SóProvas



Prova CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Engenharia Elétrica - Específicos


ID
309688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

A vedação ao nepotismo não se encontra prevista expressamente no texto constitucional do estado do Espírito Santo, ainda que incidente por determinação de súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal.

Alternativas
Comentários
  • A vedação ao nepotismo encontra-se SIM "expressamente" no texto da CE, no art. 32, VI:
    "é vedado ao servidor público servir sob a direção imediata de cônjuge, ou parente até o terceiro grau civil, não admitindo ainda nomeações que configurem reciprocidades por nomeações"(nepotismo cruzado).
     
  • Art. 32 da Constituição Estadual do ES: 

    As administrações públicas direta e indireta de quaisquer dos Poderes do Estado e dos Municípios obedecerão aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, finalidade, interesse público, razoabilidade, proporcionalidade e motivação, e também aos seguintes:

    VI - é vedado ao servidor público servir sob a direção imediata de cônjuge ou parente até terceiro grau civil, não admitindo ainda nomeações que configurem reciprocidade por nomeações;


ID
309691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

É permitida a acumulação remunerada de dois cargos públicos privativos de médico, desde que comprovada a compatibilidade de horários, limitados os subsídios ao teto constitucional.

Alternativas
Comentários
  • Na Constituição do Espírito Santo, no art. 32, XVII, "c", diz: "a de 2 (dois) cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas".
    Não diz nada sobre privativos de médico.
    Na Lei Complementar 46, no art. 222, III é que fala a respeito de acumulação de dois cargos privativos de médico.
    A questão é com base na CE e não na Lei Complementar.

  • essa é uma questão que requer atenção e que a banca dá a resposta que ela desejar, vejamos:

    Na Constituição do Espírito Santo, a orientação é que é possível a acumulação, desde que verificada a compatibilidade de horário, obedecido também o teto remuneratório nos casos de:
    dois cargos de professor
    um cargo de professor com outro técnico ou científico
    dois cargos  privativos da área de saúde, com profissões regulamentadas".
    ESSE É O TEXTO CONSTITUCIONAL. Não fala especificamente sobre "cargos privativos de médico".
    agora me diga: dois cargos de médico não está dentro da categoria "privativos da área da saúde com profissões regulamentadas"?

    essa questão é do tipo: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".
    acredito que caiba recurso.
  • Está CORRETA a questão:

    XII    - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquia e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes do Estado e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal

    XVII - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, observado, em qualquer caso, o disposto no inciso XII deste artigo:

    a) a de dois cargos de professor;
    b) a de um cargo de professor com outro, técnico ou científico;
    c) a de 2 (dois) cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

ID
309694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

Se o servidor público estadual investir-se no mandato de deputado estadual, perceberá, havendo compatibilidade de horários, as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo; inexistindo compatibilidade, o servidor poderá optar pelos vencimentos de seu cargo.

Alternativas
Comentários
  • a única possibilidade de acumulação de cargo eletivo com cargo efetivo é na função de vereador, devendo ser observada a compatibilidade de horário e o teto remuneratório.
    caso não haja a disponibilidade de horário, poderá fazer a opção pelo vencimento.
  • art 33 da Constituição Estadual do ES
    Ao servidor público da administração direta, autarquica e fundacional no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I- investido em mandato eletivo federal ou estadual, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;
    II- investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pelos vencimentos de seu cargo;
    III- investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do  cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso II;

ID
309697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

Compete ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ/ES) processar e julgar, originariamente, nos crimes comuns, o vice-governador do estado, os deputados estaduais e os prefeitos municipais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 109. Compete, ainda, ao Tribunal de Justiça:
    I - processar e julgar, originariamente:
    a) nos crimes comuns, o Vice-Governador do Estado, os Deputados Estaduais e os Prefeitos Municipais, e, nesses e nos de responsabilidade, os juízes de direito e os juízes substitutos, os Secretários de Estado, o Procurador-Geral de Justiça, os membros do Ministério Público e o Procurador-Geral do Estado, ressalvada a competência da justiça eleitoral;
     
    b) os mandados de segurança e os habeas-data contra ato do Governador do Estado, do Presidente da Assembléia Legislativa, dos membros da sua Mesa, do Presidente e dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, do Procurador Geral de Justiça, do Procurador-Geral do Estado, de Secretário de Estado e do próprio Tribunal, do seu Presidente, do seu Vice-Presidente e do Corregedor-Geral da Justiça;
     
    c) os habeas-corpus, quando o coator ou o paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea a, ressalvada a competência da justiça eleitoral;
     
    d) os mandados de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição do Governador do Estado, da Assembléia Legislativa, de sua Mesa, do Tribunal de Contas, do próprio Tribunal, de órgão, entidade ou autoridade estadual da administração direta ou indireta, ressalvados os casos de competência dos tribunais federais e dos órgãos da justiça militar, da justiça eleitoral, da justiça do trabalho e da justiça federal;
     
    e) as ações de inconstitucionalidade contra lei ou atos normativos estaduais ou municipais que firam preceito desta Constituição;
     
    f) as ações rescisórias de seus julgados e as revisões criminais;
     
    g) as execuções de sentença, nas causas de sua competência originária;

ID
309700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

A Lei de Organização Judiciária do Estado do Espírito Santo (LOJ/ES), de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça, deverá ser encaminhada para aprovação na Assembleia Legislativa, e, depois, ser submetida à sanção do governador do estado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    A iniciativa para o projeto de lei para a organização judiciária estadual pertence ao Tribunal de Justiça conferme dita a Constituição em seu artigo 125 §1º

    Art. 125. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição.
        
    § 1º - A competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça.
  • "Art. 103. Compete ao Tribunal de Justiça a iniciativa da lei de organização judiciária do Estado e, respeitadas a Constituição Federal e leis complementares, a iniciativa do Estatuto da Magistratura Estadual, observados os seguintes princípios:"

     


    Assim, verificamos que o TJ criou a Lei de Organização Judiciária do Estado do Espírito Santo (Lei Complementar Estadual nº 234/02).



    Link para acesso a LOJ

    http://www.tj.es.gov.br/portal/PDF/legislacao/CODIGO%20DE%20ORGANIZACAO%20JUDICIARIA%20CONSOLIDADA.pdf

ID
309703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à LOJ/ES.

O cargo comissionado de secretário de gestão do foro deve ser preenchido, exclusivamente, por bacharel em direito.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os cargos em comissão, nos termos do inciso II do art 37 da CF/88, são declarados em lei como livre nomeação e exoneração. Significa isso que em princípio qualquer pessoa, de qualquer poder ou esfera da federação, pode ser nomeada para exercer um cargo em comissão. É de livre escolha da autoridade competente o cargo que venha a ser ocupado, valendo-se do seu próprio consentimento.

    Art. 37 V"As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;"

    Corrijam-me se eu estiver errado.


  • Lei Complementar 364/06

    Art. 39-D

    § 4º Os Conciliadores, cargos em comissão, serão escolhidos e nomeados pelo Presidente do Tribunal de Justiça e recrutados entre as pessoas habilitadas em curso superior, preferencialmente Bacharel em Direito, ficando os mesmos subordinados ao Juiz de Direito e Escrivão ou Chefe de Cartório da Vara para a qual tiver sido designado.

    Preferencialmente Bacharel em Direito, ou seja, não precisa ser formado em Direito.

  • Lei complementar 234/02

    Art. 39-H, parágrafo 10 - " O cargo comissionado de Secretário de Juízo passará a se chamar Secretário de Gestão de Foro e será preenchido por profissional com formação superior em Direito ou Administração, fazendo jus ao recebimento de 60% do vencimento padrão PJ.2.A.07."

ID
309706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à LOJ/ES.

Cada comarca, que compreende um município, ou mais de um, desde que contíguos, deve receber a denominação da respectiva sede, podendo ser dividida em varas.

Alternativas
Comentários
  • LC 234

    Art. 2º  

    § 2º  Cada comarca compreenderá um Município, ou mais de um, desde que contíguos, e terá a denominação da respectiva sede, podendo ser dividida em varas.



ID
309709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com referência ao plano de carreiras e de vencimentos dos
servidores efetivos do Poder Judiciário do estado do Espírito Santo,
julgue o item que se segue.

O servidor que não concordar com o resultado do processo de promoção poderá interpor recurso, com justificativa e provas das alegações, no prazo máximo de trinta dias, a contar da data de publicação do referido resultado.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  O conteúdo abordado no item extrapolou os objetos de avaliação previstos no edital para o cargo, motivo suficiente para sua anulação.
    Bons estudos!

ID
309712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com referência ao plano de carreiras e de vencimentos dos
servidores efetivos do Poder Judiciário do estado do Espírito Santo,
julgue o item que se segue.

Entre os critérios exigidos para a promoção do servidor público inclui-se o do limite de três faltas injustificadas no decorrer dos 24 últimos meses que antecedam o processo de promoção.

Alternativas

ID
309859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Em relação à lei que dispõe sobre a reestruturação e modernização da estrutura organizacional e administrativa do TJ/ES, julgue o próximo item.

Cabe a desembargador designado pelo Tribunal Pleno a supervisão da coordenadoria das varas de infância e juventude.

Alternativas

ID
311215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O eletromagnetismo e seus fenômenos estão presentes na quase
totalidade dos equipamentos elétricos, sejam eles industriais, de
pesquisa, ou domésticos, como geradores, motores elétricos,
transformadores, gravadores, disjuntores, televisores, computadores.
Com relação a esse assunto, julgue os itens de 7 a 11.

A eletrostática e a magnetostática, que correspondem a cargas estacionárias e a correntes constantes, respectivamente, são casos especiais do eletromagnetismo.

Alternativas

ID
311224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O eletromagnetismo e seus fenômenos estão presentes na quase
totalidade dos equipamentos elétricos, sejam eles industriais, de
pesquisa, ou domésticos, como geradores, motores elétricos,
transformadores, gravadores, disjuntores, televisores, computadores.
Com relação a esse assunto, julgue os itens de 7 a 11.

Em um sistema no qual uma onda plana uniforme passe de um meio 1 para um meio 2, ambos diferentes, a parcela de onda refletida ou transmitida independerá dos parâmetros constitutivos dos dois meios envolvidos.

Alternativas

ID
311227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O eletromagnetismo e seus fenômenos estão presentes na quase
totalidade dos equipamentos elétricos, sejam eles industriais, de
pesquisa, ou domésticos, como geradores, motores elétricos,
transformadores, gravadores, disjuntores, televisores, computadores.
Com relação a esse assunto, julgue os itens de 7 a 11.

A vibração resultante da variação de campos magnéticos no cone de um alto-falante típico é um exemplo de aplicação de momentos eletromagnéticos.

Alternativas

ID
311290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Dois transformadores trifásicos estão ligados em paralelo,
ligação delta-estrela, tensões 13,8 kV /220 V/127 V, 60 Hz, com
potência individual nominal 1.000 kVA. Cada transformador
alimenta um conjunto habitacional com 25 casas, cada casa com
potência instalada igual a 50 kW, em rede trifásica, com fator de
demanda médio equivalente a 0,7 e fator de potência médio de 0,5,
atrasado.

A partir dessas informações e considerando que os transformadores
fiquem permanentemente operando para atender as cargas, julgue
os itens que se seguem.

Por meio do ensaio de curto-circuito no transformador, é possível calcular os parâmetros relativos ao ramo série do circuito equivalente do transformador submetido ao ensaio.

Alternativas
Comentários
  • Os testes a vazio têm o objetivo de determinar os parâmetros do circuito paralelo (Ra e Xm). Os testes de curto-circuito determinam os parâmetros dos circuitos série.
  • - Ao curto circuitar os terminais do secundário (Zcarga = 0), a impedância dos parâmetros em paralelo (Rc e Xm) ficam muito elevados em relação a dos parâmetros em série, por onde a corrente passará aproximadamente na sua totalidade.

    - Assim, com a tensão e a corrente de curto-circuito, pode-se determinar a impedância série do transfomador. 


ID
311293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Dois transformadores trifásicos estão ligados em paralelo,
ligação delta-estrela, tensões 13,8 kV /220 V/127 V, 60 Hz, com
potência individual nominal 1.000 kVA. Cada transformador
alimenta um conjunto habitacional com 25 casas, cada casa com
potência instalada igual a 50 kW, em rede trifásica, com fator de
demanda médio equivalente a 0,7 e fator de potência médio de 0,5,
atrasado.

A partir dessas informações e considerando que os transformadores
fiquem permanentemente operando para atender as cargas, julgue
os itens que se seguem.

Não é tecnicamente recomendada a ligação paralela de transformadores nas configurações delta-estrela, para potências acima de 2.500 kVA, devido à rotação de fase de 30º entre primário e secundário.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a justificativa dessa?

  • NADA HÁ VER ESSA AFIRMATIVA KKKKKKK

  • segundo consta que para trafos em paralelo, ele devem tem o mesmo valor de tensao e  frequencia, independente do valor de potencia( VA), ate pq no circuito paralelo deseja se com mesmo valor de tensao disponilizar maior potencia as cargas que estaja ligado no secundario.

     

  • Gabarito: Errado

    A rotação de 30º das fases na ligação delta estrela acontece independentemente da potência dos transformadores.


ID
311296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Dois transformadores trifásicos estão ligados em paralelo,
ligação delta-estrela, tensões 13,8 kV /220 V/127 V, 60 Hz, com
potência individual nominal 1.000 kVA. Cada transformador
alimenta um conjunto habitacional com 25 casas, cada casa com
potência instalada igual a 50 kW, em rede trifásica, com fator de
demanda médio equivalente a 0,7 e fator de potência médio de 0,5,
atrasado.

A partir dessas informações e considerando que os transformadores
fiquem permanentemente operando para atender as cargas, julgue
os itens que se seguem.

Caso os disjuntores de potência para o comando de um conjunto de transformadores possuam relés primários de ação direta, então cada relé terá sua bobina percorrida pela corrente de carga de cada fase.

Alternativas

ID
311299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Dois transformadores trifásicos estão ligados em paralelo,
ligação delta-estrela, tensões 13,8 kV /220 V/127 V, 60 Hz, com
potência individual nominal 1.000 kVA. Cada transformador
alimenta um conjunto habitacional com 25 casas, cada casa com
potência instalada igual a 50 kW, em rede trifásica, com fator de
demanda médio equivalente a 0,7 e fator de potência médio de 0,5,
atrasado.

A partir dessas informações e considerando que os transformadores
fiquem permanentemente operando para atender as cargas, julgue
os itens que se seguem.

Considerando as tensões de linha, a relação de transformação de tensão de cada transformador é menor que 70.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta, pois:
    a = V1 / V2 = 13800 / 220 = 62,73.
  • Não concordo com o colega acima, pois:

    V1 é proporcional a n1 - ligação delta e,
    V2 é proporcional a n2/raiz(3) - ligação Y.

    Daí temos:

    V1/V2 = a = n1/(n2/raiz(3)) = 13800/(220/raiz(3)) = 108,66.

    Ou seja, a afirmativa está Errada.
  • Olá colega concurseiro  Tiago José Marques.

    Acredito que haja uma "pegadinha" nesta questão. Eu concordo com o seu pensamento de relatar que a relação de transformação é 108,66 devido a ligação Delta-Estrela. Mas, como a questão escreve para se considerar as tensões de linha para a relação, o valor correto seria 62,72.

    Caso a assertiva fosse somente:
    A relação de transformação de tensão de cada transformador é menor que 70.

    Eu consideraria assertiva ERRADA, pois o valor da relação seria 108,66.

    Espero ter ajudado, bons estudos!!

  • Olá  Jones Cambruzzi.

    Desculpe-me pela demora.

    Entendi o que você quis dizer e tenho que fazer uma retificação na minha resposta anterior.

    n1 é proporcional a V1 - ligação delta e,

    n2 é proporcional a V2/raiz(3) - ligação Y - E não o contrário.

    Esta questão é um pouco polêmica, na minha opinião, pois no enunciado ele pede pra calcular a relação de transformação apenas usando os valores de tensão de linha. Mas eu entendo relação de transformação como o número de espiras do enrolamento primário pelo número de espiras do enrolamento secundário. Na maioria dos trafos de potência, o enrolamento de alta está sobre o enrolamento de baixa em cada perna do núcleo. Externamente, são feitas a ligações, p. ex.: delta, estrela, etc. Assim quando ele pede pra calcular a relação, você tem que dividir n1/n2 e estes são proporcionais aos seus respectivos valores de fase. Então se for conexão estrela, o nº de espiras é proporcional à tensão dividida por raiz de três.

    Assim que tiver oportunidade, vou pedir a um ex-professor meu de engenharia para analisar a questão e depois eu posto aqui.

    Abraço e bons estudos!
  • Oi pessoal! Vou deixar meu comentário também sobre essa dúvida, que tem a ver com a definição de "relação de transformação de tensão"
    Entendo que "relação de transformação de tensão" é, precisamente, a relação entre a tensão de um lado e do outro de um transformador. Alguns autores, erroneamente, definem como a relação entre a quantidade de espiras (visto que, idealmente, os valores seriam os mesmos), mas isso não é definição, é método de cálculo.
    Podemos ver, por exemplo, que a "relação de transformação real" é a relação entre as tensões medidas de cada lado do transformador, e isso leva em conta, além dos desvios na quantidade de espiras, as perdas do transformador. Temos, portanto, que a "relação de transformação real" NÃO É a relação real entre a quantidade de espiras de cada lado do trafo (aqui a coisa não vai mais se equivaler numericamente, o que dificulta a criação de imprecisões na definição de um termo).
  • as tensões que são mostradas do trafo são sempre tensões de fase, logo 13,8kv 220v e 127v são as tensões de fase, 13,8kv primario dos dois e 220v = v1 e 127 =v2 , os dois transformadores

    como ambos os secundarios estão em Y, vamos achar as tensões de linha de cada um:

    VL= raiz3 * VFASE 

    simplificando sabemos que teremos: v1 =380v, v2= 220v

    agora é só dividir 13800 por v1 e v2  e verificar que ambas ficarão menor que 70


ID
311302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Dois transformadores trifásicos estão ligados em paralelo,
ligação delta-estrela, tensões 13,8 kV /220 V/127 V, 60 Hz, com
potência individual nominal 1.000 kVA. Cada transformador
alimenta um conjunto habitacional com 25 casas, cada casa com
potência instalada igual a 50 kW, em rede trifásica, com fator de
demanda médio equivalente a 0,7 e fator de potência médio de 0,5,
atrasado.

A partir dessas informações e considerando que os transformadores
fiquem permanentemente operando para atender as cargas, julgue
os itens que se seguem.

