SóProvas



Prova ESAF - 2012 - MI - Meteorologista


ID
756754
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito da transferência e fiscalização de recursos transferidos da União aos órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução, escolha a opção correta à luz da Lei n. 12.340/2010.

Alternativas

ID
756757
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito do Fundo Especial para Calamidades Públicas – FUNCAP, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.340, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010:

    Art. 8º O Funcap, de natureza contábil e financeira, terá como finalidade custear ações de reconstrução em áreas atingidas por desastres nos entes federados que tiverem a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos nos termos do art. 3º.

    “Art. 3º O Poder Executivo federal apoiará, de forma complementar, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, por meio dos mecanismos previstos nesta Lei.”

    Art. 9° O Funcap terá seu patrimônio constituído por cotas que serão integralizadas anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    § 1º A integralização de cotas por parte dos Estados, Distrito Federal e Municípios será voluntária e somente poderá ser realizada em moeda corrente.

    § 2º Na integralização das cotas, para cada parte integralizada pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, a União integralizará 3 (três) partes.

    Art. 10. Os recursos do Funcap serão mantidos em instituição financeira federal e geridos por um Conselho Diretor, composto por:

    I - 3 (três) representantes da União;

    II - 1 (um) representante dos Estados e do Distrito Federal;

    III - 1 (um) representante dos Municípios.

    A caminhada é árdua e cansativo é o processo, mas persista e tenha constância que chegarás ao objetivo.


ID
756760
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei n. 12.340/2010, assinale a opção que se vincula ao conceito legal de defesa civil como o “conjunto de ações”:

I. preventivas destinadas a evitar desastres;

II. de socorro destinadas a evitar desastres;

III. assistenciais destinadas a evitar desastres;

IV. recuperativas destinadas a manter os impactos dos desastres.

Alternativas
Comentários
  • Defesa Civil: conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social;


ID
756763
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a opção correta entre as assertivas a seguir relacionadas ao funcionamento do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC, segundo a Lei n. 12.340/2010.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: Letra "C"

    Art. 2° § 2º A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional será o órgão coordenador do SINDEC, ficando responsável por sua articulação, coordenação e supervisão técnica.


    Letra A - (Revogado pela Lei nº 12.608, de 2012).

    Letra B - Art. 2º, §1º Os Estados e o Distrito Federal deverão encaminhar à Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias da data de assinatura do termo de adesão ao Sindec, mapeamento, atualizado anualmente, das áreas de risco de seu território e disponibilizar apoio para a elaboração de plano de trabalho aos Municípios que não disponham de capacidade técnica, conforme regulamento. (Revogado pela Lei nº 12.608, de 2012).

    Letra D -  Art. 3º O Poder Executivo federal apoiará, de forma complementar, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, por meio dos mecanismos previstos nesta Lei.


    Letra E - Art. 3º-A. O Governo Federal instituirá cadastro nacional de municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos, conforme regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012).


ID
756766
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Decreto n. 7.257/2010, considera- se elemento das ações de reconstrução:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alernativa "D"

    A resposta consta no art. 2º do Decreto nº 7.257, de 4 de agosto de 2010. Vejamos:

    Art. 2o  Para os efeitos deste Decreto, considera-se:
    (...)
    VIII - ações de reconstrução: ações de caráter definitivo destinadas a restabelecer o cenário destruído pelo desastre, como a reconstrução ou recuperação de unidades habitacionais, infraestrutura pública, sistema de abastecimento de água, açudes, pequenas barragens, estradas vicinais, prédios públicos e comunitários, cursos d'água, contenção de encostas, entre outras estabelecidas pelo Ministério da Integração Nacional;
  • Art. 2o Para os efeitos deste Decreto, considera-se:     (Revogado pelo Decreto nº 10.593, de 2020)


ID
756772
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à Política Nacional de Defesa Civil e os aspectos jurídicos das atividades de defesa civil, indique qual direito formalmente reconhecido pela Constituição Federal de 1988 vincula-se diretamente à finalidade da defesa civil:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa "C"

    Ao que parece, a questão é basicamente teórica, mas vale mencionar que as atividades de defesa civil vizam primeiramente assegurar o direito à vida, e posteriormente os demais direitos, como a segurança, integridade física etc.

    Ademais, o próprio art. 5º da CF traz em seu caput como primeiro direito assegurado, o direito à vida, eis que cuida-se do bem jurídico mais importante.


    Castro (2000) define que a finalidade da Defesa Civil é “o direito natural à vida e à incolumidade, formalmente reconhecido pela Constituição da República Federativa do Brasil. Compete à Defesa Civil a garantia desse direito, em circunstâncias de desastre” 

    Para finalizar observe a Lei nº 12.608/12 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
    Vejamos o art. 5º da referida lei:


    Art. 5o  São objetivos da PNPDEC: (DA POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PNPDEC
    (...)
    X - estimular o ordenamento da ocupação do solo urbano e rural, tendo em vista sua conservação e a proteção da vegetação nativa, dos recursos hídricos e da vida humana;
    (...)
  • correção  ao colega WILLION - Gabarito letra D direito a vida. 


    Willion sua exposição de fundamentos está perfeita, mas ao anotar o gabarito cometeu um pequeno equívico, talvez por ser a resposta no meio das alternativas, mas o gabarito é letra D e não letra C, parabéns pela explicação. 


ID
756775
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a opção correta em relação à estrutura do SINDEC.

Alternativas

ID
756778
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação a aspectos jurídicos de defesa civil, indique qual espécie tributária permite, mediante lei complementar, atender a despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa "C"

    Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:
    I - para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;
    II - no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b".
    Parágrafo único. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.
  • Art 148 

  • Características do Emprétimo Compulsório:

    - Instituído EXCLUSIVAMENTE pela União, mediante Lei Complementar;

    - dotado de RESTITUIBILIDADE, tendo prazo e condinções de resgate definidos pela Lei Complementar.

    - tem arrecadação vinculada;

    - poderá ou não ser vinculado a uma contraprestação estatal;- destina-se a atender a despesas extraordinárias (calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência), não está sujeito à anterioridade e à noventena;

    - destina-se também a investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional (sujeito à anterioridade e à noventena);

    - Lei Complementar pode criar isenções para os tributos que foram instituídos por lei complementar, tais como empréstimos compulsórios. (Art. 195. § 4º);

    - poderá utilizar uma base econômica já prevista expressamente para outro tributo, seja ele federal, estadual ou municipal, ou prever uma situação nova no ordenamento jurídico.

  • Imposto extraordinário somente em caso de guerra externa ou sua eminencia.

  • Resposta: letra C - Empréstimo Compulsório.

    Art. 148 CF - A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:

    I - para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;

    II - no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, b.


ID
756781
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação às DIRETRIZES e METAS da Política Nacional de Defesa Civil, assinale a opção que contém uma DIRETRIZ e uma META das ATIVIDADES DE DEFESA CIVIL, nessa ordem.

Alternativas

ID
814768
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito do Cartão de Pagamento de Defesa Civil - CPDC, assinale a opção correta de acordo com o Decreto n. 7.505/2011 e o Decreto n. 7.257/2010.

Alternativas
Comentários
  • DC n°7.257/10:

    Art. 9°-B. O representante legal do órgão ou entidade do Estado, Distrito Federal ou Município beneficiário será a autoridade responsável pela administração dos recursos com o uso do CPDC (...)

    § 2° A autoridade responsável pela administração dos recursos com o uso do CPDC, assinará Termo de Responsabilidade de Administrador de Recursos Federais de Defesa Civil, que conterá suas obrigações e deveres no uso do cartão, conforme especificação contida em ato do Ministro de Estado da Integração Nacional.

    § 4° O uso do CPDC não dispensará o órgão ou entidade do Estado, Distrito Federal ou Município beneficiário da apresentação ao Ministério da Integração Nacional da prestação de contas do total de recursos recebidos, nos termos da legislação vigente.

    Art. 9°-C. Na execução dos recursos transferidos pela União, são vedados:

    II - a utilização do CPDC no exterior;

    Art. 9°-D. § 1° Poderão ser autorizados como portadores do CPDC os agentes referidos no inciso I do art. 9°-B e os secretários estaduais e municipais, que firmarão Termo de Responsabilidade do Portador perante a autoridade responsável pela administração dos recursos do ente ou entidade beneficiária, o qual conterá suas obrigações e deveres.

