Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.349/96 e sobre a disciplina de educação física (natação). O candidato deve julgar a veracidade de cada assertiva. Vejamos:
I. Falsa.
São de 200 dias, e não 100. Vejam o artigo 24, I, da referida lei:
Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; (...)"
II. Verdadeira.
As provas de natação podem ser disputadas em quatro estilos diferentes: livre, borboleta, costas e peito.
Livre⇨ os atletas nadam estilo crawl, podendo a prova 50, 100, 200, 400, 800, 1200 ou de revezamento. (4 x 100m ou 4 x 200), além da maratona aquática. Não é permitido nadar debaixo d'água, ou seja, uma parte deve estar sempre fora d' água.
Borboleta⇨ com os ombros alinhados a superfície d' água., o nadador faz um movimento simultâneo dos braços. As pernas alinhadas também vão para cima e para baixo simultaneamente. Também é preciso bater as duas mãos ao mesmo tempo na parede. Há provas de 100 e 200 metros.
Costas⇨ único estilo que os nadadores largam de dentro d'água, segurando o cabo da ballza. O corpo só pode estar totalmente submerso nos 15 m após as viradas e a largada. Há provas de 100 e 200 metros.
Peito⇨ estilo mais lento, precisa ser realizado com o movimento simultâneo das pernas e dos braços na horizontal. No momento da virada ou no toque da borda, o atleta precisa bater as duas mão na parede. Há provas de 100 e 200 metros.
Portanto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
Referência bibliográfica: BRASIL. Natação. rededoesporte.gov.br. Acesso em 15 de janeiro de 2022.
Gabarito: C