SóProvas



Prova IF-RR - 2015 - IF-RR - Professor - Comércio Exterior


ID
3072505
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Com base no Decreto Federal nº 6.759/2009, que regulamenta a administração das atividades aduaneiras, e a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior, no que se refere ao território aduaneiro, é CORRETO afirmar que o território aduaneiro é compreendido:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 6.759, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2009.

    Art. 2º O território aduaneiro compreende todo o território nacional.

  • Gabarito: A)


ID
3072508
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O despacho de importação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação à mercadoria importada, aos documentos apresentados e à legislação específica. Para efeito da ocorrência do fato gerador dos tributos incidentes nas operações de importação, no que se refere ao imposto de importação, é correto afirmar que ele acontece na:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C)

    CAPÍTULO II 

    Impostos sobre o Comércio Exterior

    SEÇÃO I 

    Impostos sobre a Importação

     O imposto, de competência da União, sobre a importação de produtos estrangeiros tem como fato gerador a entrada destes no território nacional.

    Art. 72. O fato gerador do imposto de importação é a entrada de mercadoria estrangeira no território aduaneiro (Decreto-Lei nº 37, de 1966, art. 1º, caput, com a redação dada pelo Decreto-Lei nº 2.472, de 1988, art. 1º). Decreto 6.759/2009.

  • A questão pediu o FG material ( como vc sabe ? ) pq existiam mais duas alternativas com o FG para fins de cálculo ( Letra A e E ) , logo se vc interpretasse como FG para fins de cálculo a questão deveria ser anuldada

    Já FG material só tem uma alternativa que e letra A

    FG MATERIAL: Entrada no território aduaneiro , incorporado a economia (cespe)

    FG p Fins de CÁLCULO : Data da DI , dia do lançamento , vencimento do prazo em recinto alfandegado e admissão temporária para utilização econômica


ID
3072511
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Nos procedimentos que envolvem os despachos de exportação, existe uma sequência de atos a serem realizados até que a mercadoria seja desembaraçada pela fiscalização aduaneira, momento em que é autorizado o embarque ou a transposição de fronteira da mercadoria. Para que seja confirmada a saída da mercadoria do País, é necessário que:

Alternativas
Comentários
  • ???????

    Regulamento Aduaneiro

    Art. 591. Desembaraço aduaneiro na exportação é o ato pelo qual é registrada a conclusão da conferência aduaneira, e autorizado o embarque ou a transposição de fronteira da mercadoria.

    Art. 593. A averbação do embarque consiste na confirmação da saída da mercadoria do País.

    O gabarito não deveria ser a letra A?

  • Gabarito: B)

    Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

    Foi instituído pelo Decreto nº 660, de 25 de setembro de 1992, e constituiu extraordinário avanço, ao informatizar os controles existentes, que eram realizados por meio de declarações em papel, carimbos e assinaturas.

    Inovou também ao criar um fluxo único de informações, em que todos os intervenientes, públicos e privados, registram informações, declarações em sucessivas etapas, conforme fluxograma estabelecido, uniformizando assim os procedimentos. Não é possível, por exemplo, prestar uma informação a um órgão, e prestar outra, diferente, a outro.

    O Siscomex Importação entrou no ar em 1º de janeiro de 1997.

    Em 06 de agosto de 2012 entrou em produção o Siscomex Importação Web, trazendo uma série de funcionalidades e facilidades da nova plataforma. 

    Fonte: receita.economia.gov.br

  • IN SRF Nº28

    Art. 51. Somente será considerada exportada, para fins fiscais e de controle cambial, a mercadoria cujo despacho de exportação estiver averbado, no SISCOMEX.


ID
3072514
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Existem várias atividades relacionadas ao despacho aduaneiro de mercadorias, inclusive bagagem de viajante, na importação, na exportação ou internação, sejam elas transportadas por qualquer via. Para que estas atividades possam ser realizadas, o importador ou exportador deverá se apresentar à Alfândega através de um representante legal ou de um despachante aduaneiro. No caso do representante legal ser um funcionário da empresa que esteja realizando uma operação de importação, são os requisitos para que este funcionário possa realizar as atividades relacionadas ao despacho aduaneiro em nome do importador:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A)

  •  RADAR - outorga de poderes no próprio Sistema, para que outras pessoas físicas, que não o responsável legal da empresa, possam efetuar operações de comércio exterior (normalmente despachantes aduaneiros, empregados, prepostos ou representantes)


