SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Tecnologista Júnior – Radiologia


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1327987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação à produção, à emissão e à interação dos raios X com a matéria, julgue o item a seguir. 


O deslocamento de elétrons da camada M para a camada K produz radiação característica.

Alternativas

ID
1327990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação à produção, à emissão e à interação dos raios X com a matéria, julgue o item a seguir. 


Bremsstrahlung, também chamado de radiação de frenagem, é produzida pelo choque do feixe de elétrons com elétrons da camada K do anodo.

Alternativas

ID
1327993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação à produção, à emissão e à interação dos raios X com a matéria, julgue o item a seguir. 


A energia dos raios X é inversamente proporcional ao comprimento de onda dos fótons.

Alternativas

ID
1327996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação à produção, à emissão e à interação dos raios X com a matéria, julgue o item a seguir. 


A função primária dos filtros é reduzir a energia do feixe de raios X.

Alternativas
Comentários
  • errado

    seria filtrar, ou seja, selecionar, pois o filtro faz uma seleção dos Raios X que podem passar, como se fosse uma peneira

  • ERRADO! O filtro tem função de absorver as radiações de baixa energia que não contribuem para a formação da imagem, e depositam uma dose na superfície da pele do paciente.


ID
1327999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação à produção, à emissão e à interação dos raios X com a matéria, julgue o item a seguir.


O efeito Compton se refere à interação entre os elétrons do feixe de raios X e os elétrons da camada externa do tecido.

Alternativas
Comentários
  • Efeito Compton = a ruído na imagem.

  • errado

    Em física, o efeito Compton, ou espalhamento Compton, é o espalhamento de um fóton por uma partícula carregada, geralmente um elétron, que resulta em uma diminuição da energia (aumento do comprimento de onda) do fóton espalhado, tipicamente na faixa de raios-X ou de raios gama


ID
1328002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação à produção, à emissão e à interação dos raios X com a matéria, julgue o item a seguir. 


No efeito fotoelétrico, há formação de radiação característica pela interação entre o feixe de raios X e o tecido.

Alternativas

ID
1328005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação à produção, à emissão e à interação dos raios X com a matéria, julgue o item a seguir. 


Os meios de contraste são substâncias com alta densidade de massa, quando comparadas com os tecidos, provocando, dessa forma, maior atenuação.

Alternativas
Comentários
  • Apresentam alta densidade sim, porém a expressão "densidade de massa" talvez não faça sentido. Quem souber, comenta aí.

ID
1328008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente ao equipamento de um aparelho radiográfico.


No autotransformador, a voltagem primária é menor que 1 kV.

Alternativas

ID
1328011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente ao equipamento de um aparelho radiográfico.


A corrente de um tubo de raios X é controlada pelo circuito do filamento.

Alternativas

ID
1328014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente ao equipamento de um aparelho radiográfico.


As correntes usadas no tubo de raios X têm qualquer valor entre 1 mA e 1.000 mA.

Alternativas

ID
1328017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente ao equipamento de um aparelho radiográfico.


O tubo de raios X é alimentado com corrente alternada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    TRIFÁSICO COM UM TRANSFORMADOR, OU SEJA , CONTÍNUA.


ID
1328020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente ao equipamento de um aparelho radiográfico.


Uma desvantagem dos geradores de alta frequência é o seu tamanho muito grande.

Alternativas

ID
1328023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com referência ao tubo de um aparelho radiográfico convencional, julgue o item subsequente.


Um tubo de raios X é um tipo de diodo.

Alternativas
Comentários
  • certo!

    diodo emissor de luz


ID
1328026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com referência ao tubo de um aparelho radiográfico convencional, julgue o item subsequente.


Os raios X são produzidos no interior do tubo de forma isotrópica.

Alternativas

ID
1328029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com referência ao tubo de um aparelho radiográfico convencional, julgue o item subsequente.


O ponto de fusão do tungstênio é de 2.410 ºC, o que garante a durabilidade do tubo.

Alternativas
Comentários
  • O ponto de fusão do tungstênio é de 3.410 ºC


ID
1328032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com referência ao tubo de um aparelho radiográfico convencional, julgue o item subsequente.


O alto número atômico do tungstênio do anodo, 74, resulta em uma boa eficiência de produção de raios X.

Alternativas

ID
1328035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com referência ao tubo de um aparelho radiográfico convencional, julgue o item subsequente.


Anodos estacionários são utilizados em aparelhos com alta demanda de carga e de longo tempo de produção de raios X, como os arcos em C para arteriografia.

Alternativas

ID
1328038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à fluoroscopia.


A principal função do fluoroscópio é permitir o correto enquadramento da imagem na obtenção de uma radiografia.

Alternativas

ID
1328041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à fluoroscopia.


O intensificador de imagens tem a função de multiplicar o número de fótons (ganho de fluxo).

Alternativas

ID
1328044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à fluoroscopia.


O fato de haver uma variação positiva entre o diâmetro da saída do intensificador e o diâmetro da entrada da câmara de televisão é um fator de intensificação do brilho na fluoroscopia.

Alternativas

ID
1328047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à fluoroscopia.


A cinefluoroscopia é um tipo de fluoroscopia em que a câmara de televisão é substituída por uma câmara cinematográfica.

Alternativas

ID
1328050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca da radiografia de tecidos moles, em especial a mamografia, julgue o próximo item.


Um tubo de raios X mamográfico usa alvo de tungstênio, molibdênio ou titânio.

Alternativas
Comentários
  • molibidênio e rhodium (ródio)

  • O anodo pode ser formado por materiais como molibdênio (Mo), tungstênio (W) ou ródio (Rh)


ID
1328053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca da radiografia de tecidos moles, em especial a mamografia, julgue o próximo item.


Na formação dos raios X em aparelhos mamográficos com alvo de tungstênio, predomina a radiação característica.

Alternativas
Comentários
  • Errada em aparelhos de mamografia usa-se modibilênio


ID
1328056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca da radiografia de tecidos moles, em especial a mamografia, julgue o próximo item.


Na formação de raios X em aparelhos mamográficos com alvo de molibdênio, predomina a radiação de frenagem.

Alternativas
Comentários
  • Predomina radiação característica.

ID
1328059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca da radiografia de tecidos moles, em especial a mamografia, julgue o próximo item.


O fato de o número atômico do molibdênio, 82, ser mais alto que o do tungstênio aumenta a sua eficiência na produção de raios X.

Alternativas

ID
1328062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca da radiografia de tecidos moles, em especial a mamografia, julgue o próximo item.


A voltagem usada em radiografia mamográfica é menor que a usada em radiografia do pulmão.

Alternativas

ID
1328065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à qualidade das imagens radiográficas.


As duas características mais importantes da qualidade radiográfica são resolução e ruído.

Alternativas

ID
1328068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à qualidade das imagens radiográficas.


O ruído radiográfico é a flutuação indesejável na densidade óptica da imagem.

Alternativas

ID
1328071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à qualidade das imagens radiográficas.


Sensitometria é o estudo da relação entre a intensidade da exposição do filme e o enegrecimento após o seu processamento.

Alternativas

ID
1328074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à qualidade das imagens radiográficas.


A densidade óptica é uma função logarítmica definida pela relação entre a luz incidente no filme processado e o nível de luz transmitida através desse filme.

Alternativas

ID
1328077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca das ações de controle de qualidade em radiodiagnóstico preconizadas pelo Ministério da Saúde, julgue o item a seguir.


Devem ser verificados, anualmente, os valores representativos de dose dada aos pacientes em radiografia e tomografia computadorizada realizadas em serviço.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    a) Testes bianuais:(i) valores representativos de dose dada aos pacientes em radiografia e CT realizadas no serviço;

    https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/03/portaria453.pdf


ID
1328080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca das ações de controle de qualidade em radiodiagnóstico preconizadas pelo Ministério da Saúde, julgue o item a seguir.


Calibração, constância e uniformidade dos números de tomografia computadorizada, temperatura do sistema de processamento e sensitometria do sistema de processamento são testes que devem ser realizados semanalmente.

Alternativas
Comentários
  • d) Testes semanais:(i) calibração, constância e uniformidade dos números de CT;(ii) temperatura do sistema de processamento;(iii) sensitometria do sistema de processamento.

    https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/03/portaria453.pdf


ID
1328083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca das ações de controle de qualidade em radiodiagnóstico preconizadas pelo Ministério da Saúde, julgue o item a seguir.


Os testes de exatidão do indicador de tensão do tubo, de camada semirredutora, de alinhamento do eixo central do feixe de raios X, de reprodutibilidade da taxa de kerma no ar, de vedação da câmara escura e de alinhamento de grade devem ser realizados anualmente.

Alternativas
Comentários
  • segundo a portaria 453 esses são os teste anuais. A questão está errada devido o “alinhamento de grade” ser um teste semestral.

    b) Testes anuais:

    (i) exatidão do indicador de tensão do tubo (kVp);

    (ii) exatidão do tempo de exposição, quando aplicável;

    (iii) camada semi-redutora;

    (iv) alinhamento do eixo central do feixe de raios-x;

    (v) rendimento do tubo (mGy / mA min m2);

    (vi) linearidade da taxa de kerma no ar com o mAs;

    (vii) reprodutibilidade da taxa de kerma no ar;

    (viii) reprodutibilidade do sistema automático de exposição;

    (ix) tamanho do ponto focal;

    (x) integridade dos acessórios e vestimentas de proteção individual;

    (xi) vedação da câmara escura


ID
1328086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca das ações de controle de qualidade em radiodiagnóstico preconizadas pelo Ministério da Saúde, julgue o item a seguir.


A avaliação da exatidão do sistema de colimação, da resolução de baixo e alto contraste em fluoroscopia, do contato tela-filme, da integridade das telas e chassis e das condições dos negatoscópios deve ser realizada semestralmente.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    c) Testes semestrais(i) exatidão do sistema de colimação;(ii) resolução de baixo e alto contraste em fluoroscopia;(iii) contato tela-filme;(iv) alinhamento de grade;(v) integridade das telas e chassis;(vi) condições dos negatoscópios;(vii) índice de rejeição de radiografias (com coleta de dados durante, pelo menos, dois meses).

    Fonte: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/03/portaria453.pdf


ID
1328089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A adoção de programas de garantia de qualidade de imagens radiográficas por serviços de radiodiagnóstico é indispensável para a obtenção de imagens que permitam correta interpretação; além disso, garante que o paciente seja exposto a quantidades de radiação minimizadas e otimizadas. Esses programas pressupõem, além da adequação de procedimentos, a realização de testes e medições. Nesse sentido, para a realização de um conjunto mínimo de testes de qualidade em equipamentos de radiodiagnóstico médico, são necessários procedimentos que confirmem o bom desempenho desses equipamentos ou indiquem a necessidade de sua manutenção corretiva. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


O levantamento radiométrico em equipamentos de raios X convencionais tem o objetivo de verificar se os níveis de dose equivalente a que estão expostos trabalhadores e público em geral estão de acordo com as restrições legais estabelecidas.

Alternativas

ID
1328092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A adoção de programas de garantia de qualidade de imagens radiográficas por serviços de radiodiagnóstico é indispensável para a obtenção de imagens que permitam correta interpretação; além disso, garante que o paciente seja exposto a quantidades de radiação minimizadas e otimizadas. Esses programas pressupõem, além da adequação de procedimentos, a realização de testes e medições. Nesse sentido, para a realização de um conjunto mínimo de testes de qualidade em equipamentos de radiodiagnóstico médico, são necessários procedimentos que confirmem o bom desempenho desses equipamentos ou indiquem a necessidade de sua manutenção corretiva. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


Para se avaliar a exatidão, a reprodutibilidade e a tensão do tubo de raios X, utiliza-se um medidor de kVp de leitura direta e calibrado, com incerteza máxima de 2%.

Alternativas

ID
1328095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A adoção de programas de garantia de qualidade de imagens radiográficas por serviços de radiodiagnóstico é indispensável para a obtenção de imagens que permitam correta interpretação; além disso, garante que o paciente seja exposto a quantidades de radiação minimizadas e otimizadas. Esses programas pressupõem, além da adequação de procedimentos, a realização de testes e medições. Nesse sentido, para a realização de um conjunto mínimo de testes de qualidade em equipamentos de radiodiagnóstico médico, são necessários procedimentos que confirmem o bom desempenho desses equipamentos ou indiquem a necessidade de sua manutenção corretiva. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


Em equipamentos de raios X mamográficos, o teste do sistema de colimação deve ser realizado semestralmente.

Alternativas

ID
1328098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A adoção de programas de garantia de qualidade de imagens radiográficas por serviços de radiodiagnóstico é indispensável para a obtenção de imagens que permitam correta interpretação; além disso, garante que o paciente seja exposto a quantidades de radiação minimizadas e otimizadas. Esses programas pressupõem, além da adequação de procedimentos, a realização de testes e medições. Nesse sentido, para a realização de um conjunto mínimo de testes de qualidade em equipamentos de radiodiagnóstico médico, são necessários procedimentos que confirmem o bom desempenho desses equipamentos ou indiquem a necessidade de sua manutenção corretiva. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


O teste de reprodutibilidade da tensão do tubo avalia a exatidão da tensão do tubo de raios X.

Alternativas

ID
1328101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A adoção de programas de garantia de qualidade de imagens radiográficas por serviços de radiodiagnóstico é indispensável para a obtenção de imagens que permitam correta interpretação; além disso, garante que o paciente seja exposto a quantidades de radiação minimizadas e otimizadas. Esses programas pressupõem, além da adequação de procedimentos, a realização de testes e medições. Nesse sentido, para a realização de um conjunto mínimo de testes de qualidade em equipamentos de radiodiagnóstico médico, são necessários procedimentos que confirmem o bom desempenho desses equipamentos ou indiquem a necessidade de sua manutenção corretiva. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


Para a avaliação do nível de ruído, da uniformidade e da exatidão do valor médio do número de cortes tomográficos de tomógrafos computadorizados, deve-se efetuar corte utilizando-se parâmetros típicos para exame de abdome.

Alternativas

ID
1328104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação a proteção radiológica e dosimetria, julgue o item subsequente.


A distância da fonte, o uso de blindagem e o tempo de exposição são parâmetros utilizados para se definirem as ações que devem ser tomadas para minimizar a exposição de um indivíduo ocupacionalmente exposto em um campo de radiação.

Alternativas

ID
1328107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação a proteção radiológica e dosimetria, julgue o item subsequente.


Para se converter a dose absorvida em dose equivalente, é necessário conhecer o valor do fator de build-up.

Alternativas

ID
1328110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação a proteção radiológica e dosimetria, julgue o item subsequente.


Limitação dos riscos de efeitos estocásticos e determinísticos, justificação e otimização são princípios básicos de radioproteção.

Alternativas
Comentários
  • Em geral, as atividades de proteção radiológica seguem quatro princípios fundamentais:

    • Justificativa da prática e das exposições médicas individuais à radiação, pelo qual o benefício gerado pelo uso da radiação se mostre maior que os danos causados por sua aplicação; e essa justificativa para exames radiológicos deve ser feita individualmente, ou seja, considerando a necessidade de exposição e as características particulares do indivíduo envolvido.
    • Otimização da proteção radiológica,que visa preservar a segurança e a saúde dos indivíduos expostos a radiação ionizante em hospitais e outros locais em que se utilizam equipamentos de radiação, incluindo pacientes, profissionais e o público em geral.
    • Limitação de doses individuais, que se aplica ao pessoal ocupacionalmente exposto à radiação ionizante e ao público em geral, mas não a pacientes; esses limites são calculados em doses anuais, considerando a grandeza das doses efetiva e equivalente, o órgão do corpo humano afetado pela radiação ().
    • Prevenção de acidentes em locais de trabalho, com riscos considerados e analisados no projeto das instalações e dos equipamento e nos procedimentos de trabalho que envolvam o uso de fontes de radiação ou material radioativo, de modo a minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes.

  • Errado

    Efeito é uma coisa e princípio é outra.


ID
1328113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação a proteção radiológica e dosimetria, julgue o item subsequente.


A dose equivalente efetiva anual de exposição do público em geral à radiação deve ser limitada a 1 mSv.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    2.14 As exposições normais de indivíduos do público decorrentes de todas as práticas devem ser restringidas de modo que a dose efetiva anual não exceda 1 mSv.

