SóProvas



Questões de Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA


ID
357259
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A vigilância epidemiológica deve fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos. No que diz respeito à vigilância epidemiológica, assinale as proposições abaixo.

I. A cólera, os casos agudos da Doença de Chagas e a febre amarela são exemplos de doenças de notificação compulsória.

II. A presença de sinais e sintomas clínicos compatíveis com a infecção é suficiente para se considerar um caso confirmado de infecção hospitalar.

III. Deve-se suspeitar de um surto de infecção hospitalar quando, por meio da análise de dados coletados pelo sistema de vigilância de rotina, houver agrupamento de casos de infecções semelhantes em uma mesma unidade hospitalar ou entre pacientes semelhantes.

IV. O método de vigilância dirigida das infecções hospitalares utiliza a estratégia de monitoramento apenas dos pacientes internados em determinados setores, por serviço específico e por sítio de infecção específico.

V. O método de coleta de dados a ser instituído em setores como berçários e unidades de tratamento intensivo deve ser o de busca passiva, com visitas semanais programadas.

Marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A cólera, os casos agudos da Doença de Chagas e a febre amarela são exemplos de doenças de notificação compulsória. (CORRETA)

    II. A presença de sinais e sintomas clínicos compatíveis com a infecção é suficiente para se considerar um caso confirmado de infecção hospitalar. (INCORRETA) - Essa descrição caracteriza caso suspeito. Para ser considerado caso confirmado é necessário obter o laudo (exame positivo para doença)

    III. Deve-se suspeitar de um surto de infecção hospitalar quando, por meio da análise de dados coletados pelo sistema de vigilância de rotina, houver agrupamento de casos de infecções semelhantes em uma mesma unidade hospitalar ou entre pacientes semelhantes. (CORRETA)

    IV. O método de vigilância dirigida das infecções hospitalares utiliza a estratégia de monitoramento apenas dos pacientes internados em determinados setores, por serviço específico e por sítio de infecção específico. (CORRETA)

    V. O método de coleta de dados a ser instituído em setores como berçários e unidades de tratamento intensivo deve ser o de busca passiva, com visitas semanais programadas. (INCORRETA) - Deve ser o de busca ativa e não passiva.


ID
1016779
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A gestão do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária será compartilhada entre o Ministério da Saúde, a Anvisa, as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. As atribuições conferidas à Anvisa, em articulação com a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, são as seguintes:

I. coordenar o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária no âmbito nacional.

II. articular com os demais integrantes do SUS, em especial com os do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, o planejamento, a execução e a avaliação das ações do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária.

III. desenvolver e manter o sistema de informação para suporte às ações do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária.

IV. desenvolver ações para o controle de surtos relacionados ao uso de produtos sob vigilância sanitária de forma articulada com a vigilância epidemiológica e a assistência à saúde.

V. divulgar informações relevantes geradas no Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária.

É correto o que está contido em:

Alternativas

ID
1016785
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Notivisa é o sistema de informação em Saúde que visa a fortalecer a vigilância pós-uso/ pós-comercialização, conhecida como Vigipós, por meio do monitoramento de Eventos Adversos (EA) e de Queixas Técnicas (QT), associados a produtos tais como medicamentos, vacinas, artigos médico-hospitalares, uso de sangue ou componentes, cosméticos e saneantes. No âmbito do Vigipós, será considerado evento adverso aquele que tiver causado dano à saúde. Sobre o Notivisa, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1238791
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Importante instrumento de suporte à gestão em saúde, o Sistema de Informação em Saúde (SIS) é composto por diferentes subsistemas, os quais produzem dados referentes às atividades setoriais em saúde, gerando bancos de dados nacionais. Entre estes subsistemas, destaca-se o

Alternativas
Comentários
  • gabarito B 


    SINAN - Sistema de Informação de Agravos e Notificação.

  • Gabarito letra B

     

    O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (PORTARIA Nº 204, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região, como varicela no estado de Minas Gerais ou difilobotríase no município de São Paulo. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.  

     

    http://portalsinan.saude.gov.br/

  • Os nomes corretos dos Sistemas:

    SIM: Sistema de Informação sobre Mortalidade

    SINASC: Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos

    SIH: Sistema de Informações Hospitalares

    SISVAN: Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional


ID
1250122
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a legislação federal que trata das doenças, agravos e eventos em saúde pública de notificação compulsória, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b

  • Dengue óbitos é imediata. Esse é o erro da letra E.

  • A) a notificação compulsória só é obrigatória para os profissionais de saúde das áreas de medicina, enfermagem e odontologia. INCORRETO

    A notificação compulsória obrigatória a médicos e outros profissionais de saúde no exercício da profissão, bem como aos responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e ensino.

    B) a periodicidade de notificação dos casos de malária é semanal na região amazônica e imediata nas demais regiões do país. CORRETO

    C) é vedada aos gestores estaduais e municipais do SUS a inclusão de doenças, agravos e eventos além daqueles relacionados pela portaria ministerial.

    É vedado aos gestores estaduais e municipais do SUS a exclusão de doenças, agravos e eventos constantes nos Anexos a esta Portaria. Além disso, é facultada a elaboração de listas estaduais ou municipais de Notificação Compulsória, no âmbito de sua competência e de acordo com perfil epidemiológico local.

    D) todos os casos confirmados de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana – HIV são de notificação imediata.

    De acordo com a Portaria N° 204 de 17 de fevereiro de 2016 do MS, todos os casos de HIV são de notificação compulsória semanal

    E) todos os casos de dengue são de notificação semanal

    De acordo com a mesma portaria citada acima os casos de óbitos de dengue são de notificação compulsória imediata enquanto que apenas casos da doença são de notificação semanal

    FONTES:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6259.htm

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0104_25_01_2011.html

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0204_17_02_2016.html

  • TODOS OS CASOS de dengue é semanal. Confusa essa questão.

    obitos sim, são imediatos


ID
1264294
Banca
IDECAN
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Sistema Nacional de Notificações para Vigilância Sanitária é um sistema informatizado para receber notificações de eventos adversos e queixas técnicas relacionadas a produtos sob vigilância sanitária. Assinale o produto que NÃO se encontra sob a responsabilidade da vigilância sanitária.

Alternativas
Comentários
  • A fiscalização de medicamentos veterinários é ligado ao ministério da Agricultura.

  • Interessante!!!

     

  • A Anvisa controla e fiscaliza, somente RESÍDUOS de agrotóxicos e de medicamentos veterinários;( Art. 8º, II da Lei 9782/99).

    Vale a atenção! Bons estudos


ID
1307926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Lei Federal n.º 6.259/1975, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, a notificação de casos suspeitos ou confirmados das doenças presentes na lista nacional de doenças de notificação compulsória é obrigatória a todos profissionais de saúde no exercício da profissão, assim como aos responsáveis por organizações e estabelecimentos de saúde e de ensino. Acerca do disposto sobre o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A identificação do paciente, portador ou não de doença de notificação compulsória, pode ocorrer somente dentro do âmbito médico sanitário; fora desse, está caracteristicamente proibido, para garantir a privacidade do paciente. ERRADA

    A identificação do paciente fora do âmbito médico sanitário, somente poderá efetivar-se, em caráter excepcional, em caso de grande risco à comunidade a juízo da autoridade sanitária e com conhecimento prévio do paciente ou do seu responsável. Ou seja, não é caracteristicamente proibido como diz a alternativa.

    B) Febre amarela, hantavirose, poliomielite, sarampo e rubéola são doenças que fazem parte da lista de notificação compulsória imediata. CORRETA

    Segundo a Portaria 204 de 12/06/2016 do Ministério da Saúde, febre amarela, hantavirose, poliomielite, sarampo e rubéola fazem parte da lista de notificação compulsória imediata que deve ser notificada em até 24h para as autoridades de saúde do Ministério da Saúde (MS), Secretarias de Estado de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS)

    C) A lista de doenças de notificação compulsória elaborada pelo Ministério da Saúde deve ser atualizada periodicamente. Pertencem a essa lista doenças infectocontagiosas que coloquem a população em risco. Outros agravos à saúde, como a violência doméstica e a sexual, não fazem parte da lista. ERRADA.

    Outros agravos à saúde, como a violência doméstica e a sexual FAZEM parte da lista

    D) As doenças que são de notificação compulsória devem ser registradas no SINAN (Sistema Nacional de Agravos de Notificação) no prazo de até quinze dias.

    Segundo o parágrafo 5° do artigo 5º da Portaria N° 104 de 25 de janeiro de 2011, os casos suspeitos ou confirmados da LNCI deverão ser registrados no Sinan no prazo máximo de 7 (sete) dias, a partir da data de notificação

    E) São de notificação compulsória às autoridades sanitárias exclusivamente os casos confirmados de doenças que podem implicar medidas de isolamento ou quarentena, de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional. ERRADA

    Além dos casos confirmados de doenças que podem implicar medidas de isolamento ou quarentena também são de notificação compulsória as doenças constantes de relação elaborada pelo Ministério da Saúde, para cada Unidade da Federação, a ser atualizada periodicamente.

    FONTES:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6259.htm

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0104_25_01_2011.html

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0204_17_02_2016.html

  • Resposta: B

    Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2020/prt0264_19_02_2020.html


ID
1327123
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Vigilância Sanitária, no seu campo de competência, detecta emergências em saúde pública e define ações de intervenção. Um dos sistemas de informação utilizados para auxiliar esse tipo de ação é o “Notivisa”, que é responsável por:

Alternativas
Comentários
  • Exemplos de notificações de eventos adversos que podem ser feitas no Notivisa:

    • Incidente / evento adverso durante procedimento cirúrgico;
    • Queda do paciente;
    • Úlcera por pressão (feridas na pele provocadas pelo tempo prolongado sentado ou deitado)
    • Inefetividade terapêutica de algum medicamento;
    • Erros de medicação apenas quando houver dano à saúde (por exemplo, edema provocado pela má administração de um medicamento injetável);
    • Evento adverso decorrente do uso de artigo médico-hospitalar ou equipamento médico-hospitalar;
    • Reação transfusional decorrente de uma transfusão sanguínea;
    • Evento adverso decorrente do uso de um produto cosmético;
    • Evento adverso decorrente do uso de um produto saneante.

    Exemplos de notificações de queixas técnicas que podem ser feitas no Notivisa:

    • Produto (todos listados acima, exceto sangue e componentes) com suspeita de desvio da qualidade;
    • Produto com suspeita de estar sem registro;
    • Suspeita de produto falsificado;
    • Suspeita de empresa sem autorização de funcionamento (AFE).

    Bons estudos

    Aline

  • A notificação consiste na comunicação através do Sistema NOTIVISA, feita por profissionais de saúde e usuários, de suspeitas de queixas técnicas e/ou reações adversas não desejadas manifestadas após o uso de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes, derivados do sangue, entre outros.

  • NOT- notificação

    VISA- vigilância sanitária

    Fala sobre as duas na questão C


ID
1327129
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Amalária é uma doença de notificação compulsória e endêmica na região da Amazônia Legal. Os casos ocorridos nessa região deverão ser registrados no:

Alternativas
Comentários
  • § 1º Os casos de malária na região da Amazônia Legal deverão ser registrados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica - Malária - SIVEP-Malária, sendo que na região extraamazônica deverão ser registrados no Sinan, conforme o disposto no caput deste artigo.


ID
1417864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a legislação sanitária, julgue o próximo item, relativo aos crimes contra a saúde pública.

Doenças como AIDS, sarampo e hepatite C são classificadas como de notificação compulsória pelos agentes de saúde pública ou privada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO.

    Notificação Compulsória
    Doenças de Notificação Compulsória são aquelas que devem ser obrigatoriamente notificadas quando identificadas em uma pessoa, ou seja, elas são comunicadas as secretarias de saúde, para que se possa ter controle e evitar o aumento dos casos. Algumas doenças de Notificação Compulsória:

    - AIDS
    - Dengue
    - Hepatites virais
    - Rubéola
    - Sarampo
    - Febre Amarela
    - Raiva
    - Meningite
    - Cólera


ID
1485193
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Entre as situações relacionadas NÃO há a necessidade de notificação junto aos serviços de vigilância epidemiológica:

Alternativas
Comentários
  • Lista Nacional de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória

    I. Botulismo II. Carbúnculo ou Antraz III. Cólera IV. Coqueluche V. Dengue VI. Difteria VII. Doença de Creutzfeldt - Jacob VIII. Doenças de Chagas (casos agudos) IX. Doença Meningocócica e outras Meningites X.Esquistossomose (em área não endêmica) XI. Eventos Adversos Pós-Vacinação XII.Febre Amarela XIII. Febre do Nilo Ocidental XIV. Febre Maculosa XV. Febre Tifóide XVI. Hanseníase XVII. Hantavirose XVIII. Hepatites Virais XIX. Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana - HIV em gestantes e crianças expostas ao risco de transmissão vertical XX. Influenza humana por novo subtipo (pandêmico) XXI. Leishmaniose Tegumentar Americana XXII. Leishmaniose Visceral XXIII.Leptospirose XXIV. Malária XXV. Meningite por Haemophilus influenzae XXVI. Peste XXVII.Poliomielite XXVIII.Paralisia Flácida Aguda XXIX.Raiva Humana XXX.Rubéola XXXI.Síndrome da Rubéola Congênita XXXII. Sarampo XXXIII. Sífilis Congênita XXXIV. Sífilis em gestante XXXV. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS XXXVI. Síndrome Febril Íctero-hemorrágica Aguda XXXVII. Síndrome Respiratória Aguda Grave XXXVIII. Tétano XXXIX. Tularemia XL. Tuberculose XLI. Varíola

  • LetraD

    Parasita frequente, de baixo risco. Acomete países mais pobres, com pouca higiene.


ID
1754488
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Prefeitura de Mogi das Cruzes - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando os sistemas de informações em saúde, aquele que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória é o:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


    Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan

    O Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.


    fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/svs/inf_sist_informacao.php



ID
1835569
Banca
BIO-RIO
Órgão
Fundação Saúde
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Notificação compulsória de casos, investigação de casos e de epidemias, inquéritos comunitários, distribuição de vetores e reservatórios, entre outras, são atribuições da:

Alternativas
Comentários
  • Gab a

    Vigilância epidemiológica trabalha com doenças, seja causadas por animais, decorrente de humanos ou outros casos. Lembre: DOENÇAS!

    Vigilância Sanitária (VISA) trabalha com riscos (guarde essa palavra), seja acidentes, doenças, contaminações, etc.


ID
1835572
Banca
BIO-RIO
Órgão
Fundação Saúde
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O procedimento fundamental para o bom funcionamento da vigilância epidemiológica é a:

Alternativas
Comentários
  • Notificação é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita

    à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção

    de medidas de intervenção pertinentes.

    Historicamente, a notificação compulsória de doenças tem sido a principal fonte da

    vigilância epidemiológica.

    (GUIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGIA- vol 1aids/hepatites virais)

  • A vigilância epidemiológica tem um problema bem grande assim como as outras vigilâncias: a subnotificação. Muita coisa não é notificado, e quando é, é notificado incorretamente, ou então os sistemas de informações são deficientes ou não suportariam interligação de vários dados, de muitos sistemas. Em resumo, tudo começa na notificação da informação e depois passa a ser a informatização o problema (a informática).

    Fonte: Lembranças das minhas aulas da faculdade de Biomedicina


ID
1855747
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Ao SINISA – Sistema Nacional de Informações em Saneamento, de acordo com a legislação vigente, compete:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

  • Art. 66. Ao SINISA, instituído pelo art. 53 da Lei no 11.445, de 2007, compete:
    I - coletar e sistematizar dados relativos às condições da prestação dos serviços públicos de
    saneamento básico;

    II - disponibilizar estatísticas, indicadores e outras informações relevantes para a caracterização da
    demanda e da oferta de serviços públicos de saneamento básico;
    III - permitir e facilitar o monitoramento e avaliação da eficiência e da eficácia da prestação dos
    serviços de saneamento básico; e
    IV - permitir e facilitar a avaliação dos resultados e dos impactos dos planos e das ações de
    saneamento básico.

     

  • ART.66 DO DECRETO 7217/10

    Ao SINISA – Sistema Nacional de Informações em Saneamento, de acordo com a legislação vigente, compete:

     a) Permitir e facilitar a avaliação dos resultados e dos impactos dos planos e das ações de saneamento básico. ART. 66 Inciso IV- CORRETA

     b) Disponibilizar estatísticas, indicadores e outras informações relevantes para a caracterização da demanda e da oferta de serviços públicos de saneamento básico. ART.66 Inciso II- CORRETA

     c) Coletar e sistematizar dados relativos às condições da prestação dos serviços públicos de saneamento básico. ART.66 Inciso I- CORRETA

     d) Todas as afirmativas anteriores estão corretas. CORRETA

     e)Todas as afirmativas anteriores estão incorretas. FALSA

    LETRA D


ID
1893898
Banca
SEGPLAN-GO
Órgão
SEAP-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São consideradas Doenças e Agravos de Notificação Compulsória:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Lista Nacional de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória

    I. Botulismo II. Carbúnculo ou Antraz III. Cólera IV. Coqueluche V. Dengue VI. Difteria VII. Doença de Creutzfeldt - Jacob VIII. Doenças de Chagas (casos agudos) IX. Doença Meningocócica e outras Meningites X.Esquistossomose (em área não endêmica) XI. Eventos Adversos Pós-Vacinação XII.Febre Amarela XIII. Febre do Nilo Ocidental XIV. Febre Maculosa XV. Febre Tifóide XVI. Hanseníase XVII. Hantavirose XVIII. Hepatites Virais XIX. Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana - HIV em gestantes e crianças expostas ao risco de transmissão vertical XX. Influenza humana por novo subtipo (pandêmico) XXI. Leishmaniose Tegumentar Americana XXII. Leishmaniose Visceral XXIII.Leptospirose XXIV. Malária XXV. Meningite por Haemophilus influenzae XXVI. Peste XXVII.Poliomielite XXVIII.Paralisia Flácida Aguda XXIX.Raiva Humana XXX.Rubéola XXXI.Síndrome da Rubéola Congênita XXXII. Sarampo XXXIII. Sífilis Congênita XXXIV. Sífilis em gestante XXXV. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS XXXVI. Síndrome Febril Íctero-hemorrágica Aguda XXXVII. Síndrome Respiratória Aguda Grave XXXVIII. Tétano XXXIX. Tularemia XL. Tuberculose XLI. Varíola

  • tuberculose, hanseníase e dengue.


ID
1893901
Banca
SEGPLAN-GO
Órgão
SEAP-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Dentre os sistemas de informação abaixo relacionados, assinale a alternativa que corresponde ao sistema responsável pelo registro e processamento dos dados sobre agravos de notificação em todo território nacional:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    SINAN - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO

    É o mais importante para a Vigilância Epidemiológica. Desenvolvido entre 1990 e 1993, para tentar sanar as dificuldades do Sistema de Notificação Compulsória de Doenças/SNCD, e substituí-lo, tendo em vista o razoável grau de informatização já disponível no país, o SINAN foi concebido pelo Centro Nacional de Epidemiologia, com o apoio técnico do DATASUS e da PRODABEL (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte), para ser operado a partir das Unidades de Saúde, considerando o objetivo de coletar e processar dados sobre agravos de notificação, em todo o território nacional, desde o nível local. 

  • GABARITO E

     

    SINAN - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO

     

    Objetivo: coletar e processar dados sobre agravos de notificação, em todo o território nacional, desde o nível local. 

     

     

    SISREG - Sistema de Centrais de Regulação

    SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS

    VERSIA - Sistema de Verificação das informações ambulatoriais

    SIAB - Sistema de Informação da Atenção Básica

    CADSUS - Sistema de Cadastramento de usuários do SUS

    SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos  

    SIVEPI - Sistema de Vigilância Epidemiológica


ID
1926931
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Uma das funções do fiscal de estabelecimento é a verificação de Procedimento Operacional Padrão (POP), os quais são definidos genericamente como

Alternativas
Comentários
  • Procedimento Operacional Padrão (POP)

    É o documento que expressa o planejamento do trabalho repetitivo que deve ser executado para o alcance da meta padrão.  Deve conter as instruções seqüenciais das operações e a freqüência de execução, especificando o responsável pela execução, listagem dos equipamentos; peças e materiais utilizados na tarefa, descrição dos procedimentos da tarefa por atividades críticas; de operação e pontos proibidos de cada tarefa; roteiro de inspeção periódicas dos equipamentos de produção.  Devem ser aprovados, assinados, datados e revisados anualmente ou conforme necessário.

    O conteúdo do POP, assim como sua aplicação, deverá ter o completo entendimento e familiarização por parte dos funcionários que tenham participação direta e/ou indireta na qualidade final daquele procedimento. Normalmente a ingerência de supervisores, coordenadores e diretores neste ponto é uma das causa de ineficiência na implantação de um Sistema da Qualidade. Cabendo aos mesmos as responsabilidades pela revisão e aprovação do POP.

    Os principais passos para se elaborar um POP, são:

    1. Nome do POP ( Rotina para Limpeza, Desinfecção e Esterilização de materiais, Rotina para limpeza e desinfecção de superfícies).

    2. Objetivo do POP (A quê ele se destina, qual a razão da sua existência e importância).

    3.Documentos de referência (Quais documentos poderão ser usados ou consultados quando alguém for usar ou seguir o POP ? Podem ser Manuais, outros Pops, Códigos, etc.)

    4.Local de aplicação (Aonde se aplica aquele POP ? Por exemplo, na CME, se for um POP de Rotina para Limpeza, desinfecção e esterilização de materiais)

    5.Siglas (Caso siglas sejam usadas no POP, dar a explicação de todas : CME = Central de Material Estelizado; DML = Depósito de Material de Limpeza, CD = Cirurgião-Dentista etc.)

    6.Descrição das etapas da tarefa com os executantes e responsáveis.

    7.Se existir algum fluxograma relativo a essa tarefa, como um todo, ele pode ser agregado nessa etapa.

    8.Informar o local de guarda do documento, e o responsável pela guarda e atualização

    9.Informar freqüência de atualização (Digamos, de 12 em 12 meses)

    10.Informar em quais meios ele será guardado (Eletrônico ou computador ou em papel)

    11.Gestor do POP (Quem o elaborou)

    12.Responsável por ele.]

    GABARITO: letra A


ID
2093038
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com o artigo 7º, da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, o Agente de Combate às Endemias deverá preencher os seguintes requisitos para o exercício da atividade:

Alternativas
Comentários
  • a) Haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada; e haver concluído o ensino fundamental.

  • Questão desatualizada, pois agora, de acordo com a lei 11.350, é necessário o ensino médio.

    Art. 7o  O Agente de Combate às Endemias deverá preencher os seguintes requisitos para o exercício da atividade:

    I - ter concluído, com aproveitamento, curso de formação inicial, com carga horária mínima de quarenta horas;                    (Redação dada pela Lei nº 13.595, de 2018)

    II - ter concluído o ensino médio.                    (Redação dada pela Lei nº 13.595, de 2018)


  • Agora é ensino médio!

  • Só complementando os comentários dos colegas:

    Art. 7o O Agente de Combate às Endemias deverá preencher os seguintes requisitos para o exercício da atividade:

    I - ter concluído, com aproveitamento, curso de formação inicial, com carga horária mínima de quarenta horas; (Redação dada pela Lei no 13.595, de 2018)

    II - ter concluído o ensino médio. (Redação dada pela Lei no 13.595, de 2018)

    § 1o Quando não houver candidato inscrito que preencha o requisito previsto no inciso II do caput deste artigo, poderá ser admitida a contratação de candidato com ensino fundamental, que deverá comprovar a conclusão do ensino médio no prazo máximo de três anos. (Incluído pela Lei no 13.595, de 2018)

    § 2o Ao ente federativo responsável pela execução dos programas relacionados às atividades do Agente de Combate às Endemias compete a definição do número de imóveis a serem fiscalizados pelo Agente, observados os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e os seguintes: (Incluído pela Lei no 13.595, de 2018)

    I - condições adequadas de trabalho; (Incluído pela Lei no 13.595, de 2018)

    II - geografia e demografia da região, com distinção de zonas urbanas e rurais; (Incluído pela Lei no 13.595, de 2018)

    III - flexibilização do número de imóveis, de acordo com as condições de acessibilidade local. (Incluído pela Lei no 13.595, de 2018)


ID
2093041
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Agente de Combate às Endemias executa atividades de grande complexidade, que envolve planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com os processos do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), de acordo com as necessidades do gestor municipal e do perfil epidemiológico de cada territorialidade. Suas atribuições de acordo com a Lei 11.350, de 5 de outubro de 2006,são:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o  O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o  exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

  • Art. 4   O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado.

  • Lei Federal nº 11.350, de 05 de outubro de 2006,

    Art. 3º O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federa


ID
2200036
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

AVigilância Sanitária, no seu campo de competência, detecta emergências em saúde pública e define ações de intervenção. Um dos sistemas de informação utilizados para auxiliar esse tipo de ação é o “Notivisa”, que é responsável por:

Alternativas

ID
2239933
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Qual dos itens a seguir NÃO faz parte do Sistema de Informação em Saúde de Base Nacional?

Alternativas
Comentários
  • sistema de vigilancia ambiental


ID
2239939
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O acesso aos relatórios do Sistema de Informação sobre Mortalidade é importante para a o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica porque

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem a fonte da resposta?  não tô achando na minha apostila sobre sistemas de informação.

  • Ana Carolina,

    Você encontra a resposta nesse site http://svs.aids.gov.br/cgiae/sim/

  • Alguém saberia explicar o motivo do item D estar errado?

  • Gabarito: Letra A.

     

     

    Complementando

     

     

     

    Referente a dúvida na alternativa D, tal objetivo refere-se ao SINAN e não ao SIM.

     

     

     

    De acordo com o IBGE.sistema de informações de agravos de notificação – SINAN



    O SINAN tem por objetivo o registro e processamento dos dados sobre agravos de notificação em todo o território nacional, fornecendo informações para análise do perfil da morbidade e contribuindo, desta forma, para a tomada de decisões em nível municipal, estadual e federal.

  • O que significa SINAN?


ID
2248741
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os critérios que envolvem o processo de seleção para notificação de doença são variados. Aquele que visa a observação da frequência da doença, mortalidade e anos potenciais de vida perdido denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • b)

    Magnitude.

  • · Magnitude - doenças com elevada freqüência que afetam grandes contingentes populacionais, que se traduzem pela incidência, prevalência, mortalidade, anos potenciais de vida perdidos.

    · Potencial de disseminação - expressa-se pela transmissibilidade da doença, possibilidade da sua disseminação através de vetores e demais fontes de infecção, colocando sob risco outros indivíduos ou coletividades.

    · Transcendência - que se tem definido como um conjunto de características apresentadas por doenças e agravos, de acordo com sua apresentação clínica e epidemiológica, das quais as mais importantes são: a severidade medida pelas taxas de letalidade, hospitalizações e seqüelas; a relevância social que subjetivamente significa o valor que a sociedade imputa à ocorrência do evento através da estigmatização dos doentes, medo, indignação quando incide em determinadas classes sociais; e as que podem afetar o desenvolvimento o que as caracteriza como de relevância econômica devido a restrições comerciais, perdas de vidas, absenteísmo ao trabalho, custo de diagnóstico e tratamento, etc.

    · Vulnerabilidade - doenças para as quais existem instrumentos específicos de prevenção e controle permitindo a atuação concreta e efetiva dos serviços de saúde sob indivíduos ou coletividades.