ID
3072517
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

O regime de trânsito aduaneiro tem como objetivo possibilitar a movimentação de mercadorias entre as Unidades Fiscais onde se promova o despacho de importação, visando gerar maior fluidez nos pontos de entrada das mercadorias no território aduaneiro e possibilitando que o importador leve o processo de desembaraço para o local onde mais estiver alinhado com a sua estratégia logística. Quanto ao regime de tributação a que estão sujeitas as operações de trânsito aduaneiro, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Conforme consta no Regulamento Aduaneiro (Decreto 6759):

    Art. 315.  O regime especial de trânsito aduaneiro é o que permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de tributos


ID
3072520
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Após a segunda guerra mundial, a necessidade de criação de uma organização que pautasse as relações comerciais tornou-se bastante necessária. Pensando nisso, houve a tentativa de criação de uma Organização Internacional do Comércio, que não entrou em vigor devido à falta de ratificação do acordo por parte dos Estados Unidos. Ainda assim, vários Países entraram em acordo sobre a criação do GATT (Acordo sobre Tarifas e Comércio). O GATT tinha caráter transitório, ainda assim, acabou por ser o responsável pela regulação do comércio até a criação da OMC (Organização Mundial de Comércio). Tendo em conta que a OMC possui uma finalidade específica quanto à liberalização comercial entre as nações, é correto afirmar que ela:

Alternativas
Comentários
  • A OMC busca a liberalização comercial, baseada em dois princípios básicos: da não discriminação e do tratamento nacional. Tais princípios, devem se ajustar às necessidades de todos os membros, sejam eles países desenvolvidos ou países em desenvolvimento.

    https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-92/organizacao-mundial-do-comercio-historico-estrutura-e-problematica-entre-os-paises-do-norte-e-do-sul/

  • Gabarito: E)


ID
3072523
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Dentro das políticas internas do Brasil, historicamente os governos tratam o comércio exterior como uma das bases para o desenvolvimento do País.Uma das ações estabelecidas pelo governo nos últimos cinco anos foi o Plano Brasil Maior, cujo foco foi:

Alternativas

ID
3072526
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

De acordo com Natali Rocholl: “a valoração aduaneira tem como objetivo a determinação do valor de certa mercadoria importada, fixando um montante que servirá de base para o cálculo dos tributos e eventuais direitos aduaneiros, segundo certos princípios e critérios técnicos e legais aprovados e praticados internacionalmente”. No acordo de valoração aduaneira estabelecido pelo GATT (Acordo sobre Tarifas e Comércio), o qual o Brasil aprovou em 1994, a quantidade de métodos possíveis para que se possa definir qual é o valor aduaneiro da mercadoria importada é igual:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Acordo de Valoração Aduaneira são Seis Métodos.

  • De onde tiraram este gabarito espetacular?

    1.Valor de Transação

    2.Valor de Mercadoria Idêntica

    3.Valor de Mercadoria Similar

    4.Valor Deduzido da revenda

    5.Valor Computado pelo custo

    6.Valor Determinado por Critérios Razoáveis

  • Questão desatualizada.SÃO SEIS.

    • 1º Método – método do valor da transação.
    • 2º Método – método do valor de transação de mercadorias idênticas.
    • 3º Método – método do valor de transação de mercadorias similares.
    • 4º Método – método do valor de revenda (ou método do valor dedutivo).
    • 5º Método – método do custo de produção (ou método do valor computado).
    • 6º Método – método do último recurso (ou método pelo critério da razoabilidade).


ID
3072529
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Dentro da sistemática de comércio exterior, o Banco Central do Brasil (BACEN) possui o papel fundamental de regular o fluxo de capitais que envolvam o pagamento ou o recebimento de valores pelas empresas que transacionam mercadorias e serviços internacionalmente. Considerando ser possível que nas operações de importação os pagamentos sejam transacionados em reais (R$), para que tais operações sejam consideradas regulares, o BACEN exige que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D)


ID
3072532
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

Um planejamento logístico bem realizado pode determinar o sucesso financeiro de uma operação de comércio exterior. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) em 2009, cerca de 23% das empresas importadoras e exportadoras tiveram de alterar o porto de destino de suas mercadorias pela carência de infraestrutura. De 2009 até os dias atuais a situação mudou muito pouco no País. Entre os vários problemas de infraestrutura apontados pelas empresas, o principal deles, quase comum a todos os portos brasileiros, e quegera importante incremento no custo local das operações, o famoso “Custo Brasil”, é:

Alternativas

ID
3072535
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

Segundo o Professor Gabriel Segallis:“qualquer que seja o meio de transporte utilizado, o produto terá de ser embalado e as características da embalagem terão de adaptar-se a diversos fatores”. Quanto ao custo do transporte, são fatores de principal determinação no valor do frete internacional as seguintes características das embalagens:

Alternativas

ID
3072538
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Dentro das práticas de marketing internacional, destacam-se as feiras e exposições como forma interessante de promoção de produtos e divulgação aos clientes em potencial. A maior parte dos Países tem um calendário de feiras e exposições comerciais organizado anualmente. Para os eventos de feiras e exposições internacionais realizados no Brasil, a legislação aduaneira assegura a isenção do imposto na importação das mercadorias, somente se:

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém pode explicar essa questão?

  • Feiras e exposições são maneiras de praticar a comunicação com públicos estratégicos e aumentar as possibilidades de efetivar transações comerciais.

    Exposição é um evento fixo, com duração variável, que reúne fornecedores, fabricantes, consumidores e usuários com os objetivos de estabelecer contatos comerciais, relacionar-se com os visitantes e projetar a organização técnica e institucionalmente. Feira é um evento fixo, de duração variável, caracterizado pela venda de produtos em estandes.

    O Decreto nº 6.759, de 05 de fevereiro de 2009, regulamenta a administração das atividades aduaneiras, a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior. O artigo 136, em especial, elenca quais situações e/ou produtos são isentos ou sofrem reduções do imposto de importação.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. De acordo com o item “o", mercadorias destinadas a consumo no recinto de congressos, de feiras, de exposições internacionais e de outros eventos internacionais assemelhados são isentas do imposto de importação.

    B) Errado. Identificar a destinação é um requisito essencial para conferir, ou não, a isenção. Não há menção sobre quantidade no decreto que trata da isenção. Dentre os destinos “isentos" temos o item “i" – reparo, revisão e manutenção de aeronaves e de embarcações; item “q" – emprego na conservação, modernização e conversão de embarcações; e item “r" - coletores eletrônicos de votos.

    C) Errado. Não há menção sobre isenção do imposto de importação para mercadorias sem similares produzidas no País.

    D) Errado. A isenção do imposto de importação é devida, segundo o item “n" às mercadorias estrangeiras vendidas por entidades beneficentes em feiras, bazares e eventos semelhantes, desde que recebidas em doação de representações diplomáticas estrangeiras sediadas no País.

    E) Errado. Não há menção sobre isenção do imposto de importação para os órgãos anuentes que aprovam a entrada das mercadorias no País.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Artigo 136 do Decreto nº 6.759 de 05 de Fevereiro de 2009. Disponível em https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10785002/artigo-136-do-decreto-n-6759-de-05-de-fevereiro-de-2009. Acesso: Dezembro de 2021.


ID
3072541
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Quando um produto é introduzido no mercado de outro País a preço inferior ao seu valor normal se comparado a um produto similar, pode-se afirmar que está caracterizada a seguinte prática, reconhecida nas operações de comércio exterior:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA D

    Discordo da resposta, pois, segundo o site do MDIC, o Dumping seria a resposta mais adequada:

     

    Considera-se que há prática de dumping quando uma empresa exporta para o Brasil um produto a preço (preço de exportação) inferior àquele que pratica para produto similar nas vendas para o seu mercado interno (valor normal). Desta forma, a diferenciação de preços já é por si só considerada como prática desleal de comércio.

    Exemplo: Se a empresa A, localizada no país X, vende um produto neste país por US$ 100 e exporta-o para o Brasil, em condições comparáveis de comercialização (volume, estágio de comercialização, prazo de pagamento), por US$ 80, considera-se que há prática de dumping de US$20.

  • Gabarito equivocado.Trata de DUMPING.

  • Isso é dumping, com toda a certeza do mundo!

  • Também acredito que a resposta mais correta seja o Dumping, até porque este é uma especie de concorrência desleal, que a meu ver, tem um sentido bem mais amplo.

  • Algumas questões a reposta se torna muito fajuta.
  • O dumping caracteriza a venda da mercadoria a preço inferior a seu custo de produção, no intuito de eliminar a concorrência.

  • Dumping é uma espécie do gênero CONCORRÊNCIA DESLEAL:

    Temos, por exemplo, o Dumping Comercial, Social, Ambiental etc.

    A rigor, o dumping diz respeito às vendas ao exterior, mas ele também pode acontecer no mercado interno. Os dumpingsocorrem, normalmente, em duas situações. A primeira é quando determinado setor recebe subsídios governamentais e, por isso, consegue exportar seus produtos abaixo do custo de produção. Um exemplo bastante conhecido são os subsídios concedidos aos agricultores da Europa e dos Estados Unidos, que freqüentemente prejudicam as vendas brasileiras ao exterior. A segunda situação é quando alguma empresa decide, como estratégia, arcar com o prejuízo das vendas a preços baixos para prejudicar, ou até mesmo eliminar, algum concorrente.

    Fonte:

    ipea.gov

  • Na verdade, o x da questão está no fato dela não ter mencionado "mercado de origem". O dumping se caracteriza pelo fato do valor do produto importado não corresponder ao preço que ele é comercializado normalmente no país exportador. Para tanto, o decreto 8058 de 2015 informa a margem de dumping, e também o de mínimis, para que se considere uma prática de dumping.

    Como a questão não enfatiza esse ponto, acho que se trata da famosa "casca de banana".

  • entendemos que a questão fala de concorrência desleal, no entanto, não está errada a alternativa dumping, por isso, no meu ponto de vista a questão deveria , ao mínimo , ser anulada

  • Li rápido demais e não percebi a pegadinha.

    Seguinte: o dumping é caracterizado quando o preço de exportação de um produto do país A para um país B for inferior ao preço de produto similar praticado no mercado interno do país A. Ou seja, se o preço de exportação do país exportador for inferior ao preço normal praticado internamente por esse país exportador, fica caracterizado o dumping.

    Entendo que a questão pede para que verifiquemos o que ocorre quando o preço de exportação do país A é inferior ao preço interno do país B (país importador). Isso NÃO caracteriza o dumping e sim concorrência desleal, uma vez que o preço normalmente praticado no país importador, com produtos da indústria nacional, não consegue concorrer com o preço do produto importado. É para evitar a concorrência desleal que os países costumam tributar o produto importado não só com o II, mas com todos os demais tributos também incidentes para a indústria nacional (IPI, PIS/Cofins, ICMS).

  • Rapaz. Se você verificar que o produto pode entrar no mercado com um preço mais baixo que o similar por questões de prática mais avançada, e tecnologia (ambas com previsão legal), ou mesmo por subsídio, que é outra prática desleal, mas não configura o dumping por si só.

    Se pararmos para refletir, as praticas de defesa comercial são pautadas, basicamente, pelo preço. O preço que torna o produto mais competitivo. E, portanto, o mercado interno ao identificar que esse preço resulta de práticas desleais, acaba taxando esses produtos para que adentrem no mercado de forma não desleal.

    Resumindo, citar somente o preço, comparado a produtos similares, NÂO configura automaticamente a prática de dumping. Pelo contrário, pode nem existir prática desleal que configure a diferença de preços, nestes casos, é necessária a medida de salvaguarda , se comprovado claro, o dano ao mercado interno.

    Na questão acima, apenas é citado o preço. E somente o fator preço não é suficiente para caracterizar o dumping, outros fatores precisam ser levados em consideração, como a comprovação de diferença entre o valor do produto exportado e o mercado de origem. Aonde deverá existir a margem de dumping, exigida na legislação.

    OBS: Ainda que seguíssemos pela ideia do preço, sabia que existe uma margem de aceitação? A margem de mínimis. Ou seja, mesmo que o preço seja diferente, existe uma margem aceitável. A questão não fala disso, só fala de preço diferente.

  • questão muito mal elaborada e TÊM duas ou mais respostas.


ID
3072544
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Econômico
Assuntos

Uma contribuição pecuniária ou de outra ordem que seja dada pelos governos às empresas exportadoras visando promover objetivos de políticas sociais e econômicas, podendo gerar redução nos preços e assim causar efeitos nocivos aos Países importadores, é reconhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos.

    É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado.

