SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Engenharia Elétrica


ID
827227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a condutores elétricos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • se houver um campo elétrico em um condutor, cargas elétricas se moverão, ou seja, não haverá equilíbrio eletrostático
  • Acontece que se um condutor estiver isolado tais correntes acabam cessando depois de algum tempo (este intervalo de tempo é na nossa escala de percepção de tempo muitíssimo pequeno, quase nulo) pois para sustentar uma corrente elétrica em um condutor há que se transferir energia para ele e como o condutor está isolado, tal não pode acontecer.

     

    Desta forma é importante destacar que a afirmação "o campo elétrico interno a um condutor é nulo" é verdadeira quando o condutor estiver em equilíbrio eletrostático. Cabe destacar também que EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO não significa condutor neutro. Um condutor pode estar eletrizado, carregado (possuir excedentes de carga elétrica) e ainda assim estar em equilíbrio eletrostático. O equilíbrio eletrostático foi atingido quando não há mais correntes elétricas no condutor.


ID
827230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A ruptura dielétrica ocorre em todos os materiais dielétricos reais (não ideais) e depende da duração que o campo elétrico é aplicado. O menor valor de campo elétrico para o qual essa ruptura ocorre denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Magnetização de um material é o alinhamento dos momentos magnéticos no interior do material, isso na presença de um campo H. Um material na presença de um campo H, terá seus momentos magnéticos alinhados e esse alinhamento reforçará o campo magnético H.

    Portanto, dependendo do material empregado no corpo de ensaio, este influenciará o campo magnético.

    Susceptividade Elétrica de um material dielétrico é a medida de quão facilmente ele se polariza em resposta a um campo elétrico. Isto determina a permissividade elétrica do material e, portanto, influencia muitos outros fenômenos no meio, como a capacitância de capacitores e a velocidade da luz.

    Permissividade é uma constante física que descreve como um campo elétrico afeta e é afetado por um meio. A permissividade do vácuo é 8,8541878176x10-12 F/m.

    A permissividade é determinada pela habilidade de um material dese polarizarem resposta a um campo elétrico aplicado e, dessa forma, cancelar parcialmente o campo dentro do material. Está diretamente relacionado com a susceptibilidade elétrica. Por exemplo, em um capacitor uma alta permissividade do dielétrico faz com que uma mesma quantidade de carga elétrica seja guardada com um campo elétrico menor e, portanto, a um potencial menor, levando a uma maior capacitância do mesmo.

    Rigidez dielétrica de um certo material é um valor limite de campo elétrico aplicado sobre a espessura do material (kV/mm), sendo que, a partir deste valor, os átomos que compõem o material se ionizam e o material dielétrico deixa de funcionar como um isolante.

    O valor da rigidez dielétrica depende de diversos fatores como: temperatura, espessura do dielétrico, tempo de aplicação da diferença de potencial, taxa de crescimento da tensão e para um gás, a pressão é fator importante.

    Momento de dipolo magnético está relacionado aos princípios quânticos-mecânicos dos materiais. Ele diz respeito a campos magnéticos no interior dos materiais os quais são formados pelo movimento dos elétrons entorno de seu próprio eixo e entorno do núcleo do átomo.



ID
827233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Acerca de modulação por código de pulso (PCM), assinale a opção correta.

Alternativas

ID
827236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Os microcomputadores precisam de dispositivos para armazenamento de dados. Um desses dispositivos é a memória, que pode ser classificada em memória primária ou principal e secundária ou externa. A respeito desse dispositivo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Memórias principais : Todas em que o processador pode acessar diretamente, ou seja, as voláteis e não volateis, respectivamente, RAM e ROM (e suas derivadas).

    Memorias secundarias : Todas memorias  de armazenamento que precisam passar por outros tipos de memórias. Estas são geralmente as anexas, como pendrive, cartão de memória etc.

  • GABARITO - B

    A) Um DVD, ou mesmo um pen drive, poderá desempenhar a função de memória principal, caso tenha sido configurado para a função de boot do microcomputador.

    DVD e Pen drive são classificados como memórias secundárias.

    ------------------------------------------------------

    B) Memórias principais incluem a ROM (read only memory) e a RAM.

    A memória principal é composta pela ROM, RAM, CACHE E REGISTRADORES.

    -------------------------------------------------------

    C) Memórias secundárias são também classificadas como volátil, porque os dados armazenados nesses tipos de memórias são destruídos após serem utilizados pelas memórias principais.

    As memórias secundárias não são voláteis a exemplo do HD.

    --------------------------------------------------------

    D) A memória RAM (random access memory) é classificada como secundária, pois a sua função é armazenar dados enquanto o microcomputador estiver ligado.

    A RAM é classificada como primária.

    --------------------------------------------------------

    Bons estudos!


ID
827239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Dizer que o usuário adquiriu um computador que utiliza processador cuja palavra é de 64 bits é equivalente a dizer que o tamanho da palavra nesse processador, em bytes, é igual a

Alternativas
Comentários
  • 8x8=64
  • 8 bits = 1 byte

    Logo,

    64 bits = 8 bytes

     

    Letra C).


ID
827242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De acordo com a notação usualmente adotada em eletromagnetismo, assinale a opção que apresenta uma relação inválida entre o campo magnético H e a corrente elétrica I.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, as opções C e E estão erradas. Na letra C, tomando-se a corrente I como referência, o campo H deveria girar no sentido anti-horário. Na letra E, tomando a corrente I como referência, o campo H deveria estar entrando e não saindo, como aparece. As duas conclusões são tiradas usando a regra da mão direita


ID
827251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Em transmissão de potência CC, a ondulação na saída do conversor poderá ser consideravelmente reduzida utilizando-se um conversor de doze pulsos. Um conversor com esse número de pulsos poderá ser obtido pela

Alternativas
Comentários
  • O conversor de 12 pulsos pode ser usado em duas formas
    - associação série
    - associação paralelo
    Ambos utilizam, para cada conjunto retificador de 6 pulsos, transformadores com defasagem 30º diferente entre si (por exemplo, um Y-D em um e um Y-Y em outro, com relações nominais adequadas a manter igual valor no secundário)

    Como existe uma defasagem de 30º da entrada de um retificador para a entrada do outro, ao conectarmos eles em série ou em paralelo, a tensão na saída vai ficar melhor, mais suave, com menos conteúdo harmônico. A tensão vai ondular em  60*12 = 720 Hz 

    - Para a associação série, teremos um aumento de tensão na saída do conjunto (conversor de 12 pulsos) para o dobro da tensão de cada bloco retificador (conversor de 6 pulsos)
    - Para a associação paralelo, teremos um aumento na corrente na saída do conjunto para o dobro da corrente de cada bloco retificador

    Um detalhe é que, para a associação paralelo, em função de as tensões instantâneas não serem exatamente iguais (tendo em vista a ondulação em 360 Hz de um bloco estar 30º defasada da do outro), é colocado um indutor (chamado transformador de interfase) na interligação de um bloco com o outro. 

ID
827257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para efeitos legais, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e a ART de obra ou serviço de rotina, denominada ART múltipla, são os instrumentos que definem os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividades técnicas relacionadas às profissões que compreendem o sistema CONFEA/CREA. A respeito desses instrumentos e aplicação para obra ou serviço cuja atividade técnica tenha se iniciado em 2012, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta encontra-se na resolução 1025/09 

    A) ERRADO. Art. 3º Todo contrato escrito ou verbal para execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea fica sujeito ao registro da ART no Crea em cuja circunscrição for exercida a respectiva atividade

    e Art. 38. A ART múltipla deve ser registrada até o décimo dia útil do mês subsequente à execução da obra ou prestação do serviço de rotina, no Crea em cuja circunscrição for exercida a atividade. 

    B) CERTO. Art. 9º Quanto à tipificação, a ART pode ser classificada em: 

    II – ART de obra ou serviço de rotina, denominada ART múltipla, que especifica vários contratos referentes à execução de obras ou à prestação de serviços em determinado período;

    C),D) ERRADO. vide A)

    E) ERRADO Não é vedada a substituição ou alteração de uma ART.



     


  • a) Errado. Deve ser na mesma circunscrição.

     

    b) Ok. ART múltipla (ART de obra ou serviço de rotina): especifica vários contratos referentes à execução de obras ou à prestação de serviços em determinado período ou periódica

     

    c) Errado. ART múltipla deve ser registrada até o décimo dia útil do mês subsequente à execução da obra ou prestação do serviço de rotina

     

    d) Errado. Após conclusão não pode.

     

    e) Errado. Nese caso será necessário alterar. Não precisa de uma nova.

    "Art. 12. Para efeito desta resolução, todas as ARTs referentes a determinado empreendimento, registradas pelos profissionais em função de execução de outras atividades técnicas citadas no contrato inicial, aditivo contratual, substituição de responsável técnico ou contratação ou subcontratação de outros serviços, devem ser vinculadas à ART inicialmente registrada"

     

    http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=43481


ID
827260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de execução de medição e pagamentos, assinale a opção que apresenta corretamente fato regular em serviço de fiscalização de obra pública.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando apenas que as medições são efetuadas pelo CONTRATADO!!!

    A contratante, através do fiscal designado, atesta a validade das medições e efetua o pagamento da fatura emitida no caso de concordar com os valores medidos!


ID
827266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Determinada aplicação utiliza um transistor de efeito de campo MOS (metal-óxido silício), com canal N e substrato formado por semicondutor P. Essa aplicação depende do controle da tensão porta-fonte do transistor. Assinale a opção correspondente ao fato que ocorre quando se aplica tensão porta-fonte positiva no transistor.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão apresenta uma grande fragilidade, pois:

    Se o transistor for do tipo depleção, a corrente de dreno ID é fornecida pela equação não linear de Shockley.

    Se o transistor for do tipo intensificação (enriquecimento), a corrente de dreno ID é fornecida pela equação linear da constante K da construção do dispositivo.

    Analisando as respostas, a única alternativa que atendem os dois tipos de MOSFET canal N é o item (d)

     


ID
827269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Assumindo que A e B sejam variáveis binárias, assinale a opção correspondente à expressão booleana válida.

Alternativas
Comentários
  • A/*(B+A) = A/*B + A/*A = A/*B + 0 = A/*B

    Letra d
  • porque a letra A está errada??

  • A\+A = 1
    1+B = 1

  • Andrei, está errada pporque fica B+1. Por ser uma adição A + /A = 1


ID
827299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Determinada máquina elétrica realiza o seguinte processo de conversão eletromecânica de energia: o rotor, que é acionado por uma potência mecânica, possui, em seu interior, um enrolamento de campo energizado com corrente contínua; com o movimento mecânico do rotor energizado, os enrolamentos trifásicos do estator, devido à lei de Farady, passam a apresentar tensão induzida; esses enrolamentos alojados no estator correspondem à armadura da máquina. Nesse caso, o dispositivo que realiza o processo descrito é um

Alternativas
Comentários
  • A máquina síncrona tem o rotor energizado por corrente contínua e tensão alternada induzida nos enrolamentos do estator.
    Como na máquina em questão ela é acionada por potência mecânica então a potência de saída é elétrica, ou seja,
    conversão mecânica -> elétrica = gerador

    Letra e
  • De cara se há conversão de Movimento em Energia, só pode ser um GERADOR. Ficamos entre D ou E.

    Sabemos que a Maquinas SINCRONAS são "excitadas" por CC (corrente contínua) Logo Correto é Letra E.

ID
827302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Determinado motor síncrono, que possui potência nominal de 5 kVA, consome 3 kW ao acionar uma carga mecânica. Além de acionar a carga mecânica, se esse motor for utilizado também para melhorar o fator de potência da instalação, a quantidade máxima de potência reativa, em kVAr, que ele pode gerar, nessa condição, sem ultrapassar seu valor nominal de potência aparente, é igual a

Alternativas
Comentários
  • S = P + jQ

    5k = 3k + jQ

    Q^2 = 25k - 9k
    Q = 4 kVar

    Letra d
  • Famoso triângulo 3, 4, 5.

  • Triangulo: Potência aparente (S) - Hipotenusa, Potência Ativa (P) - Cateto Adjacente e Potência Reativa Q - Cateto Oposto.
    Para achar a Potência Reativa Q (Cateto Oposto) Aplica-se:

    S^2=P^2+Q^2.
    Q=Raiz (S^2 - P^2)

ID
827305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma das formas de se classificar o gerador de corrente contínua é quanto ao tipo de ligação de seu enrolamento de campo. Em relação ao gerador em que o enrolamento de campo está em série com o enrolamento de armadura, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A reação de armadura sempre está presente independente do fp
    b) Caracteristica do MI
    c) Caracteristica da Máquina Síncrona de pólos salientes
    d) Deve partir com carga, caso contrário pode disparar
    e) Correto. Maior corrente, maior seção nominal e menos espiras.
  • Enrolamento de campo máquinas cc:

    1. Série: feito de fio grosso e poucas voltas/ espiras

    2. Derivação: feito de fio fino e muitas voltas/espiras


    Resposta: E


    Obs: o motor cc série é o único que não pode partir em vazio, pois ele irá se destruir com a velocidade ilimitada.


ID
827308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um transformador real pode ser modelado, por um circuito elétrico equivalente, como a conexão de um transformador ideal acrescido de componentes em série e em paralelo, representando os desvios em relação às condições ideais. Acerca de transformadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errado! Considera-se as perdas por calor nulas

    b)Errado, a permeabilidade no transformador ideal deve ser considerada infinita

    c)Correta!
    d)Errado, a resistência deve ser conectada em paralelo com a reatância de dispersão.

    e) Errado! A relação de espiras por ser qualquer uma nos dois casos


  • Mesmo circuito equivalente de uma máquina de indução!!

  • a) Errada! Em um transformador real, a resistividade do cobre é considerada finita.

    b) Errada! Em um transformador real, a permeabilidade do material ferromagnético é considerada finita.

    c) Correta!

    d) Errada! A resistência, chamada de resistência de perdas no núcleo ou resistência de magnetização, deve ser conectada em paralelo com a indutância de magnetização, também conhecida como reatância de magnetização.

    e) Errada! Não há generalização em relação a quantidade de espiras nos enrolamentos dos transformadores ideais e reais.

  • O gabarito dá como resposta a letra C, mas eu acho que o correto seria a letra D.
    Há duas formas de representar o ramo de magnetização:

    1°) Uma CONDUTÂNCIA (perda ativa no núcleo) em PARALELO com uma SUSCEPTÂNCIA (perdas por correntes parasitas e histerese)

    ou
    2°) Uma RESISTÊNCIA (perda ativa no núcleo) em SÉRIE com uma REATÂNCIA (perdas por correntes parasitas e histerese)

    Nas literaturas o mais comum é representar o circuito equivalente de acordo com o primeiro modo. 
    Pelas alternativas dadas, a letra D está mais coerente, o que vocês acham?

ID
827311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação aos arranjos típicos de subestação, assinale a opção correspondente ao arranjo mais indicado para subestação tecnicamente capaz de permitir elevado fluxo de potência, e que deve ter a mais elevada segurança contra perdas de carga.

Alternativas
Comentários
  • Disjuntor e meio: Este arranjo é adotado no Brasil para subestações com classes de tensões em torno de  525kV e 750kV.


  • Disjuntor e meio: recomendado para subestações que manipulem grandes blocos de
    energia, devido à alta segurança contra perda de carga

  • Por que não pode ser a configuração barra em anel?

  • Eduardo, DJ e 1/2 é mais indicado nesse caso. A barra em anel, caso seja necessário fazer manutenção em 2 DJs simultâneamente, você pode matar uma ou mais saídas?

  • Como bem falou Rafa Va, no caso de perda de carga de dois alimentadores adjacentes, o anel do arranjo abre e provoca perturbações no sistemas. Assim, utilizar o esquema a disjuntor e meio melhora a confiabilidade, já que quaisquer perdas de cargas podem ser isoladas sem afetar outro circuito. Mas esse bônus tem o preço de usar 1,5 disjuntores por alimentador, enquanto o esquema em anel utiliza apenas 1.


ID
827314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os equipamentos de subestação de alta tensão que são instalados, respectivamente, em série e em paralelo ao circuito de alta tensão incluem

Alternativas
Comentários
  • O disjuntor é equipamento de proteção tendo a função de seccionar o circuito quando em carga; portanto ele é ligado em série;
    A Chave seccionadora tem a função de seccionar o circuito quando sem carga, para alguma manutenção; portanto é ligada em série;
    O transformador de corrente (TC) é responsável por transformar um nível de corrente alta em baixa para medição ou proteção; o princípio de seu funcionamento é utilizando uma bobina de certo condutor (secundário do TC – baixas correntes) envolto em outro condutor (primário do TC – altas correntes). Sua ligação portando é em série.
    O para-raios é um equipamento que tem a função de atuar em variações bruscas de sobre tensões fazendo com que essas tensões de falta se escoem para o aterramento; sendo sua ligação em paralelo com o circuito;
    O transformador de potencial (TP) é responsável por transformar um nível de tensão alto em baixo para medição ou proteção; a sua ligação é em paralelo com o circuito.
  • Complementando :

    Os TPs são ligados em paralelos e podem ser do tipo capacitivo e indutivo, sendo que os indutivos podem ser de 3 módulos distintos.

    Módulo 1 - São ligados em paralelo entre fases.

    Módulo 2 - São ligados entre fase e neutro em sistemas não aterrados.

    Módulo 3 - São ligados entre fase e netro em sistemas aterrados.

  • O comentário do amigo "COM FOCO E FÉ A GENTE CHEGA LÁ!!!" está parcialmente errado, pois tem um equivoco na definição dos módulos 2 e 3.

    O correto seria:

    Módulo 2 - São ligados entre fase e netro em sistemas aterrados.

    Módulo 3 - São ligados entre fase e neutro em sistemas não aterrados.


ID
827317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O equipamento de subestação de alta tensão que tem a finalidade de ceifar a forma de onda da tensão, quando determinado valor limite de tensão é ultrapassado, mesmo que de forma transitória, é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O para-raios tem a função de proteger a subestação contra sobretensões transitorias. Conduzindo para a terra ao haver uma descarga atmosférica por exemplo.
  • O pára-raios é um dispositivo protetor que tem por finalidade limitar os valores dos surtos de tensão transitante que, de outra forma, poderiam causar severos danos aos equipamentos elétricos. 

    Para um dado valor de sobretensão, o pára-raios (que antes funcionava como um isolador) passa a ser condutor e descarrega parte da corrente para a terra, reduzindo a crista da onda a um valor que depende das características do referido pára-raios. 

    A tensão máxima, à freqüência nominal do sistema, a que o pára-raios poderá ser submetido, sem que se processe a descarga da corrente elétrica através do mesmo, é denominada de “tensão disruptiva à freqüência nominal”.  

  • Bonita questão!


ID
827320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de equipamentos utilizados em subestações de alta tensão, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A única alternativa correta é a letra E.


    e) O transformador de corrente é utilizado para reduzir o valor da corrente que circula no circuito de alta tensão a fim de torná-lo compatível com os valores de corrente que são comumente utilizados por medidores de grandezas elétricas e relés de proteção.

  • B)Disjuntores são equipamentos destinados à interrupção e ao restabelecimento das correntes elétricas num determinado ponto do circuito.A função principal de um disjuntor é INTERROMPER as correntes de defeito de um determinado circuito durante o menor espaço de tempo possível. Já as chaves seccionadoras tem como função MANOBRAR circuitos, permitindo a transferência de carga entre barramentos de uma subestação.ISOLAR um equipamento qualquer da subestação e propiciar o BY-PASS de equipamentos.alternativa INCORRETA.

    C)O relé de Impedância  é um tipo de relé de distância . que não atua conforme os níveis de tensão e corrente da linha protegida, mas funciona baseado na comparação dessas grandezas em forma de impedância,admitância ou reatância. são usados por razões econômicas devido ao imenso comprimento das linhas e também  pelas constantes mudanças nas redes elétricas, ora pela adição de novas unidades consumidoras, ora pela conexão ao sistema de novos parques geradores ou ainda pela realização de manobras. o relé de impedância não avalia a impedância de malhas de aterramento. Logo C está INCORRETA.


    D) Os relés de subtensão são ajustados para atuar quando a tensão atinge 90% de seu valor nominal para unidade temporizadas e 80% de seu valor para unidades instantâneas. Ou seja adotando-se como bases os valores nominais do sistema quer dizer que o relé deve atuar a valores inferiores a 0,9 P.U ou 0,8 P.U Logo esta alternativa está incorreta.

     

  • O TC não reduz a corrente do circuito de alta. Ele reproduz um valor proporcional ao da corrente do circuito de alta em escala menor no seu secundário onde estão instalados os equipamentos de medição e proteção.O valor da corrente no primário do TC continua o mesmo. Acho que a banca se expressou muito mal, embora seja possível acertar a questão devido as erros das outras alternativas. 


ID
827323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor de indução trifásico do tipo gaiola de esquilo, com seis terminais acessíveis, possui tensão nominal igual a 220 V na situação em que seus enrolamentos são conectados em triângulo. Deseja-se conectá-lo a uma rede elétrica trifásica, em que a tensão nominal de linha é de 380 V e que a partida do motor seja efetuada por meio de chave estrela-triângulo. Nesse caso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Senhores,

    Respostacerta: letra "d". Vamos entender o porquê.

    Apartida utilizando a chave estrela-triângulo é para que a corrente de partidaseja reduzida, isso em 3 vezes.

    Elafuncionará o motor em estrela e passará para delta. Como a questão nos disseque a tensão nominal do motor quando em delta é 220V e a tensão de linha(fonte) é de 380V, a partir do momento que partirmos o motor em estrela e ocomutássemos para delta, ele teria sua rigidez dielétrica rompida devido a umatensão acima da suportada por ele.

    Portantoo motor queimaria, não podendo utilizar a partida estrela-triângulo.


  • Partida estrela-triângulo:


     - só pode ser utilizada em motores que possuam ligação em dupla tensão

     - a menor tensão deverá ser igual à tensão da rede e a outra 1,73 vezes maior

    - Na partida o motor é ligado na maior tensão

    - A corrente de partida é reduzida em 1/3 

    - Essa partida poderá ser usada quando a curva de torque do motor for suficientemente elevada para poder garantir a aceleraçã da máquina com a corrente reduzida

    Alternativa correta é a letra d)

  • O motor de indução trifásico do tipo gaiola de esquilo, com seis terminais acessíveis, possui tensão nominal igual a 220 V na situação em que seus enrolamentos são conectados em triângulo. Deve-se conectá-lo a uma rede elétrica trifásica, em que a tensão nominal de linha é de 220 V .Em Manaus, por exemplo a tensão trifásica linha-linha é 220 V.

  • Acho que o Jalbert Fernandes está errado, pois na partida o motor é ligado na menor tensão.

  • Robson, na partida o motor é ligado NA CONFIGURAÇÃO PARA RECEBER A MAIOR TENSÃO (porém, recebendo a tensão nominal, o que garante a redução de corrente na partida), o Jalberth está correto.

  • Para fazer a partida Estrela-Triângulo a tensão da rede deve ser igual à tensão triângulo do motor. O que não acontece nesse caso.

    Portanto a resposta é letra D.


ID
827326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador trifásico simétrico e balanceado, conectado em estrela, alimenta uma impedância trifásica equilibrada, com fator de potência indutivo, também conectada em estrela. VA foi o valor medido entre a tensão da fase A e o condutor neutro, IA foi o valor medido da corrente no condutor da fase A. Com base nessa situação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    a) O módulo do fasor de tensão da fase B depende se o gerador está operando na sequência direta ou na inversa.
    Não, só o ângulo que depende.

    b) Os fasores de tensão e de corrente das fases B e C são iguais aos respectivos fasores de tensão e de corrente medidos na fase A.
    Não, tem que se considerar a defasagem angular.

    c) A potência ativa trifásica, P, na carga, é expressa por P = 3VAIA.
    Não, faltou considerar o fator de potência.

    d) Se a mesma impedância fosse conectada em triângulo, ao invés de estrela, mantendo-se a ligação do gerador inalterada, uma maior potência seria exigida da fonte.
    OK. Zy = Zdelta/3, logo Zdelta = 3*Zy ----> exigindo mais potência.

    e) Se fosse conectado um condutor neutro entre o gerador e a carga, a corrente que fluiria pelo neutro seria superior a 10% da corrente medida na fase A.
    Se o sistema é trifásico e balanceado (gerador e carga), não flui corrente pelo neutro.
    Se falei algo errado, alguém me corrija, please =)

  • Não entendi o porquê da opção d) estar correta. A potência exigida da fonte independe da configuração (estrela ou triângulo) da carga, que será igual a
    (raiz de 3)* V(linha) * i(linha) cos(fi) (independe da configuração da carga).

    Alguém poderia tirar a dúvida?

  • Hugo, 

    Vai depender sim da ligação da carga. Como você analisa tensão e corrente de circuitos triangulo e estrela? Existe uma relação de raiz de 3 que muda a análise e portanto altera a potência. 

    * Para uma carga 3φ equilibrada ligada em Y consumir a mesma potência da ligação ∆, a impedância da carga terá que ser multiplicada por 3.

    * Para uma carga 3φ equilibrada ligada em ∆ consumir a mesma potência da ligação Y, a impedância da carga terá que ser dividida por 3. 


    Ana, 

    Na letra E, acho que existe sim corrente no neutro pra um circuito equilibrado, acontece que a soma das componentes da corrente é  igual a zero.

  • Neste caso, a fonte vai continuar fornecendo a mesta tensão de linha [V(linha em deltra) = V(linha em estrela)], o que mudará será a corrente de linha que aumentará devido a configuração da carga em delta. 

    Como: i(linha delta)=sqrt(3)*i(linha estrela), a corrente de linha em delta será raiz de 3 vezes maior que a corrente de linha em estrela, aumentado assim a potencia fornecida pela fonte, pois a tenção continuará a mesma.

    letra D

  • Na carga triângulo, a corrente de linha é três vezes maior que na carga estrela,
    quando ligadas na mesma tensão. VL=Vf.  If=VL/Z.    IL=sqrt(3)*If. no sistema estrela a tensão de fase fica dividida por sqrt(3). Em detla, temos que VL=Vf. logo, a tensão de fase que é igual a tensão de linha, é sqrt(3) vezes maior que a tensão de fase em estrela. Assim,IL=sqrt(3)*If=sqrt(3)*(VL/z)=sqrt(3)*sqrt(3)*(Vf/Z). ou seja,    IL(delta)=3*IL(estrela).


ID
827329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um transformador monofásico, cujas perdas ativas no ferro são desprezíveis, possui as seguintes características nominais:

. tensão primária: 138 kV;
. tensão secundária: 13,8 kV;
. potência aparente: 138 kVA;
. corrente de magnetização medida no lado de alta tensão: 0,05 A.

Considerando as características nominais do transformador como bases do sistema por unidade (pu) para representar as grandezas, o valor da corrente de magnetização, em pu, é igual a

Alternativas
Comentários
  • Primeiro temos que encontrar a base em pu para a corrente no lado de alta tensão:
    Ib=Sb/Vb
    Ib=138/138 = 1A

    Assim, uma vez que a corrente é igual a 0,05A, temos:
    I(pu)=I(A)/Ib = 0,05/1 = 0,05 pu
  • Vbase=138 kv (a corrente de magnetização foi medida do lado de alta)

    Sbase=138 Va

    Ibase= Sbase/Vbase = 1A

    Imag,pu = Imag/Ibase = 0,05pu


ID
827332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador trifásico, conectado em estrela, alimenta, através de quatro condutores, uma carga desequilibrada composta pelas seguintes resistências por fase: RA = 1,0 Ω, RB = 1,0 Ω e RC = 1,1 Ω, também conectada em estrela. Ao analisar o circuito utilizando componentes simétricas, é correto afirmar que a(s) componente(s) de sequência

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que a carga é desequilibrada, a componente zero não é nula.
  • Fiquei na dúvida se a ligação em estrela é aterrada ou não. Se não for aterrada, haveria circulação de corrente de sequencia zero ?
  • Gabriel, as correntes de sequência zero só existem em sistemas trifásicos desequilibrados e com neutro aterrado.
    Quando li que a carga é alimentada por 4 condutores, já subentendi que o neutro era aterrado, mas acho que você tem razão, isso não ficou claro no enunciado. Mas só que se você não considerar isso, a questão não tem resposta, pois as outras afirmativas permanecem inválidas... =/


  • Só não existe componente de sequencia zero em sistemas em triangulo!!

  • Essa questão não afirmou que o secundário em estrela era aterrado( 4 condutores ou não).  Por que caso não seja aterrado, a configuração estrela aterrado - estrela isolado  não existe corrente de sequencia zero.

  • Não sei afirmar se é verdade, mas acredito que mesmo não estando aterrado, neste caso em que o neutro do alimentador e da carga estão conectados, haveria sim corrente de sequência 0.

    Analiso isso pelo seguinte motivo:
    A corrente no neutro é dada por In = Ia + Ib + Ic, ou In = 3 * Io. Como a carga é desequilibrada e existe o condutor neutro, com certeza haverá corrente de neutro, então existe corrente de sequência 0.
    E ainda, caso o neutro de ambos fossem conectados a uma referência diferente de 0 Volts, o efeito para corrente de falta seria o mesmo, uma vez que o valor 0 Volts é uma referência.
    Mas como disse, não tenho referências nem certeza sobre esta questão.
  • Para circuitos equilibrados aparecerão somente seq. positiva;

    Estando desequilibrado sempre haverá sequência negativa;

    Seq 0 somente aparecerá quando tiver aterramento, ou seja, a partir do momento que a questão fala que é um sistema trifásico a 4 fios, subentende-se que há contato com o potencial terra e que por isso a sequência zero não é nula.


ID
827335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Na reforma das salas de um escritório, serão substituídos os condutores elétricos e as luminárias, por novas e mais eficientes. O projetista especificou, para cada sala alimentada por 220 volts, um disjuntor com condutor de fase de cobre na cor verde, de 1,5 mm2 de seção reta, para atender tanto às novas luminárias (duas por sala, de 18 W cada) quanto às tomadas para computadores (dois por sala, de até 300 W cada). Com base na norma brasileira pertinente para instalações elétricas de baixa tensão, assinale a opção correta acerca da situação apresentada.

Alternativas
Comentários
  • seção mínima pra força é 2,5 mm²

    só pra lembrar: 
    há um caso em que se permite misturar circuito de luz e força: 
    quando (em locais de habitação) & (I =< 16 A) & (há outro circuito para luz) & (há outro circuito para tomadas)
  • Opção (a) certa: na NBR 5410, item 6.2.6.1 Seção dos condutores de fase: Instalações fixas em geral, circuitos de força: 2,5 mm² para condutores de cobre.

     Opção (b) errada: a corrente de carga é menor do que a corrente suportada pelo condutor (considerando eletroduto embutido em alvenaria).
    Opção (c) errada: na NBR 5410, item 4.2.5.5 (...) Em particular, devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.
    Opção (d) errada: a metodologia da NBR 5410, no tocante ao aumento de carga da instalação, prevê a existência de "circuitos reservas" no quadro de distribuição e não aumento da seção dos condutores. Opção (e) errada: o condutor de fase NÃO deveria ser especificado na cor azul, normalmente (não é exclusiva) ao condutor neutro.
  • O que Eduardo disse está correto, porém há mais uma exceção: Pontos de tomada e iluminação não devem ser alimentados pelo mesmo circuito em locais como cozinha, área de serviço, lavanderia e análogos, mesmo que façam parte de 'locais de habitação'. 


ID
827338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca do dimensionamento do condutor neutro, conforme as prescrições da norma brasileira para instalações elétricas de baixa tensão, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Em linhas gerais, segundo a NBR 5410, a seção reto do condutor neutro deve ser maior que a do condutor fase quando o nível de terceira harmônica for superior a 33%.
  • De acordo com a NBR - 5410

    "6.2.6.2.3 - Quando, num circuito trifásico com neutro, a taxa de terceira harmônica e seus múltiplos for superior a 15%, a seção do condutor neutro não deve ser inferior à dos condutores de fase, podendo ser igual à dos condutores de fase se essa taxa não for superior a 33%." 

  • A banca é CESPE, mesmo sem conhecimento de elétrica, é possível acertar a questão:

    a) 'em algumas' situações: portanto não nega totalmente, apenas admite a possibilidade. de cara, possível estar correta.

    b) "deve ser igual ou superior a 16mm²" para instalações de baixa tensão, é exagero.

    c) "em qualquer situação", provavelmente errada.

    d) "será sempre igual", provavelmente errada.

    e) "deve ser sempre", provavelmente errada,

  • De provável em provável não nos dar certeza de nada!! Assim é apenas mais um chute qualquer..

  • Segundo a  NBR 5410:2004 (versão corrigida 2008).

    6.2.6.2.5 Quando, num circuito trifásico com neutro ou num circuito com duas fases e neutro, a taxa de
    terceira harmônica e seus múltiplos for superior a 33%, pode ser necessário um condutor neutro com seção
    superior à dos condutores de fase
    .

  • Vale ressaltar, apesar de não ser o solicitado na questão, que o condutor neutro poderá ser inferior aos condutores de fase, EM UM CIRCUITO TRIFÁSICO, caso a taxa da harmônica de 3 ordem e seus múltiplos for inferior a 15%

  • Existe apenas uma situação em que a seção do condutor neutro PODE assumir valores maiores que a seção do condutor de fase. Isso ocorre quando o nível da terceira harmônica e seus mútiplos for superior a 33%.

    Portanto em algumas situações a seção do condutor neutro pode e/ou deve ser maior. Aqui o projetista pode escolher!

    Letra A é a resposta.

     


ID
827344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a norma que versa sobre segurança em instalações e serviços em eletricidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = letra b

    Citando os erros das demais alternativas, segundo a NR-10:

    a) Esquemas unifilares atualizados são exigidos para todas as empresas (independente da potência da craga instalada);

    c) A vedaçao citada aplica-se apenas para Alta Tensão;

    d) As medidas citadas são de Proteção Coletiva e não de Proteção Individual, confome citado;

    e)  Consta na Norma apenas a seguinte recomendação nesse sentido:

    10.8.9 Os trabalhadores com atividades não relacionadas às instalações elétricas desenvolvidas em zona livre e na
    vizinhança da zona controlada, conforme define esta NR, devem ser instruídos formalmente com conhecimentos
    que permitam identificar e avaliar seus possíveis riscos e adotar as precauções cabíveis.

    A reciclagem bienal não se aplica pra esse tipo de trabalhadores
  • Apenas complementando: nem o curso básico (de 40 horas) se aplica a essas pessoas que atuam nas proximidades, é apenas uma instrução (formal) mesmo.
  • erro da letra A:

    10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de

    proteção.

    10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de

    Instalações Elétricas.