SóProvas



Prova Quadrix - 2020 - CFP - Especialista em Psicologia - Saúde


ID
3889186
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, o documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, a grupo ou à instituição. Com relação a esse documento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C - Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação única e exclusiva do usuário do serviço de psicologia, já que o princípio basilar e norteador da relação profissional entre as partes é o sigilo.

  • Resolução 6/2019

    Art. 4º - § 1º - A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 4º, § 1.º A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de uma(um) profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

    Gabarito: C


ID
3889189
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta ação que contraria um dever fundamental estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • Art 1- Deveres:

    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;

    Gabarito B!

  • De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos: 
    a) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;  
    b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;
    c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;
    e) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia;  
    f) Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional;  
    g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;
    h) Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;  
    i) Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código;
    j) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante;
    k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;
    l) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.

    Gabarito do professor: Letra B.

  • resposta: B

    além de estar escrito 1, é também uma questão humanitária.


ID
3889192
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir.

I. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica, e respeitando os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
II. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos quanto pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, os grupos, as organizações e as comunidades envolvidas.
III. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o acesso das pessoas, dos grupos ou das organizações aos resultados das pesquisas ou dos estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Das Responsabilidades, art. 16° do código de ética.

    Leiam o código, gente. Procurem compreender, para além das provas, ele será de extrema importância para sua prática profissional. Em suma, é um conjunto de princípios que nos faz se orgulhar ainda mais da profissao que temos, com pontos questionáveis e passíveis de melhora, mas, ainda assim, belo numa macro visão, ele "dá gosto de ler".

    Força, galera!


ID
3889195
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, os documentos psicológicos devem ser elaborados conforme os princípios de qualidade técnica e científica presentes nesse regulamento. No que se refere a esses princípios, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E. É obrigado numerar e rubricar as laudas. Para que o mesmo não seja adulterado. Já pensou se alguém tira uma pagina do documento? - estando numeradas e rubricadas evita isso :)

  • Resolução 6/2019

    Art. 5º - § 8º - Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 5º, § 8.º Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página. 

    Gabarito: E

  • Achei a letra B equivocada. Deu a entender que todos os documentos decorrem de avaliação psicológica o que nao é verdade.

ID
3889198
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os próximos itens.

I. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
II. O psicólogo trabalhará visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando, crítica e historicamente, a realidade social e cultural, mas sem adentrar em análises de qualquer natureza da realidade política e(ou) econômica, dada a isenção exigida para o exercício da profissão.
IV. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a psicologia esteja sendo aviltada.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Justificativa:A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, os itens I, II e IV da questão estão corretos. Considerando que não há alternativa que atenda ao comando da questão, a banca examinadora opta por sua anulação.Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, a questão deve ser anulada e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos."

  • Não tem essa alternativa

  • Eu aqui tentando responder kkkkkkkk


ID
3889201
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com aplicação das seguintes penalidades:

Alternativas
Comentários
  • disposições gerais- artigo 21-

    ADVERTÊNCIA, MULTA E CENSURA PÚBLICA;

    SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL POR ATE 3O DIAS, CASSAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.


ID
3889204
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da guarda do registro documental que, conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, é de responsabilidade do psicólogo e(ou) da instituição em que ocorreu o serviço, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    4°. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço.  
     § 1.° O período de guarda deve ser de no mínimo 05 anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em  
    que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.  
    § 2º. O registro documental deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos de Psicologia para orientação e  fiscalização, de modo que sirva como meio de prova idônea para instruir processos 
    disciplinares e à defesa legal.

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
3889207
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito aos princípios da linguagem técnica do documento psicológico, estabelecidos pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, assinale alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições não se justifiquem tecnicamente.

  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.

    Vamos analisar cada assertiva de acordo com a resolução:

    A) ERRADA. Art. 6°- § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais  dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.
    B) CERTA. Art. 6° - §1°.
    C) CERTA. Art. 6° - §4°.
    D) CERTA. Art. 6° - §3°.
    E) CERTA. Art. 6° - §2°


    Gabarito do professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 6º, § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.

    As descrições literais apenas serão justificáveis quando forem necessárias à argumentação desenvolvida no texto e para evidenciar o contexto de que se trata, e não como resposta a solicitações que extrapolem a condição dos serviços psicológicos e que prejudiquem o sigilo e outras prerrogativas éticas da profissão.

    Gabarito: A


ID
3889210
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, julgue os itens que se seguem.

I. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a identificação do usuário ou da instituição.
II. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a avaliação de demanda e a definição de objetivos do trabalho.
III. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro da evolução do trabalho, de modo a permitir seu acompanhamento e os procedimentos técnico-científicos adotados.
IV. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro de encaminhamento ou encerramento.
V. Os documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1 /2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    Art. 2°. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar:  
    I – identificação do usuário/instituição;
    II – avaliação de demanda e definição de objetivos do trabalho;  
    III – registro da evolução do trabalho, de modo a permitir o conhecimento do mesmo e seu acompanhamento, bem como os procedimentos técnico-científicos adotados;  
    IV – registro de Encaminhamento ou Encerramento; 
    V – documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.  
    VI – cópias de outros documentos produzidos pelo psicólogo para o usuário/instituição do serviço de psicologia prestado, deverão ser arquivadas, além do registro da data de emissão, finalidade e destinatário.

    Gabarito do professor: Letra E.


ID
3889213
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao relatório psicológico, assinale a alternativa incorreta à luz da Resolução CFP n.ᵒ 6/2019.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, que instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional:

    Art. 11 - III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.
    As demais alternativas estão todas de acordo com a resolução e referem-se a características do relatório psicológico.

    Gabarito do professor: Letra B.



  • O relatório psicológico consiste em um documento que por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa comunicar a atuação profissional do psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico. O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. O relatório psicológico é composto de cinco itens: Identificação, descrição da demanda, procedimento, análise, conclusão.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 11, III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.

    Gabarito: B


ID
3898819
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A saúde envolve o bem-estar físico, assim como o psicológico e o social. Entretanto, os benefícios à saúde não são desfrutados universalmente, o que representa um contexto de ação fundamental para a psicologia da saúde. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Straub (2014), o termo saúde vem de uma antiga palavra da língua alemã que e representada, em inglês, pelos vocábulos hale e whole, os quais se referem a um estado de "integridade do corpo". Os linguistas observam que essas palavras derivam dos campos de batalha medievais, em que a perda de haleness, ou saúde, em geral resultava de um grave ferimento corporal. Atualmente, somos mais propensos a pensar na saúde corno a ausência de doenças, em vez da ausência de um ferimento debilitante contraído no campo de batalha. Todavia, como se concentra apenas na ausência de um estado negativo, tal definição é incompleta. Embora seja verdade que as pessoas saudáveis estilo livres de doenças, a saúde completa envolve muito mais. Uma pessoa pode estar livre de doenças, mas ainda não desfrutar de uma vida vigorosa e satisfatória. Saúde envolve o bem-estar físico, assim como o psicológico e o social. 

    STRAUB, R. Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artmed, 2014.

    Gabarito do Professor: Letra E.



ID
3898822
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na psicologia, o tema da saúde tem sido abordado com frequência em diferentes campos de atuação na área. Relevante para diferentes reflexões, a saúde tem sido entendida como um processo que permite a compreensão sobre o individual e o social em sua constituição, envolvendo uma visão sistêmica. Porém, na primeira parte do século XX, a saúde não era compreendida dessa forma. Com relação ao modelo biomédico de saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    modelo biomédico incentiva os médicos a aderir a um comportamento cartesiano na divisão entre o observador e o objeto observado. Além disso, a divisão que ocorre do indivíduo em partes prejudica a valorização do todo. Ao não ter em conta a sociedade em geral, a prevenção da doença pode não ser alcançada.


ID
3898825
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo biomédico avançou o tratamento de saúde, mas foi incapaz de explicar transtornos que não apresentavam uma causa física observável. Diante disso, iniciou-se um movimento reformista na medicina, que estabeleceu a medicina psicossomática. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    A medicina psicossomática apresentava muitas INCONSISTÊNCIAS, mas a maior delas estava no fato de se fundamentar na teoria freudiana.

    Vi que muita gente marcou a C, então cabe esclarecer:

    A alternativa está corretíssima, inclusive consiste no motivo pelo qual essa abordagem foi abandonada.


ID
3898828
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Influenciada pelo movimento behaviorista, a medicina começou a explorar o papel dos comportamentos aprendidos na saúde e na doença, o que foi denominado medicina comportamental. Em 1973, uma força-tarefa foi indicada, pela American Psychological Association, para explorar o papel da psicologia no campo da medicina comportamental e, em 1978, criou-se a divisão de psicologia da saúde. No que se refere aos objetivos desse novo campo, julgue os itens a seguir.

I. A psicologia da saúde tem como um de seus objetivos, estudar, de forma científica, a etiologia de determinadas doenças. Interessa-se, principalmente, pelas origens psicológicas, comportamentais e sociais da doença.
II. A psicologia da saúde objetiva, além de promover a saúde, prevenir e tratar doenças.
III. A psicologia da saúde inclui, em seus objetivos, a promoção de políticas de saúde pública e o aprimoramento do sistema de saúde pública.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    Todos os excertos foram retirados na íntegra do livro "Psicologia da Saúde: uma abordagem psicossocial", Straub, Cap. 1, p. 13."

  • A questão requer conhecimentos a respeito da Psicologia da Saúde e seus objetivos de atuação.


    A Psicologia da Saúde surgiu a partir do desmembramento da Psicologia Hospitalar, partindo do entendimento do CFP de que são saberes semelhantes, mas que possuem alguns pontos que os diferenciam.


    A Psicologia da Saúde é uma área mais abrangente, com campo de atuação em diversos contextos da Psicologia, desde o campo social/comunitário, até em organizações, justiça, clínica e hospitais. Esse campo foi delimitado pelo conselho através da Resolução CFP 03/2016 que teve como objetivo incluir essa especialidade na Resolução 13/2007 que estabelece os títulos profissionais de especialistas em Psicologia. 



    I - VERDADEIRA


    Um dos objetivos do profissional da psicologia em saúde é promover ações de prevenção e intervenção em doenças. Para isso é necessário que se conheça a etiologia das doenças para fomentar ações mais adequadas. O profissional deve, ainda, compreender os aspectos sociais, comportamentais e psíquicos que estão envolvidos, pois influenciam diretamente na promoção e manutenção da saúde do sujeito.


    II - VERDADEIRA


    De acordo com a Resolução CFP 03/2016, a psicologia da saúde tem como um dos seus objetivos desenvolver ações não só de promoção, mas de prevenção de doenças e vigilância em saúde junto a usuários, profissionais de saúde e ambiente institucional. O tratamento de doenças deve limitar-se ao campo psicológico; caso necessário, o profissional deve atuar de forma interdisciplinar, para trabalhar com o sujeito holisticamente. É o que acontece na rede de atenção psicossocial, por exemplo.


    III - VERDADEIRA


    Ainda de acordo com a Resolução 03/2016, o psicólogo da saúde deve “desenvolver ações de gestão dos vários serviços de saúde e de formação de trabalhadores, dominando conhecimento sobre a reforma sanitária brasileira e as políticas de saúde no Brasil, a legislação e funcionamento do SUS, gestão do trabalho e Educação Permanente em Saúde, financiamento, avaliação e monitoramento de serviços de saúde, podendo exercer funções em instâncias municipais, estaduais ou nacional" (grifo meu)


    Gabarito da Professora: Letra E.


    Fonte: Resolução CFP 03/2016



ID
3898831
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a evolução do conceito de saúde, procurar apenas um fator causal produz uma imagem incompleta da saúde e da doença de uma pessoa. Portanto, os psicólogos da saúde trabalham a partir da perspectiva biopsicossocial. Quanto a essa perspectiva, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Questão de fácil resolução, uma vez que a saúde psíquica é comumente atingida nos quadros de doenças crônicas.

  • A questão requer conhecimento a respeito da perspectiva biopsicossocial da prática e atuação do psicólogo em saúde.


    A prática biopsicossocial da saúde, reconhecida não somente pela psicologia, mas pela própria Organização Mundial da Saúde, entende que, para compreender o sujeito em aspectos de saúde e doença, deve abordá-lo a partir de seus processos biológicos, psicológicos e sociais. Tais processos estão inter-relacionados, de forma que um influencia o outro na saúde e doença do sujeito.


    Atenção: é solicitado a alternativa INCORRETA


    1. CORRETA

    Esse é o conceito da perspectiva biopsicossocial: os três processos fazem parte da vida do sujeito como um todo, e um sempre estará influenciando o outro. Para compreender a saúde e doença deve compreender a partir dessa perspectiva global.


    1. CORRETA

    A perspectiva biológica compreende a formação genética, o sistema nervoso, órgãos dos sentidos, dentre outros. É necessário resgatar a história evolutiva do sujeito para que compreenda a evolução da doença, se é aspecto genético, emocional ou do cotidiano do paciente. Por exemplo, um quadro atual do paciente pode ter se formado mediante um comportamento anterior, ou pode ter se formado mediante algum componente genético da sua família, ou por seus hábitos não saudáveis.


    1. INCORRETA

    Não existem exceções para trabalhar com a perspectiva biopsicossocial. Doenças crônicas podem se agravar com as reações emocionais, comportamentos, não aceitação ou negação  do paciente ao se deparar com a doença. O tratamento psicológico tem como objetivo proporcionar conforto para o paciente para lidar da melhor maneira possível com sua doença. Reações exageradas, emotivas em excesso podem agravar o quadro ou surgir outros transtornos relacionados. Aquele paciente que lida de forma melhor com seu tratamento de doença crônica, por exemplo, tem uma melhor resposta terapêutica.


    1. CORRETA

    Nessa perspectiva, considera-se que os fatores sociais e culturais podem contribuir para a saúde e doença do sujeito. As crenças resultantes da cultura de um lugar podem influenciar na busca do tratamento. Por exemplo, na nossa sociedade ainda pairam preconceitos dos homens a respeito do cuidado preventivo da sua saúde. Pesquisas apontam que as mulheres são mais cuidadosas e preventivas, ao passo que os homens buscam tratamento mais tardiamente, quando a doença já se instala.


    1. CORRETA

    A perspectiva biopsicossocial compreende os três fatores em conjunto, para trabalhar com o sujeito holisticamente. Compreendendo o sujeito a partir dos aspectos biopsicossociais, é possível compreender de forma sistêmica a dinâmica saúde/doença para esse sujeito.




    Gabarito da Professora: Letra C.



ID
3898834
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da atuação em psicologia da saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimentos acerca da atuação do psicólogo da saúde.


    De acordo com a Resolução CFP 13/2007, o psicólogo de saúde ou hospitalar tem como uma de suas funções, desenvolver “ações de promoção da saúde,/ prevenção de doenças e vigilância em saúde junto a usuários, profissionais de saúde e ambiente institucional, colaborando em processos de negociação e fomento à participação social e de articulação de redes de atenção à saúde". 


    Já a Resolução 03/2016, que versa estritamente ao psicólogo da saúde diz que o psicólogo “atua em equipes multiprofissionais e interdisciplinares no campo da saúde, utilizando os princípios, técnicas e conhecimentos relacionados à produção de subjetividade para a análise, planejamento e intervenção nos processos saúde e doença, em diferentes estabelecimentos e contextos da rede de atenção à saúde"

    1. CERTO

    Apesar de não se restringir essas três áreas - o psicólogo da saúde pode atuar além dessas, nas organizações, na justiça, nas escolas, dentre vários outros contextos - a alternativa é a mais correta para a questão.



    1. ERRADO

    Qualquer contexto que o profissional possa promover saúde e prevenção pode estar atuando. Sabe-se que os hospitais não são o único contexto que faz importante a figura do psicólogo da saúde. Vemos atuação na assistência social, nas clínicas e UBS, nas instituições de justiça, escolares e empresariais, entre outros.


    1. ERRADO

    O psicólogo atua, principalmente, na prevenção de agravos e promoção da saúde. Não é necessário esperar o sofrimento para ocorrer a intervenção; a prevenção e assistência são primordiais ao profissional. Serviços, como: campanhas, rodas de conversa, psicoeducação, atividades em grupos, podem favorecer a atuação no campo preventivo.


    1. ERRADO

    De acordo com a Resolução CFP 03/2016, o psicólogo da saúde  “Pode ainda desenvolver ações de gestão dos vários serviços de saúde e de formação de trabalhadores, dominando conhecimento sobre a reforma sanitária brasileira e as políticas de saúde no Brasil, a legislação e funcionamento do SUS, gestão do trabalho e Educação Permanente em Saúde, financiamento, avaliação e monitoramento de serviços de saúde, podendo exercer funções em instâncias municipais, estaduais ou nacional."


