-
GABARITO: LETRA A
A) Sua moto é igual à que comprei. → correto, uso de crase obrigatória, visto que temos o substantivo "moto" subentendido: sua moto é igual à moto que comprei.
B) Hoje vamos passear no rancho à cavalo. → incorreto, visto que "cavalo" é um substantivo masculino, logo não é acompanhando pelo artigo definido "a", somente preposição deveria estar presente: rancho a cavalo.
C) Ontem encontrei o Claudinho, ficamos frente à frente e nos beijamos. → incorreto, visto que não temos crase em correlações com palavras repetidas: face a face, dia a dia, cara a cara...
D) Não devo nada à ninguém. → quem deve, deve algo (nada → objeto direto) a alguém (a ninguém, somente preposição presente, visto que não temos o artigo definido "a" antes do pronome indefinido "ninguém").
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Nessa letra A, está subentendido o pronome demonstrativo aquela.
Sua moto é igual àquela que comprei.
GABARITO. A
-
não sabia que era de uso obrigatório
segundo comentário do colega:
A) Sua moto é igual à que comprei. → correto, uso de crase obrigatória, visto que temos o substantivo "moto" subentendido: sua moto é igual à moto que comprei.
-
Temos fenômeno fonético, junção de a(preposição) e a(artigo retomando moto)
-
igual à que comprei = àquela que comprei
-
Na letra A,há Elipse do termo ''moto''. Desse modo,fica subentendido o termo,o qual é feminino,o que acaba por propiciar a crase,uma vez que antecede o termo regente ''igual'',que pede a preposição ''a''
-
Eeeeita, mas eu já erro questões com elipse. Nunca ví! Afff
-
GABARITO: A
Bife a cavalo não tem crase. Usa-se crase quando se pode entender "à moda de", como é o caso de "bife à milanesa" (à moda de Milão), "bife à portuguesa" (à moda de Portugal), "bife à Camões" (à moda de Camões), etc.
FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/tire-suas-duvidas-sobre-o-uso-da-crase,6f4937dabd9ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
-
GAB: A
A) CORRETO > Temos uma elipse do termo "moto", de forma que temos: o que é igual, é igual a alguma coisa, que coisa? a moto > verbo rege preposição "a" + artigo "a";
B) INCORRETO > Cavalo = substantivo masculino, não pede preposição "a";
C) INCORRETO > Não há crase quando o artigo se encontra no meio de palavras repetidas: dia a dia, frente a frente, etc;
D) INCORRETO > Não há crase diante de pronome indefinido;
-
Troca rápida>
O seu carro é igual ao que comprei.
dica: em situações como estas ao invés de quebrar cabeça tente fazer a substituição.
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
-
à cavalo não pode ser uma locução adverbial de modo não?
-
Gab - A
Sua moto é igual à moto que comprei.
-
Colega Paulo Cesar Lourenço, "cavalo" é um substantivo masculino, portanto não ocorre o uso de crase antes dele! (Lembre-se de que o uso de crase só ocorre diante de locuções adverbiais femininas).
-
Aquele momento em que vc n consegue sair de 68% de acertos em português.
#PCRJ foco eperseverança!
-
Preposição (plus) Pronome demostrativo em elipse (aquela) = crase
-
Gabarito: A
Diante de Masculino, crase é pepino.
Palavras repetidas: Crases proibidas
-
A ocorrência da crase com os pronomes relativos a qual e as quais depende do verbo. Se o verbo que rege esses pronomes exigir a preposição "a", haverá crase. É possível detectar a ocorrência da crase nesses casos, utilizando a substituição do termo regido feminino por um termo regido masculino
sua moto é igual a qual comprei
-
A questão exige conhecimento da regra do uso da crase e quer que achemos a única alternativa que está craseada corretamente.
a) Em " Sua moto é igual à que comprei.", temos a ocorrência da crase elíptica que acontece por existir um termo oculto. Vejam: Sua moto é igual à moto que comprei. CORRETA.
b) EM "...rancho à cavalo.", não poderia estar craseada, porque não tem crase diante de palavra masculina. INCORRETA.
c) Em "rancho à cavalo.", está incorreto, visto que não se usa crase em palavras repetidas que formam locução. INCORRETA.
d) Em "Não devo nada à ninguém.", está erra, pois não se usa crase diante de pronome indefinido. INCORRETA.
GABARITO A