SóProvas



Prova IF-BA - 2013 - IF-BA - Cursos Superiores e Técnicos


ID
1461814
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Pedro e mais quatro amigos gastaram seis horas para pavimentar os 8 metros da calçada de uma casa. Para realizar o mesmo serviço em outra calçada de 6 metros, reduzindo em 20% a quantidade de pessoas que trabalhariam no mesmo ritmo dos primeiros, o tempo gasto seria igual a

Alternativas
Comentários
  •    Horas       Pessoas                                                    Metros

       ^   6             |    5                                                      ^   8

       |    x            v   4(redução de 20% das pessoas)           |   6


    A única razão inversamente proporcional é o 5/4, por que quantos mais amigos, menos tempo gasta pra realizar a pavimentação.

    Então, 

      6/x = 4/5 * 8/6

     6/x = 32/30

    6.30 = 32.x

    180 = 32x

    180/32 = x 

    5,625 = x


    Encontramos a hora, que está com casas decimais, temos que transformar então em minutos.


    1H ------- 60 min

    0,625h --  Xmin

    0,625.60 = x

    37,5 = x


    Então: 5 horas 37 minutos e 5 segundos

  • Lauro Alves, a resposta correta é a letra C, pois quando você fez o segundo cálculo:


    Encontramos a hora, que está com casas decimais, temos que transformar então em minutos.

    1H ------- 60 min

    0,625h --  Xmin

    0,625.60 = x

    37,5 = x

    a resposta também deu em decimal, logo você tem que transformar novamente os 0,5 min em segundos, ou seja:

    meio minuto corresponde a 30 segundos.

    A alternativa correta é a letra C.



ID
1461823
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois ciclistas partem de um mesmo ponto A em direções perpendiculares, um deles pedalando à razão de 3 metros por segundo e o outro à razão de 4 metros por segundo. No instante em que percorrem um sexto de minuto, a distância entre eles, em metros, é igual a

Alternativas

ID
1461826
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma circunferência de raio r = 3 cm está inscrita num triângulo isósceles de altura 8 cm. Desse modo, a medida da área exterior à circunferência e interior ao triângulo, em cm2 , é igual a

Alternativas

ID
1461835
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O marcador de combustível de um carro, que indicava 1/3 do tanque, passou a indicar 4/5 depois que o carro foi abastecido com 21 litros de combustível. Desse modo, é correto afirmar que a capacidade do tanque, em litros, é um número tal que a soma dos seus algarismos é igual a

Alternativas

ID
1461841
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“No Brasil, há registros de fugitivos no Recôncavo da Bahia e na Capitania de Pernambuco – inicias áreas de colonização e escravidão africana atlântica – desde o final do século XVI. As primeiras notícias de Palmares – uma das mais importantes comunidades de africanos fugitivos das Américas – surgem nas últimas décadas do século XVI. (…) Os palmaristas (como eram denominados nas fontes lusitanas) resistiram a inúmeras tropas oficiais enviadas por portugueses e neerlandeses (durante a ocupação destes no nordeste em meados do século XVII) e também expedições punitivas preparadas por fazendeiros locais, que cada vez mais se sentiam prejudicados. Liderados por Ganga-Zumba e depois Zumbi – tinham uma complexa organização econômica, militar e política".

GOMES, Flávio dos Santos (Org.) Mocambos de Palmares: histórias e fontes (séculos XVI-XIX). Rio de Janeiro, 7 Letras, 2010, p. 7

A partir da leitura do texto e de acordo com seus conhecimentos sobre resistência escrava no Brasil colonial, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1461847
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Foi de uma denúncia feita ao visconde de Barbacena, governador de Minas Gerais em 1789, que veio à tona a Inconfidência Mineira, um movimento de contestação ao governo que administrava a capitania (…) os principais fazendeiros, exploradores de ouro e diamantes, criadores de gado, militares, contratadores, magistrados e eclesiásticos resolveram aderir ao movimento (…) eram quase todos escravistas e constituíam a elite letrada da época.”

RODRIGUES, André Figueiredo. “A revolução dos ricos”. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 6, nº 67, abril 2011, p. 23.

“O movimento político pelo qual homens negros e pobres manifestaram o seu descontentamento contra a monarquia portuguesa e contra a sociedade escravista na Bahia, em 1798, tem chamado a atenção de várias gerações de historiadores (…) Ao colocar em questão a desigualdade racial e a escravidão (…) os revolucionários baianos terminaram por assustar os simpatizantes dos inconfidentes mineiros.”

