SóProvas



Prova CCV-UFC - 2017 - UFC - Engenheiro Civil


ID
2758645
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, regulamenta o Artigo 37, Inciso XXI, da Constituição Federal, instituindo normas para licitações e contratos da Administração Pública. De acordo com os diversos Artigos, parágrafos e incisos literalmente definidos na referida Lei, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    a) Empreitada por preço unitário (correção: preço global) é quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total 

     

    b) Serviço (correção:obra) é toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta 

     

    c) Projeto executivo é o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT ☑

     

    d) Tomada de Preços (correção: concorrencia) é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

     

    e)Concorrência (correção: tomada de preços) é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação – (Art.22 Parágrafo 1° ).

  • Gabarito C

     

    Apenas complementando, o cadastro exigido para Tomada de Preços também poderá ser necessário no caso do Convite:

     

    § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

     

    Bons estudos a todos!

  • falou em ABNT = projeto executivo

  • Gab. C

    A) REGIMES DE EXECUÇÃO INDIRETA PREVISTOS NA LEI

    Regime de empreitada por Preço Global

    Quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.

    Regime de empreitada por Preço Unitário

    Quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.

    Regime de Tarefa

    Quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais.

    Regime de Empreitada

    Quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada.

    OBS: O regime de execução indireta é aquele em que o órgão ou entidade contrata com terceiros.

    B) Definição de obra: Toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta. Definição de serviço: Toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais.

    C) Projeto Básico: É o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução. Projeto executivo: O conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. (GABARITO)

    D) Concorrência: é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    E) Tomada de preços: é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • Obra => C.R.A + F.R

    Construção, Reforma, Ampliação, Fabricação e Recuperação.

  • A questão exige conhecimento geral da Lei 8666/93 – Lei de Licitações. Vamos às alternativas.

    Letra A: incorreta. Empreitada por preço unitário é quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinada (forma de execução indireta da obra ou serviço), nos termos do art. 6º, VIII, “b”, da Lei 8666/93. A definição trazida na alternativa é a da empreitada por preço global (art. 6º, VIII, “a”, da Lei 8666/93).

    Letra B: incorreta. Este é o conceito de obra (e não serviço), nos termos do art. 6º, I, da Lei 8666/93. Serviço é “toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais” (art. 6º, II, da Lei 8666/93).

    Letra C: correta. É definição de projeto executivo, nos termos do art. 6º, X, da Lei 8666/93, tal qual como consta na alternativa.

    Letra D: incorreta. Concorrência é a “modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto” (art. 22, §1º, da Lei 8666/93). DICA: “quaisquer interessados” + “habilitação preliminar”.

    Letra E: incorreta. Tomada de preços é a “modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação” (art. 22, §2º, da Lei 8666/93). DICA: Tomada de Preços – “até o Terceiro dia (...)”.

    Gabarito: Letra C.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 6º, Lei 8.666/93. Para os fins desta Lei, considera-se:

    VIII - Execução indireta - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes:

    a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;

    b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.

    B. ERRADO.

    Art. 6º, Lei 8.666/93. Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

    II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais.

    C. CERTO.

    Art. 6º, Lei 8.666/93. Para os fins desta Lei, considera-se:

    X - Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

    D. ERRADO.

    Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.

    E. ERRADO.

    Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
2758648
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As técnicas topográficas para cálculos de levantamentos planimétricos e altimétricos, bem como os cálculos geodésicos de transformação de coordenadas, possuem conceitos e métodos consagrados no mundo científico e fazem uso de conceitos básicos, principalmente da geometria clássica. Sobre o conceito e definição de elementos empregados em topografia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber por que o item "e" está errado.

  • @Edno Junior, o examinador não aprendeu a usar vírgulas. A descrição foi capturada aleatoriamente da internet, e o examinador só mudou a posição das vírgulas, não se atentando de que, a despeito de alguns erros de português, a interpretação estaria correta também. Banca aventureira.

  • Letra E: Descreve um levantamento "genérico", sem especificar se planimétrico (distâncias e direções de pontos em um plano horizontal) ou altimétrico (alturas de pontos em um plano horizontal).

  • Gabarito: A

    .

    O conceito da alternativa "E" segundo o material do link imediatamente a seguir é o conceito de altimetria.

    .

    https://paginas.fe.up.pt/~ee06018/Joel%20Ramires_arquivos/Conceitos_Topografia.pdf

    .

    .

    .

    Ver também: https://www.passeidireto.com/arquivo/2981291/apostila-topografia

  • Azimute = 0º a 360 º

    Rumo = 0º a 90º

    Deflexão = 0º a 180º


ID
2758651
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NR18 é a norma regulamentadora que estabelece as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, através de diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho nos canteiros de obras. Sobre a NR18 é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 18.5.10 Durante a execução de serviços de demolição, devem ser instaladas, no máximo, a 2 (dois) pavimentos
    abaixo do que será demolido, plataformas de retenção de entulhos, com dimensão mínima de 2,50m (dois metros e
    cinqüenta centímetros) e inclinação de 45º (quarenta e cinco graus), em todo o perímetro da obra.
     

  • a) Certo.

    b) Errado.

    18.4.1.3 Instalações móveis, inclusive contêineres, serão aceitas em áreas de vivência de canteiro de obras e frentes de trabalho, desde que, cada módulo:

    possua área de ventilação natural, efetiva, de no mínimo 15% da área do piso, composta por, no mínimo, duas aberturas adequadamente dispostas para permitir eficaz ventilação interna; 

    c) Errado. 18.4.2.9.2 A localização do vestiário deve ser próxima aos alojamentos e/ou à entrada da obra, sem ligação direta com o local destinado às refeições.

    ter bancos em número suficiente para atender aos usuários, com largura mínima de 0,30m 

    d) Errado. 18.4.2.4 A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração. 

    e) Errado. 18.5.10 Durante a execução de serviços de demolição, devem ser instaladas, no máximo, a 2 pavimentos abaixo do que será demolido, plataformas de retenção de entulhos, com dimensão mínima de 2,50m e inclinação de 45º, em todo o perímetro da obra. 


ID
2758657
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os agregados devem satisfazer às prescrições da NBR 7211, sendo verificados pelos ensaios segundo os métodos da NBR 7216, NBR 7117, NBR 7218 e NBR 7220, contidos na norma – Materiais para concreto armado, especificações e métodos de ensaio da ABNT. A brita ou agregado graúdo deve ser constituída por fragmentos de rochas limpos, duros, densos, duráveis e isentos de partículas de argila ou outro revestimento que os isolem do ligante. A brita não deve ser reativa com os álcalis do ligante. Deve ser rejeitada toda brita que não satisfaça a seguinte condição. Escolha a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  •  a) A densidade da brita saturada não deve ser inferior a 2,60.

     

    Não encontrei referência a isso na norma.

     

     b) A brita não deve ter teores de partículas friáveis superiores a 8%.

     

    ERRADO

     

    Torrões de argila e materiais friáveis 

    Concreto aparente ---> máx. 1,0%

    Concreto sujeito a desgaste superficial ---> máx. 2,0%

    Outros concretos ---> máx. 3,0%

     

     c) A porcentagem total de todas as substâncias prejudiciais não pode ser superior a 12%.

     

    ERRADO

     

    Torrões de argila e materiais friáveis 

    Concreto aparente ---> máx. 1,0%

    Concreto sujeito a desgaste superficial ---> máx. 2,0%

    Outros concretos ---> máx. 3,0%

    Materiais carbonosos​

    Concreto aparente ---> máx. 0,5%

    Concreto não aparente ---> máx. 1,0%

    Material fino que passa através da peneira 75 µm por lavagem (material pulverulento) ---> máx. 1,0%

     

     d) A perda de peso médio após 5 ciclos de ensaio com sulfato de sódio não deve ultrapassar 40%. 

     

    Não encontrei referência a isso na norma.

     

     e) No ensaio de desgaste de Los Angeles não deve haver perdas de peso superiores a 30% em 50 rotações ou 60% em 100 rotações.

     

    ERRADO

     

    6.1.3 Desgaste

    O índice de desgaste por abrasão “Los Angeles”, determinado segundo a ABNT NBR NM 51, deve ser inferior a 50%, em massa, do material.

  • por esses tipo de questao que eu nao passo nas provas

    tem como decorar isso nao

    5x bola de ouro

  • Questão que deveria ter sido anulada:

    Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura.

    Qual é a unidade de 2,6?

    2,6 tf/m³

    2,6 kg/m³

    2,6 g/dm³

    2,6 mg/km³

    ??????