    · Compromissos internacionais - o governo brasileiro vem firmando acordos juntamente com os países membros da Organização Panamericana de Saúde / Organização Munidal de Saúde (OPS/OMS), que visam empreender esforços conjuntos para o alcance de metas continentais ou até mesmo mundiais de controle, eliminação ou erradicação de algumas doenças. Exemplo mais expressivo é o do Programa de Erradicação do Poliovírus Selvagem, que alcançou a meta de erradicação proposta para as Américas. Desta forma, teoricamente a poliomielite deveria ser excluída da lista, mas, este programa preconiza a sua manutenção e sugere ainda que se acrescentem as Paralisias Flácidas Agudas, visando à manutenção da vigilância ativa do vírus, para que se detecte a sua introdução em países indenes, visto que o mesmo continua circulando em áreas fora do continente americano.


ID
2290426
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Um paciente foi diagnosticado, dentro de um hospital do Estado de São Paulo, com uma doença que necessita de notificação compulsória. Trata-se do

Alternativas

ID
2710501
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Nas últimas décadas, seguindo uma tendência global, o Brasil vem passando por um processo de transição demográfica, epidemiológica e nutricional, determinado pela queda da fecundidade, declínio da mortalidade por doenças infecciosas, aumento da expectativa de vida e maior exposição a modos de vida pouco saudáveis. Assim, o perfil de morbimortalidade da população apresenta um aumento da ocorrência de casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), com destaque para as doenças cardiovasculares e as neoplasias. Tomando como referência a vigilância das DCNT, analise as afirmativas seguintes.


I Uma das características da vigilância das DCNT é o monitoramento da adesão a fatores de proteção e de risco dessas doenças que permitem medir as exposições atuais e tendências futuras de adoecimento e mortalidade.

II A vigilância das DCNT emprega estratégias semelhantes às utilizadas pela vigilância das doenças infectocontagiosas, como por exemplo, a notificação compulsória e a investigação de casos novos.

III A vigilância das DCNT estimula a prática de ações de promoção da saúde, pautadas em intervenções intersetoriais, a fim de prevenir casos novos, deter o crescimento e melhorar o prognóstico dos casos já existentes.

IV A vigilância das DCNT utiliza o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) como principal fonte de dados e informações estratégicas de ocorrência das doenças e agravos não transmissíveis.


Em relação a vigilância das DCNT, estão corretas as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • a) I e III.


ID
3319462
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Lei federal Nº 6.437/77 e sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis, são penalidades com as quais as infrações sanitárias serão punidas, alternativa ou cumulativamente, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2. Sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis, as infrações sanitárias serão punidas, alternativa ou cumulativamente, com as penalidades de:

    I - advertência;

    II - multa;

    III - apreensão de produto;

    IV - inutilização de produto;

    V - interdição de produto;

    VI - suspensão de vendas e/ou fabricação de produto;

    VII - cancelamento de registro de produto;

    VIII - interdição parcial ou total do estabelecimento;

    IX - proibição de propaganda;

    X - cancelamento de autorização para funcionamento de empresa;

    XI - cancelamento do alvará de licenciamento de estabelecimento.

    XI-A - intervenção no estabelecimento que receba recursos públicos de qualquer esfera

    XII - imposição de mensagem retificadora;

    XIII- suspensão de propaganda e publicidade

    Gab. letra C

  • intimação não é uma forma de penalizar alguém


ID
3354637
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em relação às ações de fiscalização sanitária, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O NOTIVISA é o sistema informatizado nacional para o registro de problemas relacionados ao uso de tecnologias e de processos assistenciais, por meio do monitoramento da ocorrência de queixas técnicas de medicamentos e produtos para a saúde, incidentes e eventos adversos, com o propósito de fortalecer a vigilância pós uso das tecnologias em saúde, conhecida como VIGIPOS, e na vigilância dos eventos adversos assistenciais.


ID
5131912
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Sistema Nacional de Notificação de Eventos Adversos é um dos módulos para notificação do Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária – NOTIVISA e foi desenvolvido para receber as notificações de eventos adversos que ocorreram com os pacientes durante sua internação/atendimento em serviços e estabelecimentos assistenciais de saúde do país ou durante o uso de tecnologias de saúde (medicamentos, artigos médico-hospitalares, etc). É CORRETO afirmar que este formulário pode ser preenchido por:

Alternativas