SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Tecnologista Júnior – Pneumologia


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1326667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

    Uma paciente com 66 anos de idade, em investigação ambulatorial recente devido à dor na região dorsal à esquerda (transição toracolombar), com anorexia, adinamia e emagrecimento importante nos últimos dois meses, apresenta dor torácica do tipo pleurítica de forte intensidade, acompanhada de dispneia súbita e intensa, seguida de um episódio de síncope. No exame físico, a paciente apresenta-se cianótica, ictérica ++/4, confusa, com frequência cardíaca de 132 bpm, frequência respiratória de 32 irpm, saturação de O2 de 86% e pressão arterial de 74 mmHg × 46 mmHg. Ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações significativas. Foi realizado ecocardiograma, que mostrou hipocinesia importante do ventrículo direito e hipertensão pulmonar severa. A dosagem de CK massa e troponina, o raio X de tórax e o eletrocardiograma solicitados foram normais.

Com relação a essa situação clínica, julgue o item a seguir.

Inexiste associação entre a patologia em investigação ambulatorial e a situação emergencial que trouxe a paciente ao hospital nessa situação clínica.

Alternativas

ID
1326670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

    Uma paciente com 66 anos de idade, em investigação ambulatorial recente devido à dor na região dorsal à esquerda (transição toracolombar), com anorexia, adinamia e emagrecimento importante nos últimos dois meses, apresenta dor torácica do tipo pleurítica de forte intensidade, acompanhada de dispneia súbita e intensa, seguida de um episódio de síncope. No exame físico, a paciente apresenta-se cianótica, ictérica ++/4, confusa, com frequência cardíaca de 132 bpm, frequência respiratória de 32 irpm, saturação de O2 de 86% e pressão arterial de 74 mmHg × 46 mmHg. Ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações significativas. Foi realizado ecocardiograma, que mostrou hipocinesia importante do ventrículo direito e hipertensão pulmonar severa. A dosagem de CK massa e troponina, o raio X de tórax e o eletrocardiograma solicitados foram normais.

Com relação a essa situação clínica, julgue o item a seguir.

Caso o D-dímero pelo método de aglutinação pelo látex fosse negativo, o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar estaria descartado.

Alternativas

ID
1326673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

    Uma paciente com 66 anos de idade, em investigação ambulatorial recente devido à dor na região dorsal à esquerda (transição toracolombar), com anorexia, adinamia e emagrecimento importante nos últimos dois meses, apresenta dor torácica do tipo pleurítica de forte intensidade, acompanhada de dispneia súbita e intensa, seguida de um episódio de síncope. No exame físico, a paciente apresenta-se cianótica, ictérica ++/4, confusa, com frequência cardíaca de 132 bpm, frequência respiratória de 32 irpm, saturação de O2 de 86% e pressão arterial de 74 mmHg × 46 mmHg. Ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações significativas. Foi realizado ecocardiograma, que mostrou hipocinesia importante do ventrículo direito e hipertensão pulmonar severa. A dosagem de CK massa e troponina, o raio X de tórax e o eletrocardiograma solicitados foram normais.

Com relação a essa situação clínica, julgue o item a seguir.

Segundo diretriz do American College of Chest Physicians, caso o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar seja confirmado, estará indicado o uso do ativador do plasminogênio tecidual, preferencialmente por administração venosa periférica e em duas horas.

Alternativas

ID
1326676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da hipertensão arterial pulmonar (HAP), julgue o próximo item.

A forma familial da HAP idiopática, responsável pela maioria dos casos da doença, é monogênica.

Alternativas

ID
1326679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da hipertensão arterial pulmonar (HAP), julgue o próximo item.

Pacientes infectados pelo vírus HIV aparentemente têm maior probabilidade de desenvolver arteriopatia pulmonar quando apresentam determinados alelos relacionados a antígenos de histocompatibilidade de classe II. Isso sugere que mecanismos imunológicos ligados às proteínas dos complexos de histocompatibilidade possam ser o elo entre a presença do vírus HIV e o desenvolvimento de hipertensão pulmonar.

Alternativas

ID
1326682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da hipertensão arterial pulmonar (HAP), julgue o próximo item.

O uso de anticoagulante oral está indicado nos pacientes portadores de hipertensão pulmonar. Objetiva-se manter o INR (international normalized ratio) entre 2,0 a 3,0.

Alternativas

ID
1326685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da hipertensão arterial pulmonar (HAP), julgue o próximo item.

A bosentana age por inibição dos dois receptores de endotelina-1, que levam à vasoconstrição e induzem mitose em células musculares lisas. Com esse tratamento, pacientes com HAP podem apresentar melhora da qualidade de vida, da capacidade física ao exercício e também nas variáveis hemodinâmicas.

Alternativas

ID
1326688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a avaliação perioperatória, julgue o item que se segue.

No obeso com apneia do sono documentada por polissonografia, há indicação para uso de CPAP pré-operatório.

Alternativas

ID
1326691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a avaliação perioperatória, julgue o item que se segue.

As doenças pulmonares preexistentes podem aumentar as complicações pulmonares pós-operatórias, principalmente devido ao desenvolvimento de atelectasias durante a anestesia geral. Essa situação ocorre de modo especial nas cirurgias abdominais e torácicas e tem como principal causa a disfunção mecânica da parede torácica e do diafragma associada à capacidade residual reduzida.

Alternativas

ID
1326694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a avaliação perioperatória, julgue o item que se segue.

Se há progressão da insuficiência ventricular direita no pós-operatório de pacientes com HAP prévia, recomenda-se otimização da dose da terapia diurética e, se necessário, início do suporte inotrópico com dobutamina.

Alternativas

ID
1326697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à tuberculose (TB), julgue o item subsequente.

Os testes moleculares para diagnóstico da tuberculose baseiam-se na amplificação e detecção de sequências específicas de ácidos nucleicos do complexo M. tuberculosis em espécimes clínicos. Estudos demonstram que esses exames apresentam sensibilidade e especificidade elevadas em amostras com baciloscopia negativa, porém baixa acurácia em amostras com resultado de baciloscopia positiva.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está ERRADA.


ID
1326700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à tuberculose (TB), julgue o item subsequente.

Em portadores do vírus HIV, enduração cutânea da prova tuberculínica maior ou igual à 5 mm é considerada teste positivo e é indicado tratamento para TB latente.

Alternativas

ID
1326703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à tuberculose (TB), julgue o item subsequente.

Conforme as Diretrizes Brasileiras para Tuberculose (2004), em pacientes hepatopatas crônicos e com níveis basais de enzimas hepáticas abaixo de três vezes o valor normal, o esquema I deve ser substituído pelo esquema III — estreptomicina, etambutol e ofloxacina — por três meses, mantendo-se etambutol e ofloxacina por mais nove meses de tratamento, com rigoroso controle das enzimas séricas.

Alternativas

ID
1326706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à tuberculose (TB), julgue o item subsequente.

Conforme as Diretrizes Brasileiras para Tuberculose (2004), a broncoscopia em pacientes com TB é indicada quando a baciloscopia do escarro induzido é negativa, na presença de doença que acomete difusamente o parênquima pulmonar e na suspeita de tuberculose endobrônquica, entre outros.

Alternativas

ID
1326709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do derrame pleural (DP), julgue o item seguinte.

A ocorrência do DP na artrite reumatoide é muito frequente, principalmente em mulheres com artrite reumatoide de diagnóstico recente.

Alternativas

ID
1326712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do derrame pleural (DP), julgue o item seguinte.

A síndrome de Meigs pode ser descrita como a presença de um tumor benigno de útero, ascite e DP. Esse é geralmente à direita e acredita-se que ocorra pela passagem direta do líquido ascítico para a cavidade torácica.

Alternativas

ID
1326715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do derrame pleural (DP), julgue o item seguinte.

A nocardiose pulmonar raramente apresenta-se com DP. Este quando presente, costuma estar associado à disseminação da doença, com a tríade clássica de sinusite, meningite e derrame pleural.

Alternativas

ID
1326718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do derrame pleural (DP), julgue o item seguinte.

Nos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico, as manifestações pleurais podem preceder as manifestações sistêmicas. Geralmente o DP é pequeno e costuma fazer parte de uma exacerbação sistêmica da doença.

Alternativas

ID
1326721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do derrame pleural (DP), julgue o item seguinte.

Por meio de estudo randomizado envolvendo grande número de pacientes, foi demonstrado que a ultrassonografia de rotina para a realização de toracocentese por agulha reduz a incidência de pneumotórax iatrogênico e a permanência hospitalar.

Alternativas

ID
1326724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da ventilação mecânica, julgue os próximos itens.

O uso da ventilação não invasiva (VNI) na doença pulmonar obstrutiva crônica descompensada pode reduzir a necessidade de intubação orotraqueal, a permanência hospitalar e a mortalidade. O modo de VNI mais indicado nessa circunstância é o BIPAP (bilevel positive airway pressure), pois a presença de uma pressurização maior durante a inspiração reduz o trabalho respiratório, auxiliando a ventilação e reduzindo a PaCO2.

Alternativas

ID
1326727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da ventilação mecânica, julgue o próximo item.

A manobra de recrutamento por escalonamento de pressão (iniciando com PEEP de 20 cmH20 até atingir 45 cmH20) associada a baixos volumes correntes é segura e eficaz para reduzir a mortalidade de pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo.

Alternativas

ID
1326730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da ventilação mecânica, julgue o próximo item.

Inadequação da relação inspiração:expiração, taquipneia e obstrução ao fluxo aéreo são condições que frequentemente estão associadas ao aparecimento do auto-PEEP, o que pode alterar a interação entre o paciente e o aparelho e interferir na sincronia do aparelho.

Alternativas

ID
1326733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando as diretrizes da American Association for Respiratory Care no que se refere à broncoscopia, julgue o item a seguir.

A ocorrência de infarto agudo do miocárdio há menos de seis semanas é uma contraindicação absoluta para a realização de broncoscopia, devido ao risco elevado de arritmias que podem ser desencadeadas pelo procedimento.

Alternativas

ID
1326736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando as diretrizes da American Association for Respiratory Care no que se refere à broncoscopia, julgue o item a seguir.

Uma indicação aceitável de broncoscopia é a necessidade de realização de toalete endobrônquica em pacientes com pneumonia associada a ventilação mecânica.

Alternativas

ID
1326739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

    Uma paciente de 70 anos de idade, dois meses após quadro de coriza, passou a ter tosse produtiva discreta, com expectoração mucosa em pequena quantidade e dispneia aos médios esforços. Portadora de fibrilação atrial paroxística, sem cardiopatia estrutural, vem em uso de ácido acetilsalicílico e amiodarona com dose diária de 400 mg há seis meses. No exame físico, a paciente apresenta-se em bom estado geral, hemodinamicamente normal e com frequência respiratória de 20 irpm. A ausculta pulmonar revela estertores finos esparsos, predominando nas bases. A radiografia simples de tórax revela infiltrado interstício-alveolar bilateral, com áreas de consolidação, com predomínio nas bases. A tomografia computadorizada de tórax evidencia múltiplas opacidades bilaterais simétricas, espessamento de septos interlobulares, padrão de vidro despolido, consolidação mais densa que os tecidos circunscritos e acentuação das marcas broncovasculares, especialmente centrais.

Com base nesse caso clínico, julgue o item subsequente.

Discreta leucocitose, hipoxemia em ar ambiente e redução da capacidade pulmonar total seriam achados compatíveis com o caso descrito.

Alternativas

ID
1326742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

    Uma paciente de 70 anos de idade, dois meses após quadro de coriza, passou a ter tosse produtiva discreta, com expectoração mucosa em pequena quantidade e dispneia aos médios esforços. Portadora de fibrilação atrial paroxística, sem cardiopatia estrutural, vem em uso de ácido acetilsalicílico e amiodarona com dose diária de 400 mg há seis meses. No exame físico, a paciente apresenta-se em bom estado geral, hemodinamicamente normal e com frequência respiratória de 20 irpm. A ausculta pulmonar revela estertores finos esparsos, predominando nas bases. A radiografia simples de tórax revela infiltrado interstício-alveolar bilateral, com áreas de consolidação, com predomínio nas bases. A tomografia computadorizada de tórax evidencia múltiplas opacidades bilaterais simétricas, espessamento de septos interlobulares, padrão de vidro despolido, consolidação mais densa que os tecidos circunscritos e acentuação das marcas broncovasculares, especialmente centrais.

Com base nesse caso clínico, julgue o item subsequente.

Para essa paciente, indica-se a suspensão da amiodarona e do uso de corticoides por, no mínimo, dois meses.

Alternativas

ID
1326745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à tosse, julgue os item que se segue.

A patogênese da tosse pós-infecciosa é provavelmente multifatorial. Acredita-se que a ruptura da integridade epitelial e a inflamação das vias aéreas superiores e(ou) inferiores, com ou sem hiper-responsividade transitória das vias aéreas, possam estar implicadas.

Alternativas

ID
1326748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à tosse, julgue os item que se segue.

Considerando que os agentes Mycoplasma pneumoniae e Bordetella pertussis são responsáveis pela maioria dos casos de tosse pós-infecciosa, nessa situação, justifica-se o emprego rotineiro de macrolídeos para seu tratamento.

Alternativas

ID
1326751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à tosse, julgue os item que se segue.

Pacientes com paroxismos severos de tosse podem ser beneficiados com a prescrição de 30 mg a 40 mg diários de prednisona, por curto período de tempo, desde que afastadas outras causas comuns de tosse.

Alternativas

ID
1326754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à tosse, julgue os item que se segue.

Brometo de ipatrópio é o único anticolinérgico indicado para auxílio na redução da tosse devido a infecções do trato respiratório superior e bronquite crônica.

Alternativas

ID
1326757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca do tabagismo, julgue o item a seguir.

Áreas cerebrais, como a área tegumentar ventral e o núcleo accumbens, estão envolvidas tanto no desenvolvimento da dependência à nicotina quanto em outras dependências químicas.

Alternativas

ID
1326760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca do tabagismo, julgue o item a seguir.

A presença de comorbidades psiquiátricas, como a depressão, é o mais importante fator que dificulta a cessação do tabagismo.

Alternativas

ID
1326763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca do tabagismo, julgue o item a seguir.

Não há contraindicações para o uso de nenhuma das três drogas mais empregadas para a cessação do tabagismo: vareniclina, bupropiona e terapia de reposição de nicotina.

Alternativas

ID
1326766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No que se refere à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o próximo item.

A obstrução ao fluxo aéreo encontrada na DPOC é habitualmente progressiva, mesmo em presença de tratamento adequado.

Alternativas

ID
1326769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No que se refere à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o próximo item.

Na DPOC, a indicação de oxigenoterapia domiciliar prolongada é feita quando o paciente apresenta PaO2 < 59 mmHg ou SaO2 < 90%, avaliadas com o paciente acordado e em repouso.

Alternativas

ID
1326772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No que se refere à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o próximo item.

Em um paciente com DPOC e que apresenta obstrução ao fluxo aéreo de VEF1/CVF de 50%, espera-se encontrar valor do volume residual maior que 120% do previsto.

Alternativas

ID
1326775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No que se refere à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o próximo item.

Exposição à poeira ocupacional e poluição no interior de moradias causada por queima de biomassa são causas de DPOC, independentemente de sua associação com tabagismo.

Alternativas

ID
1326778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No que se refere à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o próximo item.

A principal causa de hipoxemia nos pacientes com DPOC é o desequilíbrio nas relações ventilação/perfusão, que se podem apresentar com aumento de áreas com alto ou baixo índice V/Q.

Alternativas

ID
1326781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No que se refere à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o próximo item.

No tratamento da DPOC, quando se empregam drogas broncodilatadoras e reabilitação pulmonar de forma correta, consegue-se aumentar a sobrevida dos pacientes.

Alternativas

ID
1326784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à asma brônquica, julgue o item subsequente.

A presença continuada de sintomas relativos à obstrução brônquica, como dispneia, tosse e chiado torácico, é essencial para o diagnóstico de asma brônquica.

Alternativas

ID
1326787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à asma brônquica, julgue o item subsequente.

Na asma, a reversibilidade, total ou parcial, da obstrução brônquica pode acontecer espontaneamente ou após uso de drogas broncodilatadoras.

Alternativas

ID
1326790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à asma brônquica, julgue o item subsequente.

Um paciente asmático que apresente sintomas diários, use diariamente drogas antagonistas beta-2 de curta duração e mais de duas exacerbações por semana, constitui exemplo de quadro de asma persistente grave.

Alternativas

ID
1326793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à asma brônquica, julgue o item subsequente.

A droga de escolha para tratamento de longo prazo na asma persistente leve é corticoesteroide inalado.

Alternativas

ID
1326796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca das infecções respiratórias bacterianas e virais, julgue o item.

Cerca de 25% dos pacientes com resfriado comum não tratado podem persistir com tosse aguda por até 14 dias.

Alternativas

ID
1326799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca das infecções respiratórias bacterianas e virais, julgue o item.