ID
2758660
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Antes de proceder a mistura do concreto na obra, é necessário verificar as condições operacionais dos equipamentos disponíveis no local de trabalho e sua adequabilidade ao volume de concreto a ser produzido e transportado. A dosagem dos materiais componentes de cada mistura deve ser feita por uma ordem de colocação dos materiais na betoneira. Assinale a alternativa correta em relação à ordem de colocação dos materiais, água, cimento e agregados para a confecção do concreto massa:

Alternativas
Comentários
  • Que estranho! Achei q a sequência fosse a seguinte:

    brita - parte da água - cimento - areia - água restante

    o cimento vem após a brita, e não a areia (vide assertiva B)

  • A letra B é a menos errada. Fiz esse concurso kkk. Acertei essa

     

    A água é responsável pelo início do processo químico reativo do aglomerante (cimento).
    Experimentos apontam que a melhor seqüência de lançamento de material na betoneira é:

    1) parte da água (até 40%);

    2) todo o agregado graúdo (a água já presente servirá para envolver as pedras, preparando-as para a colagem posterior);

    3) parte do aglomerante (até 50%);

    4) todo o agregado miúdo (em associação com água e o cimento presentes, inicia-se a produção da argamassa que envolverá as pedras mais
    graúdas e preencherá os seus vazios);

    5) restante do cimento e da água.


    Com todos os elementos reunidos, prossegue a rotação da betoneira, objetivando a homogeneização da mistura.

     

    Fonte: temas de engenharia - questões comentadas

     

  • Muito estranho:


    A sequencia correta pelo livro do Anísio seria:

    " Até 40% da água, Todo agregado miúdo, Até 50% do cimento, todo agregado graúdo, restando do cimento e água.

  • Questão estranha mesmo. Só pode ser sido copiada e colada desse manual: http://site.sanepar.com.br/sites/site.sanepar.com.br/files/informacoes-tecnicas/mos-alteracoes-3a-edicao/especificacao_basica_obras_concreto.pdf

    Está exatamente igual. Vejam o que diz o Manual:

    "Caso o concreto seja produzido na obra , a ordem de colocação dos materiais na betoneira é a seguinte:

    • Brita

    • Parte da Água

    • Acionar a betoneira por 3 minutos

    • Descansar por 3 minutos

    • Areia

    • Cimento

    • Água restante com aditivo se necessário e aprovado

    • Misturar por 2 minutos"


ID
2758663
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a Resolução n° 307 do CONAMA, de 05 de julho de 2002, são estabelecidas diretrizes e critérios para a gestão dos resíduos da construção civil. São resíduos provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e escavação de terrenos. Os resíduos da construção civil deverão ser classificados, para efeito da Resolução da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Os resíduos da construção civil deverão ser classificados, para efeito desta Resolução, da seguinte forma:

    I - Classe A - são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: a) de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem; b) de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto; c) de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meio-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras;

    II - Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras, embalagens vazias de tintas imobiliárias e gesso; (Redação dada pela Resolução nº 469/2015).

    ****atenção para o GESSO que saiu da classe C e foi para B, então existem algumas questões desatualizadas (como essa).***** deem uma olhada na Q886593

    III - Classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação; (Redação dada pela Resolução n° 431/11).

    IV - Classe D - são resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde. (Redação dada pela Resolução n° 348/04).

  • Questão desatualizada.

    Gesso pode virar dry wall.

  • Prova CCV-UFC - 2017 - UFC - Engenheiro Civil

    Aplicada em 19/11/17

    .

    RESOLUÇÃO No 431, DE 24 DE MAIO DE 2011

    Publicada no DOU nº 99, de 25/05/2011, pág. 123

    .

    II - Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e gesso;

  • Gesso não está mais enquadrado como classe C desde 2015. A resolução CONAMA 469/2015 inclui o gesso como resíduo de classe B (são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras, embalagens vazias de tintas imobiliárias e gesso)


ID
2758666
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma impermeabilização bem executada pode ser prejudicada por falhas na concretagem, má execução do revestimento ou chumbamento inadequado de peças e equipamentos. Assim, torna-se inevitável o aparecimento de patologias, não havendo outra solução a não ser impermeabilizar novamente a área de forma correta. As patologias de impermeabilização de uma forma geral apresentam-se com características próprias e sistematizadas. Com o tempo, deterioram os materiais e a obra construída. Dentre as alternativas abaixo, escolha a correta em relação à patologia citada e sua respectiva definição.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E

    a) Corrosão (Degradação do concreto) – ocorre devido a ação da água provocando a dissolução de sais e lixiviamento dos mesmos.

    b) Vesículas (Eflorescências)– Formação de depósitos de sais cristalizados originados pela migração de água, rica em sais, do interior dos componentes de alvenaria e/ou concreto. 

    c) Degradação do concreto (Corrosão)– Ataque de natureza eletroquímica nas barras da estrutura, em que a presença de umidade, conduz a formação de óxidos/hidróxidos de ferro.

    d) Eflorescências (Desagregação de tijolos maciços) – Formação de pó de coloração avermelhada e na forma de escamas, seguida de camadas alternadamente ao interior da peça, devido ao ataque de sulfatos e exagerada pressão hidrostática interna.

    e) Carbonatação – Nas superfícies expostas das estruturas de concreto, a alcalinidade pode ser reduzida com o tempo, acarretando a despassivação da armadura da estrutura, essa redução ocorre pela ação do gás carbônico presente na atmosfera. GABARITO


    **Vesículas: São as formações de bolhas na pintura, que apresentam em seu interior nas cores branca, preta e vermelha acastanhado. 

    Fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/270/TFG%20-%20Eng%20Civil/TFG%20-%20ASSIS%20%20JUNIOR.pdf

  • Complementando...

    As vesículas são patologias em revestimentos argamassados que correspondem ao EMPOLAMENTO da estrutura. Pode acontecer devido a presença de matéria orgânica ou pirita na areia (cor preta), devido a hidratação tardia da cal (cor branca) ou ainda devido a presença de ferro (cor vermelha).

    FONTE:

    NBR 13749:2013 - Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Especificação


ID
2758669
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR 6118 fixa os requisitos básicos exigíveis para projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido, excluídas aquelas em que se empregam concreto leve, pesado ou outros especiais. Em relação a critérios e definições estabelecidos pela referida Norma, escolha a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 6118:2014:

    8.3.3 - Pode-se adotar para a massa específica do aço de armadura passiva o valor de 7 850 kg/m3.

    8.2.3 - Para efeito de análise estrutural, o coeficiente de dilatação térmica pode ser admitido como sendo igual a 10-5/°C.

    8.3.4 - O valor de 10-5/°C pode ser considerado para o coeficiente de dilatação térmica do aço, para intervalos de temperatura entre -20 °C e 150 °C
    8.4.4 - Na falta de dados específicos, pode-se considerar o valor de 200 GPa para fios e cordoalhas.

     

  • Concreto Simples -> 2400kg/m³

    Concreto Armado -> 2500kg/m³

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
2758672
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR 8036/83 fixa as condições exigíveis na programação das sondagens de simples reconhecimento dos solos destinada à elaboração de projetos geotécnicos para a construção de edifícios. Essa programação abrange o número, a localização e a profundidade das sondagens. Sobre os critérios adotados na referida norma para a programação de sondagens, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a)Acima de 800m2 o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção.

    (Errado) - Acima de 2400m²

     

     

     b)Entre 1.200m2 e 2.400m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400m2 , que excederem de 1.200m2 .

    (Correto)

     

     

     c)Em quaisquer circunstâncias o número mínimo de sondagens deve ser de 5 (cinco) para área entre 30m2 e 60m2.

    (Errado) - Pelo menos duas sondagens para áreas até 200m²

     

     

     d)As sondagens devem ser no mínimo, de uma para cada 20m2 de área da projeção em planta do edifício, até 120m2 de área.

    (Errado) - Uma para cada 200m² até 1200m² de área.

     

     

     e)Nos estudos de viabilidade ou de escolha de local, o número de sondagens deve ser fixado de forma que a distância máxima entre elas seja de 500m, com um mínimo de 2 (duas) sondagens.

    (Errado) - Distância máxima de 100m e com no mínimo 3 sondagens.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • A Acima de 800m2 o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção.

    Acima de 2.400 m2  → à critério do projetista, fixado de acordo com a construção.

    B Entre 1.200m2 e 2.400m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400m2 , que excederem de 1.200m2 .

    C Em quaisquer circunstâncias o número mínimo de sondagens deve ser de 5 (cinco) para área entre 30m2 e 60m2 .

    •Até 200m2 → 2

    •Entre 200 e 400m2 → 3 

    D As sondagens devem ser no mínimo, de uma para cada 20m2 de área da projeção em planta do edifício, até 120m2 de área.

    •Até 200m2 → 2

    •Entre 200 e 400m2 → 3 

    E Nos estudos de viabilidade ou de escolha de local, o número de sondagens deve ser fixado de forma que a distância máxima entre elas seja de 500m, com um mínimo de 2 (duas) sondagens.

    Nos casos que não houver disposição de em planta dos edifícios os estudos de viabilidade ou de escolha de local, o número de sondagens deve ser fixado de forma que a distância máxima entre elas seja de 100m, com um mínimo de 3 (três) sondagens.


ID
2758675
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Fiscalização é a atividade exercida de modo sistemático pelo Contratante e seus prepostos, objetivando a verificação do cumprimento das disposições contratuais, técnicas e administrativas, em todos os seus aspectos. O Contratante manterá desde o início dos serviços e obras até o seu recebimento definitivo, a seu critério exclusivo, uma equipe de Fiscalização constituída por profissionais habilitados que considerar necessários ao acompanhamento e controle dos trabalhos. Sobre as atividades da Fiscalização da Contratante, a tomada de decisões, e as atribuições da Contratada, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Por qual motivo a alternativa E está errada?

  • Bruno, acredito que essas responsabilidades descritas na questão são de competência da fiscalização

  • Gabarito: D

    D) A Fiscalização deverá analisar e aprovar o plano de execução e o cronograma detalhado dos serviços e obras a serem apresentados pela Contratada no início dos trabalhos.

    3.4 A Fiscalização deverá realizar, dentre outras, as seguintes atividades: 

    analisar e aprovar o plano de execução e o cronograma detalhado dos serviços e obras a serem apresentados pela Contratada no início dos trabalhos; 

    Página: 10/2

    CONSTRUÇÃO, Manual de Obras Públicas-Edificações - Práticas da SEAP 

    Fonte: http://www.comprasnet.gov.br/publicacoes/manuais/manual_construcao.pdf

  • Não entendo por que a alternativa ''E'' estaria errada.

  • O erro da alternativa E pelo que entendi é que a responsável por esclarecer ou solucionar incoerências é de competência da Fiscalização.

    Espero ter ajudado.


ID
2758678
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft Office Excel é um editor de planilhas produzido para computadores e dispositivos móveis. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que tornaram o Excel um dos mais populares programas de computador, sobretudo na área científica e de engenharia. Sobre as teclas de comando, atalho e descrição e sua correspondência assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Enter =  para baixo

    Shift + Enter = para cima

    Tab = para direita

    Shift + Tab = para esquerda

  • CTRL + B - SALVA

    CTRL + P - ABRE AS CONFIGURAÇÕES DA IMPRESSORA

    CTRL + V - COLA

    SHIFT + F2 - ABRE UMA NOTA OU ANOTAÇÃO NA CELULA SELECIONADA

    SHIFT + ENTER - SOBE PARA CIMA A SELEÇÃO DA CELULA

  • fui por eliminação. Não fazia ideia do que shift+enter fazia. Mas dos outros sim.


ID
2758681
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a NR 06, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. O equipamento de proteção individual, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Sobre aspectos da NR 06 a seguir apresentados, escolha a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • NR 6 - EPI

    6.7 - RESPONSABILIDADES DO TRABALHADOR

    6.7.1 - Cabe ao empregado quanto ao uso do EPI:

    a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;

    b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;

    c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o terno impróprio para uso; e

    d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

  • a) Errado. Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

    § 1º – Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado. 

    b) Correto

    c) Errado. NR 18 - Cabe ao empregado:

    usar o EPI fornecido pelo empregador;

    colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras – NR;

    1.8.1 Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento do disposto no item anterior.

    d) Errado. 

    e) Errado. Sempre que julgar necessário o órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, poderá requisitar amostras de EPI, identificadas com o nome do fabricante e o número de referência, além de outros requisitos

  • 6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI :

     

    a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade; (206.005-1 /I3)

     

    b) exigir seu uso; (206.006-0 /I3)

     

    c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; (206.007-8/I3)

     

    d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; (206.008-6 /I3)

     

    e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; (206.009-4 /I3)

     

    f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e, (206.010-8 /I1)

     

    g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada. (206.011-6 /I1)

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

     

    a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;

     

    b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;

     

    c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,

     

    d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

     

    B – EPI PARA PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE B.1 - Óculos

    a) óculos de segurança para proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes;

    b) óculos de segurança para proteção dos olhos contra luminosidade intensa;

    c) óculos de segurança para proteção dos olhos contra radiação ultra-violeta;

    d) óculos de segurança para proteção dos olhos contra radiação infra-vermelha;

    e) óculos de segurança para proteção dos olhos contra respingos de produtos químicos.

     

    Fonte: NR 6 

     

     

                                                                                               Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

  • Gabarito: B

    A) Cabe ao empregador, quando o EPI estiver danificado ou extraviado substituí-lo mediante desconto no salário do empregado.

    CLT

    Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

    § 1º - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.

    .

    B) Cabe ao empregado responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina.

    6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

     

    a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;

     

    b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;

    .

    C) É facultativo ou opcional o uso do EPI por parte do empregado, de acordo com seu entendimento quanto à natureza do risco.

    .

    D) O equipamento de proteção individual importado, poderá ser posto à venda ou utilizado sem a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente.

    6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

    .

    E) O órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, só poderá requisitar amostras de EPI, identificadas com o nome do fabricante e o número de referência, em casos de acidentes.

    6.11.1.1 Sempre que julgar necessário o órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, poderá requisitar amostras de EPI, identificadas com o nome do fabricante e o número de referência, além de outros requisitos.

    Fonte: NR 6: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr6.htm

    CLT: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm

  • RESPONSABILIDADES EMPREGADOR I - Adquirir adequado ao risco de cada atv II - Exigir seu uso III - Fornecer trabalhador somente aprovado pelo órgão nacional competente IV - Orientar Treinar Trabalhador sobre Uso adequado Guarda Conservação V - Substituir imediatamente Quando Danificado Extraviado VI - Responsabilizar-se pela Higienização Manutenção periódica VII - Comunicar ao MTE qlqr irregularidade observada VIII - Registrar seu fornecimento ao trabalhador

    RESPONSABILIDADE TRABALHADOR I - Usar, utilizando-o apenas p/ finalidade a q se destina II - Responsabilizar-se pela Guarda Conservação III - Comunicar ao empregador qlqr alteração q torne impróprio p/ uso IV - Cumprir determinações do empregador sobre uso adequado 

    Estou comercializando meus mapas mentais de Engenharia Civil! São materiais feitos com os melhores materiais do Estratégia + lei seca + 29 mil questões resolvidas.

    Tenho sobre diversas matérias como:

    ·        Instalações hidráulicas

    ·        Abastecimento e saneamento

    ·        Concreto pré-moldado

    ·        Empuxo e Contenção de taludes

    ·        Estrutura metálica

    ·        Hidrologia

    ·        Hidráulica

    ·        Instalações elétricas

    ·        Instalações especiais (gás, rede lógica, água quente, Telefone)

    ·        Lei 5.194/1996 (Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências)

    ·        Lei 6.496/1977 (Institui a " Anotação de Responsabilidade Técnica ")

    ·        Sistema nacional de viação

    ·        Fundações

    ·        Alvenaria

    ·        Tratamento de água

    ·        Estrutura de madeira

    ·        Segurança e saúde

    ·        Concreto Armado

    ·        Revestimento

    ·        Canteiro de obras

    ·        Cobertura

    ·        Terraplenagem

    ·        Sondagens

    ·        Pavimentação

    ·        Drenagem

    ·        OAE

    ·        Meio ambiente

    ·        Conservação rodoviária

    ·        Obras portuárias

    ·        Impermeabilização

    ·        Característica dos materiais

    ·        Análise orçamentária

    ·        Planejamento e gerenciamento obras

    ·        Ensaios

    ·        Fiscalização

    ·        Sinalização rodoviária

    ·        Ferrovia

    ·        Análise estrutura

    ·        Pisos

    ·        Esquadrias

    ·        Controle tecnológico

    ·        Argamassa

    ·        Lei 8.666/93

    ·        Entre outros

    O preço é camarada, apenas R$20 por matéria.

    Interessados entrem em contato por e-mail:consultoriaconcursos.wesley@gmail.com ou pelo bate-papo do qconcursos.

    Os arquivos estão em PDF, caso haja interesse na compra, eu disponibilizo o programa que realiza a criação e edição. Vc poderá alterar da forma que quiser e até mesmo fazer os seus próprios.

    Dou consultoria de estudo focada no concurso que estão estudando.


ID
2758684
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao comparar os Pavimentos Rígidos e Flexíveis conclui-se que os dois tipos de pavimentos são viáveis para a implantação nas estradas brasileiras, sendo o Pavimento Rígido o mais propício a estradas com maior intensidade de carga, porém, isso não é uma regra única para a pavimentação, visto que, os pavimentos são escolhidos, não só pelo aspecto econômico, mas, pelas características e a cultura do local, sobretudo, pelos diferentes tipos de solo e situações climáticas. De acordo com o tipo de pavimento e sua característica correspondente, escolha a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Incorreta.

    Os pavimentos flexíveis tem estrutura mais espessa (reforço do subleito, sub base, base e revestimento)


    B) Incorreta.

    Pavimentos rígidos são pouco afetados por produtos químicos


    C) Incorreta

    Pavimentos rígidos são menos espessos (Sub-base e revestimento de concreto)


    D) Correta.


    E) Incorreta.

    Pavimento flexível tem aderência, embora menor que os rígidos. Estima-se vida útil de aproximadamente 10 anos.

  • baixo índice de porosidade que dificulta a aderência das demarcações viárias é característica do PAVIMENTO RÍGIDO.


ID
2758687
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na conceituação moderna, a Engenharia Legal se divide em dois ramos, a Engenharia Diagnóstica e Engenharia de Avaliações, pode-se, pois, conceituar a Engenharia Legal como a arte de aplicar conhecimentos científicos, técnicos, legais e empíricos nas perícias e avaliações dos diversos ramos da Engenharia, para criar provas jurídicas, enquanto, a Engenharia de Avaliações é o processo e resultado de uma tentativa de responder a uma ou mais perguntas específicas sobre os valores definidos das partes de um imóvel, sua utilidade ou conformação e possibilidades de venda. Dentre as assertivas abaixo apresentadas, escolha a alternativa correta em que o respectivo procedimento faz parte do conjunto de componentes da Engenharia Diagnóstica ou da Engenharia de Avaliações:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


    uma auditoria, além das avaliações feitas durante a inspeção com critérios estabelecidos (lei, jurisprudência, norma legal, norma técnica, bibliografia ou até mesmo boas práticas).


    http://constechne.com.br/inspecoes.php

  • AUDITORIA é um procedimento exclusivo da Engenharia Diagnóstica. GABARITO

    VISTORIA é um procedimento exclusivo da Engenharia de Avaliações.

    INSPEÇÃO é um procedimento exclusivo da Engenharia de Avaliações.

    PESQUISA é um procedimento exclusivo da Engenharia Diagnóstica.

    PERÍCIA é um procedimento exclusivo da Engenharia de Avaliações.

  • Gabarito: A

    - Auditoria: Atividade que envolve a obtenção de evidências (registros, fatos ou outras informações) que avalia o atendimento a determinados critérios: políticas, procedimentos, normas técnicas ou requisitos usados como referência (Adaptado da ABNT NBR ISO 19.011/2012);

    - Avaliação: Atividade que envolve a determinação técnica do valor qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento (ABNT NBR 13.752/ 1996);

    - Inspeção Predial: Diversas atividades (processos) de avaliação das condições técnicas da edificação. Fundamenta-se em atividade de anamnese e de vistoria sensorial, podendo ter o apoio de testes e verificações expeditas, apurando as causas da situação, classificação da importância das falhas, anomalias e manifestações patológicas mais significativas, assim como indicação das ações necessárias para assegurar a conservação da edificação (Adaptado da ABNT NBR de Projeto de Norma Inspeção Predial, 2016);

    - Inspeção Predial Especializada: A Inspeção Predial Especializada é um processo de menor abrangência e mais aprofundado de inspeção, que visa avaliar as condições técnicas de um sistema ou subsistema específico. Normalmente é desencadeada pela Inspeção Predial, de forma a complementar ou aprofundar o diagnóstico (Adaptado da ABNT NBR de Projeto de Norma Inspeção Predial, 2016);

    - Perícia: Atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento, tais como, anomalias, falhas etc. (Adaptado da ABNT NBR 13.752/1996);

    - Vistoria: Atividade de constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem (ABNT NBR 13.752/1996).

    Fonte: https://www.direcionalcondominios.com.br/sindicos/marcus-vinicius-fernandes-grossi/item/3557-vistoria-auditoria-inspecao-avaliacao-e-pericias-de-engenharia-para-condominios.html


ID
2758693
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A manutenção de edificações é um tema cuja importância tem crescido no setor da construção civil, superando, gradualmente, a cultura de se pensar o processo de construção limitado até o momento em que a edificação é entregue e entra em uso. Economicamente relevante no custo global das edificações, a manutenção não pode ser feita de modo improvisado e casual. Ela deve ser entendida como um serviço técnico, cuja responsabilidade exige capacitação apurada. A Norma NBR 5674/2012 fixa os procedimentos de orientação para organização de um sistema de manutenção de edificações. Sobre os diferentes aspectos dessa norma, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5674/1999- 4.3A manutenção de edificações NÃO INCLUI serviços realizados para alterar o uso de edificação.

  • a)  São fontes de informações para o sistema de manutenção as solicitações e reclamações dos usuários e as inspeções técnicas.

    b) A manutenção de edificações não inclui serviços realizados para alterar o uso da edificação. 

  • VER Q565092

  • Perai... A questão pedia a alternativa errada então?

  • entendi nada...

  • Gabarito errado. Resposta correta: letra A.


ID
2758696
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Necessita-se caracterizar uma amostra de argila, de modo a que se possa determinar os seus índices de plasticidade e consistência. De acordo com os dados apresentados abaixo, calcule os valores de IP e IC, classificando o tipo de argila encontrado. Em seguida, marque a alternativa correta.


Dados:

PT = 2,0kg;

PS = 1,4kg;

LL = 57,2%;

LP = 22,2%;


onde:

PT é o peso total da amostra;

PS é o peso seco da amostra;

PA é o peso da água contida na amostra;

LL é o limite de liquidez da amostra;

LP é o limite de plasticidade da amostra;

IP é o índice de plasticidade da amostra;

IC é o índice de consistência da amostra.


Fórmulas:


PA = PT - PS

h% = 100.PA/PS

IP = LL – LP

IC = (LL – h)/IP

Alternativas
Comentários
  • Índice de Plasticidade (IP)

    IP = LL - LP

    IP = 57,2% - 22,2%

    IP = 35%

     

    Índice de Consistência (IC)

    IC = (LL – h)/IP

    IC = (57,2% - 42,8%) / 35%

    IC = 0,41

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

     

  • Índice de Plasticidade [IP]:

    IP = 0 // Não plástica;

    1 < IP < 7 // Fracamente plástica;

    7 < IP < 15 // Medianamente plástica;

    IP > 15 // Altamente plástica.


    IP = 57,2% - 22,2% = 35% (Altamente plásticas).


    Índice de Consistência [IC]:

    IC < 0 // Muito moles;

    0 < IC < 0,50 // Moles;

    0,50 < IC < 0,75 // Médias;

    0,75 < IC < 1 // Rijas;

    IC > 1 // Duras.


    IC = (57,2% - 42,8%) / 35% = 0,41 (Consistência mole).

  • W = (Pt - Ps) / Ps

    W= (2-1,4) / 1,4

    W= 0,6 / 1,4 = 0,428


    Logo, o teor de umidade é 42,8%


ID
2758699
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Através da compactação de um solo, obtém-se maior aproximação e entrosamento das partículas, ocasionando o aumento da resistência ao cisalhamento e, consequentemente, a obtenção de uma maior capacidade de suporte. Com a redução do volume de vazios, a capacidade de absorção de água e a possibilidade de haver percolação diminuem substancialmente, tornando o solo mais estável. Dois fatores são fundamentais na compactação: o teor de umidade do solo e a energia empregada na aproximação dos grãos, que se denomina energia de compactação. Apenas no teor de umidade ótimo se atinge o máximo peso específico seco, que corresponde a maior resistência do solo. Em relação aos processos de compactação dos solos e o uso de equipamentos, escolha a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentários:

     

    a) impacto de até 500 vezes por minuto = compactação por impacto. 

        impacto acima de 500 vezes por minuto = compactação por vibração;

     

    b) a compactação acontece de baixo para cima;

     

    c) em obras rodoviárias, a camada final deve possuir 60 cm e a compactação deve ser feita com espessuras de no máximo 20 cm;

     

    d) a passagem lenta do equipamento é mais proveitosa do que a passagem rápida;

     

    e) GABARITO.

     

    Fonte: meus resumos

     

    "Nossos feitos moldam o futuro!" - Garen

  • Rochas grandes?