    1. ERRADO

    Os psicólogos atuam diretamente com os pacientes, seus familiares, com funcionários da instituição e com o restante da equipe multidisciplinar.



    Gabarito da Professora: Letra A.


    Fontes


    Resoluções CFP 13/2007 e 03/2016



ID
3898837
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A conexão entre estilo de vida, comportamento e saúde é um dos focos principais da psicologia em saúde. Os psicólogos da saúde desenvolveram diversas teorias para explicar porque as pessoas praticam, ou não, determinados comportamentos de saúde. A respeito da teoria do modelo de crença de saúde, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários

ID
3898840
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assim como o modelo de crença de saúde, a teoria do comportamento planejado especifica relações entre comportamentos e saúde. No que se refere à teoria do comportamento planejado, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Teoria do Comportamento Planejado (TCP) proposto por Ajzen (1985), cuja tentativa é entender o comportamento humano de forma geral, a partir da intenção comportamental e de poucas variáveis explicativas.

    Guerreira não chora, ama com fé- Noemi Badialli

  • B) A atitude pessoal do indivíduo para com o comportamento não envolve a crença sobre os resultados desse comportamento.


ID
3898843
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo transteórico sustenta que o comportamento muda, sistematicamente, ao longo de estágios distintos. Com relação a esse modelo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Apesar de ser possível acertar eliminando alternativas improváveis, o conceito apresentado pela D não é o mais correto.

    Fases de mudança em psicoterapia

    Uma classificação importante de mudança do paciente é a que separa as fases e a ordem da mudança em psicoterapia. Essa classificação é de Prochaska, DiClemente e Norcross e eles propuseram um modelo em seis fases:

    1. Fase "pré-contemplativa": é a fase da despreocupação. O paciente

    não tem consciência de seu problema e não tem a intenção de modificar o seu

    comportamento - apesar de as pessoas a sua volta estarem cientes do problema.

    Nesta fase os pacientes só procuram terapia se obrigados;

    2. Fase "contemplativa": é a fase da tomada de consciência. O paciente

    se dá conta dos problemas existentes, mas não sabe ainda como reagir. Ele ainda

    não está preparado para uma terapia: está ainda pesando os prós e os contras;

    3. Fase de preparação: é a fase da tomada de decisão. O paciente se

    decide pela terapia - nesta fase o meio social pode desempenhar um papel muito

    importante;

    4. Fase da ação: o paciente investe - tempo, dinheiro, esforço - na

    mudança. É a fase do trabalho terapêutico propriamente dito;

    5. Fase da manutenção: é a fase imediatamente após o fim da terapia. O

    paciente investe na manutenção dos resultados obtidos por meio da terapia e

    introduz as mudanças no seu dia-a-dia;

    6. Fase da estabilidade: é a fase da cura. Nesta fase o paciente

    solucionou o seu problema e o risco de uma recaída não é maior do que o risco de

    outras pessoa para esse transtorno específico.

  • Qual o erro da C?

  • O modelo transteórico é um instrumento de apoio para a mudança comportamental do indivíduo relacionada à saúde. Seja para mudar hábitos alimentares, combater a dependência química, ansiedade e diversos outros comportamentos, essa abordagem é dividida em 5 etapas:

    1 - Pré -contemplação; nessa etapa, as frases “Eu não posso" e “Eu não quero" são bem representativas. Existe uma negação ou simplesmente o paciente desconhece que tem um problema. Ele pode estar resistente e defensivo diante da possibilidade de mudança de comportamento. Como o paciente não está pronto para mudar, o profissional de saúde deve agir justamente no estabelecimento de uma relação de confiança, sem julgamentos e evitando confrontos. É o momento de estimular a motivação e apresentar ao paciente os riscos dos seus comportamentos e hábitos atuais.

    2 - Contemplação; é o momento em que o paciente pensa: “eu poderia". Ele começa a desejar a mudança, mas ainda não está totalmente certo sobre isso. O profissional pode ajudar o paciente identificando os problemas e definindo com ele metas simples que podem ajudá-lo a se sentir mais seguro e a perceber mais os “prós" que os “contras" da mudança de comportamento.

    3 - Decisão ou preparação; as frases que simbolizam esse estágio são “Eu posso" e “Eu vou". O paciente pretende alterar seu comportamento em um período próximo, na semana ou no mês que vem, por exemplo. Ele se sente comprometido e confiante. Esse seria o paciente “ideal", pois está pronto para mudar. Sempre em conjunto com ele, o profissional pode construir um plano de mudança que seja adequado e viável, considerando também as dificuldades que inevitavelmente irão surgir. Pensar o que pode ser feito diante das problemáticas e quando as coisas não saem exatamente como o planejado. O profissional pode trabalhar com seu paciente a necessidade de ser flexível e de não se cobrar tanto, lembrando que as mudanças de comportamento de saúde devem ser graduais e de acordo com o tempo de cada um.

    4 - Ação: aqui surgem frases como “Eu sou" e “Eu faço", pois, de fato, o paciente alterou seu comportamento. É um momento que requer bastante comprometimento para colocar em prática o que foi planejado. É necessário ter em mente que nessa etapa podem existir impulsos para retornar a comportamentos do passado. O profissional deve apoiar o paciente, encorajando-o e trabalhando a solução de problemas. Caso necessário, o plano pode ser revisto e reformulado. Ter uma rede de apoio (familiares, cônjuge, amigos, colegas de trabalho) pode surtir ótimos efeitos, como também compartilhar essa mudança com outras pessoas. É necessário criar novos desafios para dar continuidade ao plano.