    Como exemplo, pode-se constatar a prática de dumping se a empresa A, localizada no país X, vende um produto nesse país por US$ 100 e o exporta para o país Y por US$ 80, sempre levando em consideração a existência de condições comparáveis de comercialização (volume, estágio de comercialização, prazo de pagamento etc.)

    As medidas antidumping têm como objetivo neutralizar os efeitos danosos à indústria nacional causados pelas importações objeto de dumping, por meio da aplicação de alíquotas específicas (fixadas em dólares dos EUA e convertidas em moeda nacional), ad valorem ou de uma combinação de ambas.

    A  permite a existência de uma variedade de significados que têm sido atribuídos ao mesmo fenômeno. Essa variedade é explicável, em parte, porque esse é um processo cujo impacto se faz sentir em diversas áreas e, apesar dos benefícios por ele trazidos, inegáveis são os conflitos oriundos da sua intensificação, notadamente nas relações comerciais exteriores, as quais passaram a compreender novos mecanismos e instrumentos

    Especificamente no campo do Comércio Exterior, a globalização produziu efeitos positivos e negativos, como são exemplos as práticas comerciais desleais, que comprometem a produtividade e o bom desempenho do conjunto das empresas, levando muitas delas à falência.

    fonte: wikipedia

  • Gab

    Dumping é definido como a venda de bens ou serviços em preços abaixo dos de mercado ou abaixo dos valores dos custos de produção, especialmente por vendedores externos, com a finalidade de eliminar concorrentes e ganhar maiores fatias do mercado.


ID
3072547
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Ao receber a denúncia sobre operações de importação específicas que sejam danosas à indústria local, o País poderá instaurar uma investigação e, após dar o direito de manifestação às partes envolvidas, estabelecer a seguinte medida de defesa:

Alternativas
Comentários
  • DANO A INDÚSTRIA LOCAL >> MEDIDAS DE DEFESA:  antidumping ou compensatórias.

  • Gabarito: A)


ID
3072550
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

Um importador brasileiro, visando movimentar a sua mercadoria após ela ter sido devidamente regularizada na alfândega, deseja retirá-la do porto de descarga e levá-la até o local onde ela será consumida. Após realizar o planejamento logístico, decidiu contratar uma empresa de transportes, que sob um único contrato de transporte, irá movimentar as mercadorias utilizando os seguintes meios: 1º rodoviário; 2º ferroviário; 3º rodoviário. Esta operação é reconhecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como:

Alternativas
Comentários
  • Que questão capciosa!

  • Questão contestável, mas de qualquer forma:

    Enquanto no transporte intermodal se realiza a emissão de um documento de transporte para cada modal utilizado, no multimodal é usado apenas um documento, que visa cobrir todo o trajeto da carga — desde o ponto de origem até o destino.

     

    Baldeação é a transferência de mercadoria descarregada de um veículo e posteriormente carregada em outro; 

  • É muito multimodal kkkkkkkk


ID
3072553
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A Câmara de Comércio Internacional (CCI) criou regras para administrar conflitos oriundos da interpretação de contratos internacionais firmados entre exportadores e importadores concernentes à transferência de mercadorias, às despesas decorrentes das transações e à responsabilidade sobre perdas e danos. Em 1936 foram criados os INCOTERMS (International Commercial Terms), que são um conjunto de siglas que definem as regras de responsabilidade em cada tipo de transação comercial. Se um importador brasileiro, após realizar as negociações de compras internacionais, deseja adquirir uma mercadoria de um fornecedor alemão, mas quer ser o responsável por todos os custos desta operação, automaticamente ele estará tomando o risco pelo seguro da mercadoria também.
A sigla de INCOTERM que caracteriza esse tipo de transação é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    EXW – Ex Works

    O vendedor coloca a mercadoria à disposição do comprador no ponto e local estabelecidos (sem ponto nomeado, cabe ao vendedor escolher). Não há obrigação de carregamento no veículo transportador, mas se o fizer, será por conta e risco do comprador.

    Cabe ao comprador contratar e custear o transporte. Cabe ao comprador contratar e custear o seguro.

  • EXW é o meio de zero custos ao vendedor , pois o comprador vem até seu estabelecimento pegar a mercadoria , ou seja , o vendedor NADA PAGA.


