India concurseira, vou tentar ajuda-lá no seu pedido de explicação....
Pq em linha reta e não cruzado? Vejamos,
1º) Os dados que possuimos são: 36 Funcionários executam determinado serviço em 50 horas. Se aumentar os funcionários conforme o exercicio falou, 40, o tempo de execução irá reduzir, inversamente propocional a esse numero. Até ai tudo Ok. Vamos para a regra de três...
2º) 36 f ____50H : Perceba q se 36 aumenta em relação ao 40, num de funcionário, X terá que ser necessáriamente menor q 50.
40 f_____X
Se pudessemos demostrar em gráficos para visualisar a estrutura da nossa regra de três veriamos que se são inversamente proporcional e teriam setas em sentidos opostos. Tente visualizar uma seta na coluna da esquerda, vamos chama-la de coluna dos funcionários, estará indo para cima, independente dos números que ali está (por um momento equeça-o), pois corresponderá, puramente, o aumento dos funcionários. A outra coluna sera das Horas, se a da esquerda indicou que o num de func aumentou e indicou pra cima, logo a da direita representará a diminuição apontando pra baixo.
3º) Sabendo que a a estrutura os posicionou inversamente, iremos troca-los de maneira que o a coluna dos funcionários , somente essa pois a coluna que leva a invariavel x sempre será a base, inverta sua sequencia para que fique na mesma ordem. Ou seja 36 passará pra baixo e 40 pra cima, afim de que as setas se correspondam, para fins de regra.
Embora vc tenha acertado, vejo que sua duvida se fez nesse momento.... Foi apenas uma diferença na execução pq em nada alterou seu produto final, de acordo com q vc fez.
Quem não executou esse ultimo passo, de inverter, prefiriu fazer em linha que dará no mesmo, VEJAMOS primeiramente INVERTENDO: 36 em cima, passa pra baixo;40 em baixo, passa pra cima; multiplica em cruz:
40x = 36.50
Agora não invertendo DEIXANDO A ESTRUTURA COMO ESTÁ e resolvendo em linha, 36 em cima com 50 e 40 em baixo com X:
40x=36.50
Dará no mesmo.