ARAÚJO, Ubiratan Castro de. “A política dos homens de cor no tempo da Independência”, Estudos Avançados, vol 18, nº 50, 2004, p. 253 e 267.

De acordo com os textos apresentados e os seus conhecimentos acerca dos movimentos políticos a favor da independência no século XVIII, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A Conjuração Baiana representou uma ameaça à ordem escravista vigente e não ao Império português, ao contrário da Inconfidência Mineira que pregava a libertação da colônia da opressão política e econômica lusitana, mas a manutenção da escravidão.

    //era uma ameaça ao império português, tanto que uma das ideias da conjuração Baiana era de fundar uma "República democrática no Brasil".

    OBSERVAÇÃO: Na letra ''E'', DEGREDO significa exílio.


ID
1461850
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Lisboa, agosto de 1499. D. Manoel escreve ao papa anunciando o retorno de Vasco da Gama da primeira viagem marítima à Índia e outorga-se um novo título: “Rei de Portugal e dos Algarves d’aquém e d’além-mar em África, Senhor de Guiné e da Conquista da Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e […] Índia”. Respaldado pelas bulas pontificais e nas caravelas, el-rei podia se atribuir o senhorio dos tratos e territórios longínquos que se conectavam à Europa. Tudo se tornará bem mais complicado quando a Metrópole tentar pôr em prática sua política no ultramar”

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo, Cia das Letras, 2000, p. 11.

Alternativas

ID
1461853
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Nessa mesma hora, um avião partia do Aeroporto Santos Dumont rumo à cidade de São Paulo. O comandante, pelo microfone, pedia atenção aos viajantes para ‘uma notícia da mais alta gravidade’: o presidente Getúlio Vargas deu um tiro no próprio peito. (...)

Grupos de trabalhadores oriundos dos subúrbios dirigiam-se chorosos ao Palácio do Catete – o que ajudou os indecisos a tomarem a decisão de acompanhá-los. Enquanto isso, soldados da Polícia do Exército já tinham cavado trincheiras com ninhos de metralhadoras na praia do Russel e nas imediações do Catete...”

FERREIRA, Jorge. O imaginário trabalhista – getulismo, PTB e cultura política popular 1945-1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, pp. 165-166.

O texto acima refere-se à comoção popular e às manifestações que se seguiram à morte do presidente Getúlio Vargas, em agosto de 1954. Sobre o segundo governo desse presidente, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1461859
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O protesto contra as desigualdades vinha tanto do fundão dos sertões como das cidades. A República oligárquica utilizou os mais modernos equipamentos bélicos da época para reprimir esses movimentos, desencadeando, em alguns casos, campanhas ‘nacionais’ contra os revoltosos, acusados de inimigos da República.”

LOPES, Adriana; MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil – uma interpretação. São Paulo: Editora SENAC, 2008, p. 605.

Durante a Primeira República (1889-1930), o país foi varrido por uma série de revoltas que puseram a nu as profundas desigualdades existentes e o anseio por cidadania que moviam a maior parte da população. Com base na leitura do fragmento acima e em seus conhecimentos acerca do período, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
1461862
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A cidade do Salvador foi a primeira cidade fundada nas terras do Brasil. Antes de 1549 existiam vilas, das quais são exemplos as que foram criadas nas capitanias ao longo da costa. É certo que nenhuma delas possuiu a categoria de cidade. Os donatários fizeram somente o que lhes era permitido pelas cartas de doação e pelos forais: criar vilas.”

TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia. Salvador: EDUFBA; São Paulo: EDUNESP, 2008, 11º Ed., p. 120

Sobre a fundação da cidade do Salvador e os primeiros momentos da colonização do Brasil, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1461865
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O planeta Terra configura-se como um sistema formado pelas camadas terrestres que estabelecem entre si uma relação permanente de troca de energia e matéria. Assim, para o entendimento da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza nos dias atuais, faz-se necessária a compreensão da dinâmica dos elementos naturais no Geossistema.

Nessa perspectiva, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1461868
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A climatologia possui excepcional importância para o estudo ambiental, pois a dinâmica climática é responsável pela intensidade assumida pelos processos geomorfológicos, formação dos solos e crescimento e desenvolvimento das plantas. Todo o sistema do meio ambiente físico funciona em termos de calor e umidade. As próprias atividades humanas apresentam características relacionadas com os eventos climáticos. A zona tropical caracteriza-se pela grande quantidade de energia solar, apresentando uma dinâmica atmosférica específica.

AYOADE, J.O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

Com base nos conhecimentos geográficos sobre a dinâmica climática tropical, analise as alternativas abaixo, colocando V ou F conforme sejam Verdadeiras ou Falsas.

( ) A climatologia estuda os padrões de comportamento da temperatura, umidade e pressão definidas a partir de processos atuantes na atmosfera durante o período aproximado de 30 a 35 anos.

( ) A geometria orbital da Terra no sistema solar interfere diretamente na definição das zonas climáticas polar, temperada e tropical, tendo a variação longitudinal como o principal fator de diferenciação térmica.

( ) A geometria orbital da Terra no sistema solar interfere diretamente na definição das zonas climáticas polar, temperada e tropical, tendo a variação longitudinal como o principal fator de diferenciação térmica.

( ) No clima tropical, as médias térmicas anuais são elevadas e as estações definidas fundamentalmente com base na ocorrência de precipitação e na umidade relativa do ar.

( ) O padrão climático tropical é predominante no Brasil, o que justifica a ausência de estação fria e amplitude térmica diária elevada, ao longo do ano, no território nacional.

( ) Os fenômenos climáticos do El Niño e La Niña ocasionam anomalias nas temperaturas superficiais do Oceano Atlântico que intensificam a média térmica anual da zona tropical.

A sequência correta obtida, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
1461874
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O grande “planeta água” está passando sede. É incrível imaginar que atualmente dezenas de milhões de pessoas vivam com menos de cinco litros de água por dia em um planeta que possui 70% de sua superfície coberta por água. É certo que a “hidrosfera aproveitável” é suficiente para o abastecimento de água de toda a população da Terra, mas ela é irregularmente distribuída. A água como substância está presente em toda parte, mas como recurso hídrico, entendido como um bem econômico e que pode ser aproveitado pelo ser humano dentro de custos financeiros razoáveis, é mais escasso.

TEIXEIRA, Wilson (Org.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

No contexto geopolítico da água, o Brasil se destaca mundialmente pela sua riqueza hídrica tanto na superfície como no subsolo. Assim, no que se refere às características da hidrografia brasileira, pode-se considerar como aspecto predominante

I. o regime pluvial, com exceção do rio Amazonas que também possui o regime glacial pelo derretimento das geleiras andinas.

II. a drenagem endorreíca, com intensa devastação da mata ciliar e assoreamento nos leitos fluviais.

III. a foz em delta, na qual as águas deságuam diretamente no mar do Atlântico Sul com formação de ilhas sedimentares. IV. elevado potencial hidrelétrico, com o predomínio de rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico.

IV. elevado potencial hidrelétrico, com o predomínio de rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico.

V.os rios principais perenes, sendo mantidas constantes as vazões hídricas dos afluentes e subafluentes nas bacias hidrográficas.

Estão corretas as alternativas

Alternativas

ID
1461886
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em meados dos anos 1960, a ciência geográfica foi premiada com a obra “Geografia do Subdesenvolvimento: geopolítica de uma crise”, produzida pelo geógrafo francês Ives Lacoste, na qual as ambiguidades da noção de subdesenvolvimento são analisadas a partir da perspectiva da geografia crítica.

No que se refere às origens e aos aspectos estruturantes do “subdesenvolvimento” no espaço globalizado, analise as afirmativas que seguem:

I. As origens históricas do subdesenvolvimento se definem a partir da lógica do desenvolvimento desigual do capitalismo, em curso desde a acumulação mercantil do capital nas “grandes navegações”.

II. A descolonização da África, em meados do século XX, significou a libertação da condição histórica de exploração do continente pelos países desenvolvidos, o que tornou possível o crescimento econômico da África do Sul.

III. O subdesenvolvimento é mantido em alguns países do Oriente Médio através do autoritarismo e militarização dos Estados nacionais, com o apoio de países desenvolvidos, contexto no qual se evidenciam protestos sociais como na “Primavera Árabe”.

IV. A industrialização dos países subdesenvolvidos na América Latina agravou a dependência das economias nacionais ao capital internacional, pois acentuou a necessidade de acesso às novas tecnologias e fez crescer o endividamento externo.

V. Em geral, os países subdesenvolvidos (ou “em desenvolvimento”) ainda se inserem na tradicional Divisão Internacional do Trabalho (DIT), exportando matérias-primas e alimentos a preços baixos.

Estão corretas as afirmações contidas em

Alternativas