HOUSE - CLASSE I, II ou III
CLASSIFICA O PALATO MOLE DE ACORDO COM O ÂNGULO QUE FORMA NA JUNÇÃO COM PALATO DURO.
QUANTO MAIS AGUDO FOR O ÂNGULO MAIOR SERÁ A ATIVIDADE MUSCULAR NECESSÁRIA PARA ESTABELECER O VEDAMENTO ENTRE A OROFARINGE E NASOFARINGE.
QUANTO MAIS O PALATO MOLE SE DESLOCAR EM SUA FUNÇÃO, MENOR SERÁ A SUPERFÍCIE DO MESMO QUE PODERÁ SER RECOBERTA PELA BASE DA PROTESE, NA ÁREA UTILIZADA PARA CONSEGUIR O VEDAMENTO POSTERIOR.
O TÉRMINO POST. DA PT SUPERIOR NÃO ESTARÁ LOCALIZADO NA JUNÇÃO DO PALATO DURO COM O MOLE, A QUAL PODE SER VISUALIZADA COM A MANOBRA DE VALSALVA.
CLASSE I = PALATO MOLE HORIZONTAL, COM PORÇÃO DISTAL MAIS PROXIMA DA PAREDE POSTERIOR DA FARINGE, E, POR ISSO, APRESENTANDO POUCA ATIVIDADE MUSCULAR. ASSOCIADO A UMA CONCAVIDADE PALATINA MAIS RASA, É O PALATO MAIS FAVORÁVEL, POIS O TERMINO DA PROTESE (LINHA DO AH) FICA LOCALIZADO A MAIS DE 5mm DA JUNÇÃO DOS PALATOS DURO E MOLE, COM ÁREA DE COMPRESSÃO SUFICIENTEMENTE EXTENSA PARA SE CONSEGUIR UM VEDAMENTO POST. MUITO EFEITVO E UMA PT MAIS RETENTIVA
CLASSE II = PALATO MOLE QUE FORMA Â COM O DURO DE 135º, COM A PORÇÃO DISTAL EQUIDISTANTE DAS PAREDES ANTERIOR E POST. DA FARINGE. TÉRMINO DA PT FICA 2 A 5mm DA JUNÇÃO DOS PALATOS DURO E MOLE, DISPONIBILIZANDO AINDA UMA ÁREA DE COMPRESSÃO RAZOAVELMENTE EXTENSA PARA SE CONSEGUIR UM VEDAMENTO POSTERIOR EFETIVO
CLASSE III = PALATO MOLE QUE FORMA Â DE 110º, COM A PORÇÃO DISTAL MAIS PROXIMA DA PAREDE ANTERIOR DA FARINGE, E, POR ISSO, EXIGINDO GRANDE ELEVAÇÃO DA MUSCULATURA PARA OBLITERAR A COMUNICAÇÃO DA OROFARINGE COM A NASOFARINGE. CONCAVIDADE PALATINA ALTA, PALATO MENOS FAVORÁVEL. TÉRMINO FICA A MENOS DE 1mm DA JUNÇÃO DOS PALATOS, NÃO HAVENDO ÁREA DE COMPRESSÃO SUFICIENTE.