SóProvas



Prova Fundação La Salle - 2016 - FHGV - Técnico em Enfermagem


ID
2222593
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente a gestante e a parturiente têm direito a ____ acompanhante(s) do sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato

O texto acima estará correto se a lacuna for preenchida por

Alternativas
Comentários
  • Art. 8o  É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde

    [...] § 6o  A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

  • Art. 8º  É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde

    [...] § 6º  A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

  • Teve gente que colocou 5 kkkkkkkk 

     

     

  • GABARITO A

  • GB A

    PMGO

  • Art. 8º É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde

    [...] § 6º A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

  • A - 1 (um)

  • A questão exige o conhecimento da quantidade de acompanhantes que a gestante ou parturiente têm direito no momento do pré-natal, trabalho de parto e pós-parto.

    Veja o que dispõe o art. 8º, §6º, da lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente):

    Art. 8º, §6º, ECA: a gestante e a parturiente têm direito a um acompanhante de sua preferência durante o período de pré natal, do trabalho de parto e do pós parto imediato.

    Conforme se observa no dispositivo acima transcrito, a mulher terá direito a apenas um acompanhante. Esse direito faz parte do capítulo do direito à vida e à saúde, tanto da mulher como do seu filho.

    O ECA dá especial atenção a esses direitos, assegurando que a mulher tenha todo acompanhamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo todos os exames pré e pós natal e atendimento psicológico, bem como o parto.

    Além de exames e assistência psicológica, o SUS também deve promover campanhas de esclarecimentos sobre os direitos da mulher nessa fase de gestação, uma vez que nem todas têm acesso a essas informações.

    O objetivo do §6º do art. 8º do ECA (incluído em 2016) é permitir que a mulher possa ser acompanhada por toda fase gestacional e posterior, sem que o seu acompanhante (geralmente é o companheiro ou outra pessoa de confiança) tenha acesso negado.

    Gabarito: A


ID
2222596
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A Lei n° 10.216/2001 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. O tratamento dessas pessoas visará, como finalidade permanente:

Alternativas
Comentários
  • § 1o O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio.

  • equivocadamente, marquei a alternativa A. No entanto, parando pra pensar, realmente a letra B é a mais sensata. Por exemplo, ao atender pessoas com deficiência (e não portadoras, por favor), os pais ou reponsáveis querem que os seus filhos tenham um vida ''normal'', como as demais pessoas e não apenas ''ter um tratamento''. Ás vezes, para acertar esse tipo de questão, basta ter um pouco de empatia.

     

    Bons estudos, moçada! Contem comigo.

     

     

  • O tratamento visará, como finalidade permanente:

     b) a reinserção social do paciente em seu meio

  • Ainda não li esta lei, mas consegui responder corretamente pois me lembrei que após a aprovação de uma lei (imaginei que fosse a referida na questão) muitos manicômios no Brasil foram fechados, pois acabavam se tornando uma forma de excluir e abandonar as pessoas que tinham deficiência mental.
  • Art. 3 É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.

    Art. 4 A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

    § 1 O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio.

    § 2 O tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros.

    Fonte:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm

  • Gabarito: letra B

    § 1o O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio.

    "Nenhum sucesso compensa um fracasso no lar"


ID
2222599
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

“É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer". Esse dispositivo constitucional trata dos:

Alternativas
Comentários
  • CF 88

    TÍTULO II
    Dos Direitos e Garantias Fundamentais


    CAPÍTULO I
    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

    Art. 5º [...]

    XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;   

  • TÍTULO II
    DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
    CAPÍTULO I
    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

     XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

     

    GABA  D

  • so por estar no art 5,vc ja mata a questão,
    bons estudos

  • Direitos de primeira geração. Direitos de Liberdades.

  • Direitos e garantias fundamentais.

  • esses rabiscos estão no TÍTULO II

    Dos Direitos e Garantias Fundamentais

    CAPÍTULO I

    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e garantias fundamentais e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer".

    Para responder a questão, necessário conhecimento do Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, art. 5º, XIII, CF, que preceitua:

    TÍTULO II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais, CAPÍTULO I: DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS:  Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;  

    Portanto, trata-se de um direito e garantia fundamental, de modo que somente o item "D" encontra-se correto.

    Gabarito: D


ID
2222602
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

A crença e o culto religioso, pelo Estatuto do Idoso é um direito:

Alternativas
Comentários
  • (B)


    Art. 10. É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

           
    § 1o O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

           
    I – faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

           
    II – opinião e expressão;

        
    III – crença e culto religioso;

     
    IV – prática de esportes e de diversões;

       
    V – participação na vida familiar e comunitária;

          
    VI – participação na vida política, na forma da lei;

           
    VII – faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.

           
    § 2o O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, idéias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.

           
    § 3o É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

  • Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003

    Art. 10 

    § 1

    III

  • para ajudar nos estudos!

    - atendimento preferencial, imediato e individualizado junto aos órgãospúblicos e privados prestadores de serviços à população;

    - fornecimento gratuito de medicamentos pelo Poder Público, especialmente os de uso contínuo, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação;

    - proibição de discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade;

    - criação de cursos especiais para idosos, com inclusão de conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna;

    - descontos de 50% em atividades culturais, de lazer e esporte;

    - proibição de discriminação do idoso em qualquer trabalho ou emprego, por meio de fixação de limite de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos específicos devido à natureza do cargo;

    - fixação da idade mais elevada como primeiro critério de desempate em concurso público;

    - estímulo à contratação de idosos por empresas privadas;

    - reajuste dos benefícios da aposentadoria na mesma data do reajuste do salário mínimo;

    - concessão de um salário mínimo mensal para os idosos acima de 65 anos que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família;

    - prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, em programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos;

    - gratuidade nos transportes coletivos públicos aos maiores de 65 anos, com reserva de 10% dos assentos para os idosos;

    - reserva de duas vagas no sistema de transporte coletivo interestadual para idosos com renda mensal de até dois salários mínimos, com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas;

    - reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados. 

    O Estatuto prevê ainda punição para quem:

    - discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias ou aos meios de transporte, por motivo de idade;

    - deixar de prestar assistência ao idoso, ou recusar, retardar ou dificultar que outros o façam;

    - abandonar idosos em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência ou congêneres;

    - expor em perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes, privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo e inadequado;

    - apropriar-se ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro tipo de rendimento do idoso;

    - induzir pessoa idosa sem discernimento de seus atos a outorgar procuração para fins de administração de bens ou deles dispor livremente;

    - coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração.

  • O idoso tem liberdade à crença e ao culto religioso.

  • Art. 10. É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

            § 1o O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

            I – faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

            II – opinião e expressão;

            III – crença e culto religioso;

            IV – prática de esportes e de diversões;

            V – participação na vida familiar e comunitária;

            VI – participação na vida política, na forma da lei;

            VII – faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.

            § 2o O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, idéias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.

            § 3o É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

  • A questão exige conhecimento da Lei 10.741/2003 - Estatuto do Idoso, e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante a qual modalidade à crença e o culto fazem parte do direito assegurado ao idoso.

    Para responder a questão, necessário conhecimento acerca do art. 10, § 1º, III, do Estatuto do Idoso:

     § 1 O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

    III – crença e culto religioso;

    Vejamos:

    a) ao respeito.

    Errado. A crença e a liberdade fazem parte do direito à liberdade e não ao respeito.

    b) à liberdade

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 10, § 1º, III, do Estatuto do Idoso.

    c) à dignidade

    Errado. A crença e a liberdade fazem parte do direito à liberdade e não à dignidade.

    d) à educação.

    Errado. A crença e a liberdade fazem parte do direito à liberdade e não à educação.

    e) à cultura.

    Errado. A crença e a liberdade fazem parte do direito à liberdade e não à cultura.

    Gabarito: B

  • O examinador quis saber se candidato estudou a literalidade do artigo 10, § 1º e incisos, do ESTATUTO DO IDOSO, reproduzido a seguir: “o direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos: faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; opinião e expressão; crença e culto religioso; prática de esportes e de diversões; participação na vida familiar e comunitária; participação na vida política, na forma da lei; faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação”.

    Resposta: Letra B

  • questão que se responde em 1 a 2 segundos. Ganha-se tempo para responder as outras.

  • Tipo de questão em que se pensar muito.. acaba errando.

  • A questão trata dos direitos fundamentais do idoso.

    Estatuto do Idoso:

    Art. 10. § 1o O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

    III – crença e culto religioso;

    A crença e o culto religioso, conforme o Estatuto do Idoso, é um direito à liberdade.

    A alternativa que dispõe a nomeação correta desse direito é alternativa B. Assim, correta letra B, gabarito da questão.

    As alternativas “A”, “C”, “D” e “E” estão incorretas, ao disporem, respectivamente: ao respeito; à dignidade; à educação; à cultura.

    Gabarito do Professor letra B.


ID
2222605
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, sendo exercida em cada esfera do governo, no âmbito da União, pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.080/90

    CAPÍTULO III
    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     Art. 9º A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do art. 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

    I - no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde;

    II - no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente; e

    III - no âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

    Art. 10. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

    Letra A

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 9º A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do art. 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

    I - no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde;

    II - no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente; e

    III - no âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
2222608
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas encaminhará à Secretaria Municipal da Saúde relatório de gestão, com pareceres do Conselho Curador o do Conselho Fiscal, de acordo com o contrato do gestão:

Alternativas
Comentários
  • Provavelmente a questão foi anulada ou está desatualizada, haja visto que a Lei Municipal 3684/14, prevê que:

    Art. 24 Quadrimestralmente a Fundação de Saúde Sapucaia do Sul encaminhará à Secretaria Municipal da Saúde relatório de gestão, com pareceres do Conselho Curador.

  • Anualmente, gabarito está incorreto.


ID
2222611
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção do saúde e com a produção do sujeitos é:

Alternativas
Comentários
  • b)

    um dos princípios norteadores do Humaniza SUS

  • Destacamos, então, os princípios norteadores da Política de Humanização:

    - Valorização da dimensão subjetiva, coletiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às reivindicações de gênero, cor/etnia, orientação/expressão sexual e de segmentos específicos (populações negras, do campo, extrativistas, povos indígenas, remanescentes de quilombos, ciganos, ribeirinhos, assentados, etc.);

    - Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, fomentando a transversalidade e a grupalidade;

    - Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e com a produção de sujeitos;

    - Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS;

    - Co-responsabilidade desses sujeitos nos processos de gestão e atenção;

    - Fortalecimento do controle social, com caráter participativo, em todas as instâncias gestoras do SUS;

    - Compromisso com a democratização das relações de trabalho e valorização dos trabalhadores da saúde, estimulando processos de educação permanente;

    - Valorização da ambiência, com organização de espaços de trabalho saudáveis e acolhedores. 

  • QUESTÃO :

    Construir REDES ( redes de saúde = conjuto organizado para assistir a saúde em todos os aspectos : assistênciais ,operacionais, técnicos e em todos os níveis de complexidade) :

    COOPERAR ,ser SOLIDÁRIA e COMPROMETIDA ( HUMANA com a produção da saúde e com a produção do sujeito ) é :

    GABARITO :

    B ) Um dos princípios norteadores do Humaniza SUS .


ID
2222614
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Por "transferência da gerência, da execução do ações e da prestação de serviços de saúde para instâncias do gestão e decisão mais próximas da população-alvo" entende-se:

Alternativas
Comentários
  • Questão toda mal feita. Errei pq quando li já deu raiva. Marquei desconcentração .

    Mas, de fato :ao ler novamente vi que há transferência DE TITULARDADE E EXECUTIRIEDADE , logo: descentralização

  • Letra A

    Desconcentração: Órgão público

    Descentralização: Execução

  • Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no , obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

    III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

    V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;

    VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário; - Há alguém assim que faz isso na vila,

    VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática;

    VIII - participação da comunidade;

    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

    b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;

    X - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;

    XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;

    XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e

    XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

    XIV – organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras, em conformidade com a .  


ID
2222617
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Manter o pagamento de vencimentos e vantagens, legalmente reconhecidos ou incorporados à remuneração dos trabalhadores lotados em serviços descentralizados ou cedidos a outras esferas de gestão do SUS é uma das atribuições e responsabilidades do (a):

Alternativas

ID
2222620
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Pelo texto relativo ao SUS de A a Z, o tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • Ambiência

     

    A PNH define Ambiência como tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva. Em interface com os demais dispositivos da PNH, esse conceito envolve questões relativas a conforto, privacidade, acolhimento, integração, espaços de “estar”, assim como espaços que propiciem processo reflexivo, inclusão e participação. Na composição da Ambiência estão presentes elementos como: forma, cor, luz, cheiro, som, texturas etc. 

     

    Fonte: http://www.saude.sp.gov.br/humanizacao/areas-tematicas/ambiencia


ID
2222623
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um dos graves problemas atuais que a saúde pública está enfrentando é a dengue. Entre as medidas de prevenção contra a dengue, estão:

- evitar, sempre que possível, o uso de pratos nos vasos de plantas Caso utilize, coloque areia e não deixe a água parada

- lavar os bebedouros dos animais com frequência

- não deixar qualquer depósito de água sem estar bem fechado

Um agente da saúde entrevistou 40 pessoas onde constatou que 15 pessoas não praticavam as medidas de prevenção contra a dengue É correto afirmar que nesta entrevista a razão entre o número de pessoas que não praticavam as medidas de prevenção contra a dengue e o número de entrevistados é Igual a

Alternativas
Comentários
  • RAZÃO

    K=A/B

    A=15

    B=40

    K=?

    15/40=3/8=0,375

    K= 0,375

     

     

    K= 0,375

  • Regra de três, simplesmente.

  • 15/40 = 0,375 ou 37,5%


ID
2222626
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A proposição composta "se Bruno faltou à prova do concurso da FHGV, então ele foi reprovado nesta prova” é logicamente equivalente à proposição:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

     

    E o famoso inverte e nega das proposições 

     

    P = se Bruno faltou à prova do concurso da FHGV,

    Q = então ele foi reprovado nesta prova,

     

    ~P = se Bruno Não faltou à prova do concurso da FHGV,

    ~Q = então ele Não foi reprovado nesta prova,

     

    A questão pede a equivalencia da propoposição Se...então

     

    P ---------> Q EQUIVALE  ~Q ----------> ~P 

     

     ~Q ----------> ~P  = se Bruno não foi reprovado na prova do concurso da FHGV, então ele não faltou a esta prova. (Alternativa correta letra E)

  • Inverte e nega tudo.

  • Proposições lógicas mais manjadas que são equivalentes entre si:

    p --->q = ~q ---> ~p = ~p ou q;

    p ou q = ~p --->q;

    Espero ter ajudado.

    Caso estiver errado, avisem!!

    Forte abraço!

  • EQUIVALENCIAS DO SE...ENTÃO

    VOLTA NEGANDO

    NE Y MA

    GAB. E ( VOLTA NEGANDO)

  • Para uma proposição composta ser equivalente basta usar a regra do "nega nega, troca troca ", negar a proposição e inverter a ordem.

  • p--->q <==> ~q--->~p

  • Cruza e Nega.

  • Existem 2 equivalências do "se, então" mais cobradas em prova.

     

    1º) Regra do NEYMAR (nega a 1º proposição e mantém a segunda proposição, trocando o conectivo "se, então" por "ou"). Ex: A -> B (=) ~A v B

     

    2º) Rega do Cristiano Ronaldo, que seria a nossa CONTRARECÍPROCA - a FCC é uma banca que adora essa (você precisa NEGAR ambas as proposições e trocá-las de lugar uma com a outra) Ex: A -> B (=) ~B -> ~A

     

    Como em nenhuma das alternativas encontrei a regrinha do Neymar, com o conectivo "ou", logo assumi que era a contrarecíproca confome explicação acima.


ID
2222629
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Antes de viajar, é necessário verificar se o destino da viagem não exige algumas vacinações obrigatórias para os seus visitantes. Em uma entrevista realizada com 100 passageiros no Aeroporto Internacional Salgado Filho, constatou-se que 50 passageiros estavam com a vacina da febre amarela em dia, 70 passageiros estavam com a vacina centra a febre tifóide em dia o 40 passageiros estavam com estas ambas as vacinações om dia. É correto afirmar que o número de passageiros desta entrevista que não estavam com nenhuma destas duas vacinas om dia é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

     

    Total de passageiros entrevistados = 100

    Passageiros vacinados contra F.amarela = 50

    Passageiros vacinados contra F. Tifoide = 70

    Passageiros que tomaram ambas as vacinas = 40

    Pessoas não vacinadas = X

     

    50 + 70 - 40 + X = 100

    120 - 40 + X = 100

    80 + X = 100 

    X = 100 - 80 = 20

     

  • Outra maneira de resolver a questão é sabendo quantas pessoas somente  tomaram uma das vacinas

     

    Somente a vacina contra Febre amarela = 50 - 40 = 10

    Somente a vacina contra febre tifoide = 70 - 40 = 30

     

    10 + 30 + 40 + X = 100

    80 + X = 100

    X = 100 - 80 = 20

     

    Gabarito letra B

  • Gabarito letra b).

     

    DADOS:

     

    Pessoas que estavam com a vacina da febre amarela em dia = FA (TOTAL)

     

    Pessoas que estavam com a vacina da febre tifoide em dia = FT (TOTAL)

     

    Pessoas que estavam com a vacina da febre amarela e da febre tifoide em dia = FA ∩ FT

     

    Pessoas que estavam somente com a vacina da febre amarela em dia = x

     

    Pessoas que estavam somente com a vacina da febre tifoide em dia = y

     

    Pessoas que não estavam com nenhuma das duas vacinas em dia = z (VALOR A SER DESCOBERTO)

     

    Total de pessoas entrevistadas = 100

     

    FA = 50                    FA ∩ FT = 40                    FT = 70

     

     

    RESOLUÇÃO:

     

    FA ∩ FT = 40

     

    FA = 50

     

    FT = 70

     

     

    1) Para chegar ao total de pessoas que estavam com a vacina da febre amarela em dia (50), deve-se somar o número de pessoas que estavam somente com a vacina da febre amarela em dia (x) e o número de pessoas que estavam com a vacina da febre amarela e da febre tifoide em dia (40).

     

    Pessoas que estavam somente com a vacina da febre amarela em dia = x

     

    x + (FA ∩ FT) = FA             x + 40 = 50             x = 50 - 40             x = 10

     

     

    2) Para chegar ao total de pessoas que estavam com a vacina da febre tifoide em dia (70), deve-se somar o número de pessoas que estavam somente com a vacina da febre tifoide em dia (y) e o número de pessoas que estavam com a vacina da febre amarela e da febre tifoide em dia (40).

     

    Pessoas que estavam somente com a vacina da febre tifoide em dia = y

     

    y + (FA ∩ FT) = FT             y + 40 = 70             y = 70 - 40             y = 30

     

     

    3) Para chegar ao total de pessoas entrevistadas (100), deve-se somar o número de pessoas que estavam somente com a vacina da febre amarela em dia (x), o número de pessoas que estavam somente com a vacina da febre tifoide em dia (y), o número de pessoas que estavam com a vacina da febre amarela e da febre tifoide em dia (40) e o número de pessoas que não estavam com nenhuma das duas vacinas em dia (z).

     

    * Nesse passo, iremos descobrir o valor de z.

     

    LEMBRAR: x = 10 e y = 30

     

    Total = x + y + (FA ∩ FT) + z             100 = 10 + 30 + 40 + z             z = 100 - 10 - 30 - 40             z = 20.

     

    Portanto, o número de pessoas que não estavam com nenhuma das duas vacinas em dia é igual a 20.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • total = 100 pessoas

    v.f.am = 50

    v.f.tf = 70

    v.f.am e v.f.tf = 40                                           

    nemhuma = ?

    50 + 70 - 40 = 80 entrvistados com as vacinas em dia

    total geral - entrevistados em dia= 100 - 80 ---> 20 não foram vacinadas.

  • Diagramas venn, show a questão

    GABARITO: B

  • 100 = 50+70-40 + x

    x = 20

  • GAB: B

    PRIMEIRO IDENTIFIQUE A INTERSECÇÃO: AMBAS = 40

    TOTAL = 100

    FA (FEBRE AMARELA) = 50

    FT (FEBRE TIFÓIDE) = 70

    50-40=10

    70-40=30

    40+10+30=80

    100-80= 20


ID
2222632
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

 Amanda, Bruno e César vão viajar para locais diferentes, utilizando meios de transportes diferentes. Sobro eles e suas viagens, sabe-se que: 

• Amanda não viajou de avião, mas um deles utilizou este meio de transporte

• Quem viajou para o Uruguai foi de carro

• Um deles viajou para Santa Catarina, mas não foi de ônibus

• César viajou de ônibus

• Algum deles viajou para a Argentina

Neste contexto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •                     AVIÃO  CARRO  ONIBUS   UY   SC   ARG

    AMANDA         X         V            X            V       X       X

    BRUNO           V         X             X            X       V       X

    CESAR           X          X            V            X       X       V

  • A QUESTÃO DIZ : 

    AMANDA NÃO VIAJOU DE AVIÃO NEM DE ONIBUS (ONIBUS FOI UTULIZADO POR CEZAR). LOGO, AMANDA FOI DE CARRO PARA O URUGUAI.

    UM DELES FOI PARA SANTA CATARINA MAS NÃO FOI DE ONIBUS ( CEZAR FOI DE ONIBUS E CONSEQUENTEMENTE NÃO FOI PARA SC)

    ASSIM, QUEM VIAJOU PARA SC FOI BRUNO E DE AVIÃO ... LETRA C


ID
2222635
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um hospital, é preciso 12 enfermeiras para atender aos 96 pacientes da UTI. Supondo que o ritmo de trabalho entre as enfermeiras seja constante, se aumentar em 40 o número de pacientes da UTI, quantas enfermeiras será preciso para atender essa demanda?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

     

    Regra de 3 resolve a questão

     

    Numero de paciente era 96, mas aumentou 40 = 96 + 40 = 136

     

    12 ---------------> 96

    X ----------------> 136

     

    96X = 136 x 12

    96X = 1632

    X = 1632 / 96 = 17

  • 12 enfermeiras para 96 pacientes. Dividindo esses valores descobrimos que existe 1 enfermeira para cada 8 pacientes, se aumentou 40 pacientes, então aumentou 5 enfermeiras. 12+5=17

  • Eu resolvi com regra de 3 ( DIRETAMENTE PROPORCIONAIS) em cruz credo 

    12       96

    X        40

    96X=12 x 40 / 96 = 5 depois somei com as 12 enfermeiras 

  • 96 / 12=8

    96 + 40=136

    136 / 8=17

  • Grandezas diretamente proporcionais

    Enfermeiras Pacientes

    12 96

    X 136

     

    Duas grandezas variáveis dependentes são diretamente proporcionais quando a razão entre os valores da 1ª grandeza é igual a razão entre os valores correspondentes da 2ª.

     

    Em grandezas diretamente proporcionais, a razão é constante.

     

    Assim temos:


    12 = 96      --->    simplificando   ---->  12 = 12

     X   136                                              X     17

     

    Logo X = 17

  • Grandeza DIRETAMENTE proporcionais

    Estão ligadas de modo que, à medida que uma grandeza Aumenta ou Diminui, a outra altera de forma proporcional.

    regra da multiplicação da cruzada.

    Grandeza INVERSAMENTE proporcional.

    Quando um Aumenta a outra Diminui e vice-versa.

    regra: multiplicamos lado a lado LA LA

    --------------------------------------------------------------------

     se aumentar em 40 o número de pacientes : 96+40= 136

    12.....................96

    x....................136

    x=12. 136/96= dá pra ir simplificando por 6 o (12 e 8)

    x= 1.136/8= 17

  • X*96 = 12*136

    X*48 = 12*68

    X*24 = 12*34

    X*2 = 34

    X = 17


ID
2222638
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Durante uma avaliação, em um estoque de um posto do saúde, constatou-se que 32% dos medicamentos estavam fora do prazo de validade e deveriam ser retirados do estoque e do circulação. Sabendo que esse posto possuía 950 medicamentos no estoque durante essa avaliação, quantos medicamentos restaram após a retirada dos medicamentos que estavam fora do prazo?

Alternativas
Comentários
  • Aiiiiiiiiii que odiooooooooooooooo, o apressado come crú. Resoolvi a questão e fui seca na letra A. Mas 304 é o número de medicamentos vencidos, e o que a questão quer saber no final é quantidade de medicamentos que restaram ainda com prazo de validade. 

     

     

    32 % = 32 / 100

     

    32 / 100 multiplica por 950 

    32 x 950  = 30.400 depois divide por 100 = 304 que é o numero de medicamentos vencidos

     

    para saber a quantidade de medicamentos não vencidos = 950 - 304 = 646 (gabarito letra D)

  • 950 = 100%

    1% = 9,5 Logo 2% =18 

    10% = 95 Logo 30% = 285 

    32% = 285 + 18 = 304 

    950 - 304 = 646 

    Letra D.

  • 950-[(32x950)/100]=646

  • 32% = 0,32

    950,00                       950-304 = 646 ----------------  logo resposta = 646

    x  0,32

    304,0000

  • 100%-32%= 0,68 x 950= 646

  • 950 x 32/100 =304.................950-304= 646

     

  • 950*68/100 = 646


ID
2222641
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma caixa escura, estão 3 bolas verdes, 2 bolas brancas, 7 bolas pretas e 3 bolas amarelas, distintas apenas pela cor. É correto afirmar que o número minimo de bolas que devem retiradas ao acaso desta caixa, a fim de garantir que pelo menos uma das bolas retiradas seja preta, é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Teorema do azarado: Pense na pior hipótese, que no caso seria tirar todas as bolas das outras cores primeiro.

    Quantas bolas eu tenho de cores diferentes de preto? 8

    Posso afirmat que a nona bola será obrigatoriamente PRETA.

     

    Letra C

  • É o famoso "Princípio da casa dos pombos"

  • vc tem que tirar 8 pra depois a nona bola ser preta

  • Famoso caso em que sou azarado. Nesse caso, tiraria todas as possibilidades possíveis, 8 bolas, até a primeira bola preta, 9.

  • culpa da euforia de assinalar logo....resultado, erro.

  • Pq esta questão esta classificada como Análise C.? Pelo o que eu vejo, é um princípio chamado "Princípio da casa dos pombos"


ID
2222650
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Laura deseja fazer um investimento em um sistema de juros simples para sacar um montante de R$ 1.500,00 ao final de 4 anos de aplicação. Sabendo que a taxa de juros desta aplicação é igual a 6,25% ao trimestre, qual o capital inicial que Laura deverá aplicar para atingir o seu objetivo?

Alternativas
Comentários
  • M= C (1 + i. n)

    Temos:

    M= 1500,00

    c=?

    i= 6,25% a.t (ao trimestre) Como cada ano tem 4 trimestres temos:  6,25% x 4 = 25% a.a 

    n ou t = 4 anos 

    Logo;  1500= C (1 + 0,25 X 4)

    C = R$ 750,00

  • Gabarito: A

     

    6,25% ao trimestre 

    25% ao ano

    4 anos = 100%

    Ou seja, ela terá 100% do valor investido durante os 4 anos, como ela deseja ter um montante de R$ 1500,00 logo percebemos que a metade desse valor será investimento e a outra metade será juros.

    1500 / 2 = $750,00 

     

    Bons estudos!!!

  • J= C.i.t

    M= C + J


    Substituindo J em M, temos:

    M= C + (C. i . t)

    Sabemos:

    M= 1500,00

    i= 6,25% a.t a cada 3 meses, então em 4 anos = 6,25% x 4 = 25% a.a = 0,25

    t = 4 anos 

    M= C + (C. i . t)

    1500= C + (C . 0,25 . 4)

    1500 = C + (C .1)

    1500 = 2 C

    C = 1500/2

    C = R$ 750,00

  • M= 1.500

    i= 6,25 trim (3 meses)

    t= 4 anos= 12 meses x 4 anos= 48 meses / 3 = 16 trimestres

    dica: taxa e tempo devem estar sempre na mesma unidade

    J=c.i.t/100 (juros simples ou rendimento)

    M=J+C (montante ou resgate)

    Montante==> C+(c.i.t/100)=1500

    C+C.6,25x16/100=1500 dica: zero em cima, virgula embaixo ou virgula em cima zero embaixo.

    C+C.625x16/10000= 1500

    C+C.10.000/1000=1500

    C+C=1500

    2C=1500

    C=1500/2

    C= 750,00

  • 6.25% ao trimestre= 25% a.a 25%a.a ×4 anos = 100% capital R$750,00 × 100% = R$ 1.500,00 as vezes não é preciso saber as fórmulas para obter os resultados.
  • M = C + J

    1500 = C + J

    J = 1500 - C

    substitui na fórmula:

    J = C*I*T/100

    1500 - C = C*I*T/100

    1500 - C = C*6,25/3*48/100 *6,25 DIVIDE POR 3 PRA FICAR MENSAL* *4 ANOS = 48MESES*

    1500 - C = C*6,25*16/100

    1500 - C = C100/100

    1500 = C+C

    1500 = 2C

    C = 750


ID
2222653
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que a prevenção de acidentes faz parte da assistência de enfermagem e tem como objetivo oferecer ao paciente meios de proteção, analise as afirmações abaixo e assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso

( ) Acidentes mecânicos podem ser causados por aparelhos, traumatismos e quedas

( ) Queimaduras podem ser causadas pelo fogo, pelo frio. por líquidos e vapor d'água em ebulição

( ) As medidas de prevenção de acidentes causados por substâncias químicas Incluem o uso de técnica adequada para quebrar ampolas de medicamentos e o depósito de material perfurocortante em local apropriado.

( ) As explosões podem ser ocasionadas pelo mau funcionamento de caldeiras, autociaves e aparelhos de pressão.

( ) As medidas de prevenção contra incêndios incluem saber como e quando chamar os bombeiros

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • os riscos ocupacionais sao divididos em Mecaicos , Ergonomicos , Quimico, Fisico e Biologicos 

    Mecanicos , estao relacionados as fatore ou situaçoes potencialmente causadoras de acidente, como : Maquinas , equipamentos , quedas, etc..

    Ergonomicos : Relacionados a falta de adaptacao ao trabalho, (sobrecarga, peso, postura )

    Quimico : Relacionado a produtos quimicos , (gases, vapores, neblinas, substancias)

    Fisico : Relacionado a formas de energia (Ruido, Som, Temperaturas extremas )

    Biológico : Representado por bacterias e virus 


ID
2222656
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sabendo-se que temperatura corporal é o grau de calor quo o corpo apresenta, analise as assertivas abaixo o assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Temperatura axilar: 35,8ºC – 37,0ºC;

    Temperatura oral: 36,3ºC – 37,4ºC;

    Temperatura retal: 37ºC – 38ºC.

    http://www.enfermagemesquematizada.com.br/temperatura-corporal/ 


ID
2222659
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos idosos as alterações cutâneas e a menor produção de secreção sebácea favorecem o aparecimento de úlceras por pressão. Sobro as úlceras por pressão, analise as afirmações abaixo.

I - A paralisia motora, associada à atrofia muscular aumenta o acolchoamento entre a pele e o osso, favorecendo o aparecimento de úlceras por pressão

II - A úlcera por pressão infectada apresenta secreção de odor fétido e desintegração tecidual.

III - O edema dificulta a circulação e a nutrição dos tecidos podendo causar úlceras por pressão

IV - A força de cisalhamento causa úlcera por pressão

V - Condições nutricionais, incontinência urinária e fecal e mobilidade reduzida ou ausente estão entre os fatores internos relacionados ao aparecimento de úlceras de pressão

Das afirmações acima, quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Itens corretos:

    II - A úlcera por pressão infectada apresenta secreção de odor fétido e desintegração tecidual.

    III - O edema dificulta a circulação e a nutrição dos tecidos podendo causar úlceras por pressão

    IV - A força de cisalhamento causa úlcera por pressão

    V - Condições nutricionais, incontinência urinária e fecal e mobilidade reduzida ou ausente estão entre os fatores internos relacionados ao aparecimento de úlceras de pressão

  • incontinência urinária, fecal e mobilidade reduzida são fatores internos???????????????


ID
2222662
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São finalidades da realização da higiene ocular, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gab C,

    umidiflcar a superfície dos olhos de um paciente inconsciente

    remover secreções do saco conjuntival.

    remover substâncias químicas ou corpos estranhos do olho.

    promover alívio de prundo ocular

    impedir o tratamento de infecções

  • GABARITO E

     

     e) impedir o tratamento de infecções


ID
2222665
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A citologia é o estudo das células esfoliadas, descamadas do conteúdo cérvico-vaginal, que visa à identificação das neoplasias do colo uterino. São materiais necessários para a realização da técnica de coleta do exame citopatológico, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A. Lugol é utilizado para o teste de Schiller

ID
2222668
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São alterações comuns na gestação, relacionadas com a alimentação e o estilo de vida, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alterações comuns na gestação - alimentação e estilo de vida Hiperemese (tipo forte de náusea e vômito) Hemorróida Azia Constipação Gabarito - E - Poliaciúria - micção frequente
  • achei que o comum seria a êmese . a hiperemese já é doença.

    E no caso gestante não teria polaciúria pela compressão do útero na bexiga assim como urgencia urinaria?


ID
2222671
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Do acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, acerca de seus direitos, deveres e proibições, analise as afirmações abaixo o assinale (V) para Verdadeiro e |F) para Falso.

( ) É dever do profissional de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, ética e legal

( ) É dever do profissional de enfermagem assegurar á pessoa, família e coletividade a assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência

( ) É dever do profissional de enfermagem registrar no prontuário do paciente as informações Inerentes e Indispensáveis ao processo de cuidado.

( ) é proibido ao profissional de enfermagem negar assistência de enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência.

( ) É direto do profissional de enfermagem ter acesso à informações relacionadas à pessoa família e coletividade

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A assertiva falsa e um DIREITO ... SEÇÃO I art. 10 da Resolução Cofen 311/2007.

  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN-311/2007 Aprova a Reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

     

     

    SEÇÃO I

    DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE.

    DIREITOS

     

    Art. 10 - Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.

     

    Art. 11 - Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional.

  • Por que esta questão foi anulada ??? 


ID
2222674
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São diretrizes ospocificas para a Implementação da Politlca Nacional do Humanização (PNH) na Atenção Básica:

I - incentivar práticas promocionais de saúde

II - criar mecanismos de desospitalização. visando alternativas ás práticas hospitalares, como as de cuidados domiciliares

III - comprometer-se com o trabalho em equipe, aumentando assim, o grau de corresponsabilidade, e com a rede de apoio profissional visando a maior eficácia na atenção em saúde

IV - elaborar projetos de saúde individuais e coletivos para usuários e sua rede social, considerando as políticas intersetoriais e as necessidades em saúde

V - estabelecer formas de acolhimento e inclusão do usuário que promovam a otimização dos serviços, o fim das filas, a hierarquização dos riscos e o acesso aos demais níveis do sistema

Das afirmações acima, quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Diretrizes específicas por nível de atenção
    Na Atenção Básica:
    1. Elaborar projetos de saúde individuais e coletivos para usuários
    e sua rede social, considerando as políticas intersetoriais e as
    necessidades de saúde.
    2. Incentivar práticas promocionais de saúde.
    3. Estabelecer formas de acolhimento e inclusão do usuário que
    promovam a otimização dos serviços, o fim das filas, a hierarquização de riscos e o acesso aos demais níveis do sistema.
    4. Comprometer-se com o trabalho em equipe, de modo a aumentar o grau de co-responsabilidade, e com a rede de apoio
    profissional, visando a maior eficácia na atenção em saúde.
     

  • oposcificas oque seria essa palavra que não existe no Aurélio sera q é o contrario de especifica

  • fim das filas???


ID
2222677
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das modalidades de supervisão no Tratamento Diretamente Observado (TDO) da Tuberculose, analise as afirmações abaixo.

I - Domiciliar: observação realizada na residência do paciente ou num local por ele solicitado

II - Na unidade de saúde observação em unidades de ESF, UBS, serviço de atendimento de HIV/Aids ou hospitais

III - Prisional observação realizada no sistema prisional.

IV - Compartilhada o doente recebe a consulta médica em uma unidade de saúde e faz o TDO em outra unidade mais próxima do seu domicilio.

V - Situação de rua: observação realizada em dias e horários fixos apenas na unidade de referência do doente

Das afirmações acima, quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  •  Situação de rua: observação realizada em dias e horários fixos apenas na unidade de referência do doente...

     

    NÃO SE PODE LIMITAR O ACESSO E TDO DO PACIENTE, DEVENDO A EQUIPE ACORDAR O MELHOR HORÁRIO E LOCAL PARA REALIZAÇÃO.


ID
2222680
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em 2016 o Ministério da Saúde realizou mudanças no calendário das seguintes vacinas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Tríplice viral

  • Vacina hepatite A: alteração da faixa etária para a vacinação, dos 12 meses para os 15 meses de idade Vacina papiloma vírus humano (HPV): mudança do esquema vacinal para duas doses (0 e 6 meses), não sendo necessária a administração da terceira dose Vacina pneumocócica 10 valente: novo esquema básico de duas doses (aos 2 meses e 4 meses) e reforço, preferencialmente aos 12 meses, podendo ser até os 4 anos de idade Vacina poliomielite: substituição da terceira dose da vacina oral pela vacina inativada Fonte: https://www.ceara.gov.br/2015/12/16/calendario-basico-de-vacinacao-passara-por-mudancas-em-2016/ Gabarito: A - tríplice viral