. (ERRADO)

    • R: Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem institucional é um objetivo do planejamento estratégico, cuja persecução é bastante importante para as organizações (de grande impacto para as organizações). 


ID
1322032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


O processo de comunicação em uma organização inclui as redes formais e as redes informais. As redes formais são constituídas pelas expressões oficiais e pelas manifestações regulamentadas pelo poder organizacional; e as redes informais, pelas manifestações originadas no âmbito dos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Gab: certo


ID
1322035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Os públicos geralmente têm certas percepções sobre uma organização antes mesmo de começar a interagir com ela. Assim, a qualidade dos produtos e serviços de uma organização pode não ser determinante para sua imagem pública.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    São conceitos bem subjetivos, pois posso ter uma percepção, uma "imagem" de uma determinada empresa (digamos, Friboi), sem nunca ter consumido seus produtos, ou seja, mesmo que a qualidade dos produtos desta empresa seja acima da média, ainda assim posso não ter uma boa imagem dela. Por isso é tão importante ações de marketing e de conquista de novas clientes.

  • Certo

    São conceitos bem subjetivos, pois posso ter uma percepção, uma "imagem" de uma determinada empresa (digamos, Friboi), sem nunca ter consumido seus produtos, ou seja, mesmo que a qualidade dos produtos desta empresa seja acima da média, ainda assim posso não ter uma boa imagem dela. Por isso é tão importante ações de marketing e de conquista de novas clientes.


ID
1322038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Uma reputação sólida é criada quando a identidade de uma organização e a sua imagem estão alinhadas. A imagem é construída ao longo do tempo, não sendo simplesmente determinada pela percepção dos públicos em certo período.

Alternativas
Comentários
  • Onde esta o erro?

  •  A reputação se diferencia da imagem por ser construída ao longo do tempo


ID
1322041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Governança corporativa abrange o conjunto de relações e obrigações entre a direção das empresas, seu conselho de administração, acionistas e outras partes interessadas.

Alternativas
Comentários
  • Governança corporativa tem como objetivo  proteger e valorizar a organização, otimizar o retorno do investimento a longo prazo e BUSCAR O EQUILÍBRIO ENTRE OS ANSEIOS DAS PARTES INTERESSADAS (shareholders e demais stakeholder), de modo que cada uma receba benefício apropriado e proporcional ao vínculo que possui com a organização e ao RISCO A QUE ESTÁ EXPOSTA.



ID
1322044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Grupo focal é uma técnica quantitativa não-diretiva que utiliza a discussão de um grupo de pessoas que não se conhecem, mas possuem determinadas características específicas.

Alternativas
Comentários
  • Técnica quaLITATIVA

    Portanto está errado!


ID
1322047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quanto ao código de ética e à legislação em relações públicas, julgue o item a seguir.


O código de ética de relações públicas é explícito ao definir que, em seu trabalho, o profissional deve sempre priorizar a promoção do bem-estar da comunidade em que vive, mesmo em detrimento da organização em que atua.

Alternativas
Comentários
  • Nunca será!

  • Gab E
    Acredito que o final da questão a torna errado quando diz :"mesmo em detrimento da organização em que atua".

     

    =)


ID
1322050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quanto ao código de ética e à legislação em relações públicas, julgue o item a seguir.


É vedado ao profissional de relações públicas trabalhar para clientes concorrentes sem prévia autorização das partes atendidas.

Alternativas

ID
1322053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quanto ao código de ética e à legislação em relações públicas, julgue o item a seguir.


As normas punitivas do código de ética de relações públicas podem ser aplicadas a profissionais não formados na área, se assumirem que exerciam a profissão de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    Não pode punir aqueles que fazem trabalhos de RPs.


ID
1322056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quanto ao código de ética e à legislação em relações públicas, julgue o item a seguir.


As normas do código de ética de relações públicas podem ser aplicadas a pessoas físicas que exerçam atividade profissional de relações públicas.

Alternativas

ID
1322059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em 1994, James Grunig e Todd Hunt sistematizaram as práticas profissionais de relações públicas em quatro grandes modelos que passaram a ser utilizados como base teórica para novos estudos e avaliação das práticas de relações públicas. A respeito desses modelos, julgue o item subsequente. 

 
O modelo de promoção de imprensa representa o início das relações públicas. O objetivo, nesse caso, é disseminar informação de maneira unilateral por meio da imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    O primeiro modelo, considerado o mais antigo, é o imprensa/propaganda. Visa publicar notícias sobre a organização de mão única, não havendo troca de informações. Utiliza técnicas propagandísticas.

    O segundo modelo é o de informação pública. Caracterizado como jornalístico, dissemina informações relativamente objetivas por meio da mídia em geral e de meios específicos. A abordagem das relações públicas segue os parâmetros das escolas de jornalismo.

    O terceiro modelo é o assimétrico de duas mãos, que inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Vale-se desses instrumentos para desenvolver mensagens persuasivas e manipuladoras. É uma visão mais egoísta, pois visa aos interesses somente da organização, não se importando com os dos públicos.

    O quarto modelo é o simétrico de duas mãos, a visão mais moderna de relações públicas, em que há uma busca de equilíbrio entre os interesses da organização e dos públicos envolvidos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos e melhorar o entendimento com os públicos estratégicos. Portanto, a ênfase está mais nos públicos prioritários do que na mídia.



ID
1322062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em 1994, James Grunig e Todd Hunt sistematizaram as práticas profissionais de relações públicas em quatro grandes modelos que passaram a ser utilizados como base teórica para novos estudos e avaliação das práticas de relações públicas. A respeito desses modelos, julgue o item subsequente. 

 
O modelo de informação pública, o primeiro a se caracterizar como simétrico, busca disseminar informação objetiva.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O primeiro modelo é o simétrico de duas mãos, a tendência das RPs modernas.

    O primeiro modelo, considerado o mais antigo, é o imprensa/propaganda. Visa publicar notícias sobre a organização de mão única, não havendo troca de informações. Utiliza técnicas propagandísticas.

    O segundo modelo é o de informação pública. Caracterizado como jornalístico, dissemina informações relativamente objetivas por meio da mídia em geral e de meios específicos. A abordagem das relações públicas segue os parâmetros das escolas de jornalismo.

    O terceiro modelo é o assimétrico de duas mãos, que inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Vale-se desses instrumentos para desenvolver mensagens persuasivas e manipuladoras. É uma visão mais egoísta, pois visa aos interesses somente da organização, não se importando com os dos públicos.

    O quarto modelo é o simétrico de duas mãos, a visão mais moderna de relações públicas, em que há uma busca de equilíbrio entre os interesses da organização e dos públicos envolvidos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos e melhorar o entendimento com os públicos estratégicos. Portanto, a ênfase está mais nos públicos prioritários do que na mídia.


  • Informação pública é o segundo modelo.


ID
1322065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em 1994, James Grunig e Todd Hunt sistematizaram as práticas profissionais de relações públicas em quatro grandes modelos que passaram a ser utilizados como base teórica para novos estudos e avaliação das práticas de relações públicas. A respeito desses modelos, julgue o item subsequente. 

 
O modelo assimétrico de duas-mãos é considerado a maneira mais efetiva de praticar relações públicas, pois permite um equilíbrio mais efetivo para a viabilização dos interesses da organização e de seus públicos.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão se refere ao modelo simétrico de duas-mãos

  • SIMÉTRICO = EQUILÍBRIO

     
    O modelo simétrico de duas-mãos é considerado a maneira mais efetiva de praticar relações públicas, pois permite um equilíbrio mais efetivo para a viabilização dos interesses da organização e de seus públicos.


ID
1322068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


O significado conotativo de uma comunicação é dado por associação, enquanto o significado denotativo caracteriza a definição explícita de um termo.

Alternativas
Comentários
  • vem... #PMPE

  • Conotação : associação ou analogia.


ID
1322071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


O conjunto de concepções da Escola de Frankfurt, que tem em Horkheimer um de seus principais teóricos, é também chamado de teoria crítica da comunicação.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Por iniciativa do economista Felix Weil e recursos do seu pai, um rico cerealista, e apoio dos colegas Friedrich Pollock e Max Horkheimer, nasce, em 1923, o Instituto de Pesquisa Social, afiliado à Universidade de Frankfurt.

    Surgia ali a Escola de Frankfurt, formada por um grupo de intelectuais marxistas alemães, que desenvolveriam a chamada teoria crítica.

    Os estudos iniciais tiveram por objeto a economia capitalista e a história do movimento operário, a partir do modelo de “crítica da economia política”, subtítulo de O capital, de Karl Marx (1818-1883).

    FONTE: ISCOM


ID
1322074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


A reação de um receptor após decodificar e interpretar uma mensagem é também chamada de feedback.

Alternativas
Comentários
  • Feedback está associado ao retorno.

  • O feedback ou Retroação é a verificação do sucesso da comunicação.

    É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem (ou não). A comunicação eficaz é aquela que vai do emissor ao receptor e retorna ao emissor com retroação positiva, ou seja, com perfeito entendimento da mensagem. A retroação pode ser verbal ou não verbal. Se houver uma reação inapropriada significa que a comunicação não foi bem sucedida.

    Para Moscovici (1997) o "Feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento; é comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas ... "

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)


ID
1322077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


O conceito de líder de opinião guarda similaridade com a noção de gatekeeper, já que ambos atuam como intermediários no processo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • O gatekeeper atua como formador de opinião que influencia a decisão de um grupo: editor de um jornal, um vizinho cuja opinião é valorizada, o professor, a dona-de-casa experiente. Todos formam a chamada opinião pública.

  • Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. Gate keeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.

     

    Gatekeeper também pode ser entendido como o "porteiro" da redação. É aquela pessoa que é responsável pelo filtragem da notícia, ou seja, ela vai definir, de acordo com critérios editoriais, o que vai ser veiculado. Com a efervescência e até um certo modismo da prática do jornalismo colaborativo, a função do gatekeeper tem sofrido alterações. A audiência cada vez menos passiva e mais participativa deixa a figura do mesmo menos centralizada, mas sem perder a importância na estrutura da construção da notícia.

  • Gatekeeper é o guardião, aquele que decide o que vira notícia ou não.

  • certa

    O Líder de Opinião é aquele que por suas quantidades de iniciativa e conformidade social filtra os anseios e necessidades do grupo. ... É determinado justamente pela mediação que os líderes de opinião desenvolvem entre a mídia e os outros indivíduos do grupo.

    Gatekeeper: É conhecida também, como a teoria dos guardiões do portão, tratando o comportamento de cada profissional de comunicação quanto à descrição em forma de notícia de um fator. A decisão do que publicar ou não publicar.


ID
1322080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


O sistema geral de comunicação desenvolvido por Shannon e Weaver foi originalmente um modelo humanista. Os conceitos foram rapidamente apropriados à formulação de modelos diálogos de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Foi mecanicista!

    Portanto: Errado!

  • Eles criaram a Teoria Matemática! Uma teoria sem muita ligação humanista. 
    Resposta Errada 


ID
1322083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


A teoria matemática da comunicação representa uma crítica ao conceito de sociedade de massa, entendida como um conjunto homogêneo de indivíduos indiferenciáveis, imersos no anonimato e condenados ao isolamento e à alienação.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A Teoria da informação ou Teoria matemática da comunicação é um ramo da teoria da probabilidade e da matemática estatística que lida com sistemas de comunicação, transmissão de dados, criptografia, codificação, teoria do ruído, correção de erros, compressão de dados, etc.

  • E - Não critica a comunicação massiva, nem se preocupa com questões sociais, apenas com questões técnicas, quantitativas - a quantidade de informações que um canal pode transmitir sem ruído.


ID
1322086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


Marhall McLuhan, criador da expressão aldeia global, também foi um dos fundadores da media ecology, que tratava do estudo entre os meios de comunicação, símbolos e cultura.

Alternativas
Comentários
  • Ver Q198962.

  • certa

    McLuhan foi um dos fundadores da media ecology - trata do estudo da relação entre os meios de comunicação, símbolos e cultura.

    “A ecologia dos meios analisa como os meios de comunicação afetam a percepção humana, a compreensão, os sentimentos e os valores; e como nossas interações com os meios facilitam ou impedem nossas chances de sobrevivência. A palavra ecologia implica o estudo de ambientes: suas estruturas, conteúdos, e impacto nas pessoas.” (POSTMAN, 1970)


ID
1322089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


Em comunicação, os estudos culturais (ou cultural studies) tratam da análise, compreensão e interpretação das diversas formas de expressão cultural de um povo, abordando aspectos como a cultura de uma sociedade, seus significados e suas relações.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar?!

  • Os estudos culturais não compreendem apenas a arte como cultura. A cultura está diretamente associada às práticas sociais e suas relações. Assim, desenvolvem seus estudos pensando as relações cotidianas, as práticas do dia-a-dia - deixando de lado a concepção frankfurtiana de que a cultura tem um lugar privilegiado na sociedade.

  • Estudos Culturais

    Os estudos feitos no Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), ou Escola de Birmingham, fundado em 1964. São estudos trans- ou interdisciplinares de elementos da cultura contemporânea como caminho para entender as relações sociais.

    (...)

    A questão abrangente, nesses estudos, era a relação do simbólico com o social; os grandes temas eram a ideologia, as subjetividades, as identidades e a representação, discutidos com a ajuda da sociologia, da antropologia, da filosofia e da teoria literária.

    Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 178/9


ID
1322092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


A teoria que pressupõe que os meios de comunicação de massa têm o poder de pautar e agendar a comunicação pessoal, influenciando muito mais as pessoas acerca dos temas sobre os quais vão pensar do que sobre o que pensar a respeito desses temas e a do newsmaking.

Alternativas
Comentários
  • A teoria a que a questão se refere é a Agenda Setting 

  • O Newsmaking tem relação com o estudo das rotinas de produção.


ID
1322095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


Em comunicação, o funcionalismo identifica-se com os estudos latinoamericanos. Sua principal preocupação é o estudo do público, geralmente por meio do desenvolvimento de pesquisas de campo acerca do comportamento das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • A teoria funcionalista esteve ligada a estudos desenvolvidos nos EUA, e aos teóricos da Escola de Frankfurt, na Alemanha.

    A Teoria Estrutural Funcionalista foi desenvolvida por Harold Lasswell em sua preocupação de analisar e associar ligação entre os meios de comunicação e o seu público. A teoria de Lasswell tinha como princípio quatro perguntas básicas: Quem diz? Em qual meio? Para quem? E com qual consequência?


ID
1322098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


A teoria hipodérmica da comunicação utilizou métodos de experimentação e observação das ciências naturais e biológicas para compreender os efeitos dos meios de comunicação sobre uma sociedade em massa.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa. Trata-se do modelo comunicativo da teoria hipodérmica. O seu objetivo é o estudo do comportamento humano com os métodos de experimentação e observação das ciências naturais e biológicas.

     

    Estímulo e resposta parecem ser as unidades em cujos termos pode ser descrito o comportamento. Os mass media constituíam uma espécie de sistema nervoso simples que se espalha até atingir os olhos e ouvidos, numa sociedade caracterizada pela escassez de relações interpessoais e por uma organização social amorfa.

     

    A teoria hipodérmica defendia uma relação direta entra a exposição ás mensagens e o comportamento: se uma pessoa é apanhada pela propaganda, pode ser controlada, manipulada.

     

    Fonte: http://teoriadacomunicacaofesv.blogspot.com.br/2010/06/teoria-hipodermica-e-o-conceito-de.html

  • Deve-se aos metodos empiricos de observação e coleta de dados usados nas pequisas ( empirico-experimental).