As telas de reforço são exigidas quando a espessura do revestimento de argamassa é igual ou superior a 5 cm. Neste caso, o mercado disponibiliza telas em diversos materiais.
>>Telas metálicas eletro-soldadas malha 25 x 25 mm
>>Telas metálicas entrelaçadas do tipo “viveiro”
>>Telas plásticas
>>Telas de fibra de vidro revestidas com poliéster, com malha 9x9 mm
Qualquer que seja a opção, existem duas formas de colocá-las no revestimento:
**Junto ao chapisco, sendo por isso classificada como ponte de transmissão.
Este tipo de reforço requer espessura mínima do emboço de 20 mm. Depois de executado o chapisco, é necessário fixar a tela de aço galvanizado na superfície de concreto ou de alvenaria. A tela deve ser fixada pelas bordas, por meio de fixadores como grampos, chumbadores ou pinos. Aplique a argamassa sobre o conjunto, fazendo com que a tela fique imersa no revestimento.
**No meio da argamassa, compondo assim uma argamassa armada.
Este tipo de reforço necessita de espessura mínima do emboço de 30 mm, com tela centralizada em relação à espessura. Geralmente, é utilizada em regiões onde a argamassa tem espessuras acima de 50 mm. Para inserir o reforço de tela, é necessário executar uma camada inicial com cerca de 15 mm a 25 mm de espessura, comprimindo e alisando a argamassa. Depois, coloque a tela de aço galvanizado e comprima-a fortemente contra a argamassa. Na seqüência, execute o restante da camada de argamassa (de 15 mm a 25 mm) e prossiga com o acabamento. A tela deve estar localizada no meio da camada do revestimento de argamassa.
FONTE: www.comunidadedaconstrucao.com.br