Há um erro de denominação desses drenos. Dreno profundo é uma coisa e sub-horizontal é outra coisa. Da forma como está escrito (na forma de aposto), tem-se a impressão que um é sinônimo do outro.Conforme o Manual de Drenagem Rodoviária do DNIT, são dois drenos distintos:
.
5.1 DRENOS PROFUNDOS
5.1.1 OBJETIVO E CARACTERÍSTICAS
Os drenos profundos têm por objetivo principal interceptar o fluxo da água subterrânea através do rebaixamento do lençol freático, impedindo-o de atingir o subleito. Devem ser instalados nos trechos em corte, nos terrenos planos que apresentem lençol freático próximo do subleito, bem como nas áreas eventualmente saturadas próximas ao pé dos taludes.
.
5.4 DRENOS SUB-HORIZONTAIS
5.4.1 OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS
Os drenos sub-horizontais são aplicados para a prevenção e correção de escorregamentos nos quais a causa determinante da instabilidade é a elevação do lençol freático ou do nível piezométrico de lençóis confinados. No caso de escorregamentos de grandes proporções, geralmente trata-se da única solução econômica a se recorrer. São constituídos por tubos providos de ranhuras ou orifícios na sua parte superior, introduzidos em perfurações executadas na parede do talude, com inclinação próxima à horizontal.
Os drenos profundos têm por objetivo principal interceptar o fluxo da água subterrânea através do rebaixamento do lençol freático, impedindo-o de atingir o subleito.
Os drenos profundos são instalados, preferencialmente, em profundidades da ordem de 1,50 a 2,00m, tendo por finalidade captar e aliviar o lençol freático e, conseqüentemente, proteger o corpo estradal. Devem ser instalados nos trechos em corte, nos terrenos planos que apresentem lençol freático próximo do subleito, bem como nas áreas eventualmente saturadas próximas ao pé dos taludes.
Materiais
Os materiais empregados nos drenos profundos diferenciam-se de acordo com as suas funções, a saber:
materiais filtrantes: areia, agregados britados, geotextil, etc.
materiais drenantes: britas, cascalho grosso lavado, etc.
materiais condutores: tubos de concreto (poroso ou perfurado), tubos cerâmicos (perfurados), fibro-cimento, materiais plásticos (corrugado, flexível perfurado, ranhurado), metálicos.
Há casos em que não são colocados tubos no interior dos drenos, nestes casos eles são chamados de " drenos cegos " (dreno francês).
MANUAL DE DRENAGEM DE RODOVIAS