SóProvas



Questões de Cirurgia em Odontopediatria


ID
61174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação a indicação ou contra-indicação da remoção de
terceiros molares inclusos ou semi-inclusos, julgue os itens
a seguir.

Aos 12 anos de idade, o procedimento para avaliar adequadamente a necessidade de exodontia preventiva é mais fácil que na idade adulta, pois as raízes ainda estão se formando.

Alternativas
Comentários
  • O momento ideal para a remoção de terceiros molares impactados, se estes forem indicados, abrange uma idade entre 17 e 20 anos. Pacientes mais jovens se adequam melhor ao procedimento cirúrgico, tanto durante a cirurgia (raíz incompleta, com 1/3 formada e cortical óssea menos densa, que facilitam o procedimento operatório) quanto no pós-operatório (melhor recuperação e menor influência no cotidiano do paciente)


ID
543055
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: As questões de números 48 a 51 referem-se ao
caso abaixo.

Paciente com 9 anos de idade, sexo masculino, é trazido
ao consultório odontológico cerca de 40 minutos após uma
queda de bicicleta. O dente 21 apresenta fratura coronária, com
pequena exposição pulpar. No dente 11, observa-se fratura ra-
dicular de terço médio sem deslocamento.

A radiografia periapical da região anterossuperior

I. auxilia a diferenciar a presença de fraturas oblíquas na raiz de luxações intrusivas.

II. permite o diagnóstico diferencial de fraturas radiculares com as luxações extrusivas.

III. realizada em momentos posteriores ao traumatismo, pode revelar a área de fratura radicular, devido ao deslocamento incisal do fragmento coronário em função de hemorragia ou edema.

IV. não detecta a existência de fraturas múltiplas.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - na luxação o dente desloca-se no alvéolo, mas não fratura

  • não entendi pq o item I está incorreto

ID
579409
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A anquilose é uma alteração de erupção dentária, na qual o dente fica abaixo da linha de oclusão, geralmente o dente mais afetado na dentição decídua é o:

Alternativas

ID
579454
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo Toledo, quais os fatores necessários para que haja êxito no tratamento de fraturas radiculares?

Alternativas

ID
579472
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo Laskaris, com relação aos Grânulos de Fordyce, é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
730960
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder às questões de números 34 e 35,
considere os dados abaixo:

Paciente com 9 anos de idade, sexo feminino, apresenta
lesão óssea na região posterior da maxila próxima ao dente 16,
que mostra um pequeno deslocamento. A mãe da paciente rela-
ta ter notado um crescimento assintomático nesta região, ini-
ciado há cerca de 2 anos. O crescimento tem aspecto fusiforme
e, à palpação, mostra-se firme, sem alteração da superfície da
mucosa.


Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • Osteíte Deformante: Atualmente conhecida como Doença de Paget, é uma condição patológica não inflamatória caracterizada pelo aumento da remodelação óssea de forma irregular e desorganizada. Essa enfermidade crônica caracteriza-se pela hipertrofia dos ossos, deformidades e dores locais.
     
    Frequentemente são afetados ossos longos, coluna vertebral e crânio. Quando acometidos, os maxilares apresentam aspecto de aumento de volume em todas as direções, sendo o crescimento delimitado, simétrico e indolor à palpação.
     
    Trata-se de uma enfermidade propriamente senil, sendo diagnosticada entre 1 a 3% dos indivíduos acima dos 50 anos de idade. Há predileção pelo gênero masculino, numa proporção de 3:2.
     
    O envolvimento dos maxilares caracteriza-se por interferências na adaptação de próteses, deslocamento de dentes com padrão de oclusão anormal, perdas dentárias, reabsorção de raízes, hipercementoses, sangramento excessivo durante extrações e osteomielites. Adicionalmente, pode ocorrer deformidade facial, sintomas de obstrução nasal e sinusal bem como desvio de septo nasal.
     
    Por suas características clínicas, radiográficas e laboratoriais, as lesões que se apresentam semelhantes e possuem diagnóstico diferencial com a doença de Paget podem ser, dentre outras, o granuloma de células gigantes, osteossarcoma, displasia fibrosa óssea e hiperparatireoidismo.
     
    Osteomielite: Pode ser definida como uma doença óssea inflamatória, iniciando-se como uma infecção bacteriana dos espaços medulares, que posteriormente compromete o sistema circulatório e eventualmente abrange também a cortical e o periósteo.
     
    A infecção dentária talvez seja a causa mais freqüente de osteomielite dos maxilares. O paciente com osteomielite aguda queixa-se de uma sensação de dor constante e profunda, observando-se sobre a região afetada um edema de tamanho moderado. Os dentes podem apresentar mobilidade e sensibilidade à percussão e, freqüentemente os linfonodos regionais podem ser palpados. A drenagem espontânea da secreção purulenta ocorre pela cervical dos dentes ou através de lojas nos alvéolos. 
     
    Se houver envolvimento do periósteo, as lojas contendo a infecção poderão se exteriorizar. Radiograficamente observa-se a perda de definição do osso medular envolvido na lesão além de sua substituição por áreas radiolúcidas. Posteriormente são observados sequestros radiopacos entre estas áreas radiolúcidas.
  • Displasia Fibrosa Monostótica: Apresenta as seguintes características: aumento de volume de crescimento lento com abaulamento da região envolvida e assimetria facial (quando de grandes proporções). A mucosa que recobre a lesão mostra-se de aspecto normal. É indolor na grande maioria dos casos e, às vezes, provoca inclinação e deslocamento dental, mas estes não chegam a apresentar mobilidade e permanecem com sua vitalidade pulpar. Dor e parestesia são queixas raras, sendo lento o crescimento da lesão, e o paciente muitas vezes não consegue lembrar quando a lesão foi inicialmente percebida.
     
    Os exames radiográficos mostram que as lesões tornam-se mais calcificadas com o aumento da idade do paciente. Podemos encontrar desde uma imagem radiolúcida unilocular ou multilocular até uma imagem radiopaca. As margens da lesão apresentam-se mal definidas e pouco precisas, unindo-se ao tecido ósseo sadio adjacente. O aspecto clássico da imagem radiográfica da displasia fibrosa é de um vidro fosco despolido. Outras características radiográficas, como alteração de lâmina dura, estreitamento do ligamento periodontal e deslocamento superior do canal mandibular com inversão da sua curvatura na região de ângulo da mandíbula, são sinais patognomônicos desta lesão, já que em outras lesões, o canal mandibular tende a se deslocar para baixo. A reabsorção das raízes dentárias raramente está presente. As lesões maxilares habitualmente envolvem e obliteram o seio maxilar parcial ou totalmente.
     
    A Displasia Fibrosa (DF) e o Fibroma cemento-ossificante (FCO) são lesões fibro-ósseas que apresentam aspectos histológicos e radiológicos semelhantes, tornando a diferenciação um dilema diagnóstico. De acordo com a literatura, o FCO tem forma redonda ou oval com bordas distintas, enquanto a DF possui aspecto fusiforme e margens mal definidas.
  • Fibrose Cística: Os pacientes com fibrose cística frequentemente apresentam obstrução nasal, polipose nasossinusal e sinusite crônica. Os pacientes com mais de 8 meses de idade apresentam opacificação dos seios paranasais, porém, pansinusite clínica e pólipos nasais desenvolvem-se mais comumente entre os 5 e os 14 anos de idade. Os pólipos afetam de 10% a 48% dos pacientes na infância e adolescência. O diagnóstico de fibrose cística é realizado através da demonstração de concentrações elevadas de eletrólitos no suor, associada a achados clínicos característicos (doença gastrointestinal, doença pulmonar, azoospermia obstrutiva) ou história familiar de fibrose cística.   Clinicamente apresenta-se como uma doença multi-sistêmica caracterizada por infecções endobronquiais crônicas associadas com doença pulmonar obstrutiva progressiva e mal absorção intestinal secundária a insuficiência pancreática. Os sintomas pulmonares são os mais comuns e a doença pulmonar é a principal causa de óbito e morbidade nos pacientes com fibrose cística.   Uma manifestação de doença de seios paranasais da fibrose cística recentemente descrita é o abaulamento medial da parede nasal lateral com obstrução da cavidade nasal. Alguns estudos encontraram sintomas de rinorréia e obstrução nasal em mais de 65% dos pacientes, enquanto outros revelam que cerca de 90% dos pacientes permaneciam assintomáticos. Os principais sintomas relatados pelos pacientes com FC são: tosse, obstrução nasal, rinorréia e sinusites de repetição.
      Talassemia (anemia de Cooley, anemia mediterrânea): É uma alteração genética que produz graus variáveis de anemia, caracterizada por malformação do crânio e ossos longos, conferindo ao indivíduo uma aparência característica. Neville et al. citam como características clínico-radiográficas: hiperplasia da medula óssea, hepatoesplenomegalia, linfadenopatia, aumento da mandíbula e maxila, resultando em uma aparência de esquilo. A radiografia do crânio mostra uma aparência de “fios de cabelo” da calvária. Muitos pacientes morrem por volta de um ano de idade, como resultado de infecções bacterianas ou problemas cardíacos. As alterações radiográficas da b-talassemia ocorrem em grande parte devido à hiperplasia medular. A expansão marcante do espaço medular gera várias manifestações esqueléticas, principalmente na espinha dorsal, crânio, ossos da face e costelas.
      alternativa C
  • alteração de lâmina dura, estreitamento do ligamento periodontal e deslocamento superior do canal mandibular com inversão da sua curvatura na região de ângulo da mandíbula, são sinais patognomônicos desta lesão


ID
787429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da odontopediatria.

Alternativas
Comentários
  • A rizólise é uma reabsorção fisiológica, a qual representa um fenômeno natural e programado pelo organismo que ocorre em um dente decíduo. Tal condição normalmente procede a esfoliação do elemento dentário para dar lugar ao seu sucessor permanente. Uma alteração que pode ocorrer durante esse processo é a alveólise, que se caracteriza pela expulsão do dente do seu alvéolo, com reabsorção da tábua óssea alveolar e conseqüente exposição de sua(s) raiz(es) na cavidade bucal, sem que haja reabsorção radicular.

    É de extrema importância a remoção do elemento no caso de alveólise, para que não haja prejuízo à dentição permanente, nem trauma dos tecidos adjacentes, devido o contato da raiz exposta com a mucosa bucal podendo causar ulcerações e, conseqüentemente, futuras complicações.


ID
1525207
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo a literatura, cerca de 90% dos dentes supranumerários ocorrem no maxilar superior. Analise os critérios que fundamentam a necessidade de exodontia.

I. Quando sedia um cisto dentígero.

II. Quando participa da formação de um diastema.

III. Quando existe uma sobremordida profunda.

IV. Quando representa a causa do desposicionamento de um dente permanente na arcada dentária.

Estão corretas somente as afirmativas

Alternativas

ID
1525255
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os anestésicos tópicos são amplamente utilizados no paciente infantil. Diante do exposto, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A benzocaína é o único anestésico do grupo éster disponível para uso odontológico no Brasil. Como não apresenta radical hidrofílico, é usada apenas como anestésico tópico.

    Após aplicação na mucosa previamente seca por 2 min, a benzocaína, na concentração de 20%, fornece anestesia da mucosa superficial, diminuindo de forma consistente a dor à punção, especialmente na região vestibular. Essa ação é menos eficaz na região palatina, assim como no local de punção para o bloqueio do nervo alveolar inferior.


ID
2049223
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A Osteomielite de Garré é a mais frequente das osteomielites em crianças. Segundo Guedes Pinto, sobre esta infecção bacteriana é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
2049229
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Ao considerar as alterações que podem estar presentes na cavidade bucal do bebê correlacione as colunas, segundo Guedes-Pinto: 

a) (1) Pérolas de Epstein

(2) Nódulos de Bohn

(3) Epúlide congênita

(4) Doença de Riga-Fede

(5) Língua geográfica.


( ) Úlcera na face ventral da língua de bebês amamentados.

( ) Entidade rara, mostra-se como nódulo único e pediculado, de superfície lisa, localizado no rebordo alveolar do neonato, sendo mais comum na região anterior da maxila.

( ) Origina-se de remanescentes da lâmina dentária, presente na mucosa ao longo dos lados vestibulares e lingual das cristas dentárias.

( ) Sua prevalência é de 80%, resultante de inclusões epiteliais na linha de fusão dos processos palatinos durante o desenvolvimento fetal.

( ) Bastante frequente, especialmente em crianças de 8 a 12 anos, com etiologia desconhecida. 

Alternativas

ID
2049286
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo Toledo, o laser tem sido utilizado na clínica odontopediátrica como um método alternativo aos procedimentos odontológicos convencionais ou como uma técnica coadjuvante. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo:

I) O laser de Er-YAG (érbio: ítrio-alumínio-granada) é altamente absorvido pela água, o que o torna indicado para tecido mineralizado, mas contra-indicado para a cirurgia de tecido mole.

II ) O uso do laser de Er-YAG em dentística restauradora está baseado principalmente na sua habilidade em realizar preparos cavitários sem contato mecânico.

III) O esmalte das superfícies de cavidades preparadas com laser de Er-YAG apresenta um aspecto de condicionamento e a dentina mostra túbulos dentinários abertos.

IV) A literatura tem evidenciado que os lasers de baixa potência promovem a diminuição e proteção sobre a iniciação e progressão das lesões de cárie de esmalte.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas

ID
2049304
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A Eritromicina é a droga de escolha em Odontologia quando a criança é alérgica à Penicilina. Segundo Corrêa, na primeira infância a dose pediátrica recomendada é:

Alternativas

ID
2072626
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta no que diz respeito à frenectomia.

Alternativas

ID
2088694
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O pós-operatório da frenectomia labial é um dos mais favoráveis, desde que fatores externos não interfiram. Quando se remove a sutura, a reparação inicial começa em 5 a 7 dias e a nova inserção só será visualizada em quantos dias?

Alternativas

ID
2102923
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente H.M.L, 8 anos de idade, gênero masculino, chega ao consultório odontológico relatando sentir dor na região do dente 11. Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista constata que o garoto não apresenta o elemento dentário 11 erupcionado na arcada dentária. Detectou-se, radiograficamente, que o dente está posicionado em uma condição subgengival. Neste caso, a conduta mais apropriada consiste em realizar:

Alternativas
Comentários
  • ULOTOMIA


ID
2108398
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A exodontia em dentes decíduos é um procedimento cirúrgico muito frequente na Odontopediatria. Assim, para a sua realização, torna-se imprescindível o profissional estar baseado em radiografias adequadas, em que é necessário observar, exceto:

Alternativas

ID
2171263
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A indicação de exodontia no caso de traumatismo em dentes decíduos superiores anteriores ocorre quando há

Alternativas

ID
2228197
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Criança com 4 anos de idade apresenta os dentes 61 e 51 com insucesso pós-tratamento endodôntico realizado após exposição pulpar por lesão de cárie extensa. O tratamento indicado é a exodontia desses dentes. Os movimentos com o fórceps, de modo a não causar injúrias nos dentes permanentes, devem ser

Alternativas
Comentários
  • Por que? Para dente anterior o movimento é rotatório e pendular. Porque está errada?


ID
2228251
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A exodontia de dentes decíduos é um procedimento cirúrgico realizado com frequência em odontopediatria. Na execução devem-se seguir as normas de biossegurança e técnicas adequadas. É indicada quando há

Alternativas

ID
2302936
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder a questão.

“Paciente R. T. S., 6 anos, gênero masculino, chegou ao consultório odontológico acompanhado da mãe, a qual relatou que o incisivo central superior decíduo direito não havia “amolecido” e o seu correspondente permanente estava erupcionando por trás dele. Ao exame clínico, o relato da mãe foi confirmado e o cirurgião-dentista optou por realizar uma radiografia, a fim de verificar a relação do dente com as estruturas adjacentes, para posteriormente realizar a exodontia do mesmo.”

A radiografia mais indicada para esta situação está apontada na alternativa:

Alternativas

ID
2302939
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder a questão.

“Paciente R. T. S., 6 anos, gênero masculino, chegou ao consultório odontológico acompanhado da mãe, a qual relatou que o incisivo central superior decíduo direito não havia “amolecido” e o seu correspondente permanente estava erupcionando por trás dele. Ao exame clínico, o relato da mãe foi confirmado e o cirurgião-dentista optou por realizar uma radiografia, a fim de verificar a relação do dente com as estruturas adjacentes, para posteriormente realizar a exodontia do mesmo.”

Para realizar a exodontia do dente em questão, deve-se usar o seguinte fórceps, preferencialmente:

Alternativas
Comentários
  • Por se tratar da exodontia de um dente decíduo a questão não tem resposta.

    Fórceps 101-> incisivos;

    150-> molares decíduos superiores;

    151-> dentes decíduos inferiores;

    65-> extração de raízes superiores;

    68 ou 69-> raízes inferiores.

  • 150 - INCISIVOS SUPERIORES

    151 - INCISIVOS INTERIORES

    17 - MOLARES INFERIORES

    18 R e 18 E - MOLARES SUPERIORES DIREITO / ESQUERDO

    Nínguem merece decorar número de forceps...

  • Fórceps 222 3°M inferiores


ID
2347666
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 5 anos chega ao ambulatório com queixa de dor, dizendo que não quer entrar porque tem medo de dentista. Sua mãe relata que ela tomou várias injeções quando esteve internada. Foi relatado que a paciente respira pela boca. Dente 55 com lesão de cárie ativa e presença de imagem radiolúcida no periápice sem comprometimento da cripta do permanente.
O tratamento mais adequado a ser realizado, no dente 55, é

Alternativas
Comentários
  •  o Tratamento Endodôntico Radical está indicado em dentes decíduos com pulpite irreversível ou necrose ou em um dente que inicialmente foi indicado para pulpotomia, porém o tecido pulpar radicular apresentou sinais clínicos que contra-indiquem a manutenção da polpa radicular, como necrose e hemorragia excessiva. Em relação aos sinais radiográficos, observados no exame pré-operatório, este tratamento está indicado para dentes com reabsorção fisiológica, reabsorção patológica inicial e com lesão periapical ou interradicular que não tenham atingido a continuidade da lâmina dura do saco folicular do germe do permanente sucessor. 

  • A pulpotomia está indicada quando a remoção de tecido cariado resulta em exposição pulpar em um dente decíduo com polpa saudável ou com pulpite reversível ou após exposição pulpar por trauma. A polpa coronária é amputada e o tecido pulpar radicular remanescente é diagnosticado vital por critérios clínicos (como coloração do sangramento, consistência do tecido pulpar ao ser amputado e capacidade de hemostasia, além de ausência de sinais e sintomas de alteração pulpar irreversível: dor espontânea, edema, fístula) e radiográficos (ausência de radioluscência peri e interradicular, ausência de reabsorções interna e externa não fisiológica).


ID
2371765
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em algumas situações clínicas, a ulectomia se faz necessária no paciente infantil. Desta forma, a ulectomia é um procedimento cirúrgico para remoção

Alternativas

ID
2508058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca dos princípios de odontopediatria, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não seria ortopedia?

  • Essa questão tá errada

  • A- ERRADA. Tomografia emite mais radiação do que a radiografia

    B- ERRADA. Dentição decídua não tem pré-molar

    C- CERTA. Aparelhos intra ou extra-orais podem ser utilizados na dentição decídua

    D- ERRADA. Em crianças a quantidade de anestésico deve ser menor

    E- ERRADA. É contraindicado o reimplante de dentes decíduos


ID
2544682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Caso clínico 5A4BBB


Uma mãe procurou serviço odontológico para o filho de nove anos de idade que estava com o elemento 84 muito destruído por cárie, com indicação de extração. Radiograficamente, observou-se ter havido perda óssea na região periapical e que o elemento dentário 44 estava com um terço da raiz formada, compatível com estágio 7 de Nolla.

Considerando o caso clínico 5A4BBB, assinale a opção correta acerca da cronologia e dos fatores que influenciam a erupção dental.

Alternativas
Comentários
  •      O processo de erupção (irrupção) é influenciado pelo Tempo de formação do dente, Espessura óssea do local e pelo Motivo que levou a perda do decíduo. Assim, quando há perda precoce do decíduo: A erupção do permanente correspondente pode ser Acelerada, Atrasada ou até mesmo Impedida.

     

    Estágio 6 de Nolla: Início dos movimentos Eruptivos.

     

    A - Correta. Aceleram a Erupção => Fatores locais: - Lesões Periapicais, - Pulpites, Pulpotomia, - Processos patológicos localizados.

                                                  => Fatores Sistêmicos: - Hipertiroidismo, - Hiperpituitarismo.

     

    B - Errada. Quando na época de esfoliação, se o osso está destruído por infecção, via de regra, a erupção será acelerada, já que não haverá obstáculo para a irrupção do permanente, mesmo que haja pouca formação da raiz.

     

    C - Errada. Uma exodontia de decíduos é considerada precoce quando o sucessor permanente está antes do estágio 6 de Nolla ou 12 meses ou mais da sua esfoliação. Além disso, se a perda do decíduo ocorrer de 6 até 12 meses da época fisiológica da esfoliação há uma aceleração da erupção, já que não haverá mais barreira para o permanente irromper.

     

    D - Errada. Quando a perda do decíduo ocorre antes do movimento eruptivo (antes do estágio 6 de Nolla) do permanente correspondente poderá haver atraso na erupção, já que provavelmente haverá formação de osso na área, dificultando a erupção.

       

     

    Fonte: Odontopediatria para Crianças e Adolescentes. Autores: McDonald e Avery.

    Tratado de Medicina de Família e Comunidade. Autores: Gusso e Lopes.

    Ortodontia. Autor: Moyers


ID
2544685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Caso clínico 5A4BBB


Uma mãe procurou serviço odontológico para o filho de nove anos de idade que estava com o elemento 84 muito destruído por cárie, com indicação de extração. Radiograficamente, observou-se ter havido perda óssea na região periapical e que o elemento dentário 44 estava com um terço da raiz formada, compatível com estágio 7 de Nolla.

Com relação ao caso clínico 5A4BBB, julgue os itens seguintes.


I Pode ser indicada a colocação de um mantenedor de espaço tipo banda-alça, visando-se à preservação da integridade da evolução normal da oclusão, mesmo considerando-se o estágio 7 de Nolla.

II A banda-alça constitui um aparelho fixo indicado para a manutenção de espaço de um ou mais dentes decíduos até a erupção do dente permanente, podendo ser usado uni ou bilateralmente.

III Uma alternativa para a confecção da banda-alça, que deve ser confeccionada em modelo e soldada, seria a colocação de uma alça feita de fio de aço inoxidável 0,3 mm fixado ao 46 com resina composta.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I não é indicação colocar mantenedor de espaço quando o dente esta no estagio 7 de Nolla, mas é possivel  se considerarmos o periodo ideal para a remoção do mantenedor de espaço. Como não existe a opção "todas estão incorretas" e as demais questões estão muito incorretas opta-se pela mais correta sempre.

    II- arco de Nance (lingual): É constituído de um arco passivo que passa muito próximo da face lingual dos incisivos inferiores na altura dos terços cervicais e suas extremidades são soldadas na face lingual das bandas instaladas nos primeiros molares permanentes inferiores, sendo indicado para casos de exodontias múltiplas bilaterais de dentes decíduos. Convém o uso deste aparelho somente quando os incisivos inferiores permanentes já estiverem irrompidos, pois em algumas situações pode interferir no processo de erupção, embora ele não restabeleça completamente a função. disponivel em : https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/arco-lingual-de-nance-aparelho-dentario/54339

    Este mantenedor de espaço é indicado em casos de perdas prematuras unilaterais ou bilaterais, de molares decíduos, ou quando houver a perda precoce de caninos decíduos, com melhor aplicabilidade quando os primeiros molares permanentes já estiverem irrompidos. O arco lingual tem a função de manter o espaço entre os primeiros molares permanentes e os incisivos permanentes mandibulares, mantendo o perímetro do arco, sua forma estabilizada, o espaço presente para erupção dos dentes permanentes e a linha média constante (GATTI et al., 2012). Quando um canino decíduo é perdido precocemente por reabsorção provocada pela irrupção do incisivo lateral permanente, os incisivos movimentam-se para o espaço, provocando um desvio da linha média. Nesses casos, é recomendada a extração do canino decíduo do lado oposto, e o mantenedor de espaço do tipo arco lingual de Nance deve ser instalado, impedindo a inclinação para lingual dos incisivos inferiores pela pressão da musculatura labial com redução do comprimento do arco dentário inferior (ALMEIDA et al., 2003; ALENCAR et al., 2007). 

    LUANA REGINA SCHLEDER DARIO.A IMPORTÂNCIA DOS MANTENEDORES E RECUPERADORES DE ESPAÇO NA ABORDAGEM CLÍNICA INFANTIL disponivel em: http://www.uel.br/graduacao/odontologia/portal/pages/arquivos/TCC2013/LUANA%20REGINA%20SCHLEDER%20DARIO.pdf

    Sendo assim para manter espaços bilaterais ou de mais de um dente deciduo posterior o indicado é arco de Nance

    III- A BANDA-ALÇA deve ser com "alça rigida". O fio ordodontico até 0.4 é semi-rigido >0.5 é rígido. a banda-alça geralmente varia 0.6 a 0.9 mm 


ID
2544688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um paciente do sexo masculino, com oito anos de idade, apresentava o seguinte quadro clínico no atendimento odontológico: gengivite marginal, principalmente nos dentes em processo de erupção; dentes 16 e 26, na arcada superior, com erupção parcial e lesão de mancha branca opaca nas vertentes das cúspides próximas às cicatrículas; dentes 55, 54, 53 e 63 sem sinais clínicos de lesão de cárie dentária; dentes 12, 11, 21 e 22 com erupção parcial; dentes 36 e 46, na arcada inferior, com lesão de cárie oclusal cavitada; dentes 75 e 74 com lesão interproximal ativa ultrapassando o limite amelodentinário; dentes 73, 83, 84 e 85 sem sinais clínicos de lesão de cárie dentária; dentes 31, 32, 41, 42 hígidos e em processo final de erupção.


Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2553340
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 12 anos de idade, sexo masculino, sofreu um acidente de bicicleta e foi levado primeiro ao hospital e depois à clinica odontológica, cerca de 9 horas após o acidente. A criança apresentava hematomas lábio-nasais e maxilares, laceração da mucosa labial e gengival na região maxilar superior, com luxação e hipermobilidade dos incisivos centrais. No exame radiográfico detectou-se fratura do tecido ósseo vestibular, porém não houve fratura da raiz dos incisivos, apenas o deslocamento das raízes para vestibular e, consequentemente, a projeção das coroas para palatino. A sequência correta de procedimentos para a manutenção da integridade dos dentes incisivos centrais, em função e estética, é

Alternativas
Comentários
  • LETRA B


ID
2652055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos aos efeitos da saúde bucal e geral da gestante dentro do contexto odontopediátrico e dos efeitos da amamentação na saúde bucal do bebê.


Um freio lingual muito curto na cavidade bucal do bebê pode prejudicar a amamentação dele.

Alternativas

ID
2652076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Durante a inspeção bucal de uma criança de sete anos de idade e hígida, a cirurgiã-dentista constatou a ausência dos dentes 11 e 21. Na área relacionada aos dentes, havia a presença de discreto tecido edemaciado.

Com relação a essa situação hipotética e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue.

A indicação terapêutica nesse caso dependerá do tipo de alteração diagnosticada, sendo necessário apenas o acompanhamento clínico/radiográfico indicado para os casos de fibroses simples.

Alternativas
Comentários
  • O fibrosamento da mucosa gengival poderá ocasionar um retardo da erupção, sendo essa uma condição clínica determinada pela presença de tecido conjuntivo denso sobre a coroa (Assed; Queiroz, 2005). Issao e Guedes–Pinto (1999) relataram que a partir do 7º estágio de Nolla (1/3 de raiz formada) o dente já apresenta força eruptiva, portanto, uma vez indicada a ulectomia, esta deve ser feita imediatamente, a fim de evitar problemas de maloclusão futuros. Errada.

    https://www.researchgate.net/publication/279495575_UTILIZACAO_DA_ULECTOMIA_NA_CLINICA_INFANTIL_RELATO_DE_CASO [accessed Jun 25 2018].


ID
2652079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere às manobras operatórias e ao uso de instrumentos durante procedimento cirúrgico em paciente pediátrico, julgue o item subsecutivo.

A utilização do aspirador de Yankauer na região próxima à garganta oferece grande segurança para evitar uma deglutição acidental de corpo estranho ou de fragmentos.

Alternativas
Comentários
  • Para a aspiração de fragmentos na cirurgia odontopediátrica pode-se fazer uso:

     

    => Ponta de aspiração de Fraser (ou Frazier): Possibilita o controle da capacidade da aspiração por meio de um orifício presente na ponta, o qual quando tapado com o dedo possibilita uma maior potência de aspiração (necessária em áreas de tecido ósseo), ou menor, quando o dedo é retirado (necessária em áreas de tecido mole, para não haver lesão tecidual).

     

    => Aspirador de Tonsila ou de Yankauer: Boa capacidade de aspiração de fragmentos, podendo ser utilizado perto da garganta.

     

    Gabarito: Certo

     

    Fonte: Odontopediatria para Crianças e Adolescentes. Autores: McDonald e Avery.


ID
2652082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere às manobras operatórias e ao uso de instrumentos durante procedimento cirúrgico em paciente pediátrico, julgue o item subsecutivo.


O reflexo faríngeo, responsável pelo movimento involuntário da deglutição, pode ser evitado afastando-se a língua do paciente por meio do posicionamento da face lateral do afastador de Weider contra o alvéolo dentário.

Alternativas

ID
2760592
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a indicação para utilização do mantenedor de espaço banda-alça.

Alternativas
Comentários
  • A - Errada. Mantenedores de espaço não são usados em casos em que já houve perda. Não são usados para Recuperação de espaço.

     

    B - Correta. A banda-alça está indicada para manutenção de espaço unilateral quando na perda precoce de um decíduo nos segmentos posteriores, tanto no arco superior quanto no inferior.

     

    C - Errada. A alça não possui muita resistência, então deve ser usada para manter espaço de um dente. Em casos de perdas múltiplas de decíduos superiores: Botão Palatino de Nance. Em Inferiores: Arco Lingual ou de Arco Lingual de Nance.

     

    D - Errada. Nesse caso o mais indicado seria a realização de expansão generalizada do arco. Além disso, a indicação da banda-alça é justamente em casos de perda precoce do decíduo.

     

    E - Errada. A banda-alça é mais utilizada: Na perda do 1° molar decíduo antes da erupção do 1° molar permanente ou na perda de um 1° ou 2° molar decíduo Após a erupção do molar permanente. Em casos em que o 2° molar decíduo é perdido antes da erupção do 1° molar permanente é utilizado o mantenedor de espaço Guia de Erupção.


ID
2762743
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    O exame clínico de paciente com 12 anos de idade, sexo feminino, mostrou fratura dos dentes 21 e 22, avulsão do dente 11 e abrasão no lábio superior. A mãe da paciente mostrava-se trêmula e relatou que a paciente escorregou e caiu, cerca de 30 minutos antes, sem oferecer detalhamentos sobre o ocorrido. O cirurgião-dentista solicitou à mãe que aguardasse fora da sala clínica e conduziu a entrevista diagnóstica com a paciente de forma cuidadosa e acolhedora, a fim de coletar informações sobre as circunstâncias causadoras dos traumatismos apresentados pela paciente. Em seguida, iniciou o atendimento de urgência.

O atendimento imediato à paciente consiste em

I. exame radiográfico para avaliar a extensão e características das fraturas dentárias, bem como das condições ósseas da região ântero-superior.
II. irrigação abundante dos lábios e tecidos moles com soro fisiológico para favorecer a limpeza e remoção de corpos estranhos.
III. confecção de sutura festonada no lábio superior, permitindo tracionamento homogêneo do tecido e menor acúmulo de resíduos.
IV. biopulpectomia nos dentes 21 e 22, visando evitar a reabsorção radicular.
V. profilaxia do tétano, por meio de vacina de reforço.
VI. orientação para uma dieta inicialmente líquida, progredindo para a pastosa e a sólida, evitando morder alimentos rígidos com os incisivos.
VII. reimplante do dente 11, tendo em vista o comprometimento da vascularização periodontal e pulpar.
VIII. contenção rígida dos fragmentos ósseos fraturados, visando reduzir a possibilidade de anquilose.

A sequência indicada de procedimentos corretos está em

Alternativas
Comentários
  • A

  • Limpa, Radiografa, Reimplanta o dente e Orientação!

  • Falam tanto em tempo máximo ideal para reimplante e eu vou fazer Rx antes de reimplantar? Existem referências que indicam o Rx depois como em Guedes Pinto.


ID
2892175
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Considerando hipoteticamente uma luxação extrusiva com deslocamento visível do dente 51 em uma criança de 3 anos de idade, atendida seis horas após o traumatismo, assinale a alternativa correta que indica o tratamento de escolha imediato nesse caso.

Alternativas
Comentários
  • Dentição decídua: reposicionar e permitir cicatrização, exceto quando existem indicações para uma extração (por exemplo, a lesão é grave ou o dente encontra-se perto de sua esfoliação). Se a decisão de tratamento for o reposicionamento e estabilização, imobilizar por 1 a 2 semanas.

    Tratamento imediato: Reposição do dente em posição normal, contensão semi-rígida por 30 a 45 dias.

    Tratamento tardio: Exodontia 

  • Mas aqui indica C como resposta certa

  • Alguém explica ?
  • C

  • Questao maluca. mais uma dessa banca pessima

  • Em se tratando de uma luxação extrusiva e devido ao tempo decorrido da lesão, o correto realmente é a exodontia do dente devido às grandes chances de lesão do elemento permanente (11).

  • No caso da contenção semi-rígida seria apenas por 7 - 10 dias.

  • questão mal formulada, passível de anulação.

  • Questão mal formulada. Poderia fazer uma contenção flexível de 7 a 14 dias.

  • Não é indicado reposicionamento de dentes decíduos que sofreram luxação extrusiva para não afetar o dente permanente. Exodontia é o tratamento indicado.

  • Exodontia, pois a criança foi atendida 6 horas após o trauma. Logo, tentar reposicionar pode deslocar o coágulo do alvéolo e pressionar o germe do dente permanente.

  • Extrusão severa - exo extrusão menor que 3mm reposicionamento cuidadoso


ID
3442258
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Criança do sexo feminino, 5 anos de idade, sem comprometimento sistêmico, relata dor no elemento dentário 64. Há histórico de dor, que não cessava com o uso de analgésicos, mas atualmente não relata dor. Ao exame clínico, o dente apresenta grande destruição coronária por cárie, com possibilidade de ser restaurado, ausência de mobilidade e presença de fístula. O exame radiográfico mostra área radiolúcida atingindo a cripta do dente permanente e ausência de reabsorção radicular interna ou externa. Diante das informações clínicas e radiográficas, assinale a alternativa que apresenta o tratamento mais bem indicado nesse caso.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida entre o procedimento mais conservador (pulpecto) devido a idade da criança. Mas a questão fala sobre o envolvimento de cripta do dente permanente, o que foi o X da questão para o gabarito de exo.


ID
3446989
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Criança de 6 anos dá entrada em unidade básica de saúde, em companhia da mãe, relatando história de queda da própria altura com trauma em boca e sangramento abundante. Ao exame nota-se luxação extrusiva severa dos dentes 72, 71 e 81 e mobilidade discreta da tábua óssea vestibular.


Frente ao presente caso, assinale a conduta adequada que deve ser adotada pelo Cirurgião-Dentista.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.

    Não pode haver a reposição dos decíduos devido o risco de danificar o germe permanente.

  • Não seria pelo fato de ter sido uma extrusão severa?


ID
3572659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2006
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O conhecimento dos mecanismos biológicos do crescimento e do desenvolvimento humano, em especial do complexo craniofacial, é de fundamental importância na avaliação odontológica em crianças e adolescentes. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.


A correção cirúrgica das fissuras labiopalatinas envolve múltiplos procedimentos que são realizados em função da gravidade da fissura, e, geralmente, o fechamento do palato precede a correção do lábio.

Alternativas

ID
3886285
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As lesões traumáticas em dentes anteriores, um dos grandes problemas da odontologia pediátrica, atinge um número elevado de crianças. Quando solicitado a atender um caso de traumatismo dentário, o profissional deve estar preparado para solucionar não apenas o problema físico da lesão, mas também os problemas emocionais da criança e da família.
Toledo et al., 2012.

Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3886288
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um paciente de oito anos de idade e 22 kg realizou a remoção de uma raiz residual do dente 54 no dia de hoje. A cirurgia ocorreu dentro da normalidade e o paciente foi colaborador durante todo o procedimento.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a medicação e a dosagem recomendada para o controle da dor do paciente.

Alternativas
Comentários
  • Paracetamol - 1 gota/kg 6/6 horas 3 dias

    Dipirona - 1/2 gota/kg 6/6 horas 3 dias

  • 1 kg -15mg

    22----x

    x = 330

    1ml - 500mg

    x--------330

    x= 0,66

    se 1ml tem 20 gotas , 0,66 é igual a 13 gotas. Não tem essa alternativa, porém 11 é o valor mais proximo.


ID
3906496
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de São Roque do Canaã - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre os boticões infantis, qual dos dentes a seguir não é extraído com o boticão número 44?

Alternativas
Comentários
  • O boticão numero 44 é utilizado para extração de molares inferiores, sendo assim, a única exceção é o 65.


ID
3943657
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quando procedimentos operatórios ou cirúrgicos são executados em dentes decíduos inferiores de um paciente infantil, o nervo alveolar inferior deve ser bloqueado. Durante a técnica anestésica, é importante considerar que o forame mandibular, em crianças, está localizado:

Alternativas
Comentários
  • Mais pra baixo e mais posterior

  • Mais para baixo pois a língula fica abaixo do plano oclusal em crianças e mais posterior pois o angulo gônico é mais aberto, o que faz com que o ramo fique mais posterior.


ID
3980293
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

É bastante comum na Odontopediatria relacionar características de personalidade à idade cronológica da criança. Considerando-se o comportamento de uma criança de 2 anos que não colabora, conhecida pela fase “terrível 2 anos”, os cirurgiões-dentistas se referem a tais crianças como estando no estágio:

Alternativas

ID
4859914
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Algumas atitudes executadas pelo cirurgião-dentista, durante a consulta de uma criança com autismo, mostram-se efetivas no sucesso do atendimento.

A respeito das características do autismo, é correto afirmar que o/a

Alternativas
Comentários
  • a) enfermidade ocorre indistintamente em meninos e em meninas. = MAIOR PREVALÊNCIA NO SEXO MASCULINO.

    b) sensibilidade tátil do paciente autista é leve, e eles tendem a recusar contato físico. = SENSIBILIDADE ACENTUADA

    c) profissional deve fazer uso de reforço positivo durante a consulta odontológica de um paciente autista. = gabarito.

    d) autismo é um transtorno de comportamento que se manifesta nos três primeiros anos de vida da criança e segue ao longo da vida adulta. = A CRIANÇA JÁ NASCE COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, PORÉM ESTE COSTUMA SER DIAGNOSTICADO GERALMENTE PROXIMO DOS 3 ANOS; NO BRASIL, O DIAGNÓSTICO É AINDA MAIS TARDIA, GERALMENTE OCORRENDO ENTRE 5 E 7 ANOS DE IDADE.


ID
4863043
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 9 anos, gênero feminino, sofreu queda durante manobra de skate, o que gerou avulsão do dente 11. O dente imaturo foi reimplantado, no consultório odontológico, 30 minutos após a avulsão. A estabilização realizada foi a flexível, por promover a união fibrosa, evitando a anquilose e a reabsorção externa da raiz.

O período de estabilização indicado para esse caso clínico é de

Alternativas
Comentários
  • Dente maduro (ápice completo): fixação semi-rígida 7 a 10 dias

    Dente imaturo (ápice aberto): fixação semi-rígida 3 a 4 semanas

    (Hupp)

    GABARITO: B


ID
4863091
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 12 anos, gênero feminino, apresenta aumento de volume nodular, séssil, medindo 1 cm de diâmetro, avermelhado e ulcerado na gengiva, na altura do dente 13. Sabendo que essa lesão ocorre exclusivamente na gengiva, que se origina da papila interdental e que o padrão microscópico básico é de uma proliferação de fibroblastos associada à formação de material mineralizado, o diagnóstico provável e respectivo tratamento são:

Alternativas
Comentários
  • fibroma ossificante periférico

  • O fibroma ossificante periférico é um crescimento gengival relativamente comum que é considerado mais como uma lesão de natureza reacional do que de natureza neoplásica. A patogênese desta lesão é incerta. Devido às suas semelhanças clínicas e histopatológicas, os pesquisadores acreditam que alguns fibromas ossificantes periféricos se iniciam como granulomas piogênicos que sofrem maturação fibrosa e subsequente calcificação.

    O fibroma ossificante periférico ocorre exclusivamente na gengiva. 

    Neville.

  • O fibroma ossificante periférico é o tumor ósseo não-odontogênico mais comum em crianças (Neville, 2013).


ID
4890466
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
GHC-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente infantil com 25 dias de nascido, após avaliação da equipe de saúde foi indicado para cirurgia de frenotomia lingual em ambulatório, visto que a inserção do freio está prejudicando a amamentação. Sobre as condutas acerca desse procedimento, julgue os itens seguintes como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa correta.
I. Pode-se elencar como instrumentais para realização do procedimento: pinça clínica, tesoura reta e tentacânula.
II. Deve-se deixar preparados, para o início do procedimento, a seringa Carpule, tubete anestésico e agulha.
III. Deve-se deixar preparados, para a finalização da cirurgia, fio de sutura estéril e pinça porta agulha, frequentemente utilizados nesse caso.
IV. Ao final da cirurgia, o paciente deve ser orientado a permanecer de jejum por pelo menos 2 horas para evitar vômitos.

Alternativas

ID
4938451
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente do sexo feminino, com 4 anos de idade, necessita submeter-se à extração do dente 62 devido a um traumatismo dentoalveolar que resultou em grande fratura longitudinal da raiz. A criança é portadora de uma alteração cardíaca que é classificada como alto risco para desenvolvimento de endocardite bacteriana e não é alérgica a medicamentos. O cirurgião dentista deve

Alternativas
Comentários
  • D- prescrever amoxicilina – 50mg/kg de peso corporal via oral 1 hora antes do procedimento


ID
4938454
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O freio lingual é uma prega que liga a superfície ventral da língua ao assoalho da cavidade bucal. A frenectomia lingual é uma cirurgia realizada nos pacientes com diagnóstico de

Alternativas

ID
5092858
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente do sexo masculino, 10 anos, compareceu a urgência odontológica após sofrer uma queda na borda da piscina que ocasionou uma fratura dentária envolvendo esmalte e dentina, expondo a polpa. Essa fratura é classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Não Complicadas : Fraturas de coroa sem exposição Pulpar Complicadas : Fraturas de Coroa com Exposição Pulpar...

ID
5252377
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

“Após sofrer uma queda, uma criança de 5 anos de idade chega ao consultório odontológico, acompanhada dos pais, com sangramento na região do elemento 51. A criança estava muito nervosa e não colaborava com o atendimento. O uso do condicionamento psicológico não foi suficiente para acalmá-la e, portanto, o cirurgião dentista instituiu terapia farmacológica com benzodiazepínico para conseguir realizar o atendimento.”

Marque a alternativa que indica a prescrição mais adequada para o caso:

Alternativas
Comentários
  • Atentar para: Apenas 02 BZP são atualmente recomendados para uso em crianças: Diazepam(0,2-0,5mg/kg) e Midazolam(0,25-0,5mg/Kg).

ID
5509168
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jaguariúna - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No atendimento de bebês na fase de aleitamento materno, o cirurgião deve saber que o leite materno é

Alternativas
Comentários
  • Estudos em animais demonstraram que o leite bovino não é cariogênico e, ao contrário, possui ação cariostática ). Contudo, não há recomendação para seu uso antes do primeiro ano de vida. Além disso, as fórmulas lácteas para alimentação infantil, mesmo aquelas sem sacarose em sua formulação, demonstraram ser cariogênicas . O leite materno, quando comparado com o leite bovino, tem baixo conteúdo mineral, maior concentração de lactose (7 versus 3%) e menor teor de proteínas (1,2 g/100 ml versus 3,3 g/100 ml), mas essas diferenças são provavelmente insignificantes em termos de cariogenicidade.


ID
5537518
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às fraturas condilares em crianças, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • até hoje

  • As fraturas de côndilo em crianças são classicamente causadas por uma queda com trauma sobre o mento. São caracterizadas pelo encurtamento do ramo no lado afetado, causando desvio do mento para o lado da fratura e mordida aberta com achatamento do corpo da mandíbula no lado não acometido. Nas fraturas bilaterais, ocorre o deslocamento posterior da mandíbula, com mordida aberta anterior. O tratamento adequado das fraturas do côndilo depende da idade do paciente, da complexidade da fratura em relação ao seu nível (intracapsular vs. extracapsular) e ao grau de deslocamento, do estado da dentição e da oclusão dentária, bem como da experiência do cirurgião.