SóProvas



Questões de Doenças Crônicas Não Transmissíveis: panorama geral e plano de enfrentamento


ID
107488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Disfunções circulatórias levam as pessoas a adoecerem. Elas podem ser de origem congênita - a pessoa já nasce com a doença, como a deficiência na formação de válvulas cardíacas -
ou infecciosa, quando são produzidas por bactérias que acometem as vias aéreas superiores ou resultantes de doenças reumáticas infecciosas ou crônico-degenerativas, que não apresentam causa definida e, conseqüentemente, não têm cura, mas podem ser controladas. Tais disfunções, quando não são controladas, geram complicações e se transformam nas principais causas de morte no Brasil e no mundo. Julgue os itens a seguir, relativos às
disfunções cardiovasculares.

A história de vida, a idade, o sexo e a raça, associados a fatores de risco relacionados ao estilo de vida das pessoas, como dieta rica em sal, gordura e carboidratos, uso de álcool, de fumo ou de outras drogas, bem como o estresse da vida moderna, são fatores que podem propiciar o aparecimento de doenças crônico-degenerativas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Algumas condições médicas, assim como fatores de estilo de vida, podem colocar a pessoa sob um risco maior de doenças crônico-degenerativas. Em princípio todas as pessoas podem tomar medidas para diminuir o risco de doença crônico-degenerativas . O controle dos fatores de risco é especialmente necessário para pessoas que já tiveram doença crônico-degenerativas.

    Pode-se dividir os fatores de risco em:
    * Condições médicas.
    * Fatores de estilo de vida.
    * Fatores hereditários.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
316567
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a Síndrome Metabólica tem como base

Alternativas
Comentários

  • LETRA B CORRETO:
    De acordo com a SB de Endocrinologia.

     A Síndrome Metabólica tem como base à resistência à ação da insulina, daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina.

    http://www.endocrino.org.br/a-sindrome-metabolica/
  • A Síndrome Metabólica (SM) é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência a insulina. É importante destacar a associação da SM com a doença cardiovascular, aumentando a mortalidade geral em cerca de 1,5 vezes e a cardiovascular em cerca de 2,5 vezes.


ID
515683
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica, dentre os fatores de risco mais importantes para a morbimortalidade relacionada às doenças crônicas não transmissíveis consideram-se

Alternativas

ID
520264
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A prevenção das doenças crônicas não transmissíveis engloba o combate aos fatores de risco.

Qual é o fator considerado de maior risco para Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus?

Alternativas
Comentários
  • é possível observar que o

    sedentarismo foi o fator de risco com maior

    prevalência na população, independente do

    sexo. Portanto, fica evidente a importância de

    se adotar um estilo de vida ativa que, de alguma forma, pode ajudar a controlar e diminuir

    os outros fatores de risco.

    Estudos epidemiológicos e experimentais

    evidenciam uma relação positiva entre a atividade física e a diminuição da mortalidade, sugerindo também um efeito positivo nos riscos

    de enfermidades cardiovasculares, perfil dos

    lipídeos plasmáticos, manutenção da densidade óssea, redução das dores lombares e melhores perspectivas no controle de enfermidades

    respiratórias crônicas


    Retirado da página 38 do manual:

    Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus: hipertensão

    arterial e diabetes mellitus / Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília:

    Ministério da Saúde, 2001. 

  • Há diversos fatores de risco para hipertensão arterial e diabetes mellitus como o sedentarismo, o tabagismo e a alimentação inadequada, diretamente relacionados ao estilo de vida, são responsáveis por mais de 50% do risco total de desenvolver algum tipo de doença crônica.

    Dentre os fatores de risco, é possível observar que o sedentarismo mostra-se o fator com maior prevalência na população, independentemente do sexo. Portanto, fica evidente a importância de se adotar um estilo de vida ativa que, de alguma forma, pode também ajudar a controlar e diminuir os outros fatores de risco.

    A inatividade física é mais prevalente entre mulheres, idosos, indivíduos de baixo nível sócio-econômico e incapacitados. A atividade física também diminui com a idade, tendo início durante a adolescência e declinando na idade adulta.

    Resposta E

    Bibliografia


    Brasil. Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Diretrizes par manuseio da hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus na rede de saúde pública. Vitória, 2008.


ID
542416
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os critérios de referência e contra-referência para o obeso no Sistema Único de Saúde (SUS) estão relacionados ao Índice de Massa Corpórea (IMC) e a presença de comorbidades. O fluxo de atuação para prevenção, tratamento e acompanhamento da obesidade, nos níveis de complexidade do SUS, recomendado pelo Ministério da Saúde está corretamente expresso no quadro abaixo em:

Alternativas
Comentários
  • NAO CONCORDEI COM A RESPOSTA DA QUESTÃO:


    Art. 3° Definir que as diretrizes para a atenção à saúde com vistas à prevenção da obesidade e à assistência ao portador de obesidade, de que trata o artigo 1º desta Portaria, sejam operacionalizadas a partir dos seguintes componentes fundamentais:

    I - Atenção Básica: realizar ações de caráter individual e coletivo, voltadas para a promoção da saúde e a prevenção dos danos, bem como as ações para o controle da obesidade e suas co-morbidades que possam ser realizadas neste nível, ações essas que terão lugar na rede de serviços básicos de saúde;

    II - Média Complexidade: realizar ações diagnósticas e terapêuticas especializadas garantidas a partir do processo de referência e contra-referência do portador de obesidade, que devem ser organizadas segundo o planejamento de cada unidade federada e os princípios e diretrizes de universalidade, eqüidade, regionalização, hierarquização e integralidade da atenção à saúde;

    III - Alta Complexidade: garantir o acesso e assegurar a qualidade das cirurgias bariátricas, visando alcançar impacto positivo na sobrevida, na morbidade e na qualidade de vida e garantir eqüidade na realização do tratamento cirúrgico da obesidade, cuja assistência nessa modalidade se dará por meio dos hospitais credenciados como Unidades de Assistência de Alta Complexidade ao Portador de Obesidade Grave;



     

    IMC ( kg/m2) Grau de Risco Tipo de obesidade 18 a 24,9  Peso saudável Ausente 25 a 29,9  Moderado Sobrepeso ( Pré-Obesidade ) 30 a 34,9  Alto  Obesidade Grau I 35 a 39,9 Muito Alto Obesidade Grau II 40 ou mais Extremo  Obesidade Grau III ("Mórbida")
  • A questão está correta de acordo com o Caderno de Atenção Básica do MS – Obesidade.
    Veja no esquema da página 80 do caderno supracitado, no link a seguir http://www.prosaude.org/publicacoes/diversos/cad_AB_obesidade.pdf

ID
983080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos sistemas de vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, julgue os próximos itens. Considere que a sigla DCNT, sempre que empregada, refere-se a doenças crônicas não transmissíveis.


O Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) é um sistema de monitoramento das principais DCNT.

Alternativas
Comentários
  • O VIGITEL tem como objetivo monitorar a frequência e a distribuição de fatores de risco e proteção para DCNT em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de entrevistas telefônicas realizadas em amostras probabilísticas da população adulta residente em domicílios servidos por pelo menos uma linha telefônica fixa em cada cidade.

  • O que é o VIGITEL

    O sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL) faz parte das ações do Ministério da Saúde para estruturar a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no país. Entre essas doenças incluem-se diabetes, obesidade, câncer, doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares como hipertensão arterial, que têm grande impacto na qualidade de vida da população. Conhecer a situação de saúde da população é o primeiro passo para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando assim a saúde da população.

    O VIGITEL tem como objetivo monitorar a frequência e a distribuição de fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Todo ano são realizadas entrevistas telefônicas em amostras da população adulta (18 anos ou mais) residente em domicílios com linha de telefone fixo. Para os resultados serem representativos de toda a população, os números telefônicos que entrarão na pesquisa são sorteados, a partir dos cadastros de telefones existentes nas capitais do país.


ID
983086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos sistemas de vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, julgue os próximos itens. Considere que a sigla DCNT, sempre que empregada, refere-se a doenças crônicas não transmissíveis.


As DCNT são enfermidades causadas por disfunções do aparelho circulatório e respiratório que atingem as populações afrodescendentes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Não se restringem a vascular e respiratório, temos acometimento metabólico, dentre outros. Muito menos é restrita a afrodescendentes.

  • As DCNT são resultado de diversos fatores, determinantes sociais e condicionantes, além de fatores de risco individuais como tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável.

    (fonte: Plano de Ações estratégicas para o Enfrentamento das DCNT, Ministério da Saúde)

  • Achei a questão mal formulada. Ele não diz que restringe a população afrodescendente, e sim, que ATINGE. Que na verdade, realmente atinge, mesmo sem ser apenas este grupo.
  • As DCNT são multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração.

    As principais DCNT (doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias) possuem quatro fatores de risco em comum.

    Vale salientar que esses fatores de risco são modificáveis:

     

    Tabagismo

    O tabagismo é um importante fator de risco para o desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, como câncer, doenças pulmonares e doenças cardiovasculares. Desse modo, o hábito de fumar permanece como líder global entre as causas de mortes evitáveis ¹. Outros estudos associam, também, o fumo passivo a esse mesmo grupo de doenças ².

     

    Consumo Nocivo de álcool

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o consumo nocivo do álcool foi responsável por 3,3 milhões de mortes em 2012, ou seja, 5,9% do total de óbitos no mundo. Além de relacionado à mortalidade, o consumo de bebidas alcoólicas também é classificado entre os cinco principais fatores de risco para incapacidades, principalmente entre jovens, e está relacionado como fator causal de mais de 200 doenças e lesões como cirrose hepática, câncer, distúrbios neurológicos e maior exposição a acidentes e violências 1,2.

     

    Inatividade física

    A prática de atividade física de forma regular é considerada um fator de proteção à saúde das pessoas, enquanto que o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 3,2 milhões de mortes por ano em todo o mundo são atribuídas à atividade física insuficiente 1. A OMS recomenda a prática de, no mínimo, 150 minutos de atividade física semanal de intensidade leve a moderada ou 75 minutos de atividade de intensidade vigorosa, entre adultos 1. No caso de adolescentes o tempo recomendado sobe para 300 minutos de atividade de intensidade leve a moderada por semana, ou 150 minutos de atividade de intensidade vigorosa 2.

     

    Alimentação não saudável: 

    No Brasil, houve uma redução na compra de alimentos tradicionais básicos, como arroz, feijão e hortaliças, e aumentos notáveis na compra de alimentos processados, entre meados da década de 1970 e meados da década de 2000, acarretando aumento no consumo de gorduras saturadas, sódio e açúcares livres1. No outro lado, dentre os marcadores de padrão alimentar saudável, está o consumo de frutas e hortaliças. A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças 2, o que equivale, aproximadamente, ao consumo diário de cinco porções desses alimentos. Segundo dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico conjunto das 26 capitais e Distrito Federal) 2016, 75,6% da população com 18 anos não atingiram o consumo recomendado de frutas e hortaliças (cinco ou mais porções diárias de frutas e hortaliças em cinco ou mais dias da semana).

     

    Fonte: Ministério da Saúde

  • São consideradas as principais doenças crônicas (DCNT) não transmissíveis as doenças cardiovasculares, os cânceres, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes mellitus .

    As DCNT são multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração.  Portanto não atingem somente afrodescendentes.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    http://portalms.saude.gov.br

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.



ID
1017616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O programa de controle de doenças crônico-degenerativas como a hipertensão e o diabetes visa identificá-las precocemente, fazer a respectiva prevenção, reduzir suas complicações, cuidar dos doentes e desenvolver ações de promoção da saúde. Com relação à hipertensão e ao diabetes, julgue os itens subsequentes.

As unidades básicas de saúde são responsáveis pela organização de atendimento individual e em grupo dos pacientes portadores dessas doenças residentes em sua área de abrangência, assim como pelo encaminhamento dos casos que requerem atenção de média e alta complexidade.

Alternativas

ID
1045369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância em saúde e à estratégia de saúde da família, julgue os itens que seguem.

Quatro de cada cinco mortes desencadeadas por doenças crônicas ocorrem em pacientes habitantes de países de baixa e média renda, o que contraria a ideia de que as doenças crônicas afetam principalmente os países de alta renda.

Alternativas
Comentários
  • Das 57 milhões de mortes no mundo em 2008, 36 milhões, ou 63%, foram em razão das DCNT, com destaque para as doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doença respiratória crônica (ALWAN et al., 2010). Cerca de 80% das mortes por DCNT ocorrem em países de baixa ou média renda, onde 29% são de pessoas com menos de 60 anos. Nos países de renda alta, apenas 13% são mortes precoces (WHO, 2011).

     

    4 de cada 5 mortes = 80%

     

    FONTE: PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ENFERNTAMENTO DAS DCNT


ID
1045372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância em saúde e à estratégia de saúde da família, julgue os itens que seguem.

As doenças crônicas, que afetam principalmente os indivíduos do sexo masculino e as pessoas de idade avançada, determinaram as mudanças nas pirâmides populacionais dos últimos anos no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil está mudando muito rapidamente a sua estrutura etária, reduzindo a proporção de crianças e jovens e aumentando a proporção de idosos e sua expectativa de vida. Essa mudança se faz de forma acelerada e, em breve, teremos pirâmides etárias semelhantes às dos países europeus (IBGE, 2008). Tais transformações trazem desafios para todos os setores, impondo a necessidade de se repensar a dimensão da oferta de serviços necessários para as próximas décadas. O aumento de idosos na população acarreta aumento da carga de doenças, em especial as DCNT.

     

    O AUMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS É DETERMINADO PELO AUMENTO DO NÚMERO DE IDOSOS, e não o contrário


ID
1122106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais relacionadas tanto a fatores de riscos modificáveis quanto a fatores não modificáveis. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o O paciente com neoplasia maligna receberá, gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS), todos os tratamentos necessários, na forma desta Lei.

    Parágrafo único.  A padronização de terapias do câncer, cirúrgicas e clínicas, deverá ser revista e republicada, e atualizada sempre que se fizer necessário, para se adequar ao conhecimento científico e à disponibilidade de novos tratamentos comprovados.

    Art. 2o O paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único.

    LEI Nº 12.732, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012.

  • A resposta da questão está correta, visto que ele no início do texto trata dos fatores modificáveis e não modificáveis e ressalta no fim da questão "No que se refere a esse assunto", ou seja, deveríamos buscar a opção que trata dos fatores modificáveis ou não, o que encontramos perfeitamente descrito na opção "B".

  • letra B

    a) Metas nacionais propostas:  reduzir a taxa de mortalidade prematura (<70 anos) por DCNT em 2% ao ano;  reduzir a prevalência de obesidade em crianças;  reduzir a prevalência de obesidade em adolescentes;  deter o crescimento da obesidade em adultos;  reduzir as prevalências de consumo nocivo de álcool;  aumentar a prevalência de atividade física no lazer;  aumentar o consumo de frutas e hortaliças;  reduzir o consumo médio de sal;  reduzir a prevalência de tabagismo;  aumentar a cobertura de mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos;  aumentar a cobertura de exame preventivo de câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos;  tratar 100% das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer.


ID
1125016
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As úlceras por pressão ocorrem quando a pressão aplicada em áreas de proeminências ósseas é maior que a pressão normal e podem ser ocasionadas por diversos fatores. Considerando esses fatores, julgue a assertiva abaixo:


São fatores internos relacionados às variáveis relativas ao estado físico do cliente: diabetes, hipertensão, doença vascular periférica e câncer.

Alternativas

ID
1151632
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sistema VIGITEL, implantado no Brasil em 2006, visa ao monitoramento dos fatores de risco e à proteção para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A relevância dessa pesquisa encontra-se nas seguintes afirmativas, EXCETO:

Alternativas

ID
1151635
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com resultados do VIGITEL, 2010, pode-se afirmar, sobre a prevalência de fatores de risco e prevenção para as DCNT, EXCETO:

Alternativas
Comentários

ID
1151638
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito das DCNT, conforme as Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, pode-se afirmar, EXCETO que

Alternativas

ID
1151641
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao orientar um trabalhador da sua empresa sobre a prevenção das DCNT, é importante que o enfermeiro

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esse gabarito.... alguém poderia comentar por favor??

  • Acredito que este gabarito esteja Errado, também não entendi.

  • acho que a questão queria a INCORRETA, ou seja, o erro talvez está no comando da questão... pois as outras 3 alternativas estão corretas...

  • Os itens a, b e c estão corretos. O unico incorreto é o item d. Talvez o enunciado esteja incorreto

  • DCNT=Doenças crônicas não transmissíveis.
  • é o INCORRETO QUE ELE QUER


ID
1170013
Banca
CETRO
Órgão
CHS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as ações de enfermagem no Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As DCNTs são, normalmente, decorrentes do estilo de vida.

( ) A adoção de determinados estilos de vida podem determinar as modificações no perfil e importância da morbidade das DCNTs.

( ) Os fatores de risco podem mudar com o passar do tempo.

( ) Os fatores de risco são modificáveis através de intervenções educativas e sanitárias.

( ) A redução da mortalidade por DCNT se deve ao atual estilo de vida da população.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que a alternativa C seja a correta, afinal, os fatores de risco podem sim mudar com o tempo.

    Por exemplo: quem fuma tem um maior risco de ter cancer de pulmão, quem bebe corre maior risco de ter cirrose hepatica, quem faz sexo sem preservativos corre maior risco de se contaminar com DST. Entretanto, isso pode ser modificado, por exemplo, se a pessoa pare de fumar, ou beber, ou fazer sexo sem proteção.

    O conhecimento desses fatores de risco é importante no estabelecimento de medidas para evitá-los ou corrigi-los. 

  • Estamos falando em doenças crônicas não transmissíveis, no caso hipertensão, diabetes, que conta muito fator genético que é imodificável, porém tem os modificáveis com o estilo de vida.


     

  • Também não concordo com o Gabarito "C". 

    Tanto que a quarta questão fala exatamente que os fatores de risco são modificáveis.

  • Questão complicada, para testar atenção da galera! E eu provavelmente iria errar.. 


    Gente falar que algo muda com o tempo é como dizer que algo ocorre de repente, o que não existe. 


    Ex "De repente o carro me atropelou" um carro não atropela ninguém de repente, o motorista tem que estar bêbado ou o pedestre fora da faixa..


    Ex "Com o tempo ela vai aprender" com o tempo não, mas com treino, com prática, com aulas, com exercícios... sim!  


    Já os fatores de risco não mudam com o tempo, eles são modificáveis por alguma coisa que não é o tempo. Exemplo citado por vocês: para de fumar ou beber, sexo com proteção etc. E ainda não foi o tempo ou com o passar do tempo, que a pessoa parou de beber pode ter sido com pedidos insistentes da esposa, com o agravamento de uma doença, ou com a aquisição de conhecimentos por ações de sensibilização..



  • Um exemplo de fator de risco que muda ao longo do tempo é a idade.

  • Fatores não modificáveis
    • Sexo
    • Genética
    • Idade
    Fatores de risco
    modificáveis

    • Tabagismo
    • Alimentação não
    saudável
    • Uso nocivo de álcool
    • Inatividade física
    Fatores de risco intermediários
    • Hipertensão
    • Dislipidemia
    • Sobrepeso
    • Obesidade
    • Intolerância à Glicose

     

     Os fatores de risco NÃO podem mudar com o passar do tempo, PORQUE SÃO TAXATIVOS, NÃO SÃO EXEMPLIFICATIVOS. Esses fatores de riscos não serão acrescentados ou retirados ao longo do tempo, permaneceram os mesmo.

     

     


ID
1343737
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de doenças crônicas nos homens pode ser prejudicado pelo estereótipo da masculinidade, em que o homem se coloca com o mais forte que a mulher e como um ser humano que nunca fica doente.

Alternativas
Comentários
  • "Os homens, de forma geral, habituaram-se a evitar o contato com os espaços da saúde, sejam os consultórios médicos, sejam os corredores das unidades de saúde pública, orgulhando-se da própria invulnerabilidade. Avessos à prevenção e ao autocuidado, é comum que protelem a procura de atendimento, permitindo que os casos se agravem e ocasionando, ao final, maiores problemas e despesas para si e para o sistema de saúde, que é obrigado a intervir nas fases mais avançadas das doenças". FONTE: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem : princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Brasília, 2009., p.9


ID
2080147
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 tem como objetivo prevenir e controlar seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados para a atenção aos portadores de doenças crônicas. Das alternativas apresentadas a seguir, qual apresenta um fator de risco para as DCNT?

Alternativas
Comentários
  •  e) Tabagismo.

  • O Plano aborda quatro principais doenças:

    doenças do aparelho circulatório

    - câncer

    - respiratórias crônicas

    - diabetes

    Fatores de risco

    tabagismo

    - consumo nocivo de álcool

    - inatividade física

    - alimentação inadequada

    - obesidade

     

    fONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_acoes_enfrent_dcnt_2011.pdf

  • Eu errei porque não consegui diferenciar doenças de fatores de risco.

    Nas alternativas tem 4 doenças e somente um fator de risco.

    É triste a conclusão!!!!

    Falta de atenção.

  • E tabagismo


ID
2104627
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) exige estratégias específicas, integradas e complementares entre si. Em geral, no campo das DCNT's, a morbidade e a mortalidade refletem risco acumulado durante toda a vida e tendem a mudar lentamente, a partir de intervenções específicas, pois os eventos abordados são doenças que apresentam longos períodos de indução e latência. As DCNT's apresentam fatores de riscos, conforme apresentado na coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os determinantes da coluna II.
 Coluna I
1. Fatores de risco não modificáveis
2. Fatores de risco comportamentais
3. Fatores de risco intermediários

Coluna II
( ) tabagismo
( ) idade
( ) alimentação
( ) diabetes
( ) inatividade física
A sequência correta é:

Alternativas

ID
2175184
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis fundamenta-se no delineamento de diretrizes e ações em vigilância, informação, avaliação e monitoramento; promoção da saúde; cuidado integral.

( ) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a identificação dos fatores de risco, o monitoramento da morbidade e mortalidade específica das doenças e as respostas dos sistemas de saúde, que também incluem gestão, políticas, planos, infraestrutura, recursos humanos e acesso a serviços de saúde essenciais, inclusive a medicamentos.

( ) A Promoção da saúde das doenças crônicas não transmissíveis não considera a importância das parcerias para superar os fatores determinantes do processo saúde-doença, desconsiderando diferentes ações intersetoriais, envolvendo educação, esporte, desenvolvimento agrário, desenvolvimento social, meio ambiente, agricultura, trabalho.

( ) O Cuidado integral das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a realização de ações visando ao fortalecimento da capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde e à ampliação de um conjunto de intervenções diversificadas capazes de uma abordagem integral da saúde com vistas à prevenção e ao controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

( ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis desconsidera as quatro principais doenças (doenças do aparelho circulatório, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e os fatores de risco (tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física, alimentação inadequada e obesidade), mostrando as doenças infecciosas como mais relevantes para prevenção em saúde.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : a) V – V – F – V – F.

     

    ( V ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis fundamenta-se no delineamento de diretrizes e ações em vigilância, informação, avaliação e monitoramento; promoção da saúde; cuidado integral.

     

    ( V ) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a identificação dos fatores de risco, o monitoramento da morbidade e mortalidade específica das doenças e as respostas dos sistemas de saúde, que também incluem gestão, políticas, planos, infraestrutura, recursos humanos e acesso a serviços de saúde essenciais, inclusive a medicamentos.

     

    ( F ) A Promoção da saúde das doenças crônicas não transmissíveis não considera a importância das parcerias para superar os fatores determinantes do processo saúde-doença, desconsiderando diferentes ações intersetoriais, envolvendo educação, esporte, desenvolvimento agrário, desenvolvimento social, meio ambiente, agricultura, trabalho.

     

    ( V ) O Cuidado integral das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a realização de ações visando ao fortalecimento da capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde e à ampliação de um conjunto de intervenções diversificadas capazes de uma abordagem integral da saúde com vistas à prevenção e ao controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

     

    ( F ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis desconsidera as quatro principais doenças (doenças do aparelho circulatório, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e os fatores de risco (tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física, alimentação inadequada e obesidade), mostrando as doenças infecciosas como mais relevantes para prevenção em saúde.


ID
2175331
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças não transmissíveis, são conhecidas como crônico-degenerativas, são aquelas que surgem em função de desequilíbrios orgânicos. É exemplo de doença crônico-degenerativa:

Alternativas

ID
2369023
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), analise as afirmativas.

I. As quatro DCNT de maior impacto mundial são doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.

II. O tabagismo, a alimentação saudável, a atividade física e o uso nocivo de álcool são fatores de risco em comum para as DCNT.

III. A genética é considerada um fator de risco modificável para as DCNT.

Está(ão) correto(s):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E, apenas assertiva I está correta. Para eliminar as demais alternativas, só é preciso interpretação:

    II- alimentação saudável é fator de risco??  O correto seria alimentação não saudável.

    III- como é possível modificar a genética?? O correto seria genética é um fator de risco não-modificável...

     

     

  • Letra e


ID
2495407
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às doenças crônicas, é importante avaliar a capacidade de autocuidado dos pacientes, pois é uma medida que depende exclusivamente da postura desses indivíduos diante de sua condição crônica. Esta capacidade (de autocuidado) deve ser sistematicamente avaliada pelos profissionais da saúde, que precisam estar atentos a mudanças de atitude dos pacientes sob seus cuidados. O julgamento do profissional da saúde em relação à capacidade de autocuidado de seus pacientes e/ou seus familiares deve levar em consideração

Alternativas

ID
2495455
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.


As doenças crônicas apresentam descompensações agudas que estão diretamente ligadas ao consumo excessivo de algumas substâncias, entre elas o álcool. Um paciente, portador de doença crônica, chega a UPA apresentando sinais de embriaguez. Diante deste quadro, é de total importância que __________________ do paciente sejam avaliados, pois podem ocorrer/ estar ocorrendo alterações significativas que necessitam de intervenções clínicas.

Alternativas

ID
2812579
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil aborda, os quatro principais grupos de DCNT, seus fatores de risco em comum modificáveis, além de definir as diretrizes e ações em três eixos. Um dos principais grupos de DCNT e um dos fatores de risco em comum modificável são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c

     

    PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT) NO BRASIL 2011-2022

     

    1. Introdução

     

    Como nos outros países, no Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis também se constituem como o problema de saúde de maior magnitude. São responsáveis por 72% das causas de mortes, com destaque para doenças do aparelho circulatório (31,3%), câncer (16,3%), diabetes (5,2%) e doença respiratória crônica (5,8%), e atingem indivíduos de todas as camadas socioeconômicas e, de forma mais intensa, aqueles pertencentes a grupos vulneráveis, como os idosos e os de baixa escolaridade e renda.

     

    Os principais fatores de risco para DCNT são o tabaco, a alimentação não saudável, a inatividade física e o consumo nocivo de álcool, responsáveis, em grande parte, pela epidemia de sobrepeso e obesidade, pela elevada prevalência de hipertensão arterial e pelo colesterol alto (MALTA et al., 2006).

     

     

    Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil
    2011-2022 / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o Plano de Ações Estratégicas para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil.

    Os quatro principais grupos de DCNT são as doenças circulatórias, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes e seus fatores de risco em comum modificáveis são o tabagismo, o álcool, a inatividade física, a alimentação não saudável e a obesidade. 

    A)    INCORRETO os fatores genéticos, pois não é um fator modificável.  

    B)    INCORRETO idade, pois não é um fator modificável.  

    C)    CORRETO câncer e tabagismo. 

    D)    INCORRETO etnia, pois não é um fator modificável.

    E)     INCORRETO tuberculose e dieta rica em proteínas, pois não contemplam o plano. 

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3012424
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças cardiovasculares, os cânceres, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes mellitus se configuram como as principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tendo sido responsáveis, em 2015, por 51,6% do total de óbitos na população de 30 a 69 anos no Brasil. As principais DCNT possuem quatro fatores de risco em comum, quais são?

Alternativas
Comentários
  • Mais uma questão com gabarito errado...
  • Tabagismo, alimentação não saudável, uso nocivo do álcool e atividade física insuficiente. CERTO

    Gab, ERRADO

  • Gabarito preliminar da banca foi a letra B mas foi retificada e passou a ser letra C
  • Até tomei um susto quando mostro a letra B como certa.

ID
3069982
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) demanda um conjunto de ações intersetoriais para a promoção da saúde e a prevenção. Essas ações têm como meta nacional proposta, pelo Ministério da Saúde, entre outras,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com Plano de Ações Estratégicas para o Enfentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil.2011-2022

     

    6.3. Metas nacionais propostas

     

     reduzir a taxa de mortalidade prematura (<70 anos) por DCNT em 2% ao ano;  ( letra B )

     reduzir a prevalência de obesidade em crianças;

     reduzir a prevalência de obesidade em adolescentes;

     deter o crescimento da obesidade em adultos;

     reduzir a prevalência de consumo nocivo de álcool;

     aumentar a prevalência de atividade física no lazer;

     aumentar o consumo de frutas e hortaliças;

    reduzir o consumo médio de sal;  ( letra E )

     reduzir a prevalência de tabagismo;

     implantar o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia nos serviços que realizam esse tipo de exame; ( letra A )

     implantar o Programa de Gestão da Qualidade de Citopatologia nos laboratórios que realizam esse tipo de exame;

     ampliar e/ou manter a cobertura de exame citopatológico do câncer do colo do útero em mulheres de 25 a 64 anos, em todas as regiões do país; ( letra D )

     ampliar a cobertura de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos; ( letra C )

     garantir tratamento de mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer do colo do útero


ID
3349030
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as definições relacionadas ao conceito de fator de risco, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) São condições que predispõem uma pessoa a maior risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis.

( ) A remoção ou reversão da exposição aos fatores de risco implica na resolução da mortalidade e / ou da prevalência e / ou surgimento das patologias relacionadas a esses fatores.

( ) Os fatores de risco modificáveis estão relacionados a fatores que se pode influir mudando, prevenindo ou tratando, tais como tabagismo, hipertensão arterial, sedentarismo, excesso de peso e diabetes mellitus.

( ) Os fatores de risco não modificáveis não podem ser mudados, são fatores relacionados ao ambiente de trabalho, ao estilo de vida, às condições socioeconômicas.


Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3350185
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os princípios e as instruções para o Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas, conforme estabelecido no Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde (2014), consideram-se os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     

    Princípios e diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas

    1. Propiciar o acesso e o acolhimento aos usuários com doenças crônicas em todos os pontos de atenção.

    2. Humanização da atenção, buscando-se a efetivação de um modelo centrado no usuário e baseado nas suas necessidades de saúde.

    3. Respeito às diversidades étnico-raciais, culturais, sociais e religiosas e hábitos e cultura locais.

    4. Garantia de implantação de um modelo de atenção centrado no usuário e realizado por equipes multiprofissionais.

    5. Articulação entre os diversos serviços e ações de Saúde, constituindo redes de Saúde com integração e conectividade entre os diferentes pontos de atenção.

    6. Atuação territorial, com definição e organização da rede nas regiões de Saúde, a partir das necessidades de saúde das respectivas populações, seus riscos e vulnerabilidades específicas.

    7. Monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços por meio de indicadores de estrutura, processo e desempenho que investiguem a efetividade e a resolutividade da atenção.

    8. Articulação interfederativa entre os diversos gestores, desenvolvendo atuação solidária, responsável e compartilhada.

    9. Participação e controle social dos usuários sobre os serviços.

    10. Autonomia dos usuários, com constituição de estratégias de apoio ao autocuidado.

    11. Equidade, a partir do reconhecimento dos determinantes sociais da Saúde.

    12. Regulação articulada entre todos os componentes da rede com garantia da equidade e integralidade do cuidado.

    13. Formação profissional e educação permanente, por meio de atividades que visem à aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais de Saúde para qualificação do cuidado, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

  • São princípios para o Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas propiciar o acesso e o acolhimento aos usuários com doenças crônicas em todos os pontos de atenção; humanizar a atenção; efetivar um modelo centrado no usuário e baseado nas necessidades de saúde. Alternativa A está correta. 

    São princípios para o Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas a garantia de implantação de um modelo de atenção centrado no usuário e realizado por equipes multiprofissionais. A atenção é sempre voltada para o usuário, a alternativa B está errada. 

    São princípios para o Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas a formação profissional e educação permanente, por meio de atividades que visem à aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais de Saúde para qualificação do cuidado, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. 

    São princípios para o Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas a regulação articulada entre todos os componentes da rede com garantia da equidade e integralidade do cuidado. OU seja, o atendimento é universal, alternativa D está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra A 

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 




ID
3513019
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Nova Floresta - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A medição da temperatura corporal visa à obtenção de uma média dos tecidos corporais internos. Os tecidos corporais e os processos celulares funcionam melhor dentro de uma faixa relativamente estreita de temperatura entre 36°C e 38°C, incluindo todas as idades (criança, adolescente, adulto e idoso). Sobre a verificação da temperatura corporal, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3901465
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Diante do presente conceito, assinale a alternativa correta acerca de uma das principais DCNT:

Alternativas

ID
3936553
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças e agravos não transmissíveis (DCNT) são multifatoriais, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. A respeito das DCNT é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os três componentes essenciais da vigilância de DCNT são:

    a) Monitoramento dos fatores de risco;

    b) Monitoramento da morbidade e mortalidade das DCNT; e

    c) Monitoramento e avaliação das ações de assistência e promoção da saúde

    O instrumento norteador da Vigilância de DCNT é o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022

  • Gabarito: Letra E.

    Complementando

     

     

    De acordo com Sobre a Vigilância de DCNT do MSPlano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022.MS

     

     

    a) Errada.

    Os quatro grupos de doenças crônicas de maior impacto mundial (doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas) têm quatro fatores de risco em comum (tabagismo, inatividade física, alimentação não saudável e álcool).

     

    Outras DCNT: Doença renal crônica, doenças reumáticas, doenças mentais são importantes causas de morbimortalidade no país e no mundo. As doenças mentais e reumáticas têm outros fatores de risco na sua determinação, por isso, não estão inseridas neste primeiro esforço global para o enfrentamento das DCNT. Quanto às doenças renais crônicas, elas serão amplamente beneficiadas no manejo da hipertensão arterial, do diabetes, bem como com a redução do consumo de sal.

     

    b) Errada.

    O instrumento norteador da vigilância de DCNT é o plano de controle dos agravos causados por DCNT no Brasil (2011-2022).

     

    c) Errada.

    Além disso, uma das ações da vigilância de DCNT é caracterizar a tendência temporal das DCNT.

     

    d) Errada.

    Os três componentes essenciais da vigilância de DCNT são:

     

    a) Monitoramento dos fatores de risco;

    b) Monitoramento da morbidade e mortalidade das DCNT;

    e c) Monitoramento e avaliação das ações de assistência e promoção da saúde.

     

    e) Correta.

    Essa vigilância ( a vigilância epidemiológica de DCNT) se configura como um conjunto de ações e processos que permitem conhecer a ocorrência, a magnitude e a distribuição das DCNT e de seus principais fatores de risco no país, bem como identificar os seus determinantes e condicionantes econômicos, sociais e ambientais.


ID
3943507
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT no Brasil, 2011-2022, define e prioriza as ações e os investimentos necessários para enfrentar e deter as DCNT, estabelecendo algumas metas. Dentre elas, pode-se citar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Metas nacionais propostas: 

     reduzir a taxa de mortalidade prematura (<70 anos) por DCNT em 2% ao ano; 

     reduzir a prevalência de obesidade em crianças;

     reduzir a prevalência de obesidade em adolescentes; 

     deter o crescimento da obesidade em adultos; 

     reduzir as prevalências de consumo nocivo de álcool;

     aumentar a prevalência de atividade física no lazer; 

     aumentar o consumo de frutas e hortaliças; 

     reduzir o consumo médio de sal; 

     reduzir a prevalência de tabagismo; 

     aumentar a cobertura de mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos; 

     aumentar a cobertura de exame preventivo de câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos; 

     tratar 100% das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer.


ID
3961987
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Edéia - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT são multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. De acordo com o Ministério da Saúde, as principais DCNT são: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias, com quatro fatores de risco em comum, modificáveis. Assinale a alternativa correta acerca de um desses fatores de risco.

Alternativas

ID
4017004
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e têm longa duração. As quatro DCNT de maior impacto mundial são: doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas. Com relação às DCNT, considere as afirmativas abaixo:

1. A ulceração do pé é uma complicação decorrente do diabetes mellitus que pode levar à incapacidade e possível amputação do membro afetado. As úlceras isquêmicas do pé diabético têm as seguintes características: ausência de pulso, dedo em garra, pé de Charcot, paresia, formação de calosidades, temperatura fria nos pés e localização frequente na superfície plantar.
2. A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas superiores, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispneia, aperto no peito e tosse. Os agonistas beta de ação curta inaláveis (brometo de ipatrópio e bromidrato de fenoterol) são os medicamentos de escolha para o alívio rápido dos sinais e sintomas clínicos.
3. O Escore de Framingham estima a probabilidade de ocorrer infarto do miocárdio ou morte por doença coronária no período de 10 anos em indivíduos sem diagnóstico prévio de aterosclerose clínica. A partir do risco calculado, o indivíduo pode ser classificado como de risco baixo, médio ou alto para o desenvolvimento de doença arterial coronariana.
4. Um indicador utilizado para avaliar o alto débito cardíaco é o índice da pressão proporcional de pulso (PPP). A PPP é avaliada por meio da seguinte fórmula: PAS/PAD, em que PAS é a pressão arterial sistólica e PAD, a pressão arterial diastólica.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4051024
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Bandeirantes - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os principais fatores de risco preveníveis para o desenvolvimento das DCNT são o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, as dietas inadequadas e a inatividade física. As principais ações do Plano de DCNT em Promoção da Saúde são:

Alternativas

ID
4051042
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Bandeirantes - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011 – 2022 foi elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com vários ministérios, instituições de ensino e pesquisa, ONGs da área da saúde, entidades médicas, associações de portadores de doenças crônicas, entre outros. Esse plano tem como metas nacionais todas as seguintes propostas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Aumento de mamografia em mulheres de 50-69 de idade anos.


ID
4051045
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Bandeirantes - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. As DCNT são resultado de diversos fatores, determinantes sociais e condicionantes, além de fatores de risco individuais, como:

Alternativas
Comentários
  • Pq o gabarito é letra A?? não entendi


ID
4083769
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A relação de doenças denominadas crônico-degenerativas é bastante abrangente, mas a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares (DCV) e o diabetes mellitus chamam atenção, devido às altas taxas de incidência e prevalência em nosso país. Diante desses agravos, os técnicos de enfermagem devem desenvolver os seguintes cuidados, EXCETO:

Alternativas

ID
4160479
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Rolim de Moura - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Atualmente, elas são consideradas um sério problema de saúde pública, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Seguindo essa tendência mundial, no Brasil, em 2013, as DCNT foram a causa de aproximadamente 72,6% das mortes Fonte: DATASUS/MS (SIM 2013). Isso configura uma mudança nas cargas de doenças, e se apresenta como um novo desafio para os gestores de saúde. Há ainda um forte impacto das DCNT na morbimortalidade e na qualidade de vida dos indivíduos afetados, a maior possibilidade de morte prematura (30 a 69 anos) e os efeitos econômicos adversos para as famílias, comunidades e sociedade em geral. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4835656
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Lucélia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A partir do ano 2000, o Ministério da Saúde, por meio do Centro Nacional de Epidemiologia, transformado na Secretaria de Vigilância à Saúde em 2003, desencadeou ações no sentido da estruturação e operacionalização de um Sistema Nacional de Vigilância específico para as doenças não transmissíveis. Monitorar de forma contínua a morbimortalidade das DCNT (Doenças Crônicas não Transmissíveis) é uma atividade fundamental do sistema de vigilância. Ela deve ser executada em todos os níveis gestores do sistema, do município ao nacional. A partir dos indicadores pactuados nos Fóruns Regionais de 2004, cada estado deverá produzir um relatório anual com a descrição e análise das respectivas taxas de mortalidade e de morbidade para DCNT. Assinale a alternativa CORRETA referente ao controle ao controle de doenças não transmissíveis.

Alternativas

ID
4841731
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as principais ações de promoção da saúde para o controle das doenças crônicas não transmissíveis, são recomendados os seguintes focos de atuação:

Alternativas

ID
4842061
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Carneirinho - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) foi elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com vários ministérios, instituições de ensino e pesquisa, ONG da área da saúde, entidades médicas, associações de portadores de doenças crônicas, entre outros. Os três componentes essenciais da vigilância de DCNT são:

Alternativas

ID
4843840
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuité - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Portal Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) são multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração (Brasil, 2018). Sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4851805
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Guarani - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Avalie as afirmações sobre a prática do autocuidado nas doenças crônicas.


I. O paciente deve ser considerado um sujeito ativo em seu tratamento.


II. A participação em grupos é vista como um dispositivo importante de educação em saúde.


III. O autocuidado se inicia com a prescrição do profissional da saúde sobre o que deve ser feito.


IV. A família é a responsável, juntamente à equipe de saúde, pela elaboração do plano de cuidado do paciente.


V. O paciente precisa desenvolver senso de responsabilidade sanitária e identificar no profissional de saúde um facilitador e um parceiro no tratamento.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
4857937
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Coivaras - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, os diversos estudos sobre a situação de saúde da população apontam para a ocorrência, no final do século XX, de declínio nas taxas de mortalidade devido às Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) e, em especial, às Doenças Transmissíveis, para as quais se dispõe de medidas de prevenção e controle.

A doença encontra-se incorretamente associada com o seu respectivo agente patogênico em:

Alternativas
Comentários
  • Hanseníase: Mycobacterium leprae


ID
4868638
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Guarani - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o cuidado com as doenças crônicas.


(..) Necessitam de atenção aos períodos de agudização.

(..) Envolvem o estímulo do usuário às práticas de autocuidado.

(..) Enfocam a atenção centrada no médico e de cunho curativo.

(..) Exigem a formatação do cuidado previamente à abordagem do usuário.

(..) Estimulam ações de promoção da saúde e de prevenção das condições crônicas.



De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas

ID
4877242
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Jaguapitã - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças crônicas representam um grande desafio para os profissionais da equipe de saúde, uma vez que são muito prevalentes, multifatoriais com coexistência de determinantes biológicos e socioculturais, exigindo conhecimento e desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde, de prevenção do desenvolvimento das doenças crônicas e suas complicações, e de tratamento e recuperação. Considerando a temática em questão, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
4949398
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Doenças Crônicas se caracterizam por apresentar, EXCETO:

Alternativas

ID
4949401
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As estatísticas indicam que as doenças crônicas ocasionam números elevados de mortes no Brasil. A incidência e a prevalência dessas doenças vêm aumentando progressivamente nas últimas quatro décadas, no Brasil e no mundo. A incidência equivale:

Alternativas

ID
4972411
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme o Ministério da Saúde as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam eles sociais ou individuais, e, elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Dentre as DCNTs destaca-se:

Alternativas

ID
5018965
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) são doenças ou agravos cuja etiologia não está diretamente relacionada a um agente biológico, mas às múltiplas causas de origem física, social, econômica e ambiental. A respeito da DANT, é correto afirmar que:

I - as DANT são de etiologia multifatorial e compartilham vários fatores comportamentais de risco modificáveis como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade e as dislipidemias;

II - é objetivo da vigilância epidemiológica das DANT o conhecimento da distribuição, da magnitude e da tendência dessas doenças e de seus fatores de risco na população;

III – são exemplos de DANT a Hipertensão, Diabetes, Doenças Cardiovasculares - (Arteriosclerose), Neoplasias, Doenças Respiratórias Crônicas (Asma) e Hepatites;

IV – uma das ações prioritárias para o enfrentamento desses agravos consiste em ter uma Alimentação Saudável.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Hepatites não constitui uma DANT!

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT).

    I – Correto. As DANT são de etiologia multifatorial e compartilham vários fatores comportamentais de risco modificáveis como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade e as dislipidemias; Por esse motivo é tão importante a atuação na mudança desses fatores de risco.

    II – Correto. É objetivo da vigilância epidemiológica das DANT o conhecimento da distribuição, da magnitude e da tendência dessas doenças e de seus fatores de risco na população; Através desse conhecimento é possível traçar estratégias de mudança para aquela população e um melhor acompanhamento.

    III – Incorreto. As Hepatites são doenças transmissíveis através de água e alimentos ou sangue e secreções;

    IV – Correto. Uma das ações prioritárias para o enfrentamento desses agravos consiste em ter uma Alimentação Saudável, com porções variadas em frações, com pouca ingestão de gorduras, industrializados e ultraprocessados.
    Resposta do Professor:  E) I, II e IV.


  • HEPATITE Não transmissível ?


ID
5025694
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as doenças crônicas não transmissíveis: Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O comando da questão pede alternativa incorreta que no caso é a ALTERNATIVA D

    Em relação ao câncer, estatísticas brasileiras mostram que, nos homens, as taxas de mortalidade por câncer de pulmão, próstata e colorretal estão aumentando; as de câncer gástrico estão diminuindo e as de câncer de esôfago mantêm-se estáveis.

    CAMPOLINA, A. G. et al. A transição de saúde e as mudanças na expectativa de vida saudável da população idosa: possíveis impactos da prevenção de doenças crônicas. Cadernos de Saúde Pública, v. 29, n. 6, p. 1217-1229, 2013.


ID
5029165
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta-se como estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde, sendo essencial para a garantia da assistência longitudinal e integral aos pacientes crônicos do seu território de abrangência. 

No que concerne ao cuidado com os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Em geral, as DCNT estão relacionadas a causas múltiplas e são caracterizadas por início gradual, de prognóstico usualmente incerto, com longa ou indefinida duração. Apresentam curso clínico que muda ao longo do tempo, com possíveis períodos de agudização, podendo gerar incapacidades.

Alternativas
Comentários
  • Agudização: Tornar ou ficar mais grave 


ID
5029168
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta-se como estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde, sendo essencial para a garantia da assistência longitudinal e integral aos pacientes crônicos do seu território de abrangência. 

No que concerne ao cuidado com os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


As DCNT possuem risco recíproco de agravamento na presença de doença bucal. Podem-se citar a dificuldade de controle glicêmico em pacientes com doença periodontal (DP) e a possibilidade de agravamento dessa doença bucal em pacientes diabéticos.

Alternativas

ID
5029171
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta-se como estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde, sendo essencial para a garantia da assistência longitudinal e integral aos pacientes crônicos do seu território de abrangência. 

No que concerne ao cuidado com os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O número de pessoas com doenças infecciosas suplanta o número de pessoas com DCNT, constituindo problema de saúde de grande magnitude, sendo ainda responsáveis por número expressivo de internações.

Alternativas

ID
5029174
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta-se como estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde, sendo essencial para a garantia da assistência longitudinal e integral aos pacientes crônicos do seu território de abrangência. 

No que concerne ao cuidado com os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


As doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas não são do grupo das DCNT.

Alternativas

ID
5029177
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta-se como estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde, sendo essencial para a garantia da assistência longitudinal e integral aos pacientes crônicos do seu território de abrangência. 

No que concerne ao cuidado com os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A cárie dentária, por constituir-se como doença infecciosa, segundo os novos conceitos estabelecidos por grupos de cariologia, representa uma doença que não é afetada por condições sistêmicas de pacientes com DCNT.

Alternativas

ID
5029180
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta-se como estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde, sendo essencial para a garantia da assistência longitudinal e integral aos pacientes crônicos do seu território de abrangência. 

No que concerne ao cuidado com os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A atenção colaborativa e centrada na pessoa e na família, em substituição à atenção prescritiva e centrada na doença, transforma a relação entre os usuários e os profissionais de saúde; entretanto, isso diminui o diagnóstico precoce de DCNT.

Alternativas

ID
5029183
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta-se como estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde, sendo essencial para a garantia da assistência longitudinal e integral aos pacientes crônicos do seu território de abrangência. 

No que concerne ao cuidado com os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A atenção programada é caracterizada por pessoas cadastradas na área, que compõem o grupo priorizado para a atenção na unidade de saúde e que necessitam de atendimento continuado. Pessoas com DCNT devem ser assistidas por equipes de Saúde Bucal (eSB), levando em consideração a atenção em saúde programada.

Alternativas

ID
5029186
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta-se como estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde, sendo essencial para a garantia da assistência longitudinal e integral aos pacientes crônicos do seu território de abrangência. 

No que concerne ao cuidado com os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Os usuários que concluíram seus tratamentos clínicos, ou que estão se mantendo saudáveis, devem ser agendados para acompanhamento periódico e reforço do autocuidado. É importante que as eSB também sejam participativas nas atividades que envolvam educação em saúde a grupos específicos com DCNT.

Alternativas

ID
5031817
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo.

São fatores de riscos que impulsionam essas doenças, segundo o plano estratégico da Organização Mundial de Saúde, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Como assim? Alimentos com agrotóxicos podem sim ser cancerígenos. A questão deveria ser anulada.


ID
5047627
Banca
AV MOREIRA
Órgão
Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré - PI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O profissional enfermeiro está comprometido com ações e práticas de educação, promoção à saúde e prevenção das doenças/agravos da comunidade, em busca de uma melhor qualidade de vida, empoderamento crítico e construtivo. Essas características são essenciais para o cuidado à saúde das pessoas com Doença Crônica Não Transmissível (DCNT). As DCNT, por sua vez, são consideradas um dos principais problemas de saúde no mundo, em decorrência de sua magnitude, exigindo, assim, uma resposta de todos os setores da sociedade.

Diante do texto citado acima, sobre DCNT, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E


ID
5049373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) tem como objetivo o enfrentamento das DCNT. Entre as frentes de ação desse plano está o monitoramento da morbimortalidade, que pode ser realizado por diversos meios, como sistemas de informações, pesquisas e inquéritos de saúde. No que tange a esse assunto, julgue o próximo item.

A amostra da investigação de fatores de risco na população escolar compreende estudantes a partir da educação infantil, investigação essa que é feita por meio da pesquisa nacional de saúde escolar (PENSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do Ministério da Educação.

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PENSE) investiga informações que permitem conhecer e dimensionar os fatores de risco e proteção à saúde. A pesquisa é realizada por amostragem, utilizando como referência para seleção o cadastro das escolas públicas e privadas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.  

    A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar teve início em 2009, fruto de parceria com o Ministério da Saúde e apoio do Ministério da Educação.

  • Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE é uma pesquisa realizada com escolares adolescentes, desde 2009, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o apoio do Ministério da Educação (MEC).  A pesquisa é realizada por amostragem, utilizando como referência para seleção o cadastro das escolas públicas e privadas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. 

    A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE investiga fatores de risco e proteção à saúde em escolares do Brasil. Além disso, identifica as questões prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde em escolares, em especial o Programa Saúde na Escola (PSE). A população escolar investigada compreende estudantes frequentando o 9º ano do ensino fundamentalestudantes de 13 a 17 anos de idade frequentando as etapas de ensino de interesse – do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio. 

     

    Gabarito do Professor: ERRADO 

     

    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. 160 p. : il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) 


    Pesquisa nacional de saúde do escolar : 2015 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. – Rio de Janeiro : IBGE, 2016. 132 p.  


ID
5049376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) tem como objetivo o enfrentamento das DCNT. Entre as frentes de ação desse plano está o monitoramento da morbimortalidade, que pode ser realizado por diversos meios, como sistemas de informações, pesquisas e inquéritos de saúde. No que tange a esse assunto, julgue o próximo item.

O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) disponibiliza dados e informações de todos os sistemas de informação em saúde em uso no Brasil, mantendo, assim, um acervo importante para uso da gestão institucional e dos profissionais de saúde.

Alternativas
Comentários
  • O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) cria condições para que gestores, trabalhadores e cidadãos, por meio de um sistema articulado, obtenham informações e conhecimentos de diversas realidades de saúde. Nesse ambiente é possível obter informações como: Indicadores de Saúde; Assistência à Saúde; Epidemiológica e Morbidade; Rede Assistencial; Estatísticas Vitais; Demográficas e Socioeconômicas; Inquéritos e Pesquisas; Saúde Suplementar. Também disponibiliza informações financeiras, sistemas e aplicativos para tabulação de dados. 

    Sendo assim, é correto afirmar que o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) disponibiliza dados e informações de todos os sistemas de informação em saúde em uso no Brasil, mantendo, assim, um acervo importante para uso da gestão institucional e dos profissionais de saúde. 

     

     

    Gabarito do Professor: CERTO 

     

    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Saúde Brasil 2018 uma análise de situação de saúde e das doenças e agravos crônicos: desafios e perspectivas / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 


ID
5049379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) tem como objetivo o enfrentamento das DCNT. Entre as frentes de ação desse plano está o monitoramento da morbimortalidade, que pode ser realizado por diversos meios, como sistemas de informações, pesquisas e inquéritos de saúde. No que tange a esse assunto, julgue o próximo item.

Há um sistema específico para o monitoramento da morbidade, cujas informações são cruzadas com as informações constantes no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).

Alternativas
Comentários
  • Para morbidade ainda não existe um sistema específico

    Gabarito ERRADO

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

    Há um sistema específico para o monitoramento da mortalidade e não há para a morbidade. No sistema de mortalidade, existe a possibilidade de cruzar as informações com as constantes no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), mostrando assim o itinerário terapêutico dos usuários dentro do sistema de saúde.

    Resposta do Professor: Errado.

  • Observação: SIAB foi descontinuado e substituído pelo SISAB


ID
5049382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) tem como objetivo o enfrentamento das DCNT. Entre as frentes de ação desse plano está o monitoramento da morbimortalidade, que pode ser realizado por diversos meios, como sistemas de informações, pesquisas e inquéritos de saúde. No que tange a esse assunto, julgue o próximo item.

A utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para fins de saúde é denominada eSaúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e está relacionada, entre outras atribuições, com a melhoria do fluxo de informação, podendo contribuir para a integração dos sistemas de informação.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de e-Saúde pressupõe tratamento holístico do conjunto das aplicações de informática em saúde, tanto no que se refere a interações automatizadas entre profissionais e gestores do setor, quanto das desses com empresas, organizações não governamentais e cidadãos. O eSaúde é o uso das tecnologias de informação e comunicação para a saúde. Exemplos incluem assistência a paciente, pesquisa, educação e capacitação da força de trabalho em saúde e monitoramento e avaliação em saúde. 

     

    Gabarito do Professor: CERTO 

     

    Bibliografia 

     

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS. Política Nacional de Informação e Informática em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 



ID
5049385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) tem como objetivo o enfrentamento das DCNT. Entre as frentes de ação desse plano está o monitoramento da morbimortalidade, que pode ser realizado por diversos meios, como sistemas de informações, pesquisas e inquéritos de saúde. No que tange a esse assunto, julgue o próximo item.

O conhecimento de condições de saúde, mortalidade, morbidade, fatores de risco e condições demográficas é propiciado pelas informações em saúde, que subsidiam o processo decisório.

Alternativas
Comentários
  • Para um poder decisório assertivo, é importante o conhecimento das variáveis que podem interferir nas condições de saúde. Por exemplo, os processos de transição demográfica, epidemiológica e nutricional, a urbanização e o crescimento econômico e social contribuem para o maior risco da população ao desenvolvimento de doenças crônicas, pessoas de baixa renda, por estarem mais expostas aos fatores de risco e por terem menor acesso aos serviços de saúde, têm maior riso de desenvolver uma DCNT. 

     

    Gabarito do Professor: CERTO 

     

    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 

  • No setor da saúde, a informação subsidia o processo decisório, uma vez que auxilia no conhecimento sobre as condições de saúde, mortalidade e morbidade, fatores de risco, condições demográficas, entre outras (ROUQUAYROL; ALMEIDA FILHO, 2006).


ID
5179588
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O governo federal lançou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011– 2022. Os objetivos do plano são promover o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco, e fortalecer os serviços de saúde voltados para a atenção aos portadores de doenças crônicas. Entre as metas nacionais propostas estão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    De acordo com  Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil 2021-2030 .SVS.MS.Brasília-DF

    Entre as 12 metas propostas no Plano de DCNT, quatro delas não serão incluídas neste balanço devido à dificuldade de monitoramento no âmbito da Coordenação-Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde. São elas:

    • Reduzir a prevalência de obesidade em crianças (por não haver dados nacionais periódicos).

    • Reduzir a prevalência de obesidade em adolescente (por não haver comparabilidade dos dados disponíveis).

    • Reduzir o consumo médio de sal (por não haver dados nacionais períódicos).

    Tratar 100% das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer (por não haver dados nacionais disponíveis).

    Desse modo, as metas cujo monitoramento será aqui apresentado são:

    • Reduzir a mortalidade prematura (30-69 anos) por DCNT em 2% ao ano.

    • Reduzir a prevalência de tabagismo em 30%.

    • Reduzir o consumo abusivo de bebidas alcoólicas em 10%.

    • Deter o crescimento da obesidade em adultos.

    • Aumentar o consumo recomendado de frutas e hortaliças em 10%.

    • Aumentar a prevalência da prática de atividade física no tempo livre em 10%.

    • Aumentar a cobertura de mamografia em mulheres de 50-69 de idade anos nos últimos dois anos para 70%.

    • Aumentar a cobertura de Papanicolau em mulheres de 25-64 de idade nos últimos três anos para 85%.


ID
5585080
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Como parte do Plano de Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) para 2011-2022, o Ministério da Saúde estabeleceu algumas metas nacionais a serem alcançadas nesse período, dentre as quais está: 

Alternativas
Comentários
  • PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ENFRENTAMENTO DAS DCNT NO BRASIL, 2011-2022

    Entre as 12 metas propostas no Plano de DCNT, quatro delas não serão incluídas neste balanço devido à dificuldade de monitoramento no âmbito da Coordenação-Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde. São elas:

    • Reduzir a prevalência de obesidade em crianças (por não haver dados nacionais periódicos).

    Reduzir a prevalência de obesidade em adolescente (por não haver comparabilidade dos dados disponíveis).

    • Reduzir o consumo médio de sal (por não haver dados nacionais períódicos).

    • Tratar 100% das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer (por não haver dados nacionais disponíveis).

    Desse modo, as metas cujo monitoramento será aqui apresentado são:

    • Reduzir a mortalidade prematura (30-69 anos) por DCNT em 2% ao ano.

    • Reduzir a prevalência de tabagismo em 30%.

    • Reduzir o consumo abusivo de bebidas alcoólicas em 10%.

    • Deter o crescimento da obesidade em adultos.

    • Aumentar o consumo recomendado de frutas e hortaliças em 10%.

    • Aumentar a prevalência da prática de atividade física no tempo livre em 10%.

    • Aumentar a cobertura de mamografia em mulheres de 50-69 de idade anos nos últimos dois anos para 70%.

    • Aumentar a cobertura de Papanicolau em mulheres de 25-64 de idade nos últimos três anos para 85%.