- ID
- 5638279
- Banca
- Exército
- Órgão
- EsSA
- Ano
- 2021
- Provas
- Disciplina
- Não definido
Identifique o ângulo X, em radianos, do intervalo [0 , 2π] cujo sen X éigual ao sen 2X.
Considere a e b números reais positivos. Se log a = 2 e log b = 3, o valor de log(a. b2 ) é igual a:
Assinale a alternativa cujo gráfico representa a função exponencial ƒ(x) = 2x .
Numa PA crescente, os seus dois primeiros termos são as raízes da equação X2 − 11 X + 24 = 0. Sabendo que o número de termos dessa PA é igual ao produto dessas raízes, então a soma dos termos dessa progressão é igual a:
TEXTO a ser utilizado para responder a questão.
“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou
pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha
morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas
considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que
eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para
quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim
mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não
a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o
Pentateuco.” (Trecho do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis)
O autor personagem decidiu iniciar sua narrativa pelo fim, pois:
TEXTO a ser utilizado para responder a questão.
“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou
pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha
morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas
considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que
eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para
quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim
mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não
a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o
Pentateuco.” (Trecho do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis)
Qual a diferença entre “AUTOR DEFUNTO” e “DEFUNTO AUTOR”?
TEXTO a ser utilizado para responder a questão.
“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou
pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha
morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas
considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que
eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para
quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim
mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não
a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o
Pentateuco.” (Trecho do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis)
Leia a seguir os versos de João Cabral Melo Neto.
“Está apenas em que a terra
é por aqui mais macia;
está apenas no pavio,
ou melhor, na lamparina:”
O valor semântico correto para a expressão destacada (sublinhada) é
de:
“Escreve! Molha a pena, o leve estilo enrista!
Pinta um canto de céu, uma nuvem de gaze
Solta, brilhante ao sol; e que a alma se te vaze
Na cópia dessa luz que nos deslumbra a
vista.”
Esses versos pertencem à 2ª estrofe de um soneto. Analisando seus
aspectos formais, conclui-se que o poema:
Dentre as palavras destacadas, é um advérbio:
São exemplos de verbos irregulares, exceto:
O primeiro passo da expansão ultramarina portuguesa foi a conquista de:
No contexto da Expansão Ultramarina Europeia dos séculos XV e XVI, pode-se afirmar que:
Todas as palavras abaixo formam o plural em inglês como a palavra “photo”, exceto:
Mark the correct alternative.
“Don’t speak so loud! The baby ________________ now.”
Which option has one word out of context?
Marque a única alternativa correta de acordo com o texto abaixo.
The Ovambo people in Namibia traditionally build a house for their
children, using wooden poles standing closely together to form circular
walls. However, as the region where they live is running short of trees,
this enterprising ethnic group is turning to a more abundant building
material: the empty beer bottles that litter the roadsides and are cheaply
available at local stores.
Text: Rio de Janeiro
“Rio de Janeiro is Brazil’s heart, its cultural capital and emotional nerve-center (…). It’s wise to remember that the romantic sparking lights that glimmer in the hillsides illuminate the city’s notorious shanty towns. Crime, especially in the tourist-filled Copacabana district, is common. Most visitors are easy targets, if only because they usually lack a tan. Don’t wear expensive watches or jewelry and carry as little cash as possible, especially when going to the beach. (…) The subway system (Metro) is clean, fast and efficient, but only goes as far as Botafogo. It does not extend to Copacabana. Buses are plentiful but are uncomfortable and can be dangerous. (…) Business visitors should not be surprised when meetings start late or executives are informally dressed. This relaxed attitude is counterbalanced by the “carioca’s” quickness and creativity. “Cafezinhos” (literally little coffees), usually highly sugared, and mineral water are staple of nearly every business meeting in this city. In meetings between men and women (and between women), kisses on both cheecks are common. Men shake hands enthusiastically. Cariocas are easy going and slow to take offence. (…)”
Source: 1998 Business Travel Guide adaptado de Inglês Intrumental de Rosângela Munhoz
Quais destas características, de acordo com o texto, se referem ao
transporte público feito pelos ônibus do Rio de Janeiro: