SóProvas



Prova IESES - 2015 - IFC-SC - Informática - Arquitetura de Computadores/Estrutura de Dados/Sistemas Operacionais


ID
1569787
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam-se a segui-los.

A sequência correta é: 

Alternativas

ID
1585438
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I


A arte pós-moderna vai se diferenciar dos movimentos do alto modernismo, por preferir formas lúdicas, disjuntivas, ecléticas e fragmentadas. A arte vai servir aí como parâmetro, exprimindo o imaginário da pós-modernidade, não se estruturando mais na paródia (o escárnio do passado), mas no pastiche (a apropriação do passado). A única possibilidade, já que tudo já foi feito, é combinar, mesclar, re-apropriar [sic].[...]

A arte eletrônica vai constituir-se numa nova "forma simbólica", através da qual os artistas utilizam as novas tecnologias numa postura ao mesmo tempo crítica e lúdica, com o intuito de multiplicar suas possibilidades estéticas. Essa nova forma simbólica vai explorar a numerização (trabalhando indiferentemente texto, sons, imagens fixas e em movimento), a spectralidade (a imagem é auto-referente [sic], não dependendo de um objeto real, e sim de um modelo), o ciberespaço (o espaço eletrônico), a instantaneidade (o tempo real) e a interatividade [...].

(LEMOS, André. Fragmento extraído de: Arte eletrônica e cibercultura. Disponível em: http://www.blogacesso.com.br/?p=102 Acesso em 15 abr 2015). André Lemos é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Para saber mais sobre o objeto de estudo de André Lemos, acesse o site www.andrelemos.info

Sobre os recursos de construção do texto, leia com atenção as assertivas a seguir. Em seguida assinale a alternativa que contenha a análise correta das mesmas.


I. “A arte vai servir aí como parâmetro, exprimindo o imaginário, não se estruturando mais na paródia." Nesse período, podemos afirmar corretamente que uma palavra foi acentuada por apresentar hiato, uma foi acentuada por ser proparoxítona e duas receberam acentos por serem paroxítonas terminadas em ditongo.


II. Ainda em: “A arte vai servir aí como parâmetro, exprimindo o imaginário, não se estruturando mais na paródia", o pronome “se" aí empregado também poderia aparecer na forma enclítica, sem que com isso se alterasse a correção do período, pois o verbo no gerúndio permite a ênclise.


III. O verbo “ir" é utilizado em mais de uma ocorrência no texto como verbo auxiliar, constituindo perífrase de futuro do presente. Esse tempo verbal é adequado à proposição do autor do texto, que faz referência a eventos vindouros.


IV. “A arte eletrônica vai se constituir numa nova forma simbólica." A locução verbal presente nesse período poderia ser substituída pelo verbo na forma sintética, resultando, corretamente, na reescrita a seguir: A arte eletrônica constituirá-se numa nova forma simbólica.




Alternativas

ID
1814518
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Referente à Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, marque “V" para as afirmativas verdadeiras e “F" para as afirmativas falsas:

( ) Art. 12. O concurso público terá validade de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

( ) Art. 20 Parágrafo 2º. O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

( ) Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

( ) Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em Lei.

( ) Parágrafo Único. Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.

A alternativa correta é: 

Alternativas

ID
1814521
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, complete a frase:

“Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre ____________ horas de um dia e _____________ horas do dia seguinte, terá o valorhora acrescido de _________________________, computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos".

A alternativa correta é: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

     

    Parágrafo único. Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73.
     

  • GABARITO: D

    Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.


ID
1814524
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o Art. 9º da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, é incumbência da União:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D, PORÉM O ÍTEM C TAMBÉM ESTÁ CORRETO. ESSA QUESTÃO DEVERIA TER SIDO ANULADA. 

    Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996

    Art. 9º A União incumbir-se-á de:       (Regulamento)

    I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    II - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;

  • GABARITO LETRA C

    Letra D é incumbência dos estados!!!

  • Art. 9º A União incumbir-se-á de:    

       

    I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    II - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;

    III - prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva;

    IV - estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;

    IV-A estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação;               

    V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

     VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação;

     VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.  


ID
1814527
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Parágrafo 2º do Art. 1º da Lei nº 12.772 de 28 de dezembro de 2012, estabelece denominações às Classes de Carreira de Magistério Superior de acordo com a titulação do ocupante do cargo. As denominações são:

I. Classe A, com denominações de:

1) Professor Adjunto A

2) Professor Assistente A

3) Professor Auxiliar

II. Classe B, com a denominação de Professor Assistente.

III. Classe C, com a denominação de Professor Adjunto.

IV. Classe D, com a denominação de Professor Associado.

V. Classe E, com a denominação de Professor Titular.

Para o professor ocupar o cargo de Professor Assistente A, é necessário portar o título de: 

Alternativas
Comentários
  • (...)

    § 2o  As classes da Carreira de Magistério Superior receberão as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo:     

    I - Classe A, com as denominações de:     

    a) Professor Adjunto A, se portador do título de doutor;     

    b) Professor Assistente A, se portador do título de mestre; ou     

    c) Professor Auxiliar, se graduado ou portador de título de especialista;      

    II - Classe B, com a denominação de Professor Assistente;     

    III - Classe C, com a denominação de Professor Adjunto;  

    IV - Classe D, com a denominação de Professor Associado; e     

    V - Classe E, com a denominação de Professor Titular. (...)

  • Já repetiram essa questão umas 10 vezes


ID
1814530
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes. Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • C) A relação entre professor e aluno deve ser vertical.  

     

    Deve ser HORIZONTAL


ID
1814536
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 - Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço em razão de casamento por:

Alternativas
Comentários
  • Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço (...)


     III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

     a) casamento;

    (....)

  • GABARITO: C

    Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de: a) casamento;


ID
1814539
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em sistemas com multiprogramação ativa, inicialmente um novo processo é inserido na fila de prontos. Este processo aguarda até ser selecionado para execução ou ser despachado. Uma vez que o processo seja alocado à CPU, eventos podem ocorrer. Analise as afirmativas sobre o processo.

I. Pode emitir uma solicitação de I/O e então ser inserido em uma fila de I/O.

II. Pode criar um novo subprocesso e esperá-lo terminar.

III. Pode ser removido forçosamente da CPU, como resultado de uma interrupção, e ser devolvido à fila de prontos.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas

ID
1814542
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

As distribuições Linux utilizam sistemas de arquivos padronizados para organizarem os dados na gravação e na leitura. O recurso denominado Journaling permite recuperar um sistema após um desastre no disco em uma velocidade muito maior que nos sistemas de arquivos que não o utilizam. Sistemas de arquivos que empregam esse recurso, utilizados pelo Linux, são:

Alternativas

ID
1814545
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Hypervisor, ou Monitor de Máquina Virtual (Virtual Machine Monitor – VMM), é uma camada de software entre:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D
    "O hypervisor, ou Monitor de Máquina Virtual (VMM), é uma camada de software entre o hardware e o sistema operacional. O VMM é responsável por fornecer ao sistema operacional visitante a abstração da máquina virtual. É o hypervisor que controla o acesso dos sistemas operacionais visitantes aos dispositivos de hardware. É interessante ressaltar que o VMM não executa em modo usuário, pois é ele que deve executar, ou simular a execução, das instruções privilegiadas requisitadas pelo sistema operacional visitante."
    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/OqueohypervisorouVMM(VirtualMachineMonit.html

  • Gabarito D

    Um hipervisor, ou monitor de máquina virtual, é uma plataforma que permite aplicar diversas técnicas de controle de virtualização para utilizar, ao mesmo tempo, diferentes sistemas operativos (sem modificar ou modificá-los em caso de paravirtualização) no mesmo computador. É uma extensão de termo anterior, «supervisor», que se aplicava aos kernels dos sistemas operativos.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Questão mal elaborada, isso vai depender do tipo de Hypervision. 

  • ".... É o hypervisor que controla o acesso dos sistemas operacionais visitantes aos dispositivos de hardware...."

    o SO visitante está localizado onde? Até onde sei, na MAQUINA VIRTUAL. Logo, ao meu ver,  falar que o VMM está entre o HW e a VM não está errado, pois para se falar em SO visitante, primeiro deve-se falar em VM.

  • Complementando Murilo Mansano, quando o hypervisor é convidado/hosted (tipo 2), ele executa como um processo normal sobre o SO nativo. Assim o hypervisor estaria entre o SO e o aplicativo.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Hypervisor#Classification
    "Type-2 or hosted hypervisors: run on a conventional operating system (OS) just as other computer programs do. A guest operating system runs as a process on the host."

  • Concordo com o colega Murilo, pois o comando da questão não deixa claro que tipo de Hypervisor está se referindo. Vamos lá! Seguimos confiantes!

  • Alternativa correta: D. 

     

    - Hypervisor Baremetal: hardware - hypervisor - Máquinas Virtuais;

    - Hypervisor Hosted: hardware - SO Host - hypervisor - Máquinas Virtuais

     

    Acho que por "hardware" e "sistema operacional" o comando da questão quis se referir ao que está em destaque acima. No caso o examinador considerou o "SO Host" como sendo parte da solução de virtualização (junto do VMM), e não um SO separado. 

  • d-

    nuvem privada e publica fornecem virtualizacao, desacoplando o hardware de seu SO utilizando uma camada abstrata- hypervisor, o qual pode rodar multiplas VMs (maquinas virtuais).Cada servidor tem um hypervisor, enquanto q cada VM pode rodar qualquer SO compativel (windows, mint Mac OS etc)

    https://docs.microsoft.com/en-us/learn/modules/intro-to-azure-fundamentals/what-is-microsoft-azure


ID
1814548
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows oferece tecnologias de clustering que podem ser utilizadas de forma individual ou combinada. A tecnologia disponível no Windows que tem por objetivo melhorar a escalabilidade do sistema mediante o equilíbrio de carga entre múltiplas máquinas é denominado de:

Alternativas

ID
1814551
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O northbridge (Ponte Norte) é tradicionalmente um dos dois chips que constituem o chipset numa placa-mãe de PC, sendo o outro a southbridge (Ponte Sul). O northbridge geralmente lida com a comunicação entre:

Alternativas
Comentários
  • Chipset Ponte Norte
    O chip ponte norte é também chamado de MCH (Memory Controller Hub) é conectado diretamente ao processador e possui as seguintes funções:
    - Controlador de Memória;
    - Controlador do barramento AGP (se disponível);
    - Controlador do barramento PCI Express x16 (se disponível);
    - Interface para transferência de dados com a ponte sul.

     

     

    Chipset Ponte Sul (Parte mais lenta, On-board)
    O chipset da ponte sul, também chamado ICH (I/O Controller Hub) é conectado à ponte norte e sua função é basicamente controlar os dispositivos on-board e de entrada e saída. Ela controla:
    - Discos Rígidos (IDE ou SATA);
    - Portas USB;
    - Som on-board;
    - Rede on-board;
    - Controladores de HDs (ATA/IDE e SATA)
    - PS/2, serial e os barramentos PCI e ISA
    - Relógio de Tempo Real (RTC);
    - Memória de configuração (CMOS);


ID
1814554
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Dentre os métodos para construção de algoritmos, o Cartesiano é aquele que segue o princípio de:

Alternativas
Comentários
  • Método Cartesiano de Dividir-para-Conquistar
    • Também é o conhecido por método descendente (top-down method) ou método de
    refinamento passo-a-passo
    • Este método consiste em dividir um problema em partes menores (ou sub-problemas) de modo
    a que seja mais fácil a sua resolução.
    - Exemplo: Fazer sumo de laranja?
    • Lavar laranja;
    • Partir laranja ao meio;
    • Espremer laranja;
    • Filtrar o sumo;
    • Servir o sumo.
    • Passo-a-passo, significa que cada passo é completado antes que o próximo comece.
    - Exemplo: é impossível “ver telejornal” antes de executar por inteiro o passo anterior de “ligar a TV”

     

  • Poderia ser consórcio?

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1814557
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

É a descrição de um padrão de comportamento, expressado em termos de um repertório bem definido e finito de ações "primitivas", das quais damos por certo que elas podem ser executadas. A descrição refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1814560
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Assinale a opção correta relativa às operações básicas suportadas por pilhas.

Alternativas
Comentários
  • As três operações básicas da pilha são:

    push: insere um elemento no topo da pilha

    pop: retira um elemento do topo da pilha

    top: verifica o elemento do topo da pilha, sem retirá-lo

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1814563
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Assinale a opção correta relativa às operações básicas suportadas por filas.

Alternativas
Comentários
  • a) isFull: verifica se a fila está cheia.b) isEmpty: verifica se a fila está vazia.

    c) Enqueue: coloca o elemento no final da fila.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1814566
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Uma das regras básicas para definir novos objetos ou conceitos é que a definição deve conter somente termos que tenham já sido definidos ou que sejam óbvios. Assim, um objeto definido em termos dele próprio é uma violação sérias dessa regra – um círculo vicioso. Por outro lado, existem muitos conceitos de programação que se auto definem. Restrições formais impostas às definições, tais como existência e unicidade, são satisfeitas e não deve ocorrer violação das regras. Tais definições são usadas primordialmente para se definir conjuntos infinitos e são chamadas de:

Alternativas
Comentários
  • Quase chorei ao final...

  • Em uma definição recursiva um item é definido em termos de si mesmo, ou seja, o item que está sendo definido

    aparece como parte da definição;

    Em todas as funções recursivas existe:

    1 - Caso base (um ou mais) cujo resultado é imediatamente e conhecido.

    2 - Passo recursivo em que se tenta resolver um subproblema do problema inicial.

    http://www.inf.puc-rio.br/~iue1002/material/avancado/Recursao.pdf

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1814569
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A camada de software colocada entre o hardware e os programas que executam tarefas para os usuários e que é responsável pelo acesso aos periféricos; sempre que um programa necessita de algum tipo de operação de entrada e saída, ele solicita para esta camada que é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • A) Certo

    B) Browser - navegação na internet

    C) Máquina Virtual - O próprio computador

    D) Banco de Dados - Ferramenta capaz de capturar e armazenar as informações para uso posterior.

  • @Raiane Nayara, máquina virtual: o próprio computador?

  • Gabarito A

    Sistema operativo (português europeu) ou operacional (português brasileiro) (em inglês: Operating System - OS) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1814572
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Quando duas ou mais CPUs podem executar instruções simultaneamente, ou seja, cada CPU deve ser capaz de processar no estado EM EXECUÇÃO ao mesmo tempo que as outras, é uma situação onde dois ou mais processadores operam em conjunto. Esses sistemas são conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Sistema Multiprocessamento.

    Multiprocessamento é o conceito de mais de 1 processador ao mesmo tempo. sejam eles dentro do mesmo chip, na mesma placa-mãe ou em gabinetes diferentes.


ID
1814575
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Nos processos concorrentes, a configuração simétrica é a mais difícil de ser implementada, o escalonamento do processador é descentralizado. Sempre que um processo é interrompido, seja por uma requisição de E/S ou por qualquer outro tipo de interrupção, o processador em questão atualiza a entrada correspondente na lista de processo e seleciona um outro processo para ser executado. Significa que qualquer programa ou processo pode ser executado por diferentes processadores, além disso, uma vez que cada processador tem acesso a todos os dispositivos de E/S e pode referenciar qualquer unidade de armazenagem, a incidência de conflitos é maior à medida que vários processadores tentam acessar simultaneamente o mesmo recurso. Torna-se óbvia, portanto, a necessidade de algoritmos de resolução de conflitos entre os diversos processadores. A isso chamamos de:

Alternativas

ID
1814578
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A Unidade Central de Processamento do modelo IAS contém alguns registradores para armazenamento temporário de instruções, endereços de memória e dados. O processamento de dados é realizado pelos circuitos lógicos aritméticos. Os circuitos de controle decodificam instruções, direcionam a informação através do sistema, e fornecem a temporização dos sinais para todas as ações. A estrutura responsável para o armazenamento de programas e dados é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    Vamos por parte:

    O que seria " Unidade Central de Processamento do modelo IAS": O computador IAS foi o primeiro computador eletrônico construído pelo Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS). O computador IAS foi um dos primeiros computadores a implementar o “conceito do programa armazenado”. Neste paradigma, o programa ́e armazenado na memória do computador juntamente com os dados. Desta forma, a geração e a carga de programas pode ser feita de forma automatizada, pelo próprio computador. O IAS foi desenvolvido no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e sua construção foi liderada por John von Neumann.

     

    O processamento de dados é realizado pelos circuitos lógicos aritméticos = ULA

     

    Os circuitos de controle decodificam instruções, direcionam a informação através do sistema, e fornecem a temporização dos sinais para todas as ações = refere-se à Unidade de Controle (UC).

     

    A estrutura responsável para o armazenamento de programas (instruções + endereços) e dados = memória principal

     

    * Acumulador = é um registrador dentro da unidade de lógica e aritmética (ULA).

    Ele é um dos registradores da CPU, no qual se armazena (registra) os resultados de alguma operação aritmética (a saída da ULA (unidade lógica aritmética) é ligada nela). Com o acumulador, cálculos são efetuados mais rapidamente, pois não é necessário escrever o resultado de cada cálculo na memória principal.

     

     

     

     

     


ID
1814581
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Durante a execução do programa os dados são armazenados na memória do computador. As localizações de memória em que esses dados são armazenados se denominam de:

Alternativas
Comentários
  • • Na Ciência da computação, uma estrutura de dados é um modo particular de armazenamento e organização de dados em um computador de modo que possam ser usados eficientemente, facilitando sua busca e modificação.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1814584
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um processo é uma abstração que reúne uma série de atributos como espaço de endereçamento, descritores de arquivos abertos, permissões de acesso, quotas, etc. Um processo possui, ainda, áreas de código, dados e pilha de execução. Também é associado ao processo um fluxo de execução, que é chamado de thread. A ideia de associar vários fluxos de execução a apenas um processo é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Multithreading é executar vários threads (threads = fluxos de execução de código) em um mesmo processo, lembrando que as threads compartilham o mesmo endereçamento de memória, mas cada thread tem seu próprio CREP:

    Contador de programa

    Registradores

    Estado

    Pilha

  • d-

    Processo -instância única de uma aplicação executada. Cada processo tem pelo menos uma thread que executa o código. threads adicionais se limitam pela RAM.  Cada thread possui seu stack de execução (espaço para chamadas e valores de variáveis). Threads  compartilham o mesmo espaço de endereçamento que o processo. Uma thread possui registradores , o ‘ponteiro de instruções’ o mais conhecido . O conjunto de registradores é o ‘contexto’”. Logo, thread é uma unidade de execução do processo, com ponteiro de instruções (indica a próxima instrução ) e informação de contexto da thread.


ID
1814587
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em qualquer sistema operacional que implemente multiprogramação, diversos processos disputam os recursos disponíveis no sistema a cada momento, é necessário então dividir o recurso “tempo do processador” entre os processos do sistema. A maneira de decidir qual processo será executado a seguir ou a maneira de decidir quando um processo solicitado será efetivamente criado, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • b-

    Escalonador de Processos, preocupado com a eficiência da CPU,  seleciona o processo que CPU executa. O escalonador de processo é acionado para mudança de contexto (troca de processo).


ID
1814590
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Uma lista linear é um conjunto de informações de qualquer tipo, organizadas sequencialmente. A organização sequencial estabelece uma relação de ordem, decorrendo daí a possibilidade de identificar qualquer elemento da lista: o primeiro ou último ou qual elemento precede ou sucede qualquer outro. Partindo dessa organização, as operações básicas em listas lineares são:

Alternativas
Comentários
  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1814593
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Para armazenar um algoritmo na memória de um computador e para que ele possa, em seguida, comandar as operações a serem executadas, é necessário que ele seja programado, isto é, que seja transcrito para uma linguagem que o computador possa “entender”, direta ou indiretamente. Os computadores só podem executar diretamente os algoritmos expressos em:

Alternativas
Comentários
  • Linguagem de máquina:

    É uma representação simbólica do conjunto de instrução da unidade central de processamento (CPU). Pode fazer o uso extremamente eficiente da memória e “otimizar” a velocidade de execução do programa.

    Quando um programa é projetado pobremente e tem pouca documentação a linguagem de máquina é um pesadelo.


    Fonte: Deitel

  •  a)Linguagem de máquina. 

    Sao as linguagens de baixo-nivel, as quais usam somente binario para comunicar com processador. e.g.: assembly

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1814596
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os Programas Montadores são ferramentas que permitem a tradução de programas-fonte escritos em linguagem de montagem para programas-objeto. São ferramentas que costumam transformar programas escrito em linguagens de níveis menores até alto nível em linguagem de máquina. Os programas montadores são conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • O processo de montagem recebe como entrada um arquivo texto com o código fonte do programa em assembly e gera como saída um arquivo binário, o módulo objeto, contendo o código de máquina e outras informações relevantes para a execução do código gerado.

    Em geral, montadores oferecem facilidades além da simples tradução de código assembly para código de máquina.

     

    http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/EA876/apostila/HTML/node79.html

     

    Gabarito: c)

  • Montadores

    - Processo que converte um programa escrito em Assembly para outro, idêntico em termos de resultado, escrito na linguagem da máquina.

    - A equivalência é de uma instrução de máquina para uma instrução binária.

    Alternativa: C