SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Tecnologista Júnior – Radioterapia


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1328167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A TAR é definida como a razão entre a dose em uma profundidade d de um objeto simulador ou do paciente e a dose nas mesmas condições no ar. Acerca dessa grandeza, dependente da profundidade d, da área do campo e da qualidade da radiação, julgue o item seguinte.
A TAR tem valor maior que 1,0 na profundidade de máxima dose para qualquer superfície de um campo.

Alternativas

ID
1328170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A TAR é definida como a razão entre a dose em uma profundidade d de um objeto simulador ou do paciente e a dose nas mesmas condições no ar. Acerca dessa grandeza, dependente da profundidade d, da área do campo e da qualidade da radiação, julgue o item seguinte.
A TAR diminui com o aumento da energia da radiação.

Alternativas

ID
1328173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A PDP é a relação entre dose na profundidade de tratamento e a dose na profundidade de dose máxima. Com relação a essa grandeza, julgue o item a seguir.
A PDP aumenta com o aumento da distância fonte-superfície.

Alternativas

ID
1328176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A PDP é a relação entre dose na profundidade de tratamento e a dose na profundidade de dose máxima. Com relação a essa grandeza, julgue o item a seguir.
A PDP diminui com o aumento do campo.

Alternativas

ID
1328179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Considere dois campos de mesma área, porém de dimensões diferentes. Um desses campos tem a forma de quadrado e o outro, de retângulo com lados bastante diferentes. Eles são usados em um tratamento com um aparelho de radioterapia superficial de 250 kVp. Com relação a essa situação, julgue o item abaixo.
O fator retrodispersão — back scatter factor (BSF) — no centro do campo é maior para o formato retangular.

Alternativas

ID
1328182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com os modelos radiobiológicos, julgue o item que se segue.
Em um regime de fracionamento com um total de 18 frações, projetado para ser equivalente a um tratamento de 30 Gy ministrados em 10 frações, a dose por fração que deve ser ministrada para se obter a mesma dose biológica efetiva (BED) para resposta tardia em tecido normal pelo modelo linear quadrático será igual a 2,2 Gy

Alternativas

ID
1328185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com os modelos radiobiológicos, julgue o item que se segue.
A fase do ciclo celular mais radiossensível é a síntese.

Alternativas

ID
1328188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com os modelos radiobiológicos, julgue o item que se segue.
Os denominados quatro erres da radiobiologia são: reparação de danos subletais, reoxigenação, redistribuição no ciclo celular e repopulação.

Alternativas

ID
1328191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com os modelos radiobiológicos, julgue o item que se segue.
Radiodermite é um exemplo de efeito agudo.

Alternativas

ID
1328194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia

Acerca das grandezas exposição, dose e kerma, julgue o item a seguir.
Se o kerma colisional no ar em um dado volume é igual a 67,94 C/kg, o valor da exposição é igual a 7,7 × 10³ R.

Alternativas

ID
1328197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca das grandezas exposição, dose e kerma, julgue o item a seguir.
Tendo como base a superfície de um meio, o conceito de kerma aplica-se somente depois de observada a profundidade do equilíbrio eletrônico no meio e a dose absorvida, nesse último caso, independente da profundidade.

Alternativas

ID
1328200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia

Acerca das grandezas exposição, dose e kerma, julgue o item a seguir.
Para dois tipos de feixes terapêuticos, um de elétrons e outro de fótons, à medida que a energia do feixe de elétrons for aumentada, a energia do feixe de fótons e a dose na pele para elétrons e para fótons, respectivamente, aumentará e diminuirá.

Alternativas

ID
1328203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação à teoria de cavidade de Bragg-Gray e a de Spencer- Attix, julgue o próximo item.
De acordo com a teoria de Bragg-Gray, a cavidade deve ser suficientemente pequena para não perturbar o campo de partículas carregadas.

Alternativas

ID
1328206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação à teoria de cavidade de Bragg-Gray e a de Spencer- Attix, julgue o próximo item.
Segundo a teoria de Spencer-Attix, a dose absorvida na cavidade é depositada integralmente pelas partículas carregadas que a atravessam.

Alternativas

ID
1328209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Uma unidade de cobalto-60 está calibrada para trabalhar com distância foco superfície de 80 cm. Por problemas técnicos, a superfície do paciente ficou a 72 cm do foco. Pela dosimetria, a uma distância de 80 cm, o tempo calculado foi de 2 minutos. Levando em conta essas informações, julgue o item subsequente.
Para que o paciente receba a mesma dose na superfície, o novo tempo de exposição deveria ser 1,65 min.

Alternativas

ID
1328212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Uma unidade de cobalto-60 está calibrada para trabalhar com distância foco superfície de 80 cm. Por problemas técnicos, a superfície do paciente ficou a 72 cm do foco. Pela dosimetria, a uma distância de 80 cm, o tempo calculado foi de 2 minutos. Levando em conta essas informações, julgue o item subsequente.
A penumbra do campo é maior na distância de 72 cm.

Alternativas

ID
1328215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca de planejamento radioterápico, julgue o item a seguir.
Se, para a irradiação do neuroeixo de um paciente, for necessário dividir a área tratada da coluna em dois campos diretos, um de 30 cm² × 5 cm² e outro de 20 cm² × 5 cm² , a distância foco-isocentro for 100 cm e o tratamento for realizado com técnica isocêntrica com distância foco-pele de 95 cm, então a separação necessária entre os campos (gap), para que, à distância de 5 cm de profundidade, haja homogeneidade de dose, será igual a 1,25 cm.

Alternativas

ID
1328218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca de planejamento radioterápico, julgue o item a seguir.
Considere que, para o tratamento de um paciente com 30 cm de diâmetro anteroposterior (DAP), sejam utilizados dois campos paralelos e opostos de 12 cm² × 12 cm² , com pesos diferentes. O peso do campo posterior será igual ao dobro do peso do campo anterior. Para o tratamento, será utilizado um feixe de 6 MV e SSD de 100 cm. A dose prescrita no meio do DAP será de 200 cGy por dia e a taxa de dose para o campo 10 cm × 10 cm será de 1,0 cGy/UM. O fator de campo 12 cm × 12 cm será de 1,05 e a PDP a 15 cm será de 55%. Nessa situação, a quantidade diária de unidades monitoras para o campo posterior será igual a 240.

Alternativas

ID
1328221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com protocolo de dosimetria 398 da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em relação à dosimetria de fótons de alta energia, 


a qualidade do feixe é dada em função do TPR20/10.

Alternativas

ID
1328224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com protocolo de dosimetria 398 da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em relação à dosimetria de fótons de alta energia, 


o fator de correção de temperatura e pressão para câmaras abertas é desprezível.

Alternativas

ID
1328230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto à dosimetria de elétrons, de acordo com o protocolo de dosimetria 398 da AIEA, julgue o item seguinte.
Para determinação da dose absorvida nas condições de referência, considerando-se feixes com R50 < 4 g/cm² , recomenda-se apenas a utilização de câmaras de placas paralelas.

Alternativas

ID
1328233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto à dosimetria de elétrons, de acordo com o protocolo de dosimetria 398 da AIEA, julgue o item seguinte.
Se uma câmara de ionização de placas paralelas seja usada para fazer a dosimetria de elétrons de baixas energias tiver de ser calibrada em um acelerador linear com 4 energias de elétrons pelo método de intercomparação com uma câmara de ionização cilíndrica previamente calibrada por um laboratório padrão, a intercomparação será mais precisa se for usado o feixe de elétrons de maior energia disponível.

Alternativas

ID
1328236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Uma fonte radioativa de iodo-125, de 0,5 Ci e gama igual a 0,07 (R × m² )/(h × Ci), caiu no chão da sala de preparo de agulhas para implante permanente de sementes para Ca de próstata. Essa semente foi resgatada em um tempo de 1 minuto por um supervisor de radioproteção. Esse supervisor utilizou uma pinça de 15 cm de comprimento para colocar a fonte no recipiente de blindagem, sendo que a distância da fonte até seu tórax durante a remoção permaneceu constante a 1 m. Com base nesses dados, julgue o item abaixo.
Considerando o fator de conversão de exposição para dose absorvida igual a 1, a dose absorvida no tórax do supervisor deve ter sido igual a 5,8 × 10-6 R.

Alternativas

ID
1328239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a norma da CNEN 3.01, julgue o item que se segue.
É responsabilidade do supervisor de radioproteção tomar as ações necessárias para assegurar que os IOEs estejam cientes de que sua segurança é parte integrante de um programa de proteção radiológica.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    CNEN 3.01

    Item 5.3.9. Constituem-se responsabilidades do supervisor de proteção radiológica:

    a) assessorar e informar a direção da instalação sobre todos os assuntos relativos à proteção radiológica;

    b) zelar pelo cumprimento do plano de proteção radiológica aprovado pelo CNEN;

    c) planejar, coordenar, implementar e supervisionar as atividades do serviço de proteção radiológica, de modo a garantir o cumprimento dos requisitos básicos de proteção radiológica;

    d) coordenar o treinamento, orientar e avaliar o desempenho dos IOE, sob ponto de vista de proteção radiológica.


ID
1328242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a norma da CNEN 3.01, julgue o item que se segue.
Os registros de dose para cada IOE devem ser preservados durante o período ativo do indivíduo. Esses registros devem ser preservados até os IOEs atingirem a idade de 75 anos e, pelo menos, por 30 anos após o término de sua ocupação, mesmo que já falecido.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    CNEN 3.01.

    Item 5.11.5. Os registros de dose para cada IOE devem ser preservados durante o período ativo do indivíduo. Esses registros devem ser preservados até os IOE atingirem a idade de 75 anos e, pelo menos, por 30 anos após o término de sua ocupação, mesmo que já falecido.


ID
1328245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a norma da CNEN 3.01, julgue o item que se segue.
O limite de dose equivalente anual para trabalhadores, considerando-se uma dose de corpo inteiro, é de 20 mSv e, considerando-se somente o cristalino dos olhos, é de 500 mSv.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    3.2 NÍVEIS DE REGISTRO E INVESTIGAÇÃO

    O nível de registro para monitoração individual mensal de IOE é de 0,10 mSv para dose efetiva: todas as doses maiores ou iguais a 0,10 mSv devem ser registradas. Níveis operacionais para fins de registro de monitoração em períodos inferiores ou superiores ao período mensal devem ser submetidos à aprovação da CNEN.O nível de investigaçãopara monitoração individual de IOE deve ser, para dose efetiva, 6 mSv por ano ou 1 mSv em qualquer mês. Para dose equivalente, o nível de investigação para pele, mãos e pés é de 150 mSv por ano ou 20 mSv em qualquer mês. Para o cristalino, o nível de investigação é 6mSv por ano ou 1mSv em qualquer mês.Para fins de investigação, níveis operacionais em períodos de monitoração inferiores ou superiores ao período mensal devem ser submetidos à CNEN.(alterado pela Resolução CNEN nº 230/2018, DOU 25.09.2018)

    Fonte: http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/normas/pdf/pr301_04.pdf

    i) a dose efetiva média anual não deve exceder 20 mSv em qualquer período de 5 anos consecutivos, não podendo exceder 50 mSv em nenhum ano.(ii) a dose equivalente anual não deve exceder 500 mSv para extremidades e 150 mSv para o cristalino

    Fonte: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/03/portaria453.pdf

  • CRISTALINO: 20mSv PARA IOE E 15mSv para IP


ID
1328248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a norma da CNEN 3.01, julgue o item que se segue.
Nas avaliações quantitativas de otimização, o valor do coeficiente monetário por unidade de dose coletiva não deve ser inferior, em moeda nacional corrente, ao valor equivalente a US$ 1,000/pessoa.sievert.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    CNEN 3.01

    Item 5.4.3.2. Nas avaliações quantitativas de otimização, o valor do coeficiente monetário por unidade de dose coletiva não deve ser inferior, em moeda nacional corrente, ao valor equivalente a US$ 10000/pessoa.sievert.

  • ERRADO

    CNEN 3.01

    Item 5.4.3.2. Nas avaliações quantitativas de otimização, o valor do coeficiente monetário por unidade de dose coletiva não deve ser inferior, em moeda nacional corrente, ao valor equivalente a US$ 10000/pessoa.sievert.

  • Pelas questões que eu já fiz não encontrei mais nesse estilo... Apenas em diagramas ,caso alguém já tenha feito outras questões parecidas com esse raciocínio me mandem mensagem pf. Obrigada!!


ID
1328251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a norma da CNEN 3.01, julgue o item que se segue.
Uma área deve ser classificada como área controlada quando for necessária a adoção de medidas específicas de proteção e segurança para garantir que as exposições ocupacionais normais estejam em conformidade com os requisitos de otimização e limitação de dose, bem como prevenir ou reduzir a magnitude das exposições potenciais.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    3.3.1 Áreas ControladasDeve ser classificada como área controlada qualquer área na qual medidas específicas de proteção radiológica são ou podem ser necessárias para: a)controlar as exposições de rotina e evitar a disseminação da contaminação durante as condições normais de operação;oub)evitar ou limitar a extensão das exposições potenciais.

    Fonte: http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/normas/pdf/pr301_04.pdf


ID
1328254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a norma da CNEN 3.01, julgue o item que se segue.
Devem ser tomadas as medidas necessárias para permitir a avaliação das exposições recebidas por indivíduos do público, como consequência de uma situação de emergência, e para colocação dos resultados dessa avaliação à disposição do público.

Alternativas

ID
1328257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com o protocolo da AIEA-TRS 277, julgue o item abaixo.
O formalismo do protocolo TRS nº. 277 é embasado na calibração em termos de kerma no ar.

Alternativas

ID
1328260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Para a produção de feixes clínicos extensos a partir do feixe fino que emerge do acelerador linear podem ser usadas duas configurações: a utilização de folhas espalhadoras ou folhas difusoras e a utilização de um dispositivo de varredura eletrônico.
Quanto a esses sistemas, julgue o item seguinte.
As folhas espalhadoras devem ser de um material de baixo número atômico.

Alternativas

ID
1328263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a norma da CNEN 3.06,
as calibrações periódicas de dosímetros clínicos e monitores de área devem ser realizadas com períodos máximos de 1 ano e 2 anos, respectivamente, na faixa de energia em que são utilizados por instituições autorizadas pela CNEN.

Alternativas

ID
1328266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a norma da CNEN 5.01, 


para fins de transporte, a definição para material radioativo é qualquer material com atividade específica superior a 70 kbq/kg.

Alternativas

ID
1328269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a norma da CNEN 5.01, 


um embalado contendo 200 mci de 137 Cs cuja maior taxa de dose na superfície é de 0,3 mSv/h e a maior taxa de dose a 1 m de distância da superfície do mesmo é de 0,006 mSv/h, deve ser enquadrado na categoria II amarela.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    TAXA DE DOSE MÁXIMA EM QUALQUER PONTO DA SUPERFÍCIE EXTERNA (mSv/h) II - AMARELA é de 0,005 < NMR ≤ 0,5

    I -BRANCA = NMR ≤ 0,005

    III -AMARELA = 0,5 < NMR ≤ 2

    III –AMARELA E SOB USO EXCLUSIVO (b) = 2 < NMR ≤ 10

    Fonte: http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/normas/pdf/Nrm571.pdf


ID
1328272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O Fricke é um dosímetro químico que tem como base uma determinação quantitativa das mudanças químicas produzidas pela radiação. Considerando essas informações, julgue o item seguinte.
A determinação da dose para esse dosímetro é feita a partir da ionização do íon Fe2+ .

Alternativas

ID
1328275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com o TEC DOC 1151, documento que define as recomendações para controle de qualidade em radioterapia, 


a verificação da coincidência dos lasers com o isocentro deve ser realizada diariamente, e a tolerância máxima é de 2 mm.

Alternativas

ID
1328278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com o ICRU 62 Prescribing, Recording and Reporting Photon Beam Therapy


o GTV é definido como volume tumoral macroscópico, ou tumor propriamente dito.

Alternativas

ID
1328281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com o ICRU 62 Prescribing, Recording and Reporting Photon Beam Therapy


define-se o CTV como o volume tumoral clínico que compreende o GTV mais doença microscópica subclínica e incertezas de movimentação do volume-alvo.

Alternativas

ID
1328284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com o ICRU 62 Prescribing, Recording and Reporting Photon Beam Therapy


para definição do PTV, deve ser levada em consideração a penumbra do aparelho de tratamento.

Alternativas

ID
1328287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

LET de partículas carregadas em um meio é igual ao quociente dE/dl, em que dE é a média da energia localmente cedida ao meio por uma partícula carregada de energia específica atravessando uma distância dl. A respeito dessa grandeza, julgue o item abaixo.
Para uma mesma qualidade de radiação, ao se aumentar a energia, diminui-se o LET e a efetividade biológica.

Alternativas

ID
1328290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com o sistema de Manchester para braquiterapia de Ca de colo de útero, 


o ponto A está localizado a 2 cm acima do nível inferior da sonda e a 2 cm lateralmente no plano do útero; o ponto B, 2 cm acima do nível inferior da sonda e 5 cm lateralmente no plano do útero.

Alternativas

ID
1328293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com o sistema de Manchester para braquiterapia de Ca de colo de útero, 


o ponto de reto no plano sagital é definido a 0,5 cm da parede posterior da vagina.

Alternativas

ID
1328296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Considerando os princípios básicos de proteção radiológica, justificação, otimização e limitação da dose, julgue o item subsequente.
Nenhuma prática envolvendo exposição a radiação ionizante deve ser adotada, exceto se ela produzir um benefício líquido suficiente ao indivíduo ou à sociedade.

Alternativas

ID
1328299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Considerando os princípios básicos de proteção radiológica, justificação, otimização e limitação da dose, julgue o item subsequente.
O projeto, o planejamento e a operação de instalação de fontes de radiação ionizante devem ser feitos de modo a garantir que as exposições sejam tão reduzidas, quanto razoavelmente exequível, desprezando-se fatores socioeconômicos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    2.6 O princípio de otimização estabelece que as instalações e as práticas devem ser planejadas, implantadas e executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais sejam tão baixos quanto razoavelmente exeqüíveis, levando-se em conta fatores sociais e econômicos, além das restrições de dose aplicáveis.

    Fonte: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/03/portaria453.pdf


ID
1328302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca do radioisótopo irídio 192 usado em sistemas remotos (after loading) de braquiterapia de alta taxa de dose, julgue o item abaixo.
Esse radioisótopo possui meia-vida de 86,3 dias.

Alternativas

ID
1328305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a anatomia humana, 


a glândula prostática envolve a uretra e, no sentido sagital, está localizada entre a base da bexiga e o diafragma vesical.

Alternativas

ID
1328308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a anatomia humana, 


em um corte axial na altura do ápice pulmonar, no sentido anteroposterior, o esôfago está localizado entre a traqueia e a vértebra torácica.

Alternativas

ID
1328311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Examinando-se as curvas de isodose para um feixe de radiação, é possível verificar as propriedades do feixe. Considerando as curvas de isodose para um feixe de Co-60, julgue o item subsequente.
A dose para qualquer profundidade é menor no eixo central e aumenta gradualmente nas periferias do campo.

Alternativas

ID
1328314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Examinando-se as curvas de isodose para um feixe de radiação, é possível verificar as propriedades do feixe. Considerando as curvas de isodose para um feixe de Co-60, julgue o item subsequente.
A penumbra física é definida como a região entre a curva de 90% e 20% em uma dada profundidade.

Alternativas

ID
1328317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Dose equivalente em um tecido ou órgão expressa o valor médio da dose absorvida, levando em consideração a qualidade da radiação por meio de um fator de ponderação da radiação. Com relação a essa grandeza, julgue o item que se segue.
A unidade de dose equivalente no sistema internacional é J × C/kg, denominada sievert (Sv).

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    1 Joule / kg = Sievert ( Sv )

    Fonte: http://www.abendi.org.br/abendi/Upload/file/biblioteca/apostilaradioprotecao.pdf

  • errado

    Um gray é a absorção de 1 J de radiação por 1 kg de matéria. 1 Gy = 1 J/kg = 1 m 2 ·s –2 ... A sua unidade no Sistema Internacional é Sievert (Sv).


ID
1328320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Dose equivalente em um tecido ou órgão expressa o valor médio da dose absorvida, levando em consideração a qualidade da radiação por meio de um fator de ponderação da radiação. Com relação a essa grandeza, julgue o item que se segue.
O fator de ponderação da radiação para fótons e elétrons é igual a 1 e para partículas alfa, igual a 10.

Alternativas
Comentários
  • Partículas alfa = 20

ID
1328323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item a seguir com relação às técnicas de tratamento radioterápico.
De acordo com as especificações para radiocirurgia descritas na AAPM Report n.º 54 (Stereotactic Radiosurgery), o isocentro mecânico deve ter no máximo 1 mm de raio.

Alternativas

ID
1328326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item a seguir com relação às técnicas de tratamento radioterápico.
A irradiação de corpo inteiro é indicada para paciente que necessite de transplante de medula óssea, com o intuito de imunossuprimir o paciente antes de receber o transplante.

Alternativas

ID
1328329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item a seguir com relação às técnicas de tratamento radioterápico.
Para o planejamento de radioterapia conformada de tórax, o uso de correção de heterogeneidade de tecido é necessário devido à baixa densidade do pulmão.

Alternativas

ID
1328332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Julgue o item a seguir com relação às técnicas de tratamento radioterápico.
O desenvolvimento de sistemas sofisticados para localização diagnóstica das fontes radioativas e de novos métodos de dosimetria e a otimização do planejamento terapêutico permitiram uma distribuição mais homogênea da dose dentro do volume alvo para implantes permanentes de sementes em pacientes com câncer de próstata.

Alternativas
Comentários
  • Braquiterapia


ID
1328335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com os parâmetros utilizados para radioterapia de câncer de próstata descritos no RTGO 9406,

 
35% do volume da bexiga não deve receber dose maior que 70 Gy.

Alternativas

ID
1328338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com os parâmetros utilizados para radioterapia de câncer de próstata descritos no RTGO 9406,


25% do volume do reto não deve receber dose maior que 80 Gy.

Alternativas