    5 - Manutenção: “Eu ainda sou" e “Eu ainda faço" representam esse momento. A pessoa modificou o comportamento e as mudanças têm sido mantidas por um tempo considerável. O foco agora é a prevenção de recaídas e a consolidação dos ganhos obtidos até então. Mas sempre lembrando ao paciente que as recaídas são normais. O melhor é reconhecer o positivo e reforçar o que foi conquistado no período. O profissional deve propor um plano de seguimento e explorar estratégias para superação dos problemas.

    Cabe salientar que esses estágios de mudança comportamental não são lineares, ou seja, ao longo do tratamento o paciente pode ir e vir de um para o outro.


    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Ao meu ver, C/D são corretas.


ID
3898846
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos níveis de prevenção em saúde, julgue os itens que se seguem.

I. A prevenção primária refere-se a ações que promovem a saúde e que são realizadas para prevenir que uma doença ou lesão ocorra.
II. A prevenção secundária envolve ações para identificar e tratar uma doença no início de seu curso.
III. A prevenção terciária envolve ações para conter ou retardar danos, uma vez que a doença já tenha avançado além de seus estágios iniciais, sendo a forma menos comum de cuidado em saúde.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I. A prevenção primária refere-se a ações que promovem a saúde e que são realizadas para prevenir que uma doença ou lesão ocorra.

    II. A prevenção secundária envolve ações para identificar e tratar uma doença no início de seu curso.

    III. A prevenção terciária envolve ações para conter ou retardar danos, uma vez que a doença já tenha avançado além de seus estágios iniciais, sendo a forma menos comum de cuidado em saúde. (Errado, na verdade é a forma mais comum. Basta observar quantas pessoas esperam instalar uma doença para fazer o tratamento, por exemplo: as quimioterapias)

    Certos itens I e II. a III o conceito está correto o erro encontra-se no finalzinho em vermelho.

    Gab: D


ID
3898849
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à prevenção e à intervenção primárias, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    A prevenção primária deve estar diretamente relacionada e condicionada à promoção da saúde. Suas ações devem ser direcionadas a um único indivíduo, tendo como suporte conteúdos de outras áreas de aplicação da psicologia.

    As ações não podem ser direcionadas a um único indivíduo, pois o fazer saúde é coletivo!


ID
3898852
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da prevenção e da intervenção secundárias, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Atividades compatíveis com a prevenção e a intervenção secundárias:

    • oferecer as assistências psicoterápicas em suas várias modalidades em todas as idades;

    • realizar psicodiagnósticos diferenciais (mediante o uso de testes ou através de diagnósticos descritivos fenomenológicos;

    • elaborar pareceres para responder às demandas de outros profissionais, inclusive para a justiça;

    • realizar orientação e propor atividades de suporte social;

    • atuar em conjunto com os demais profissionais de saúde e equipes de saúde básica e especializada;

    • fazer encaminhamento de pacientes a outros especialistas e serviços;

    • elaborar em conjunto com a equipe multiprofissional programas de seguimento/adesão de tratamentos médicos (enfermidades crônicas, enfermidades mentais, cânceres etc.);

    • reunir e empregar o conhecimento da neuropsicologia, já que este é decisivo nos cuidados das demências e nas sequelas dos traumatismos do crâneo (TRINDADE E TEIXEIRA, 2007).

    Fonte: https://static.scielo.org/scielobooks/z7ytj/pdf/alves-9788578791926.pdf

  • São atividades compatíveis com a prevenção e a intervenção secundárias: 

    • oferecer as assistências psicoterápicas em suas várias modalidades em todas as idades; 

    realizar psicodiagnósticos diferenciais (mediante o uso de testes ou através de diagnósticos descritivos fenomenológicos; 

    • elaborar pareceres para responder às demandas de outros profissionais, inclusive para a justiça;

    • realizar orientação e propor atividades de suporte social; 

    • atuar em conjunto com os demais profissionais de saúde e equipes de saúde básica e especializada; 

    • fazer encaminhamento de pacientes a outros especialistas e serviços; 

    • elaborar em conjunto com a equipe multiprofissional programas de seguimento/adesão de tratamentos médicos (enfermidades crônicas, enfermidades mentais, cânceres etc.);  

    • reunir e empregar o conhecimento da neuropsicologia, já que este é decisivo nos cuidados das demências e nas sequelas dos traumatismos do crâneo (TRINDADE E TEIXEIRA, 2007).

    TRINDADE, I Intervenção psicológica em centros de saúde. In: TRINDADE, I. Y TEIXEIRA, J. A. C. (Orgs.). Psicologia nos cuidados de saúde primários. Lisboa: Climepsi Editores, p.41-54, 2007.

    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3898855
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à prevenção e à intervenção terciárias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o CFP, o psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e interconsultoria.

    Vejamos os erros das assertivas:

    A) A prevenção terciária inclui o seguimento de pacientes em tratamento clínico, exceto em casos de tratamento cirúrgico.

    B) A prevenção terciária não engloba a orientação e o preparo dos familiares do paciente.


    C) A intervenção de terceiro nível, no âmbito da psicologia da saúde, não inclui a pesquisa como uma de suas atividades.


    E) A atuação do psicólogo em intervenção terciária engloba apoio e orientação a pacientes internados e a seus familiares, excluindo os casos que estão em unidade de terapia intensiva, que são amparados apenas por outras especialidades.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3898858
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo biopsicossocial da saúde não se limita a indivíduos. A pesquisa sobre a psicologia da saúde tem se concentrado, cada vez mais, nos diversos sistemas externos que influenciam a saúde do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As pessoas têm menor probabilidade de adotar comportamentos que promovam a saúde quando eles são defendidos por organizações comunitárias.


