Surdez ou Deficiência Auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. É correto afirmar que, entre as classificações mais habituais, a “surdez neurossensorial ou de percepção”
Surdez ou Deficiência Auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. É correto afirmar que, entre as classificações mais habituais, a “surdez neurossensorial ou de percepção”
É correto afirmar que o implante coclear consiste
Partindo-se da afirmação “O surdo tem diferença e não deficiência” (Skliar, 2005, p. 56), o olhar mais adequado a respeito de cultura repousa sobre a ideia de:
A opção que NÃO representa um argumento apropriado para sustentar a ideia de que os surdos enfrentam problemas de interação social e no processo de mediação pedagógica por terem, em geral, acesso à linguagem tardiamente é:
As perdas auditivas podem ser classificadas quanto ao tipo e quanto ao grau. A opção em que se encontram as classificações quanto ao tipo de perda auditiva é:
Acerca do modelo clínico-patológico da surdez e do modelo
sócio-antropológico, julgue o item subsequente.
O modelo socioantropológico é reconhecer e garantir o direito
dos sujeitos surdos de ter acesso à língua de sinais.
Acerca do modelo clínico-patológico da surdez e do modelo sócio-antropológico, julgue o item subsequente.
O modelo clínico-patológico exerce poder sobre o corpo dos
sujeitos surdos na medida em que lhes prende o corpo a regras
que devem ser obedecidas: gesticular, usar as mãos para se
comunicar por meio da língua de sinais, voltar os olhos
atentamente aos lábios das pessoas que estiverem ao seu redor
e controlar minuciosamente a voz.
Acerca do modelo clínico-patológico da surdez e do modelo sócio-antropológico, julgue o item subsequente.
No modelo socioantropológico, o sujeito surdo é visto como
componente de qualquer comunidade linguística que faz uso da
língua oral.
Acerca do modelo clínico-patológico da surdez e do modelo sócio-antropológico, julgue o item subsequente.
O modelo socioantropológico percebe o surdo como um sujeito
não integrado a uma cultura surda.
Nas três últimas décadas, os chamados Estudos Surdos têm ganhado projeção por abordar a surdez a partir de uma visão socioantropológica. São premissas nessa visão:
A respeito da proposta educacional bilíngue, julgue o seguinte item.
Em uma perspectiva socioantropológica, a filosofia que
fundamenta a educação bilíngue propõe que o sujeito surdo
seja visto como um sujeito bilíngue e bicultural.
Sobre os conceitos e campos epistemológicos apresentados por Skliar (1998), que apreendem a educação de surdos em uma visão socioantropológica, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Surdez.
2. Cultura Surda.
3. Estudos Surdos.
4. Multiculturalismo.
5. Ouvintismo.
( ) Apresenta características que são específicas, que se traduzem de forma visual. As formas de organizar o pensamento e a linguagem transcendem as formas ouvintes. Elas são de outra ordem, uma ordem com base visual, e por isso têm características que podem ser ininteligíveis aos ouvintes. Ela se manifesta mediante a coletividade que se constitui a partir dos próprios surdos.
( ) Pode ser definido como um território de investigação educativa e de proposições políticas que, por meio de um conjunto de concepções linguísticas, culturais, comunitárias e de identidades, definem uma particular aproximação ao conhecimento sobre a surdez e os surdos.
( ) Se constitui em uma diferença politicamente reconhecida e localizada, na maioria das vezes, dentro do discurso da deficiência e caracteriza identidades múltiplas e multifacetadas.
( ) Define um conjunto de representações dos ouvintes a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e narrar-se como se fosse ouvinte. Nessa perspectiva é que acontecem as percepções do ser deficiente, do não ser ouvinte, percepções que legitimam as práticas terapêuticas.
( ) Apresenta a surdez como uma diferença política e uma experiência visual para pensarmos as identidades surdas a partir do conceito de diferença, e não de deficiência. Essa compreensão implica distanciarmo-nos do conceito de diferença como exclusão e marginalização e nega uma atribuição puramente externa do ser surdo a alguma característica marcante, como, por exemplo, não ouvir.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Leia as afirmativas sobre a Surdez, a partir um olhar sócio-antropológico:
I) Artefatos culturais são uma das manifestações de um grupo minoritário que sustenta seus discursos afirmativos a partir do seu modo de vida.
II) As experiências visuais são formas de construção de sentido para a comunidade surda.
III) A subjetividade surda é uma manifestação identitária por meio da língua e da cultura.
IV) O ato de buscar uma identidade semelhante ao ouvinte é uma ideia de enquadramento social e padrão para a comunidade surda.
V) Um modelo e padrão ouvinte, principalmente em busca de uma perfeita vocalização, é uma subjetividade da surdez a partir de um olhar sócio-antropológico.
Assinale a alternativa que representa somente as afirmativas CORRETAS.
Ao abordar as concepções da surdez, Gesser (2209) afirma que a surdez é muito mais um problema para ouvintes do que para a comunidade surda. Com base na referência citada, assinale as afirmativas VERDADEIRAS com (V) e as FALSAS com (F):
( ) A surdez olhada pelo viés cultural não é uma deficiência.
( ) O aspecto cultural da surdez é ainda mais difícil de ser aceito quando os discursos recaem e se fixam no fenômeno físico.
( ) A classificação dos tipos de surdez pode desviar o entendimento das relações que cada indivíduo estabelece com a língua de sinais, identidade e cultura surda.
( ) Os aparelhos auditivos funcionam para restabelecer a audição de todos os surdos profundos.
Assinale a alternativa que correspondente CORRETAMENTE à sequência de associação feita de cima para baixo:
A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.
A concepção socioantropológica da surdez considera os
surdos pessoas com deficiência.
A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.
A concepção clínico-patológica da surdez considera os surdos
membros de uma minoria linguística, com cultura e identidade
próprias.
A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.
Termos como obscuros, subalternos e dominados são
diretamente relacionados à percepção do surdo como um
indivíduo com patologias a serem normalizadas.
A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.
Instituições de ensino têm adotado uma perspectiva
clínico-patológica da surdez, o que interfere diretamente
nos projetos pedagógicos institucionalmente adotados.
Cada processo cognitivo acontece de maneira progressiva e temporal, de modo que é a formação de uma estrutura neurológica em etapas sucessivas que suporta o sistema cognitivo e sem o amadurecimento necessário dessa estrutura, o conhecimento, enquanto habilidade lógica para interagir com os objetos da experiência, perde autonomia.
Ou seja:
No livro Implante Coclear: normalização e resistência surda encontramos a seguinte afirmação:
(...) vejo os sujeitos surdos em sua constituição social, cultural e linguística. Isso significa que parto do entendimento de que o sujeito surdo não possui uma natureza dada que o determine como anormal, deficiente, etc. Qualquer representação surda é uma invenção cultural que pode ser determinada por distintos discursos, sejam eles de base clínica, psicológica, pedagógica, religiosa, linguística, entre outros. Posiciono-me dentro de um campo de saber que entende os sujeitos surdos como pertencentes a uma comunidade linguística e cultural distinta.
REZENDE, Patrícia Luiza Ferreira. Implante Coclear: normalização e resistência. Curitiba, PR: CRV, 2012.
Qual é a concepção de surdez expressa no texto acima:
O Implante Coclear em crianças surdas é objeto de intenso questionamento na comunidade surda. Entre as diferentes críticas presentes nesse debate, pode-se destacar a ideia de “normalização da surdez”.
Com base na visão socioantropológica da surdez, o argumento que se alinha a essa ideia é o de que implante coclear
Com relação aos fundamentos históricos e filosóficos da educação de surdos no Brasil e no mundo, julgue o item.
Com relação aos fundamentos históricos e filosóficos da educação de surdos no Brasil e no mundo, julgue o item.
Com relação aos fundamentos históricos e filosóficos da educação de surdos no Brasil e no mundo, julgue o item.
Com relação aos fundamentos históricos e filosóficos da educação de surdos no Brasil e no mundo, julgue o item.
Leia o fragmento:
“...é necessário mudar o discurso em circulação no que tange a diversidade humana. Outra alegoria que exclui parecendo elogiar é o estigma da superação. As pessoas surdas, cegas, Down, Martin Bell, cadeirantes, entre tantas outras possibilidades, não são obrigadas, tampouco querem ser exemplos de superação para as demais pessoas. Esse tipo de marketing ultrapassado, não contribui para uma sociedade igualitária. Ser enunciado como sinônimo de superação não é elogio. Afinal, quando o meio não acolhe, não é a pessoa que é “deficiente”, mas o ambiente no qual e com o qual ela precisa interagir é que se faz deficitário. Grosso modo, e isso já deveria ter sido superado nos ambientes escolares, de trabalho e lugares públicos, não é a pessoa que precisa superar os obstáculos, mas os ambientes é que deveriam ser projetados para todos os biotipos.” (GARCIA, 2019, p.08)
O conceito de deficiência apresentado pelo autor é denominado pela socioantropologia como:
De acordo com Skliar (1997), sobre os modelos de representação da surdez, é CORRETO afirmar.
Língua é um sistema de signos compartilhado por:
É considerada audição normal: