SóProvas



Prova MS CONCURSOS - 2017 - Prefeitura de Piraúba - MG - Oficial de Serviço Público


ID
2311909
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a próxima questão.


Poema dos olhos da amada: (Vinícius de Moraes).


“Ó minha amada

Que os olhos teus

São cais noturnos

Cheios de adeus

São docas mansas

Trilhando luzes

Que brilham longe

Longe nos breus...”

No Poema dos olhos da amada, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    ---------------------------------------------------------------------

    a) Temos dois pronomes possessivos. TEUS / MINHA

    ---------------------------------------------------------------------

    b) Há quatro verbos. SÃO / BRILHAM / TRILHANDO / ??

    ---------------------------------------------------------------------

    c) Temos sete substantivos. luzes, docas , breus, adeus, amada, cais, olhos

    ---------------------------------------------------------------------

    d) Há seis adjetivos. mansas , noturnos

  • Quanto a letra b) Tem "são" duas vezes.

  • C) luzes,docas,breus,adeus,amada,cais e olhos!!

  • César Monteiro, vc esqueceu da palavra OLHOS.

  • “Ó minha amada

    Que os olhos teus

    São cais noturnos

    Cheios de adeus

    São docas mansas

    Trilhando luzes

    Que brilham longe

    Longe nos breus...”

     

    Pronomes possessivos

    Verbos

    Substantivos

    Adjetivos


ID
2311912
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que contenha uma frase afirmativa.

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    ------------------------------------

    a) afirmativa

    b) interrogativa

    c) exclamatica

    d) interrogativa


ID
2311915
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa onde todas as palavras estão grafadas corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    ---------------------------

    a) Xícara / regua / somente.

    b) Táxi / biquíni / pajé.

    c) Pézinhos / sábio / espontâneo.

    d) Cafézinho / sonâmbulo / nódoa.

     

    Correção

    a) Xícara / régua / somente.

    b) Táxi / biquíni / pajé.

    c) Pezinhos / sábio / espontâneo.

    d) Cafezinho / sonâmbulo / nódoa.

  • Gab: B

    Acentuam-se as paroxítonas terminadas em i, is, us, um, uns, l, r, n, x, ps, ã, ãs, ão e ãos.

  • TÁXI e BIQUÍNI -->>PAROXÍTONA TERMINADA EM I

     

    PAJÉ  -->> OXÍTONA TERMINADA EM E

     

    GABA  B

  • Gab. "B"

     

     a) Xícara / regua / somente.

    # Errado - "régua" tem acento, pois é paroxítona terminada em ditongo

     

     b) Táxi / biquíni / pajé.

    # Certo

     

    c) Pézinhos / sábio / espontâneo.

    # Errado. descaradamente errada, tente chamar "pézinhos" alto kkkk

     

    d) Cafézinho / sonâmbulo / nódoa.

    # Errado. Mesmo erro da "C"

     

     

     

     

  • O til NÃO É UM ACENTO, MAS UM SINAL ORTOGRÁFICO.

     

    EX: o diminutivo de mão é mãozinha; de irmã é irmãzinha; de manhã é manhãzinha; de pão é pãozinho; e de cão é cãozinho.

     

    Os DIMINUTIVOS DOS SUBSTANTIVOS ACENTUADOS PERDEM O RESPECTIVO ACENTO GRÁFICO NA FORMAÇÃO DO DIMINUTIVO.

     

    EX: café faz cafezinho; pé faz pezinho; chaminé faz chaminezinha, e boné faz bonezinho ou bonezito.

  • Táxibiquíni: paroxítonas terminadas em L, N, R, X, PS, I(S), US, UM, UNS;

    Pajé: oxítona terminada em a(s), e(s), o(s), em, ens.

  • a)Xícara / rÉgua / somente.

     b)Táxi / biquíni / pajé.

     c)PEzinhos / sábio / espontâneo.

     d)CafEzinho / sonâmbulo / nódoa.


ID
2311918
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa onde todas as palavras são ditongos:

Alternativas
Comentários
  • Pai / fui / gênio.

  • O que é Ditongo:

     

    Ditongo é o encontro de duas vogais (Encontros Vocálicos) que pertencem à mesma sílaba e são pronunciadas numa só emissão de voz.

    Alguns exemplos de ditongo são:

    Beijo

    Causa

    Paixão

    Caixa

    Pai

    Série

    Saudade

    Quadrado

    Noite

    Lei

    Meu

    O ditongo pode ser classificado em: Crescente e Decrescente, Oral e Nasal.

    Ditongo Crescente: quando a semivogal (SV) surge antes da vogal (V) na mesma sílaba, ou seja, quando a segunda vogal é a mais forte. Exemplos:

    - Aquário (a-quá-rio) (u=SV, a=V)
    - Linguiça (lin-gui-ça) (u=SV, i=V)

    Ditongo Decrescente: quando a vogal surge antes da semivogal na mesma sílaba, ou seja, quando a primeira vogal é a mais forte. Exemplos:

    - Deixa (dei-xa) (e=V, i=SV)
    - Céu (e=V, u=SV)

    Ditongo Oral: quando há o encontro de duas vogais orais na mesma sílaba. Os sons das vogais orais são pronunciados exclusivamente pela boca (a, é, ê, i, ó, ô, u). Exemplos:

    - dois
    - mineiros (mi-nei-ros)

    Ditongo Nasal: quando, na mesma sílaba, há uma junção de duas vogais nasais ou de uma vogal nasal e uma oral. As vogais nasais ao serem pronunciadas deixam os sons passarem também pelo nariz. Exemplos:

    - balão (ba-lão)
    - mãe

    Hiato e Tritongo

    Na divisão de sílabas, quando duas vogais estão em sequência, mas em sílabas diferentes, temos um hiato. Exemplo: chiado (chi-a-do).

