SóProvas



Prova IADES - 2014 - EBSERH - Nível Médio - Técnico em Laboratório de Patologia Clínica


ID
1207687
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Bruno, Élcio e Heloísa trabalham no Hospital Saúde, cada um em um dos setores A, B e C, e atuam, cada um, em uma das áreas pediátrica, administrativa e cirúrgica, não respectivamente nem quanto aos setores, nem quanto às áreas. Sabe-se que:

• todos trabalham em setores e áreas distintos;
• Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria;
• Heloísa trabalha na área cirúrgica;
• um dos três trabalha na área administrativa, no setor A.

Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é feita por eliminação. Temos que aproveitar os dados que a questão fornece: Quem trabalha  o setor A também trabalha na área administrativa. Bruno não trabalha na área pediátrica. Heloísa trabalha na área cirúrgica.

    Já eliminados a A e a E por causa do Bruno e eliminamos a B e C por causa da Heloísa.

    Sobra a letra D.

  • Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria; = Se ele nao é pediatra e a Heloísa trabalha na cirurgica, só lhe resta trabalhar na ADM. 
    Heloísa trabalha na área cirúrgica 
    um dos três trabalha na área administrativa, no setor A. = O unico que trabalha na ADM é o Bruno e a prova disso é que eles trabalham em áreas distintas com setores distintos. 
    Apenas com essas afirmações já é possível ter certeza que Bruno trabalha na A e Élcio na Pediatria,
    Letra D 

  • Uma forma de resolução consiste em excluir todas situações impossiveis, no universo de todas as possibilidades: Faça uma tabela: 1ª coluna: pessoas; 2º setor; 3ª área. Assim:
                                    Setor                        

    Bruno          a              b              c         AdmCirurgia

    Elcio            a               b               c          Pediatria (dado no exerc.)

    Heloisa          a               b               c        Cirurgia (dado no exerc.)

    Obs. Negritado: dados do problema e certezas, dada a solução do mesmo.Resolução: o que está Sublinhado: eliminamos: c, depois Cirurgia (aqui sabemos que Bruno é do Administrativo pq nem pode trabalhar na Pediatra nem na Cirurgia); Agora ja que sobrou só o Adm p Bruno, sabemos que ele é quem trabalha no setor A

  • Só confirmando. Não há informações suficientes para dizer em quais setores Élcio e Heloísa trabalham?

  • não Ricardo.

  • PM/PA

    Pura Eliminação

    Eliminamos A e E de cara pois nas alternativas Bruno não pode ser pediátra

    Em Seguida Eliminamos a C, pois Heloisa trabalha na área cirúrgica e não pediátrica

    Por fim Descobrimos que Bruno Trabalha no Setor A porque ele não trabalha no Setor C e Não pode ser pediátra. Logo Olhando a pergunta "Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?"

    Podemos descrobrir que a área de pediatria é o Setor B, Porque Na pergunta Setor A e área da pediátria constam com elementos isolados, cada um representa seu setor. E o Bruno é único que se qualifica.

    #FÉ NO PAI


ID
1207690
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O suco de três garrafas iguais foi dividido igualmente entre 5 pessoas. Cada uma recebeu

Alternativas
Comentários
  • Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço.

  • Patrícia, precipitadamente, tive o mesmo raciocínio q vc e tentando demonstrar ficou a mesma dúvida! Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. Em seguida essa quantidade deve ser distribuída igualmente por 5 pessoas, o que representa 3X/5 de volume de suco por garrafa. Não é necessário saber as quantidades de volume da variável X. Ao relacionar com valores, vejo uma contradição. Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, cada garrafa deve distribuir seu volume igualmente por 5 pessoas. 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades de suco por garrafa, isto é, 26 ml³ para cada uma das 5 pessoas. No entanto, observe que esse valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa ou variável X1 (20 ml³). A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!

  • Então Patricia Silva e Rogério Costa. Eu fiz assim: 
    Imaginei 03 garrafas com (um valor aleatório) de 100ml cada, Total=300ml (as 03 garrafas);
    Depois, dividi os 300ml paras as 05 pessoas, (300/5) resultando 60ml para cada;

    A) 3/5 do total dos sucos, seria (300/5) = 60 * 3 = 180ml (errada);
    C) 5/3 do total dos sucos, seria (300/3) = 100 * 5 = 500ml (errada);
    D) 5/3 do suco de uma garrafa, seria (100/3) = 33 * 5 = 165ml (errada);
    E) 6/15 do total dos sucos, seria (300/15) = 20 * 6 = 120ml (errada);
    B) 3/5 do suco de uma garrafa, seria (100/5) = 20 * 3 = 60ml (CORRETA)
  • Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/5= 3/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)


  • Meu raciocínio foi o seguinte: como a questão é de múltipla escolha, vamos utilizar as respostas que ela dá para começar a pensar e vamos eliminando.

    Ok, eu tenho 3 sucos para dividir entre 5 pessoas (3/5 ou três para cinco -- essa fração corresponde ao total dos sucos); se eu fracionar cada suco em três "pedaços", eu terei 9 "pedaços" de suco (3 x 3) para dividir entre 5 pessoas ou nove frações de suco para dividir entre cinco pessoas (9/5 ou nove para cinco -- mais uma vez, corresponde ao total de sucos). Olhando para as alternativas, nenhuma se encaixa nisso...

    E se eu fracionar meu suco em cinco "pedaços"? Daí eu terei 15 "pedaços" de suco (3 x 5) para dividir entre 5 pessoas, ou seja, quinze frações de suco para dividir entre cinco pessoas (15/5 ou 15 para cinco -- mais um vez, total de sucos). Opa! 15/5 = 3. Ou seja, dividindo cada garrafa em cinco "pedaços", cada uma das pessoas ficará com 3 "pedaços" de garrafa.

    Alternativa correta, "b": cada uma recebeu 3/5 do suco de uma garrafa.

    Espero que compreendam o raciocínio!

  • eu errei mas logo percebi que não é 3/5 em relação ao total dos sucos  pois( o todo, ou seja o total do suco =1)

  • Analisando a questão,

    Vamos supor que cada garrafa contenha X litros, assim se eu tenho 3 garrafas, então o total será de 3X. 
    Temos que dividir igualmente entre 5 pessoas:



    RESPOSTA: (B)


  • Fiz o cálculo da seguinte forma:

    Imageinei cada garrfa a 100ml cada. Logo, o total é 300ml. Depois dividi por 5 e descobri 60ml. Esse é o valor que cada pessoa irá receber. Considerando a letra A), 3/5 do total de sucos daria e seguinte expressão: 300mlx3/5. O resultado é 180ml. Isso não corresponde ao valor que cada um irá receber (60ml). Por outro lado, a alternativa B) confere com o resultado, já que 3/5 do suco de uma garrafa corresponde a 100mlx3/5 = 60ml.

    Espero ter ajudado na questão. Bon estudos!

  • Patricia Silva

    "Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço."

     

    Você partiu de 3/5 e voltou para 3/5. Não houve nada de efetivo nessa conta. Os 3/5 não poderiam ser sobre o total de suco, haja vista o que cada um recebeu do total só pode ser 1/5. 

     

     

    Rogério Costa

    ".... Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. (...). Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, (...). 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades (...), isto é, 26 ml³ para cada. valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa. A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!"

    A premissa contém um erro de lógica e de interpretação: primeiro: se os volumes fosse diferentes, com valor X, a soma não poderia ser 3X, aliás, se fosse diferentes nem poderiam ser todos chamados de X. segundo: o enunciado disse que são garrafas idênticas. Daí sua premissa errônea gerou os resultados errados a que você chegou.

     

     

    RENATO MAURIZ

    "Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/53/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)"

    Quando você soma os três 1/5, você está somando frações de inteiros diferentes, por isso a distorção no resultado. A soma correta seria 1/5 de 1/3 somado, já que cada 1/5 se refere ao 1/5 de uma garrafa, e uma garrafa é 1/3 do total. Assim sua resposta seria 9/15 (que é o mesmo que 1/5) do total e não 3/5 do total. Note que 1/5 do total é a resposta óbvia, já 3/5 não faz sentido, já que é um valor acima da metade, impossível tal resultado (aqui você já nota que a letra A está descartada). 

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO POR RACIOCÍNIO

     

    (POR ÁLGEBRA JÁ ESTÁ RESOLVIDA PELO PROFESSOR E POR OUTROS COLEGAS)

    3 GARRFAS DIVIDAS POR 5 PESSOAS. SE FOSSEM 6, CADA UMA FICARIA COM METADE DE CADA GARRAFA. COMO SÃO SÓ 5, ENTÃO CADA PESSOA VAI FICAR COM UM POUCO MAIS QUE A METADE.

    LETRA B) 3/5 DE CADA GARRAFA, ÚNICA OPÇÃO EM QUE CADA UM RECEBE UM VALOR A MAIS QUE A METADE.

     

     

    As outras são todas absurdas:

    a) 3/5 do total dos sucos.Mais da metade do total, não dá nem pra 2 pessoas...

     c) 5/3 do total dos sucos. Maior que o inteiro, absurdo.

     d) 5/3 do suco de uma garrafa. Quase 2 garrafas pra cada...

     e) 6/15 do total dos sucos. 2/5 não, teria de ser 1/5

     


ID
1207693
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma escola de línguas, com um total de 360 alunos, oferece cursos em três períodos: matutino, vespertino e noturno, com igual número de alunos em cada um. Nenhum aluno faz cursos de manhã e à noite. O número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e à noite é igual a 40, e o número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e de manhã é igual a 20. O número de alunos x em cada turno satisfaz

Alternativas
Comentários
  • Primeiro some as intersecções: 20+40= 60. Como o total é 360, falta 300. Aí dividi esse valor por 3, que dá 100 pra cada conjunto.
    Como manhã já tem 20, fica com 80. Tarde já tem 60, fica com 40. Noite tem 40, fica com 60.
    Fazendo a soma total temos: 80+20+40+40+60 = 240.
    Para chegarmos ao total de 360, falta 120.
    120/3 = 40 para cada.
    Se cada conjunto já tinha 100, somando 40, cada conjunto fica com 140. RESPOSTA D.

  • Eu pensei diferente:

    Quando queremos achar a interseção somamos o total de cada conjunto e diminuimos do total dos conjuntos. Neste caso faremos o caminho contrario somaremos a interseção com o total dos conjuntos e (sabendo que o numero em cada conjunto e igual) dividiremos pelo numero de conjuntos.

    sendo assim ficaria:

    360 (total dos conjuntos) + 60 (interseção) = 420 / 3 (n conjuntos) = 140

    mais facil ne

  • letra D:

    número de alunos matutino(M) = número de alunos vespertino(V) = número de aluno noturno(N), então M= M1(n. de alunos somente pela manhã)+20(tarde e manhã), V= V1( n. de alunos somente pela tarde)+60(tarde e noite + tarde e manhã), N= N1(n. de alunos somente pela noite)+ 40(tarde e noite).

    como o total de alunos é 360, então: M1+V1+N1+ 20+40= 360, ou seja M1+V1+N1=300, continuando: M-20+V-60+N-40=300, M+V+N= 420, como M=V=N e igual a X, então x=420/3= 140.

  • Mal formulada essa questão. Eu fiz 60 alunos fazendo os três cursos manhã, tarde e noite nos conjuntos (até por que não restringiu essa parte) e por isso marquei a letra B, assim como muitos.


ID
1207696
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um salário de R$ 750,00 teve um aumento de R$ 68,50 e outro salário de R$ 1.200,00 teve um aumento de R$ 108,00. Percentualmente, é correto afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • Fiz uma regra de 3:

    75-100%
    68,5 - x%
    x = 91,33%


    120-100%
    108-x%
    x=90%


    O salário menor teve um aumento maior, de 91,33%

  • Bruna, o aumento foi de 9,133%. Vc acabou eliminando um zero no valor dos salários (750 e 1200 são os valores).

  • Regra de 3 super básica,

    Salário A

    Se 750 ----> 100%

         68,50----> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 750x = 68500

    X = 68500 / 750 = 9,13%

    Salário B

    Se 1200 -----> 100%

         108 -------> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 1200X = 10800

    X = 10800 / 1200 = 9%

    Gabarito A = Salário menor teve maior aumento percentual.

  • Tnc com esses números picados, Cespe n faz uma merda dessa.

  • Facilitando sua conta:

     

    * As alternativas falam sobre 9%, então realize testes

    * 75 * 9% = 67,5 (logo já sabemos que o aumento foi maior do que 9%), mas vamos testar o resto

    * 12 * 9 = 108 (ou seja, o aumento foi de exatos 9%)

     

    A banca quer que você vá pelo caminho mais difícil, mas sempre terá um caminho mais fácil..


ID
1250935
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Qual a periodicidade mínima que o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas pela EBSERH devem ser analisados pelo Conselho Fiscal?

Alternativas
Comentários
  • faz parte da competência do conselho fiscal: analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH.

  • DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

    Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:

    I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

    II - opinar sobre o relatório anual da administração e demonstrações financeiras do exercício social;

    III - opinar sobre a modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    IV - denunciar, por qualquer de seus membros, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis;

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e

    VI - acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações.

  • Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:
    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e e demais demonstrações financeiras.
     

    § 2o O Conselho Fiscal reunir-se-á, ordinariamente, a cada mês e, extraordinariamente, quando convocado pelo seu Presidente.
     

    § 4o Além dos casos de morte, renúncia, destituição e outros previstos em lei, considerar-se-á vaga a função de membro do Conselho Fiscal que, sem
    causa formalmente justificada, não comparecer a duas reuniões
    consecutivas
    ou três alternadas, no intervalo de um ano, salvo caso de forca maior ou caso fortuito.
     

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO VII

    DO CONSELHO FISCAL

    Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:

    I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

    II - opinar sobre o relatório anual da administração e demonstrações financeiras do exercício social;

    III - opinar sobre a modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    IV - denunciar, por qualquer de seus membros, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis;

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e

    VI - acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações

    DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • Art. 66. Compete ao Conselho Fiscal

    VI - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela empresa;

    ESTATUTO SOCIAL DA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH


ID
1250938
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

De acordo com as disposições contidas no Regimento Interno da EBSERH, qual dos seus órgãos têm, respectivamente, a finalidade expressa de realizar seu controle social (1) e a competência de acompanhar e avaliar periodicamente o seu desempenho (2)?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Art. 23. O Conselho Consultivo é órgão permanente da EBSERH que tem as finalidades de consulta, controle Social e apoio à Diretoria a ao Conselho de administração...

  • Art. 23.  Conselho Consultivo é órgão permanente da EBSERH que tem as finalidades de consulta, controle social e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração (...)

    Art. 24. Compete ao Conselho Consultivo:

    I - opinar sobre as linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias da EBSERH, orientando o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva no cumprimento de suas atribuições;

    II - propor linhas de ação, programas, estudos, projetos, formas de atuação ou outras medidas, orientando para que a EBSERH atinja os objetivos para a qual foi criada;

    III - acompanhar e avaliar periodicamente o desempenho da EBSERH; e

    IV - assistir à Diretoria e ao Conselho de Administração em suas funções, sobretudo na formulação, implementação e avaliação das estratégias de ação da EBSERH. 

  • Regimento interno

    Artigo 12:"É um órgão permanente da Ebserh que tem a finalidade de oferecer consultoria e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, além de avaliar e fazer sugestões em relação ao papel social da Ebserh, de acordo com seus objetivos específicos na sociedade"

    Artigo 13.Compete ao Conselho consultivo:

    Acompanhar periodicamente o desempenho da Ebserh


ID
1250941
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

A Lei nº 12.550/2011 autorizou a criação da EBSERH e a dotou de personalidade jurídica de direito privado. Seu Estatuto Social, introduzido pelo Decreto nº 7.661/2011, subordinou a referida Empresa ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários. Com relação às aquisições a serem realizadas pela EBSERH, conforme disposições contidas em seu estatuto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011 em seu artigo 13, inciso X alínea " a" diz que  compete ao Conselho de Administração deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva sobre o regulamento de licitação.

    Art. 13. Compete ao Conselho de Administração:

    X - deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento de licitação;


  • Uma dúvida com relação à alternativa C. Ela está incorreta porque para a EBSERH contratar qualquer serviço, deve ser por meio de licitação?


    Pela lei 12.550, a contratação da EBSERH pelo Poder Público dispensa licitação, mas não diz nada sobre contratação realizada pela empresa.

  • Oi Denis, a questão fala de aquisição e não contratação.

  • leta e correta!

    Artigo 7º, inciso XI, alínea a (Nova versão disponível no site da EBSERH que será o usado para todos os concursos com edital publicado após 02/04/14) Faz parte das atribuições do conselho de administração deliberar sobre o regulamento de licitação.

  • Lei 12.550/11

    Art . 5º  É  dispensada  a  licitação  para  a  contratação  da  EBSERH  pela  ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  para  realizar atividades  relacionadas  ao  seu  objeto  social.  

  • DECRETO 7661/2011 : ART.13 COMPETE AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

     X - deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento de licitação;

  • Contratar serviços:

    O Conselho de Administração, em face da deliberação favorável expressa na Resolução nº 71, de 28 de junho de 2018, aprova o Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, nos termos do art. 40 da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, e do Decreto nº 8.945, de 27 de dezembro de 2016. 

    Art. 1º Este Regulamento tem por objetivo definir e disciplinar o procedimento das licitações e contratações de serviços,

    Contratar a empresa:

    Art. 5º É dispensada a licitação para a contratação da EBSERH pela administração pública para realizar atividades relacionadas ao seu objeto social

  • Letra E.

    Segundo o Estatuto Social da EBSERH, aprovado em 29/06/2018, em seu art. 47: Compete ao Conselho Administração:

    XXVI - Aprovar o Regulamento Interno de Licitações e Contratos.

  • Art. 13. Compete

    ao Conselho de Administração:

    X - deliberar,

    mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento

    de licitação;


ID
1250944
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Acerca da área jurídica da EBSERH, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Regimento Interno:

    Artigo 31. São órgãos de assessoramento diretamente vinculados à Presidência:

    I- a Chefia de Gabinete;

    II- A Consultoria Jurídica;

    III- a Coordenação de Gestão Integrada;

    IV- a Assessoria de Planejamento e Relações Institucionais;

    V- a Assessoria de Apoio ao Ensino e Pesquisa;

    VI- a Coordenadoria de Comunicação Social; e

    VII- a Ouvidoria Geral.

  • Art. 28. Compete à Coordenadoria Jurídica:

    I - assessorar juridicamente o Presidente, a Diretoria Executiva, o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo da EBSERH;

    II - responder pela advocacia preventiva na EBSERH, atendendo e propondo soluções jurídicas para a empresa;

    III - supervisionar, bem como estabelecer as teses jurídicas das unidades hospitalares geridas pela Empresa, subsidiárias, escritórios, representações, dependências e filiais;

    IV - representar a Empresa judicial e extrajudicialmente, com a outorga do Presidente, coordenando a representação ativa e passiva da EBSERH na via judicial e administrativa;

    V - emitir parecer jurídico relativo à publicação de editais, dispensas e inexigibilidades de licitação, bem como quanto à formalização de contratos, convênios, acordos, ajustes e instrumentos congêneres, inclusive quanto aos aspectos de legalidade e conformidade da instrução processual;

    VI - elaborar informações em mandado de segurança, a ser assinado por autoridade competente que estiver sendo demandada no âmbito da EBSERH;

    VII - analisar e emitir parecer jurídico referente à legalidade de conclusões de relatórios de comissões de sindicância e consequentes proposições de medidas disciplinares ou imputação de responsabilidade administrativa ou civil;

    VIII - acompanhar a atualização de legislação de interesse da Empresa;

    IX - examinar previamente a legalidade dos atos relativos ao direito de pessoal e assessorar a Diretoria de Gestão de Pessoas;

    X - defender os integrantes e ex-integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria Executiva em processos judiciais e administrativos contra eles instaurados pela prática de atos no exercício do cargo ou função, nos casos em que não houver incompatibilidade com os interesses da empresa;

    XI - exercer outras atribuições determinadas pelo Presidente. 


ID
1250947
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Com relação ao tratamento da Lei nº 12.550/2011, que autorizou a criação da EBSERH, acerca da cessão de bens e direitos por parte das instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres, no âmbito e durante a vigência do contrato entre aquela empresa, relativamente aos serviços relacionados às suas competências, e estas instituições, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art.13º - Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder à EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art.6o, bens e direitos necessários à sua execução.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 13. Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder à EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art. 6º , bens e direitos necessários à sua execução.

    LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • As alternativas apresentadas tentou confundir o candidato com o Art. 11 parágrafos 1º e 2º.


ID
1250950
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Considerando que, no Brasil, a esperança de vida ao nascer é um dos índices usados para avaliar o quadro geral de saúde da população, é correto afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • ?????????????????????????????????????

  • Todas as alternativas estão erradas.

  • Pode justificar as questões erradas


ID
1250953
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

A Lei Orgânica da Saúde estabelece duas formas de participação da comunidade na gestão do SUS: as Conferências e os Conselhos de Saúde. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8142/90

    Art.1°

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  •            Resolução do Conselho Nacional de Saúde  reza:

         Terceira Diretriz: a participação da sociedade organizada, garantida na legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. A legislação estabelece, ainda, a composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. O Conselho de Saúde será composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, de entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, do governo e de entidades representativas de prestadores de serviços de saúde, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho, em reunião plenária. Nos Municípios onde não existem entidades, instituições e movimentos organizados em número suficiente para compor o Conselho, a eleição da representação será realizada em plenária no Município, promovida pelo Conselho Municipal de maneira ampla e democrática.

  • LEI 8142/90

    Art. 1º

    Paragrafo 1º  A conferência de saúde reúne-se a cada 4 anos com a representação de diversos segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo ´poder executivo ou, extraordinariamente por esta ou pelo Conselho de Saúde.



  • Parlamentares?...

  • A questão deveria ser anulada... não existe parlamentares??????

  • Questão deveria ser anulada. Respeitando o que preconiza a terceira diretriz da  RESOLUÇÃO No 453, DE 10 DE MAIO DE 2012 a qual enuncia no item oitavo:

    "VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde. "

  • Parlamentares??? em nenhuma das legislações fala de parlamentares, inclusive fala que é priobida a participação de membros eleitos do legislativo, executivo e judiciario...

  • D.

    -As Conferências de Saúde é onde se encontram tipos diversos de pessoas.

    -Os Conselhos de Saúde são órgãos de controle do SUS pela sociedade nos níveis municipal, estadual e federal.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    FONTE: LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A QUESTÃO ESTA ERRADA PARLAMENTARES SÃO MEMBROS ELEITOS DO PODER LEGISLATIVO.

    Questão deveria ser anulada. Respeitando o que preconiza a terceira diretriz da RESOLUÇÃO No 453, DE 10 DE MAIO DE 2012 a qual enuncia no item oitavo:

    "VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde. "

  • Gabarito D

    A questão aborda a lei 8.080/90, não referencia à resolução 543/12.

    De todo modo, Conferência e conselho são instâncias diferentes.

    O item "d" fala sobre a participação dos parlamentares nas conferciências de saúde, o que é certo. Já o item VIII da 3° diretriz - resolução 533/12 veda a participação dos parlamentares como membros nos conselhos de saúde.


ID
1250956
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Com base na Resolução nº 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, assinale a alternativa que não apresenta uma competência dos Conselhos de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se, o sufrágio universal é exercido para o voto POLÍTICO da república. Refere-se a sua opinião sobre governantes do Estado. Portanto não há que se falar em sufrágio universal em Conselhos de Saúde. 

  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2012/res0453_10_05_2012rep.html

  • Gabarito: Letra B.


    Complementando


    De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012

    Quinta Diretriz: aos Conselhos de Saúde Nacional, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, que têm competências definidas nas leis federais, bem como em indicações advindas das Conferências de Saúde, compete:


    a) Correto.

    I - fortalecer a participação e o Controle Social no SUS, mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS;

    b) Errado.

    c) Correto.

    XI - avaliar, explicitando os critérios utilizados, a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde do SUS;

    d) Correto.

    V - definir diretrizes para elaboração dos planos de saúde e deliberar sobre o seu conteúdo, conforme as diversas situações epidemiológicas e a capacidade organizacional dos serviços;

    e) Correto.

    III - discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde;



  • Não há essa competência para os Conselhos de Saúde: coordenar votações em âmbito nacional, estadual e municipal para a escolha das ações prioritárias em saúde pública por meio de sufrágio universal.


ID
1250959
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Acerca da direção nacional do SUS, é correto afirmar que a ela compete definir e coordenar os sistemas de

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080/90

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

  • Lei 8080/90

    Art. 16.

    A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

     

  •  A direção NACIONAL do Sistema Único da Saúde compete DEFINIR E COORDENAR OS SISTEMAS:

     

    >>>>De rede de laboratórios de saúde pública

    >>>>Vigilância sanitária

     

    GAB. A

  • que não caia sobre essas direções nacional, estadual e mucipal na minha prova! essa parte é a  mais difícil da lei...erro quase todas as questões com esse assunto =S

  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

    gab- A

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1250962
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Considerando que as Ações Integradas de Saúde (AIS) começaram a ser implementadas em meados da década de 1980, é correto afirmar que suas principais diretrizes eram o (a)

Alternativas
Comentários
  • AIS: diretrizes:

    Universalização, acessibilidade, descentralização, integralidade e participação comunitária.

  • A partir do plano do CONASP, surgiu o Programa de Ações Integradas de Saúde, que ficou conhecido como AIS. ... Em 1986 é realizada em Brasília a VIII Conferência Nacional de Saúde, com ampla participação de trabalhadores, governo, usuários e parte dos prestadores de serviços de saúde.

  • Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no , obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;


ID
1340989
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

A vidraria utilizada para a filtração a vácuo é denominada

Alternativas
Comentários
  • Funil de Buchner: equipamento de porcelana ou de plástico que contém diversos orifícios


ID
1340992
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

O equipamento que tem a finalidade de esterilizar pelo vapor saturado sob pressão é a (o)

Alternativas
Comentários
  • Autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão inventado por Charles Chamberland, inventor e auxiliar de Louis Pasteur.


ID
1340995
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Qual é o produto responsável por modificar as propriedades da água, presente no detergente, com a função de diminuir a tensão superficial facilitando a sua penetração nas superfícies?

Alternativas

ID
1340998
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

O grupo de agentes anti-sépticos utilizado na higienização das mãos com um espectro antimicrobiano, e velocidade de ação rápida e que não apresenta ação residual é o (a)

Alternativas
Comentários
  • AGENTES ANTI-SÉPTICOS Clorexidina degermante 2%; Polvidine degermante 10%; Álcool gel a 70%.  


ID
1341001
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma característica bioquímica da safranina, corante utilizado na coloração de Gram.

Alternativas

ID
1341004
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Para a cultura de Neisseria gonorrhoeae são necessários meios de cultura

Alternativas
Comentários
  •  a) transportes e diferenciais: Meio de cultura para transporte é isento de nutrientes e só mantém a amostra intacta para posterior avaliação. Meio diferencial é aquele que permite que várias espécies se desenvolvam e cada uma apresenta uma disposição diferente.
      b) enriquecidos e seletivos: Meio enriquecido é o que tem muitos nutrientes para possibilitar a multiplicação bacteriada. O meio seletivo é aquele que inibe o crescimento de outras culturas que não são as de interesse.
      c) seletivos e indicadores: Meio indicador é aquele que estuda as propriedades bioquímicas de uma cultura com a finalidade de identificação do microorganismo.
      d) diferenciais e enriquecidos - já explicado anteriormente.
      e) indicadores e seletivos.- já explicado anteriormente.


ID
1341007
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Os materiais utilizados em hospitais são classificados de acordo com as suas características de penetrar ou não na pele íntegra, podendo ser denominados de artigos críticos, semi- críticos e não críticos. O artigo não crítico tem a característica de

Alternativas
Comentários
  • QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA...

    E ATENÇÃO...SE LIGUE AÍ QUE É HORA DA REVISÃO.

    Artigo Crítico: todo equipamento que é utilizado em procedimentos invasivos, e que necessita de esterilização após o uso. Ex: Pinças cirúrgicas e lâminas de bisturi. 

    Artigo semi crítico: Todo equipamento que entra em contato com a pele não integra e mucosas, e que necessita de no mínimo desinfecção. Ex: mascara de nebulizador e lâmina de laringoscópio.  

    Artigo não crítico: todo equipamento que entra em contato com a pele íntegra e necessita apenas de limpeza após o uso. Ex: comadres e termômetro.

    Artigos críticos – entram em contato com tecidos estéreis ou com o sistema vascular e devem ser esterilizados para uso, pois possuem alto risco de causar infecção.

    Artigos semicríticos – são aqueles destinados ao contato com a pele não intacta ou com mucosas íntegras. Ex.: equipamentos respiratórios e de anestesia, endoscopia, etc. Requerem desinfecção de alto nível ou esterilização.

    Artigos não críticos – são artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente. Ex.: comadres (aparadores), cubas, aparelhos de pressão, entre outros. Requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível. Deve-se atentar para o risco de transmissão secundária por parte dos profissionais que lidam com o artigo e entrem em contato com o paciente.


ID
1341010
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

A norma regulamentadora no 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. Quanto a essa NR, é correto afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

     

    32.2.4.3.2 O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e
    depois do uso das mesmas.


ID
1341013
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

É vedado ao técnico em análises clínicas

Alternativas

ID
1341016
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Quanto a conduta ética dentro do laboratório de análises clínicas os servidores devem

Alternativas

ID
1341019
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Para a coleta de sangue venoso, é importante escolher uma região de punção que envolva algumas considerações, devendo selecionar uma veia que é facilmente palpável, porém algumas observações são necessárias. Quanto a coleta de sangue venoso, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1341022
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

As vidrarias utilizadas dentro do laboratório de análises clínicas devem seguir procedimentos de limpeza, que impeçam erros nas análises das amostras biológicas. Assinale a alternativa que não corresponde a essa finalidade.

Alternativas

ID
1341025
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

O líquido sinovial é um líquido que está presente em quantidade aumentada na(o)

Alternativas
Comentários
  • O líquido sinovial é um dos elementos que formam o Sistema Locomotor, junto com os ossosmúsculosligamentos e articulações. Tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor.


ID
1341028
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Os pacientes litiásicos e hipercalciúricos têm um fator de risco para fraturas ósseas, sobretudo, vertebral, em virtude da(o)

Alternativas

ID
1341031
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Quanto à biossegurança, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra C está errada porque: 

    Os riscos biológicos em laboratórios podem estar relacionados com a manipulação de:

    -  Agentes patogênicos selvagens;

    -  Agentes patogênicos atenuados;

    -  Agentes patogênicos que sofreram processo de recombinação;

    -  Amostras biológicas;

    -  Culturas e manipulações celulares (transfecção, infecção);

    -  Animais.

    Não é exclusivo ao modo de transmissão do patógeno.

    A resposta correta é a letra B.


ID
1341034
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

O reagente que reduz a tensão de oxigênio, utilizado no teste de falcização é o

Alternativas

ID
1341037
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

A velocidade de hemossedimentação (VHS) é o exame utilizado para medir a (o)

Alternativas
Comentários
  • Usado principalmente doenças inflamatórias ex: AR (Artrite Reumatoide) .


ID
1341040
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

O exame que detecta hemácias sensibilizadas com IgG e complemento, e também é usado na investigação das anemias hemolíticas autoimunes é denominado

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que o Coombs indireto é usado o soro do paciente + hemácias conhecidas.

    Gab: E


ID
1341043
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

A indução na produção de anticorpos específicos, como a antiestreptolisina O (ASLO), causada pela presença de estreptolisina O, requer reações para a detecção desses anticorpos, que é baseada na

Alternativas

ID
1341046
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Quanto aos princípios químicos das tiras reativas da urina, é correto afirmar que o teste

Alternativas

ID
1341049
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

A febre tifóide é causada pela bactéria

Alternativas

ID
1341052
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

A forma infectante da leishmania, que é inoculada no homem pelo inseto vetor é a

Alternativas
Comentários
  • Promastigota.

    A forma que está presente nos macrófagos dos vertebrados (homem também) é amastigota. A transformação ocorre no tubo digestório dos insetos.

  • promastigota=Hospedeiro invertebrado Flebotominio

    amastigota: HOspedeiro Vertebrado - HOMEM

  • Gabarito: D!

    A leishmaniose é transmitida pela picada de flebotomíneas infectadas. Ao se alimentarem de sangue, as flebotomíneas injetam promastigotas metacíclicos (o estágio infeccioso) de sua probóscide.

     

    Ao se alimentarem do sangue de um hospedeiro infectado, as flebotomíneas são infectadas pela ingestão de macrófagos infectados por amastigotas.

    Bons estudos!


ID
1341055
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

O método parasitológico que tem como princípio a diluição das fezes em solução saturada de açúcar ou sal é o método de

Alternativas

ID
1341058
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta equipamentos de proteção coletiva.

Alternativas

ID
1341061
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Por motivo de esquecimento, uma amostra de urina ficou por 8h na bancada em temperatura ambiente, sem nenhum conservante. Nesse caso, não ocorre interferência na(o)

Alternativas
Comentários
  • Se a amostra apresentar bactérias oriundas de infecção urinária:

    a) aumento do nitrito: a concentração de nitrito tende a aumentar visto que este é produto metabólico da ação bacteriana (gram negativas) na presença de nitrato.

    b) diminuição da glicose: estas consumirão a glicose disponível na amostra urinária, causando assim uma diminuição da concentração.

    c) aumento da turvação: o aumento da carga bacteriana pode modificar o aspecto da urina de translúcida para turva.

    d) aumento do número bacteriano: bactérias se multiplicam no meio de cultura (amostra de urina)

    e) diminuição do pH: o metabolismo bacteriano costuma produzir compostos básicos, o que acarretaria em um aumento do número de pH.