SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Resende - RJ - Engenheiro Civil


ID
347155
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentaram um estudo que aponta o Aquífero Alter do Chão como o de maior volume de água potável do mundo. A reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá e tem volume de 86 mil km3 de água doce, o que, segundo a pesquisa, seria suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes. Levando-se em conta este estudo, em termos comparativos, a reserva Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água potável que o Aquífero Guarani – com 45 mil km3 de volume – até então considerado o maior do país e localizado em região oposta ao do Alter do Chão. O Aquífero Guarani, além de se encontrar em regiões desenvolvidas do país, passa por outros três países da América do Sul. Assinale-os:

Alternativas
Comentários

ID
347164
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um dos integrantes da União Europeia – país que concentra uma das mais ricas histórias da humanidade – entrou numa crise fiscal que balançou os diversos mercados financeiros internacionais neste primeiro semestre, levando os juros à máxima do país registrada em 12 anos.” A afirmativa se refere a:

Alternativas
Comentários
  • No meu ponto de vista questão passivel de anulação, pois a RUSSIA não faz parte da União Europeia.

    Os 27 Estados-Membro da União Europeia são os seguintes:
    ?Alemanha
    ?Áustria
    ?Bélgica
    ?Bulgária
    ?Chipre
    ?Dinamarca
    ?Eslováquia
    ?Eslovénia
    ?Espanha
    ?Estónia
    ?Finlândia
    ?França
    ?Grécia
    ?Hungria
    ?Irlanda
    ?Itália
    ?Letónia
    ?Lituânia
    ?Luxemburgo
    ?Malta
    ?Países Baixos
    ?Polónia
    ?Portugal
    ?Reino Unido
    ?República Checa
    ?Roménia
    ?Suécia

     

  • No meu ponto de vista, por ser um país que concentra uma das mais ricas histórias da humanidade poderia ser Grécia ou Itália (civilização romana). Mas no caso a Grécia que está passando por maiores dificuldades.
  • Sem dúvida...a Grécia.
  • O gabarito aponta Rússia, contudo, da forma que está descrito, se refere à Grécia.

    "Num momento em que os custos de financiamento se encontram nos níveis mais altos dos últimos 12 anos e sua economia afunda pelo segundo ano consecutivo, a Grécia está tentando cortar seu déficit fiscal com dolorosas medidas de austeridade para convencer os mercados de que não dará calote na dívida."  ( Fonte: Passei Web)

    Outras leituras relacionadas:
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,pib-da-grecia-deve-cair-3-em-2010-diz-ue,16681,0.htm
    http://www.portalctb.org.br/site/internacional/11242-em-meio-a-crise-desemprego-na-grecia-atinge-maior-nivel-em-dez-anos

    A Rússia vivenciou uma crise que culminou em moratória em 1998 e também não faz parte da União Europeia.

  • Tudo leva a crer que o texto se refere a GRÉCIA.
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi corrigido para "E"

    Bons estudos!
  • Assertiva E:
    Pessoal quando se fala em crise da UE,a primeira coisa que vem na cabeça da gente o país mais gravemente afetado,a Grécia...
    E o texto ainda deu uma pista,ai ficou fácil...
     Deus é fiél...

ID
580840
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, negou nesta quinta-feira (22/04/2010) que exista risco de uma bolha de ativos no país e que a maior economia da América Latina tenha superaquecido, e sinalizou que, caso fosse assim, tomaria medidas adequadas. Sobre os desequilíbrios cambiais globais, Mantega afirmou que não é bom que o real aumente frente ao dólar e ao iuan. O ministro sustentou que a inflação brasileira se encontra sob controle e que este ano ficará entre 4,5 e 5,5 por cento.”
(Reuters http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE63L0FS20100422)

Com relação ao termo “bolha de ativos”, utilizado no texto acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Uma bolha econômica pode ocorrer quando o preço de um ativo aumenta bem mais do que seu valor real.

( ) Bolhas podem ser desencadeadas por fenômenos inexplicáveis (modismos ou manias) ou provocadas por ações manipuladoras de indivíduos ou empresas.

( ) A suposição de uma bolha econômica significa que o próximo comprador pague um preço ainda mais baixo pelo ativo.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Bolha econômica é um processo de variada duração (pode durar alguns meses ou vários anos) em que um determinado ativo torna-se extremamente sobrevalorizado, por conta principalmente de comportamentos irracionais do mercado em circunstâncias momentâneas.

    ( ) Uma bolha econômica pode ocorrer quando o preço de um ativo aumenta bem mais do que seu valor real. CERTO

    ( ) Bolhas podem ser desencadeadas por fenômenos inexplicáveis (modismos ou manias) ou provocadas por ações manipuladoras de indivíduos ou empresas. CERTO

    ( ) A suposição de uma bolha econômica significa que o próximo comprador pague um preço ainda mais baixo ALTO pelo ativo. 
  • As causas específicas e mais estudadas para

    a origem da Bolha, são a liquidez; o excesso de liquidez monetária do sistema induz a facilidade de crédito e empréstimos pelas instituições financeiras.
    Estas por sua vez, fazem com que o valor dos ativos se tornem vulneráveis e suscetíveis a chamada hiperinflação, que é causada pela especulação do mercado. A fórmula que equaciona a Bolha é simples, com juros baixos, ao invés de manter o capital em poupanças, os investidores tendem a solicitar mais empréstimos e investir em ações e imóveis, os quais supervalorizam.
    Outro possível fator que ocasiona a Bolha é a chamada Psicologia Social. Se refere ao comportamento dos que estão diretamente ligados a mecânica do sistema financeiro.
    Os chamados otimistas compram ativos supervalorizados com o intuito de vender a outros especuladores, a um preço ainda mais alto. Como o ciclo vicioso se mantém, a bolha inevitavelmente irá se instaurar após algumas negociações sem conclusão.

    Ainda há os que acreditam na Extrapolação dos investidores, como causa da Bolha. Esta causa se baseia em dados históricos do mercado os quais são replicados pelos investidores otimistas, os quais extrapolam os valores até levá-los ao Overbid. O Pastoreio o Comportamento de Manada também é apontado como possível causa. Isto se dá quando os investidores tendem a vender e comprar de acordo com a tendência do mercado.

    Portanto, a tendência é que a bolha se forme quando há muita circulação de dinheiro sob poucos ativos. Quando a crise se instaura, o Banco Central se vê obrigado a absorver a liquidez do mercado ou corre o risco de deixar a moeda do país sem valor.



    http://www.infoescola.com/economia/bolha-economica/

ID
580843
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os índios brasileiros vem assumindo posições firmes e, muitas vezes, até, agressivas em relação a ações implementadas pelo governo ou, até mesmo, em função de invasões a terras demarcadas anteriormente como suas, por produtores rurais. Exemplos podem ser vistos em Raposa Terra do Sol, nas diversas manifestações contra a Funai, entre muitas outras ações. Sobre a origem desses povos, analise o fragmento de texto abaixo: “Na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, estima-se que os índios brasileiros fossem entre um e cinco milhões. Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP). Os guaranis espalhavam- se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai. Em outras regiões, encontravam-se outras tribos, genericamente chamados de tapuias, palavra tupi que designa os índios que falam outra língua.
(Portal Uol http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u41.jhtm)

Baseando-se apenas neste fragmento de texto, podemos afirmar que:

I. Os índios tupis e guaranis habitavam regiões da Mata Atlântica.

II. Os índios que viviam na região da Floresta Amazônica eram denominados tapuias.

III. Os homens brancos só tiveram contato com os povos tupis e guaranis.

IV. Os índios tapuias formavam a maior tribo do país, residente nas regiões norte e oeste

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Levando em consideração que o comando da questão pede para nos basearmos no texto dado, fica fácil de resolver a questão.

    i. Os índios tupis e guaranis habitavam regiões da Mata Atlântica. CORRETO. "Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP)", ou seja, uma grande parte da mata atlântica que é (ou era, né) o maior bioma presente no Brasil.

    ii. Os índios que viviam na região da Floresta Amazônica eram denominados tapuias. CORRETO. O texto não comenta sobre isso, mas se levarmos em consideração que "região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP)" localizam-se os tupis e os guaranis "espalhavam- se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai", por questão de lógica só restou os tapuias ficarem na região norte, na floresta amazônica.

    iii. Os homens brancos só tiveram contato com os povos tupis e guaranis. O texto não fala sobre isso então está errado.

    iv. Os índios tapuias formavam a maior tribo do país, residente nas regiões norte e oeste. O texto não fala sobre isso então está errado.


    resposta: letra a

  • Acrescento que a palavra 'tapuia', de acordo com o texto, não se refere a uma tribo específica, mas a uma generalidade.

    Logo, o erro na assertiva IV está no fato dela considerar toda esta gama de povos como uma tribo coesa, coisa que o texto descartou.

    Bons estudos a todos!

ID
2184949
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

As pesquisas do Dr. Johnson O’Connor revelaram que:

Alternativas
Comentários
  • a) A palavra é expressão exata do pensamento.
    ... as palavras são o revestimento das idéias e que, sem elas é praticamente impossível pensar.
     
     b) Os executivos que empregam com clareza as palavras têm maior probabilidade de sucesso profissional.
    ...dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos....
     
     c) Alunos de um curso para executivos que tinham maior vocabulário alcançaram sucesso profissional maior que os vinte e cinco por cento de vocabulário mais fraco.
    ... que os 10 por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção ao passo que dos 25% com vocabulário mais "fracos" nenhum alcançara tal posição.
     
     d) Alunos de um curso para executivos com vocabulário mais amplo foram subjugados pelos alunos com vocabulário mais simples e restrito.
    ... que os 10 por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção ao passo que dos 25% com vocabulário mais "fracos" nenhum alcançara tal posição.
     
     e) Alunos de um curso para executivos se valem da aquisição de um vocabulário técnico para obterem êxito profissional.
    Isso nào prova, entretanto, que para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem

ID
2184952
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

Segundo o texto:

Alternativas
Comentários
  • Os trechos sublinhados em itálicos foram tirados do texto para justificar as alternativas.

     a) É imprescindível ter um bom vocabulário para que se tenha sucesso na vida.
     b) Um bom vocabulário permite a resolução de todos os problemas que surgem na vida

    .Isso nào prova, entretanto, que para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente necessárias.
     
     
    c) Um bom vocabulário é um fator coadjuvante de muita importância para o sucesso profissional.
    d) Um bom vocabulário tem apenas a função de embelezar uma frase, mas contribui muito pouco para vencer na vida.
    e) “Palavras são palavras, nada mais que palavras.”
     
    Mas parece não restar dúvida de que dispondo de palavras suficientes e adequadas à exppressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar certos conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.
  • Eu acho que na opção correta há uma contradição interna, o que é coadjuvante não pode ser ao mesmo tempo principal e coadjuvante, uma coisa ou outra, são ideias paradoxicais.

    Seria melhor uma redação mais coerente.

  • Nossa, tem varias questões de português da Consulplan que não tem nexo! A gente tem que ir na eliminação da "menos errada"!!


ID
2184955
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

A relação de significado estabelecida pela palavra entretanto no segundo parágrafo é de:

Alternativas
Comentários
  • B) - Orações Coordenadas Sindéticas Adversativas
    Exprimindo ideia de adversidade, oposição, sempre são iniciadas pelas conjunções coordenativas adversativas. Dê uma olhada no capítulo de conjunções coordenativas.
    – Os economistas estão empolgados com o cenário atual, mas isso durará pouco.
    – A polícia invadiu a comunidade; o tiroteio, porém, continuava.
    – O conhecimento enfuna, todavia é uma necessidade.
    – O homem enriqueceu muito; continuou a defender as classes mais desfavorecidas, não obstante.
    Cuidado!!!
    1) Exceto mas, todas as conjunções adversativas podem ficar deslocadas na oração coordenada sindética adversativa.
    2) Às vezes, a combinação de mas com outras conjunções adversativas servem para realçar o valor de adversidade: Sabe-se muito pouco sobre Deus, mas, entretanto, muito se fala sobre ele.
    3) Segundo Sacconi e Cegalla, as orações coordenadas sindéticas iniciadas por e com valor adversativo (= mas) são classificadas como adversativas: Você prega lealdade, e (= mas) age de modo desleal?

     

    PESTANA (2012)

  • Gabarito: E

     

    Trata-se de uma conjunção coordenativa adversativa, isto é, que exprime ideias opostas.

     

    Também apresentam valor adversativo/opositivo as seguintes conjunções: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, senão, que (= mas), ainda assim, ao passo que.

  •  

    ADVERSATIVA        =         IDEIA QUE     CONTRAPÕE, CONTRASTE, OPOSIÇÃO

     

    CONTRASTE     OPOSIÇÃO         Q673223   Q826460      Q514498       Q826494

     

    MAS =  E   (depende do contexto)

     

    PORÉM

    NÃO OBSTANTE

       

    AINDA ASSIM

     A NÃO SER

    SÓ   QUE

     

     SENÃO (DO CONTRÁRIO)

       MAS        =  QUE

     Ex.:     DIGA ISSO A OUTRA PESSOA, MAS  = QUE NÃO A MIM

                                                                  

     

     

    Q590406       Q817676    Q629834

     

    TEMPORAIS:       QUANDO,   Assim que,  EIS QUE,     MAL = LOGO QUE,   APENAS, SEMPRE QUE, NO MOMENTO QUE

     

    CONCESSÃO:       EMBORA,      A DESPEITO,  MESMO QUE, CONQUANTO,  AINDA QUE, APESAR DE, POSTO QUE

     

    PROPORCIONAL :               ENQUANTO    =             AO PASSO QUE, À MEDIDA QUE

     

    CONFORMATIVA:                    COMO     SEGUNDO, CONSOANTE,  CONFORME

     

    CONDICÃO:               DESDE QUE, CONTATO,        SE NÃO,          QUANDO NÃO

     

    CAUSAL/EXPLICATIVA:    PORQUANTO,  PORQUE, UMA VEZ QUE, POIS, JÁ QUE

     

     

    COMPARATIVO:                    QUE        =  DO QUE          Esta casa é mais alta (que = DO QUE) a outra

                                                   ASSIM COMO = COMPARAÇÃO

     

             ADIÇÃO:       

     

    NÃO APENAS

    TAMBÉM NÃO

    OUTROSSIM

    MAS = E   (depende do contexto)

    ADEMAIS

     

     

     

     

            PROPORCIONAIS  =      À MEDIDA QUE, AO PASSO, TANTO MAIS

     

    Q478660

                                        ALIÁS      =         ALÉM DISSO  

     

     

     

    VIDE   Q482318

     

    CONCESSIVA:                   AINDA QUE  

                                              CONQUANTO

                                                 APESAR DE

    A   DESPEITO

                                                   POSTO QUE

                                                   MESMO QUE

                                       QUE = EMBORA

     

     

  • GABARITO B


    Pra quem ficou em dúvida entre as alternativas A e B:

    COORDENADA ADVERSATIVA 

    coordenada adversativa mantém uma oposição acentuada. Mostra, através de duas orações independentes, duas ideias distintas e contrárias, e acentua a mais importante.

    ex.:

    “Ele é um bom político, mas rouba.”

    A oração coordenada adversativa ressalta o defeito do político.

    SUBORDINADA ADVERBIAL CONCESSIVA

    subordinada adverbial concessiva mantém uma relação de anormalidade em relação à oração Principal. Geralmente a concessiva mostra uma quebra de expectativa, uma quebra de regra geral, mostrando uma exceção, ou seja, o normal seria acontecer uma coisa, mas acontece outra. E de certa forma, destaca a ideia menos importante do período. 

    ex.:

    Embora seja um ótimo jogador, Lucas ficou no banco.

    O normal, já que é um ótimo jogador, seria Lucas estar em campo.


    bons estudos

  • Oposição-CONTRASTE


ID
2184958
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

Assinale o fragmento de texto abaixo, que NÃO contém nenhum tipo de intensificação:

Alternativas
Comentários
  • E) - PESTANA (2012):

    Definição = Do ponto de vista semântico, o adjetivo é um caracterizador, um modificador de sentido.
    A vida sem adjetivo é impossível, pois, quando queremos descrever ou expor um ponto de vista sobre algo, usamos nada mais, nada menos que ad-je-ti-vos. Por exemplo, se alguém pede que você descreva a bandeira do Brasil, o que você irá dizer? “Ah, ela é verde, amarela e azul, basicamente.” Beleza. Agora, se alguém pergunta a sua opinião sobre o estilo dela, o que você irá dizer? “Bem, eu acho a bandeira muito bonita, com simbolismos bem sugestivos.” Percebeu os adjetivos que você usou? Os três primeiros foram adjetivos de caráter objetivo; os dois últimos, de caráter subjetivo. De qualquer modo, adjetivos precisam ser usados para entendermos melhor ainda o mundo à nossa volta, certo?

     

     

  • É um círculo vicioso. - no meu entendimento apresenta pleonasmo, ou seja, não intensifica "apenas repete a ideia."

    Alguém pensou assim também?


ID
2184961
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

A frase que melhor sintetiza o terceiro parágrafo é, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão está mais para: Das opções abaixo, encontre a que eu troquei uma palavra e por isso ficou diferente do que está escrito no texto.
    E essa "banquinha" vai realizar o concurso do TSE!
    Isso vai dar m..

ID
2184964
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

O uso da palavra portanto no início do quarto parágrafo indica que:

Alternativas
Comentários
  • Questão muito tranquila.
    Portanto  - está sendo utilizado para concluir a idéia formulada no texto.
  • Conjunções coordenativas conclusivas

    São aquelas que iniciam uma conclusão: logo, portanto, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), por isso.
  • O Othon Moacir Garcia arrematou o texto com o "não raro" início de parágrafo conclusivo usando "portanto" :-)
  • Comentário apenas das letras “a” e “d”:

    Depois de tantos comentários dizendo que a questão é tranquila fiquei até encabulada de ter errado rsrs. Fiquei confusa com essa questão, sei que a conjunção "portanto" é conclusiva. Mas, de início achei as alternativas a”, “b” e “d” muito parecidas e que todas poderiam ser a resposta.
    Pesquisando, percebi que para responder as alternativas “a” e “d” é necessário saber o que é raciocínio indutivo e dedutivo (sinceramente, não lembrava de ter estudado isso em português):

    ”Letra a) O autor do texto usa o recurso do raciocínio indutivo para chegar a uma conclusão lógica”.
    Raciocínio indutivo:
    a) Possui influências que o leva a chegar a conclusões
    b) Leva a conclusões prováveis
    c) Objetiva ampliar nosso conhecimento

    Raciocínio dedutivo:
    a)Parte de uma lei universal (ex. Einstein é um homem, a terra é um planeta)
    b) Leva a conclusões inquestionáveis
    c) A conclusão apenas explicita ou reformula o que já havia sido dito nas premissas
    d) A conclusão deduzida é sempre logicamente válida.

     Então, a primeira parte da alternativa esta correta (O autor do texto usa o recurso do raciocínio indutivo). Pois, o texto nos leva a conclusões prováveis, não há uma verdade absoluta aqui como o sol é uma estrela ou algo do tipo. O erro da alternativa esta em dizer que essa conclusão é lógica, pois se fosse uma conclusão lógica estaríamos falando de raciocínio dedutivo.


    “Letra d) O texto segue uma linha argumentativa de dedução”:  Tudo que foi dito acima se aplica a essa letra. O texto é indutivo e não dedutivo.

    Pois é, interpretação de texto também esta ligada ao  raciocínio lógico ;)
  • Mel na chupeta.

  • b)O texto se encaminha para uma conclusão.

  • VIDE  Q730777

     

    Em “Muito recomendável, portanto, na atualidade.” a palavra destacada exprime circunstância de:

     

     

    VIDE        Q115179        Q728319

     

    CONCLUSÃO:

                        

    POR CONSEGUINTE,        

    LOGO,        ASSIM

    PORTANTO,       

    ENFIM

    E  =       POR ISSO.    

     ENTÃO

     

     

    Q828445

    Destarte (desse modo)

     

    DICA:

     

    POIS precedido de vírgula e ANTES do verbo   = EXPLICATIVO

     

    POIS entre vírgulas e depois do verbo =   CONCLUSIVO

     

     

     

     

  • olha o comentário da thais melo, "mel na chupeta".  mel no meu pau e vem chupar sua vaca


ID
2184967
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

...se não prefiguro mentalmente essa atividade.” O vocábulo que substitui o termo destacado anteriormente sem perda de sentido é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Prefigurar: Figurar ou representar antecipadamente; pressupor.

     

    Conjeturar: considerar (algo) como provável, com base em indícios; supor, presumir, deduzir.


ID
2184970
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

Pela leitura do texto podemos inferir que:

Alternativas
Comentários
  • Letra A,
    "Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias, e que sem elas, é praticamente impossível pensar". (3º parágrafo)

ID
2184973
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

... e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz.” (3º§) A palavra eficaz significa eficiente. De acordo com o texto, o significado oposto para essa palavra é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Sinônimo de ineficaz:

    Que não tem eficácia: inútil, ineficiente, improdutivo, imprestável, inoperante, nulo, incapaz, inócuo, fraco, impotente.

     

    Obs.:  Inexpugnável é sinônimo de: indomável, invencível, inconquistável, insuperável.


ID
2184976
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

Assinale a alternativa que contém uma expressão coloquial:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Coloquial = linguagem cotidiana.
  • A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação feita através de jornais, revistas e principalmente num diálogo. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras infanto-juvenis e livros de muitos diálogos. Em contrapartida a linguagem formal ou culta é aquela que carrega consigo a rigidez das normas gramaticais, utilizada principalmente em textos e profissões que a exigem como no Direito ou na Matemática
  • Vencer na vida 'e sem duvida uma expressao coloquial, mas e revestimento de ideias tambem nao seria?
    Acho que revestimento de ideias esta no sentido conotativo, nao 'e?
    Alguem pode me explicar.

  • Na verdade, os textos jornalísticos são elaborados de acordo com o padrão culto da língua. Lembrando que a simplicidade não é característica determinante do texto coloquial. O texto culto pode ser simples também, ele não faz necessariamente uso de uma linguagem complicada (por vezes ela só dificulta a comunicação), mas sim respeita a gramática normativa.

  • "As palavras são o revestimento das ideias" está sim em sentido conotativo ou figurado, ou seja, utilizado fora do seu campo semântico habitual. 

    Outros exemplos: Meu vizinho é um gato.

                                  O meu professor foi um anjo que apareceu na minha vida.

                                  A menina deu bola para ele.

    O contrário é o sentido denotativo, ou seja, o sentido real com o qual a palavra é usada.

    Exemplos: O gato gosta de leite.

                      Os anjos são nossos protetores.

                      A bola está furada.

    Fonte: Moderna gramática do Português Contemporâneo, de Cunha e Cintra.                           

  • Na letra "B" o verbo "vencer" é transitivo direto ou ainda intransitivo, mas na frase foi usado como transitivo INdireto o que é errado. Portanto a alternativa mais errada/colocoquial é a letra "B"


ID
2184982
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São programas especificamente Browsers (navegadores de internet), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

     

    https://almalivre.wordpress.com/curso-basico-de-ubuntu/o-que-e-linux-e-o-que-e-ubuntu/

  • Ubuntu é um sistema operacional ou sistema operativo de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian.

    #FÉFORÇAFOCO

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos exemplos de navegadores web existentes. Vale destacar que a questão pede que o candidato assinale a alternativa que não traz um tipo de navegador web.

     

    Ubuntu é um tipo de sistema operacional, cuja função, basicamente, é gerenciar os recursos do sistema (hardware e software). Dentre as atividades do sistema operacional, pode-se destacar o fornecimento da interface com o usuário, compartilhamento de dados, interpretação dos comandos realizados pelo usuário, inicialização e gerenciamento do hardware, gerenciamento de tarefas, execução de programas, segurança de arquivos etc.

     

    Os nomes apresentados nas alternativas A, B, C e D são exemplos de navegadores web, cuja função é acessar as páginas web através do processamento de linguagens, como, por exemplo, a HTML. 

     

    Gabarito – Alternativa E.


ID
2184985
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a utilização do Microsoft Excel (versão 2003 – configuração padrão), analise:
I. “Financeira”, “Data e hora”, “Lógica” e “Engenharia” são categorias válidas de funções do Microsoft Excel.
II. Sua extensão de arquivo padrão é .xlsx.
III. Assim como o Microsoft Word, possui ferramenta de verificação de ortografia.
IV. São tipos de gráficos válidos no Microsoft Excel: Linhas, Barras, Rosca e Radar.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Nas versões mais novas temos Verificação de Ortografia no Excel. (F7)

  • Nas versões mais antigas, como a 2003, a extensão de arquivo padrão era ".xls".

  • Função Engenharia? :O 

     

  • Trata-se de uma questão antiga, que pede conhecimentos do Excel 2003.

    Logo, a única errada seria a II, vez que a extensão padrão era .xls.

     

    Para o Excel 2016 estão todas corretas, quem respondeu letra D está corretissimo, vejamos:

     

    I - as funções se encontram na guia "fórmulas" no grupo "biblioteca de funções". A função de engenharia se encontra no botão "mais funções"(aquele botão ali escondidinho que a banca com certeza vai cobrar) junto com as funcões de Estatística, Cubo, Informações, Compatibilidade e Web. Tem também as conhecidas: Financeira, Lógica, Texto, Data e Hora, Pesquisa e Referência, Matemática e Trigonometria.

     

    II - Somente partir do Excel 2010 a extensão padrão passou a ser .xlsx

     

    III - Correto, pode-se, como no Word, apertar a tecla F7 para corrigir os erros gramaticais e ortográficos.

     

    VI- Correto, na guia "Inserir" se pode observar todos os gráficos, dentre eles os citados na questão. Mas atenção, no Excel 2016 o gráfico "Rosca" é chamado de "Explosão Solar". (Parece que mudam os nomes só pra complicar a vida de concurseiro, não é?)

     

    Boa sorte e bons estudos, nunca desistam!

    Rumo ao TJ-SP


ID
2184991
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Outlook (versão 2003 – configuração padrão) são recursos que podem ser gerenciados em seu painel de navegação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Para quem tem acesso restrito: gabarito letra B.

    "O Painel de Navegação aparece no lado esquerdo da janela do Outlook e é como você alterna entre diferentes áreas do Outlook, como emailcalendárioContatostarefas e anotações. Além disso, quando você estiver trabalhando em uma exibição, o painel de navegação exibe as pastas dentro desse modo de exibição.

    Quando você clica em uma pasta no painel de navegação, essa pasta se torna a pasta ativa e você pode trabalhar com os itens dentro dela. Por exemplo, em email, clique na pasta caixa de entrada para ver as novas mensagens de email.

    O conteúdo do Painel de Navegação é específico de modo de exibição. Por exemplo, em Email, o Painel de Navegação inclui a seção Favoritos além das suas pastas de email.

    A parte inferior do Painel de Navegação contém os botões de modo de exibição que permitem você alternar entre EmailCalendárioContatosTarefasAnotaçõesLista de Pastas e Atalhos.

    Para ver rapidamente mais ou menos botões ou pastas, aponte para a barra de divisão horizontal entre as pastas e os botões e arraste a barra para cima ou para baixo quando o ponteiro se transforma em uma seta dupla  . Se você arrastar a barra de divisão horizontal para a parte inferior do painel de navegação, todos os botões grandes se tornam botões pequenos e aparecem como uma única linha de ícones na parte inferior do painel de navegação."

    Fonte:https://support.office.com/pt-br/article/O-que-%C3%A9-o-Painel-de-Navega%C3%A7%C3%A3o-24fcad76-7604-4ab0-80ed-18d65fcc9dc3

     

  • BASTA PENSAR QUE É UM TIPO DE " PAINEL DE CONTROLE QUE TEMOS NO SISTEMA " PORÉM AQUI É O CONTROLE A TUDO RELACIONADO

    COM INTERNET

    >> DOCUMENTOS NÃO ESTÁ RELACIONADO COM INTERNET


ID
2184994
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O BrOffice.org é um conjunto de aplicativos para escritório livre, sendo distribuído para Microsoft Windows, Linux e Mac OS. É uma alternativa gratuita à utilização do Microsoft Office. Sobre o BrOffice, analise as afirmativas:
I. O BrOffice.org Writer é um processador de texto com capacidade e visual similares ao Microsoft Word e WordPerfect.
II. O BrOffice.org Calc é uma folha de cálculo (planilha eletrônica) similar ao Microsoft Excel, Numbers e Quattro Pro.
III. O BrOffice.org Slides é um programa de apresentação de slides ou transparências similar em capacidades ao Microsoft PowerPoint.
Está(ão) correta(as) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • LibreOffice Impress com caracteristicas do Power Point.

  • O programa para edição de slides correto é Livre (ou BR) Office IMPRESS ou Microsoft PowerPoint.
  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos aplicativos presentes na suíte de softwares do LibreOffice, mais especificamente quanto aos softwares utilizados para realizar a criação e edição de, respectivamente, textos, planilhas e slides.

