SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judiciário - Biblioteconomia


ID
786994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • [...]. Havia necessidade de uma nova tecnologia, de um novo conjunto de técnicas para organizar, analisar os documentos, descrevê-los, resumi-los, técnicas distintas das técnicas biblioteconômicas tradicionais. Essa tecnologia era a documentação. Ao contrário da biblioteconomia e da arquivística, a documentação adota técnicas não-convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros, mas de qualquer tipo de documento.

    (LE COADIC, 2004, p. 15).

    Gab. C


ID
786997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da ciência da informação.

Alternativas
Comentários
  • A Ciência da informação não é uma evolução da Biblioteconomia, ela possui o mesmo objeto de estudo: a informação, mas com foco diferente, ressaltz-se que a Biblioteconomia difere da Ciência da Informação por esta está preocupada com o fluxo informacional interno e externo em relação as questões armazenamento e recuperação enquanto a Biblioteconomia preocupasse com o fluxo informacional interno  em relação a aquisição, seleção, armazenamento, catalogação, classificação, indexação, recuperação e disponiblidade para uso de itens informacionais, logo pode-se afirmar que a Ciência da Inf ormação atrelada às novas tecnologias informacionais vêm fornecendo novos serviços e práticas biblioteconômicas.

    Fonte: Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_da_informa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 24 out 2013.
  • Conforme Le Coadic (2004, p. 2):

    De origem anglo-saxônica, a ciência da informação nasceu da biblioteconomia, tomando, portanto, como objeto de estudo a informação fornecida pelas bibliotecas, fossem elas públicas, universitárias, especializadas ou

    centros de documentação. A leitura pública e a história do livro constituíram então a matéria dos primeiros estudos que foram realizados.

    Gab. B

    LE CODIAC, Yves-François. A ciência da informação. 2 ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2004.


ID
787000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os computadores tornaram-se uma ferramenta indispensável para a realização das atividades de tratamento e recuperação da informação, não sendo mais possível administrar bibliotecas e serviços de informação sem o uso desta tecnologia, que disponibiliza aos profissionais diversos recursos para atender, de modo flexível e efetivo, às demandas de informação dos usuários/clientes.


Com base no texto acima, assinale a opção correta acerca dos componentes de um computador.

Alternativas
Comentários
  • A RAM faz parte da CPU?

     

    O processador executa o que está em memória, mas nunca vi essa definição que a RAM "integra a unidade de processamento".


ID
787003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base na NBR n.º 6.023/2002, assinale a opção correta a respeito de referência.

Alternativas
Comentários
  • A) Errada:
    Os elementos essenciais são: nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização. Em seguida, deve-se mencionar o título do documento (anais, atas, tópico temático etc.), seguido dos dados de local de publicação, editora e data da publicação.
    B) Errada: A referência pode aparecer: a) no rodapé; b) no fim de texto ou de capítulo; c) em lista de referências; d) tecedendo resumos, resenhas e recensões.

    C) Errada
    6.3 As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Quando aparecerem em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.
    D) Errada: 7.2.2 Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos. 
    E)  CORRETA 7.3.1 Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, seguidos da expressão “In:”, e da referência completa da monografia no todo. No final da referência, deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada.
     
  • Questão desatualizada, em desacordo com a versão de 2018 da norma.


ID
787006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a NBR n.º 6.023/2002, os elementos essenciais das referências de

Alternativas
Comentários
  • A) Errada
    7.9.2.1 Os elementos essenciais são: jurisdição e órgão judiciário competente, título (natureza da decisão ou ementa) e número, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicação.

    B) Errada
    Os elementos essenciais são: autor, título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação Sem título, entre colchetes), data e especificação do suporte.

    C) Errada
    Os elementos essenciais são: autor(es), título, local, editora, data de publicação, designação específica e escala

    D) Errada
    Os elementos essenciais são: autor(es), quando for possível identificar o criador artístico do objeto, título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação Sem título, entre colchetes), data e especificação do objeto.

    E) CORRETA
    Os elementos essenciais são: jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração, data e dados da publicação. No caso de Constituições e suas emendas, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra Constituição, seguida do ano de promulgação, entre parênteses.
  • Dentro de documentos jurídicos há legislação, jurisprudêndia e doutrina (cada um com suas características). Como os elementos essencias da legislação, apenas, pode representar todos os documentos jurídicos? Essa questão não faz sentido pra mim ;x

  • Na verdade não é documento jurídico e sim legislação. O documento jurídico inclui: Legislação, jurisprudência e Doutrina

ID
787009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando-se as normas técnicas relativas a resumo, é correto afirmar que os resumos devem

Alternativas
Comentários
  • Regras gerais de apresentação
     
    3.1 O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.
    3.2 O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.
    3.3 O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.
    3.3.1 A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).
    3.3.2 Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
    3.3.3 As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
    3.3.4 Devem-se evitar:
    a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente;
    b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.
    3.3.5 Quanto a sua extensão os resumos devem ter:
    a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-cientifícos;
    b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;
    c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.
    Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.
  • Nessa questão a banca exige conhecimentos sobre a norma ABNT 6028

    a) Os resumos críticos não possuem limite de palavras. INCORRETA

    b) Deve-se evitar fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários. INCORRETA

    c) O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. INCORRETA

    d) Correta.        

    e) Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. INCORRETA

    Gabarito: D


ID
787012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca do processo de indexação.

Alternativas
Comentários
  •  a) Atualmente, a indexação automática sobrepõe-se à manual, em virtude de a identificação e a seleção de termos que representam o conteúdo dos documentos serem atividades realizadas cada vez mais sem a intervenção direta do documentalista. b) O processo de indexação aplicado em uma base de documentos dispensa à análise de conteúdo. c) O processo de indexação envolve um razoável esforço intelectual, sendo uma atividade, em grande medida, subjetiva. Por essa razão, deve-se evitar a fixação de regras nesse processo. CORRETA d) Entre as funções do sistema de recuperação de informações, a indexação é compreendida na atividade de classificação. e) O processo de indexação subdivide-se em duas etapas: análise conceitual e tradução. ” O processo de indexação seria mais complexo, já que envolve um razoável esforço intelectual, utiliza linguagem específica, às vezes artificial, e em muitos casos aplica a intuição do indexador não podendo, então, se prender a regras fixas” (ARAÚJO Jr., 2007, p. 22)
  • É correto dizer que a política de indexação norteia as ações do indexador na unidade de formação? Sendo assim, seria correto dizer que existem "regras" na política de indexação?


ID
787015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos princípios da indexação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta C
    A indexação de assuntos e a redação de resumos são atividades relacionadas, participando, ambas, do processo de preparação da representação do conteúdo temático dos documentos.

    d)Errada

    Indexação por atribuição é aquela que envolve a atribuição de termos a partir de uma fonte que não é o próprio documento. Esse tipo de indexação representa-se a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de um vocabulário controlado.

    Indexação derivativa/ extração: palavras ou expressões que realmente ocorrem no documento são selecionadas para representar o seu conteúdo temático. Uma forma primitiva de indexação derivada é o UNITERMO, que emprega apenas termos formados por uma única palavra tirada do texto.


    e)Errada
    Os três tipos básicos de vocabulário controlado consistem em bibliografia especializada listas de cabeçalho de assunto, classificação decimal e tesauro.

ID
787018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O principal objetivo do resumo é indicar o assunto do documento resumido apresentando concisamente seus pontos mais relevantes. Um grupo de termos de indexação, por sua vez, serve ao mesmo propósito. A respeito dos tipos e funções dos resumos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Denomina-se resumo sintético o resumo mediante o qual se descreve um documento em uma única frase.
    Na NBR 6028 não possui resumo sintético. Não sei se há este tipo de resumo.

    b) Por meio do resumo informativo é sintetizada a substância do documento, incluindo-se os resultados apresentados.
    O resumo informativo mostra ao leitor as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa inclusive dispensar a consulta ao original.
    Portanto, apresenta substância e finalidades. Correta

    c) A leitura do resumo informativo substitui a leitura do documento original.
    O resumo informativo mostra ao leitor as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa inclusive dispensar a consulta ao original.
    Na norma diz que este tipo de resumo dispensa a consulta, porém não substitui.

    d) Em face de os resumos serem uma representação sucinta do conteúdo de um documento, eles desempenham a mesma função dos extratos.
    A sumarização ou extração consiste no processo de classificar e apresentar os extratos (sentenças, parágrafos, entre outros) mais originais e relevantes dentro de um documento.

    e) A natureza do documento a ser resumido consiste no fator que exerce maior influência sobre a extensão de um resumo.
    O tipo do documento não interfere na extensão do resumo.

  • Só complementando o ótimo comentário da colega Fabiane
    Com relação à letra 'e', os fatores q influem na extensão d um resumo, segundo Lancaster (2004), são: a) a extensão do item q está sendo resumido; b) a complexidade do conteúdo temático; c) a diversidade do conteúdo temático; d) a importâncoa do item p/ a instituição q elabora o resumo; e) a ‘acessibilidade’ do conteúdo temático; f) o custo; e g) a finalidade.

ID
787021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ainda com relação aos tipos e funções dos resumos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra 'e' correta.

    Letra 'a' errada, pois é o resumo crítico que tbm é denominado de resenha.
    Letra 'b' errada, pois além do resumo (se houver), a folha de rosto, prefácio, introdução etc. devem ser consultados nas atividades de indexação.
    Letra 'c' errada, pois minirresumos: refere-se a resumos altamente estruturados destinados essencialmente a buscas feitas em computador. Por ex.: “existe um decréscimo da quantidade d zinco no sangue d seres humanos c/ cirrose do fígado” seria escrito assim: /DECR/ZINCO/SANGUE/HUMANOS/CIRROSE/FÍGADO. (Lancaster, 2004).
    Letra 'd' errada, pois resumos telegráficos implica uma representação d documento q é apresentada d modo muito lacônico (breve): NÃO c/ frases completas, semelhante um telegrama (Lancaster, 2004).
  • NBR 6028:2003

    2.3 resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

    2.5 resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

    2.6 resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

    Gab. E

  • a) O resumo crítico é denominado também de resenha. INCORRETA

    b) Conforme a NBR 12676, o resumo é apenas um dos elementos a serem analisados, a fim de realizar a indexação. Os outros são título e subtítulo; sumário; introdução; ilustrações; palavras em destaque e referências bibliográficas. Não é recomendável indexar por apenas um desses elementos isoladamente. INCORRETA

    c) O minirresumo é um resumo altamente estruturado destinado a facilitar buscas por computador. INCORRETA

    d) O resumo telegráfico é um tipo de resumo muito sucinto, utiliza uma cadeia de termos desprovida de sintaxe para representar o assunto de um documento. INCORRETA

    e) Também é conhecido como resenha. CORRETA

    Gabarito: E


ID
787024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na CDU, entre as tabelas auxiliares comuns que indicam características repetitivas e que se aplicam em todas as tabelas principais, encontra-se a tabela

Alternativas
Comentários
  • O único auxiliar comum apresentado na questão é o de coordenação (+).
    Os outros tbm chamados de auxiliares especiais são: as analíticas de traço, as analíticas de ponto e a série de apóstrofos.
  • [...]. Os auxiliares comuns indicam características geralmente repetitivas, aplicáveis em todas as tabelas principais; e os auxiliares especiais indicam características que se repetem apenas em determinadas classes das tabelas principais. [...].

    a) auxiliares de relação: são os auxiliares de coordenação ou adição, extensão consecutiva, relação simples, subagrupamento ou colchetes, ordenação ou dois pontos duplos. Eles indicam relacionamento entre dois ou mais números principais ou auxiliares.

    Os auxiliares especiais, conhecidos também por analíticas e que são também sinais dependentes, porque são acrescentados aos números principais, são três:

    a) analíticas de traço -1/-9

    b) analíticas de ponto .01/.09

    c) séries de apóstrofos '0/'09

    (SOUZA, 2009, p. 39-40).

    Gab. D


ID
787027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a CDU, as obras relacionadas a direito civil, devem ser dispostas na classe

Alternativas
Comentários

ID
787030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nos livros atuais, a inscrição final em que o tipógrafo indica local, data e, eventualmente, outras características tipográficas é denominada

Alternativas
Comentários
  • Conforme ABNT NBR 6029, colofão é a indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra. 
  • Gabarito: letra A.

    Colofão é o último elemento impresso no miolo do livro e apresenta informações técnicas sobre ele, como o papel e a tipografia utilizados e o local e o ano de impressão.


ID
787033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As notações gráficas de descrição que não são precedidas e seguidas de espaço na catalogação são

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que esta questão não foi anulada. Pois segundo a AACR2 só o hífen é q NÃO é precedido e seguido de espaço. Veja:
    Conforme a AACR2 (2002), "sinal d pontuação deve ser precedido d espaço e seguido por outro, excetuando vírgula, ponto, hífen, parênteses e colchetes. A vírgula, o ponto, o hífen, o segundo parêntese e o segundo colchete NÃO são precedidos d espaço; o hífen, o primeiro parêntese e o primeiro colchete NÃO são seguidos por espaço.
  • Provalvel que ninguem entou com recurso. Por isso não anulou. Porque realmente está errado


ID
787036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das vantagens do catálogo sistemático é

Alternativas
Comentários
  • Letra 'd'

    Conforme Ortega (2006), as fichas principais impressas do catálogo sistemático são ordenadas pelo número d classificação. Seu índice alfabético d assuntos é ordenado alfabeticamente pelo assunto, incluindo apenas o assunto e seu número d classificação.

ID
787039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Neste novo contexto de produção, organização e recuperação de documentos e informações em bibliotecas digitais, o principal meio de acesso à informação e aos conteúdos contidos em documentos encontra-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E!

    .

    .

    Metadados são informações que acrescem aos dados e que têm como objetivo informar-nos sobre eles para tornar mais fácil a sua organização. Um item de um metadado pode informar do que se trata aquele dado numa linguagem inteligível para um computador. Os metadados tem a função de facilitar o entendimento dos relacionamentos e evidenciar a utilidade das informações dos dados.

  • Metadados são dados sobre outros dados. Um metadado pode dizer do que se trata aquele dado. Exemplo: uma planilha eletrônica (dado), a data de criação desse arquivo (metadado). Tem como objetivo, tornar mais fácil a sua organização, classificação e localização. Gabarito: e


ID
787042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A atividade de marketing com a finalidade de fazer conhecer o produto, a ideia, o comportamento ou o serviço de informação, a fim de que esses elementos sejam consumidos, é conhecida como

Alternativas

ID
787045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de desenvolvimento de coleções, a ação de por em execução as decisões tomadas durante o processo de seleção é denominada

Alternativas
Comentários
  • ESTUDO DA COMUNIDADE

    POLÍTICAS DE SELEÇÃO

    SELEÇÃO 

    AQUISIÇÃO 

    AVALIAÇÃO

    DESBASTAMENTO


ID
787048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 11.419/2006, os tribunais podem publicar seus atos judiciais e administrativos e suas comunicações em geral, assim como os atos dos órgãos a eles subordinados, no

Alternativas
Comentários
  • Letra 'a'

    Art. 4, Lei 11419/2006:  Os tribunais poderão criar Diário da Justiça eletrônico, disponibilizado em sítio da rede mundial de computadores, para publicação de atos judiciais e administrativos próprios e dos órgãos a eles subordinados, bem como comunicações em geral.
  • Que bosta de questão hein. 

  • Art. 4o Os tribunais PODERÃO criar Diário da Justiça eletrônico, disponibilizado em sítio da rede mundial de computadores, para publicação de atos judiciais e administrativos próprios e dos órgãos a eles subordinados, bem como comunicações em geral.


    RESPOSTA A

  • O veículo mencionado pela lei, no qual os tribunais poderão publicar os atos e comunicações, é o Diário da Justiça eletrônico.

    GABARITO: A

  • De forma geral, os tribunais poderão publicar, no Diário da Justiça eletrônico, os seus atos judiciais e administrativos, além de suas comunicações em geral:

    Art. 4o Os tribunais poderão criar Diário da Justiça eletrônico, disponibilizado em sítio da rede mundial de computadores, para publicação de atos judiciais e administrativos próprios e dos órgãos a eles subordinados, bem como comunicações em geral.

    Resposta: A


ID
787051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A avaliação do desempenho das bibliotecas e a execução das funções de administração e de planejamento em uma unidade de informação são atividades realizadas com base no instrumento denominado

Alternativas
Comentários
  • Segundo Almeida (2000, p.31)"É, assim, antes de mais nada, um instrumento para o bibliotecário analisar e avaliar o desempenho da biblioteca, um instrumento que lhe permitirá cumprir suas funções de administração e planejamento."

  • "O relatório da biblioteca é o conjunto de informações sobre acervo, serviços prestados, usuários e recursos humanos, físicos, materiais e financeiros ordenados de modo a mostrar a situação da biblioteca em determinado período de tempo. Não é apenas uma contabilização de dados, mas o resultado de um processo que transforma dados em informação, isto é, que os analisa, atribuindo-lhes significação no contexto da biblioteca" (ALMEIDA, 2004, p. 30)


ID
787054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta somente tipos de dados para os quais são definidos formatos no MARC 21.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vieira (2014, p. 114):

    O MARC 21 possui cinco formatos de comunicação:

    MARC 21 Format for Bibliographic Data: para dados bibliográficos (título, nomes, assuntos, notas, dados de publicação, descrição física).

    MARC 21 Format for Authority Data: para dados de autoridade ou ponto de acesso.

    MARC 21 Format for Holdings Data: para dados de coleção e localizações de documentos; permite localizar um exemplar e localizar informação sobre a biblioteca depositária, além de informações sobre o documento como conservação, procedência, forma de acesso eletrônico, etc.

    MARC 21 Format for Classification Data: para dados de classificação; permite a codificação de dados pertencentes a uma notação e classificação numérica.

    MARC 21 Format for Community Information, para informação comunitária; permite o intercâmbio de dados bibliográficos úteis a determinada comunidade, estabelecendo uma taxonomia entre assuntos que não possam ser agrupados.

    Gab. A


ID
787057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta as seções em que estão divididos os registros MARC

Alternativas
Comentários
  • Um registro bibliográfico em formato MARC é composto de três elementos principais: o Líder, o Diretório e os Campos Variáveis.

    Líder - contém informações que possibilitam o processamento do registro; apresenta números e códigos que são identificáveis pela sua posição; compreende as 24 primeiras posições de um registro.

    Diretório - apresenta uma série de entradas de tamanho fixo, uma para cada campo variável do registro. Cada entrada possui 12 posições e apresenta três partes: a tag ou etiqueta do campo, o tamanho docampo e a posição inicial do campo. O Diretório vem em seguida ao Líder e está localizado na posição 24 do registro, sendo gerado automaticamente.

    Campos Variáveis - os dados ou informação do registro estão organizados em campos variáveis ou de conteúdo variável, cada um identificado por uma tag ou etiqueta composta por três caracteres numéricos. Existem dois tipos de campos variáveis:

    campos de controle - que são os campos 00X; não contém indicadores nem sub-campos;

    campos de dados - são agrupados em blocos, de acordo com o primeiro caractere da tag; o tipo de informação no campo é identificado pelos caracteres restantes da tag. Apresenta dois tipos de designação de conteúdo: indicadores, as duas primeiras posições no campo de dados variáveis; são representados por um caractere numérico ou alfabético minúsculo; e os códigos de sub-campos, representados por dois caracteres que distinguem as informações dentro do campo; aprsenta um delimitador ($) e um identificador de dados - que pode ser um caractere numérico ou alfabético minúsculo. 

  • Gabarito errado. O Mando da questão fala em seções  e não em elementos principais.

    Um registro MARC esta dividido em 3 Seções: Lider, diretório e catalogação descritiva.

     

     

  • Para Jennifer Rowley, (2002, p. 117-118)

    "O formato MARC compreende duas seções: a seção 1, que contém informações descritivas dos dados bibliográficos; e a seção 2, que contém os dados bibliográficos propriamente ditos: rótulo de registro; diretório; campos de controle e campos de dados de tamanho variável."


ID
787060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quando uma obra é editada e traduzida várias vezes e sob vários títulos, há a necessidade da escolha de um título que a represente em plenitude. Nesse caso, conforme o Código de Catalogação em vigor, o título indicado no campo 240 no formato MARC 21 é identificado como

Alternativas
Comentários
  • 2XX - Títulos, edição, imprenta.

    240 - Título uniforme

    245 - Indicação título principal

    250 - Edição

    260 - Área de publicação

    (RIBEIRO, 2015).

    Gab. E


ID
787063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção que descreve corretamente as características que devem ser identificadas na etapa de planejamento para a realização de um primeiro estudo de usuários de uma biblioteca.

Alternativas

ID
787066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos objetos da automação, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
787069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma base de dados deve ser avaliada pela sua utilidade ao responder às necessidades de informação. Os quatro principais critérios que norteiam essa avaliação são

Alternativas
Comentários
  • Para Lancaster (2004)  uma base de dados bibliográficos deve ser avaliada pelos quatro critérios:
     

    a) cobertura, ou seja, o quanto completo é o conteúdo da base de dados em relação a um assunto;

    b) recuperação, já que, tanto quanto ter uma boa cobertura de um assunto, é preciso que estes itens sejam passíveis de recuperação através de uma estratégia de busca não muito complexa;

    c) previsibilidade, para que um documento seja reconhecido como relevante a partir das informações contidas na base de dados;

    d) atualidade, que é uma medida da velocidade com que novas publicações são incluídas na base.


ID
787072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas de classificação bibliográfica necessitam

Alternativas
Comentários
  • Conforme Nune e Tálamo (2009, p. 42-43):

    [...]. Os sistemas de classificação necessitam, portanto, recorrer à teoria dos conceitos, identificando elementos pertinentes para aproximá-los da tarefa de representação do conhecimento

    Gab. E

    NUNES, Leiva; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Da filosofia da classificação à classificação bibliográfica. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.7, n. 1, p. 30-48, jul./dez. 2009 ISSN: 1678-765X. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/114526


ID
787075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos serviços de referência de uma biblioteca, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os serviços de referência sempre foram um setor importante das atividades de uma biblioteca. É nele que todo o trabalho interno e externo da biblioteca se concentra. Tudo que é feito em todos os outros setores, como a catalogação, indexação, processos técnicos, aquisição, entre outros, volta-se para o setor de referência, pois é nele que se encontra a razão final de toda existência de uma biblioteca: o usuário.

    Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-99362012000100007&script=sci_arttext&tlng=pt


ID
787078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São sistemas de classificação bibliográfica

Alternativas
Comentários
  • LC = Library of Congress [Classification]. 

  • Classificação do cólon ( colon classification ) é um sistema de classificação de bibliotecas desenvolvido por SR Ranganathan . Foi a primeira classificação facetada (ou analítica-sintética). A primeira edição foi publicada em 1933. Desde então, mais seis edições foram publicadas. É especialmente usado em bibliotecas na Índia .

  • Conforme Souza (2009, p. 18-21):

    CDD - Dewey - "Decimal classification" (1876). Seu sistema baseia-se no de Harris, que se baseou em Bacon, numa forma invertida. A notação do sistema é fácil, pois baseia-se em números arábicos na sequência decimal.

    CDU - "Classificação decimal universal" (1905). Seus mentores foram Paul Otlet e Henri La Fontaine. Baseia-se em Dewey, tendo sido expandidas as tabelas auxiliares.

    Colon classification - Ranganathan (1933). Não er bibliotecário quando foi nomeado para a Biblioteca da Universidade de Madras. Sua classificação dos Dois Pontos, também chamada de classificação facetada, é usada para relacionar as características dos diversos assuntos.

    LCC - "Library of Congress Classification (1876). É uma classificação utilitarista em base filosófica e idealizada no fim do século XIX por Martel e Hanson, que se basearam na classificação de Cutter.

    Gab. A


ID
787081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de estudos de usuários, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim a letra C também está correta!

  • Foi exatamente o que pensei Carol Medeiros!

  • Discordo do gabarito, pois o estudo do comportamento informacional dos usuários não aconteceu desde os primeiros estudos e sim com a abordagem qualitativa que aconteceu depois da década de 80.

  • A letra C não está errada...

    "facilidade de uso é um critério mais importante do que o valor em potencial da informação" (WOODS apud FIGUEIREDO, 1994, p. 16).