  • Eu também não marquei a letra E por conta da opção Rochas Grandes...

    Alguém saberia explicar?

  • Compactar rochas grandes?

    Que pinga esse examinador bebeu?

  • Em algumas situações de projeto admite-se o uso de materiais de 3ª categoria em regiões que não possuem materiais de 1ª e 2ª categorias. Por serem materiais granulares, nesses casos, o uso de rolos lisos vibratórios são mais eficientes. Letra e está correta.

  • Complemento:

    NORMA DNIT 108/2009 - ES 5.1.e) Em regiões onde houver ocorrência de materiais rochosos e na falta de materiais de 1ª e/ou 2ª categoria admite-se, desde que devidamente especificado no projeto de engenharia, o emprego destes materiais de 3ª categoria (rochas), atendidas as condições prescritas no projeto de engenharia e o disposto na subseção 5.3 – Execução.


ID
2758708
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Norma NBR 5626/98 estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, execução e manutenção da instalação predial de água fria. As exigências e recomendações ali estabelecidas emanam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom desempenho da instalação e da garantia de potabilidade da água no caso de instalação de água potável. As exigências e recomendações estabelecidas nesta Norma devem ser observadas pelos projetistas, assim como pelos construtores, instaladores, fabricantes de componentes, concessionárias e pelos próprios usuários. A respeito da NBR 5626/98, escolha a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra a – Correta

    Letra b – Incorreta - 4.3.5.3 Recomenda-se o uso de solda sem chumbo ou uma orientação ao usuário no início da utilização da instalação predial de água fria.

    Letra c – Incorreta - 5.1.1.1 O projeto das instalações prediais de água fria deve ser feito por projetista com formação profissional de nível superior, legalmente habilitado e qualificado.

    Letra d – Incorreta - Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) não deve ser inferior a 5 kPa.

     

    Letra e – Incorreta - O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 h de consumo normal no edifício, sem considerar o volume de água para combate a incêndio.

  • Pressões em condições dinâmicas :

    Distribuição : 05 Kpa

    Utilização : 10 Kpa.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O segredo do sucesso é nunca desistir !!!

  • Lembrando que a norma foi atualizada em 2020.

    Nela nao há mais a especificação quanto a velocidade de 3m/s


ID
2758711
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Norma Regulamentadora – NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis. Sobre os aspectos da NR10, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NR 10


    A) 10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus

    estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de

    proteção.(correta)


    B) É de responsabilidade exclusiva dos contratados manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que estão expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados.


    10.13.2 É de responsabilidade dos contratantes manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que estão

    expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem

    adotados


    C) Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas podem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, desde que usem o EPI adequado.


    10.8.8 Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre

    os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em

    instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II desta NR(ZONA DE RISCO E ZONA CONTROLADA)


    D) As intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que utilizem os equipamentos apropriados de proteção individual.


    10.6.1 As intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou

    superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que atendam ao que

    estabelece o item 10.8 desta Norma.(HABILITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, CAPACITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES)


    E) Os circuitos elétricos embora com finalidades diferentes, tais como: comunicação, sinalização, controle e tração elétrica devem ser identificados e podem ser instalados de maneira conjunta, mesmo que o desenvolvimento tecnológico não permita compartilhamento, respeitadas as definições de projetos.


    10.3.3.1 Os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como: comunicação, sinalização, controle e tração

    elétrica devem ser identificados e instalados separadamente, salvo quando o desenvolvimento tecnológico permitir

    compartilhamento, respeitadas as definições de projetos.

  • A NR 10 quase nunca é cobrada em prova, aí nessa se cobra nesse nível. Isso cheira coisa negra, irmãos.

  • É de responsabilidade exclusiva dos contratados manter os trabalhadores...

    É de responsabilidade dos contratantes manter os trabalhadores informados...

    Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas podem...

    Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem...

  • Pessoal, vamos analisar todas as opções e assinalar a alternativa correta:

    (A) As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção. CORRETO

    De acordo com o item 10.2.3 da NR-10.

     

    (B) É de responsabilidade exclusiva dos contratados manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que estão expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados. INCORRETO

    Conforme o previsto no item 10.13.2, é de responsabilidade dos contratantes manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que estão expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados.

    (C) Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas podem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, desde que usem o EPI adequado. INCORRETO

    Temos o seguinte texto no item 18.8.8: os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II desta NR.

    (D) As intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que utilizem os equipamentos apropriados de proteção individual. INCORRETO

    De acordo com o item 10.6.1, as intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que atendam ao que estabelece o item 10.8 desta Norma (trabalhadores habilitados, qualificados, capacitados e autorizados).

    (E) Os circuitos elétricos embora com finalidades diferentes, tais como: comunicação, sinalização, controle e tração elétrica devem ser identificados e podem ser instalados de maneira conjunta, mesmo que o desenvolvimento tecnológico não permita compartilhamento, respeitadas as definições de projetos. INCORRETO

    De acordo com o item 10.3.3.1, os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como: comunicação, sinalização, controle e tração elétrica devem ser identificados e instalados separadamente, salvo quando o desenvolvimento tecnológico permitir compartilhamento, respeitadas as definições de projetos.

  • kkkkkk tu é brabo mesmo , quando crescer quero ser como você!


ID
2758714
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Norma NBR 13714/2003 fixa as condições mínimas exigíveis para dimensionamento, instalação, manutenção, aceitação e manuseio, bem como as características dos componentes de sistemas de combate a incêndio por hidrantes e mangotinhos para uso exclusivo de combate a incêndio em edificações com área construídas superior a 750 m2 e/ou altura superior a 12 m, requisitos fundamentais para o projetista, assim como para a Fiscalização de obras. A partir das premissas estabelecidas nessa Norma, escolha a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) 4.4 Esguicho 4.4.1 O alcance do jato compacto produzido por qualquer sistema não deve ser inferior a 8 m, medido da saída do esguicho ao ponto de queda do jato.

    b) 4.8.2 Poderá ser utilizada, para os hidrantes, válvula angular com diâmetro DN40 (1½") para sistemas que utilizem mangueiras de 40 mm, desde que comprovado seu desempenho para esta aplicação.

    c)  Nos hidrantes externos, quando afastados de no mínimo 15 m ou 1,5 vez a altura da parede externa da edificação a ser protegida, poderão ser utilizados até 60 m de mangueira (preferencialmente em lances de 15 m), desde que devidamente dimensionados hidraulicamente

    d)  Todos os sistemas devem ser dotados de dispositivo de recalque, consistindo em um prolongamento de mesmo diâmetro da tubulação principal, com diâmetro mínimo DN50 (2") e máximo de DN100 (4"), cujos engates são compatíveis aos utilizados pelo Corpo de Bombeiros local.

  • Gabarito: E de esguicho.

  • Norma NBR 13714/2003

    a) 4.4 Esguicho 4.4.1 O alcance do jato compacto produzido por qualquer sistema não deve ser inferior a 8 m, medido da saída do esguicho ao ponto de queda do jato.

    b) 4.8.2 Poderá ser utilizada, para os hidrantes, válvula angular com diâmetro DN40 (1½") para sistemas que utilizem mangueiras de 40 mm, desde que comprovado seu desempenho para esta aplicação.

    c) 5.2.2 Nos hidrantes externos, quando afastados de no mínimo 15 m ou 1,5 vez a altura da parede externa da edificação a ser protegida, poderão ser utilizados até 60 m de mangueira (preferencialmente em lances de 15 m), desde que devidamente dimensionados hidraulicamente. Recomenda-se que sejam utilizadas mangueiras de 65 mm de diâmetro para redução da perda de carga do sistema e o último lance de 40 mm para facilitar seu manuseio.

    d) 4.2.1 Todos os sistemas devem ser dotados de dispositivo de recalque, consistindo em um prolongamento de mesmo diâmetro da tubulação principal, com diâmetro mínimo DN50 (2") e máximo de DN100 (4"), cujos engates são compatíveis aos utilizados pelo Corpo de Bombeiros local.

    d) 4.7.1 As mangueiras de incêndio devem ser acondicionadas dentro dos abrigos: em ziguezague ou aduchadas conforme especificado na NBR 12779, sendo que as mangueiras semi-rígidas podem ser acondicionadas enroladas, com ou sem o uso de carretéis axiais ou em forma de oito, permitindo sua utilização com facilidade e rapidez.

    MA OE!

  • seu exemplo foi o melhor!

    deu para entender tudo a partir dele.


ID
2758717
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Denomina-se concreto um material formado pela mistura de cimento, água, agregado graúdo (brita ou cascalho) e agregado miúdo (areia). O concreto fresco tem consistência plástica, podendo ser moldado, na forma e dimensões desejadas, bastando lançar a massa fresca no interior de formas de madeira ou outro material adequado. O concreto endurecido tem elevada resistência à compressão, mas baixa resistência à tração. Denomina-se concreto armado o material misto obtido pela colocação de barras de aço no interior do concreto. As armaduras são posicionadas, no interior da forma, antes do lançamento do concreto plástico. Este envolve as barras de aço, obtendo-se, após o endurecimento uma peça de concreto armado. Sobre o material concreto massa, obtido pela mistura de aglomerante, agregados, água e aditivos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  a)os cimentos pozzolânicos apresentam as propriedades de alta velocidade na liberação de calor de hidratação com baixa resistência a águas sulfatadas e ácidas.

    (Errado) - Baixa velocidade na liberação de calor de hidratação e alta resistência a águas sulfatadas e ácidas.

     

     

     b)a adição de água aumenta a resistência da pasta, sendo necessário empregar uma proporção crescente das quantidades de água em relação ao cimento para se obter um concreto de resistência alta.

    (Errado) - A adição de água diminui a resistência da pasta.

     

     

     c)o cimento e a água formam a pasta, que enche a maior parte dos espaços vazios entre os agregados. Algum tempo depois de misturado o concreto, a pasta endurece, formando um material sólido.

    (Correto)

     

     

     d)os cimentos portland são cimentos hidráulicos produzidos pela pulverização de clínquer formado essencialmente por carbonatos de cálcio hidratados, com adição de nitratos de cálcio e outros compostos.

    (Errado)  - 

    O clinquer de cimento Portland é constituído por:

    Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%

    Sílica (SiO2) - 20 a 25%

    Alumina (Al2O3) - 2 a 9%

    Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%

    Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%

     

     

     e)os cimentos são moídos em pó muito fino, sendo possível determinar sua composição granulométrica por meio de peneiras, o aumento da finura produz menor velocidade de hidratação, resultando em maior resistência inicial e consequentemente menor geração de calor.

    (Errado) - Maior velocidade de hidratação e maior geração de calor.

     

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Os cimentos são moídos em pó muito fino, sendo possível determinar sua composição granulométrica por meio de peneiras...

    ERRADO!

    Peneira não lê poeira.

    Gabarito: C.


ID
2758732
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O item 7.2.2.2 da NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto, estabelece que o escoramento deve ser projetado de modo a não sofrer, sob a ação de seu próprio peso, do peso da estrutura e das cargas acidentais que possam atuar durante a execução da estrutura de concreto, deformações prejudiciais ao formato da estrutura ou que possam causar esforços não previstos no concreto. Sobre a execução e manejo correto de um sistema de escoramento, escolha a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)No projeto do escoramento devem ser consideradas a deformação e a flambagem dos materiais, porém, devem ser desprezadas as vibrações a que o escoramento estará sujeito.


    B)A análise estrutural e os dados de deformabilidade e resistência do concreto usados no planejamento para a reestruturação do escoramento devem ser fornecidos única exclusivamente pelo responsável pela obra.(Deve ser fornecido pelo Eng responsável e Projetista Estrutural)


    C)A colocação de novas escoras em posições preestabelecidas e a retirada dos elementos de um primeiro plano de escoramento podem reduzir os efeitos do carregamento inicial, do carregamento subsequente e evitar deformações excessivas. (Correta!)


    D)Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta somente os materiais utilizados associados sem levar em conta o ritmo da construção, tendo em vista o carregamento decorrente e sem considerar a capacidade de suporte das lajes anteriores.


    E)Qualquer carga pode ser imposta e o escoramento removido de qualquer parte da estrutura, considerando que os elementos estruturais e o novo sistema de escoramento têm resistência suficiente para suportar as ações a que estarão sujeitos após 24 horas do início da concretagem.

  • Gabarito: C

    NBR 14931

    A) No projeto do escoramento devem ser consideradas a deformação e a flambagem dos materiais, porém, devem ser desprezadas as vibrações a que o escoramento estará sujeito.

    7.2.2.2 Escoramento 

    No projeto do escoramento devem ser consideradas a deformação e a flambagem dos materiais e as vibrações a que o escoramento estará sujeito

    B) A análise estrutural e os dados de deformabilidade e resistência do concreto usados no planejamento para a reestruturação do escoramento devem ser fornecidos única exclusivamente pelo responsável pela obra.

    7.2.2.2 Escoramento 

    a análise estrutural e os dados de deformabilidade e resistência do concreto usados no planejamento para a reestruturação do escoramento devem ser fornecidos pelo responsável pelo projeto estrutural ou pelo responsável pela obra, conforme acordado entre as partes

    C) A colocação de novas escoras em posições preestabelecidas e a retirada dos elementos de um primeiro plano de escoramento podem reduzir os efeitos do carregamento inicial, do carregamento subsequente e evitar deformações excessivas.

    7.2.2.2 Escoramento 

    A colocação de novas escoras em posições preestabelecidas e a retirada dos elementos de um primeiro plano de escoramento podem reduzir os efeitos do carregamento inicial, do carregamento subseqüente e evitar deformações excessivas. 

    D) Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta somente os materiais utilizados associados sem levar em conta o ritmo da construção, tendo em vista o carregamento decorrente e sem considerar a capacidade de suporte das lajes anteriores.

    7.2.2.2 Escoramento 

    Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta os materiais utilizados associados ao ritmo de construção, tendo em vista o carregamento decorrente e a capacidade suporte das lajes anteriores, quando for o caso. 

    E) Qualquer carga pode ser imposta e o escoramento removido de qualquer parte da estrutura, considerando que os elementos estruturais e o novo sistema de escoramento têm resistência suficiente para suportar as ações a que estarão sujeitos após 24 horas do início da concretagem.

    7.2.2.2 Escoramento 

    nenhuma carga deve ser imposta e nenhum escoramento removido de qualquer parte da estrutura enquanto não houver certeza de que os elementos estruturais e o novo sistema de escoramento têm resistência suficiente para suportar com segurança as ações a que estarão sujeitos; 

    Fonte: https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/construcao-de-edificios/nbr-14931-2004-execucao-de-estruturas-de-concreto-procedimento

  • ÍNTEGRA DA NBR 14931/2004:

    ALTERNATIVA A

    No projeto do escoramento DEVEM ser consideradas a DEFORMAÇÃO e a FLAMBAGEM DOS MATERIAIS e as VIBRAÇÕES a que o escoramento estará sujeito.

    ALTERNATIVA B

    A ANÁLISE ESTRUTURAL e os dados de deformabilidade e resistência do concreto usados no planejamento para a reestruturação do escoramento devem ser fornecidos pelo RESPONSÁVEL PELO PROJETO ESTRUTURAL OU RESPONSÁVEL PELA OBRA, CONFORME ACORDADO ENTRE AS PARTES.

    ALTERNATIVA C e E

    COLOCAÇÃO DE NOVAS ESCORAS em posições preestabelecidas E a RETIRADA dos elementos de um primeiro plano de escoramento PODEM REDUZIR os EFEITOS DO CARREGAMENTO INICIAL efeitos do carregamento inicial, do carregamento subsequente E EVITAR DEFORMAÇÕES EXCESSIVAS.

    Neste caso devem ser considerados os seguintes aspectos:

    - NENHUMA CARGA deve ser imposta e NENHUM ESCORAMENTO REMOVIDO de qualquer parte da estrutura enquanto não houver certeza de que os elementos estruturais e o novo sistema de escoramento têm resistência suficiente para suportar com segurança as ações a que estarão sujeitos;

    ALTERNATIVA D

    Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta os MATERIAIS materiais utilizados associados ao RITMO DE CONSTRUÇÃO, tendo em vista o carregamento decorrente e a CAPACIDADE DE SUPORTE DAS LAJES ANTERIORES, quando for o caso.

    @ocivilengenheiro


ID
2758735
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sendo uma das principais etapas na construção, a impermeabilização propicia conforto aos usuários finais das mesmas. Uma eficiente proteção deve ser oferecida aos diversos elementos de uma obra sujeita às ações das intempéries com o intuito de proteger a edificação de inúmeros problemas patológicos que poderão surgir com a infiltração de água, integradas ao oxigênio e outros elementos agressivos da atmosfera. A vida útil de uma edificação depende diretamente de uma eficiente realização da impermeabilização. Segundo a NBR 9575/2003, impermeabilização é o produto resultante de um conjunto de componentes e serviços que objetivam proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade. Sobre os principais sistemas e produtos impermeabilizantes disponíveis, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • FLEXÍVEIS:


    Membranas Flexíveis Moldadas in Loco:

    Emulsões  asfálticas;

    Soluções asfálticas;

    Emulsões acrílicas;

    Asfaltos oxidados + Estrutura;

    Asfaltos modificados + Estrutura + Elastômeros em solução (Neoprene/Hypalon)

     


    - Mantas Flexíveis Pré-Fabricadas:

     

    Mantas asfálticas;

    Mantas elastoméricas (Butil / EPDM);

    Mantas poliméricas (PVC).

     

    RÍGIDOS:


    - Membranas Rígidas Moldadas in Loco:

     

    Cristalização;

    Argamassa rígida.

     

     

    2 – SISTEMAS RÍGIDOS


    O sistema rígido de impermeabilização, também denominado sistema contínuo de impermeabilização com emprego de argamassas, é aplicável a estruturas sujeitas a mínimas variações térmicas, pequenas vibrações e/ou exposição solar.


    São normalmente empregados em reservatórios inferiores, subsolos, piscinas enterradas etc. Costuma apresentar-se em sistemas monocapa (aplicação uma única vez).


    argamassa impermeável e o concreto impermeável também são sistemas rígidos.

     

    3 – SISTEMAS FLEXÍVEIS


    Os sistemas flexíveis caracterizam-se pela aplicação de produto de impermeabilização flexível e são aplicáveis a estruturas sujeitas a variações térmicas diferenciadas e/ou grandes vibrações, cargas dinâmicas, recalques e/ou forte exposição solar.

     

    São normalmente empregados em: terraços, lajes etc. Podem apresentar-se em camadas simples ou múltiplas, estruturadas ou não, aderentes ao substrato ou flutuantes.


    Dentre as diversas opções, destacam-se as mantas poliméricas de PVC e as mantas asfálticas, de simples aplicação e menor custo.

     

    As mantas asfálticas costumam ter estruturação intermediária de fibras de vidro, poliéster ou outras fibras, inclusive naturais.

     

    Os asfaltos utilizados na confecção das mantas são modificados com elastômeros (maior durabilidade e elasticidade) e protegidos nas faces externas por membranas plásticas (manuseio e estoque em rolos).

     

    4 – SISTEMA SEMI-RÍGIDO


    São sistemas que suportam micro-fissuras e, também, grandes deformações estruturais.

     

    São exemplos: argamassa polimérica e epóxi.

     

    (Comentário do Simpson Concurseiro)

  • a) Emulsão asfáltica é um produto resultante da dispersão de asfalto em solvente, através de agentes emulsificantes. São produtos caros e apropriados para áreas e superfícies onde haverá empoçamento ou retenção de água.


    Em água

    Baratos

    Onde NÃO haverá empoçamento... (FONTE: SABBATINI, 2006)


    b) Impermeabilização flexível compreende o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fissuração e podem ser de dois tipos, moldadas no local e chamadas de membranas ou pré-fabricadas e chamadas de mantas.


    CORRETA


    c) Os aditivos hidrófugos proporcionam o aumento da permeabilidade e absorção capilar, através do preenchimento de vazios nos capilares na pasta de cimento hidratado, tornando os concretos e argamassas permeáveis à penetração de água e umidade. 


    Redução

    Impermeáveis (FONTE: SIKA, 2008)


    d) A impermeabilização rígida compreende o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à grande fissuração. Os impermeabilizantes rígidos trabalham junto com a estrutura, o que leva a exclusão de áreas expostas a grandes variações de temperatura.


    Não sujeitas à fissuração

    Não trabalham junto com a estrutura (FONTE: NBR 9575)


    e) Cimentos cristalizantes são impermeabilizantes flexíveis, à base de cimentos especiais e aditivos minerais, que possuem a propriedade de penetração osmótica nos capilares da estrutura, formando um gel que se cristaliza, incorporando ao concreto compostos de sódio estáveis e insolúveis.


    Impermeabilizante rígido ...cálcio (FONTE: DENVER, 2008)


ID
2758738
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR 8160/99 estabelece as exigências e recomendações relativas ao projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário, para atenderem às exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas. Em relação a essa Norma, e seus conceitos básicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 8160 / 99

     

    4.2.6.2 Caixas e dispositivos de inspeção

     

    a) a distância entre dois dispositivos de inspeção
    não deve ser superior a 25,00 m;
     

    b) a distância entre a ligação do coletor predial com
    o público e o dispositivo de inspeção mais próximo
    não deve ser superior a 15,00 m;

     

    c) os comprimentos dos trechos dos ramais de descarga e de esgoto de bacias sanitárias, caixas de
    gordura e caixas sifonadas, medidos entre os mesmos e os dispositivos de inspeção, não devem ser
    superiores a 10,00 m
     

  • Água pluviais:

    caixa de areia:

    Mudança de declividade, mudança de direção

    ·        20 m à nos percursos retilíneos


    Cazalizações

    Condutor Vertical: DN ≥ 70 mm

    Superfície Horizontal de lajes/calhas: declividade > 0,5% 

  • a) Águas servidas - águas cinzas: as águas utilizadas nos chuveiros, banheiras, lavatórios, tanques e/ou máquinas de lavar. água cuja qualidade foi afetada negativamente pela influência da atividade humana.


    b) a distância entre dois dispositivos de inspeção não deve ser superior a 25,00 m;


    c) Águas imundas: águas residuárias contendo elevada quantidade de matéria fecal;


    d) Recomenda-se a declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal ou inferior a 75mm. 


    e) CORRETA!


ID
2758741
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Argamassas são materiais de construção com propriedades de aderência e endurecimento obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo (areia) e água, podendo conter ainda aditivos e adições minerais. A argamassa de assentamento de alvenaria é utilizada para a elevação de paredes e muros de tijolos ou blocos. Argamassa de revestimento é utilizada para revestir paredes, muros e tetos, os quais, geralmente, recebem acabamentos como pintura, revestimentos cerâmicos e laminados. Em relação às argamassas de assentamento de alvenarias e revestimentos é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O limite de resistência de aderência à tração (Ra) para revestimentos de argamassa de paredes (emboço e camada única) internas e externas, para receber o acabamento de revestimento em cerâmica ou laminado deve ser de RA ≥ 0,30MPa.


    http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/159/teste-padrao-ensaio-de-aderencia-de-revestimentos-de-argamassa-287754-1.aspx

  • Plasticidade: é a maior ou menor facilidade de uma argamassa em se deformar sob ação de cargas, quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água.


    Trabalhabilidade:Plasticidade é propriedade das argamassas no estado fresco que determina a facilidade com que elas podem ser misturadas, transportadas, aplicadas, consolidadas e acabadas, em uma condição homogênea.


    Internos:

    RA>0.2 para pintura ou base de reboco

    RA >0.3 para ceramica ou laminado

    externos:

    RA>0.3 para pintura ou base de reboco

    RA >0.3 para ceramica


    Obs: as bancas gostam muito de trocar os conceitos dos enunciados, estão basta que no meio da prova nos atentarmos a isso

  • Guilherme Araújo 01 de Novembro de 2018 às 20:06, apenas uma contribuição para seu comentário. A banca apenas embaralhou os significados, trabalhabilidade e plasticidade têm definições diferentes, veja só:


    Consistência: É a maior ou menor facilidade da argamassa deformar-se sob ação de cargas;

    Plasticidade: É a propriedade pela qual a argamassa tende a conservar-se deformada após a retirada das tensões de deformação;

    Retenção de água: É a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água. (Característico da cal)

  • Funções das juntas de argamassa na alvenaria são:

    -unir as unidades de alvenaria, constituir um elemento monolítico, contribuindo na resistência aos esforços laterais;

    -distribuir uniformemente as cargas atuantes na parede por toda a área resistente dos blocos;

    -selar as juntas garantindo a estanqueidade da parede à penetração de água das chuvas;

    -absorver as deformações naturais, como as de origem térmica e as de retração por secagem (origem higroscópica)


ID
2758744
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entende-se por rede interna de lógica ou estruturada aquela que é projetada de modo a prover uma infraestrutura que permita evolução e flexibilidade para serviços de telecomunicações, sejam de voz, dados, imagens sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controles ambientais (ar-condicionado e ventilação) e outros. Considerando-se a quantidade e a complexidade desses sistemas, é imprescindível a implementação de um sistema que satisfaça às necessidades iniciais e futuras em telecomunicações e que garanta a possibilidade de reconfiguração ou mudanças imediatas, sem a necessidade de obras civis adicionais. A Norma NBR 14565/2000 se aplica a edifícios e a conjuntos de edifícios situados dentro de um mesmo terreno em que se deseja a implantação de uma rede interna estruturada. Uma rede interna estruturada é uma rede projetada de modo a prover uma infraestrutura que permita evolução e flexibilidade para os serviços de telecomunicações, sejam de voz, dados, imagens, sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controles ambientais (ar-condicionado e ventilação) e outros. Entende-se por rede interna secundária o trecho da rede compreendido entre o Ponto de Telecomunicação instalado na Área de Trabalho e o dispositivo de conexão instalado no Armário de Telecomunicação do andar.


De acordo com a norma citada, assinale a alternativa correta em relação às características de uma rede secundária interna de lógica ou cabeamento estruturado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    NBR 14565

    A) Para cada Área de Trabalho de 100m2 , deve ser previsto no mínimo um Ponto de Telecomunicação.

    7.2.3.6 Para cada ATR de 10 m2 , devem ser previstos no mínimo dois PT.

    .

    B) O cabeamento da rede secundária adota a topologia trapézio, cujo centro fica localizado no Armário de Telecomunicação do andar.

    7.2.3.1 O cabeamento da rede secundária adota a topologia estrela, cujo centro fica localizado no AT do andar.

    .

    C) Conversores de mídia devem ser colocados internamente às tomadas de telecomunicações e são considerados como parte integrante da rede secundária.

    7.2.3.3 Conversores de mídia devem ser colocados externamente às tomadas de telecomunicações e não são considerados como parte da rede secundária.

    .

    D) A distância entre o painel de conexão óptica e os Pontos de Telecomunicação, somada aos comprimentos dos cordões de conexões ópticos, não deve ultrapassar o limite de 300 m se a instalação prevê suportar taxas de transmissão igual ou acima de 1 Gbps, utilizando equipamentos ativos centralizados.

    7.1.4.1 Guias gerais

    A distância entre o painel de conexão óptica e os PT, somada aos comprimentos dos cordões de conexões ópticos, não deve ultrapassar o limite de 300 m se a instalação prevê suportar taxas de transmissão igual ou acima de 1 Gbps, utilizando equipamentos ativos centralizados.

    .

    E) O somatório dos comprimentos dos cordões de conexões usados em um mesmo Armário de Telecomunicação para conexão da rede secundária com a primária não deve ultrapassar 20,00 m e para o cordão de conexão da tomada de telecomunicações para os equipamentos (telefones, microcomputadores, TV, vídeos e outros), ele não deve ultrapassar 13,00 m.

    6.1.3 O somatório dos comprimentos dos cordões de conexões usados em um mesmo AT para conexão da rede secundária com a primária não deve ultrapassar 7,00 m e para o cordão de conexão da tomada de telecomunicações para os equipamentos (telefones, microcomputadores, TV, vídeos e outros), ele não deve ultrapassar 3,00 m, conforme a figura 7.

    Fonte: http://www.jvasconcellos.com.br/unijorge/wp-content/uploads/2011/07/Redes_NBR14565.pdf


ID
2758750
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Norma NBR 12693/2010 se aplica a riscos isolados em relação a incêndio em edificações que necessitem de sistema de proteção por extintores portáteis e/ou sobre rodas, para a salvaguarda de pessoas e bens materiais. Em relação a aspectos dessa norma, escolha a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 3.7 Extintor portátil Extintor que possui massa total até 245 N (25 kgf).

    5.1.2.1 No mínimo 50% do número total de unidades extintoras exigidas para cada risco devem ser constituídos por extintores portáteis.

     

    Para a instalação dos extintores portáteis, devem ser observadas as seguintes exigências:

    a) quando forem fixados em paredes ou colunas, os suportes devem resistir a três vezes a massa total do extintor;

    b) para extintores portáteis fixados em parede, devem ser observadas as seguintes alturas de montagem:

    - a posição da alça de manuseio não deve exceder 1,60 m do piso acabado;

    - a parte inferior deve guardar distância de, no mínimo, 0,20 m do piso acabado.

    c) os extintores portáteis não devem ficar em contato direto com o piso.

  • A questao diz que a referencia é a norma de 2010. Mas na vdd os trechos citados estao na de 1993.

     

    5.7 Os extintores portáteis devem ser instalados nas seguintes condições:
    a) sua alça deve estar no máximo a 1,60m do piso: ou
    b) o fundo deve estar no mínimo a 0,10m do piso, mesmo que apoiado em suporte.

     

    Segue ref. das duas para consulta. O cometario do colega ta errado.

     

    http://pcpreventivo.com.br/img/normas/nbr12693-sistemasdeproteoporextintoresdenopw-120613141221-phpapp01.pdf

    http://www.segmafire.com.br/wp-content/uploads/sites/179520/2017/06/NBR-12693-2010-Sistema-de-prote%C3%A7%C3%A3o-por-extintor-de-inc%C3%AAndio.pdf

  • Nova NBR 12693/2021 Não fala mais de "No mínimo 50% do número total de unidades extintoras exigidas para cada risco devem ser constituídos por extintores portáteis."


ID
2758759
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Norma Regulamentadora (NR) 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Com base no que preceitua a NR 9 em relação ao PPRA, escolha a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 9.1.3 O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7.

  • PPRA

    Antecipação dos riscos, avaliação dos riscos, implantação e monitoramento/registro de eficácia prioridades e metas de avaliação de controle

    ·        PPRA ≤ 20 pessoas, dados mantidos por 20 anos

    ·        Analise de risco, uma vez ao ano

    ·        SESMT criado

    ·        Estratégias e metodologias de ação e cronograma


    9.1.3 O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7.

  • C - 9.1.5. Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes ......

  • Gabarito: D

    NR 9

    A) Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez a cada três meses, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

    9.2.1.1 Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

    .

    B) A implantação de medidas de caráter coletivo poderá, opcionalmente, ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.

    9.3.5.3 A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto os procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.

    .

    C) Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais somente os agentes físicos e químicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

    9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

    .

    D) O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR -7.

    9.1.3 O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7.

    .

    E) A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas exclusivamente pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT não sendo permitida outra pessoa ou equipe de pessoas que, mesmo a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

    9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

    Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr9.htm


ID
2758762
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O desenvolvimento do concreto armado e protendido deu-se a partir da criação do cimento Portland, na Inglaterra, em 1824. Nos anos que se seguiram, os franceses e os alemães também começaram a produzir cimento e a criar várias formas de melhorar a capacidade portante do concreto, as tensões para superar as perdas de protensão. Em 1924, Eugene Freyssinet (França) já havia empregado a protensão para reduzir o alongamento de tirantes em galpões com grandes vãos. Em 1928, Freyssinet apresentou o primeiro trabalho consistente sobre concreto protendido, reconhecendo a importância da protensão da armadura nas construções civis. Freyssinet pesquisou as perdas de protensão, produzidas pela retração e deformação lenta do concreto, reconhecendo que só é possível assegurar um efeito duradouro da protensão através da utilização de elevadas tensões no aço. O número de aplicações do concreto protendido é infinito, uma vez que é sempre possível inventar um modo diferente de utilizar a protensão, vale a pena citar as estruturas protendidas de grande porte tais como as plataformas marítimas (offshore) de exploração de petróleo ou gás, os invólucros de proteção de centrais atômicas, as torres de concreto e as pontes estaiadas. É comum, também, a utilização de tirantes de ancoragem protendidos em obras de terra como cortinas atirantadas, estruturas de contenção, barragens, mas, também no domínio da construção de edifícios.


Sobre as peculiaridades do concreto protendido em relação ao concreto armado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  Importante lembrar que com o uso de protensão a tração pode ser muito reduzida ou até mesmo eliminada na peça em questão. 

  • Gabarito: C

    Comentário quando a alternativa D:

    D) O concreto tem boa resistência à COMPRESSÃO e pequena resistência à TRAÇÃO. A resistência à TRAÇÃO, cerca de 10% da resistência à COMPRESSÃO, além de pequena é imprecisa, pois o material se comporta de maneira aleatória quando TRACIONADO.

  • O aço para concreto armado pode ser CA 25, 50 e 60, enquanto que para o concreto protendido é CP145 até 210, logo muito mais que duas vezes maior.

  • Vantagens do concreto protendido

    -Elevada resistência da estrutura;

    -Redução de consumo de aço;

    -Redução de vigas;

    -Redução de pilares;

    -Estrutura mais esbeltas;

    -Redução do pé-direito do subsolo;

    -Redução de uso de fôrmas;

    -Maior impermeabilização e durabilidade e controle de fissuração;

  • A) A estrutura protendida normalmente possui maior resistência à fadiga, pois a variação de tensão no aço, proveniente de cargas móveis, é muito menor se comparada com o valor da sua resistência característica.

    A resistência característica dos aços de protensão são altíssimas. Então a variação de esforços neles se dará em uma % dessa resistência muito menor que se fossem aços de armadura passiva.