    Fonte: http://www.conter.gov.br/uploads/legislativo/portaria_453.pdf


ID
1328116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

No que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item.


Em tomografia computadorizada, o valor de cada pixelde imagem representa um número chamado número de CT ou unidade de Hounsfield.

Alternativas

ID
1328119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

No que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item.


O écran é a tela que absorve os raios X e transforma-os em luz, fenômeno conhecido como fosforescência.

Alternativas
Comentários
  • Fluorescente?

  • ERRADO

    fenômeno é conhecido como processo de aniquilação e é útil na Tomografia ... fluorescentes que convertem os raios X em luz que, de fato, registra a imagem.


ID
1328122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

No que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item.


O bucky mural é uma estrutura destinada à obtenção de imagens compostas por uma gaveta para o chassi, uma grade difusora e uma placa-alvo.

Alternativas

ID
1328125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

No que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item.


O dispositivo electron gun está presente nos tomógrafos de terceira e quarta geração.

Alternativas
Comentários
  • tomografia por canhão de elétrons electron gun

    geração HELICOIDAL 5ª geração


ID
1328128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

No que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item.


Nos tomógrafos de quinta geração, a obtenção de imagens pode ser helicoidal ou espiral.

Alternativas
Comentários
  • Certo

  • CERTO

    A tomografia computadorizada, também denominada de tomografia axial computadorizada (TAC) e tomografia computadorizada (TC) espiral ou helicoidal, mostra um corte ou seção transversal do corpo, onde são visualizados ossos, órgãos e tecidos moles de forma mais clara do que em uma radiografia simples


ID
1328131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


Em tomografia computadorizada, a matriz utilizada, normalmente, possui 512 linhas e 512 colunas, totalizando 265.000 pixels.

Alternativas

ID
1328134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


Na tomografia computadorizada, caso se utilize uma matriz de 512 linhas × 512 colunas, o pixel representará um tamanho de tecido de 0,49 mm.

Alternativas

ID
1328137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


Se uma radiografia do abdome é realizada com 40 mAs e 62 kV em um paciente cuja massa é de 73 kg, com 24 cm de espessura, então a constante K do aparelho será igual a 12.

Alternativas

ID
1328140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


Considere que uma estrutura de 20 cm de espessura seja radiografada com uma corrente de 150 mA durante o tempo de 0,5 s, com uma d.d.p.d e 54 kV; que a distância foco-filme seja de 1 m, com grade de 10:1; que outra radiografia seja realizada posteriormente, alterando-se a corrente para 250 mA. Neste caso, para obtenção de uma radiografia de mesmo padrão da primeira, o tempo de exposição deve ser de 0,3 s.

Alternativas

ID
1328143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


Denomina-se incidência posteroanterior a que decorre de se colocar o paciente com a face posterior próxima ao filme e a face anterior voltada para o tubo de raios X.

Alternativas

ID
1328146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


Para se aumentar 15% no kV, o mAs deve ser reduzido à metade; para se reduzir 13% no kV, deve ser dobrado.

Alternativas

ID
1328149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


A cada 2,5 cm de variação na distância foco-filme, deve-se acrescentar 1,8 kV na diferença de potencial.

Alternativas

ID
1328152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


A ROI (region of interest) utilizada em tomografia mede a área correspondente, em milímetros quadrados, à densidade relativa e ao desvio padrão da densidade relativa.

Alternativas

ID
1328155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


Segundo o protocolo de exame de tomografia computadorizada de ossos temporais, o início e o final dos cortes devem ser feitos de forma transversal, da ponta da mastoide ao plano superior da porção petrosa do osso temporal, com espessura de corte de 0,3 mm e FOV de 18 cm.

Alternativas

ID
1328158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


O valor de nível está associado à densidade do tecido em relação à escala Hounsfield e representa o fator brilho da imagem.

Alternativas

ID
1328161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


Três fatores são preponderantes na eficiência do detector: eficiência quântica, geométrica e de conversão do sinal.

Alternativas

ID
1328164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.


De acordo com o protocolo utilizado para o exame de abdome superior, deve-se realizar o início dos cortes no diafragma, e o final, no plano imediatamente superior às cristas ilíacas.

Alternativas