ID
3072556
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com a evolução dos processos logísticos pelo mundo, os armazéns destinados ao recebimento, guarda e expedição de mercadorias tiveram que evoluir também, chegando ao status dos conhecidos Centros de Distribuição (CD). O aumento da complexidade na gestão dos CD’s se deve principalmente ao fato da multiplicação do portfólio de produtos pelas empresas, com as suas variações de cores, tamanhos, funções, etc., o que faz com que o mesmo produto possa se desdobrar no cadastro de vários outros, além da velocidade de processamento exigida para que uma operação seja considerada eficiente. Neste caso, a Tecnologia da Informação (TI), tem exercido papel fundamental na gestão dos modernos CD’s. Sob o aspecto da gestão do fluxo das mercadorias dentro de um CD, o sistema necessário ao apoio das operações logísticas é:

Alternativas

ID
3072559
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Segundo a Dra. Camila Albieri: “Com o aumento do fluxo de comércio internacional e no contexto mundial de desaceleração do crescimento econômico, há uma tendência de que os Países busquem meios de proteger seu mercado interno ao mesmo tempo em que tentam garantir a continuidade de suas exportações para outros mercados. Assim, de um lado firmam parcerias fomentando acordos regionais de comércio, de outro criam normas e regulamentações que muitas vezes podem ser consideradas barreiras ao comércio internacional. Uma das formas de barreiras que vem sendo utilizadas são as normas técnicas, as quais são estabelecidas por instituições da importância do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), entre outros”. Dentro da estrutura dos órgãos governamentais com intervenção nas operações de comércio exterior, o INMETRO é considerado como órgão:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA E

    SEGUNDO O SITE INMETRO.GOV.BR

    A regulação social exercida pelo Inmetro tem sido cada vez mais considerada de suma importância, não só pela questão da proteção da segurança dos consumidores, mas também pelo grande impacto que possui nas relações comerciais.


ID
3072562
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Segundo o Dr. Antonio Penteado Mendonça: “Quando uma seguradora paga uma indenização em função de um evento causado por terceiro que gera prejuízo para o segurado, ela se sub-roga no direito do seu segurado se ressarcir do causador do dano”. Essa prática encontra previsão legal no artigo 786 do Código Civil, e é comumente conhecida pelo mercado de seguros como direito:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito da questão, em razão do entendimento da SÚMULA 188 - STF

    ''O SEGURADOR TEM AÇÃO REGRESSIVA CONTRA O CAUSADOR DO DANO, PELO QUE EFETIVAMENTE PAGOU, ATÉ AO LIMITE PREVISTO NO CONTRATO DE SEGURO.'' Seria uma situação de direito de regresso, eu marquei alternativa ''A''.

    Se alguém tiver algum entendimento diferente, por gentileza me avise! Irei retificar meu comentário

  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    A) De acordo com o caput do art. 786 do CC, “paga a indenização, o segurador sub-roga-se, nos limites do valor respectivo, nos direitos e ações que competirem ao segurado contra o autor do dano". Assim, “ocorrendo o pagamento pela seguradora, É POSSÍVEL A SUA AÇÃO REGRESSIVA em face do culpado pelo evento danoso. É o que prevê a Súmula 188 do STF: O segurador tem ação regressiva contra o causador do dano, pelo que efetivamente causou, até o limite previsto no contrato de seguro. O caso é de sub-rogação legal quanto ao valor pago ao prejudicado, nos termos do art. 346, III, do Código Civil" (TARTUCE, Flavio. Direito Civil. Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie. 14. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. v. 3. p. 967-968).

    Pablo e Pamplona também falam em ação regressiva: “O segurador ingressa com ação regressiva em face do causador do dano, sendo ineficaz qualquer ato do segurado que diminua ou extinga, em prejuízo do segurador, os direitos a que se refere este artigo" (GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil. Contratos em Espécie. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. v. 4, p. 647).

    Ressalte-se, apenas, que “o direito de regresso limita-se ao valor pago ao segurado. Se o prejuízo supera o valor do seguro, poderá haver duas ações contra o responsável pelo sinistro: a da sociedade seguradora, pelo quantum desembolsado a favor do segurado, e por este, para obter a diferença entre o montante dos prejuízos e a importância havida do seguro" (NADER, Paulo. Curso de Direito Civil. Contratos. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018. v. 3. p. 478). Correta;

    B) A ação de cobrança tem a finalidade de cobrar de alguém uma dívida. Também pode ser considerada como gabarito a questão. Uma vez paga a indenização ao segurado, a seguradora poderá promover a ação de cobrança em face do terceiro causador do dano que ela indenizou. Correta;

    C) Com bases nos argumentos anteriores, a assertiva está incorreta. Incorreta;

    D) Com bases nos argumentos anteriores, a assertiva está incorreta. Incorreta;

    E) Com bases nos argumentos anteriores, a assertiva está incorreta. Incorreta.




    Resposta sugerida pelo professor: A e B

    Resposta da banca: B 
  • Marquei a letra A, óbvio.

    gente olha a banca quem é, banca de feira, só se for kkkkk

    e o concurso pior ainda

    vai ver nem conhece a súmula 188 stj kkkkk

    isso é bom pra gente, significa que estamos evoluindo.

  • Errei acertando, logo, errei por acertar (Dilma).

    Súmula 188 STF.

  • Ação de Regresso.

  • A questão pergunta sobre o direito e não sobre a ação


ID
3072565
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei Federal nº 11.645/2008 alterou a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei Federal nº 9.394/1996), para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira e indígena. O caput do artigo 26-A prevê expressamente que "Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena". No parágrafo segundo consta que: "Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo currículo escolar, em especial nas áreas de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.       

    § 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.               

    § 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. 


ID
3072568
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A construção de Projetos nas escolas se remete ao planejamento que se tem intenção de fazer, de realizar. É uma forma de antever um futuro diferente do presente. Gadotti (1994, p.579) afirma que “todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.”
Nessa perspectiva, o Projeto Político-Pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de diversas atividades.
Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.

Diante do exposto, pode-se afirmar que o Projeto Político-Pedagógico é:

Alternativas
Comentários
  • A) uma ação rotineira, com um sentido explícito. O político e o pedagógico têm uma significação dissociável, não imbricadas. Considera-se o Projeto Político-Pedagógico como um processo de permanente reflexão e discussão dos problemas da escola. (ERRADO)

    B) uma ação intencional, com um sentido explícito e com compromisso definido coletivamente. É político, no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. É pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade. (CORRETO)

    C) uma construção possível, mas não necessária. O Projeto Político-Pedagógico mobiliza o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários a trabalhar mais, para, assim, proporcionar situações que permitam aprender a pensar e realizar o fazer pedagógico.(ERRADO)

    D) um rearranjo formal da escola, que visa organizar o trabalho pedagógico e, principalmenteadministrativo, no que tange às questões financeiras(ERRADO)

    E) uma construção autônoma que tem como autores e atores do processo somente os diretores e professores da unidade escolar. (ERRADO)


ID
3072571
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Decreto Federal nº 5154/2004 e a Resolução MEC/CNE/CEB nº 06/2012, de 20/09/2012, NÃO é correto afirmar, em relação à oferta da Educação Profissional de Nível Médio, que a:

Alternativas

ID
3072574
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma instituição de educação profissional, ao definir seu Projeto Pedagógico, fundamentou-se na construção de itinerários formativos compatíveis com o mundo do trabalho e as expectativas do trabalhador. Com base no Decreto Federal nº 5154/2004 e na Resolução MEC/CNE/CEB nº 06/2012, de 20/09/2012, é correto afirmar que os itinerários formativos:

Alternativas

ID
3072577
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O art. 53 da Lei Federal n.º 8.069/1990 garante à criança e ao adolescente direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:

Alternativas
Comentários
  • a) igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; direito de organização e participação em entidades estudantis; acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. (V)

    B) garantia de permanência na escola, em caso de muitas faltas, injustificadas sem comunica-ção ao Conselho Tutelar. (F)

    O art 53 I fala de igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, não tra-ta nenhuma relação com o número de faltas

    C) o direito à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.(F)

    O ARTIGO TRATA DE EDUCAÇÃO, COMO DIZ NO ENUNCIADO

    D) progressão continuada dos estudos sempre que necessário, direito de ser respeitado por seus educadores; direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; direito de organização e participação em entidades estudantis; acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. (F)

    A PROGRESSÃO DOS ESTUDOS NÃO É SEMPRE QUE NECESSÁRIA

    E) ciência do processo pedagógico, pelos pais e/ou responsáveis, sem participação nas defini-ções das propostas educacionais.(F)

    ART. 53 PARÁGRAFO ÚNICO: COM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E /OU RESPONSÁVEIS

  • Atualização:

    Acesso à escola pública e gratuita, próximo de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentam a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.