    Saiba mais sobre o significado de Hiato.

    Quando três vogais fazem parte da mesma sílaba temos um tritongo. Exemplo: Uruguai (U-ru-guai).

     

    FONTE --->> https://www.significados.com.br/ditongo/

     

    GABA  C

  • Na alternativa D há uma pegadinha:

    VOO- Hiato. Vogais iguais não podem ficar na mesma sílaba.

    PO-EI-RA- Ditongo

    POUCO- Ditongo

  •  a) Fa - ís - ca => hiato / la - go - a => hiato / he - rói => ditongo decrescente.

     b) Do - er => hiato / cru - el => hiato / sé - rio =. ditongo crescente.

     c) Pai => ditongo decrescente / fui => ditongo decrescente (i/u será sempre decrescente) / gê - nio => ditongo decrescente.

     d) Vo - o => hiato / po - ei - ra => ditongo decrescente / pou - co => ditongo crescente.

  • c-

    1) Ditongo - vogal + semivogal (ou vice-versa) na mesma sílaba. Pode ser:

    a) Crescente: semivogal + vogal. sé-rie.

    b) Decrescente: vogal + semivogal. pai

    c) Nasal:  não.

  • Ditongos são indivisíveis

  • a) Fa - ís - ca => hiato / la - go - a => hiato / he - rói => ditongo decrescente ABERTO OXÍTONO.

     b) Do - er => hiato / cru - el => hiato / sé - rio =. ditongo crescente.

     c) Pai => ditongo decrescente / fui => ditongo decrescente  / gê - nio => ditongo decrescente.

     d) Vo - o => hiato / po - ei - ra =>  hiato( O-E) + ditongo decrescente (EI)  / pou - co => ditongo DEcrescente.

  • a) Faísca / lagoa / herói.

    FA -ÍS -CA - HIATO - DÍGRAFO 

    LA-GO -A - HIATO 

    HÉ - ROI - DITONGO DECRESCENTE 

     

    b) Doer / cruel / sério.

    DO - ER - HIATO 

    CRU- EL - HIATO 

    SÉ- RIO - DITONGO CRESCENTE 

     

    c) Pai / fui / gênio.

    PAI - DITONGO DECRESCENTE ORAL 

    FUI - DITONGO CRESCENTE ORAL 

    GÊ- NIO - DITONGO CRESCENTE ORAL 

     

    d) Voo / poeira / pouco.

    VO - O - HIATO

    POEI - RA - TRITONGO

    POU - CO - DITONGO DECRESCENTE ORAL 

  • Cruel tem um hiato e um ditongo.


ID
2311921
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa onde tenha palavras que não sejam substantivos.

Alternativas
Comentários
  • Fico muito surpresa de uma questão gratuita como essa ter caido em 2017.

     

  • Na verdade ela não foi gratuita, Raquel, ela foi FALHA.
    Não há como definir que uma palavra não seja um substantivo sem analisar a frase completa (ou o contexto).

    BOM, FORTE e FELIZ PODEM SIM SER SUBSTANTIVOS: 
    Por exemplo, em "O forte sempre leva vantagem", a palavra "forte" não tem valor de adjetivo, mas sim de substantivo.

    Questão estranha.

  • Várias palavras podem assumir diferentes classes gramaticais dependendo do contexto que estão inseridas, mas nesse tipo de questão o que a banca quer saber é a classe gramatical que originariamente pertence aquela palavra. Então não adianta ficar elocubrando nessas questões. Sejam objetivos.

    Bom estudo para todos!

  • D - ADJETIVO / ADJETIVO / ADJETIVO 

  • D

  • d)

    Bom / forte / feliz.

  • BOM E FORTE DEPENDENDO DO CONTEXTO PODEM SER SUBSTANTIVOS, MAS COMO NÃO HÁ,SENÃO, ALTERNATIVA 'D' É A CORRETA

  • Embora sejam Adjetivos, podem assumir papel de substantivo. Vai depender do contexto! Bons estudos...


ID
2311924
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa onde temos substantivos coletivos.

Alternativas
Comentários
  • Substantivos Coletivos são palavras que indicam o agrupamento de pessoas, seres, coisas, objetos ou animais da mesma espécie.

    LETRA A.

    https://www.todamateria.com.br/substantivo-coletivo/

  • O substantivo coletivo é um substantivo comum que, mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade de seres de uma mesma espécie.

     

    Vejamos alguns substantivos coletivos:

     

    Substantivos Coletivos

     

    Alcatéia -->   De lobos

    Arquipélago  -->>De ilhas

    Banca  -->>De examinadores

    Bando -->>De aves, de ciganos, de malfeitores

    Cáfila  -->>De camelos

    Cancioneiro -->> Conjunto de canções, de poesias líricas

    Cardume -->De peixes

    Chusma -->>De gente, de pessoas

    Corja  -->>De vadios, de tratantes, de velhacos, de ladrões

    Elenco -->>De Atores

    Farândola  -->>De ladrões, de desordeiros, de assassinos, de maltrapilhos, de vadios

    Feixe -->>De lenha, de capim

    Girândola -->>De foguetes

    Junta  -->>De bois, de médicos, de credores, de examinadores

    Magote  -->>De pessoas, de coisas

    Manada  -->>De bois, de búfalos, de elefantes

    Matula  -->>De vadios, de desordeiros

    Molho  -->>De chaves, de verdura

    Ninhada -->>De pintos

    Quadrilha -->>De ladrões, de bandidos

    Ramalhete  -->>De flores

    Récua -->>De bestas de carga

    Roda  -->>De pessoas

    Talha  -->>De lenha

    Vara  -->>De porcos

    Armento -->>De gado grande: bois, búfalos

    Atilho -->>De espigas

    Banda -->>De músicos

    Cacho  -->>(de bananas, de uvas)

    Cambada -->>De malandros

    Caravana -->>De viajantes, de peregrinos, de estudantes

    Choldra -->De assassinos, de malandros, de malfeitores

    Constelação -->>De estrelas

    Coro  -->De anjos, de cantores

    Falange -->>De soldados, de anjos

    Fato  -->>De cabras

    Frota -->De navios mercantes, de autocarros

    Horda  -->>De povos selvagens nômades, de desordeiros, de aventureiros, de bandidos, de invasores

    Legião  -->>De soldados, de demônios

    Malta  -->>De desordeiros

    Matilha -->>De cães de caça

    Mó -->>De gente

    Multidão -->>De pessoas

    Plêiade -->>De poetas, de artistas

    Romanceiro -->>Conjunto de poesias narrativas

    Rebanho -->>De ovelhas

    Réstia -->>De cebolas, de alhos

    Súcia -->>De velhacos, de desonestos

    Tropa -->>De muares

    Um substantivo coletivo designa, gramaticalmente, um conjunto de objetos da mesma espécie. Em muitos casos, pode haver mais de um coletivo, dependendo da condição dos objetos.

     

    FONTE -->> www.infoescola.com/portugues/substantivos-coletivos/​

     

    GABA  A

  • Só uma curiosidade: posso estar enganado, mas parece que a banca fez Ctrl C + Ctrl V do livro do Cegalla:

     

    "Coletivos
    Os que exprimem um conjunto de seres da mesma espécie:
    exército, rebanho, constelação.
    "

     

    Novissima Gramatica da Língua Portuguesa (p. 130) - CEGALLA, Domingos Pachoal

  • não quero uma questão assim na minha prova

  • Não quero uma questão dessa na minha prova2

  • O próprio enunciado da questão foi mal redigido. Onde só pode ser usado para retomar lugares, o que não é o caso de "alternativa"...

    Marque a alternativa onde temos substantivos coletivos --> Marque a alternativa em que/ na qual temos substantivos coletivos.

    A situação onde me encontro é desfavorável --> A situação em que/ na qual me encontro é desfavorável.

  • Essa prova foi para Oficial de Serviço Público.. sem acreditar!!

  • Como faço para continuar da questão em que parei?

  • Exército – rebanho – constelação.

  • GABARITO A

    A - Exército – Bolsominios – constelação.

  • Quero ver aparecer assim na minha prova..

  • UMA DESSA NÃO CAI NA MINHA PROVA


ID
2311927
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa onde a separação de sílabas está incorreta.

Alternativas
Comentários
  • lecionar - verbo - le·ci·o·nartransitivo; intransitivo

    http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=lemma&lemma=78092

  • Algúem poderia me explicar em qual regra de separação a palavra abrangência se encaixa?

    Pq para mim, como ela termina em ditondo crescente e a sílaba anterior ao ditongo possui acento, o final deveria ficar junto (a-bran-gên-cia). Pesquisei e confirmei que realmente o final é separado, mas queria entender o porquê.

  • Di-rei-to Es-ca-vei-rar
    Gabarito B

  • Eu também não sabia, mas:

    PROPAROXÍTONAS APARENTES

    São chamadas de proparoxítonas aparentes as proparoxítonas que terminam em ditongos crescentes pós-tônicos, como: -ea, -eo, -ia, -ie, -io, -oa, -ua, -uo, entre outros. São assim chamadas porque, antes da entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, podiam ser consideradas paroxítonas ou proparoxítonas. O presente acordo considera-as proparoxítonas.

    Exemplos:

    exíguo (e--gu-o);

    gênio (-ni-o);

    glória (gló-ri-a);

    lírio (-ri-o);

    mágoa (-go-a);

    série (-ri-e);

    tênue (-nu-e);

     

    Fonte: https://www.normaculta.com.br/palavras-proparoxitonas/

  • Não chore! Assista https://www.youtube.com/watch?v=aRbMolV5YqY, arraste para o tempo 45:20 e seja feliz!

  • Rpz....Abrangência e galaxia com hiato no final....muito estranho.

  • Acertei só por causa da palavra direito. Não tem como aceitar aquela divisão ali não! Vamos que vamos galera, tamo junto.

  • Lorrayne Natal, a palavra "abrangência" realmente segue a regrinha: "acento no vizinho, o final fica juntinho". 
    Porém algumas bancas (a mais famosa é o Cetro) consideram paroxítonas terminadas em ditongo crescente como proparoxítonas eventuais. Neste caso, se a letra b não tivesse erro de separação silábica, a resposta seria mesmo a letra a. Eu mesmo a marquei antes de ler a b. :/

  • ABRANGÊNCIA, HISTÓRIA - A SEPARACÃO CORRETA É: A-BRAN-GÊN-CIA      HIS-TÓ-RIA

     

    A BANCA PODE TER CONSIDERADO COMO PROPAROXÍTONA EVENTUAL = QUANDO PRONUNCIAMOS, PARACE QUE FICARIA DA SEGUINTE FORMA: A-BRAN-GÊN-CI-A

    A PROFESSORA FLÁVIA RITA DIZ SOBRE ISSO. PERCEBEMOS ENTÃO QUE TODA PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE É TAMBÉM UMA PROPAROXÍTONA EVENTUAL.

  • PAROXITONAS ACIDENTAIS OU EVENTUAIS

     

    Os ditongos não são separados, mas os crescentes finais (-ea, -eo, -ia, -ie, -io, -
    oa, -ua, -ue, -uo
    ) são vistos pela NGB (Nomenclatura Gramatical
    Brasileira) e por muitos gramáticos como possíveis hiatos de palavras proparoxítonas
    acidentais, ou eventuais.
    Por exemplo: his-tó-ria (paroxítona/
    ditongo crescente) ou his-tó-ri-a (proparoxítona/hiato)
    . Em concurso, é
    comuníssima a primeira análise, ou seja, áu-rea, plúm-beo, ca-lú-nia, sé-rie, colé-
    gio, má-goa, á-gua, tênue, tríduo. Olho vivo!

     

    fonte:Gramática para Concursos /Pestana 

  • acento no vizinho fica sempre juntinho prof flavia rita

  • Na letra A , a palavra do meio está separada de maneira errada.

  • B) é ditongo - vogal e semivogal devem ficar juntas na separação

    DI - REI - TO       ES - CA - VEI - RAR 

    E - VOGAL / I - SEMIVOGAL

  • A-BRAN-GÊN-CIA

  • A incorreta é a letra A!, porem o gabarito diz q é a B, afinal qual e a certa???

  • banca pequena e foda .... 

    palavra terminda em ditogo com acento na silaba anterior não separa...

  • Abrangência e Galáxia podem ser proparoxítonas eventuais.

    Já Direito, ditongo decrescente, não se separa.

  • Pessoal essa é uma questão confusa mesmo. Funciona assim: para alguns gramáticos há duas interpretações das palavras que terminam em ditongo crescente -ditongo crescente ocorre quando existe a união de semivogal + vogal. Então abragência pode ser separado assim a-bran-gên-cia, como a- bran-gên-ci-a. A regra geral é que não se deve separar, mas quando houver separação não está errado. Esse tipo de questão cai, na maioria, em concursos de alto nível.

  • galaxia esta errada também

  • Gabarito A e B.

    palavras terminadas em ditongo crescente com sílaba anterior acentuada é junta A-BRAN-GÊN-CIA.

     

  • Questão passiva de anulação, há duas alternativas corretas. A é B

  • Mais uma banca que considera as proparoxítonas eventuais. É bom ficar atento.

  • Abrangência e galáxia: proparoxítonas eventuais, ou seja,  para alguns gramáticos é possível separá-las como proparoxítonas.

    direito/ escaveirar_ ditongo decrescente: nunca podem ser separadas.

     

    Portanto letra B está com certeza errada.

    Procure sempre a melhor opção, pois às vezes há mais de uma, dependendo da gramática.

     

  • qual o erro em forração?

     

  • Não tem erro nesta palavra, mas tem erro em outra 

  • Bom, errei! mas ainda acho que abrangência se separa assim: a-bran-gên-cia.

    Mesmo discordando do gabarito ,letra:B.

  • A PALAVRAA DIREITO SEPARA ASSIM > DI/REI/TO SE O I FICASSE SOZINHO ERA OBRIGADO POSSUIR ACENTO NA REGRA ESPECIAL DE HIATO!!!

  • Di-rei-to

    Es-ca-vei-rar

    For-ra-ção

  • Questão um tanto mal formulada, o encunciado dá a entender que todas as separações silábicas estão erradas, sendo que, de acordo com o gabarito, não são todas. 

  • No meio entender, a "a" tb está errada, pois na abrangência há um ditongo crescente... não se divide! 

  • A LETRA A TAMBÉM ESTÁ INCORRETA, PELO SEGUINTE MOTIVO.

     

    PALAVRAS TERMINADAS EM DOIS (SONS VOCÁLICOS CRESCENTES) - REGRA SE APLICA APENAS (SONS VOCÁLICOS CRESCENTES) 

    1 - SÍLABA ANTERIOR ACENTUADA - FINAL JUNTO   -  HIS.TÓ.RIA, HO.RÁ.RIO

    2- SÍLABA ANTERIOR SEM ACENTO - FINAL SEPARADO    - E.CO.NO.MI.A, A.LE.GRI.A

     

     

  •  a/bran/gên/ci/a =proparoxítona eventual ou aparente

    depende da banca, a separação sílábica dessa e de outras  palavras com ditongos crescente não está errada!veja a nota a seguir:

     

    Proparoxítonas aparentes

    São chamadas de proparoxítonas aparentes as proparoxítonas que terminam em -ea, -eo, -ia, -ie, -io, -oa, -ua, -uo, entre outros. São assim chamadas porque, antes da entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, podiam ser consideradas paroxítonas ou proparoxítonas. O presente acordo considera-as proparoxítonas.

    Exemplos:

    exíguo (e--gu-o);

    gênio (-ni-o);

    glória (gló-ri-a);

    lírio (-ri-o);

    mágoa (-go-a);

    série (-ri-e);

    tênue (-nu-e);

    início (i--ci-o);

    rádio (-di-o);

    régua (-gu-a);

    cárie (-ri-e);

    miséria (mi--ri-a);

    história (his--ri-a);

    na dúvida marque a menos errada na separação!

  • Letra A também consta erro de separação, paroxítona terminada em ditongo crescente, por tanto o ditongo não se separa, questão nula, apesar de o gabarito falar que é letra B

  • a/bran/gên/ci/a ou a/bran/gên/cia Ga/la/xi/a ou Ga/la/xia ou Ga/lá/xia (com acento)


    Não estou sabendo de mais nada kkkk



  • Após ler o apontamento do Vinicius, realizei uma breve pesquisa para compreender o porquê de ter errado a questão. De fato, a palavra abrangência, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, é dividida da forma como está expressa na letra a: a-bran-gên-ci-a. A palavra que está dividida incorretamente é escaveirar: es-ca-vei-rar.

    Creio que a leitura desse Guia sobre a Reforma Ortográfica pode auxiliar a todos. Encontrei durante as pesquisas sobre o assunto e estou compartilhando após verificar que ele é um suplemento do dicionário Michaelis: https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/188/Guia_Reforma_Ortografica_CP.pdf

  • Abrangência está acentuada, portanto não pode separar assim: A-bran-gên-cia, porque seria uma paroxítona, e paroxitonas terminadas em A não são acentuadas, acho q é isso se eu estiver errado me corrijam rsrs

  • Gente, a separação de lecionar está correta?

    Na alternativa D? Fiquei em Dúvida

  • Essa questão é passível de anulção

  • OBS: tem diferença na separação do Português do Brasil e de Portugal ?


ID
2311930
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O algarismo arábico transformado em ordinal está correto em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Decessar Silva a questão pede "número ordinal" (significa ordem: primeiro, segundo, terceiro... "septuagésimo" etc.). Na alternativa A, "dois mil" é número cardinal. Na alternativa B, "setenta" é número cardinal. Na alternativa D, doze avos é "número fracionário".

    Corrigindo as alternativas, passando para número ordinal:
    A) DOIS MILÉSIMOS OU SEGUNDO MILÉSIMO - Número ordinal
    B) SEPTUAGÉSIMO - número ordinal
    C) TERCEIRO MILÉSIMO OU TRÊS MILÉSIMOS - numero ordinal
    D) NÚMERO FRACIONÁRIO - "doze avos", passando para ordinal: décimo segundo, dozeno ou duodécimo.

  • ordinal: ordem primeiro,segundo...     segredo obedeça ao enunciado

  • Algarismos arábicos ou indo-arábicos são os dez dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, criados com base no sistema numérico Indo-arábico, o sistema mais comum para a representação simbólica de números no mundo atual.

  • Ordinal = Sempre indica ordem. Primeiro, segundo, etc. Gabarito letra C.

  • GABARITO C

     a) 2000 – dois mil. --> CARDIAL

     b) 70 – setenta. --> CARDIAL

     c) 3000 – terceiro milésimo. --> ORDINAIS (ORDEM)

     d) 12 – doze avos. --> FRACIONÁRIO

  • Ordinal indica ordem, classificação, posição em uma série.

  • A questão é sobre numerais ordinais. Numeral ORDINAL: indica a ordem (posição) que o ser ocupa numa série. Ex.: primeiro, segundo, terceiro... Numeral CARDINAL: indica quantidade determinada de seres. Ex.: um, dois, três... Numeral FRACIONÁRIO: expressa ideia de divisão (fração), indicando em quantas partes a quantidade foi dividida.

    Ex.: meio, terço, quarto...

    A 2000 – dois mil.

    Dois mil é numeral cardinal.

    B 70 – setenta.

    Setenta é numeral cardinal.

    C 3000 – terceiro milésimo.

    Terceiro milésimo é numeral ordinal.

    D 12 – doze avos.

    Doze avos é numeral fracionário.

    Gabarito: Letra C


ID
2311933
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa onde temos verbos indicando noção de tempo futuro.

Alternativas
Comentários
  • a)Canto / vendo / parto. Presente do indicativo( ação que acontece no momento presente e indica certeza)

    b)Corri / menti / amei. Pretérito perfeito(ação acorrida e concluida no passado)

    c)Era / entendia / precisava. Pretérito imperfeito(fato que aconteceu no passado e não foi concluido) finais VA-IA-NHA-ERA

    d)Irei / avisaremos / telefonaria.Futuro do presente (fato posterior certo de ocorrer)

  • d) Irei (futuro do presente)/ avisaremos (futuro do presente)/ telefonaria (futuro do pretérito).

  • d) Irei / avisaremos / telefonaria.


ID
2311936
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto ao número de fonemas e letras, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    K / I / L / O = 4 FONEMAS

  • As letras que, juntas, representam um único fonema são chamadas de dígrafos.

    Dígrafos consonantais (som de consoante): LH, NH, RR, SS, SC, SÇ, XC, CH, GU e QU.

    Obs.: QU, GU, SC, XC nem sempre são dígrafos. Ex.: equino, água, casca, excreção.

    Dígrafos vocálicos (vocal nasal): AM-AN (amplo, cantar), EM-EN (sempre, recente), IM-IN (limpo, pinto), OM-ON (sombra, conta), UM-UN (tumba, fundo).

    Obs.: AM e EM, quando estiverem no final da palavra (cantam, pasmem) não serão considerados dígrafos, mas equivalerão a dois fonemas.

  • Entenda mais com esses outros exemplos.

     

    Veja os exemplos:

     

    1. A palavra rede tem 4 letras e 4 fonemas:

    Letras: r, e, d, e

    Fonemas: [r], [e], [d], [e]

    Observe que na palavra 'rede' o número de letras representa o número de sons.

    2. A palavra hélice tem 6 letras e 5 fonemas:

    Letras: h, e, l, i, c, e

    Fonemas: [e], [l], [i], [c], [e]

    Observe que a Letra 'h' não corresponde a nenhum fonema.

    3. A palavra táxi tem 4 letras e 5 fonemas:

    Letras: t, a, x, i

    Fonemas: [t], [a], [k], [s], [i]

    Observe que a letra 'x' tem som de 'ks'. Dessa forma, quando separamos os fonemas, temos [t][a][k][s][i].

     

    Para saber mais sobre o tema:

    acesse -  http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/fonemas.htm

     

     

  • Quilo: 5 letras e 4 fonemas.

  • a-

    Quilo: 5 letras. é só contar 

    fonemas.- /k/ /i/ /l/ /o/

  • ISSO AÍ É UM DÍGRAFO

  • Dígrafos Vocálicos

    O encontro de duas letras que formam um som apenas, sendo este um som vocálico.

     

    Exemplos:

    am: amparar, campo, pampa

    an: antigo, sangue, antes

    em: lembrar, sempre, empatar

    en: encontrar, tento, vento

    im: importar, limpo, símbolo

    in: indicar, tingir, lindo

    om: ombro, rombo, pompa

    on: ontem, tonto, onda

    um: umbigo, bumbo, algum

    un: fundo, tonto, mundo

     

    Dígrafos Consonantais

    O encontro de duas letras que formam apenas um som, sendo este um som consonantal.

     

    Exemplos:

    lh: alho, milho

    nh: ninho, sonho, venho, banho

    ch: chuva, China

    rr: carro, barro, birra, burro, arroz

    ss: assistir, assunto, assento, isso, assar

    qu gu (seguidos de e ou i): aquilo, guerra, águia, questão, quilo, querido

    sc: descer, nascer, ascensão, descendente

    sç: nasço, cresça

    xc: exceção, excesso

    xs: exsurgir, exsudar, exsuar

  • Bora lá!!!!

    * Quilo: 5 letras - K/I/L/O - 4 fonemas;

    * Mola: 4 letras - M/O/L/A - 4 fonemas;

    * Unha: 4 letras - U/N/H/A - 4 fonemas;

    * Batata: 6 letras - B/A/T/A/T/A - 6 fonemas.


ID
2311939
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Certo estabelecimento de ensino possui em seu quadro de estudantes alunos de várias idades. A quantidade de alunos matriculados neste estabelecimento é de 1300. Sabendo que deste total 20% são alunos maiores de idade, podemos concluir que a quantidade de alunos menores de idade que estão matriculados é:

Alternativas
Comentários
  • 1300 x 20/100 =

    26000/100 = 260

     

    1300 - 260 = 1040

     

    GAB. B

  • Gente eu fiz uma conta maluca mas cheguei no resultado rs

    Se 20% são maiores de idade, logo 80% são menores de idade, então eu fiz 1300x80 = 10400

     

    GABARITO B

     

  • Total= 1.300

    maior de idade= 20%

    menor de idade= 80%

    regra de três simples

    1300------------100%      

       x   -------------80%

    10x=10400

    x=10400\10

    x=1.040

    Não diga que a vitória está perdeida, se é de batalhas que se vive a vida. (Raul)

     

  • 20%de 1300=260

    260 são maiores de idade 

    Agora é só diminuir 1300-260=1040 

    Não foi preciso fazer regra de três 

     

     

  • Está certinho Mirela nomeada.

  • fazendo pela regra de três:

    1300       100%

    x               20%

    100x=26000 => x=260 (são maiores de idade)

    Logo, 1300-260=1040 (são menores de idade)

  • Dados da questão:

    - 1.300 é o número de alunos matriculados em certo estabelecimento de ensino que possui em seu quadro de estudantes alunos de diversas idades;

     

    - deste total (1.300), 20% são alunos maiores de idade;

     

    - 80%, deduz-se, corresponde ao número de alunos menores de idade;

     

    Qual é a quantidade de alunos menores de idade (os 80% faltantes) que estão matriculados neste hipotético estabelecimento de ensino?

     

    Quanto é 10% de 1.300? (Obs.: a presença da preposição "d" já nos permite entender que estamos diante de uma multiplicação.)

     

    10 / 100 x 1.300

     

    1.300 x 10 = 13.000 (basta acrescentar um zero ao nº 1.300, ficando 13.000)

     

    13.000 / 100 = 130 (basta cortar dois zeros do nº 13.000, ficando 130)

     

    Se 130 corresponde a 10% de 1.300, então 260, que é o dobro de 130, corresponde a 20% daquele número (1.300).

     

    De outro modo: 130 x 2 (dobro) = 260, ou, 130 (que é 10% de 1.300) + 130 (que é mais 10% de 1.300) = 260.

     

    Relembrando: o nº 260 corresponde a 20% de 1.300. Agora, é só subtrair 260 de 1.300, que dá 1.040. Deste modo, encontramos os 80% que faltavam para completar os 100%.

     

    80% (1.040) + 20% (260) = 100% (1.300). Resposta é a letra B.

  • Regra de 3 simples:

    Alunos       Porcentagem
    1300 ---------- 100
        X  ----------   80

    Resposta: 1040.

    GABARITO B 

  • 1.300 alunos x 20% = 260 alunos maiores de idade

    1.300 - 260 = 1.040 alunos menores de idade.

    Alternativa B

  • Pessoal, 80% é a mesma coisa que 0,80, assim é só multiplicar o valor do total por 0,80.

  • 1º Passo: Calcular 20% de 1300

    20 x 1300 / 100 = 260 alunos MAIORES de idade.

    2º Passo: Subtrair 260 de 1300 para achar a quantidade alunos menores de idade.

    1300

     260

    1040 alunos MENORES de idade!

      

    Alternativa "B"

     

     


ID
2311942
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Jonas é comerciante e tem um capital de R$ 8 000,00 a ser empregado. Escolheu uma aplicação na qual o rendimento é feito a juros simples, e a taxa de juros é de 3% ao mês. Se Jonas deixar seu capital investido pelo período de 2 anos, o montante obtido será de:

Alternativas
Comentários
  • Capital = 8000

    Taxa = 3% ao mês = 0,03

    Tempo = 2 anos = 24 meses

    ________________________

    J = c . i . t

    J = 8000 . 0,03 . 24

    J = 5760

    _________________________

    Montante = Capital + Juros

    Montante = 8000 + 5760 = 13.760,00

     

    GAB. C

  • 1° PASSO : 3% AO MÊS É O MESMO QUE 36% AO ANO PARA IGUALAR COM T 2 ANOS

    2°PASSO : APLICAR NA FÓRMULA 8000( 1 + 0,36 X 2) ====>  13760,00

  • C = 8.000,00                                      J = C.i.T / 100

    i = 3% ao mês                                    J = 8.000X3X24/100

    T = 2 anos (24 meses)                      J = 5.760

    M = ?                                                 5.760+8.000 = 13.760            

     

     

  • Bizu mês e taxa:

    Saber mês para ano = *12  (multiplica)   ou ano para mês = /12  (dividi)

    Saber dia para mês = *30     ou mês para dia = /30

    Saber dia para ano = *360     ou ano para dia = /360

    ordem crescente mutiplicar

    ordem decrescente dividir

     

     

  • FAZENDO PELA FORMULA DO JUROS SIMPLES QUE É ESTA "J=C.i.N" da certo, porém, a questão pede o montante, a formula correta é esta "M=C.(1+i.n)".

    A TAXA E O TEMPO TÊM QUE ESTA NA MESMA UNIDADE DE TEMPO.

    PORTANTO VAMOS DIVIDIR 3% POR 100 QUE VAMOS ENCONTRAR 0,03%  AO  MÊS.

     2 ANOS TÊM 24 MESES, LOGO 2 ANOS TÊM 24 MESES.

    PRESTEM ATEÇÃO, PORCENTAGEM E TEMPO ESTÃO EM MESES, ASSIM PODEMOS FAZER O CALCULO.

    M=C.(1+i.n)

    M= 8.000.(1+0,03%.24)

    M= 8.000.(1+0,72)

    M= 8.000.(1,72)

    M= 8.000 x 1,72

    M= 13.760,00

  • Resolvi assim: 3 x 24 = 72. (3 = taxa ao mês, 24 = dois anos e 72 = porcentagem total ou final sobre o capital).

    72% de 8.000 = 5760.

    J = C.i.t

    C = 8.000

    i = 3% a.m

    t = 2 anos (24 meses)

    J = 5.760

    Montante = (C + J) = R$ 13.760,00

     

    Alternativa "C"


ID
2311954
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Deseja-se saber quanto mede a base de um retângulo. Sabe-se que sua altura mede 9 cm e que ele tem área igual à de um quadrado cujo lado mede 12cm. Nessas condições, a base desse retângulo mede:

Alternativas
Comentários
  • Área = base x altura (fórmula do quadrado e do retângulo)

    _________________________________________________

     

    Ele tem área igual à de um quadrado cujo lado mede 12cm, logo:

    Área = 12 x 12 = 144

     

    RETÂNGULO:

    144 = b . 9

    144/9 = b

    16 = b

     

    GAB. C

  • essa  questão  seria  base*altura/2 ?

    pra mim ela esta errada se alguem puder  me  esplicar  ficarei grato  

    pelas minhas contas   isso daria 32 

  • @carlos, retângulo. Não triângulo, :P

     

  • Deseja-se saber quanto mede a base de um retângulo. Sabe-se que sua altura mede 9 cm e que ele tem área igual à de um quadrado cujo lado mede 12cm. Nessas condições, a base desse retângulo mede:

    Fórmulas:  Área do Quadrado:  A= l*l   (lado x lado)

                     Área do Retângulo: A=a*b  (altura x base) 

    01 Passo: encontre a área do quadro, que será a área comum entre  às duas figuras.

    Quadrado : A= l*l

                     A=12*12

                     A= 144

    02 Passo, Já com o valor da área do quadrado que é a mesma do retângulo conforme a questão, agora é só jogar na  fórmula do Retângulo.

    Área Retângulo= Área Quadrado

    Retângulo:    A=a*b

    A=144;       144=9*b

                      b=144/9

                      b=16 cm

  • 12*12=144

    144/9=16

  • Área do quadrado = l*l= 12*12= 144

    Área do retangulo

    A= B*H

    144= B*9

    B= 16

    Alternativa C


ID
2311957
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma linha de telefonia tem 762 km e 405m de comprimento. Dois postes consecutivos quaisquer dessa linha distam 53m um do outro. Nessas condições, podemos concluir que a quantidade de postes dessa linha telefônica é:

Alternativas
Comentários
  • Transformar tudo em metros:

    762 km e 405m

    762 x 1000 = 762000 + 405 = 762405 metros

     

    762405 ÷ 53 = 14385

     

    GAB. B

  • PARA MIM O RESULTADO É 14386 POSTES, MARQUEI 14385 POIS ERA A MAIS PRÓXIMA. SE CONSIDERAR (P) COMO POSTE TEMOS:

    P-----53m-----P----53m------P----53m------P----53m------P

    (1)x53m temos (02)postes

    (2)x53m temos (03)postes

    (3)x53m temos (04)postes

    (4)x53m temos (05)postes

    .

    .

    .

    (14385)x53m teremos (14386)postes

    AGORA SE ELE FALASSE QUE NO FIM HAVERIA UMA LIGAÇÃO PARA UMA CASA OU ESTAÇÃO SERIA DIFERENTE.

  • testa-se os itens 

    a) 14380x53=762140

    b) 14385x53=762405

  • Marcos Paulo, você me deixou um tempão encucado aqui. Foi muito interessante sua observação e acho que você tem razão. 

  • 762 km e 405m /53 = 14.385 POSTES

  • Transformar 762 km para metros = 762.000 m

    762.000+405= 762.405 metroa

    762.405/53= 14.385

    Alternativa B

  • Concordo com o Marcos Paulo, realemente pela lógica deveria haver mais 1 poste, mas como muitas vezes pensamos demais acabamos perdendo um questão boba.

  • Concordo com o Marcos Paulo. Nesse caso marcamos a que mais se aproxima. Agora se a questão tivesse as duas alternativas, uma com 14.385 e outra com 14.386 ixiii... ai muita gente ia cair viu.


ID
2311963
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Certa instituição de caridade distribui 4 250 reais entre crianças carentes, por mês, enquanto outra instituição distribui 3 250 reais entre crianças carentes mensalmente. Mesmo auxiliando quantidades diferentes de crianças, as duas instituições conseguem pagar uma mesma quantia para cada criança. Sendo essa quantia a maior possível, podemos concluir que cada criança auxiliada pelas instituições recebe:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    -----------------------------------------

    4250 3250 / 2

    2125 1625 / 5

    0425 0325 / 5

    0085 0065 / 5

    0017 0013 / 13

    0017 0001 / 17

    0001 0001

     

    5 x 5 x 5 x 2 = 250

  • 4250 3250 / 2

    2125 1625 / 5

    0425 0325 / 5

    0085 0065 / 5

    0017 0013 

     

     

    5 x 5 x 5 x 2 = 250

  • Tinha ficado na duvida quando deu a sobra do 13/ 17 no caso, quando der sobra é só deixar de lado neh.. entendi...

  • Resolve pela fatoração dos números (4250 e 3250).

  • Mmc dos dois valores e pah, eis a resolução =250
  • Sempre que a questão afirmar "a maior possível", estamos diante de um MDC :)

  • so deia a sobra quando for mdc adenilson


ID
2311966
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois negociantes possuem certa quantia em dinheiro cada um. Se somarem as quantias que possuem, o total será de R$ 47 520. Considerando-se que o primeiro comerciante tem uma quantia 4 vezes maior que o segundo, conclui-se que a quantia, em dinheiro, do segundo comerciante é de:

Alternativas
Comentários
  • Sem Resposta

    -----------------------------------------------------

    gab B 35.640 / 4 x 5  = 44.550  algo está errado nessa questão ou o enunciado ou as alternativas

     

    Resolução da questão...

    47.520 / 5 x 4 = 38.016

  • resolvi da seguinte forma se um tem 4x a mais que outro entao colocando na equaçao 4x + x = 47520  resolvendo vem que o menor valor tem 9504 dai o maior valor tem 38016  valores que nao bateram com as respostas deve ter alguma coisa errada.

  • Realmente a questão está incorreta e foi anulada pela banca.

  • realmente questão incorreta impossivel dar qualquer valor apresentados!.