SóProvas



Prova AMEOSC - 2021 - Prefeitura de Mondaí - SC - Professor de História


ID
5023168
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a descrição do trecho que tematiza questões do pensamento histórico e responda a seguir:
Na década de 1970 o antigo projeto de escrita da história foi à falência, alterando significativamente a compreensão do trabalho do historiador. A partir de então passou-se a compreender o texto como uma superfície cheia de altos e baixos, silêncios e lacunas, tomando de empréstimo o conceito de representação, que trouxe à tona a tensa e complexa relação entre o escrito e seu referente, entre o discurso e a realidade.
A descrição remete a um movimento que perpassa a todas as ciências humanas, e neste caso apresenta as consequências dentro da historiografia, que foi o chamado:

Alternativas

ID
5023171
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Cícero, orador romano, defendia o conhecimento histórico como “Historia magistra vitae” assumindo um aspecto prático e utilitário para tal disciplina, que deveria ser utilizada como:

Alternativas
Comentários
  • No século I a.C, Marco Túlio Cícero (106-43 a.C) proeminente político, advogado, orador, filósofo e escritor romano em seu livro Da Oratoria, obra dedicada a abordar a prática da oratória, algo bastante importante para o ofício de político, advogado e filósofo os quais Cícero exercera, nesse livro, ele falara em alguns momentos que a História seria a magistra vitae, ou seja, a "mestra da vida". Cícero quisera dizer que a função da História era ser um repositório, um manual, uma professora, que através dos exempla (exemplos, experiências) teria lições a ensinar as pessoas.


ID
5023174
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Império Romano do Ocidente caiu no ano de 476 d.C. quando o imperador Rômulo Augusto foi destituído por Odoacro, rei germânico dos hérulos. Por outro lado, o Império Romano do Oriente seguiu existindo com o nome de Império Bizantino, este tinha sua capital na cidade:

Alternativas
Comentários
  • Império Bizantino nasceu da divisão do Império Romano, no ano de 395, em Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla e Império Romano do Ocidente, com capital em Milão.

    A cidade de Constantinopla, antes denominada Bizâncio, havia sido rebatizada pelo Imperador Constantino no ano de 330. Atualmente, a cidade recebe o nome de Istambul.

    Por esta razão, o Império Romano do Oriente passou para a história como “Império Bizantino”. Sua extensão territorial compreendia a Península Balcânica, a Ásia Menor, a Síria, a Palestina, o norte da Mesopotâmia e o nordeste da Ásia

    Enquanto no Ocidente, o Império Romano desapareceu por conta das invasões de diversos povos, o Império Bizantino conseguiu manter sua unidade e seus habitantes chamavam-se a si mesmo de romanos.

    Com a queda de Roma, em 476, o Império Bizantino passou a ser o herdeiro das tradições romanas e sobreviveu mais mil anos.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/imperio-bizantino/


ID
5023177
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Esta concepção defende que a história segue um ritmo progressista, rumo a um sentido teleológico:
Pela própria natureza do espírito humano, cada ramo de nossos conhecimentos está necessariamente obrigado, em sua marcha, a passar sucessivamente por três estados teóricos diferentes; o estado teológico ou fictício; o estado metafísico ou abstrato; enfim, o estado científico.
Esta concepção, que fundamentou inúmeros historiadores, especialmente no final do século XIX e início do XX foi

Alternativas

ID
5023180
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O primeiro administrador colonial nomeado por Portugal para realizar as primeiras expedições colonizadoras, enviado ao Brasil, pelo rei de Portugal D. João III, no ano de 1530, e também nomeado o primeiro donatário da Capitania de São Vicente, foi:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Em dezembro de 1530, partiu de Lisboa uma esquadra - a mando do rei de Portugal D. João III - que mudaria a história das terras conquistadas pelos portugueses na América. Seu comandante era Martim Afonso de Sousa, que, à frente de quatrocentos homens, deu início à ocupação efetiva do território brasileiro.

  • gabarito letra B

    expedições de reconhecimento e proteção (1500 - 1530)

    Em 1501- Gaspar de Lemos e trazendo a bordo o navegador Américo Vespúcio, o seu objetivo era o reconhecimento da costa brasileira, denominando os acidentes geográficos e elaborando um mapa do litoral.

    1503 - organizada por particulares e sob o comando de Gonçalo Coelho, prosseguiu o reconhecimento da nova terra e retomou a Portugal levando o primeiro carregamento de p a u-brasil.

    Nesse período, intensificava-se a presença de estrangeiros, especialmente dos franceses, no litoral brasileiro. O contrabando do p a u-brasil aumentava, visto que os franceses estabeleceram sólidas alianças com os indígenas – os potiguaras no Norte e os tupinambás no Sul – que também eram empregados na extração da madeira. A ação desses entrelopos era apoiada por Francisco I, rei da França, que se recusava a aceitar as determinações do Tratado de Tordesilhas. Diante disso, Portugal enviou ao Brasil duas expedições com objetivos militares.

    A primeira em 1516 e a segunda em 1526, e ambas comandadas por Cristóvão Jacques: eram as expedições guarda-costas, que dispersaram ou aprisionaram mais de uma dezena de navios franceses e espanhóis, que também rondavam as terras portuguesas.

    Essas expedições também deixaram no solo brasileiro os primeiros povoadores brancos. Na sua maioria, eram degredados, ou seja, condenados pela justiça ao trabalho nas galés, à prisão perpétua ou à morte, e que tinham suas penas substituídas pelo degredo.gabarito letra B

    1° expedição colonizadora - 1530 - Martim Afonso de Sousa.

    O ano de 1530 marca o início da colonização do Brasil. O lucrativo comércio de especiarias do Oriente mostrava-se deficitário, em razão dos altos custos militares que garantiam o monopólio português nas Índias. Além disso, crescia a presença dos contrabandistas franceses (entrelopos) no litoral brasileiro, intensificando o contrabando de p a u-brasil. Diante desse novo quadro, D. João III, rei de Portugal, organizou a primeira expedição colonizadora, cujo comando foi dado a Martim Afonso de Sousa.

    Composta de quatrocentos homens, a expedição de Martim Afonso de Sousa tinha três finalidades: iniciar a colonização (povoamento), fazer o reconhecimento (exploração) e proteger o litoral contra a presença estrangeira. Por isso, parte dela navegaria até o Maranhão, reconhecendo o litoral e combatendo os franceses que infestavam a costa pernambucana. Outra, seguiria para o Sul, até atingir o rio da Prata, além de promover uma entrada para o interior, em Cananeia, São Paulo.

    ➡ fundou a vila de São Vicente, a primeira do Brasil, que com sua igreja, Câmara Municipal e Cadeia assinala o nascimento do primeiro núcleo de povoamento português na América. Ao redor da vila, surgiram plantações de cana-de-açúcar e um primeiro engenho: Engenho do Governador, depois batizado com o nome de São Jorge dos Erasmos.

    bons estudos

  • Avante PMPR #pertenceremos!

  • Expedição colonizadora

    Martim Afonso de Souza

    Objetivos:

    Iniciar a ocupação da terra por portugueses;

    Exploração econômica do território;

    Combater os corsários estrangeiros (lembrar as invações dos franceses e holandeses);

    Procurar ouro e fazer um melhor reconhecimento do litoral;

    Não esquecer que ele Fundou São Vicente (vila);

    Relacionar ao contexto da plantação da cana-de-açúcar;

  • agradeço a ele .. trouxe a cana.

    coisa boa, né...

  • PM-PR E PC-PR

  • Martin Afonso.

  • Nascido em Vila Viçosa (Portugal) entre os anos de 1490 e 1500, Martim Afonso de Sousa foi um militar e nobre. Por ser de uma família da nobreza, passou sua vida na corte e logo obteve a nomeação de pajem de personalidades importantes como o duque de Bragança e o infante dom João, que foi rei de Portugal. Martim Afonso de Sousa partiu para Castela no ano de 1521 seguindo a corte da viúva do rei dom Miguel, dona Leonor. Então, após se instalar em Salamanca, ele se casou com uma nobre do reino de Castela, dona Ana Pimentel.

    Após dom João se tornar rei de Portugal, Martim Afonso de Sousa ficou responsável por comandar a 1ª expedição de colonização no Brasil. Organizados em cinco navios com 400 tripulantes, partiram em direção ao território brasileiro no dia três de dezembro de 1530 com o intuito de explorar, reconhecer e defender a costa brasileira de possíveis incursões de outros povos da Europa.

    Um ano depois, no final do mês de abril, a expedição de Martim Afonso de Sousa, após deixar alguns tripulantes na região onde atualmente encontra-se Pernambuco, rumou em direção à baía da Guanabara até chegar ao Rio da Prata. Após este percurso, retornaram pela costa e aportaram no território de São Vicente. No começo de 1532 é fundada oficialmente a 1ª vila em terras brasileiras: São Vicente. Devido à sua participação no processo de reconhecimento do território como pioneiro, Martim Afonso de Sousa recebeu a capitania do Rio de Janeiro e de São Vicente após a divisão do país em .

    Fonte: https://www.infoescola.com/biologia/martim-afonso-de-sousa/

  • Martin afonso de souza:

    primeiro administrador do brasil , primeiro donatário(são vicente).


ID
5023183
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as proposições abaixo sobre as Cruzadas Medievais e responda:
I. Um de seus principais objetivos era expulsar os muçulmanos da Europa, restituir a unidade cristã no Império Bizantino e Romano, além de sofrer o martírio em nome da fé e obter terras para os nobres europeus.
II. Foram responsáveis por uma série de mudanças, entre elas a desorganização da produção agrícola, a expansão do cristianismo, o fim do controle árabe sobre o Mar Mediterrâneo e a revitalização das cidades devido ao comércio.
III. As Cruzadas provocaram um enorme vazio demográfico na Europa, que juntamente com a peste negra dizimaram 2/3 da população entre os séculos XV e XVI, motivo pelo qual buscaram novas rotas pelos mares.
Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista religioso as cruzadas fracassaram, do ponto de vista econômico elas tiveram um papel importante no desenvolvimento comercial, com o fim da dominação árabe no Mar Mediterrâneo.

    As cruzadas conseguiram restabelecer as relações europeias com o norte da África e a Ásia. Foram responsáveis pela reabertura do Mediterrâneo ao comércio internacional e pelo desenvolvimento do comércio ocidental.

    Deve-se também às cruzadas a divulgação na Europa ocidental de parte dos conhecimentos das civilizações bizantina e muçulmana, do cultivo de novos produtos agrícolas e novas técnicas, na fabricação de vidro e tapete.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/as-cruzadas/


ID
5023186
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na Idade Média, a chamada Batalha de Poitiers, ocorrida em 732 foi um dos maiores conflitos ocorridos entre cristãos e muçulmanos, pois impediu o avanço dos muçulmanos no território europeu. Nesta batalha os francos tiveram um papel fundamental, e foram liderados por:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    #PM-AL 2021

  • Carlos recebeu, após a batalha, a alcunha de Martel, significando “aquele que golpeia com um martelo”. Outra consequência da Batalha de Poitiers foi a expansão do império franco por Carlos Martel, conquistando a região dominada pelo duque da Aquitânia.

    A Batalha de Poitiers ficou relegada à história como o momento de contenção da invasão islâmica na Europa, que colocava em risco a civilização cristã, que ainda não havia alcançado seu auge. Entretanto, novas incursões islâmicas ocorreram após este período, indicando que a construção dessa imagem de contenção da invasão pode ter sido feita com o objetivo de enaltecer as conquistas francas e contribuir com alguns elementos para a formação do nacionalismo francês.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/batalha-poitiers-invasao-islamica.htm


ID
5023189
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia os trechos abaixo que remetem a obrigações medievais e responda a seguir:
I. Era uma obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo.
II. Esta obrigação correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do feudo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.
A alternativa que corresponde correta e respectivamente às descrições é:

Alternativas
Comentários
  • A seguir, algumas obrigações estabelecidas no mundo feudal:

    Manso servil: Eram as terras pertencentes ao feudo, de uso dos camponeses, mas não de sua propriedade. O manso senhorial eram as terras do feudo de uso do senhor e representavam um terço da área total, onde os servos tinham que trabalhar vários dias por semana, numa prática conhecida como corveia.

    Corveia: O servo era obrigado a trabalhar determinados dias da semana nas terras de seu senhor ou realizar outros reparos e construções.

    Talha: Quando o senhor feudal exigia parte da produção agrícola do servo. Essa parte, em geral, correspondia à metade.

    Banalidade: Imposto pelo uso dos fornos e moinhos que o senhor controlava.

    Resposta: A

  • LETRA: "A"

    Talha 

     

    Era uma obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser separados para o pagamento da talha. 

     

    Corveia

     

    Esta obrigação correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal. De 3 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos como, por exemplo, fazer a manutenção do castelo, construir um muro, limpar o fosso do castelo, limpar o moinho, etc. Podia também realizar trabalhos de plantio e colheita no manso senhorial (parte das terras do feudo de uso exclusivo do senhor feudal).

    Banalidades

     

    Esta obrigação correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.


ID
5023192
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sebastião José de Carvalho, mais conhecido como Marquês de Pombal, empreendeu uma série de reformas em Portugal na segunda metade do século XVIII, que tiverem influência no Brasil, tais como:
I. Extinguiu o antigo sistema de capitanias hereditárias.
II. Mudou a capital colonial, transferindo-a do Rio de Janeiro para Salvador.
III. Intensificou a fiscalização sobre a exploração do ouro em Minas Gerais, numa conjuntura de crise no setor aurífero.
IV. Promoveu a expulsão dos Jesuítas do território brasileiro, assim como do território português.
Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • II-errada, pois foi exatamente o contrário do que afirma esse item...

  • gabarito letra B

    O Período Pombalino ocorreu do ano 1750 a 1777

    quem era o magrão? O Marquês de Pombal é o nome pelo qual ficou conhecido Sebastião José de Carvalho e Melo, diplomata e primeiro-ministro português.

    e o que o cara fez?

    Influenciado pelo Iluminismo, o governo do Marquês de Pombal foi um governo caracterizado pelas chamadas Reformas Pombalinas. No Brasil, o governo de Pombal trouxe as seguintes mudanças:

    ➡ Criação da Companhia do Grão-Pará e do Maranhão;

    ➡ Criação da Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba;

    ➡ Extinção definitiva das capitanias hereditárias;

    ➡ Elevação do Brasil a vice-reino de Portugal;

    ➡ Nomeação do Rio de Janeiro como nova capital da colônia – em substituição a Salvador;

    ➡ Expulsão dos jesuítas.

    Essas reformas impactaram diretamente na produção e no controle da atividade mineradora do Brasil e seria uma das causas da Inconfidência Mineira. (fonte: todamatéria)

    bons estudos

  • Primeiro Salvador e, depois, Rio de Janeiro.

    Aqui já eliminaria as letras A e C.


ID
5023195
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O açúcar foi a opção encontrada por Portugal para desenvolver e efetivar a colonização do território brasileiro, tendo em vista o significativo valor do açúcar no mercado europeu. Embora houvesse diversas capitanias nas mãos de donatários, as que mais prosperaram foram:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

     As dificuldades administrativas prejudicaram bastante o desenvolvimento das capitanias, pois, muitas vezes, era necessária a ajuda de Portugal, e a viagem era longa e demorada. Além disso, os donatários esbarraram em outras dificuldades, como a falta de recursos, a inexperiência administrativa e os conflitos com os indígenas.

    Das quinze capitanias existentes, somente duas prosperaram rapidamente: São Vicente e Pernambuco. Ambas se basearam no desenvolvimento da produção do açúcar a partir do cultivo da cana-de-açúcar e assumiram posturas mais conciliadores com os indígenas (ou determinado grupo de indígenas). A divisão territorial e o poder dos donatários permaneceram até meados do século XVIII, mas Portugal criou um novo governo, mais centralizado. Esse governo foi chamado de Governo-geral e começou a funcionar a partir de 1548.

    bons estudos

  • Avante PMPR #pertenceremos!

  • PERNAMBUCO (Duarte Coelho) - Produção de açúcar.

    SÃO VICENTE (Martim Afonso de Sousa) - Economia de subsistência.

  • Venha UFPR

  • PM-PR E PC-PR

  • PM-PE!!!


ID
5023198
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o primeiro reinado de Dom Pedro I, o Brasil se envolveu em um conflito internacional, a Guerra da Cisplatina, ocorrido entre os anos de 1825 e 1828, tentando evitar que a Província Cisplatina fosse anexada às províncias unidas do Rio da Prata, na atual Argentina. Como desfecho deste conflito ocorreu:

Alternativas
Comentários
  • Em 1825, a província Cisplatina deu início a um conflito pela sua independência, apoiada recebendo apoio da Argentina devido à sua pretensão de anexá-la. O conflito se estendeu até 1828, sendo um dos fatores que contribuiu para a crise política do Primeiro Reinado devido aos altos recursos gastos empregados para manter uma localidade que não possuía nenhuma identidade cultural com as demais do Brasil. Uma vez independente, a Cisplatina passou a se chamar República Oriental do Uruguai.

  • Não desista do seu sonho!

    Avante PMPR 2021!

  • Dom.Pedro I abdicou do seu trono em 1831

  • Inglaterra, que tinha interesses econômicos na região, atuou como mediadora. Em 1828, propôs um acordo entre Brasil e Argentina, o qual estabeleceu que a Província da Cisplatina não pertenceria a nem um dos dois.


ID
5023201
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No contexto da República Oligárquica, ocorreu a Semana de Arte Moderna, uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922. Sobre este evento é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Avante PMPR #pertenceremos!

  • gabarito letra C

    A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.

    O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.

    Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias.

    O evento chocou grande parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”.

    bons estudos

  • PRA CIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA


ID
5023204
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 foi elaborada por meio de uma Assembleia Nacional Constituinte, que teve a responsabilidade de redigir e aprovar o texto constitucional, dando corpo a nova lei suprema e fundamental do Brasil. À frente da Assembleia, foi presidida por:

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    -Formação de uma assembleia constituinte: Constituição Federal de 1988: aqui ocorreu a redemocratização de fato. 

    • Presidente da câmara: Ulysses Guimarães
    • Boa parte dela era composta por membros do que, na política nacional, convencionou-se chamar de “centrão democrático”
  • Ficou na dúvida né? B ou D

    Lembre-se :

    Dante de Oliveira = nome da emenda constitucional

    Ulysses Guimarães = Presidente da câmara


ID
5023207
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o curto período no qual Fernando Collor exerceu a presidência brasileira, realizou a tentativa de recuperar a economia marcada por altos índices de inflação, elaborando o Chamado Plano Collor, nomeando como responsável pela pasta econômica a professora Zélia Cardoso de Mello. Nesse sentido, leia e julgue as afirmações a seguir e responda:
(__) O ministério da Economia englobou os do Planejamento e da Fazenda, além de secretarias como a Receita Federal.
(__) A poupança foi retida para todos aqueles que tivessem depósitos acima de 50.000 cruzeiros novos.
(__) Promoveram a abertura do mercado brasileiro ao exterior com a extinção de subsídios do governo.
(__) Foi promovida uma reforma administrativa com o fechamento de ministérios, autarquias e empresas públicas.
Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a sequência correta das proposições acima é:

Alternativas
Comentários
  • ·        Congelamento imediato dos preços.

    ·        Confisco das contas correntes, poupanças e investimentos que excedessem 50 mil cruzeiros (manteve retido por 18 meses).

    ·        Livre negociação dos salários (empresários Vs empregados).

    ·        Corte de gastos, demissão de funcionários do governo.

    ·        Novo padrão monetário (Cruzeiro).

  • RUMO PMPR


ID
5034640
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Mondaí (SC), é correto afirmar que a suplementação da Legislação Federal e Estadual no que couber é de competência:

Alternativas
Comentários
  • gab c

    • questão já citou federal e estadual, falta o municipal, logo letra c
    • sobre a = nível federal
    • sobre b, d = As Assembleias Legislativas são compostas por deputados (estaduais) eleitos a cada quatro anos em voto direto e secreto 

ID
5034643
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre as universidades, assinale a alternativa correta, de acordo com a Constituição Federal de 1988:

Alternativas
Comentários
  • Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

      § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.

      § 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológica.

  • GAB. C

    Fonte: CF

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    A Não gozam de autonomia didático-científica. INCORRETA

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, ...

    B Gozam de autonomia apenas financeira, mas não patrimonial. INCORRETA

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia ... gestão financeira e patrimonial...

    C Obedecem ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. CORRETA

    Art. 207. As universidades ... obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    D Não podem gerir a parte administrativa sem controle estadual. INCORRETA

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia ... administrativa ...

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da educação, previsto na Constituição Federal e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante às universidades. Vejamos:

    a) Não gozam de autonomia didático-científica.

    Errado. Ao contrário: as universidades gozam, sim, de autonomia didática-científica, vide item "C".

    b) Gozam de autonomia apenas financeira, mas não patrimonial.

    Errado. As universidades gozam de autonomia didática-científica, administrativa, e de gestão financeira e patrimonial, vide item "C".

    c) Obedecem ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 207, caput, CF:  Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    d) Não podem gerir a parte administrativa sem controle estadual.

    Errado. As universidades gozam de autonomia administrativa, vide item "C".

    Gabarito: C

  • GABARITO: C

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

  • gab c

    Sobre universidade:

     Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.         

    § 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológic


ID
5034646
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

João Pedro, estudante de Direito da Universidade Alpha, estava em debate com seu colega Caio após a aula de Direito Constitucional, no que diz respeito às disposições da Constituição Federal de 1988 sobre a Educação. João Pedro sustentava que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. Caio, por outro lado, sustentava que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público objetivo, nos termos da Constituição Federal. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    CF. Art. 209

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

  • Resposta: letra A

    Complementando os comentários dos colegas

    Direito objetivo: conjunto de normas elaboradas pelo Estado, que tem como objetivo regular os fatos sociais. Seu descumprimento resulta em uma sanção.

    Direito subjetivo: é um bem a disposição de determinada pessoa, ou seja, trata-se de uma garantia que cada indivíduo tem de fazer valer ou exigir os seus direitos individuais.

    Disponível em: <https://www.educamundo.com.br/blog/direito-objetivo>.

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da educação, previsto na Constituição Federal e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: "João Pedro, (...), estava em debate com seu colega Caio (...) no que diz respeito às disposições da Constituição Federal de 1988 sobre a Educação. João Pedro sustentava que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. Caio, por outro lado, sustentava que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público objetivo, nos termos da Constituição Federal."

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 208, § 1º, CF, que preceitua:

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    Desta forma, considerando que João Pedro quem sustentava que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo, ele quem possui razão, de modo que somente o item "A" encontra-se correto.

    Gabarito: A

  • GABARITO: A

    Art. 209, § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

  • **** Direito objetivo: conjunto de normas elaboradas pelo Estado, que tem como objetivo regular os fatos sociais. Seu descumprimento resulta em uma sanção.

    **** Direito subjetivo: é um bem a disposição de determinada pessoa, ou seja, trata-se de uma garantia que cada indivíduo tem de fazer valer ou exigir os seus direitos individuais.

  • Gab A!

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;   

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

  • Direito Objetivo estabelece normas de conduta social.

    O direito subjetivo, poder e dever das pessoas. Fazer valer seus direitos individuais.


ID
5034649
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, na Argentina, com o objetivo de financiar a luta contra a Covid-19 e aprovar subsídios à pobreza e créditos a pequenas e médias empresas, entre outras ajudas sociais urgentes o Congresso do país converteu em lei a seguinte medida:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

  • Imposto aos mais ricos na Argentina pode arrecadar o equivalente a R$ 18,7 bilhões

    A taxa será de 2% sobre os patrimônios que tenham declarado mais de 200 mil pesos argentinos (US$ 2,4 mil);  2,25% aos patrimônios entre 800 mil pesos (US$ 9,6 mil) e 1,5 milhão de pesos (US$ 18 mil); 3,25% para patrimônios de até 3 milhões pesos (US$ 36,2 mil) e, a partir dessa cifra, a taxa será de 3,5%.

    https://www.brasildefato.com.br/2020/12/20/imposto-aos-mais-ricos-na-argentina-pode-arrecadar-o-equivalente-a-r-18-7-bilhoes

    Gabarito D

  • contra o capitalismo

  • A crise econômica já rondava a Argentina antes da pandemia do coronavírus. A crise sanitária, instalada na América do Sul por volta de fevereiro de 2020, só piorou a situação. E, as medidas tomadas pelo governo são insuficientes para reverter o quadro de pobreza e miséria da população. 

    Segundo o jornal El País, em edição de outubro de 2021, na Argentina, 4 em cada 10 pessoas são pobres e, 1 em cada 10 vive na miséria. Medidas foram tomadas para evitar o agravamento da situação e prover o básico à população de baixa renda. No entanto, a pobreza só diminuiu 1,4 ponto percentual com relação aos 42% de seis meses anteriores. Assim sendo, segue muito longe dos 32,2% de cinco anos atrás, e ainda mais dos 24,7% registrados há dez. 

    Ainda segundo o El País, de outubro de 2021
    “18,8 milhões de habitantes da Argentina são pobres, ou seja, têm renda insuficiente para arcar com gastos básicos. Destes, quase cinco milhões estão em uma situação muito mais grave: não contam com dinheiro suficiente para comprar alimentos e devem recorrer a refeitórios gratuitos ou a outro tipo de ajuda." 
    Entre as alternativas uma aponta uma ação de emergência do governo argentino para poder financiar o combate ao coronavírus no país, através da compra de equipamentos e insumos e, financiar a assistência de pequenas e médias empresas, apoiar bairros pobres e ajudar a desenvolver o setor doméstico de gás natural. As informações acerca do tema em pauta estão disponíveis na mídia impressa e digital.

    A) INCORRETA- A lei aprovada na Argentina não se refere à taxas de importação pois isso pioraria a questão do comércio, já abalado pela pandemia. 

    B) INCORRETA- A ideia base é de transposição de renda , sim, a partir da taxação de fortunas mas , não da forma descrita na opção.

    C) INCORRETA- A Lei de solidariedade aprovada incide diretamente sobre a renda de pessoas físicas e não em transações bancárias. 

    D) CORRETA- A 'Lei de Solidariedade e Contribuição Extraordinária' foi aprovada no Senado argentino, com 42 votos a favor e 26 contra, no dia 4 de dezembro de 2020. Ela estabelece um imposto único de 2% sobre pessoas físicas, cujos patrimônios superem 200 milhões de pesos (US$ 2,45 milhões). O destino do montante arrecadado iria para o combate ao coronavírus e à pobreza. 

    Gabarito do Professor: D
  • Fizeram isso e não deu certo. Os mais ricos caíram fora antes que tal lei fosse aplicada, fazendo com que houvesse grande fuga de capital do país.

    RESULTADO: a inflação argentina disparou ainda mais e como se não bastasse a fuga de capitais. passaram também a ter fuga de cerébros (trata-se da saída - emigração - abrupta e constante de pessoas consideradas com grande capital intelectual).


ID
5034652
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No início de dezembro de 2020 foi anunciada a descoberta de novas pinturas rupestres na região amazônica colombiana, com pelo menos 12,5 mil anos isolada num antigo território das Farc. Uma das possibilidades abertas por tal descoberta reside no fato:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

  • Gab C

    Região densamente povoada por índios.

    Dá para subentender e matar a questão por meio de: "seus habitantes se comunicavam e seus rituais xamânicos."

    No Brasil, as práticas xamânicas são habituais nas tribos indígenas, tendo como xamã o pajé.

    • região Amazônica colombiana;
    • região ribeirinha;
    • só tem índios lá, bendizer;
    • índios e rituais xamã.

  • "Os arqueólogos esperam que o sensacional achado revele novas facetas da vida humana na Amazônia da era glacial. Pois as pinturas não só informam sobre as espécies animais e vegetais então existentes, como também sobre como seus habitantes se comunicavam, seus rituais xamânicos. O tesouro de conhecimento preservado na Amazônia colombiana provavelmente levará décadas para se documentar e analisar."

    https://www.dw.com/pt-br/descobertas-pinturas-da-idade-do-gelo-na-amaz%C3%B4nia-colombiana/a-55825158

  • No início de dezembro de 2020 foi anunciada a descoberta de novas pinturas rupestres na região amazônica colombiana, com pelo menos 12,5 mil anos isolada num antigo território das Farc.

    As pinturas rupestres na Serranía de la Lindosa estão em uma superfície de quase 12 quilômetros coberta de formas geométricas e dezenas de milhares de imagens de animais e humanos.

    Elas retratam, também, animais há muito extintos, como bichos-preguiça gigantes, cavalos da era glacial ou palaeolamas, um mamífero da família dos camelos. Há até um mastodonte, ancestral pré-histórico dos elefantes que há pelo menos 12 mil anos não vive mais na América do Sul. Eles são um dos indícios de que essas pinturas foram realizadas há mais de 12,5 mil anos.

    Resposta: C


ID
5034655
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos Estados Unidos, a instituição National Embryo Donation Center (NEDC) promove a adoção de embriões, num processo semelhante a adoção, na qual os casais podem decidir se desejam uma adoção de embrião "fechada" ou "aberta” permitindo alguma forma de contato com a família doadora. No ano de 2020, junto a um casal, tal instituição quebrou um recorde, com a ação: 

Alternativas
Comentários
  • O casal americano, Tina, de 29 anos, e Ben Gibson, de 26 anos, escolheram a pequena Molly Gibson para ser sua filha. Porém, nessa história há um fato curioso: a menina nasceu em outubro deste ano a partir de um embrião que ficou congelado por 27 anos.

    O jornal informa ainda que acredita-se que a menina tenha estabelecido um novo recorde para o embrião congelado por mais tempo que resultou em um nascimento. “Estamos nas nuvens, eu ainda fico emocionada”, ressalta a mãe.

  • onde está seu deus?