    Na base da persistência e da constância você chegará ao objetivo. Não desista em dias ruins.


ID
886924
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Uma grande região com condições homogêneas de temperatura e umidade é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Letra A - As massas de ar são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, influenciadas pela região onde são formadas.

  • As massas de ar são grandes corpos de ar com características que são aproximadamente uniformes num plano horizontal-Homogeneidade horizontal.BONS ESTUDOS

  • Massa de ar: Grande porção de ar, de grande espessura, que apresenta uma certa homogeneidade horizontal. Apresenta propriedades físicas quase uniformes ao mesmo nível, principalmente no que concerne à temperatura e umidade. As massas de ar se formam sobre grandes áreas uniformes de terra ou de água, sobre as quais a circulação do vento se faz fracamente.

    Frentes: são zonas de transição entre duas massas de ar com temperaturas e densidades diferentes. Elas estendem-se não só na horizontal mas também na vertical. Quando uma massa de ar se desloca, a sua parte dianteira passa a ser conhecida como frente.

    Ciclones: Os ciclones são centros de baixa pressão atmosférica que provocam movimentação do ar e resultam em grandes tempestades associadas a ventos fortes com poder destrutivo. Ciclones são tempestades tropicais que se formam geralmente nos oceanos, em uma zona de baixa pressão atmosférica.

    Furacão: É uma tempestade tropical (ou ciclone) que corresponde a um sistema de baixa pressão, ou seja, a pressão dessa região é menor do que a das áreas ao seu redor.

    Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) são aglomerados de nuvens profundas que, em geral, possuem tempo de vida entre 6 e 12 horas (Houze, 1993). Os SCMs podem produzir precipitação contínua sobre regiões que excedem a 100 km na escala horizontal.

    Gabarito: Letra A.


ID
886927
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Uma grande região que se caracteriza por pouca precipitação e em cujo interior o vento gira no sentido anti-horário é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Letra E se fosse hemisfério sul, caso fosse no hemisfério norte, seria letra A.



ID
886930
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Sobre a frente oclusa, é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
886933
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Em um mapa estão representadas as linhas de contorno de temperatura, do ponto de orvalho e da altura geopotencial. Os contornos no mapa incluem

Alternativas
Comentários
  • Isóbara – Pressão Atmosférica

    Isodrosotermas – Temperatura do ponto de orvalho

    Isotermas - Temperatura

    Isoípsas – Elevação ou cota

    Isoietas - Pluviosidade

    Isógonas - Direção de vento.

    Isotacas – Velocidade do Vento


ID
886936
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
886939
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Assinale a única afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
886942
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Mais da metade da atmosfera terrestre está abaixo de _____ quilômetros de elevação.

Alternativas
Comentários
  • Não seria a troposfera que está abaixo de 5,5 km?

  • A atmosfera terrestre é composta por várias camadas superpostas. A União Geodésica Internacional, em 1951, estabeleceu uma divisão atmosférica, em diferentes camadas baseada na distribuição vertical de temperatura. Estas camadas são:

    TROPOSFERA: É a primeira camada , em contato com a superfície da Terra. A altura atinge: 7 a 9 km nos polos; 13 a 15 km nas latitudes temperadas e 17 a 19 km no equador. Ocorre na troposfera a totalidade dos fenômenos meteorológicos, devido a: 1- alta porcentagem de vapor d'água; 2- presença dos núcleos de condensação, também conhecidos com núcleos higroscópicos; 3- aquecimento e resfriamento por radiação. É mais alta no verão do que no inverno e também sobre centros de alta pressão do que sobre centros de baixa pressão. A característica principal é a variação vertical da temperatura, também chamada "gradiente térmico". A temperatura na troposfera decresce com a altitude, na vertical, cerca de 0,65° C/100m ou 2°C/1.000ft ou 3,6°F/1.000ft, chamado de gradiente térmico normal ou positivo. Nos limites superiores está localizada a "corrente de jato" (Jet Stream) fluxo de ventos fortíssimos, as vezes superiores a 200 nós, predominando de oeste para leste, nas altitudes temperadas. A tropopausa é a camada de transição que separa o topo da troposfera da camada seguinte, que é a estratosfera. Possui 3 a 5 km de espessura. É mais alta no equador e mais baixa nos polos. A temperatura varia no equador entre -80°C a -90°C; na latitude de 45° chega a -55°C e nos polos é de -40°C.

    ESTRATOSFERA: Camada seguinte a tropopausa, até cerca de 70km acima da superfície terrestre. Apresenta três gradientes térmicos: isotérmico, negativo ( a temperatura aumenta com a autitude ao invés de diminuir) e normal (positivo). Do topo da tropopausa até cerca de 20 km, o gradiente é isotérmico; a 20 km até cerca de 50 km a tempertura aumenta, chegando a atingir valores positivos; a partir deste nível volta a cair até cerca de -80°C. Dentro da estratosfera existe um camada de ozona, chamada Ozonosfera que apresenta 25 a 50 km de espessura, funcionando como filtro contra a radiação ultravioleta oriunda do Sol. Na estratosfera aparecem nuvens nacaradas, que se assemelham a madrepérola devido à coloração brilhante, à altura de 20 a 50 km sobre as latitudes temperadas, quando é noite à superfície. São formadas pela micro porcentagem de vapor d'água existentes nestes níveis.

    IONOSFERA OU TERMOSFERA: Camada eletrizada, condutora de eletricidade devido à presença de íons eletrificados. A ionização da camada é consequência da absorção dos raios gama, raios X e ultravioleta penetrante do Sol. Atinge de 400 a 500 km; também chamada termosfera.

    EXOSFERA: Mudança gradativa da atmosfera terrestre em espaço interplanetário, sem limite definido. É tão ionizada quanto à ionosfera: supõe-se que sua altitude atinja 1.000 km.

    MAGNETOSFERA: Espaço interplanetário; limite externo oscila em torno de 60.000 a 100.000 km da Terra. BONS ESTUDOS.


ID
886945
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Assinale a afirmação incorreta.

Alternativas

ID
886948
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Indique, entre as opções abaixo, o nome da massa de ar que invade a América do Sul no inverno e é responsável pela época de precipitações mínimas sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Creio que esta resposta esteja errada pois desconheço esta Massa de ar tropical marítima!

    Existe:

    Massa Topical Continental.

    Massa Polar Antardida, e esta atinge o Sul e o Centro Oeste do Brasil responsável pelo fenômeno da Friagem

    Massa tropical do Atlântico


ID
886951
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
886954
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Indique qual das características abaixo não faz parte da configuração de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).

Alternativas
Comentários
  • A Zona de Convergência do Atlântico Sul consiste em uma faixa de nebulosidade que se estende de NW-SE do Brasil e é um dos principais sistemas atmosféricos de precipitação extrema nessa área. Estando associada a grande liberação de calor latente e a um escoamento convergente de umidade na baixa troposfera, a ZCAS tem bastante atividade convectiva e pode durar vários dias (Kousky, 1988). Sua configuração apresenta um escoamento em baixos níveis de Norte-Noroeste (NNW) que começa junto à encosta leste dos Andes e se prolonga até a região Sudeste do Brasil em forma de jato, sendo muito importante para o transporte de umidade da região Amazônica para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Em altos níveis observa-se uma circulação anticiclônica – Alta da Bolívia (AB) – e um cavado semi estacionário sobre o Nordeste. BONS ESTUDOS


ID
886957
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Apenas uma das razões abaixo não justifica o fato das previsões numéricas terem imperfeições.

Alternativas

ID
886960
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

O balanço entre a Força de Coriolis e a Força do Gradiente de Pressão é denominado de _____. Este balanço ocorre principalmente longe da camada limite, nas latitudes médias e onde o vento flui praticamente em linha reta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa d.

     

    O vento geostrófico é um vento horizontal, não acelerado, que sopra ao longo de trajetórias retilíneas, que resulta de um equilíbrio entre a força de gradiente de pressão (horizontal) e a força de Coriolis. Este equilíbrio só é aproximadamente possível em altitudes nas quais o efeito do atrito seja
    omissível. Logo que o movimento se inicia, a força de Coriolis causa um desvio para a esquerda no Hemisfério Sul (e para a direita no HN). A parcela continua a se acelerar, a velocidade aumenta e a força de Coriolis também, aumentando o desvio para a esquerda. Quando as forças chegam ao equilíbrio, o vento passará a ter velocidade constante, paralela às isóbaras; diz-se que foi atingido o balanço geostrófico.
     


ID
886963
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

O cinturão de baixas pressões encontrado junto ao Equador é denominado de

Alternativas

ID
886966
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Em escala global, a Força do Gradiente de Pressão aponta na direção do Equador para os polos nas latitudes médias. Indique qual a força que faz o vento ter uma forte componente de oeste para leste e criar um fluxo tipicamente de oeste nas latitudes médias.

Alternativas

ID
886969
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

O vento encontrado na camada limite da atmosfera é o resultado das três forças a seguir:

Alternativas

ID
886972
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Entre as regiões abaixo, é mais provável que se encontre um máximo de vorticidade

Alternativas

ID
886975
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Entre as opções abaixo, indique o processo mais comum de formação de gotas de chuva em regiões tropicais.

Alternativas

ID
886978
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

A temperatura potencial equivalente é também conhecida como

Alternativas

ID
886981
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

A instabilidade atmosférica em geral aumenta devido à(ao)

Alternativas

ID
886984
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Indique o que pode causar o aumento da Energia Potencial Convectiva Disponível.

Alternativas

ID
886987
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Em uma parcela de ar, a proporção entre a massa de vapor d´água e a massa de ar seco é denominada

Alternativas

ID
886990
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Assinale a opção que indica o diagrama circular no qual são plotadas a velocidade e a direção do vento com a altura.

Alternativas

ID
886993
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

 Indique, entre as opções abaixo, o índice de instabilidade que tem a fórmula 


                        (T850+Td850) – (T700-Td700) – T500


Alternativas

ID
886996
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

A região de máxima intensidade do vento na baixa troposfera, a leste dos Andes na América do Sul, é denominada de região dos

Alternativas

ID
886999
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

As brisas são sistemas meteorológicos de mesoescala, sobre os quais é incorreto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D : A brisa terrestre ocorre à noite; sopra da terra para o mar. Alcança de 10 a 20 km mar a dentro. A brisa marítima ocorre de dia; sopra do mar para a terra, alcança até 50 km. É mais forte que a brisa terrestre. Estes ventos de brisa são uma consequência direta do desnível de pressão e temperatura entre o mar e a terra. BONS ESTUDOS


ID
887002
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Indique qual dos sistemas a seguir é de mesoescala no tamanho e tempo de vida.

Alternativas

ID
887005
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
887008
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

São sistemas meteorológicos atuantes sobre a região tropical do Brasil:

Alternativas
Comentários
  • Linhas de Instabilidade

    As Linhas de Instabilidade-LI, que se formam principalmente nos meses de verão no hemisfério sul (dezembro a março), encontram-se ao sul da Linha do Equador influenciando as chuvas no litoral norte do Nordeste e regiões adjacentes e ocorrem no período da tarde e início da noite.

    As Linhas de Instabilidade são bandas de nuvens causadoras de chuva, normalmente do tipo cumulus, organizadas em forma de linha, daí o seu nome. Sua formação se dá basicamente pelo fato de que com a grande quantidade de radiação solar incidente sobre a região tropical ocorre o desenvolvimento das nuvens cumulus, que atingem um número maior à tarde, quando a convecção é máxima, com conseqüentes chuvas. Outro fator que contribui para o incremento das Linhas de Instabilidade, principalmente nos meses de fevereiro e março, é a proximidade da ZCIT.

    Ondas de leste

    As ondas de leste-OL são ondas que se formam no campo de pressão atmosférica, na faixa tropical do globo terrestre, na área de influência dos ventos alísios, e se deslocam de oeste para leste, ou seja, desde a costa da África até o litoral leste do Brasil. BONS ESTUDOS

    Fonte:FUNCEME


ID
887011
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

A fração da radiação visível que é refletida de um objeto é denominada

Alternativas
Comentários
  • A energia de natureza luminosa é refletida de volta para o espaço, em sua maioria pelo topo das nuvens e pela superfície terrestre. O albedo é a relação entre o total da energia refletida e o total da energia que incide sobre uma superfície. O albedo médio da Terra é 0,35 (35%). Pela fómula: albedo=R/I. BONS ESTUDOS

  • qual diferenca de camara municipal e legislativa???