ID
3898861
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à ação do psicólogo da saúde em saúde coletiva, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3898864
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No campo da saúde coletiva e pública, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma grande conquista. Para a psicologia, inserir profissionais no SUS tem sido um desafio. Sendo assim, é correto afirmar que corresponde a uma proposta de ação para colaborar com esse processo o(a)

Alternativas
Comentários
  • Podemos responder essa questão por simples eliminação das alternativas incorretas. Veja:

    A) oferecimento de mais possibilidades de estágio em instituições particulares de saúde.


    B) organização dos serviços de saúde, desconsiderando-se as especificidades regionais.



    C) entendimento de que a produção de conhecimento é uma prática dispensável na formação do psicólogo.



    D)  desencorajamento da prática da pesquisa no campo das políticas públicas de saúde. 



    Assim, somente resta a alternativa "E".



    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3898867
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Benevides (2005) propõe que, no entrecruzamento do exercício de três princípios, pode estar a interface entre a psicologia e o SUS. A respeito desses princípios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da inseparabilidade: se tomamos a Psicologia como campo de saber voltado para os estudos da subjetividade e se esta é entendida como processo coletivo de produção resultando em formas sempre inacabadas e heterogenéticas, é impossível separar, ainda que distinções haja, a clínica da política, o individual do social, o singular do coletivo; os modos de cuidar dos modos de gerir; a macro e a micropolítica. Fazer política pública – e o SUS é fundamentalmente política pública, porque de qualquer um -, é tomar esta dimensão da experiência coletiva como aquela geradora dos processos singulares. Neste sentido, pensar a interface da Psicologia com o SUS se dará exatamente por este ponto conector: os processos de subjetivação se dão num plano coletivo, plano de multiplicidades, plano público. O SUS, enquanto conquista do povo brasileiro, da humanidade, se faz como política pública de saúde.

    – Princípio da autonomia e da co-responsabilidade: assim sendo, também é impossível se pensar em práticas dos psicólogos que não estejam imediatamente comprometidas com o mundo, com o país que vivemos, com as condições de vida da população brasileira, com o engajamento na produção de saúde (Campos, 2000). que implique a produção de sujeitos autônomos, protagonistas, copartícipes e co-responsáveis por suas vidas. Aqui, a interface da Psicologia com o SUS se dá pela certeza de que o processo de inventar-se é imediatamente invenção de mundo e vice-versa.

    – Princípio da transversalidade: a Psicologia, tal como qualquer outro campo de saber/ poder não explica nada. É ela mesma que deve ser explicada e isto só se dá numa relação de intercessão com outros saberes/poderes/disciplinas. É no entre os saberes que a invenção acontece, é no limite de seus poderes que os saberes têm o que contribuir para um outro mundo possível, para uma outra saúde possível

    BENEVIDES, Regina. A psicologia e o sistema único de saúde: quais interfaces?. Psicol. Soc., Porto Alegre , v. 17, n. 2, p. 21-25, Aug. 2005 


ID
3898870
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o campo das políticas públicas de saúde, a saúde mental aparece como área de conhecimento e atuação importante para diversos profissionais, incluindo o psicólogo da saúde. No que se refere a esse tema, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    A saúde mental é um campo polissêmico e plural, na medida em que diz respeito ao estado mental dos sujeitos E das coletividades.


ID
3898873
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os psicólogos da saúde estão cada vez mais envolvidos no tratamento das doenças e das condições crônicas. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários

ID
3898876
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Técnicas de manejo de estresse estão sendo utilizadas de forma ampla, nos dias atuais, no auxílio à adaptação de pacientes às doenças crônicas e aos procedimentos médicos estressantes. Com relação ao manejo do estresse, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    O treinamento de inoculação de estresse não é uma técnica isolada, mas um termo genérico que se refere a um paradigma de tratamento. O tratamento consiste em um plano de “adestramento” com técnicas específicas.

    Esse plano de treinamento combina diferentes elementos. Esses elementos são os seguintes: ensino didático, , reestruturação cognitiva, resolução de problemas e treinamento em relaxamento, testes comportamentais e imaginados, autorregistro, autoinstruções e autorreforço.

    O treinamento de inoculação de estresse proporciona às pessoas uma defesa ativa frente a situações potencialmente estressantes. Em certos aspectos, é análogo aos conceitos de inoculação médica contra certas doenças biológicas.

    De maneira similar à inoculação médica, o treinamento de inoculação de estresse se propõe a suscitar “anticorpos psicológicos”. Esses anticorpos psicológicos, portanto, fazem referência a habilidades de confronto do indivíduo.

    A alternativa está incorreta porque traz apenas duas das três etapas (estágios) de aplicação da técnica, que são: reconceituação, aquisição de habilidades e manutenção. No mais, a alternativa segue correta.

  • A questão requer conhecimentos acerca das técnicas de manejo de estresse.


    De acordo com o Ministério da Saúde¹, o estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando o sujeito experimenta situações de perigo ou ameaça, de forma que o corpo se coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às novas situações. 


    As técnicas de manejo de estresse fazem parte das técnicas com embasamento cognitivo comportamental, que possuem objetivo de controlar ou rebaixar os níveis de estresse do sujeito. Como exemplos de técnicas podemos mencionar: reestruturação cognitiva, a respiração diafragmática, a técnica de mindfulness, o biofeedback e o relaxamento muscular progressivo²


    Observação: a questão solicita a alternativa falsa


    1. VERDADEIRA

    A prática de atividade física permite melhor condicionamento cardiorrespiratório, liberação de endorfinas e relaxamento muscular. O controle da respiração é uma técnica da TCC que pode ser realizada no próprio consultório do terapeuta.


    A liberação de endorfinas está voltada para os processos químicos do corpo, a endorfina é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar corporal. O relaxamento alivia o estresse e também pode ser guiado pelo terapeuta no consultório.


    1. VERDADEIRA 

    De acordo com Cardoso (2013)²,a técnica do relaxamento muscular consiste na contração máxima, voluntária e consciente de todos os grandes grupos musculares, seguido pelo seu relaxamento. Essa técnica permite máxima conscientização das sensações de tensão/relaxamento, facilitando uma maior percepção corporal e, consequentemente, possibilitando um relaxamento intencional quando a tensão é indesejada ou exagerada. Além disso, essa técnica é capaz de diminuir os níveis de noradrenalina e a frequência cardíaca, além de diminuir a reatividade emocional exagerada e a atividade do hipotálamo e do córtex pré-frontal²


    1. VERDADEIRO

    A técnica do biofeedback consiste no treino de auto regulação psicofisiológica por meio da aprendizagem acerca das relações mente-corpo (cognição - reações fisiológicas), mediada pelo uso de aparelhos específicos que medem a resistência galvânica da pele, os batimentos cardíacos e a atividade muscular, entre outros parâmetros detectados


    1. VERDADEIRO

    A TCC se utiliza de variadas técnicas para manejo de comportamento possibilitando um controle adequado das emoções e comportamentos daqueles que a utilizam. No manejo do estresse, há largas comprovações acerca da sua eficácia nos métodos utilizados, desde a psicoeducação às técnicas de relaxamento.


    1. FALSA

    O erro da questão é afirmar que é utilizado doses enfraquecidas do evento estressor. Na verdade, a pessoa é exposta a doses elevadas de estímulos estressores, fortes o suficiente para que seu mecanismo de defesa seja ativado, mas limita-se a ponto de a pessoa não sucumbir a essa exposição. A partir dessa resistência, a pessoa pode desenvolver responder a partir de recursos que foram aprendidos durante esse período de experiência.


    As fases do treinamento de inoculação de estresse são as seguintes: 1) Fase de conceitualização; 2) Fase de aquisição e treinamento das habilidades; e 3) Fase de aplicação das habilidades adquiridas.



    Gabarito da Professora: Letra E.




    ¹Site do Ministério da Saúde (BRASIL)

    ²Cardoso, Gabriela Santos Stilita. (2013). Manejo de estresse para pacientes com HIV/AIDS por meio da TCC. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 9(1), 26-33.



ID
3898879
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia da saúde atenta-se para a visão pessoal do indivíduo sobre sua saúde e sua doença como fatores que influenciam seu comportamento. A representação da doença afeta a saúde, influenciando o comportamento preventivo e a reação ao surgimento de sintomas. Acerca dos componentes da representação da doença (identidade, causas, consequências, curso e grau de controle), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3898882
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Vários fatores demográficos ou socioculturais desempenham importantes funções para determinar se uma pessoa procurará tratamento médico, podendo ser focos de atuação do psicólogo da saúde. Quanto a esse tema, julgue os itens seguintes.

I. A idade e o gênero dos indivíduos são fatores que influenciam na busca por tratamento. De modo geral, crianças e idosos usam os serviços de saúde com mais frequência que os adolescentes e os adultos jovens, e mulheres são mais propensas a relatar sintomas e a usar os serviços de saúde que os homens.
II. O status socioeconômico prevê o relato de sintomas e de procura por atendimento de saúde. Pessoas de renda alta relatam mais sintomas que as de renda baixa, porém têm menor probabilidade de procurar atendimento de saúde.
III. Fatores culturais também influenciam a tendência em buscar tratamento. Um fator cultural relacionado com a probabilidade de uma pessoa procurar tratamento é a criação. Pessoas cujos pais prestavam muita atenção em sintomas físicos e buscavam tratamento com frequência, possivelmente, farão o contrário, a fim de evitar o excesso de cuidados.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos comentar as assertivas:

    I. A idade e o gênero dos indivíduos são fatores que influenciam na busca por tratamento. De modo geral, crianças e idosos usam os serviços de saúde com mais frequência que os adolescentes e os adultos jovens, e mulheres são mais propensas a relatar sintomas e a usar os serviços de saúde que os homens. Corretinho! Mulheres buscam tratamentos mais que homens, e crianças e idosos mais que as outras faixas etárias.

    II. O status socioeconômico prevê o relato de sintomas e de procura por atendimento de saúde. Pessoas de renda alta relatam mais sintomas que as de renda baixa, porém têm menor probabilidade de procurar atendimento de saúde. A probabilidade de procura por atendimento é diretamente proporcional ao status socioeconômico, inclusive pela maior facilidade de acesso aos serviços de saúde.


    III. Fatores culturais também influenciam a tendência em buscar tratamento. Um fator cultural relacionado com a probabilidade de uma pessoa procurar tratamento é a criação. Pessoas cujos pais prestavam muita atenção em sintomas físicos e buscavam tratamento com frequência, possivelmente, farão o contrário, a fim de evitar o excesso de cuidados. Os bons cuidados com saúde na infância também são bons preditores de atenção à saúde na vida adulta.


    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3898885
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de tomada de decisão de procurar cuidados médicos é composto por cinco estágios, durante os quais podem ocorrer comportamentos de demora na busca de tratamento. A respeito desses estágios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimentos acerca dos estágios de procura de cuidados médicos pelo paciente.


    De acordo com estudos relacionados à busca de fatores que estavam relacionados à demora das pessoas em buscar tratamento médico, foram descritos os cinco estágios relacionados a essa decisão de procura o qual, em cada uma, pode ser percebido demora em procurar ajuda. Os cinco estágios são:


    1. Demora na avaliação -> as pessoas podem evitar a busca do médico pois os sintomas não são percebidos
    2. Demora na aceitação da doença -> As pessoas não acreditam que possuam certas doenças, acham improvável que aconteça com elas;
    3. Demora comportamental -> costumam achar que a ajuda profissional não seja necessária
    4. Demora na marcação da consulta -> a pessoa arranja desculpas para marcar a consulta, procrastina; e
    5. Demora no tratamento -> os custos estimados do tratamento estão além dos benefícios percebidos pelo recebimento do tratamento.

    Vamos às afirmativas:


    1. CERTO

    Trata-se do primeiro estágio da busca do tratamento: demora na avaliação


    1. ERRADO

    O estágio está correto, mas o erro da questão está em afirmar que aqueles que já possuíam sintomas semelhantes são os mais improváveis de buscar ajuda. Na verdade, quem já passou por algo parecido tem maior probabilidade de acreditar nos sintomas e buscar mais rapidamente ajuda


    1. ERRADO 

    Nesse estágio a pessoa acredita que não precisa de ajuda médica


    1. ERRADO

    A relação custo x benefício relaciona-se ao último estágio, demora no tratamento.


    1. ERRADO

    O erro está na última parte da afirmação. Os custos do tratamento influenciam a demora para buscar tratamento, que é o caso do último estágio.



    Gabarito da Professora: Letra A.



ID
3898888
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um fator importante para os cuidados em saúde é a adesão ao tratamento, que é definida, de forma ampla, como o seguimento da orientação de um profissional de saúde. Os psicólogos da saúde podem contribuir com tal fator. No que concerne às variáveis que preveem a adesão ao tratamento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários

ID
3898891
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O relacionamento entre o profissional de saúde e o paciente é a base do tratamento. Quanto aos elementos dessa relação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimentos acerca do processo relacional entre o profissional da saúde e o paciente.

    O profissional inserido no contexto da saúde possui algumas particularidades para o devido acolhimento do paciente. A depender do estado, alguns podem estar mais debilitados que o outro.  O ambiente é gerador de sofrimento e sua doença pode mobilizar sentimentos negativos também. Para isso, o profissional deve desenvolver senso crítico e ao mesmo tempo empático para acolher esse sujeito e assim, oferecer um tratamento eficaz.

    Observação: a questão solicita a alternativa incorreta!

    1. CORRETO
    O paciente precisa dar andamento ao seu tratamento na instituição e o profissional da saúde é figura essencial para possibilitar que ele consiga superar essa fase. Para que não haja possíveis desistências, é necessário uma boa qualidade nas consultas e a comunicação adequada para repassar as informações necessárias e que interessa o paciente ao mesmo tempo estabelecendo uma boa aliança, para que esse paciente possua sentimento de confiança no profissional.

    1. CORRETO
    A questão do tempo nos atendimentos é muito dinâmico nos contextos de saúde. A depender da instituição e do estado de saúde do paciente,  o profissional detém de amplo tempo para atendimento ou um tempo muito reduzido, impossibilitando o devido tratamento ou consulta. 

    As falhas de comunicação são impeditivas para a confiança no profissional, gerando sentimentos antagônicos, de desconfiança ou descrença no tratamento. O profissional precisa conscientizar-se que o maior interessado no estado de saúde do paciente é o próprio paciente e não outros profissionais. Por isso, deve haver uma comunicação clara para que ele fique a par de todos os acontecimentos em relação a seu tratamento e que ele possa ter confiança no profissional para relatar fatos importantes na sua vida que podem interferir no processo.

    As crenças e cultura das partes, assim como em qualquer tipo de convivência relacional, é um impeditivo para uma comunicação eficaz. Atitudes preconceituosas, a interferência de divergência de opiniões quanto a questões que não dizem respeito a assuntos estritamente médicos, impedem a comunicação e até a continuidade do tratamento.

    1. CORRETO
    Se o profissional e o paciente detém um bom nível de comunicação, o paciente se sentirá seguro para relatar os fatos necessários, o profissional poderá conduzir de forma eficaz o tratamento e o paciente, sentindo-se seguro e confiante com esse profissional, seguirá todas as instruções necessárias

    1. INCORRETO
    O modelo tradicional de fato sustenta que o profissional seja mais ativo e o paciente receptor das intervenções realizadas, mas essa não seria a forma mais adequada ao tratamento. O modelo de tratamento pautado nas relações igualitárias conduzem aos melhores resultados. É interessante respeitar a autonomia do sujeito para que ele detenha o poder sobre seu próprio corpo e saúde.

    1. CORRETO
    Respeitar a autonomia do paciente, não anular suas opiniões e considerá-las, na medida do possível, ao tratamento do sujeito, gera motivação e mais confiança para seguir o procedimento.  

    Gabarito da Professora: Letra D.

ID
3898894
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitos tratamentos em saúde envolvem a hospitalização, que pode provocar uma variedade de sintomas psicológicos adversos. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3898897
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As intervenções psicológicas para a preparação para a hospitalização podem oferecer maior segurança ao paciente nesta etapa do tratamento. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gente, alguém possui alguma referência para esta questão?

  • Tem que pedir gabarito comentado .


ID
3898900
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em seus anos de existência enquanto campo de conhecimento e atuação, a psicologia da saúde desenvolveu lições sobre o processo saúde-doença. A respeito dessas lições, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3898903
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia da saúde possui desafios futuros a fim de continuar seu crescimento e benefício à população. Quanto a esses desafios, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários

ID
3898906
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia da saúde é a aplicação dos conhecimentos e das técnicas psicológicas à saúde, às doenças e aos cuidados de saúde, visando à promoção e à manutenção da saúde e à prevenção da doença. Com relação ao trabalho do psicólogo da saúde, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários