SóProvas



Questões de Termos Internacionais Comerciais (Incoterms)


ID
395896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando os Termos Internacionais de Comércio
(INCOTERMS), julgue os itens que se seguem.

Os INCOTERMS são empregados para padronizar os indicadores nacionais e internacionais de comércio, sendo os valores das exportações convencionalmente designados na modalidade FOB (Free on Board) e os das importações na modalidade CIF (Cost, Insurance and Freight).

Alternativas
Comentários
  • Os incoterms também são conhecidos como cláusulas de preço porque a opção por uma ou outra condição de venda quais itens necessariamente devem considerados na apuração do preço final de uma operação de compra e venda.
     Nas exportações, é comum calcular o preço da mercadoria a partir do seu preço no mercado interno mais despesas do preço FOB, para analisar  seu impacto no mercado externo. Ou seja, são apurados o preço da mercadoria no local de embarque e seu possível preço no mercado externo.
     Nas importações o mesmo, o importador apura seus custos com a mercadoria considerando o incoterm CIF.
  • Além de definirem as obrigações de compradores e vendedores em contratos internacionais de compra e venda de mercadorias, os INCOTERMS também são usados como forma de padronizar as estatísticas nacionais e internacionais de comércio. Nesse sentido, as estatísticas das exportações são usualmente apresentadas em base FOB, ao passo que as estatísticas das importações são apresentadas em base CIF (valor acrescido do seguro e do frete internacional).  

    O objetivo dessa padronização (exportações em base FOB e importações em base CIF) é evitar que dois países contabilizem, ao mesmo tempo, custos de transporte e de seguro, o que faria que, ao analisar os números do comércio global, tivéssemos uma visão distorcida das trocas internacionais. Assim, quando o Brasil exporta para os EUA, por exemplo, ele não contabiliza em sua balança comercial os valores de frete e seguro; os EUA, entretanto, na mesma operação, irá contabilizar esses valores.

    FONTE: Ricardo Vale - Estratégia Concursos

  • Resposta: Certo


ID
395899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando os Termos Internacionais de Comércio
(INCOTERMS), julgue os itens que se seguem.

Na modalidade FOB, o exportador é responsável pela mercadoria até o momento em que ela cruzar a murada da embarcação, quando de seu embarque, sendo de responsabilidade do importador todos os custos relativos ao frete e ao seguro.

Alternativas
Comentários
  • FOB (Free on board) significa que o vendedor entrega os bens quando eles transpõem a amurada do navio (ship’s rail) nomeado pelo comprador, no porto de embarque designado.

    Isso significa que o comprador deve arcar com todos os custos e riscos de perda ou dano aos bens a partir daquele ponto.

    CERTO
  • Pessoal, esta questão está desatualizada.

    Os INCOTERMS 2000 não estão valendo desde 31/12/2010.

    A partir de 01/01/2011 estão valendo os INCOTERMS 2010, e muita coisa mudou.

    Por exemplo, olhem o texto do termo FOB pelo INCOTERMS 2010:

    "O vendedor encerra as suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria, desembaraçada para exportação, é entregue, arrumada, a bordo do navio no porto de embarque, ambos indicados pelo comprador, na data ou dentro do período acordado."  Termo exclusivo para transporte marítimo ou hidroviário interior.
  • O comentário do colega é verdadeiro, mas a Cespe utlizou da norma 2000, vide o assunto de acordo com qual a questão foi analisada.
  • A nova regra (2010) prevê que, em FOB, o exportador se libera da obrigação quando do efetivo embarque no navio e não mais da transposição da murada.
    Questão perigosa porque os INCOTERMS 2000 ainda sao aplicados, valendo a vontade manifestada no contrato.
     

  • Em relação ao comentário do colega ERB, há um pequeno equívoco no diz respeito à validade do INCOTERMS 2000, eles continuam valente; não só ele como todas as versões anteriores dos anos de 1936, 1953, 1967, 1976, 1980, 1990, 2000 e 2010, pois e livre a contratação, entre as partes, da versão que melhor atenda aos seus interesses e/ou se adéque as duas necessidades.

  • Aí galera, tenho um bizú para diferenciar as modalidades CIF e FOB. É meio idiota, mas eu nunca mais esqueci a diferença entre os dois depois que inventei esse memorex.
    Lá vai:
    1 - raciocinem sempre do ponto de vista do EXPORTADOR;
    2 - então se a modalidade é FOB, significa que o exportador é FOB (o exportador é FODA), ou seja, será o importador que irá arcar com todos os custos da aquisição da mercadoria (fretes, seguros, etc); e
    3 - mas se a modalidade é CIF, significa que o exportador CIF (o exportador CIFudeu), ou seja, é ele que irá arcar com tais custos.
    Então:
    FOB - o exportador é FODA;
    CIF - o exportador CIFudeu.
    É isso.
    Sucesso a todos!



     

  • Um ajuste importante que foi implementado na versão 2010 dos
    Incoterms em relação à versão 2000 é que, na versão anterior, o momento da
    transferência de responsabilidade continha a expressão “ao cruzar a
    amurada do navio” (era o famoso FOB “pendurado”), enquanto a versão
    atual define o momento de transferência como aquele em que a mercadoria
    estiver efetivamente a bordo.
  • Incoterms® 2020

    FOB

    FREE ON BOARD (named port of shipment)

    LIVRE A BORDO (porto de embarque nomeado)

    O vendedor encerra suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria, desembaraçada para a exportação, é entregue, arrumada, a bordo do navio no porto de embarque, ambos indicados pelo comprador, na data ou dentro do período acordado.

    Utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior).

    http://www.aprendendoaexportar.gov.br/index.php/incoterms/2-uncategorised/835-incoterms-2020-tabela-resumo


ID
395902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando os Termos Internacionais de Comércio
(INCOTERMS), julgue os itens que se seguem.

Em uma operação comercial regida pelo termo CIF, o importador assume todos os custos e responsabilidades sobre a mercadoria desde o seu embarque até a sua entrega no local de destino final, independentemente da modalidade de transporte selecionada.

Alternativas
Comentários
  • CIF - Cost, Insurance and Freight (marítimo, fluvial ou lacustre)
    • A responsabilidade sobre a mercadoria é transferida do vendedor para o comprador no momento da transposição da amurada do navio no porto de embarque;
    • O vendedor é o responsável pelo pagamento dos custos e do frete necessários para levar a mercadoria até o porto de destino indicado;
    • O comprador deverá receber a mercadoria no porto de destino e daí para a frente se responsabilizar por todas as despesas;
    • O vendedor é responsável pelo desembaraço das mercadorias para exportação;
    • O vendedor deverá contratar e pagar o prêmio de seguro do transporte principal;
    • O seguro pago pelo vendedor tem cobertura mínima, de modo que compete ao comprador avaliar a necessidade de efetuar seguro complementar;
    • Os riscos a partir da entrega (transposição da amurada do navio) são do comprador;
  • Questão DESATUALIZADA.

    INCOTERMS 2000 não são mais válidos.


    Desde 01/01/2011 estão valendo os INCOTERMS 2010.

    Para o termo CIF:

    "Além de arcar com as obrigações e riscos previstos para o termo FOB, o vendedor contrata e paga frete, custos e seguro relativos ao transporte da mercadoria té o porto de destino combinado."

    É termo exclusivo para transporte marítimo ou hidroviário interior.

    ATENÇÃO: o termo FOB mudou bastante! Agora a responsabilidade passa para o comprador depois que o vendedor entrega a mercadoria, desembaraçada para a exportação, ARRUMADA A BORDO DO NAVIO no porto de embarque.

    Ou seja, não existe mais aquele papo de "passar a amurada do navio".
  • As CIF são as mesmas regras do FOB, ou seja, a transferencia da responsabilidade dá-se com o embarque da mercadoria, sendo que a obrigação pelo seguro e pelo frete é do vendedor.

    Os Incoterms estabelecidos nas versões anteriores continuam válidos, podendo ser utilizados nos contratos celebrados nos dias atuais.

    Fonte: Comércio Internacional e Legislação Aduaneira, Rodrigo Luz, 2011. pagina 402 e 408.
  • Não caiamos na história de tabela de incoterms desatualizada, pois os incoterms não caducam.  As transações comerciais internacionais podem ser feitas em qualquer edição dos incoterms, basta que a negociação cite a edição, a exemplo FOB, incoterms 2000.
  • Incoterms® 2020

    CIF

    COST, INSURANCE AND FREIGHT (named port of destination)

    CUSTO, SEGURO E FRETE (porto de destino nomeado)

    Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FOB, o vendedor contrata e paga frete, custos e seguro relativos ao transporte da mercadoria até o porto de destino combinado.

    Utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior).

    http://www.aprendendoaexportar.gov.br/index.php/incoterms/2-uncategorised/835-incoterms-2020-tabela-resumo


ID
395908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando os Termos Internacionais de Comércio
(INCOTERMS), julgue os itens que se seguem.

No termo EXW (Ex Works), o vendedor se compromete a entregar a mercadoria no destino final indicado pelo comprador sem quaisquer ônus, para este, relativos a embarque, frete e seguro.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade , da modalidade EX WORKs ocorre exatamente o contrário : A Mercadoria é entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor.

    Fonte:http://www.aprendendoaexportar.gov.br/sitio/paginas/comExportar/incCategorias.html
  • ERRADO

    EXW (Ex Works)  - não há desembaraço aduaneiro.
    obrigações mínimas para o vendedor.
    defini-se um local onde será a coleta da mercadoria. coleta esta que é feita pelo importador


    A persistência é o menor caminho do êxito.   Charles Chaplin
  • INCOTERMS 2000 não valem mais.

    Vide texto do EXW pelos novos INCOTERMS 2010. (válidos desde 01/01/2011)

    "O vendedor limita-se a colocar a mercadoria à disposição do comprador no seu domicílio, no praxo estabelecido, não se responsabilizando pelo desembaraço para exportação nem pelo carregamento da mercadoria em qualquer veículo coletor."

    RESUMINDO: o vendedor entrega no "chão da sua fábrica". O comprador que "se vira" com tudo!

    Nota 01: termo válido para qualquer modalidade de transporte que for adotada posteriormente.

    Nota 02: NO CASO DE EXPORTAÇÃO BRASILEIRA, como o comprador estrangeiro não dispõe de condições legais para providenciar o desembaraço para saída dos bens do país, fica subentendido que esta providência É ADOTADA PELO VENDEDOR SOB SUAS EXPENSAS E RISCOS.
  • ATENÇÃO: 

    Os INCOTERMS 2010 estão em vigor desde 01/01/2011, porém eles não revogam as versões anteriores. Consistem, simplesmente, em uma nova versão. Nada impede que exportadores e importadores negociem contratos internacionais de compra e venda de mercadorias baseando-se em versões distintas da atual, desde que isso seja especificado no contrato.

    Exemplo: EXW (INCOTERMS 1990).
  • Incoterms® 2020

    EXW

    EX WORKS (named place of delivery)

    NA ORIGEM (local de entrega nomeado)

    O vendedor limita-se a colocar a mercadoria à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, no prazo estabelecido, não se responsabilizando pelo desembaraço para exportação nem pelo carregamento da mercadoria em qualquer veículo coletor.

    Utilizável em qualquer modalidade de transporte.

    Nota: em virtude de o comprador estrangeiro não dispor de condições legais para providenciar o desembaraço para saída de bens do País, fica subentendido que esta providência é adotada pelo vendedor, sob suas expensas e riscos, no caso da exportação brasileira.

    http://www.aprendendoaexportar.gov.br/index.php/incoterms/2-uncategorised/835-incoterms-2020-tabela-resumo


ID
395911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando os Termos Internacionais de Comércio
(INCOTERMS), julgue os itens que se seguem.

Como os INCOTERMS não são objeto de nenhum acordo internacional vinculante, o seu emprego em contrato internacional de compra e venda é facultativo.

Alternativas
Comentários
  • Os “Incoterms” não são de aplicação obrigatória e sim facultativa, dependendo a sua utilização da manifestação da vontade e acordo entre as partes contratantes. No entanto, frequentemente, o sucesso dos negócios internacionais depende da prévia definição, tão clara e precisa quanto possível, dos diversos deveres e obrigações que impendem sobre cada uma das partes no âmbito dos contratos (ex. saber quem é responsável pelo desalfandegamento das mercadorias na exportação/importação; pela embalagem das mercadorias; por conta de quem correm os custos do transporte; do seguro e do frete; qual o momento em que as mercadorias passam a ser da responsabilidade do comprador; quem é responsável pela perda, extravio, ou defeito dos bens, etc.).

    fonte: http://www.portugalglobal.pt/PT/Internacionalizar/GuiadoExportador/Paginas/2Incoterms%28TermosdeCom%C3%A9rcioInternacional%29.aspx
  • Justamente o emprego no contrato internacional é facultativo, porém para operacionalizar o desembaraço aduaneiro, mister se faz a informação do incoterms no SISCOMEX, que embora esteja passando por mudanças, não aceita transação sem incoterms.
  • Cuidado: realmente ele é facultativo, mas... uma vez adotado, tem que ser seguido!

  •  ninguém é obrigado a utilizar os Incoterms. Eles não constituem
    leis, e não determinam a contratação de vendas internacionais, segundo qualquer
    dos parâmetros ali fornecidos. Mas, por sua praticidade, são amplamente utilizados.

     

    Felipe Petrachini

  • De fato, são facultativos, mas, no entanto, caso sejam adotados eles vinculam as partes!


ID
395917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando as modalidades e a contratação de transporte e de
seguro, julgue os itens a seguir.

O transporte multimodal de carga envolve diferentes veículos e modalidades de transporte contratadas junto a distintos operadores que prestam diretamente o serviço ou que o subcontratam.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 9.611, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998
    Art. 2º Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal.
  • isso é definição de intermodal


ID
395923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando as modalidades e a contratação de transporte e de
seguro, julgue os itens a seguir.

A contratação do seguro para cobertura de riscos na movimentação de cargas é condição indispensável nas operações de comércio exterior.

Alternativas
Comentários
  • A contratação de seguro no Comercio Internacional é facultativa , exceto se estabelecido contratualmente.
  • Seria ótimo se o colega pudesse citar a fonte dessa informação. Para quem está estudando, consultar a fonte ajuda a tornar o aprendizado mais interessante.
  • Acho que um agradecimento ao comentário cabe antes de sugestão à colocação de fonte!
  • Oi pessoal, não sei aonde pegar essa informação para estudo, como pediu o colega, mas quem já trabalhou na área sabe que a questão está errada por um simples motivo: se o importador ou exportador não quiser pagar o seguro, a carga de qualquer modo será exportada ou importada (ou seja, não é condição indispensável)
    Claro que não é aconselhável, porque corre um risco muito grande, principalmente quando a mercadoria tem um alto valor agregado.

    Agora, "linkando" com outro assunto, os INCOTERMS são de uso facultativos, mas caso os contratantes venham a utilizá-los, dai eles tem efeito vinculante, ou seja, eles obrigatóriamente devem ser seguidos. Aonde quero chegar:

    Existem 2 tipos de INCOTERMS que OBRIGAM o exportador a pagar o SEGURO:
    CIF (quando o exportador paga o frete e o SEGURO INTERNACIONAL) - usado somente na modalidade marítima.
    CIP (quando o exportador paga o frete e o SEGURO INTERNACIONAL) - usado em qualquer modalidade.

    Resumindo:
    O Seguro Internacional é FACULTATIVO.
    Mas se caso os contratantes utilizarem INCOTERM - CIF ou CIP, dai ele se torna OBRIGATÓRIO.

    Espero ter ajudado.

    Bons Estudos!

ID
395926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando as modalidades e a contratação de transporte e de
seguro, julgue os itens a seguir.

A responsabilidade pela contratação do seguro internacional de transporte de mercadoria depende de acordo entre as partes da operação comercial, o qual estará expresso no INCOTERM a ela aplicado.

Alternativas
Comentários
  • Incoterms são termos usados nas trocas internacionais, desenvolvidos pela Câmara Internacional de Comércio para definir as responsabilidades dos vendedores e dos compradores, de uma forma clara, concisa e precisa. Inclusive a responsabilidade pela contratação do seguro internacional de transporte de mercadoria.
  • Resposta: Certo


ID
395929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando as modalidades e a contratação de transporte e de
seguro, julgue os itens a seguir.

Em operações regidas pelo termo FOB, é facultativa ao importador a contratação do seguro de transporte de mercadoria.

Alternativas
Comentários
  • FOB - Free on Board
    Realmente, o seguro fica por conta do importador, então a este é "facultado" a contratação.

    Nesse termo, a responsabilidade do vendedor, sobre a mercadoria, vai até o momento da transposição da amurada do navio ("ship's rail"), no porto de embarque, muito embora a colocação da mercadoria a bordo do navio seja também, em princípio, tarefa a cargo do vendedor.
    O termo FOB exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação.
    Ressalte-se que o transportador internacional é contratado pelo comprador (importador). Logo, na venda "FOB", o exportador precisa conhecer qual o termo marítimo acordado entre o comprador e o armador, a fim de verificar quem deverá cobrir as despesas de embarque da mercadoria.
    Esse termo só pode ser utilizado no transporte aquaviário (marítimo fluvial ou lacustre).
  • Resposta: Certo

  • Incoterms 2020

    FOB

    FREE ON BOARD (named port of shipment)

    LIVRE A BORDO (porto de embarque nomeado)

    O vendedor encerra suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria, desembaraçada para a exportação, é entregue, arrumada, a bordo do navio no porto de embarque, ambos indicados pelo comprador, na data ou dentro do período acordado.

    Utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior).

    http://www.aprendendoaexportar.gov.br/index.php/incoterms/2-uncategorised/835-incoterms-2020-tabela-resumo


ID
395932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando as modalidades e a contratação de transporte e de
seguro, julgue os itens a seguir.

O transporte intermodal envolve o emprego de diferentes modalidades de transporte cuja contratação é reunida em um único instrumento.

Alternativas
Comentários
  • Errada
    Esta é a definição de transporte multimodal. "Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal – OTM."
    Fonte: http://www.antt.gov.br/faq/multimodal.asp
  • Complementando a informação do Edi-CM...

    O conceito de Transporte Multimodal é o definido pela Lei 9.611/98, já o termo Transporte Intermodal não possui mais base jurídica, pois a legislação que o definiu, a Lei 6.288/75 (dispõe sobre a utilização, movimentação e transporte, inclusive intermodal, de mercadorias em unidades de carga) foi revogada. Embora a primeira Lei revogue esta última, o conceito de Transporte Intermodal não foi substituído pelo de Transporte Multimodal, pois há diferenças conceituais entre os dois termos.

    Transporte Intermodal refere-se a uma mesma operação que envolve dois ou mais modos de transporte, onde cada transportador emite um documento e responde individualmente pelo serviço que presta.   

    Diferenças da Intermodalidade e da Multimodalidade

    A intermodalidade e a multimodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final por modalidades diferentes.

    A intermodalidade caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores. Na multimodalidade, ao contrário, existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este documento é emitido pelo OTM (Operador de Transporte Multimodal), que também toma para si a responsabilidade total pela carga sob sua custodia.

ID
395965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando as diferentes modalidades de pagamento previstas na
legislação brasileira, julgue os itens seguintes.

Na modalidade denominada carta de crédito, cabe ao banco emitente pagar diretamente ao beneficiário ou indicar um banco designado para proceder ao pagamento.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    carta de crédito (em inglês: Letter of credit, ou simplesmente L/C) é um dos instrumentos básicos do comércio internacional, como meio de providenciar ao comprador e vendedor de uma mercadoria, normalmente em países diferentes, um sistema para certificar a segurança de ambos. Consiste de uma carta endereçada pelo banco do comprador, aos custos do comprador, a um vendedor, autorizando-o a dispor de uma determinada quantia de dinheiro desde que se cumpram determinados termos e providenciando condicionalmente ou incondicionalmente o pagamento.
    FONTE:  
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_de_cr%C3%A9dito
  • A carta de crédito, também conhecida por crédito documentário, é a modalidade de pagamento mais difundida no comércio internacional, pois oferece maiores garantias, tanto para o exportador como para o importador.

    É um instrumento emitido por um banco (o banco emitente), a pedido de um cliente (o tomador do crédito). De conformidade com instruções deste, o banco compromete-se a efetuar um pagamento a um terceiro (o beneficiário), contra entrega de documentos estipulados, desde que os termos e condições do crédito sejam cumpridos.

    Por termos e condições do crédito, entende-se a concretização da operação de acordo com o combinado, especialmente no que diz respeito aos seguintes itens: valor do crédito, beneficiário e endereço, prazo de validade para embarque da mercadoria, prazo de validade para negociação do crédito, porto de embarque e de destino, discriminação da mercadoria, quantidades, embalagens, permissão ou não para embarques parciais e para transbordo, conhecimento de embarque, faturas, certificados, etc.

    A carta de crédito é uma ordem de pagamento condicionada, ou seja, o exportador só terá direito ao recebimento se atender a todas as exigências por ela convencionadas.

    Fonte: www.mdic.gov.br/sistemas_web/aprendex/default/index/conteudo/id/174

  • No material que eu consulto, em nenhum momento diz que o banco emitente faz o pagamento ao beneficiário. Nele está dito que quem faz esse pagamento ou é o banco avidador ou o banco designado, lembrando que agências de bancos brasileiros instalados no exterior são considerados outros bancos.

ID
548071
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os Termos Internacionais de Comércio, conhecidos como Incoterms, são termos padronizados, elaborados pela Câmara de Comércio Internacional, que definem com precisão as responsabilidades dos contratantes, ou seja, do vendedor e do comprador, nas operações de compra e venda internacionais. A respeito dos Incoterms, analise as afirmativas a seguir.

I – Os Incoterms são sempre compostos por três letras maiúsculas e estão divididos em quatro grupos representados pelas iniciais E, F, C e D.

II – É sempre uma responsabilidade do vendedor (exportador) fornecer a mercadoria, e do comprador (importador) pagar o preço nos prazos negociados, independente do Incoterm escolhido pelas partes.

III – Existem Incoterms que são usados exclusivamente para quando o transporte principal é feito por modal aquaviário, como o FAS e o FOB, por exemplo.

IV – Enquanto o Incoterm EXW é o que exprime a menor obrigação para o vendedor, o Incoterm DDP é o que exprime a maior responsabilidade possível para o vendedor.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Fim complementar a questão:

    I - Classificação do Incoterms pode ser quanto aos modos de transporte, quanto ao seguro e quanto à entrega. As letras são determinadas quanto à classificação do Incoterms por entrega.

    II - Vincular o Incoterm a um contrato de compra e venda internacional não descaracteriza a obrigação de comprador pagar ao vendedor o que comprou. Uma vez que o uso do Incoterms é facultativo.

    III - Incoterms usados exclusivamente para quando o transporte principal é feito por modal aquaviário, são :

    FAS

    FOB

    CFR

    CIF

     

     

  • LETRA- E


ID
561319
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A Empresa Brasileira S.A. recebeu uma encomenda do governo japonês para exportação de quatro navios-tanques de etanol para testes naquele país. O pedido foi feito formalmente nos termos CIF-Cost, Insurance and Freight (custo, seguro e frete). Nesse contexto, analise as obrigações do exportador brasileiro, apresentadas a seguir.
I - Colocar a mercadoria no porto de origem com seguro pago.
II - Disponibilizar a mercadoria no armazém produtor para que seja coletada pelo importador através de seu agente.
III - Colocar a mercadoria no porto de destino, com frete e seguro pagos.
IV - Pagar as despesas geradas no local de produção, inclusive seguro, até o porto de destino.
É(são) obrigação(ões) do exportador brasileiro APENAS

Alternativas
Comentários
  • Qual é o significado de CIF?

    Essas siglas têm origem no inglês e estão relacionadas com o momento em que o pagamento do frete é feito. ... Frete CIF: Cost, Insuranse and Freight, que querem dizer custo, seguro e frete. Em outras palavras, a responsabilidade do embarcador vai até a entrega das mercadorias em seu destino.

    I - Porto de destino - E

    II- Inconterm EXW - E

    III- Veja que ele citou apenas frete e seguro , mas não restringiu com '' apenas'' , pois tbm deveria colocar custo , por isso, C

    IV- Conforme a definição do início do comentário - C


ID
565831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os termos que regem as obrigações de cada uma das partes em uma transação comercial internacional, quanto aos deveres e obrigações, principalmente nos serviços de logística, possuem regras claras e definidas previamente entre importador e exportador, representadas por siglas universais. Algumas das siglas mais utilizadas são as seguintes: FCA, FOB, CIF e CFR. No comércio internacional, a qual órgão ou tratado específico essas siglas estão associadas?

Alternativas
Comentários
  • Os Termos Internacionais de Comércio (ICOTERMS) são regras que definem os direitos e obrigações das partes, indicando em que local e momento termina a responsabilidade do exportador e começa a responsabilidade do importador.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Incoterms

  • Incoterms 2010 (Termos internacionais de comércio) - Deveres e obrigações do exportador e importador

    A partir de 1.º de janeiro de 2011 entrou em vigor a versão Incoterms 2010, que não incorpora quatro termos da versão 2000 e inclui dois novos termos, reduzindo de treze para onze o número de Incoterms. Observe-se, entretanto, que as versões 2000 e anteriores continuam valendo, e podem ser aplicadas desde que haja vontade manifesta das partes envolvidas.


ID
565834
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Entre as siglas FOB e FCA, empregadas no comércio internacional, existe uma pequena diferença de responsabilidades imputadas a importadores/compradores e exportadores/vendedores. Nessa perspectiva, analise os itens a seguir, referentes a essas responsabilidades.
I – FOB - responsabiliza exportador/vendedor por perdas e danos da carga até esta cruzar a amurada do navio.
II – FCA - responsabiliza o exportador/vendedor pela entrega da carga ao agente indicado pelo importador na origem.
III – FCA - responsabiliza o comprador/importador por danos à carga no momento de encher o contêiner marítimo na origem.
IV – FOB - importador/comprador contrata e negocia o frete marítimo.
Dentre as responsabilidades apresentadas, está(ão) corretas(s) APENAS a(s)

Alternativas
Comentários
  • FOB - (Free on board) - Vendedor tem obrigação de entregar a mercadoria A BORDO do navio escolhido pelo comprador, no porto de embarque. Somente transporte maítimo ou hidroviário interior. Frete e seguro por conta do comprador/importador.

    FCA ( Free Carrier) - Vendedor entrega mercadoria ao transportador arcando com o desembaraço aduaneiro de exportação. Qualquer modo de transporte ou multimodal.

  • Resposta: E


ID
748270
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O termo de comércio que implica compromisso mínimo para o vendedor, restringido-o à entrega da mercadoria ao comprador em sua propriedade ou em outro local designado, não desembaraçada para exportação e não embarcada em qualquer veículo coletor é:

Alternativas
Comentários
  • EXW – Ex Works – o produto e a fatura devem estar à disposição do importador no estabelecimento do 
    exportador. Todas as despesas e quaisquer perdas e danos a partir da entrega da mercadoria, inclusive o 
    despacho da mercadoria para o exterior, são da responsabilidade do importador. Quando solicitado, o 
    exportador deverá prestar ao importador assistência na obtenção de documentos para o despacho do produto. 
    Esta modalidade pode ser utilizada com relação a qualquer via de transporte. 
    Dentre os termos, este é o que acarreta compromisso mínimo para o vendedor.
    Resposta d)
  • Free Carrier - FCA (Livre no transportador): O vendedor entrega as mercadorias, desembaraçadas para exportação, ao transportador designado pelo comprador, no local nomeado.

    Free on Board - FOB (Livre a Bordo): O vendedor entraga as mercadorias quando elas transpõem a amurada do navio no porto de embarque designado. O FOB deve ser utilizado apenas para transporte MARÍTIMO ou HIDROVIÁRIO INTERIOR.

    Delivered Ex Ship - DES (Entregue no navio): O vendedor entrega as mercadorias quando elas são colocadas à disposição do comprador a bordo do navio no porto de destino nomeado.

    Ex Works - EXW (Na origem): O vendedor enrega as mercadorias quando as coloca à disposição do comprador, em sua propriedade ou outro local nomeado não desembaraçadas para exportação e não embarcadas em qualquer veículo coletor.

    Carriage Paid To - CPT (Transporte pago até): O vendedor entrega as mercadorias ao transportador designado pelor ele, mas o vendedor deve, alé disso, pagar o custo do transporte necessário para levar as mercadorias para o destino nomeado.


    Logo, resposta correta: letra "D".
  • EX WORKS é o que gera o menor compromisso ao vendedor, já que ele sequer é responsável por desembaraçar as mercadorias. O Ex Works figura em uma ponta e, na outra extremidade, está o DELIVERED  DUTY PAID no qual o vendedor, além do desembaraço, assume todos os riscos e custos, inclusive impostos, taxas e outros encargos incidentes na importação, sendo a opção que gera o maior encargo ao vendedor.

     

    http://www.camex.gov.br/legislacao/interna/id/772

  • O termo EXW ou Ex-Works como se acostuma falar, pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte, seja ela terrestre, marítima ou aérea. Ao se fechar um contrato do tipo EXW, o vendedor somente tem que disponibilizar a mercadoria no local e data marcada. A partir daí, o comprador deve providenciar o transporte da mercadoria e arcar com todos os riscos de transporte.

  • O INCOTERM 2010 que implica compromisso mínimo para o vendedor é o EXW. O vendedor limita-se a colocar a mercadoria à disposição do comprador no seu domicílio, no prazo estabelecido, não se responsabilizando pelo desembaraço para exportação nem pelo carregamento da mercadoria em qualquer veículo coletor.

    Gabarito: D


ID
793000
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Falso. A Convenção das Nações Unidas sobre os Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG, na sigla em Inglês, ou CVIM, na sigla em Francês), mais conhecida como Convenção de Viena, de 1980, entrou em vigor em 1988. Esta Convenção surgiu no âmbito da Comissão das Nações Unidas de Direito do Comércio Internacional UNCITRAL (United Nations Commission on International Trade Law) que vem atuando na uniformização e regulamentação da compra e venda internacional. Apesar de ter sido ratificada por mais de 70 países, a referida convenção ainda não foi ratificada pelo Brasil.

    b) Falso. A competência é da CAMEX, conforme inciso XIX do art. 2º, do Decreto 4.732, de 2003.

    c) Falso. A autonomia da vontade das partes é princípio basilar dos contratos internacionais e consequentemente da Convenção de Viena.

    d) Correto.

    e) Falso. Os Incoterms estão divididos em dois grupos: os termos utilizados para os diversos meios de transporte (terrestre, aéreo, marítimo, fluvial e ferroviário, incluindo o multimodal) e aqueles utilizados apenas no transporte marítimo ou águas internas.

    Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=325880&langid=1
  • O Brasil só ratificou a convenção mencionada em 2013, de modo que ela não teve impacto na jurisprudência brasileira a partir de sua origem, na década de 1980. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está incorreta, pois a função de alterar a nomenclatura comum do MERCOSUL cabe à CAMEX, segundo o inciso XIX do art. 2º, do Decreto 4.732, de 2003.

    A alternativa (C) está incorreta, pois o princípio da autonomia da vontade está presente na CISG.

    A alternativa (D) está correta.

    A alternativa (E) está incorreta, pois os INCOTERMS não se limitam a estabelecer regras para as modalidades marítima e aérea. Na realidade, eles são divididos em dois grupos: termos referentes a qualquer modal de transporte e termos referentes somente ao modal aquático, seja marítimo ou fluvial. 


  • Atualizando

    O texto da CISG foi aprovado pelo Congresso Nacional Brasileiro em 2012 e entrou em vigor em 1º de abril de 2014.

    A Convenção das Nações Unidas para a Venda Internacional de Mercadorias ou Convenção de Viena de 1980 se aplica a um contrato quando o vendedor e o comprador estiverem domiciliados em países que a tenham adotado. Também será aplicável no caso de as partes contratantes elegerem a Lei de um país signatário para reger o contrato.

    Sua aplicação pode ser afastada, em todo ou em parte, desde que as partes contratantes expressem a exclusão no texto do contrato. O silêncio das partes é entendido como consentimento para aplicação da CISG.

  • Achei que a D estava errada por que INCOTERMS estabelecem os custos e obrigações/ responsabilidades. 

  • Fim complementar o mencionado pela colega na letra a)

    DECRETO LEGISLATIVO Nº 538, DE 2012

    Aprova o texto da Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias, estabelecida em Viena, em 11 de abril de 1980, no âmbito da Comissão das Nações Unidas para o Direito Mercantil Internacional.

     

    Ou seja, a adesão do Brasil à CVIM foi aprovada pelo Congresso Nacional em 18/10/2012 , por meio do Decreto Legislativo n° 58/2012. Essa apovação do CN representou uma autorização para que o Estado Brasileiro pudesse aderir ao Tratado, o que foi feito no dia 04/03/2013. E a CVIM passou a entrar em vigor a partir de 01/04/2014. 

     

     

  • a) Afirmativa errada. A Convenção foi celebrada em 1980, mas foi aprovada pelo Congresso Nacional brasileiro em 2012, por meio do Decreto Legislativo nº 538/2012.

    b) Afirmativa errada. A NCM pode ser alterada pela CAMEX, não pela SECEX, conforme vimos na aula sobre o Sistema Administrativo brasileiro.

    c) Afirmativa errada. A Convenção adota, expressamente, o princípio de autonomia da vontade, que permite às partes a exclusão da aplicação da Convenção, ou a derrogação de qualquer de suas disposições ou modificação de seus efeitos.

    d) Afirmativa certa. Os INCOTERMS estabelecem a distribuição de custos e responsabilidades para entrega da mercadoria entre os compradores e vendedores.

    e) Afirmativa errada. Os INCOTERMS estabelecem regras para todos os meios de transporte, e não apenas para os modais marítimo e aére0. 

    Gabarito: D


ID
816145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Com respeito ao funcionamento do comércio exterior no Brasil, julgue os itens a seguir.

A red clause — cláusula pertinente às cartas de créditos —, geralmente instituída para fornecer ao beneficiário meios de adquirir matéria-prima ou fabricar produto a ser exportado, permite ao exportador receber, antecipadamente, o valor total ou parcial do crédito, normalmente contra recibo ou promessa de embarque.

Alternativas
Comentários
  • Red Clause é uma cláusula posta numa carta de crédito, sob a qual se permite efetuar adiantamentos ao beneficiário, sem apresentação dos documentos exigidos na carta de crédito.

    Red clause significa "cláusula vermelha" em inglês; seu nome decorre do fato de que ela era grifada em vermelho na carta de crédito, para destacá-la.

    É, na prática, um pagamento antecipado por conta do credor. O pagamento é feito contra recibo, porquanto realizado antes do embarque dos bens. A red clause também estabelece se o pagamento é total ou parcial.

    Essa cláusula só poderá ser usada quando o importador deposita muita confiança no exportador; isso porque a carta de crédito deixa de oferecer a segurança peculiar dessa modalidade de operação.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ID
970771
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TERMOBAHIA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os contratos internacionais de compra e venda são regulados pelos Incoterms que consolidam as responsabilid des das partes. A modalidade na qual, além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FOB, o vendedor contrata e paga frete,custos e seguro relativos ao transporte da mercadoria até o porto de destino combinado, é classificado como:

Alternativas
Comentários
  • Segundo os INCOTERMS (International Commercial Terms), em2010, as codificações das modalidades de vendas entre Importador e Exportador são:

    1. O EXW – Works
    Representa obrigação mínima para o Exportador. A mercadoria fica à disposição do Importadorno estabelecimento comercial do Exportador.
    Essa modalidade é mais usada por grandes importadores combinados com pequenos exporta-dores, devido ao diferente poder de barganha comercial na negociação dos serviços e logística.

    2. FCA – Free Carrier
    A mercadoria fica à disposição do transportador no estabelecimento comercial do exportador, do transportador ou em local escolhido pelo importador.
    É aconselhável que comprador e vendedor  definam claramente esse local, que será eleito o ponto de transferência das responsabilidades entre ambos. Caberá ao exportador o desemba-raço aduaneiro de exportação. O FCA é utilizado para qualquer modal de transporte.

    3. FOB – Free On Board
    A mercadoria fica à disposição do importador a bordo do navio no porto de origem.
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no porto de origem a partir do embarque da mercadoria desembaraçada para exportação no navio.
    O FOB é utilizado exclusivamente para o transporte marítimo.

    4. FAS – Free Alongside Ship
    A mercadoria fica à disposição do importador ao lado do navio em um pier, cais ou barca designados pelo comprador.
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no porto de origem antes do embarque da mercadoria que já deverá estar desembaraçada para exportação.
    O FAS é utilizado exclusivamente para o transporte marítimo.
     
    5. CFR – Cost and Freight
    A mercadoria fica à disposição do importador a bordo do navio no porto de origem.
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no porto de origem a partir do embarque da mercadoria que já deverá estar  desembaraçada para exportação.
    Caberá ao exportador a contratação e o pagamento do frete internacional.
    O CFR é utilizado exclusivamente para o transporte marítimo.

    6. CIF – Cost Insurance and Freight
    A mercadoria fica à disposição do importador a bordo do navio no porto de origem.
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no porto de origem a partir do embarque da mercadoria que já deverá estar  desembaraçada para exportação.
    Caberá ao exportador a contratação e o pagamento do frete  e do seguro internacionais.
    O CIF é utilizado exclusivamente para o transporte marítimo.
  • Continuando...

    7. CPT – Carriage Paid To
    A mercadoria fica à disposição do transportador em local designado por este ou pelo importador no país de origem.
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no ponto combinado para entrega da carga já desembaraçada ao transportador. É aconselhável a clara designação desse ponto. Caberá ao exportador a contratação e o pagamento do frete internacional.
    O CPT é utilizado para qualquer modal de transporte.

    8. CIP – Carriage and Insurance Paid
    A mercadoria fica à disposição do transportador em local designado por este ou pelo importador no país de origem.
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no ponto combinado para entrega da carga já desembaraçada ao transportador. É aconselhável a clara designação desse ponto. Caberá ao exportador a contratação e o pagamento do frete  e do  seguro internacionais.
    O CIP é utilizado para qualquer modal de transporte.
     
    9. DAT – Delivered At Terminal
    A mercadoria fica à disposição do importador no terminal de carga designado por ele no país de destino.
    As responsabilidades do processo logístico são todas do exportador até a entrega da carga, ainda por ser desembaraçada na importação. Caberá ao exportador a contratação e o pagamento de todos os serviços logísticos desta operação incluindo o seguro e o frete internacionais.  
    O DAT é utilizado para qualquer modal de transporte.

    10. DAP – Delivered At Place
    A mercadoria fica à disposição do importador em qualquer lugar por ele designado no país de destino.
    As responsabilidades do processo logístico são todas do exportador até a entrega da carga, ainda por ser desembaraçada na importação e desembarcada. Caberá ao exportador a contratação e o pagamento de todos os serviços logísticos desta operação incluindo o seguro e o frete internacionais. 
    O DAP é utilizado para qualquer modal de transporte.
     
    11. DDP – Delivered Duty Paid
    A mercadoria fica à disposição do importador em seu estabelecimento comercial.
    As responsabilidades do processo logístico são todas do exportador até a entrega da carga desembaraçada e desembarcada onde o importador determinar. Caberá ao exportador a contratação e o pagamento de todos os serviços logísticos inclusive os tributos da nacionalização.
    O DDP é utilizado para qualquer modal de transporte.
  • Que questão escrota viu! 11 tipos de INCOTERMS!

  • são 11, no entanto, 99,99999% das operações comerciais são realizadas pelo CIF e FOB, portanto, focaria somente nestes para estudo. 

    Mas, caso queiram estudar todos os termos, sugiro em dividir em três grupos:

    1) grupo com a Letra C ( 49% de chance de cair)

    2) Grupo com a Letra F (49% de chance de cair)

    3) Grupo restante ( se cair... 1%)


ID
1285960
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do ex- portador e do importador são regulados pelos Incoterms, que consolidam as responsabilidades das partes.
A modalidade na qual o exportador é responsável pelos custos de transporte e seguro da carga, somente até que seja embarcada no navio, é classificada como

Alternativas
Comentários
  • FOB - Free on Board (...named port of shipment)

    • O vendedor encerra suas obrigações quando a mercadoria transpõe a amurada do navio (ship's rail) no porto de embarque indicado e, a partir daquele momento, o comprador assume todas as responsabilidades quanto a perdas e danos;
    • A entrega se consuma a bordo do navio designado pelo comprador, quando todas as despesas passam a correr por conta do comprador;
    • O vendedor é o responsável pelo desembaraço da mercadoria para exportação;
    • Este termo pode ser utilizado exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

  • DDU->  Delivered Duty Unpaid - Entregues Direitos Não-pagos. Consiste na entrega de mercadorias dentro do país do comprador, descarregadas; os riscos e despesas até a entrega da mercadoria correm por conta do vendedor exceto as decorrentes do pagamento de direitos, impostos e outros encargos decorrentes da importação. 


    DDP-> Delivered Duty Paid - Entregue Direitos Pagos. O vendedor cumpre os termos de negociação ao tornar a mercadoria disponível no país do importador no local combinado desembaraçada para importação, porém sem o compromisso de efetuar desembarque; o vendedor assume os riscos e custos referentes a impostos e outros encargos até a entrega da mercadoria; este termo representa o máximo de obrigação do vendedor em contraposição ao EXW.

    FOB-> Free on Board - Livre a Bordo do Navio. O vendedor, sob sua conta e risco, deve colocar a mercadoria a bordo do navio indicado pelo comprador, no porto de embarque designado. Compete ao vendedor atender as formalidades de exportação; esta fórmula é a mais usada nas exportações brasileiras por via marítima ou aquaviário doméstico. A utilização da cláusula FCA será empregada, no caso de utilizar o transporte rodoviário, ferroviário ou aéreo.

    EXW-> Ex Works - a mercadoria é entregue no estabelecimento do vendedor, em local designado. O comprador recebe a mercadoria no local de produção (fábrica, plantação, mina, armazém), na data combinada; todas as despesas e riscos cabem ao comprador, desde a retirada no local designado até o destino final; são mínimas as obrigações e responsabilidade do vendedor. 

    CPT->  Carriage Paid To - Transporte Pago Até. O vendedor paga o frete até o local do destino indicado; o comprador assume o ônus dos riscos por perdas e danos, a partir do momento em que a transportadora assume a custódia das mercadorias. Este termo pode ser utilizado idependentemente da forma de transporte, inclusive multimodal.

    Letra C

  • VOCÊ PRECISA VER ESSE VÍDEO:

    https://www.youtube.com/watch?v=8hkrP1tBx2M

    Bons estudos!


ID
1286905
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Em relação ao Termo Internacional de Comércio (Incoterm) FOB (Free On Board), considere as afirmativas a seguir.

I – O vendedor encerra suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria é entregue arrumada, a bordo do navio no porto de embarque, ambos, navio e porto de embarque, indicados pelo comprador, na data ou dentro do período acordado.

II – O vendedor é o responsável pelo desembaraço da mercadoria para a exportação.

III – O Incoterm FOB é utilizável nos transportes aéreo e aquaviário (marítimo ou hidroviário interior).

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • III - Incoterm FOB só pode ser utilizado em transporte  marítimo ou hidroviário interior. Aéreo não pode! Por isso a opção III está errada.

  • I – O vendedor encerra suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria é entregue arrumada, a bordo do navio no porto de embarque, ambos, navio e porto de embarque, indicados pelo comprador, na data ou dentro do período acordado.

    II – O vendedor é o responsável pelo desembaraço da mercadoria para a exportação.


ID
1286914
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os Termos Internacionais de Comércio (Incoterms), discriminados pela International Chamber of Commerce (ICC), são identificados por códigos. Na lista abaixo, estão relacionados alguns códigos e descrições.

Numere a 2 ª de acordo com a 1ª , associando cada descrição a seu respectivo código.

Código

(1) FCA
(2) DAT
(3) EXW
(4) CIF

Descrição

( ) O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando entrega a mercadoria, desembaraçada para a exportação, ao transportador ou a outra pessoa indicada pelo comprador, no local nomeado do país de origem.

( ) O vendedor limita-se a colocar a mercadoria à disposição do comprador no seu domicílio, no prazo estabelecido, não se responsabilizando pelo desembaraço para exportação nem pelo carregamento da mercadoria em qualquer veículo coletor.

( ) Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FOB, o vendedor contrata e paga frete, custos e seguro relativos ao transporte da mercadoria até o porto de destino combinado.

A ordem correta dos números da segunda coluna, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    FCA- Vendedor cumpre todas suas obrigações e entrega a mercadoria ao transportador indicado pelo comprador.

    EWX- Todos os custos da tradição serão suportados pelo comprador desde o estabelecimento do vendedor.

    CIF- Vendedor e resposável pelas depesas , como também pelos riscos até o ponto de descarga


ID
1359841
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Segundo os Termos Internacionais do Comércio (incoterms - sigla em inglês), quando o vendedor, além de entregar a mercadoria desembaraçada no local de origem do comprador, contrata o frete, paga-o e paga também os demais custos inerentes à operação até o local de destino nomeado,o serviço é identificado pelo termo

Alternativas
Comentários
  • Questão sem resposta. 

    O enunciado está horrível. No CPT o vendendor entrega a mercadoria "desembaraçada" mas na SUA origem, e não do comprador, como está escrito. 

  • Trata-se do DDP, que é o termo que gera maior responsabilidade ao exportador

  • Local de origem do comprador ao meu entender é de onde sai o pedido de compra. Diferentemente disso, tanto o CIP quanto o CPT tem como fim da responsabilidade do vendedor, o momento que este entrega a mercadoria no porto. O que diferencia um de outro é que no CIP quem paga o seguro é o vendedor, já no CPT fica a encargo do comprador.

  • Concordo que a questão está mal formulada, embora o examinador pretendesse, a meu ver, especificar que o vendedor pagou o custo do transporte principal e não arcou com quaisquer seguro ou riscos, o que gera como única resposta correta a letra C: CPT.

  • Questão mal formulada, pois ao dizer mercadoria desembaraçada e entregue ao comprador, apenas se enquadraria no DDP, onde o vendedor tem o maior nível de responsabilidade. Agora se deixarmos de lado esse detalhe de mercadoria desembaraçada e entregue no comprador, poderia sim servir o CPT, onde o vendedor é responsável pelo desembaraço no seu país, "origem", contratação de frete, carregamento e acomodação da mercadoria, sem seguro.
  • [Vandedor] contrata o frete, paga-o e paga também os demais custos inerentes à operação até o local de destino nomeado.

     

    Pra mim demais custos inerentes soou como seguro, por isso entendi como CIP (achei que a pegadinha seria com o CIF, pois nada indicava que era marítimo)

  • http://www.camex.gov.br/legislacao/interna/id/772

  • a

    free carrier

    b

    ree alongside ship

    c

    carriage paid to  CORRETA

    d

    carriage and insurance paid to

    e

    cost, insurance and freight

  • Também considerei "demais custos inerentes" como seguro e errei. 

  • "...entregar a mercadoria desembaraçada no local de origem do comprador, contrata o frete, paga-o e paga também os demais custos inerentes à operação até o local de destino nomeado...Eu entendi da seguinte forma:

    ...entregar a mercadoria desembaraçada no local de origem do comprador... -  O Incoterm a ser utilizado será do grupo F ou do grupo C. Porque a mercadoria está partindo do vendedor para algum outro lugar (comprador).

    Se o vendedor pagasse seguro internacional seriam o Incoterms - Costa, Insurance and Freight ( CIF) ou o Cost and Insurance Paid to (CIP). Então como não vi a palavra "seguro" explicitamente no enunciado da questão descartei as letras "d" e "e". Sobram as letras "a","b" e "c".

    vendedor ...contrata o frete...

    a) Free Carrier  (FCA)- não atende porque a questão menciona que a entregar da mercadoria será apresentada desembaraçada no local de origem do comprador, e a Free Carrier (FCA) entrega a mercadoria 1) AO transportador no estabelecimento do vendedor (essa despesa de carregamento até o transportador é do vendedor) ou a outra opção 2) a mercadoria será entregue em outro local designado pelo comprador (o vendedor carrega a mercadoria e leva até o local designado pelo comprador ou tratado por ambos) , quando descarregar será despesa do comprador.

    b) Free Alongside Ship  (FAS)- também não atende porque a mercadoria será colocada 'ao lado do navio' . Significa que ainda não chegou para o comprador. 

    c) costa, Insurance and Freight (CIF) - também não atende porque a mercadoria será colocada a bordo do navio no porto de embarque e arca com com frete e seguro. Como a questão menciona "...entregar a mercadoria desembaraçada no local de origem do comprador..." significa que a mercadoria não chegou ao comprador e a questão também não menciona seguro pago, somente frete pago.

    Resposta correta letra "c" , porque no Incoterm Carriage Paid To (CPT), a  responsabilidade quanto aos CUSTOS por parte do vendedor é ATÉ A CHEGADA DA MERCADORIA AO LOCAL DE DESTINO, significa dizer que será ATÉ onde o frete internacional será PAGO (ou seja , p.ex. até o Porto onde fica o comprador). No CPT, o vendedor NÃO é obrigado a pagar SEGURO das mercadorias. No CPT, o FRETE , o vendedor é obrigado a pagar . E a questão menciona o frete pago. 

    ...demais custos inerentes à operação até o local de destino nomeado... - entendi como alfândega, embarque do local do vendedor (que pode ser a fábrica) até o depósito do vendedor (local alfandegado), taxas, etc. Ou seja quem vende arca com as despesas de desembaraço para a exportação.Entendo que o seguro do transporte principal é do comprador em todos os Incoterms. Sendo assim dentro de ..demais custos inerentes... NÃO constaria para CTP seguro das mercadorias. Também achei uma questão com pegadinha no ...local de destino nomeado... pois entendo ser o local que a mercadoria deva ser entregue ao transportador (local acordado com comprador) - foi daqui que imaginei não ter seguro e logo o seguro não poderia estar d+custos.

     

  • CPT  (carriage paid to) “Transporte pago até (Local designado)”: o vendedor é responsável pelos custos e riscos em todas as etapas no seu país, ou até o armazém do remetente do comprador. O vendedor também fica responsável por agendar o transporte principal até um terminal no país do comprador, ou até o armazém do comprador. De qualquer maneira, o vendedor não é responsável por perdas e danos depois que a mercadoria chega no terminal ou armazém que for o local designado.

    CIP (Carriage And Insurance Paid To) "Transporte e Seguro pago até (Local designado)”: funciona exatamente como o CPT, exceto que, nesse caso, o vendedor também é responsável por contratar e pagar o seguro do transporte da mercadoria até o destino.


ID
1359844
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

No âmbito da comercialização de bens no mercado externo, aplicam-se alguns termos usualmente admitidos nas relações empresariais e identificados como incoterms.

No caso do termo ex works (exw), a sua definição se aplica ao caso em que o vendedor

Alternativas
Comentários
  • Outra questão horrível, sem resposta.

    EXW

    "A mercadoria é colocada à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, ou em outro local nomeado (fábrica, armazém, etc.), não desembaraçada para exportação e não carregada em qualquer veículo coletor;

    Este termo representa obrigação mínima para o vendedor;O comprador arca com todos os custos e riscos envolvidos em retirar a mercadoria do estabelecimento do vendedor;Desde que o Contrato de Compra e Venda contenha cláusula explícita a respeito, os riscos e custos envolvidos e o carregamento da mercadoria na saída, poderão ser do vendedor;EXW não deve ser usado se o comprador não puder se responsabilizar, direta ou indiretamente, pelas formalidades de exportação;Este termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte."Fonte: http://www.aprendendoaexportar.gov.br/sitio/paginas/comExportar/pp_exw.html


  • Valério, o que fazer com as questões erradas, tanto no gabarito quanto no enunciado envolvendo essa matéria INCOTERMS???? Questões horríveis, como vc bem assinalou. Foram anuladas???

  • GRUPO E – ENTREGA NO ESTABELECIMENTO DO VENDEDOR/ EXPORTADOR

    EXW (Ex Work)


    GRUPO F – TRANSPORTE PRINCIPAL NÃO PAGO PELO TRANSPORTADOR

    FCA (Free Carrier Point)

    FAS (Free Along Ship)

    FOB (Free On Board)


    GRUPO C – TRANSPORTE PRINCIPAL PAGO PELO EXPORTADOR

    CFR (Cost and Freight)

    CIF (Cost, Insurance and Freight)

    CPT (Carriage Paid of)

    CIP (Carriage and Insurance Paid to)


    GRUPO D – ENTREGA NO LOCAL DE DESTINO

    DAF (Delivered at Frontier)

    DES (Delivered Ex Ship)

    DDU (Delivered Duty Unpaid)

    DDP (Delivered Duty Paid) 


    Letra A - FCA O “Critical Point” é a entrega da mercadoria ao transportador

    Letra B- DDP

    Letra C- FOB Responsabilidade do transportador só será cessada quando a mercadoria estiver já por completa embarcada no navio que fará o transporte

    Letra D- DES Aqui a mercadoria deve ser entregue sobre o navio no porto de destino (ou seja, a mercadoria ainda estará a bordo do navio) e não desembaraçada para a importação

    Letra E- 

  • A menos errada seria a letra A. O vendedor termina a responsabilidade quando a mercadoria é entregue ao transportador (sendo que este será contratado pelo comprador para retirada da mercadoria no próprio estabelecimento do vendedor).

    Provavelmente a Cesgranrio queria ver o pessoal rodar.

  • Questão péssima, o elaborador certamente não estudou comércio internacional.

  • Tem corrupção até na prova da Petrobras. Tem que entregar essa questão para o juíz Sérgio Moro!

  • questão totalmente errada

  • EXW - Ex Works - a mercadoria é entregue no estabelecimento do vendedor, em local designado. O comprador recebe a mercadoria no local de produção (fábrica, plantação, mina, armazém), na data combinada; todas as despesas e riscos cabem ao comprador, desde a retirada no local designado até o destino final; são mínimas as obrigações e responsabilidade do vendedor.

    fonte: http://www.bb.com.br/docs/pub/dicex/dwn/IncotermsRevised.pdf

  •  a) encerra sua responsabilidade quando entrega a mercadoria ao transportador.

     

    Para fins de estudo e conhecimento A resposta é letra A,

     

    a Cesgranrio e a Petrobras é que receberam mensalão e ficaram muito doidas e "escolheram" letra B

     b) coloca a mercadoria no domicílio do comprador, no prazo estabelecido.

  • Entendo ser a letra "a" porque o INCOTERMS EXW 

    a) tem o menor nível de obrigações para o vendedor.
    b) o vendedor se compromete a DISPONIBILIZAR  a mercadoria ao comprador em seus próprios domínios, nas suas próprias instalações.
    c) a obrigação do vendedor se encerra no momento que ele coloca a mercadoria dentro da embalagem para transporte.
    d) o desembaraço aduaneiro de exportação é de responsabilidade do exportador. Isso é a regra!
    e) o desembaraço aduaneiro de importação é de responsabilidade do importador. Isso é a regra!
    f) Exceção: Conf. Resolução da Camex n° 21/2011 quando o exportador for empresa/instituição brasileira utilizando o incoterm EXW , deverá adotar o procedimento do DESEMBARAÇO ADUANEIRO pelo exportador brasileiro. Porque o importador não tem acesso para fazer isso aqui no Brasil.
    Para que a resposta fosse letra "b" como a correta, o vendedor deveria ter na contração o Incoterm : DDP Delivery Duty place.

     

  • EXW é o Incoterm de menor responsabilidade para o vendedor. A sua responsabilidade se encerra ao colocar a mercadoria à disposição do comprador em seu próprio estabelecimento, ou seja, ao transferir a mercadoria ao transportador (que deverá ser pago pelo importador).

  • Acho que o examinador que elaborou a questão não tinha conhecimento suficiente para tal, pois a não tem resposta correta.

  • GAB A , Notifiquem !

    EWX e quando o comprador assume todos os custos da transação , ou seja , desde a saída da mercadoria do estabelecimento do vendedor ou entregue ao transportador como diz a letra A.

    Entendo ,assim,se houver erro, notifiquem-me.

  • Menos errada , LETRA A , porém , equivocadamente, o gabarito é B.

    EXW é um incoterm mais tranquilo ao vendedor , pois o mesmo não precisa fazer nada ,TUDO FICA A CARGO DO COMPRADOR , que deve ir até o estabelecimento do vendedor buscar a mercadoria.

  • Bati o recorde de erros sobre incoterms, só não errei mais porque não tem mais questões.


ID
2837647
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Ao negociar sua exportação, uma empresa brasileira definiu junto ao importador que arcaria com todas as despesas até que a mercadoria estivesse posicionada no convés do navio no porto de embarque. A partir desse ponto, todas as demais despesas correriam por conta do comprador. O International Commercial Term (Incoterm) acertado foi o

Alternativas
Comentários
  • FOB - Free On Board

    Livre a Bordo - porto de embarque nomeado

    O vendedor encerra suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria, desembaraçada para a exportação, é entregue arrumada, a bordo do navio no porto de embarque, ambos indicados pelo comprador, na data ou dentro do período acordado.

    Gabarito letra E


ID
3072553
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A Câmara de Comércio Internacional (CCI) criou regras para administrar conflitos oriundos da interpretação de contratos internacionais firmados entre exportadores e importadores concernentes à transferência de mercadorias, às despesas decorrentes das transações e à responsabilidade sobre perdas e danos. Em 1936 foram criados os INCOTERMS (International Commercial Terms), que são um conjunto de siglas que definem as regras de responsabilidade em cada tipo de transação comercial. Se um importador brasileiro, após realizar as negociações de compras internacionais, deseja adquirir uma mercadoria de um fornecedor alemão, mas quer ser o responsável por todos os custos desta operação, automaticamente ele estará tomando o risco pelo seguro da mercadoria também.
A sigla de INCOTERM que caracteriza esse tipo de transação é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    EXW – Ex Works

    O vendedor coloca a mercadoria à disposição do comprador no ponto e local estabelecidos (sem ponto nomeado, cabe ao vendedor escolher). Não há obrigação de carregamento no veículo transportador, mas se o fizer, será por conta e risco do comprador.

    Cabe ao comprador contratar e custear o transporte. Cabe ao comprador contratar e custear o seguro.

  • EXW é o meio de zero custos ao vendedor , pois o comprador vem até seu estabelecimento pegar a mercadoria , ou seja , o vendedor NADA PAGA.


ID
3199852
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os Inconterms foram criados pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) como regras para administrar conflitos de interpretação de contratos internacionais firmados entre exportadores e importadores sobre transferência de mercadorias, despesas decorrentes e responsabilidade sobre perdas e danos.
Na modalidade do Incoterm CIP - Porte e seguro pagos até (local de destino designado), o exportador

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA A

    O transporte principal assim como o frete devem ser pagos pelo vendedor e a partir do momento em que a mercadoria é entregue ao transportador do seu destino a responsabilidade com relação a danos, perdas e roubos passa a ser inteiramente do comprador, caso o comprador queira ou então ache necessário pode contratar um seguro adicional para assim evitar .

    Ele pode ser usado em qualquer modalidade de transporte.

  • ERRO DA LETRA C ?

  • Também gostaria de saber o erro da Letra "C"


ID
3213871
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Sobre as siglas usadas no comércio internacional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A sigla FOB significa que a mercadoria foi entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador.

( ) A sigla CIF significa que o vendedor contrata o transporte sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias.

( ) A sigla DAF significa que o vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A sigla FOB, que significa Posto a Bordo, significa frete a pagar no destino. Neste caso, a responsabilidade do transporte fica ao encargo do comprador depois que o fornecedor disponibilizou a mercadoria.

    Podemos traduzir CIF como Custo, Seguro e Frete e normalmente é chamado de frete pago na origem. Significa que as responsabilidades do transporte, inclusive os riscos, são do fornecedor do produto. Os custos operacionais estão inclusos no valor da mercadoria e por isso, na maioria das vezes não são descriminados na nota fiscal.

    Costumeiramente utilizado em transportes terrestres. No DAF o exportador assume todas as responsabilidades até a liberação da mercadoria para o comprador. Este só terá os custos do transporte até a sua empresa ou outro destino.

  • Para uma melhor compreensão, é bom que saibamos o que significa cada letra da sigla:

    DAF - Delivery at Frontier; (Entregue na fronteira)

    FOB - Free on Board; (A bordo do navio indicado pelo comprador)

    CIF - Coast, Insurance and Freight (Todas as despesas cobertas pelo vendedor, até a chegada ao destino, posterior a isso, os custos passam a ser do comprador.)

  • Gabarito: A)

    V, V e V.

  • NÃO ENTENDI COMO A CIF PODE ESTAR CORRETA.

    Se o vendedor assumir os riscos SIM , essa e a grande diferença da CIF P/ CFR

    A resposta do Martin não condiz com a questão , pois ,em nenhum , momento foi feita a distinção de entrega da mercadoria para separ os custos como ele fez..

    Outra coisa , em relação ao FOB , não deveria ser dito que teria que ser entregue '' a bordo'' tah muito incompleta e vaga essa afirmação , por isso , também não considero correta.


ID
4986835
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Com relação aos Termos Internacionais de Comércio – Incoterms –assinale a definição correta:

Alternativas
Comentários
  • DDP - Delivery At Place (entregue no local)

    o vendedor deverá desembaraçar a mercadoria para exportação no seu país, fazer o transporte internacional e levar a mercadoria até o local combinado. O desembaraço de importação no local de destino, bem como a descarga da mercadoria, ficam a cargo do comprador. O termo DAP pode ser utilizado para qualquer modalidade de transporte, desde terrestre e aéreo até marítimo, fluvial ou lacustre, o risco do transporte no DAP fica a cargo do vendedor até chegar no local estipulado. No instante que a mercadoria sai do veículo transportador, o risco passa a ser do comprador.

    fonte: https://www.fazcomex.com.br/blog/incoterms-tudo-o-que-voce-precisa-saber/


ID
4986850
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

São termos internacionais do comércio (incoterms) cujo valor do frete até o ponto de destino corre por conta do vendedor:

Alternativas
Comentários
  • Vou deixar aqui meus resumos, qualquer erro ou contribuições, podem mandar mensagem!

    Incoterm CIF (Carriage): responsabilidade é transferida do vendedor para o comprador no navio no porto de embarque

    CFR: vendedor responsável pelo pagamento dos custos necessários para colocar a mercadoria a bordo do navio

    DDP (Delivery) / chegada: vendedor entrega a mercadoria ao comprador desembaraçada para importação no local de destino designado - extremo oposto do EXW

    EXW (partida ou obrigaçào do importador): mercadoria colocada à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor ou em outro local (fábrica, armazém...)

    FOB (free): O vendedor encerra suas obrigações sob o produto e, a partir daquele momento, a responsabilidade está com o comprador - É exclusivamente aquaviário

    Fonte: https://www.fazcomex.com.br/blog/incoterms-tudo-o-que-voce-precisa-saber/


ID
4986853
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

São termos internacionais do comércio (incoterms) utilizados exclusivamente no transporte marítimo ou aquaviário interior (lacustre, fluvial, etc):

Alternativas