     

    Item I – O Writer é um software específico do LibreOffice utilizado para o processamento de textos. Através desse aplicativo, o usuário poderá criar e editar documentos de textos com mais eficiência, uma vez que o Writer possui diversos recursos para auxiliar o usuário a revisar o documento, editar o texto, compartilhar com outras pessoas, etc. Portanto, o item I está correto.

    Item II – O Calc é o software específico do LibreOffice utilizado para a criação e edição de planilhas eletrônicas, bem como para a análise de documentos que possuam uma grande quantidade de dados. Portanto, o item II está correto.

    Item III – O Impress é o software específico do LibreOffice utilizado para a criação, edição e apresentação de slides. Portanto, o item III está incorreto.

     

    Gabarito – Alternativa D.


ID
2184997
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na interpretação de extensões de arquivos, assinale a alternativa que descreve INCORRETAMENTE um aplicativo relacionado a uma extensão:

Alternativas
Comentários
  • Arquivo compactado é ZIP

  • GABARITO: E

     

    Para ampliar o conhecimento, um pouco sobre a extensão .mht:

     

    MHTML (acrônimo de MIME HTML), também conhecido por MHT (que deriva da extensão de arquivo .mht), é um formato de arquivo criado pela Microsoft Corporation baseada em documentos HTML. A função deste, porém, é simplificar conteúdos em páginas Web, embutindo-os junto às linguagens de uma certa página e formando um arquivo único e completo.

     

    Trata-se de uma página Web indexada, ou popularmente, arquivada. Quando você salva uma página como uma página arquivada, esta conserva todas as ligações relativas da página, remapeando-a, junto com o índice, imagens e outros tipos de objetos de página, formando no final um único arquivo com a extensão ".mht". As referências ou as hiperligações remanescem inalteradas e este novo arquivo pode ser visto usando o Internet Explorer ou o Microsoft SharePoint Designer.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/MHTML

  • Vou comentar a letra "b", pois vi que algumas pessoas marcaram.

    • Antes vamos reler o comando da questão: "assinale a alternativa que descreve INCORRETAMENTE um aplicativo relacionado a uma extensão". Como a extensão ".pdf" abre em diversos arquivos creio que o colega deva ter pensado "não é SÓ o Adobe Acrobat que abre o ".pdf". Logo, a letra "B" está errada!". Veja que se partir deste raciocínio, a letra "A" também estaria errada, pois o editor de texto LibreOffice abre arquivos ".doc".
    • Bom, então como entender a questão, Fabiano? R.: É errado dizer que o .pdf é lido pelo Adobe Acrobat? Nããão. Portanto, a alternativa "B" não está incorreta. O que irá nos remeter para a letra "E", pois o ".zyp" está escrito errado. Sendo que o correto é: ".zip".

    Bons estudos! Em frente e enfrente.


ID
2185000
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em sistemas operacionais Windows XP Professional (configuração padrão), o aplicativo de gerenciamento de correio eletrônico nativo do sistema (não precisa ser instalado) é denominado:

Alternativas
Comentários
  •  

    VIDE  Q768185

     

    O tipo de extensão de arquivo associado ao arquivo de dados do Outlook =  PST

    O arquivo de correio (post) possui a extensão PST.

     

    VIDE  Q728331

  • Para quem tem acesso restrito: letra D.

  • Microsoft Outlook ----- E DO PACOTE Microsoft OFFICE.

    Outlook Express-------- E DO WINDOWS XP

  • Outlook eXPress --> Windows XP


ID
2185003
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Windows XP Professional (configuração padrão), são alternativas da opção “Fazer backup de arquivos e configurações” do Assistente de backup ou restauração, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra A.

     

    Criar ponto de restauração do sistema é uma tela à parte, uma das primeiras que aparece no Assistente


ID
2185009
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As erosões urbanas promovem situações de risco à comunidade devido ao seu grande poder destrutivo, ameaçando habitações e equipamentos públicos, transformando-se no condicionante mais destacado para a expansão urbana e assentamento de obras de infraestrutura. Acerca disso, analise:
I. Os fatores naturais de erosão dos solos são características intrínsecas dos terrenos aos processos erosivos, destacando-se: o regime pluviométrico, a cobertura vegetal, as declividades do terreno, os tipos de solo e a natureza do substrato rochoso.
II. O aumento drástico das vazões, por ocasião das chuvas intensas, aliando-se às variações do nível freático, conferem aos processos erosivos uma dinâmica acelerada, com avanços nas dimensões e rumos imprevisíveis.
III. A urbanização, como toda obra que interpõe estruturas pouco permeáveis entre o solo e a chuva, faz com que o escoamento seja reduzido e a infiltração incrementada.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Não consigo entender o regime pluviométrico como característica intrínseca dos terrenos.

  • Exato vida de rainha

  • III. A urbanização, como toda obra que interpõe estruturas pouco permeáveis entre o solo e a chuva, faz com que o escoamento seja reduzido e a infiltração incrementada

    Aumente o escoamento e diminua a infiltração


ID
2185012
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As rochas e os solos consistem nos elementos onde são instaladas a grande maioria das obras ou construções civis. Estes materiais (rochas e solos), também são envolvidos em fenômenos naturais, muitas vezes catastróficos, como escorregamentos, erosão, assoreamento e outros. As caracterizações geológico-geotécnicas são fundamentais, tanto nos estudos de viabilidade quanto nos projetos de implantação de obras. No que se refere às rochas e minerais, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Isoformismo - Substâncias que possuem estrutura cristalina semelhantes e composição química distintas.


ID
2185015
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a NBR 9050 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, para passagem de um pavimento para outro nas edificações é recomendado a construção de rampa. A norma citada determina o seguinte dimensionamento para a largura da rampa:

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050-item 6.6.2.5 A largura das rampas (L) deve ser estabelecida de acordo com o fuxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de 1,50 m, sendo o mínimo admissível de 1,20 m.

  • Complementando...

    Cuidado para não confundir rampa (rampa tem mínimo e recomendável) com a escada (tem mínimo, mas não tem recomendável).

    largura das rampas

    A largura das rampas (L) deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de 1,50 m, sendo o mínimo admissível de 1,20 m

    RRRRampa - tem RRRRecomendável

    largura das escadas

    A largura das escadas deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas, conforme ABNT NBR 9077. A largura mínima para escadas em rotas acessíveis é de 1,20 m, e deve dispor de guia de balizamento conforme 6.6.3. 


ID
2185018
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise as afirmativas de acordo com a NBR 5735 – Cimento Portland de Alto-Forno:
I. Clínquer Portland é um produto constituído em sua maior parte de óxido de sódio com propriedades hidráulicas.
II. O conteúdo de escória granulada de alto-forno deve estar compreendido entre 35% e 70% da massa total de aglomerante.
III. Os cimentos Portland de alto-forno são designados pela sigla CP III. As classes 25, 32 e 40 representam os mínimos de resistência à compreensão aos 28 dias de idade, em MPa.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I- Incorreta: Clínquer Portland - Produto constituídoem sua maior parte, de silicatos de cálcio com propriedades hidráulicas.


ID
2185021
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os asfaltos são aglomerados que oferecem particular interesse ao Engenheiro Civil, pois se trata de um poderoso ligante, rapidamente adesivo, altamente impermeável e de longa durabilidade. Os asfaltos são classificados nos tipos que se seguem:

Alternativas
Comentários
  • Os asfaltos são classificados em:

    - Cimentos asfálticos;

    - Asfaltos líquidos;

    - Emulsões asfálticas; 

     

    "Nossos feitos moldam o futuro"


ID
2185024
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A prática da profissão é fundada em princípios éticos, aos quais o profissional deve pautar sua conduta (Art. 8º, código de Ética Profissional). Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO faz parte do princípio ético profissional:

Alternativas
Comentários
  • Por que essa questão está marcada como Fundação em 'Engenharia Civil' mesmo?

  • Merda de questão!

     

  • DOS PRINCÍPIOS ÉTICOS

    Art. 8º A prática da profissão é fundada nos seguintes princípios éticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta:

    Da liberdade e segurança profissionais:

    VII - A profissão é de livre exercício aos qualificados, sendo a segurança de sua prática de interesse coletivo.


ID
2185027
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Utilizando o dimensionamento econômico e adotando balanços iguais, qual será a dimensão de uma sapata (a e b) para suportar uma carga de 3000 KN, descarregada por um pilar de seção 30cm x 100cm, admitindo-se, para o solo de fundação, uma capacidade de carga de 0,3 MPa?

Alternativas
Comentários
  • A = F / σ

    A = 3000kN / 0,3 MPa

    A = 10m²

    A opção que mais se aproxima de 10 m² é:

    a = 355 cm; b = 285cm

    3,55m * 2,85m = 10,11m²

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
2185030
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A madeira é um dos materiais de utilização mais antigos na construção, tanto nas sociedades orientais quanto ocidentais. Atualmente, no Brasil, ainda existe um grande preconceito em relação ao emprego da madeira, principalmente devido ao desconhecimento do material e à falta de projetos específicos e bem elaborados. De acordo com a NBR7190: Projeto de Estruturas de Madeira, no que se refere às propriedades das madeiras, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Módulo de elasticidade: o Ew0 na direção paralela às fibras, por ensaio de compressão normal às fibras, e o Ew90 na direção perpendicular as fibras, por compressão paralela às fibras

  • Cuidado Ana! O módulo de elasticidade Ew0 na direção paralela às fibras é medido no ensaio de compressão paralela às fibras e o módulo de elasticidade Ew90 na direção normal às fibras é medido no ensaio de compressão normal às fibras.

  • Questãozinha boa.


ID
2185033
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Administração Pública direta ou indireta dos Poderes do Município, obedecerá aos seguintes princípios, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

     

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte.

     

    MNEMÔNICO = "LIMPE"

     

    L = LEGALIDADE

     

    I = IMPESSOALIDADE

     

    M = MORALIDADE

     

    P = PUBLICIDADE

     

    E = EFICIÊNCIA (Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Gabarito Letra D.

    A administração pública obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Não existe o princípio da institucionalidade.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a única opção que NÃO corresponde a um princípio da Administração Pública direta ou indireta dos Poderes do Município. Para resolvê-la exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO. Publicidade. Princípio constitucional expresso. Os atos públicos devem, como requisito de sua eficácia, ter divulgação oficial, com as exceções previstas em lei (segurança nacional, certas investigações policiais, processos cíveis em segredo de justiça etc.).

    B. ERRADO. Impessoalidade. Princípio constitucional expresso. A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade das ações organizacionais, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    C. ERRADO. Legalidade. Princípio constitucional expresso. O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada.

    D. CERTO. Institucionalidade. Não se trata de um dos princípios da Administração Pública.

    E. ERRADO. Moralidade. Princípio constitucional expresso. Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    Gabarito: ALTERNATIVA D.


ID
2185036
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

De acordo com a Lei Orgânica do município de Resende, analise:
I. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.
II. O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar federal.
III. A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos destinados às pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
2185051
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No dia 22 de abril de 2010, foi realizado em Nova York (EUA), um grande leilão verde que objetivava arrecadar fundos para as maiores organizações de proteção do meio ambiente do planeta. Esse leilão objetivava comemorar o Dia da Terra, instituído há 40 anos nos EUA, com a iniciativa do senador Gaylord Nelson de convocar o primeiro protesto nacional contra a poluição. Sobre o nosso planeta é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  
     a) Errada - A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar, a Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra

    b) Correta

    c) Errsada - Área 510 072 000[5][6][nota 4] km²  e Cerca de 71% da superfície da Terra está coberta por oceanos de água salgada,

    d) Errada - A quantidade de água salgada é bem superior a de água doce, mas a maioria da água doce encontra-se no subsolo.

    e) Errada - Em outubro/2010 o mundo a ultrapassou a 7 bilhões de pessoas  e a expectativa de vida - média mundial é de 67,2 anos.

    wikipedia Bons estudos!
  • Resposta letra "b"
    O relevo corresponde às irregularidades contidas na superfície terrestre. Sua formação pode ter duas origens, provenientes de fatores endógenos (internos) e exógenos (externos).
    Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo e o vulcanismo. O tectonismo influencia na formação de relevo por meio das acomodações das placas litosféricas que podem ser de aproximação ou de afastamento.
    Os movimentos da placas litosféricas são provocados pela quantidade de calor existente dentro da Terra, dando origem às correntes de convecção que podem ser convergentes e divergentes: a primeira quando as placas se chocam e a segunda quanto se afastam.
    O processo de vulcanismo interfere na formação do relevo, pois quando existe uma grande pressão no interior da Terra, as camadas da crosta se rompem. De uma forma geral, o vulcanismo dá origem a duas formas de relevo: as montanhas e os planaltos.
    Já os fatores exógenos (externos) formam o relevo por meio de erosões, que podem ser pluviais (provocadas pela água da chuva) e fluviais (provocadas pelas águas dos rios e mar). Nesses casos, o relevo sofre alterações, pois o escoamento das águas o desgasta dando a ele gradativamente novas formas.
    As geleiras também promovem modificações no relevo através da erosão glacial, quando ocorrem avalanches e porções de rochas se desprendem, alterando, assim, o relevo do local. Por fim, existe a modificação do relevo por meio da ação dos ventos, denominada erosão eólica.
    O homem   também é um agente externo de transformação do relevo. Essas modificações são provenientes das atividades e das relações humanas. O homem, através do trabalho, transforma o relevo segundo os interesses econômicos ou mesmo para habitação.




    http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/agentes-formacao-relevo.htm


ID
2185054
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a história do município de Resende, analise:
I. As terras do atual município de Resende só se tornaram conhecidas no século XVIII, quando a febre do ouro e dos diamantes possibilitou o desbravamento dos atuais estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais.
II. No início do século XX, Resende foi responsável por aproximadamente um terço da produção leiteira do estado do Rio de Janeiro e o segundo produtor de manteiga e queijo.
III. A partir da década de 1990, tem se instalado no município e proximidades grandes montadoras de automóveis.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
2185057
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale abaixo, um município limítrofe ao município de Resende:

Alternativas
Comentários
  • Municípios limítrofes: Barra Mansa, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Areias (SP), Queluz (SP), São José do Barreiro (SP), Bananal (SP), Arapeí (SP), Bocaina de Minas (MG), Passa Quatro (MG), Itamonte (MG), Itanhandu (MG) e Passa Vinte (MG).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Resende_(Rio_de_Janeiro)


ID
2185060
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o turismo em Resende, analise:
I. O Parque Nacional Itatiaia, localizado em Itatiaia e em Resende, é a mais antiga unidade de conservação do Brasil.
II. A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) oferece visitas guiadas em suas belas e impressionantes instalações e museus, basta se dirigir ao local em horário comercial.
III. O Parque Municipal da Serrinha do Alambari possui condições climáticas excelentes, cachoeiras em rios com águas límpidas e frias.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • GAB- B

    HORTO FLORESTAL DE SP É A UNIDADE MAIS ANTIGA DE PRESERVAÇAO DO BRASIL


ID
2185063
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A cruz em verde e azul na bandeira do município de Resende simboliza o espírito de fé e de esperança no futuro glorioso do município.
( ) O mercado municipal guarda suas características arquitetônicas originais. Hoje, ele abriga atividades culturais e recebeu o nome de Espaço Z.
( ) O aniversário de Resende é comemorado em 29 de setembro, porque foi nessa data que se deu a elevação da povoação de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova a Vila de Resende.
A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • “A cruz, em verde e azul, simboliza o espírito de fé e de esperança no futuro glorioso do município de Resende, sendo que as faixas azuis estão localizadas nos quadrantes correspondentes aos da Bandeira do Estado do Rio de Janeiro. Já o fundo branco refere-se ao fundo da primeira bandeira brasileira e representa a índole pacífica e hospitaleira do povo resendense, sendo que o contorno em franja, na cor amarelo-ouro, é o símbolo do espírito de brasilidade que envolve os cidadãos desta cidade.”

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Resende_(Rio_de_Janeiro)

    “Na noite da última quinta-feira, dia 5 de julho, o Prefeito José Rechuan e o Presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, inauguraram as obras de revitalização do Espaço Z, antigo Mercado dos Produtores, no Centro.”

    http://resende.rj.gov.br/noticias/espa-o-z-foi-inaugurado-com-exposi-o-e-apresenta-o-musical

    “1744

    O coronel paulista Simão da Cunha Gago obteve licença para desbravar a região à procura de ouro e pedras preciosas, armando acampamento numa colina que avançava sobre o Rio Paraíba, onde hoje é o bairro Montese e onde foi erguido um altar onde foram rezadas as primeiras missas. Mais tarde, o acampamento foi transferido para o outro lado do rio e a este lugar deu-se o nome de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, o primeiro nome do futuro município de Resende.

    1801

    No dia 29 de setembro de 1801, o povoado passa a ser considerado Vila de Resende. A mudança do nome é uma homenagem ao Conde de Resende, que era o Vice-Rei do Brasil naquela época. Para marcar a elevação de Povoado à Vila foi construído na atual Praça do Centenário um Pelourinho (monumento que tem uma bola de cera no alto e que era o símbolo obrigatório das Vilas). Naquela época, Resende tinha apenas 4.000 habitantes e foram eleitos então os primeiros vereadores. Não havia prefeito e o vereador mais votado era o presidente da Câmara e também a autoridade responsável pelo cumprimento das leis.”

    http://resende.rj.gov.br/historia


ID
2185066
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O município de Resende pertence à mesorregião ______________ fluminense.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior:

Alternativas
Comentários
  • "Resende é um município brasileiro localizado no sul do estado do Rio de Janeiro."

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Resende_(Rio_de_Janeiro)