Os pacientes que iniciam quadro de tosse após infecção do trato respiratório superior habitualmente não respondem ao tratamento com anti-histamínicos nem para asma, independentemente de apresentarem quadro de broncoespasmo.

Alternativas

ID
1326802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca das infecções respiratórias bacterianas e virais, julgue o item.

Para o diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade, é essencial a presença de sintomas e sinais de infecção pulmonar aguda e infiltrado parenquimatoso no radiograma do tórax.

Alternativas

ID
1326805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca das infecções respiratórias bacterianas e virais, julgue o item.

Um paciente que se apresente para investigação diagnóstica de quadro infeccioso pulmonar e que mostre no radiograma do tórax infiltrado em zona dependente pulmonar, com área de cavitação, apresenta infecção por anaeróbios.

Alternativas

ID
1326808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca das infecções respiratórias bacterianas e virais, julgue o item.

A pneumonia adquirida em hospital, que ocorre com frequência em pacientes que requerem tratamento intensivo ou ventilação mecânica, é definida como pneumonia que se desenvolve após 48 h de internação ou intubação e sem qualquer relação com os germes colonizadores da faringe.

Alternativas

ID
1326811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a avaliação funcional pulmonar, julgue o item subsequente.

Deve-se considerar presença de hiperinsuflação pulmonar apenas quando o volume residual se apresenta maior que 80% do previsto.

Alternativas

ID
1326814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a avaliação funcional pulmonar, julgue o item subsequente.

Em paciente que apresenta gasometria arterial normal em repouso, a medida da gasometria arterial durante o exercício pode ajudar no diagnóstico de suspeita de doença intersticial.

Alternativas

ID
1326817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a avaliação funcional pulmonar, julgue o item subsequente.

Um paciente que apresente espirometria com teste de broncodilatadores normais terá o diagnóstico de asma brônquica afastado.

Alternativas

ID
1326820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando as neoplasias respiratórias, as doenças pleurais e a broncoscopia.

Os sintomas mais comuns dos tumores carcinoides bronquiais são hemoptise, tosse, sibilos localizados e pneumonia recorrente.

Alternativas

ID
1326823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando as neoplasias respiratórias, as doenças pleurais e a broncoscopia.

Até 30% dos casos de tumores carcinoides bronquiais costumam apresentar-se com síndrome carcinoide, que se caracteriza por diarreia, sibilância, hipotensão e flushing.

Alternativas

ID
1326826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando as neoplasias respiratórias, as doenças pleurais e a broncoscopia.

O termo nódulo pulmonar solitário geralmente refere-se a uma lesão arredondada, isolada, com menos de 3 cm, circundada por parênquima pulmonar normal, sem associação com atelectasia ou adenopatia.

Alternativas

ID
1326829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando as neoplasias respiratórias, as doenças pleurais e a broncoscopia.

As síndromes paraneoplásicas, que podem ocorrer em 10% a 30% dos pacientes com câncer pulmonar, não são completamente entendidas.

Alternativas

ID
1326832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando as neoplasias respiratórias, as doenças pleurais e a broncoscopia.

Em trabalhadores que lidam com asbesto, o tabagismo aumenta o risco para carcinoma broncogênico e mesotelioma e agrava a asbestose.

Alternativas

ID
1326835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando as neoplasias respiratórias, as doenças pleurais e a broncoscopia.

Provas de função pulmonar, tomografia computadorizada do tórax até glândula adrenal, radiograma do tórax, confirmação anatomopatológica da malignidade, hemograma e bioquímica sanguínea, incluindo eletrólitos, fosfatase alcalina, albumina, creatinina e enzimas hepáticas, são exames necessários para o estadiamento do paciente com câncer pulmonar.

Alternativas

ID
1326838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando as neoplasias respiratórias, as doenças pleurais e a broncoscopia.

O diagnóstico de proteinose alveolar é baseado na demonstração de achados característicos no lavado broncoalveolar em pacientes com quadro clínico sugestivo.

Alternativas

ID
1326841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca das pneumopatias supurativas, julgue o item a seguir.

Em presença de infecção pleuropulmonar por germe anaeróbio, a drenagem com colocação de tubo por toracotomia só está indicada quando não há melhora radiológica do quadro.

Alternativas

ID
1326844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca das pneumopatias supurativas, julgue o item a seguir.

As complicações das bronquiectasias podem incluir hemoptise, cor pulmonale e abscessos secundários à distância.

Alternativas