- ID
- 199399
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- MS
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Estatística
- Assuntos
P(T > 16) = exp( - 2a).
P(T > 16) = exp( - 2a).
João foi submetido a um teste de laboratório para o diagnóstico de uma doença rara. A probabilidade de essa doença se desenvolver em um indivíduo como o João é igual a 0,001. Sabe-se que esse teste pode resultar em "falso positivo", ou seja, indicar que João possui essa doença, quando na verdade ele não a tem. Ou, o teste pode resultar em "falso negativo", isto é, indicar que João não possui a doença, quando na verdade ele está doente. A probabilidade de o teste resultar em falso positivo é igual a 0,05 e a probabilidade de o teste resultar em falso negativo é igual a 0,02.
Com base nas informações dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Se qualquer indivíduo como João submeter-se ao teste, então a probabilidade de o teste produzir um resultado negativo é superior a 0,94 e é inferior a 0,98.
João foi submetido a um teste de laboratório para o
diagnóstico de uma doença rara. A probabilidade de essa doença
se desenvolver em um indivíduo como o João é igual a 0,001.
Sabe-se que esse teste pode resultar em “falso positivo”, ou seja,
indicar que João possui essa doença, quando na verdade ele não
a tem. Ou, o teste pode resultar em “falso negativo”, isto é, indicar
que João não possui a doença, quando na verdade ele está doente.
A probabilidade de o teste resultar em falso positivo é igual a 0,05
e a probabilidade de o teste resultar em falso negativo é igual a
0,02
Com base nas informações dessa situação hipotética, julgue o iten subsequente.
Se o teste ao qual João foi submetido der resultado positivo, então a probabilidade de ele estar de fato com a doença é inferior a 0,02.
João foi submetido a um teste de laboratório para o diagnóstico de uma doença rara. A probabilidade de essa doença se desenvolver em um indivíduo como o João é igual a 0,001. Sabe-se que esse teste pode resultar em “falso positivo”, ou seja, indicar que João possui essa doença, quando na verdade ele não a tem. Ou, o teste pode resultar em “falso negativo”, isto é, indicar que João não possui a doença, quando na verdade ele está doente. A probabilidade de o teste resultar em falso positivo é igual a 0,05 e a probabilidade de o teste resultar em falso negativo é igual a 0,02.
Com base nas informações dessa situação hipotética, julgue o item.
Se quatro indivíduos que possuem essa doença forem selecionados ao acaso e submetidos ao referido teste de laboratório, e se os resultados forem independentes entre si, então a probabilidade de ocorrerem exatamente dois resultados negativos e dois resultados positivos é inferior a 0,005.
Um laboratório farmacêutico produz certo medicamento em três locais diferentes: A, B e C. Do total produzido, 40% têm origem em A; 35% em B e o restante, 25%, tem origem em C. As probabilidades de que haja defeitos no produto final variam segundo o local de origem e são iguais a 0,01, 0,02 e 0,03 para os locais A, B e C, respectivamente. A produção desse laboratório é reunida em certo local D para ser vendida, de maneira que os medicamentos são misturados ao acaso, fazendo com que a identificação da sua origem (A, B ou C) seja impossível.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item abaixo.
Se um comprador adquire um medicamento defeituoso no local D, é mais provável que sua origem seja de A.
A variância de uma distribuição t de Student, com 10 graus de liberdade, é inferior a 1.
A média de uma distribuição t de Student é igual a zero.
A distribuição F de Snedecor é definida pela razão de duas distribuições quiquadrado independentes.
A média de uma distribuição F de Snedecor depende de dois parâmetros: o número de graus de liberdade do denominador e o número de graus de liberdade do numerador.
A variância de uma distribuição quiquadrado é quatro vez maior do que a sua média.
Em uma campanha de vacinação, 1.000 empregados de uma grande indústria receberam a vacina contra gripe. Destes, 100 apresentaram alguma reação alérgica de baixa intensidade. A esse respeito, julgue o próximo item.
Se a distribuição binomial for aproximada por uma distribuição normal e o erro-padrão da média for igual a 0,3, então há uma probabilidade de 95% de que o número médio de empregados da indústria com alguma reação alérgica à vacina esteja entre 99,4 e 100,6.
Em uma campanha de vacinação, 1.000 empregados de uma
grande indústria receberam a vacina contra gripe. Destes, 100
apresentaram alguma reação alérgica de baixa intensidade. A esse
respeito, julgue o próximo item.
A estimativa de máxima verossimilhança para a raiz quadrada do número médio de empregados da indústria com reação alérgica à vacina é superior a 9.
Uma população de plantas contém 3 diferentes genótipos: A, B e C, com as respectivas proporções: 21, 22 e 23.Em um estudo em que 100 plantas dessa população foramregistradas no cerrado, observou-se o número de plantasassociadas a cada genótipo: 32, 57 e 11. De acordo com aliteratura científica da área, as proporções esperadas são iguais a30%, 50% e 20%.
Se o percentil de 5% superior da distribuição quiquadrado com 2 graus de liberdade for igual a 5,99, então é correto inferir que há fraca evidência amostral para assumir que as proporções amostrais observadas diferem das proporções verificadas.
Os estimadores de máxima verossimilhança são sempre viciados, porém, consistentes.
O preço esperado de um veículo de 5 anos de idade é igual a R$ 30.100.
Se o coeficiente de correlação linear entre as variáveis é igual a zero, então não existe nenhuma relação entre as variáveis X e Y.
Suponha que X seja uma variável correspondente à altura de uma
pessoa de determinada população. Uma amostra aleatória simples,
considerando 5 pessoas de uma população de 100 pessoas, é
representada pelas alturas (em cm): x1 = 160, x2 = 165, x3 = 170,
x4 = 172, x5 = 178. Com base nesses dados, julgue os itens a
seguir.
A estimativa para a altura média da população é igual a 169 cm.
Considere que uma pequena população seja composta de 12 pessoas com os seguintes pesos:
75 80 65 90 70 72 60 70 85 65 80 76
Com base nesses dados, julgue os itens que se seguem. Na amostragem sistemática, o peso médio esperado de uma amostra corresponde sempre ao peso médio da população.