O percentual de utilização dos transformadores é maior que 90% das suas capacidades nominais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito oficial esquisito.
    Temos dois transformadores de 1000 kVA cada, sendo que cada um alimenta 25 casas.
    Cada casa tem potência instalada de 50 kW, com fator de demanda (razão entre demanda máxima e carga instalada) médio equivalente de 0,7 e fator de potência médio de 0,5. Conclui-se, então, que, na média, uma casa operando em sua situação de maior consumo, vai consumir 50*0,7/0,5 = 70 kVA.
    Obviamente, as casas não estarão operando em seu pico de demanda todas ao mesmo tempo, o que resultaria em uma potência de 70*25 = 1750 kVA de cada transformador, que só fornece 1000 kVA.
    Me parece que não há como concluir que a utilização dos transformadores excederá 90% de suas capacidades nominais.
    Uma situação possível, por exemplo, é que as casas, na média, utilizem 20% de sua carga instalada (algumas casas estarão utilizando 70%, outras estarão completamente desligadas...), o que daria uma potência de 25 * 50kW * 20% / 0,5 = 500 kVA, daí os transformadores estaríam operando a 50%.
    Com informações do FATOR DE DEMANDA médio não dá pra saber o percentual de utilização dos transformadores, só com informações da DEMANDA média.
    Esse gabarito foi alterado. Creio que o CESPE se equivocou ao aceitar algum recurso.

  • Pesquisei um pouco na internet e aparentemente, o gabarito preliminar saiu como Errada (essa foi minha resposta), porém provavelmente alguém entrou com recurso e deram a questão como Certa, com a seguinte justificativa: ""86 E-> C Deferido com alteração - O percentual de utilização tratado no item excede o valor de 100%, razão suficiente para a alteração do gabarito."

    Ficou meio estranho, na minha opinião, já que todos os livros de projeto que conheço e inclusive a norma 5410 dizem que deve-se considerar a não simultaneidade das cargas no dimensionamento da alimentação, algo que é dado pelo fator de demanda. Inclusive as normas de concessionárias de energia indicam fatores de demanda para diversos tipos de instalações diferentes.

    Como a demanda, neste caso, é 0,7, significa que, estatisticamente, a potência utilizada do transformador não deve superar os P=25*50*0,7/0,5=1750KVA, ou seja, 87,5% da potência do conjunto de 2 transformadores de 100kVA em paralelo.

    Para mim, o gabarito está errado, e quem mandou o recurso deve saber argumentar muito bem.

  • eu acho que é questão de interpretação, o cespe pegando de novo nos detalhes, a pergunta diz:


    O percentual de utilização dos transformadores é maior que 90% das suas capacidades nominais.

    qual a capacidade nominal do transformador? 1000kVA, 

    simples.

    o enunciado não diz que é maior que 90% das suas capacidades juntas, ou somadas, e sim que é maior que suas capacidades nominais, ora, cada um tem a sua capacidade que é de 1000kVA, e como pelos calculos chegamos a 1750kVA, o gabarito seria o certo.


    claro que a questão nao deixa de ter uma certa sacanagem e poderia gerar confusão,

  • O pega está em "cada transformador alimenta um conjunto de 25 casas..."

    Ou seja, para cada traço tem-se 1750 kVA e a potência nominal de cada trafo é de 1000 kVA, portanto a questão está correta.


ID
311320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da ciência dos materiais.

Nos bons condutores de eletricidade, o aumento de temperatura, ou seja, o aumento da energia vibracional dos átomos e o consequente aumento do fluxo de elétrons contribuem para a redução do valor da resistência nesses materiais.

Alternativas
Comentários
  • Errado, o aumento da temperatura implica aumento da resistência, é uma relação diretamente proporcional.

  • Depende do material:

    Material condutor - Aumento de temperatura aumenta a resistividade.

    Material Isolante e semicondutor - Diminui a resistividade com aumento da temperatura.


ID
311323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da ciência dos materiais.

Os materiais podem ser classificados em dois grandes grupos: materiais estruturais, aqueles cujas propriedades mecânicas têm um papel fundamental, e materiais funcionais, utilizados para o cumprimento de determinado grupo de funções, como, por exemplo, materiais semicondutores, materiais magnéticos, materiais condutores de eletricidade, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Uma classificação moderna e muito interessante dos materiais é aquela onde eles são 

    divididos em apenas dois grandes grupos: 

    ƒ materiais estruturais: que são todos os materiais para os quais as propriedades mecânicas 

    têm um papel fundamental; e 

    ƒ materiais funcionais: que servem para cumprir um grupo de funções como, por exemplo, 

    materiais ‘semicondutores’, materiais magnéticos, materiais condutores de eletricidade, 

    luz, etc. 

    Lembre-se, contudo, que a natureza é refratária às classificações e que uma classificação 

    totalmente isenta de exceções é virtualmente inexistente. 



ID
311326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a máquinas elétricas de corrente alternada, julgue os
itens subsequentes.

No gerador síncrono subexcitado, a força magnetomotriz de armadura é magnetizante.

Alternativas
Comentários
  • Alternador síncrono subexcitado fornecerá uma corrente em avanço ao barramento, produzindo um efeito magnetizante como resultado da reação de armadura.

     

    Motor síncrono subexcitado solicitará uma corrente em atraso ao barramento, produzindo um efeito magnetizante como resultado da reação de armadura.

     

    Alternador síncrono sobreexcitado fornecerá uma corrente em atraso ao barramento, produzindo um efeito desmagnetizante como resultado da reação de armadura.

     

    Motor síncrono sobreexcitado solicitará uma corrente em avanço ao barramento, produzindo um efeito desmagnetizante como resultado da reação de armadura.


ID
311329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a máquinas elétricas de corrente alternada, julgue os
itens subsequentes.

As máquinas síncronas podem operar nos modos gerador, motor ou compensador síncrono.

Alternativas
Comentários
  • Máquinas síncronas operam tanto como gerador e motor. Além disso, ela possuem uma vantagem em relação as máquinas de indução,  pois podem ser utilizadas para corrigir o fator de potência de um sistema, substituindo os bancos de capacitores,  além de fornecerem toque a carga que eles acionam! !


    Resposta certa

  • Compensadores (ou capacitores) síncronos são motores síncronos (sobreexcitados) construídos unicamente para atuarem como corretores de fator de potência, sendo, dessa maneira, operados sem carga mecânica.


ID
311347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens de 51 a 56, acerca de subestações de média
tensão, equipamentos elétricos e sistemas de proteção.

As subestações podem ser abrigadas ou ao ar livre. Quanto à posição em relação ao solo, podem ser instaladas na superfície, abaixo da superfície do solo (subterrânea) ou acima da superfície do solo (aérea).

Alternativas
Comentários
  • Segundo NBR 14039 as subestações podem ser instaladas ao nível do solo, acima do nível do solo ou abaixo do nível do solo, desde que atendam as prescrições da norma.

ID
311350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens de 51 a 56, acerca de subestações de média
tensão, equipamentos elétricos e sistemas de proteção.

A proibição de acesso a subestações a pessoas inadvertidas é estabelecida em norma regulamentadora.

Alternativas
Comentários
  • A NR10 trata disso

  • ZONA DE RISCO E ZONA CONTROLADA E LIVRE

    Tabela de raios de delimitação de zonas de risco, controlada e livre. Pesquisar a tabela que se encontra na norma NR10.

    Informações importantes:

    ZL = Zona livre

    ZC = Zona controlada, restrita a trabalhadores autorizados.

    ZR = Zona de risco, restrita a trabalhadores autorizados e com a adoção de técnicas, instrumentos e equipamentos apropriados ao trabalho.

    PE = Ponto da instalação energizado.

    SI = Superfície isolante construída com material resistente e dotada de todos dispositivos de segurança


    RESP. CORRETA


ID
311353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens de 51 a 56, acerca de subestações de média
tensão, equipamentos elétricos e sistemas de proteção.

Quando a subestação de transformação integrar edificação residencial e (ou) comercial, não será permitido o emprego de transformadores a seco e disjuntores a vácuo, mesmo que haja paredes de alvenaria e portas corta-fogo.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Vou fazer uma comparação rápida entre os transformadores à oléo e a seco.

    Transformadores a oléo mineral:

    Manutenção: periódica

    Vida útil: 25 a 30 anos

    Obras necessárias: porta corta fogo, poço contra vazamentos

    Segurança: Risco de explosão, incêndio, vazamentos

    Proteção: vários acessórios

    Ambiental: risco de contaminação ambiental devido ao óleo

    Custo: gastos com obras. Talvez seja mais barato, depende.

    Ruído: menor ruído.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Transformadores a seco:

    Manutenção: não precisa

    Vida útil: igual ou superior

    Obras necessárias: não precisa

    Segurança: sem riscos de explosão, incêndio ou vazamento

    Proteção: apenas sensor de temperatura, grau IP23

    Ambiental: sem restrição

    Custo:  sem gastos com obras. Talvez seja mais caro, depende.

    Ruído: maior ruído.


  • Na NBR14039 está especificado que SE de transformação que fizer parte da edificação comercial/residencial, só será permitido o emprego de Transformadores a Seco. Portanto, a resposta está errada!


ID
311356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens de 51 a 56, acerca de subestações de média
tensão, equipamentos elétricos e sistemas de proteção.

Para segurança operacional, os cabos blindados utilizados nas subestações devem ter suas blindagens, obrigatoriamente, ligadas à terra nas duas extremidades.

Alternativas
Comentários
  • Se for aterrado as duas extremidades da blindagem do cabo, ocorrerá que a blindagem do cabo sofrerá indução por campos magnéticos (em subestações quase não existem né) que provocarão correntes parasitas circulando entre a blindagem e a malha de aterramento.
    O correto é aterrar uma das extremidades e só.
  • obrigatoriamente sem sempre. ERRADA

  • ABNT NBR 14039:2005

    6.2.10.6 Devem ser ligadas à terra as blindagens e/ou capas metálicas dos cabos em uma das extremidades.
    A segunda extremidade pode ser aterrada.
    NOTA A segunda extremidade pode ser aterrada, desde que a transferência de potencial e a corrente que circula pela
    blindagem estejam dentro de limites aceitáveis. São exemplos de situações onde isto ocorre:
    a) em alimentadores longos, onde a força eletromotriz induzida na blindagem ou capa metálica, quando aterrada
    em uma só extremidade, pode atingir um valor perigoso para as pessoas ou mesmo causar centelhamento;
    b) quando se pretende utilizar as blindagens como caminho de retorno da corrente de falta para a fonte.


ID
311359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens de 51 a 56, acerca de subestações de média
tensão, equipamentos elétricos e sistemas de proteção.

Caso seja provocado um curto-circuito no barramento a jusante dos transformadores de corrente (TCs) para serviço de medição, as elevadas correntes provocadas pelo curto-circuito não serão transmitidas aos aparelhos ligados aos TCs (como amperímetro, medidor de energia) na mesma proporção da corrente de curto-circuito.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta devido a saturação do núcleo magnético dos transformadores de corrente na ocorrência de curtos-circuitos. Fazendo que a potência de curto-circuito não seja transmitida em sua totalidade para o secundário.
  • Vale lembrar que a curva de saturação nos TCs de proteção são bem mais elevadas aos dos TCs de medição.
  • Justamente devido a saturação .

ID
311362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens de 51 a 56, acerca de subestações de média
tensão, equipamentos elétricos e sistemas de proteção.

Considere que um técnico de manutenção de subestação qualificado, com anuência da empresa, mantenha o diagrama geral da subestação na parte interna dessa subestação. Nessa situação, não há descumprimento da legislação, quanto à disponibilização do diagrama elétrico, desde que este esteja em local acessível.

Alternativas
Comentários
  • Esta correta, tem que ter um diagrama dentro da subestação, lembrando que só pessoas com o devido treinamento pode entrar em uma SE