SóProvas



Prova ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanças e Controle - prova 3 - Auditoria e Fiscalização - Infraestrutura


ID
226546
Banca
ESAF
Órgão
UFF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Esta prática é sem dúvida, a técnica que melhor satisfaz aos fins de prospecção, pois não só permite uma observação in loco das diferentes camadas, como também a extração de boas amostras. O seu emprego, no entanto, encontra-se, na prática, limitado pelo seu elevado custo, o qual o torna, às vezes, economicamente proibitivo, exigindo onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamentos de água, quando a prospecção desce abaixo do nível freático. Essa prática de prospecção é chamada:

Alternativas
Comentários
  • letra e)

     

  • a.1) Abertura de poços de exploração

     

    - Técnica que melhor satisfaz aos fins de prospecção, pois não só permite uma observação in loco das diferentes camadas como, também, a extração de boas amostras.

    - Seu emprego está limitado ao custo, o qual o torna, às vezes, economicamente proibitivo, exigindo onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamento d’água, quando a prospecção precisa descer abaixo do nível d’água.

     

    Fonte: www.ct.ufpb.br/~celso/solos/material/Solos%20-%20Cap%2013%20&%2014.ppt

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

     

  • Poços 

    Os poços são escavados com , picareta, balde e sarrilho, e destinam-se ao exame das camadas do subsolo ao longo de suas paredes, possibilitando a coleta de amostras deformadas ou indeformadas. Apesar da vantagem de se obter amostras indeformadas com maior facilidade, o seu emprego encontra limitação no seu elevado custo, pois exige onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamento d'água quando a prospecção descer abaixo do lençol freático.

    Alternativa e


ID
756577
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para a construção de qualquer empreendimento, é necessário que exista planejamento, para definir a melhor forma de execução, e controle, que permita o gerenciamento, o acompanhamento e a adoção de correções, quando necessário. Com relação ao planejamento e controle, analise as afirmações abaixo.

I. O método PERT - COM utiliza conceitos de redes (grados) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto.

II. A Linha de Balanço é a técnica de planejamento e controle que considera cada tarefa representada por uma linha e os dias, semanas ou meses como colunas que determinam a duração de cada tarefa no projeto.

III. O planejamento de médio prazo, considerado como um segundo nível de planejamento, o tático, busca vincular as metas fixadas no plano principal com aquelas designadas no planejamento operacional.

IV. O planejamento de curto prazo, normalmente realizado em ciclos semanais, tem como principal função orientar diretamente a execução da obra.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - Método PERT-"CPM"


    II - Gráfico de Gantt
  • Lembrando que é PERT-CPM 

    Atividade consome tempo, os eventos não. 

    Pode haver mais de um caminho crítico. 

     O cronograma de barras pode ser chamado de gráfico de Gantt.

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • "Pessoal, houve erro de digitação no CPM, que saiu COM e em grafos, que saiu como ―"grados". Considerando as palavras CPM e grafos, a definição de PERT/CPM está correta.

    Contudo, a banca considerou esses erros de digitação e alterou o gabarito deste item de C para E.

    Cabe complementar que o PERT-CPM é um método de planejamento, replanejamento, e avaliação de progresso, com a finalidade de melhor controlar a execução de um programa ou projeto, utilizando os conceitos de Redes (grafos) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto"

    PDF do Estratégia concursos


ID
756580
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR 12.721/2006 – Avaliação de custos unitários e preparo de orçamentos de construção para incorporação de edifício em condomínio define os critérios para orçamentos de obras em condomínio. Emprega o Custo Unitário Básico para determinar o custo da obra, através de ponderações, de acordo com as características do prédio. A finalidade do método proposto na norma é o detalhamento do prédio para o registro em cartório, garantindo a condôminos e construtores um parâmetro de controle para a obra a ser executada, e facilitando a discussão de eventuais alterações que possam ocorrer durante a obra. De acordo com essa norma, responda à  questão.

A avaliação do custo global da obra, atualizada à data do arquivamento em cartório competente de Registro de Imóveis, deve ser calculada

Alternativas
Comentários
  • NBR 12721

    ======================================

    CUSTO GLOBAL DA CONSTRUÇÃO:

    c) Custo Global da Construção

    Soma das seguintes parcelas:


    1) produto da área equivalente em área de custo padrão global pelo custo unitário básico, correspondente ao projeto-padrão que mais se assemelhe ao da edificação objeto de incorporação;


    2) parcelas adicionais, relativas a todos os elementos ou condições não incluídas nas relações quantitativamente discriminadas de materiais e mão-de-obra correspondentes ao projeto-padrão, tais como: fundações especiais, elevadores, equipamentos e instalações, playground, obras e serviços complementares e outros serviços;

     

    3) outras despesas indiretas;


    4) impostos, taxas e emolumentos cartorários;


    5) projetos;


    6) remuneração do construtor; e


    7) remuneração do incorporador.

    =============================================================================

     

    CUSTO UNITÁRIO DE CONSTRUÇÃO (VALOR POR METRO QUADRADO DA CONSTRUÇÃO)

     


    d) Custo unitário de construção ou valor por metro quadrado de construção:  Divide-se o custo global da construção, calculado do modo
    indicado no item anterior, pela área equivalente em área de custo padrão global.

     

    =============================================================================

     

    CUSTO DE CONSTRUÇÃO DA UNIDADE AUTÔNOMA:

     


    e) Custo de construção da unidade autônoma: Multiplica-se o preço por metro quadrado da construção pela área equivalente em área de custo padrão da unidade autônoma considerada.

     

     


ID
756586
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a NBR 13.752, a depreciação pode ser dividida em decrepitude, deterioração, mutilação, obsolescência e desmontagem. Assinale a opção que define corretamente decrepitude.

Alternativas
Comentários
  • Depreciação de um bem devido ao desgaste de seus componentes ou falhas de funcionamento e sistemas, em razão de uso ou manutenção inadequados. - deterioração


    Depreciação de um bem pela idade, no decorrer de sua vida útil, em consequência de sua utilização, desgaste e manutenção normais. - decrepitude


    Depreciação de um bem devido à superação da tecnologia do equipamento ou sistema. - obsolescência 


    Depreciação de um bem devido à retirada de sistemas ou componentes originalmente existentes. - desmontagem


    Depreciação de um bem devido aos efeitos deletérios decorrentes dos trabalhos normais de desmontagem, necessários para a remoção do equipamento. - mutilação

  • NBR14653-1 

     

    DECREPITUDE -> Depreciação de um bem pela idade, no decorrer de sua vida útil, em consequência de sua utilização, desgaste e manutenção normais. 

     

    MUTILAÇÃO -> Depreciação de um bem devida à retirada de sistemas ou componentes originalmente existentes. 

     

    DETERIORAÇÃO -> Depreciação de um bem devida ao desgaste de seus componentes ou falhas de funcionamento de sistemas, em razão de uso ou manutenção inadequados. ​

     

     

    Obsolescência -> Depreciação de um bem devida à superação da tecnologia do equipamento ou sistema.

     

    Desmontagem -> Depreciação de um bem devida aos efeitos deletérios decorrentes dos trabalhos normais de desmontagem, necessários para a remoção do equipamento. Não inclui custos de mão-de-obra de desmontagem e transporte.

     

    3.12.4 obsoletismo: Superação tecnológica ou funcional. 

     

    3.40 servidão: Encargo específico que se impõe a uma propriedade em proveito de outrem.

     

     

    Bons Estudos!

     

  • a) DETERIORAÇÃO

    b)DECREPITUDE

    c)OBSOLÊNCIA

    d)MUTILAÇÃO

    e)DESMONTAGEM

  • DEPRECIAÇÃO -> PRECIFICAÇÃO

    DECRIPITUDE -> MANUTENÇÃO NORMAL

    DETERIORAÇÃO -> MANUTENÇÃO INADEQUADA

    Ver também:

    Q875695

    Q174252

    Q347027


ID
756589
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Norma 14.653 – Avaliação de Imóveis Urbanos define diferentes métodos para identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos. O método comparativo direto é aquele que


Alternativas
Comentários
  • Conforme NBR 14.653/1, tem-se que:

    8.2 Métodos para identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos

    8.2.1 Método comparativo direto de dados de mercado: Identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.

    8.2.2 Método involutivo: Identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto.

    8.2.3 Método evolutivo: Identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização.

    8.2.4 Método da capitalização da renda: Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis.

    8.3 Métodos para identificar o custo de um bem

    8.3.1 Método comparativo direto de custo: Identifica o custo do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.

    8.3.2 Método da quantificação de custo: Identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos.



ID
756592
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A especificação de uma avaliação está relacionada tanto com o empenho do engenheiro de avaliações, como com o mercado e as informações que possam ser dele extraídas. O estabelecimento inicial pelo contratante do grau de fundamentação desejado tem por objetivo a determinação do empenho no trabalho avaliatório, mas não representa garantia de alcance de graus elevados de fundamentação. Considerando que se deseje atingir uma fundamentação de grau III, no caso de utilização de modelo de regressão linear, será obrigatória

Alternativas
Comentários
  • Fonte NBR 14653 - tabela 1

    A) errado . 9.2.1.1 Para atingir o grau III, são obrigatórias: a) apresentação do laudo na modalidade completa; 

    B) errado. Situação paradigma é grau I

    c) errado. Coleta de dados de mercado [Podem ser utilizadas características fornecidas por terceiros  é  grau I ]

    d) errado. Quantidade mínima de dados de mercado efetivamente utilizados [ 3 (K=1)  é  grau I ]

    e) certo. Para atingir o grau III, são obrigatórias:b) discussão do modelo, verificadas a coerência da variação das variáveis em relação ao mercado, bem como suas elasticidades no ponto de estimação. 


ID
756616
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma empresa irá instalar uma usina de concreto em um município de Minas Gerais. De acordo com a Resolução CONAMA 237/97, analise as afirmações a seguir.

I. Para a instalação da usina, será necessária solicitação da licença prévia ao órgão ambiental do estado de Minas Gerais.

II. Após o licenciamento e o início das atividades da usina, a empresa deverá manter sua licença de instalação sempre atualizada, requerendo a renovação com antecedência mínima de 120 dias.

III. Para realização dos estudos necessários ao processo de licenciamento, a empresa deverá contratar profissionais habilitados indicados pelo órgão ambiental.

IV. Para o licenciamento será obrigatória a certidão da Prefeitura Municipal, declarando que a usina será construída em local adequado e em conformidade com a legislação aplicável ao uso e ocupação do solo do município.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º- A localização, construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis.

    II - O prazo de validade da Licença de Instalação (LI) deverá ser, no mínimo, o estabelecido pelo cronograma de instalação do empreendimento ou atividade, não podendo ser superior a 6 (seis) anos.

    § 1º - A Licença Prévia (LP) e aLicença de Instalação (LI) poderão ter os prazos de validade prorrogados, desde que não ultrapassem os prazos máximos estabelecidos nos incisos I e II

    § 4º - A renovação da Licença de Operação(LO) de uma atividade ou empreendimento deverá ser requerida com antecedência mínima de 120 (cento e vinte) dias da expiração de seu prazo de validade, fixado na respectiva licença, ficando este automaticamente prorrogado até a manifestação definitiva do órgão ambiental competente


  • I      Para a instalação da usina, será necessária solicitação de licença de instalação ao órgão ambiental do estado de Minas Gerais. 

     

    II      Após o licenciamento e o início das atividades da usina, a empresa deverá manter sua licença de instalação operação sempre atualizada, requerendo a renovação com antecedência mínima de 120 dias. 

     

    III       Para realização dos estudos necessários ao processo de licenciamento deverão ser realizados por profissionais legalmente habilitados, às expensas do empreendedor

     

    IV     Para o licenciamento será obrigatória a certidão da Prefeitura Municipal, declarando que a usina será construída em local adequado e em conformidade com a legislação aplicável ao uso e ocupação do solo do município. (CERTO)

  • I)   Para a instalação da usina, será necessária solicitação de licença de instalação ao órgão ambiental do estado de Minas Gerais. (Município)

  • I) Para a instalação de uma usina de concreto pode não haver necessidade de se fazer todo o procedimento de Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação, a depender do porte da usina e da magnitude do seu impacto ambiental, bastando uma só licença concedida por processo simplificado.

    Prof. Campiteli


ID
756619
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os crimes praticados contra o meio ambiente se tornam cada dia mais frequentes, causando danos e impactos ao meio ambiente como um todo, e, consequentemente, a toda coletividade, que é a titular do bem ambiental. A Lei n. 9.605/98, também conhecida como Código Penal Ambiental, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Baseado nesta legislação, é correto afirmar que

Alternativas

ID
756622
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre análise orçamentária, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • EAP- Divide seu projeto em partes menores, onde ocorre um maior detalhamento dos insumos e composições a serem realizadas e facilita o controle.

     

  • A) pode ser usada tanto para insumos quanto serviços .

    B) Gabarito

    C) Há necessidade 

    D) É necessário

    E) Quem faz isso é o orçamento analítico 


ID
756625
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sabe-se que o valor de venda do metro cúbico de concreto é de R$ 255,23; o preço da mão de obra e dos equipamentos é de R$ 81,73. Logo, a percentagem do custo dos materiais é

Alternativas
Comentários
  • 255,23 - 81,23 = 173,5 R$

     

    173,5 / 255,23 = 0,67977 = 67,98%

  • kD O bdi DAÍ ??

     

  • Sei lá, não está explicito no enunciado que o valor de venda do concreto já tem incluso o material e mão-de-obra


ID
756628
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção correta sobre os encargos sociais.

I. Os encargos sociais são obrigatórios, exigidos pelas Leis Trabalhistas e Previdenciárias ou resultantes de Acordos Sindicais adicionados aos salários dos trabalhadores.

II. Os encargos sociais são divididos em três níveis: Encargos Sociais Básicos e Obrigatórios; Encargos Incidentes e Reincidentes e Encargos Complementares.

III. Os custos com ferramentas manuais e EPI (Equipamentos de Uso Individuais) fazem parte dos encargos complementares.

Alternativas

ID
756634
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere um edifício de área construída de 7.252,83 m2 , sabendo que os itens que obtiveram maior participação no orçamento foram: a estrutura de concreto armado, com 21,47%, seguido das instalações com a participação de 16,27% do orçamento e os revestimentos com 15,53%. A totalização destes itens é de R$ 5.018.681,20. Logo, o valor do metro quadrado construído é de

Alternativas
Comentários
  • A soma das porcentagens dos 3 serviços apresentados é igual a 53,27% (21,47 + 16,27 + 15,53).

    O custo com esses serviços foram de R$ 5.018.681,20.

     

    Regra de 3 simples

    53,27% ---------- R$ 5.018.681,20

    100% ------------- X

     

    X = R$ 9.421.214,94

     

    Agora é só dividir pela área da construção para achar o custo por m2.

     

    Custo por m2 = R$ 9.421.214,94 / 7.252,83 m2

    Custo = R$ 1.298,97 R$

     

    Obs. 1: Sacanagem da banca cobrar um cálculo assim na prova (tantos números quebrados). 

    Obs. 2: Olhe as alternativas. Se os valores forem um pouco distantes, como os das alternativas deste exercício, pode-se usar números arredondados para facilitar no calculo, agilizar é não perder tempo.

     


ID
756637
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Sobre a programação de obras, assinale a opção correta.

I. Para se definir a duração de uma atividade, pode- se usar os índices de produtividade das equipes de trabalho.

II. Para se definir a duração de uma atividade, pode-se usar a estimativa de três pontos.

III. A estimativa de três pontos é calculada a partir da média ponderada das durações otimistas, pessimistas e realista (ou mais provável), em que a duração realista tem peso 4 e as demais peso 1.

Alternativas

ID
756640
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Na fase de execução, são estabelecidos critérios de medição e de progresso físico. Assinale a opção incorreta para determinar estes critérios.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Apesar de que todas as assertivas dão a definição errada de progresso físico. Progresso físico é a porcentagem de realização do projeto. No entanto, em todos os itens a banca deu uma definição confusa de progresso físico como sendo a porcentagem do objeto projetado. Tirando a parte da definição errônea de projeto físico e analisando o resto de cada item:

    A) impermeabilização é medida por m² da projeção da impermeabilização. Item correto.

    B) Vários itens. Vamos analisar de um em um:

    Para a fabricação de pré-moldados, usa-se a área (m2 ) das peças acabadas, fiquei com o pé atrás: o que foi pré-moldado? estacas, por exemplo, se mede no metro; laje, m²; caixa de passagem, na unidade. Item duvidoso.

    incluindo formas, beleza, é no m²

    armação, sei não. A ferragem é no quilo, agora o ato de armar em si, não sei. De qualquer forma, é estranho ser no m².

    cabos e bainhas peraí, cabos e bainhas no m²? Dá não, né?! Cabo você pede de tal bitola e tantos metros. Pedir cabo em malha não tem como. FALSO!

    C) Dois itens. Analisando-os:

    Assentamento de tubulação de drenagem medida no metro. Ok. Instalação de tubos no metro.

    Caixas de passagem na unidade. Sim, por coincidência havia comentado isto no item B.

    D) Aterro no m³ medido no local. A medição é o metro cubico compactado. Esse "medido no local" não foi bem colocado, mas dá pra entender que o "local" faz referência ao aterro, e neste, supõe-se a sua compactação.

    E) Duas afirmativas:

    Vidro no m². É isso aí.

    As portas e divisórias em vidro devem incluir as ferragens e acessórios. Resposta em http://www.comprasnet.gov.br/publicacoes/manuais/manual_projeto.pdf: 

    04.01.240 Portas de vidro

    Este preço devera compreender todas as despesas decorrentes do fornecimento dos materiais, ferramentas e mão-de-obra necessários à execução dos serviços, incluindo acessórios para fixação, ajustes, arremates, ferragens, andaimes e demais serviços auxiliares

    avante

  • Em peças de concreto, a medição se dá em regra pelo volume das peças; quando forem peças padronizadas pode-se dar em unidades.


ID
756643
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma técnica utilizada para gerenciar projetos no que se refere ao acompanhamento, monitoramento e controle é a Análise de Valor Agregado. Sobre a técnica, assinale a resposta correta.

I. A partir desta técnica, é possível controlar o custo e o prazo de um empreendimento.

II. A técnica possui a limitação de não ser possível fazer estimativas para o término.

III. O tripé de comparação para o uso da técnica envolve as seguintes grandezas: Valor Previsto, Valor Agregado e Custo Real.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Planejamento e Controle de Obras - Aldo Dórea Mattos


    Análise do valor Agregado ou EVA - Cap. 18

    I e II - Por meio de indicadores de desempenho, pode-se antever o resultado provável do projeto em termos de custo e prazo.

    III - O tripé de comparação para o uso da técnica envolve as seguintes grandezas: Valor Previsto, Valor Agregado e Custo Real.

ID
756646
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Assinale a opção correta sobre os cuidados de armazenamento e montagem de estruturas metálicas

I. A partir dos perfis laminados do tipo I, são fabricadas vigas casteladas e celulares que geram um aumento na resistência sem o incremento no peso médio da estrutura.

II. Durante a execução da fundação, os chumbadores são preparados para se deslocarem durante a concretagem. Por isso, recomenda-se que uma chapa metálica seja colocada na cota da coluna. Essa placa deve ser retirada após a cura do concreto e o espaço remanescente deve ser preenchido com graute.

III. Em vigas e pilares aparentes, devem receber algum tipo de pintura passiva contra chamas. Normalmente utilizam as seguintes técnicas: pinturas intumescentes, placas e mantas pré-fabricadas ou proteção com revestimento à base de cimento ou fibras.

Alternativas

ID
756649
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

O número mínimo de barras longitudinais em seções L, T e U de pilares de concreto armado, conforme a recomendação da norma NBR 6.118 é, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Agora entendo porque muitas vezes a banca não inova nas questões. Quando tentam fazer algo interessante acaba saindo questões como essa, rsrs. Muitas das vezes a resposta é "depende" e não tem como restringir a resposta em uma das alternativas.

     

    Enfim, jogando o jogo da banca, podemos tentar resolver a questão pensando em formar a geometria do pilar utilizando estribos retangulares (cada retangulo precisa de 4 barras para "amarrar" as arestas).

     

    Veja imagem do link (ela resolve o L e o T)

    http://arq.ap1.com.br/wp-content/uploads/2015/02/pilar-3-e1424265627379.png

     

    Para o pilar em U, imaginei a formação com 3 estribos (2 em pé e 1 deitada), cada uma com necessidade de 4 barras conforme já dito.

    Fazendo a "montagem", podemos perceber a necessidade de 10 barras longitudinais (vou tentar desenhar aqui, veja se a configuração fica igual na sua tela)

     

    OO                                   OO

     

     

     

    O                                        O

    OO                                   OO

     

     

     

    Bulldog, veja se concorda...

  • Colega, vc está corretíssimo. Sua interpretação tem respaldo no seguinte item da 6118/2014:

    17.5.1.6 Cálculo das armaduras
    Nas seções poligonais, em cada vértice dos estribos de torção, deve ser colocada pelo menos uma
    barra longitudinal.
     

    Obrigado!!

  • Resolvi da seguinte forma:

    A norma no tópico 18.4 que diz respeito a PILARES, estabelece:

    18.4.2.2 Distribuição transversal

    As armaduras longitudinais devem ser dispostas na seção transversal, de forma a garantir a resistência adequada do elemento estrutural. Em seções poligonais, deve existir pelo menos uma barra em cada vértice; em seções circulares, no mínimo seis barras distribuídas ao longo do perímetro.

    Rascunhei a poligonal das seções transversais do enunciado e distribui as barras em cada vértice.

    Na seção T já se acha 8 de cara. O que já elimina A, D e E.

    Daí é se perguntar: faz mais sentido que uma seção U tenha, obrigatoriamente, 10 barras ou 12 barras. Para mim, pareceu mais razoável que tivesse, necessariamente, 10 barras em lugar de 12.

    GABARITO letra B de BORA PRA CIMA!!!


ID
756652
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a execução de fundações, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • que isso?!

    GABARITO: A

    Incorreta, sério? Cuma?

    Não consta em NBR, portanto sigo para a literatura:

    Mecânica dos solos e suas aplicações. 6. ed. - 1988

    Camadas fracas e resistentes alternadas pode-se utilizar sapatas ou blocos ou radier ou estacas ou tubulões com apoio numa camada resistente

    item A)  Para solos com camadas fracas e resistentes alternadas, recomenda-se o uso de sapatas ou estacas de ponta.

     

    Só seria errado o item A, assim, se "estaca de ponta", termo definido na assertiva, for diferente de "estaca com apoio numa camada resistente"

    No entanto, "Estaca de ponta: Capacidade de carga se dá com o apoio direto a uma camada resistente" http://www.helix.eng.br/downloads/estacas_(6).pdf

     

    a estaca de ponta atravessa terrenos resistentes a ponto de gerar a nega necessária para sua finalidade http://profmarcopadua.net/fundacoesprofundas3.pdf

     

    Assertiva A está correta.

  • ESTACA SIMPLEX

     

    Procede-se a descida do tubo dentro do terreno por cravação (ou por perfuração – neste caso torna-se “escavada” – sem deslocamento), como se faz coma a estaca Strauss.

     

    Fonte:

    http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/GF05-Funda%C3%A7%C3%B5es-Profundas-Estacas-Grande-Desloc.pdf

  • https://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/4663/2/Andressa%20Siqueira%20de%20Souza.pdf

    Pagina 10. Aparentemente a A esta correta. 

    Se tivesse um somente na alternativa, ok.

  • LETRA A CORRETA.

    http://www.geocities.ws/tereza_denyse/fundacoes

    VER TABELA 2. (PÁGINA 33/34)


ID
756655
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os tipos de contrato, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Chave na mão, ou turn key, é um tipo de operação empregada em processos licitatórios no qual a empresa contratada fica obrigada a entregar a obra em condições de pleno funcionamento. Tanto o preço do serviço quanto o prazo para entrega são definidos no próprio processo.


ID
756658
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o controle de qualidade de materiais de construção, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
756661
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o controle tecnológico do concreto, assinale a opção correta.

I. Os ensaios de abatimento (slump) e resistência à compressão são conhecidos como controle tecnológico do concreto estrutural e são obrigatórios para qualquer construção.

II. À construtora cabe verificar se recebeu da concreteira o que foi adquirido e especificado.

III. Conforme esclarece a NBR 5.738 de moldagem de corpo de prova a forma, a quantidade de camadas e o número de camadas não alteram o resultado do ensaio de resistência à compressão.

Alternativas
Comentários
  • I: Os ensaios de abatimento (slump) e resistência à compressão são conhecidos como controle tecnológico do concreto estrutural e são obrigatórios para qualquer construção.

    Erro da I: São obrigatórios apenas em obras que há utilização de concreto. Caso a estrutura for metálica, por exemplo, não há necessidade da utilização destes ensaios.

  • Se a pessoa for fazer uma calçada por exemplo, não faz sentido um ensaio à compressão

  • O motivo do erro do item I está no fato de considerar obrigatório o ensaio de abatimento (slump) quando na verdade o que é obrigatório é o ensaio de consistência. O ensaio de abatimento é um dos tipos de ensaios de consistências, mas existem outros que podem substituí-lo como o ensaio de espalhamento para concreto auto adensável.

  • a- Apenas em obras que há utilização de concreto!


ID
756664
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o SINAPI (Índices da Construção Civil), assinale a opção que não é aplicada.

Alternativas

ID
756670
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação ao Método de Sondagem SPT (Standard Penetration Test), é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A assertiva inverteu os valores do peso do martelo com a altura da queda. 

  • Pegadinha!!!

    Execução: o ensaio SPT consiste na cravação de um mostrador, com martelo de 65 kg caindo de (75 cm).

  • Sacanagem

  • dava pra ir por eliminaçao 

  • Não sei se vai fazer sentido para mais alguém assim como faz para mim... Para "decorar" as características do amostrador, eu coloco as iniciais/valores em ordem alfabética/numérica. Assim, P (PESO) = 65 kg; Q (altura de QUEDA) = 75 cm. Obviamente temos de decorar os "65" e "75"...

  • Para fixar esse valores eu lembro que altura me lembra alto, com isso relaciono o valor 75 (maior do que 65) com a altura.


ID
756676
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A compactação é realizada visando obter a máxima estabilidade dos solos, na qual são avaliados os valores de densidade seca máxima e do teor de umidade ótimo. Com relação a este processo de estabilização de solos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Nessa questão foi necessária a técnica de se marcar o item mais correto.

    A) Não. Umidade é inversamente proporcional à energia de compactação.

    B) Correta [banca considerou errada], com algumas ressalvas:

    1. GC = Pcampo/Pmax.lab;

    2. Ressalva 1 implica que a situação da assertiva (Pmax.campo/Pmax.lab) é o grau de compactação máximo - ou um grau de compactação qualquer. A assertiva diz, no entanto, que este é o grau de compactação.

    C) Não. Umidade ótima é aquela na qual se obtém densidade máxima para uma dada energia de compactação.

    D) Ahn? Creio que a assertiva fala que na saturação o atrito das particulas é máximo, o que é falso.

    E) Perfeito. Maior energia de compactação → melhor compactação → menos vazios → maior impermeabilidade.

    Assim sendo, a assertiva E é absoluta, não deixando, ao contrário da assertiva B, brechas para suas interpretação e resposta.


    _____________________

    @Vitória Mattos Malassise 06 de Agosto de 2018 às 09:55


    "o guilherme ta achando pelo em ovo como sempre..... (...)

    b)o grau de compactação é obtido a partir da relação entre o peso específico máximo obtido em laboratório em relação ao peso específico máximo obtido em campo. 

    O correto é campo/laboratorio"


    Como se afirmar que "relação entre A e B" é diferente de "relação entre B e A" não fosse uma peruca oval.

  • Vou apenas complementar sobre a alternativa "D":

    "ramo úmido" o qual se refere tal assertiva, é o trecho decrecente da curva de compactação do ensaio proctor (quando é acrecentado umidade após o a obtenção da umidade ótima). Logo, a afirmação do Colega Guilherme R, está correta, visto que apartir da umidade ótima o atrito entre os grão começa a ser preenchido pela água.

  • A letra B esta com os conceitos invertidos, o guilherme ta achando pelo em ovo como sempre.....

    Os conceitos dele estao corretos. 

    b)o grau de compactação é obtido a partir da relação entre o peso específico máximo obtido em laboratório em relação ao peso específico máximo obtido em campo

    O correto é campo/laboratorio

  • A "B" está errada, a norma diz uma coisa e a banca colocou o contrário, quem ficar procurando algo mais complexo não vai passar.


ID
756679
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Para o cimento asfáltico de petróleo (CAP), são realizados ensaios na determinação de suas propriedades. Ensaios esses que são: penetração, viscosidade, ductilidade, ponto de amolecimento, ponto de fulgor, solubilidade, efeito do calor e do ar, e o índice de suscetibilidade térmica. De acordo com as definições abaixo, de alguns desses ensaios, assinale o item incorreto.

Alternativas
Comentários
  • O ensaio de viscosidade determina o tempo de escoamento.

  • o ensaio marshall determina a quantidade ótima de ligante (betume) a ser ultilizado no asfalto


ID
756682
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A superestrutura de uma rodovia é constituída de camadas com espessuras finitas destinadas a resistir às cargas oriundas do tráfego de veículos e transmitir estes esforços ao subleito. Assim, considerando uma seção transversal típica de um pavimento flexível, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
756685
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

É de vital importância impedir a infiltração de água e a penetração de sólidos através das juntas de um pavimento de concreto. A maneira mais adequada de fazê-lo é a vedação da ranhura artificial, de forma a tornar a seção estanque, devendo o material de vedação ser, além do mais, capaz de repelir as partículas sólidas que o tráfego, porventura, força contra ele. Os selantes, indicados para juntas, têm de ser escolhidos de modo a proporcionar um equilíbrio razoável entre o comportamento que se deseja e seu custo inicial. Entre as opções abaixo, que tipo de selante não é recomendado para ser usado em juntas de pavimentos modernos de concreto.

Alternativas
Comentários
  • “os selantes a quente, mormente os termoplásticos, não  são recomendáveis para vedação de juntas dos pavimentos modernos de concreto. A desvantagem maior é sua baixa resistência ao calor, a óleos e combustÌveis, que os amolecem e fazem com que extravasem da junta, sendo facilmente extrudados pelo tráfego. A seu favor, somente o custo inicial mais baixo” 

     

    fonte: http://viasconcretas.com.br/cms/wp-content/files_mf/pr4_pav_concreto.pdf

     


ID
756691
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os serviços de terraplenagem consistem basicamente em cinco etapas: escavação, carga do material escavado, transporte, descarga e espalhamento. O movimento de terra é a parte da terraplenagem que se dedica ao transporte, ou seja, entrada e saída de terra do canteiro de obras. O serviço de terraplenagem em que o transporte de terra é realizado com caminhões basculantes e o desmonte ou escavação é executado manualmente ou por máquinas, é denominado serviço

Alternativas
Comentários
  • Engraçado é ter uma questão com a mesma pergunta porém gabaritos diferentes.

    Q75514 = MOTORIZADO..

  • Paula C.,

    As perguntas são bem parecidas, mas repara que pedem uma resposta diferente

    Nessa questão -> O serviço de terraplenagem descrito é: MECANIZADO

    Na questão que você citou -> O transporte de terra descrito é: MOTORIZADO

    Portanto, ambas estão corretas e nos trazem o seguinte conceito: O transporte de terra MOTORIZADO está incluso em um serviço de terraplenagem MECANIZADO

  • Pessoal, cuidado com os comentários!!! Essa é uma questão típica quando "engolem mosca" e não entram com recurso. Aí vai a fonte da questão:

    De acordo com Hélio Alves de Azeredo (O edifício até sua cobertura - 1997), o movimento de terra pode ser de quatro tipos:

    Manual - quando o movimento é executado pelo homem através de ferramentas tais como pá, enxada e carrinho de mão;

    Motorizado - quando são usados para o transporte caminhão ou basculante, sendo que o desmonte ou a escavação poderá ser feita manualmente ou por máquinas;

    Mecanizado - quando a escavação, carregamento e transporte são efetuados pela própria máquina;

    Hidráulico - quando o veículo transportador de terra é a água.

    O correto seria a letra "C". Vejam a questão Q75514 


ID
756694
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A instalação do canteiro de obras rodoviárias envolve a construção e montagem dos acampamentos, inclusive oficinas e usinas misturadoras de agregados, asfalto ou cimento Portland. Para se instalar um canteiro, são necessárias algumas condições básicas, citadas abaixo. Entre as opções, assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito d

    necessário após a finalização dos trabalhos


ID
756697
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O prognóstico e adoção de medidas mitigadoras aos impactos ambientais signficativos decorrentes de empreendimentos rodoviários devem ser feitos exclusivamente para cada fase da vida do empreendimento. Atualmente existem vários métodos de Avaliação de Impactos Ambientais, em que cada um apresenta diferente grau de subjetividade na sua aplicação. São métodos de Avaliação de Impactos Ambientais, exceto:



Alternativas

ID
756700
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O controle da poluição sonora tem como objetivo garantir o bem-estar da população residente próxima aos trechos em obras e evitar reclamações que possam vir a ocasionar embargos, mesmo que temporários. Sobre o assunto, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • E) As medidas de controle de ruídos eficazes serão implementadas quando houver reclamações.

    Devem ser implantadas PREVIAMENTE.

  • Gabarito Letra E

    E. As medidas de controle de ruídos eficazes serão implementadas quando houver reclamações.


ID
756703
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A Empresa Alfa-Beta participou de um certame licitatório para construção de uma ponte, vencendo a licitação com o valor de R$ 45.000.000,00. A proposta de preços, com validade de 60 dias, foi apresentada no dia 12 de abril de 2010, data de entrega dos envelopes estabelecido no edital de licitação. Por problemas orçamentários, o órgão contratante só assinou o contrato com a empresa em 20 de maio de 2011. No edital e no contrato a ser assinado pela empresa Alfa-Beta, consta cláusula estabelecendo os critérios de reajuste e a sua data-base, correspondente à data de entrega das propostas, em observância ao Art. 55, inciso III, da Lei n. 8.666/1993. A partir dessas informações, é correto afirmar que

Alternativas

ID
756706
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

É dever da Administração, ao realizar procedimentos licitatórios, exigir documentos de habilitação compatíveis com o ramo do objeto licitado, de modo a comprovar a qualificação técnica e a capacidade econômico-financeira dos licitantes. No entanto, essas exigências não podem ultrapassar os limites da razoabilidade, não sendo permitido o estabelecimento de cláusulas desnecessárias e restritivas ao caráter competitivo. Entre as exigências listadas a seguir, assinale a que não deve constar em editais de licitação.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro da letra "a" esteja apenas no significado da sigla SICAF - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores

  • Segundo os termos do art. 30 da Lei 8.666, a avaliação da capacidade técnica dos licitantes

    (a aptidão para executar objeto similar ao licitado) pode ser dar sob duas perspectivas distintas:

    I) a da capacidade técnico-operacional; e,

    II) a da capacidade técnico-profissional.

    A comprovação da qualificação técnico-operacional consiste na demonstração de aptidão, pelo licitante, para o desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, indicação das instalações, do aparelhamento e do pessoal técnico adequado e disponível para a realização do objeto da licitação.


ID
756709
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os canais são condutos naturais ou artificiais, destinados a escoar as águas com uma superfície livre. São construídos tanto ao longo dos próprios cursos d’água da rede hidrográfica, modificados de acordo com as necessidades, como escavados em terra seca. Entre os diversos tipos citados abaixo, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
756712
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Bueiros são estruturas hidráulicas, construídos nos pontos mais baixos dos vales, objetivando a passagem das águas dos talvegues sob as obras de terraplenagem. Apesar de serem estruturas simples, os bueiros têm seu funcionamento hidráulico complexo. Assim, podem trabalhar como canal, como orifícios ou como conduto forçado. No posicionamento de bueiros, é recomendável que seja seguido o traçado do percurso natural do talvegue, entretanto há outras possibilidades de alinhamento. Entre as alternativas de posicionamento apresentadas, marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B de bem difícil.

  • alguem teria um material teorico para essa questao? obrigado

  • "É recomendável que seja seguido o traçado do percurso natural do talvegue
    (Letra a). Entretanto, há a possibilidade de se usar o alinhamento exposto na
    (Letra b). Nesse caso, o bueiro deve ter sua extremidade de jusante terminando
    além da face do talude, visando protegê-lo da erosão (em especial o “pé” do
    dique), já que evita seu contato com o escoamento. Já no traçado das (Letras D e E),
    o talude funciona como uma barragem, já que ocasiona represamento a
    montante."

    Adaptei do material constante do curso on-line: AUDITORIA DE OBRAS HÍDRICAS P/ TCU
    PROFESSORES: FREDERICO DIAS E RAFAEL DI BELLO
     


ID
756715
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

As turbinas hidráulicas são projetadas especificamente para transformar a energia hidráulica de um fluxo de água em energia mecânica na forma de torque e velocidade de rotação. Com relação aos tipos de turbinas, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Nas turbina Pelton não há palhetas estáticas e sim um conjunto de bocais ou injetores, cada qual com uma agulha móvel (semelhante a uma válvula) para controlar a vazão.

    b) Turbinas Pelton trabalham com velocidades de rotação mais alta que os outros tipos.

    c) CORRETA.

    d) Turbinas Pelton trabalham com velocidades de rotação mais alta que os outros tipos. Elas são adequadas para operar entre quedas de 350 m até 1100 m, sendo por isto muito mais comum em países montanhosos

    e) A turbina bulbo (ou bolbo) é uma turbina Kaplan conectada diretamente pelo eixo a um gerador, que é envolto por uma cápsula hermética. O conjunto fica imerso no fluxo d'água. Turbinas bulbo são geralmente usadas em quedas abaixo de 20 m.

    Referências:

    https://abcm.org.br/app/webroot/anais/creem/2014/Termoci%C3%AAncias%20e%20Mec%C3%A2nica%20dos%20Fluidos/MONTAGEM%20DE%20UMA%20TURBINA%20PELTON%20DE%20BAIXO%20CUSTO.pdf

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Turbina_hidr%C3%A1ulica


ID
756718
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Energia vem da palavra grega enérgeia, que quer dizer “força em ação”. Existem diversas fontes de energia na natureza: a luz do sol, o vento ou a água, por exemplo, são fontes que produzem energia limpa, não poluente. Mas, atualmente, a maior parte da energia utilizada pela humanidade provém de combustíveis fósseis – petróleo, carvão mineral, xisto etc. O uso desses combustíveis em larga escala tem provocado o aquecimento global, degelo nos polos, chuvas ácidas e envenenamento da atmosfera e de todo meio ambiente. Sobre o tema, analise as afirmações abaixo.

I. As fontes de energia renováveis são praticamente inesgotáveis e provocam impacto ambiental muito baixo.

II. As fontes renováveis são apropriadas para geração autônoma, beneficiando, por exemplo, as comunidades rurais e a produção agrícola, mas apresentam custo mais elevado quando comparadas às fontes convencionais.

III. As fontes renováveis podem comprometer o balanço térmico e a composição atmosférica do planeta.

IV. A energia nuclear pode ser apontada como uma solução definitiva e viável para a produção de energia.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
756721
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A irrigação é uma técnica que consiste em aplicar a quantidade de água necessária ao solo nos momentos adequados, para que a espécie vegetal cultivada possa expressar todo seu potencial produtivo. Entre as diferentes técnicas de se irrigar uma área, listadas abaixo, assinale a opção incorreta.



Alternativas
Comentários
  • Irrigação por Superfície

    *Distribuição de água por gravidade;

    *Menor custo de instalação e operação entre os sistemas;

    *Reduzido consumo de energia;

    *Não interfere nos tratamentos fitossanitários;

    *Dispensa o tratamento de águas com sólidos em suspensão;

    *INADEQUADO para SOLOS com ALTA TAXA DE INFILTRAÇÃO (> 25 mm/h);

    *Necessário controle de erosão;

    *Declividade até 5%

    GABARITO: A

  • A irrigação por superfície tem como vantagens:

    - baixo custo;

    - baixo consumo de energia;

    - não interfere no controle fitossanitário;


ID
756724
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A drenagem é uma técnica que visa retirar o excesso de água do solo. Tem como objetivos garantir a aeração do solo, controlar erosões e salinidade, incorporar novas áreas agrícolas e aumentar a produtividade. Entre as opção abaixo, marque a correta.

Alternativas

ID
756727
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Reservatório de amortecimento de cheias é uma estrutura que acumula temporariamente as águas pluviais, com a função de amortecer as vazões de cheias e reduzir os riscos de inundações a jusante. Os sistemas para reuso das águas pluviais permitem seu armazenamento em reservatórios de amortecimento ou microrreservatórios. A água armazenada pode ser utilizada para diversos fins. Entre as opções abaixo, marque a incorreta

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está em contradição com esta Q713091...

  • Não vi a contradição "L"
    A questão citada (Q713091) afirma que pode usar a água de reuso para banho. E isso não pode, e ele pede para marcar a alternativa errada

  • NBR 15527 "Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - Requisitos"
    O título da NBR já diz tudo


ID
756730
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Faça a correlação dos requisitos da qualidade da água para consumo humano.

(1) Cor                              ( ) É atribuída(o) principalmente às partículas sólidas em suspensão.
(2) Ferro                           ( ) Pode ser de origem mineral ou vegetal; resíduos orgânicos ou
                                              inorgânicos de indústrias.
(3) pH                               ( ) Afeta o processo de tratamento de água e pode contribuir para a
                                              corrosão das estruturas.
(4) Turbidez                     ( ) Pode ser um constituinte natural de águas subterrâneas, resultado da
                                             decomposição da matéria orgânica.
(5) Amônia                       ( ) Modifica notavelmente o sabor das bebidas. Em estado reduzido,
                                             é mais frequente em águas subterrâneas.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Decomposição de matéria orgânica na água gera amônia

  • Gabarito Letra D.

    4 – 1 – 3 – 5 – 2.

    (4) Turbidez - É atribuída(o) principalmente às partículas sólidas em suspensão.

    (1) Cor - Pode ser de origem mineral ou vegetal; resíduos orgânicos ou inorgânicos de indústrias.

    (3) pH - Afeta o processo de tratamento de água e pode contribuir para a corrosão das estruturas.

    (5) Amônia - Pode ser um constituinte natural de águas subterrâneas, resultado da decomposição da matéria orgânica.

    (2) Ferro - Modifica notavelmente o sabor das bebidas. Em estado reduzido, é mais frequente em águas subterrâneas.


ID
756733
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A cota do reservatório do sistema público de abastecimento de água, de maneira a atender satisfatoriamente os pontos de consumo e não submeter à tubulação da rede a tensões excessivas, é definido em função da seguinte variável:

Alternativas

ID
756736
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), a água passa por várias etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Entre as opções abaixo, assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Denomina-se filtração a passagem da água através de um leito de material granular
    (normalmente um leito de areia ou “antracito”, uma variação do carvão mineral, mais pura
    em teor de carbono), visando à retenção dos sólidos finos não sedimentados na fase
    anterior.

    Dentre todas estas etapas, a coagulação, a floculação, a decantação e a filtração são partes integrantes de um processo denominado clarificação da água. Entretanto, a água clarificada, apesar de parecer limpa e livre de impurezas, contém ainda muitos microorganismos nocivos ao ser humano, podendo tornar-se um meio de transmissão de várias doenças. Para a destruição destes microorganismos, tem-se a etapa denominada desinfecção. Tratamento físicos.

     

     

  • Filtração é um processo físico!

  • Tratamento de Água

     

    1ª Etapa: Coagulação

     

    Seu objetivo é aglomerar as partículas para que, aderindo umas às outras, formem flocos. Essa etapa ocorre no tanque de mistura rápida

     

     

    2ª Etapa: Floculação

     

    Após a coagulação, a água é direcionada ao floculador, onde é adicionado o polímero, que é um auxiliar da floculação. 

    Para algumas águas não é necessária sua adição no floculador.

     

    3ª Etapa: Decantação ou Flotação

    Não é adicionado produto químico nessa etapa do tratamento.

     

    Essa etapa promove a remoção dos flocos formados. A água floculada passa para um próximo tanque onde ocorrerá o processo decantação em que esses flocos que cresceram no floculador se depositarão no fundo do decantador pela ação da gravidade para depois serem removidos.Uma outra alternativa para a decantação é a flotação. Ao contrário da decantação, onde os flocos vão para o fundo do tanque pela força da gravidade, na flotação os flocos são arrastados para a superfície do tanque devido a adição de água com microbolhas de ar que fazem os flocos flutuarem para depois serem removidos. A utilização de um decantador ou de um flotador em uma ETA, depende das características da água bruta a ser tratada.

     

    4ª Etapa: Filtração

    Não é adicionado produto químico nessa etapa do tratamento

     

    Os filtros são tanques compostos por camadas de seixos (pedras), areia, e carvão antracito. Na filtração, o restante dos flocos que não foram removidos na etapa de decantação (ou flotação) será retirado.

     

    5ª Etapa: Desinfecção

     

    Após a filtração, alguns microrganismos patogênicos podem ainda estar presentes na águaPara removê-los, utiliza-se cloro como desinfetante.

     

    6ª Etapa: Fluoretação

     

    O ácido fluossilícico libera na água o fluoreto, forma iônica do elemento químico flúor, um dos responsáveis pelo declínio da cárie dentária no Brasil.

     

    7ª Etapa: Neutralização ou correção do pH

     

    O objetivo da adição da Cal no tratamento de água é estabilizar o pH para que fique o mais próximo do indicador 7. A portaria 2.914/2011 recomenda que o pH mínimo para água tratada deva ser 6 e no máximo 9,5.

     

    Fonte: http://www.cesan.com.br/wp-content/uploads/2013/08/APOSTILA_DE_TRATAMENTO_DE_AGUA-.pdf

  • Essa questão me deixa confusa. No livro "Fundamentos de qualidade e tratamento de água", o autor cita que a floculação é uma operação unitária (físico), e não um processo (quimico) como esta escrito ai.

    E que a filtração é um processo, pois envolve uma conjunção de mecanismos sobre os quais interferem fatores físicos e quimicos.

    Físicos de transporte: difusão, sedimentação, coagem, intereceptação e químicos de aderência: Forças de van-der-Waals, forças eletrostáticas, pontes de hidrogênio.

    Pra mim seria a letra "d" mas.. se alguem puder contribuir na minha duvida.. Entendo que a priori é mais facil pensar que filtração é um fenômeno físico mesmo..

  • 5 alternativas praticamente corretas para ter o erro na última frase da letra E... Trata-se de uma tratamento físico-químico. ERRADO! FIltração trata-se de um processo exclusivamente físico!

    Banca examinadora é terrível kkkkkkkkk

     

    Gab: E

  • A filtração constitui um processo de separação sólido-liquido, no qual envolve os fenômenos físicos, químicos e, às vezes, biológicos.

    Fonte: Curso de Especialização a Distância em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos Sistemas de abastecimento de água - Ministério da Saúde

    Talvez o erro esteja em limitar estes meios filtrantes.

  • Gabarito Letra E

    E. Filtração é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nessa etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. Trata-se de uma tratamento físico-químico.

    E. Filtração é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nessa etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. Trata-se de uma tratamento físico.


ID
756739
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando-se a declividade da tubulação de um trecho da rede coletora de esgoto, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • NBR 9649 -  ITEM: 

     5.1.3 A Declividade de cada trecho da rede coletora não deve ser inferior à mínima admissível calculada de acordo com 5.1.4 e nem superior à máxima calculada segundo o critério de 5.1.5.

    5.1.4 Cada trecho deve ser verificado pelo critério de tensão trativa média de valor mínimo σt = 1,0 Pa, calcula-da para vazão inicial (Qi), para coeficiente de Manning n = 0,013. A declividade mínima que satisfaz essa condição pode ser determinada pela expressão aproximada:

    Iomín. = 0,0055 Qi^-0,47 sendo Iomín. em m/m e Qi em _ /s

    5.1.5 A máxima declividade admissível é aquela para a qual se tenha vf = 5 m/s.

     

    "Longe se Vai quem acredita"


ID
756742
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A coleta e o transporte das águas residuárias desde a origem até o lançamento final constituem o fundamento básico do saneamento de uma população. O sistema de esgotamento sanitário usualmente apresenta a seguinte configuração:


Alternativas
Comentários
  • 02

    Q357404

    Engenharia Civil 

    Ano: 2014

    Banca: ESAF

    Órgão: MTur

    Prova: Engenheiro

     

    O sistema de esgotamento sanitário, que consiste na coleta e no transporte das águas residuárias, desde a origem até o lançamento final, usualmente apresenta a seguinte configuração:

     a) rede coletora, coletor tronco, interceptor, estação elevatória, emissário, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico. CERTA

     

    Complementando:

     

    Rede Coletora: conjunto de condutos e órgãos acessórios destinado a coleta e remoção dos despejos gerados nas edificações, através dos coletores ou ramais prediais.

     

    - Coletor Tronco: tubulação do sistema coletor que recebe apenas as contribuições de outros coletores.

     

    - Interceptor: canalização que recolhe contribuições de uma série de coletores de modo a evitar que deságüem em uma área a proteger, por exemplo, uma praia, um lago, um rio, etc.

     

    Estação Elevatória de Esgotos (EEE): conjunto de equipamentos, em geral dentro de uma edificação subterrânea, destinado a promover o recalque das vazões dos esgotos coletados a montante.

     

    - Emissário: canalização que deve receber esgoto exclusivamente em sua extremidade de montante, pois se destina apenas ao transporte das vazões reunidas.

     

    Estação de Tratamento de Esgotos (ETE): unidade do sistema destinada a propiciar ao esgoto recolhido de ser devolvido a natureza sem prejuízo ao meio ambiente.

     

    - Corpo Receptor: curso ou massa de água onde é lançado o efluente final do sistema de esgotos.

     

     

    fonte: http://www.ceap.br/material/MAT15052014142755.pdf

     

     

     

                                                                                                  Vá e vença, que por vencido não os conheça.


ID
756745
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A cobertura ajardinada é basicamente constituída por um jardim implantado em uma fina camada de terra sobre o teto impermeabilizado de uma edificação. É utilizada em lugar do telhado convencional. Portanto deve ser leve e exigir baixa manutenção. Promove o equilíbrio do ciclo hidrológico, capturando, filtrando e possibilitando a evaporação de parte da água da chuva.
Coberturas ajardinadas são utilizadas como um meio de se reduzir os efeitos da impermeabilização. Reduzem os picos de cheia, melhoram a qualidade das águas de drenagem e reduzem o fenômeno das ilhas de calor, que deterioram o ambiente urbano. Além disso, proporcionam um melhor isolamento térmico em relação às coberturas convencionais, melhorando o conforto dos edifícios e reduzindo o consumo de energia de ar condicionado.

As coberturas ajardinadas são compostas por camadas. Com relação a essas camadas, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • – Camada de drenagem da agua de mais ou menos 7cm;

  • Gabarito Letra B.

    Ao meu ver o erro da questão está em dizer que a camada do solo deve ser de baixa permeabilidade, quando o ideal é que o mesmo seja de alta permeabilidade, para auxiliar na drenagem da água pluvial.


ID
756751
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Com relação às obras de dragagem e derrocamento, é incorreto afirmar que

Alternativas